Giselly Duarte Ferreira da Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2769652302201458
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Mestranda do Programa de Pós Graduação de Letras e Linguística (PPLIN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campus Faculdade de Formação de Professores (FFP), área de concentração em Estudos Linguísticos. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Interfaces Linguísticas (UERJ). Graduada em Letras com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campus Faculdade de Formação de Professores (FFP). Integrou o Grupo de Estudos sobre Linguagem Oral Culta de São Gonçalo (GELOC-SG) sob liderança do professor doutor José Mario Botelho (UERJ-FFP). Atuou como bolsista no projeto intitulado Processo de formação da linguagem oral culta de São Gonçalo na modalidade de Iniciação Científica (PIBIC-UERJ), sob a orientação do professor doutor José Mario Botelho (UERJ-FFP), também foi bolsista PIBID (iniciação à docência) na bolsa intitulada ensino de gramática - correção de redações por meio digital. Foi monitora voluntária de Língua Latina I durante o segundo semestre de 2013. Atualmente é Supervisora Pedagógica, atua como revisora de textos e provas em Sistema Elite de Ensino. Possui interesse nas áreas de ensino de língua portuguesa, linguística, formação de professores e linguística aplicada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giselly Duarte Ferreira da Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, Giselly Duarte.;FONSECA, Giselly Duarte Ferreira da

Endereço


Endereço Profissional
Sistema Elite de Ensino, Sistema Elite de Ensino - Central Pedagógica - Unidade Vila Valqueire.
Avenida Jambeiro
Vila Valqueire
21330300 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 0000000000
URL da Homepage: http://ensinoelite.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Letras e Linguística.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2017
Graduação em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A importância da Oralidade e Escrita em um ciclo de influências mútuas no Ensino Fundamental.
Orientador: Prof. Dr. José Mario Botelho.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Sociedade Educacional Vila da Penha, SEVIP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2014
Inglês. (Carga horária: 200h).
CCAA - Centro de Cultura Anglo Americana (RJ), CCAA, Brasil.
2012 - 2013
Inglês instrumental. (Carga horária: 120h).
CLAC - Curso de Línguas aberto abertos à comunidade, CLAC, Brasil.


Atuação Profissional



Sistema Elite de Ensino, ELITE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Supervisora pedagógica, Enquadramento Funcional: Supervisora pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Atua como Supervisora Pedagógica em Sistema Elite de Ensino (Rede Elite de Ensino), fazendo correções de textos, provas, simulados, blocos, manuais, documentos, comunicados.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID - Iniciação à Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante pesquisador de Iniciação a Docência do projeto Ensino de gramática - correção de redações por meio digital, coordenado pela professora Darcilia Marindir Pinto Simões. A discussão das estruturas presentes no texto discente é feita por meio de balões de comentário, que contêm as instruções para que o autor reescreva seu texto praticando a autocorreção. Assim, este Projeto visa orientar no trabalho de assessoria à produção dos textos acadêmicos, como auxílio a outras disciplinas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC - Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante pesquisador de Iniciação Científica do projeto Processo de formação da linguagem oral culta de São Gonçalo, coordenado pelo professor José Mario Botelho. Assim, este Projeto tem o objetivo de caracterizar a forma de aquisição da modalidade oral culta na cidade de São Gonçalo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Pré-Vestibular Social - Superação, PVS - SUPERAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 4
Outras informações
Leciona Redação em Pré-Vestibular Social Superação.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Esquematicidade das preposições no português brasileiro: uma análise funcional centrada no uso
Descrição: Descrição: O presente projeto parte do pressuposto de uma análise alicerçada na Linguística Centrada no Uso na qual combinamos as vertentes funcionalistas e cognitivistas da linguagem e das línguas, em que admitimos a fluidez das classes de palavras (conforme, NEVES, 2011), e examinamos o uso de algumas construções prepositivas da língua portuguesa. Para tal, descrevemos a partir dos resultados empreendidos por Wiedemer (2013, 2015) algumas construções de frases preposicionais do português brasileiro, que permitem-nos desenvolver um quadro de vários tipos de usos de preposições, a partir de diferentes graus de esquematicidade, conforme previsto pelo modelo da construcionalização (TROUSDALE; TRAUGOTT, 2013). Baseados nos estudos de Hoffmann (2007), veremos que a dicotomia complemento-adjunto que são tratadas as preposições, podem ser facilmente observadas como graus de esquematicidade. Assim, o modelo da construcionalização fornece um aparato teórico-metodológico que permite capturar as diferenças sutis de usos pragmático-discursivos empregados pelos usuários da língua em diferentes situações comunicativas. Com isso, o reconhecimento de categorias discretas reside na ênfase no discurso/texto e nas funções em usos empíricos. Palavras-chave: Construcionalização. Língua Portuguesa. Preposições. Esquematicidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Ensino de gramática - correção de redações por meio digital
Descrição: Trata-se da preparação de recursos humanos para orientar a produção de textos em língua portuguesa (L1) por meio da aplicação do projeto de inovação (cadastrado no banco de inovações UERJ) Correção de redações e instrução gramatical à distância. Instrução no processo de inserção de informações gramaticais diretamente na redação do aluno. Orientação do trabalho de assessoria à produção dos textos acadêmicos, como auxílio a outras disciplinas. Treinamento da correção sistemática e continuada de redações, seguida de apreciação sistemática do trabalho em realização para aperfeiçoamento do processo da correção da inserção de instruções gramaticais nos textos dos alunos. Por meio desse projeto, além de oferecer um acompanhamento contínuo da produção dos alunos da graduação em Letras, também são preparados recursos humanos para futura atuação nas chamadas do ENEM, ENADE e processos afins....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Processo de formação da linguagem oral culta de São Gonçalo
Descrição: O Projeto se caracteriza como uma tentativa de descrever o processo de formação do uso oral da língua portuguesa num nível avançado do Ensino Fundamental. De fato, este Projeto pretende caracterizar a forma de aquisição da modalidade oral culta na cidade de São Gonçalo RJ. Por conseguinte, far-se-á um trabalho de campo junto a Instituições de Ensino de Primeiro Grau dessa cidade, com os aprendizes do 6 ano, estágio em que normalmente lhes são apresentadas as técnicas de redação, sob normas padrões da língua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Giselly Duarte Ferreira da Fonseca - Integrante / José Mario Botelho - Coordenador.
2013 - 2015
Grupo de Estudos sobre Linguagem Oral Culta de São Gonçalo (GELOC-SG)
Descrição: As atividades de pesquisas do grupo, nesse momento, concentra-se no aprofundamento das influências mútuas entre a oralidade e a escrita, considerando as diversas linhas teóricas (antropológica, sociológica, sociolinguística, entre outras) com vistas a uma integração de áreas de conhecimento tais como: Comunicação, Geografia, História e Letras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Giselly Duarte Ferreira da Fonseca - Integrante / José Mario Botelho - Coordenador / Marcos Vinicius de Carvalho - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Giselly Duarte.. As Dimensões do Letramento. In: VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016. VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. v. 64. p. 349-356.

