Mikeas Silva de Lima

Bolsista de Mestrado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Mestrando em Química, pelo Instituto de Química de São Carlos - USP, com foco em pesquisas no Ensino de Química e Comunicação Científica. Graduado em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2016. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvendo pesquisas acerca de Didáticas de Ensino-Aprendizagem de Ciências, em particular Ensino de Química. Tem experiências em Físico-Química e Eletroanalítica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mikeas Silva de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos.
Avenida Trabalhador Sancarlense
Parque Arnold Schimidt
13566590 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33739900
URL da Homepage: http://www5.iqsc.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Letramento Gráfico na Comunicação Científica: Foco no Ensino Superior de Química,Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Caracterização de Níveis de Letramento Científico Utilizando Casos Investigativos.
Orientador: Karen Cacilda Weber.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Executivo Colégio e Curso - COC, ECC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Teatro e Divulgação Científica. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Mapas conceituais como ferramenta avaliativa no ensino de ciências. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
A Resolução de Problemas no Ensino e Aprendizagem de Ciências. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Estatística para Pesquisadores em Educação. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
O ensino de ciências nas séries iniciais: vamos brincar de ser cientistas?. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de construção de pôsteres acadêmicos. (Carga horária: 1h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
O Ensino de Ciências para Cursos Técnicos. (Carga horária: 4h).
Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, CONAPESC, Brasil.
2016 - 2016
O que o aluno está pensando? Confecção e Aplicação de Questionários On-line. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2016 - 2016
O ensino de conceitos sobre a estrutura da matéria na perspectiva da alfabe. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
O Ensino de Química na Educação Básica: qual a contribuição da didática. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento em MultiPotenciostato/Galvanostato. (Carga horária: 24h).
Metrohm Pensalab Instrumentacão Analitica, METROHM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, SFB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 21


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Representante Discente, Carga horária: 8
Outras informações
Representante dos alunos de Pós-Graduação e Graduação do IQSC e IFSC da USP, junto ao conselho do Centro de Divulgação e Científica e Cultural - CDCC/USP em São Carlos.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - IQSC - USP - São Carlos



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO DE CIÊNCIAS.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Menção Honrosa do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE, Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo.
2016
Láurea Acadêmica Destaque da Graduação, Universidade Federal da Paraíba.
2009
Menção Honrosa - IV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.
2008
Menção Honrosa - III Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.
2007
Menção Honrosa - II Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ROQUE, A. ; MASCARENHAS, B. C. ; LIMA, M. S. . Estudo de Caso: O aroma dos seus sonhos.. In: Salete Linhares Queiroz; Daniela Marques Alexandrino. (Org.). Estudos de Caso para o Ensino de Química 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 99-108.

2.
LIMA, M. S.; SILVA, G. B. . Estudo de Caso: Mirou errado, foi diagnosticado!. In: Salete Linhares Queiroz; Daniela Marques Alexandrino. (Org.). Estudos de Caso para o Ensino de Química 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 33-44.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do Google Sala de Aula na formação inicial de professores de ciências. In: XVI Evento de Educação em Química, 2018, Araraquara - SP. XVI EVEQ - Ensino de Química em tempos de crise: reformas, retrocessos e desafios, 2018.

2.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Reflexões acerca das definições e mensuração de níveis de letramento científico. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU, 2016. v. 1.

3.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos ? a lei da conservação das massas. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU, 2016. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Letramento gráfico: perspectivas presentes em ações no ensino de química. In: II Encontro de Educadores em Ciências, 2018, São Carlos. Anais do II Encontro de Educadores em Ciências, 2018.

2.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . A comunicação científica em documentos curriculares: possíveis relações. In: I Encontro de Educadores em Ciências, 2017, São Carlos. Anais do I Encontro de Educadores em Ciências, 2017. v. 1. p. 47-47.

3.
LIMA, M. S.; FREITAS, A. C. P. ; ALVES, E. O. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos ? a lei da conservação das massas. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

