Mikeas Silva de Lima

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3397503453458052
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Mestrando em Química, pelo Instituto de Química de São Carlos - USP, com foco em pesquisas no Ensino de Química e Comunicação Científica. Graduado em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2016. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvendo pesquisas acerca de Didáticas de Ensino-Aprendizagem de Ciências, em particular Ensino de Química. Tem experiências em Físico-Química e Eletroanalítica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mikeas Silva de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos.
Avenida Trabalhador Sancarlense
Parque Arnold Schimidt
13566590 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33739900
URL da Homepage: http://www5.iqsc.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Processo de Apropriação do Gênero Seminário por Graduandos em Química,Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Caracterização de Níveis de Letramento Científico Utilizando Casos Investigativos.
Orientador: Karen Cacilda Weber.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Executivo Colégio e Curso - COC, ECC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Teatro e Divulgação Científica. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de construção de pôsteres acadêmicos. (Carga horária: 1h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
A Resolução de Problemas no Ensino e Aprendizagem de Ciências. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Estatística para Pesquisadores em Educação. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
O ensino de ciências nas séries iniciais: vamos brincar de ser cientistas?. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
O Ensino de Ciências para Cursos Técnicos. (Carga horária: 4h).
Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, CONAPESC, Brasil.
2016 - 2016
O que o aluno está pensando? Confecção e Aplicação de Questionários On-line. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2016 - 2016
O ensino de conceitos sobre a estrutura da matéria na perspectiva da alfabe. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
O Ensino de Química na Educação Básica: qual a contribuição da didática. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento em MultiPotenciostato/Galvanostato. (Carga horária: 24h).
Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, SFB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 21


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Representante Discente, Carga horária: 8
Outras informações
Representante dos alunos de Pós-Graduação e Graduação do IQSC e IFSC desta universidade, junto ao conselho do Centro de Divulgação e Científica e Cultural - CDCC/USP em São Carlos.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - IQSC - USP - São Carlos



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO DE CIÊNCIAS.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Láurea Acadêmica Destaque da Graduação, Universidade Federal da Paraíba.
2009
Menção Honrosa - IV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.
2008
Menção Honrosa - III Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.
2007
Menção Honrosa - II Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos ? a lei da conservação das massas. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU, 2016. v. 1.

2.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Reflexões acerca das definições e mensuração de níveis de letramento científico. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU, 2016. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Letramento gráfico: perspectivas presentes em ações no ensino de química. In: II Encontro de Educadores em Ciências, 2018, São Carlos. Anais do II Encontro de Educadores em Ciências, 2018.

2.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . A comunicação científica em documentos curriculares: possíveis relações. In: I Encontro de Educadores em Ciências, 2017, São Carlos. Anais do I Encontro de Educadores em Ciências, 2017. v. 1. p. 47-47.

3.
LIMA, M. S.; FREITAS, A. C. P. ; ALVES, E. O. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos ? a lei da conservação das massas. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

4.
LIMA, M. S.; FRAGOSO, W. D. . Voltametria com variação de pH na análise do triclosan e seus produtos de degradação.. In: XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2015, João Pessoa. Anais do XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB - A Universidade Federal da Paraíba aos 60 anos: semeando o ensino, a pesquisa e a extensão, de 16 a 27 de novembro de 2015. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Determinação de níveis de letramento científico a partir da resolução de casos investigativos envolvendo questões sociocientíficas. EDUCACIÓN QUÍMICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do uso de blogs na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Letramento gráfico: perspectivas presentes em ações no ensino de química.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Letramento gráfico na Educação em Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . A comunicação científica em documentos curriculares: possíveis relações.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, M. S.. Desenvolvimento de uma sequência didática para a compreensão dos impactos do desastre de Mariana-MG sobre os ciclos biogeoquímicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Reflexões acerca das definições e mensuração de níveis de letramento científico.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. ; FREITAS, A. C. P. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LIMA, M. S.; FRAGOSO, W. D. . Voltametria com variação de pH na análise do triclosan e seus produtos de degradação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LIMA, M. S.. Experimentos demonstrativos: apenas um show ou um recurso útil para compreensão de fenômenos químicos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário institucional PIBID e Prodocência. 2016. (Seminário).

2.
V Seminário institucional PIBID e Prodocência. 2016. (Seminário).

3.
4º Encontro de Química da UFPB. 2015. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. S.. II Encontro de Educadores em Ciências. 2018. (Outro).

2.
LIMA, M. S.. 4º Encontro de Química da UFPB. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Determinação de níveis de letramento científico a partir da resolução de casos investigativos envolvendo questões sociocientíficas. EDUCACIÓN QUÍMICA, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. S.. Experimentos demonstrativos: apenas um show ou um recurso útil para compreensão de fenômenos químicos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, M. S.. Desenvolvimento de uma sequência didática para a compreensão dos impactos do desastre de Mariana-MG sobre os ciclos biogeoquímicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Reflexões acerca das definições e mensuração de níveis de letramento científico.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. ; FREITAS, A. C. P. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . A comunicação científica em documentos curriculares: possíveis relações.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do uso de blogs na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Letramento gráfico: perspectivas presentes em ações no ensino de química.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. S.. II Encontro de Educadores em Ciências. 2018. (Outro).

2.
LIMA, M. S.. 4º Encontro de Química da UFPB. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:55:49