2.
FERREIRA, Giselly Duarte.; BOTELHO, José Mario. . Oralidade e escrita sob a perspectiva de um Continuum Tipológico. In: XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2015, Rio de Janeiro. Redação ou produção textual. Rio de Janeiro: Cadernos do CNLF, 2015. v. 11. p. 44-50.

3.
FERREIRA, Giselly Duarte.; BOTELHO, José Mario. . Por que não falar das influências mútuas?. In: 5º Colóquio Internacional de Semiótica - COLSEMI, 2015. Sobre o verbal e o não verbal, 2015. p. 242-261.

4.
FERREIRA, Giselly Duarte.. O Que é Uma Oralidade Culta?. In: II Semana Acadêmica de Letras, 2015, Rio de Janeiro. II Saletras - Saberes E Silenciamentos: Língua E Literatura Em (Des)Construção, 2015.

5.
FERREIRA, Giselly Duarte.. O Papel da Escrita Pré-Letramento em Produções Escritas. In: I encontro PIBID de Língua Portuguesa, 2015, Rio de Janeiro. I encontro PIBID de Língua Portuguesa, 2015.

6.
FERREIRA, Giselly Duarte.; BOTELHO, José Mario. . A Natureza da Modalidade Oral. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. SOCIOLINGUÍSTICA, DIALETOLOGIA E GEOGRAFIA LINGUÍSTICA. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. v. XVIII. p. 158-165.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Giselly Duarte.. As Dimensões do Letramento. In: VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016. Linguística, 2016.

2.
FERREIRA, Giselly Duarte.; BOTELHO, José Mario. . Oralidade e escrita na formação da linguagem culta. In: 26ª Uerj Sem muros, 2015, Rio de Janeiro. 24ª Semana de Iniciação Científica, 2015. p. 895-895.

3.
FERREIRA, Giselly Duarte.; BOTELHO, José Mario. . A Natureza da Modalidade Oral. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2014. v. XVIII.

4.
FERREIRA, Giselly Duarte.; BOTELHO, José Mario. . Formação da linguagem culta. In: 23ª Semana de Iniciação Científica. 25ª Uerj Sem muros, 2014, Rio de Janeiro. 23ª Semana de Iniciação Científica. 25ª Uerj Sem muros, 2014. p. 943-943.