4.
LIMA, M. S.; FRAGOSO, W. D. . Voltametria com variação de pH na análise do triclosan e seus produtos de degradação.. In: XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2015, João Pessoa. Anais do XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB - A Universidade Federal da Paraíba aos 60 anos: semeando o ensino, a pesquisa e a extensão, de 16 a 27 de novembro de 2015. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Determinação de níveis de letramento científico a partir da resolução de casos investigativos envolvendo questões sociocientíficas. EDUCACIÓN QUÍMICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do uso de blogs na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Letramento gráfico: perspectivas presentes em ações no ensino de química.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do uso de blogs na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do Google Sala de Aula na formação inicial de professores de ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Letramento gráfico na Educação em Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . A comunicação científica em documentos curriculares: possíveis relações.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, M. S.. Desenvolvimento de uma sequência didática para a compreensão dos impactos do desastre de Mariana-MG sobre os ciclos biogeoquímicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Reflexões acerca das definições e mensuração de níveis de letramento científico.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. ; FREITAS, A. C. P. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, M. S.; FRAGOSO, W. D. . Voltametria com variação de pH na análise do triclosan e seus produtos de degradação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, M. S.. Experimentos demonstrativos: apenas um show ou um recurso útil para compreensão de fenômenos químicos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, N. S. ; LIMA, M. S. ; QUEIROZ, Salete Linhares . Eduqui.info: ambiente virtual de aprendizagem como subsídio à aplicação de estudos de caso. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Educadores em Ciências.Letramento gráfico: perspectivas presentes em ações no ensino de química. 2018. (Encontro).

2.
Reunião dos Estagiários PAE do 2º Semestre de 2018.Contribuições do uso de blogs na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Outra).

3.
Workshop CDCC em Foco:A Experimentoteca. 2018. (Seminário).

4.
Workshop PAE do IQSC.Contribuições do uso de blogs na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Outra).

5.
XVI Evento de Educação em Química.Contribuições do uso do Google Sala de Aula na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Encontro).

6.
12º Workshop do Programa de Pós-Graduação ? IQSC.Letramento gráfico na Educação em Química. 2017. (Outra).

7.
I Encontro de Educadores em Ciências.A comunicação científica em documentos curriculares: possíveis relações. 2017. (Encontro).

8.
III Congresso Nacional de Educação. Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Congresso).

9.
III Congresso Nacional de Educação. Reflexões acerca das definições e mensuração de níveis de letramento científico.. 2016. (Congresso).

10.
IV Seminário institucional PIBID e Prodocência. 2016. (Seminário).

11.
V Seminário institucional PIBID e Prodocência. 2016. (Seminário).

12.
XVIII Encontro de Iniciação à Docência..Desenvolvimento de uma sequência didática para a compreensão dos impactos do desastre de Mariana-MG sobre os ciclos biogeoquímicos. 2016. (Encontro).

13.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Encontro).

14.
4º Encontro de Química da UFPB. 2015. (Encontro).

15.
XVII Encontro de Iniciação à Docência.Experimentos demonstrativos: apenas um show ou um recurso útil para compreensão de fenômenos químicos?. 2015. (Encontro).

16.
XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB..Voltametria com variação de pH na análise do triclosan e seus produtos de degradação. 2015. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. S.. II Encontro de Educadores em Ciências. 2018. (Outro).

2.
LIMA, M. S.. 4º Encontro de Química da UFPB. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Determinação de níveis de letramento científico a partir da resolução de casos investigativos envolvendo questões sociocientíficas. EDUCACIÓN QUÍMICA, 2018.


Livros e capítulos
1.
ROQUE, A. ; MASCARENHAS, B. C. ; LIMA, M. S. . Estudo de Caso: O aroma dos seus sonhos.. In: Salete Linhares Queiroz; Daniela Marques Alexandrino. (Org.). Estudos de Caso para o Ensino de Química 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 99-108.

2.
LIMA, M. S.; SILVA, G. B. . Estudo de Caso: Mirou errado, foi diagnosticado!. In: Salete Linhares Queiroz; Daniela Marques Alexandrino. (Org.). Estudos de Caso para o Ensino de Química 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 33-44.


Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. S.. Experimentos demonstrativos: apenas um show ou um recurso útil para compreensão de fenômenos químicos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, M. S.. Desenvolvimento de uma sequência didática para a compreensão dos impactos do desastre de Mariana-MG sobre os ciclos biogeoquímicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, M. S.; WEBER, K. C. . Reflexões acerca das definições e mensuração de níveis de letramento científico.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, M. S.; ALVES, E. O. ; FREITAS, A. C. P. . Produção de recurso visual no ensino de química para surdos - a lei da conservação das massas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . A comunicação científica em documentos curriculares: possíveis relações.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do uso de blogs na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Letramento gráfico: perspectivas presentes em ações no ensino de química.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do uso de blogs na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares . Contribuições do Google Sala de Aula na formação inicial de professores de ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SOUZA, N. S. ; LIMA, M. S. ; QUEIROZ, Salete Linhares . Eduqui.info: ambiente virtual de aprendizagem como subsídio à aplicação de estudos de caso. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. S.. II Encontro de Educadores em Ciências. 2018. (Outro).

2.
LIMA, M. S.. 4º Encontro de Química da UFPB. 2015. (Congresso).




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