Franziska Lorke

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0346289274349575
  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


é atualmente docente de alemão na UTFPR. Possui mestrado em Deutsch als Fremdsprache/Anglistik - Technische Universität Dresden (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Alemão como Língua Estrangeira. Foi bolsista do DAAD (2009 - 2010) e trabalhou durante este período como assistente de língua na UFPR. Áreas de interesse: Didática de Alemão como Língua Estrangeira e Metodologia de Ensino, Kulturwissenschaften. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Franziska Lorke
Nome em citações bibliográficas
LORKE, F.;LORKE, FRANZISKA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Centro
80230901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (041) 33104597


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2009
Mestrado em Deutsch als Fremdsprache/Anglistik.
Technische Universität Dresden, TUD, Alemanha.
Título: Kulturelle Deutungsmuster in Werbetexten,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: PD Dr. Gesine Schiewer.




Formação Complementar


2006 - 2009
Extensão universitária em Begleitstudium Lateinamerika. (Carga horária: 1080h).
Technische Universität Dresden, TUD, Alemanha.
2004 - 2005
Letras Inglês. (Carga horária: 600h).
National University of Ireland, Galway, NUIG, Irlanda.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora 3 Grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Goethe Institut Curitiba, GI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Professora de Alemão, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei aulas em todos os niveis (A1-C2), mais os cursos especiais (Konversationskurs, Vorbereitung auf TestDaF etc.). Participei de bancas para provas no nivel A1-B1 (Fit, Start und ZD). Trabalho com Moodle e Interactive Whiteboard. Organizei junto com colegas a hora de contos (Vorlesetreffen) para crianças.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: bolsista pelo DAAD (Sprachassistenz), Carga horária: 15
Outras informações
Ministrei aulas no nivel Básico 1 e Básico 2. Estive involvida em várias atividades ligadas ao DAAD, como a organização de eventos, aplicação de testes de nivelamento, acompanhamento de estudantes e futuros bolsistas.


Technische Universität Dresden, TUD, Alemanha.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assistente (Stud.Hilfskraft), Carga horária: 10
Outras informações
Trabalhei no Centro de estudos da América Latina (Lateinamerikazentrum), que faz parte da universidade em Dresden. As minhas funções eram, entre outras, a organização de cursos e o acompanhamento de docentes e estudantes.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Alemão no Brasil: contextos e conteúdos
Descrição: Descrição: No Brasil, observamos que o ensino de alemão tem ocorrido em certos contextos e condições cujas características e complexidades vêm sendo levadas em conta por uma produção local como contribuição da germanística brasileira à cena científica internacional. O presente projeto se insere nesse contexto e abrangerá estudos sobre temáticas diversas cujo objetivo comum será refletir sobre as especificidades da filologia alemã e da área do ensino de alemão como língua estrangeira no contexto brasileiro. número Banpesq 2012026411,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) Doutorado: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) Doutorado: (1) .

Integrantes: Franziska Lorke - Integrante / Ruth Bohunovsky - Coordenador / Thiago Viti Mariano - Integrante / Paulo A. Soethe - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2017
GTA - German Teaching Assistant
Descrição: É coordenadora do projeto da UTFPR que faz parte do Programa de GTA - German Teaching Assistant promovido pela CAPES e DAAD. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Franziska Lorke - Coordenadora..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Franziska Lorke - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Bolsa de trabalho, DAAD.
2004
Bolsa de estudo, Erasmus Programm.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOHUNOVSKY, R.2015BOHUNOVSKY, R. ; LORKE, F. . Kulturelles Lernen im Anfängerunterricht im aussereuropäischen Raum am Beispiel von Sisi. Fremdsprache Deutsch, v. 52, p. 34-43, 2015.. Fremdsprache Deutsch, v. 52-2015, p. 34-43, 2015.

2.
NUNES, ELAINE C. ROSCHEL2013NUNES, ELAINE C. ROSCHEL ; LORKE, FRANZISKA ; JANZEN, HENRIQUE . Diálogo, conflito e movimento identitário no encontro de culturas: uma análise do filme Bagdá Café. Pandaemonium Germanicum (Online), v. 16, p. 111-127, 2013.

3.
NUNES, ELAINE ROSCHEL2012NUNES, ELAINE ROSCHEL ; LORKE, FRANZISKA . O PROBLEMA DA ADEQUAÇÃO DOS PARÂMETROS DO QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA E 'A NECESSIDADE DE EMERGIR COMO OS OUTROS DE NÓS MESMOS-. Revista X, v. 2, p. 40-60, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MARIANO, T. V. ; LORKE, F. . A dimensão estética de textos literários no ensino de alemão como língua estrangeira ? um estudo acerca da prática de ensino com Fom Winde ferfeelt de Zé do Rock. In: Dörthe Uphoff; Luciane Leipnitz; Poliana Coeli Costa Arantes; Rogéria Costa Pereira. (Org.). O Ensino de Alemão em Contexto Universitário: Modalidades, desafios e perspectivas. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. , p. 215-236.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARIANO, T. V. ; LORKE, F. ; WANDEMBRUCK, M. . O uso de arte no ensino de alemão como língua estrangeira ? A aprendizagem estética no Celin/UFPR.. In: I Congresso da ABEG, 2016, São Paulo (USP). Anais do Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos 1a Edição, 2015. p. 276-284.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARIANO, T. V. ; LORKE, F. . Die ästhetische Dimension literarischer Texte im Unterricht Deutsch als Fremdsprache ? eine Studie über die Lehrpraxis anhand von Zé do Rocks fom winde ferfeelt. Jahrbuch Deutsch als Fremdsprache, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LORKE, F.; MARIANO, T. V. . Minicurso: 'In der Kürze liegt die Würze: Kurzfilme im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARIANO, T. V. ; LORKE, F. . Aprendizagem estética no ensino de alemão como língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LORKE, F.. Workshop de Interculturalidade - Parte Específica Alemão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LORKE, F.. Ankommen in Deutschland. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LORKE, F.. Aprendizagem estética no ensino de Alemão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LORKE, F.. Die Förderung von kulturellem Lernen im DaF-Unterricht in Brasilien. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
LORKE, F.. Parecer para a revista Versalete. 2013. (Parecer).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LORKE, F.; KASDORF, L.; Fagundes, E.D.. Processo seletivo para Professor Substituto. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BOHUNOVSKY, R.; MARIANO, T. V.; LORKE, F.. Seleção de Professor Substituto de Língua Alemã. 2015. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10. Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Minicurso sobre curta metragens. 2018. (Congresso).

2.
Lesekompetenz in Deutsch als Fremdsprache. 2018. (Oficina).

3.
II Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira. 2015. (Encontro).

4.
ALEG - XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos. Die Förderung von kulturellem Lernen im DaF-Unterricht in Brasilien. 2014. (Congresso).

5.
I EALE - Encontro de Avaliação em Línguas Estrangeiras: entendendo os exames de proficiência.Os exames de proficiência nas línguas estrangeiras. 2013. (Encontro).

6.
Introdução do trabalho com a plataforma Moodle. 2013. (Oficina).

7.
Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. 2011. (Oficina).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BOHUNOVSKY, R.2015BOHUNOVSKY, R. ; LORKE, F. . Kulturelles Lernen im Anfängerunterricht im aussereuropäischen Raum am Beispiel von Sisi. Fremdsprache Deutsch, v. 52, p. 34-43, 2015.. Fremdsprache Deutsch, v. 52-2015, p. 34-43, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:40:01