5.
FERREIRA, Giselly Duarte.; BOTELHO, José Mario. . Características da natureza da linguagem oral. In: III Seminário Vozes da Linguística Aplicada, 2014, Rio de Janeiro. III Seminário Vozes da Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: UNIGRANRIO, 2014. v. único. p. 3-3.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Giselly Duarte.. As Dimensões do Letramento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, Giselly Duarte.. O Papel da Escrita Pré-Letramento em Produções Escritas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA, Giselly Duarte.; MARCELO, Thuliana. G. S. . Para não dizer que não falamos sobre o funk: Uma análise das classes de palavras no gênero musical Funk. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA, Giselly Duarte.. O Que é Uma Oralidade Culta?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Oralidade e escrita sob a perspectiva de um continuum tipológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Uma perspectiva da oralidade e da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Por que não falar das influências mútuas?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Características da natureza da linguagem oral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FERREIRA, Giselly Duarte.. A natureza da modalidade oral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, Giselly Duarte.. (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados Anais 2014 / II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional / V Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional / XIII Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional Dialogarts, 2016.. 2016. (Editoração/Anais).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.As dimensões do letramento. 2016. (Simpósio).

2.
26ª Uerj Sem muros.Ensino de Gramática Correção de redações por meio digital. 2015. (Outra).

3.
5º Colóquio Internacional de Semiótica - 5º COLSEMI.Por que não falar das influências mútuas?. 2015. (Outra).

4.
5º Colóquio Internacional de Semiótica - 5º COLSEMI. 2015. (Outra).

5.
I Encontro de Letras com o Ensino e a Diversidade Étnica. 2015. (Encontro).

6.
I encontro PIBID de Língua Portuguesa.O papel da escrita pré-letramento em produções escritas. 2015. (Encontro).

7.
II Semana Acadêmica de Letras.O que é uma oralidade culta?. 2015. (Outra).

8.
II Semana Acadêmica de Letras.Para não dizer que não falamos sobre o funk: uma análise das classes de palavras no gênero musical funk. 2015. (Outra).

9.
II Semana Acadêmica de Letras. 2015. (Outra).

10.
Machado de Assis ? estilo em análise. 2015. (Oficina).

11.
Minicurso ?Diálogos com Bakhtin?. 2015. (Outra).

12.
Semana acadêmica de Letras. 2015. (Outra).

13.
Semana Acadêmica de Letras UERJ-FFP 2015.Uma perspectiva da oralidade e da escrita. 2015. (Outra).

14.
V conferência Municipal de Educação em São Gonçalo. 2015. (Outra).

15.
XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Oralidade e escrita sob a perspectiva de um continuum tipológico. 2015. (Congresso).

16.
XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2015. (Congresso).

17.
Concerto Beneficente do Trio Aprendiz. 2014. (Outra).

18.
Figuras da Ficção: Estudos Narrativos e Estudos de Personagens. 2014. (Outra).

19.
Folheto Aberto: O cordel em cena. 2014. (Outra).

20.
III debate sobre a descriminalização do uso de drogas. 2014. (Outra).

21.
III Seminário Vozes da Linguística Aplicada.Características da natureza da linguagem oral. 2014. (Seminário).

22.
Terceira exibição do documentário: o poeta das quatro cordas. 2014. (Outra).

23.
VII Semana de Pedagogia. 2014. (Outra).

24.
VI Simpósio Nacional de Estudos Filológicos. 2014. (Simpósio).

25.
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A natureza da modalidade oral. 2014. (Congresso).

26.
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2014. (Congresso).

27.
III Debate sobre a descriminalização do uso de drogas. 2013. (Outra).

28.
IV Pensares movem nosso pensar. 2013. (Outra).

29.
IV Seminário de estudos literários. 2013. (Seminário).

30.
Para quem se faz uma gramática?. 2013. (Outra).

31.
Sarau cantando literatura. 2013. (Outra).

32.
XIV Semana de Biologia. 2013. (Simpósio).

33.
XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2013. (Outra).

34.
VIII Congresso dos Estudantes de Letras do Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

35.
XV Encontro Regional de Estudantes de Geografia. 2012. (Encontro).

36.
Semana de Letras 2007: Letras em outras palavras. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Monitoria do VI Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional. 2015. (Outro).

2.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Monitoria do 5º Colóquio Internacional de Semiótica ? 5 COLSEMI. 2015. (Outro).

3.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Monitoria do XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2015. (Congresso).

4.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Monitoria da 24ª Semana de Iniciação Científica. 2015. (Outro).

5.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Monitoria do XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2014. (Congresso).

6.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Minicurso - Os Clássicos: (re)leituras da literatura na contemporaneidade. 2014. (Outro).

7.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Sarau Cantando Literatura. 2013. (Outro).

8.
FERREIRA, Giselly Duarte.. Monitoria do XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 18:57:57