Antonio Lessa Kerstenetzky

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0393969110150470
  • Última atualização do currículo em 14/08/2018


Mestrando na área de História da Filosofia Antiga pela USP. Formado com prêmio láurea acadêmica em História pela UFF. Atualmente desenvolvo projeto de pesquisa voltado para A República de Platão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Lessa Kerstenetzky
Nome em citações bibliográficas
KERSTENETZKY, A. L.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientador: Roberto Bolzani Filho.
2010 - 2016
Graduação em Abi - História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: FORA DO RITMO: A escrita em prosa e a ruptura de Platão com a tradição homérica.
Orientador: Renata Torres Schittino.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola Parque, ESCOLA PARQUE, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Photography: Digital II. (Carga horária: 25h).
International Center of Photography, ICP, Estados Unidos.
2010 - 2010
Digital Photography I. (Carga horária: 25h).
International Center of Photography, ICP, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
O Estado Imperial, o Conselho de Estado e os bancos estrangeiros no Brasil do século XIX
Descrição: Projeto de inciação científica envolvendo uma investigação sobre a Seção da Fazenda do Conselho de Estado do Segundo Reinado, interessado especialmente em sua atuação na aprovação do funcionamento de bancos estrangeiros na Corte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonio Lessa Kerstenetzky - Integrante / Carlos Gabriel Guimarães - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2013 - Atual
Grupo de pesquisa: História e Ontologia da Ficção/Básanos Prazer, Ética e Filosofia
Descrição: Núcleo de pesquisa coordenado por Fernando Muniz (Filosofia/UFF) voltado ao estudo dos diálogos de Platão, língua grega e cultura grega antiga.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Antonio Lessa Kerstenetzky - Integrante / Fernando Muniz - Coordenador / Luiz Eduardo Freitas - Integrante / Pablo Harduin - Integrante / João Vitor Resina - Integrante / Matheus Dias Bastos - Integrante.
2012 - Atual
Laboratório de Estudos Hum(e)anos
Descrição: Descrição: Iniciado em 2002, o Laboratório de Estudos Hum(e)anos é um espaço de reflexão, trabalho e inquirição filosófica, com vinculações multidisciplinares com os campos da teoria política, da ética, da moralidade e da estética. O laboratório pretende estimular investigações no campo da filosofia política (clássica, moderna e contemporânea) que levem em conta as pretensões cognitivas e os desenhos de mundo presentes nos diferentes esforços de invenção e de representação da vida social. A premissa que informa esta orientação deriva de uma perspectiva fundada na tradição do ceticismo filosófico. Quer isto dizer que aquele campo é percebido como marcado por uma diversidade irredutível à operação de critérios de verdade capazes de estabelecer os termos efetivos da realidade. Uma realidade diante da qual as diferentes versões de mundo, presentes na tradição da filosofia política, devem ser cotejadas ou testadas. A perspectiva adotada pelo laboratório demarca-se dos diversos tratamentos contextualistas presentes em diferentes versões da história das idéias ou dos conceitos e busca fixar uma tradição de trabalho filosófico sobre o campo da reflexão política, ética e moral. A orientação cética pode, ainda, ser detectada no reconhecimento do papel desempenhado pela crença no processo de invenção de mundos que constitui a matéria nobre da filosofia política. Como modalidade particular da criatividade humana, a filosofia política assim como a ética e a filosofia moral possui, ainda, forte interação formal e substantiva com questões presentes nos campos da arte e da estética. Vários dos problemas filosóficos relevantes para esses campos encontram equivalências quando não identidades em questões que incidem sobre a fabricação da filosofia política: forma, representação, referencialidade, mimetismo. O Laboratório interessa-se, com particular ênfase, por essa conexão, assim como na que se estabelece entre arte e moralidade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Grego
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Láurea acadêmica - graduação no topo da classe, Universidade Federal Fluminense.
2009
Primeiro lugar - Vestibular História 2009 UFF, Universidade Federal Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KERSTENETZKY, A. L.. E.P. Thompson e Aristóteles: a utilização da literatura enquanto fonte histórica. In: III Semana de História, 2016, Niterói. Diálogos com a História 2: trabalhos apresentados na 3ª Semana de História da UFF (março de 2015). Niterói: PPGH, 2016. p. 18-25.

2.
KERSTENETZKY, A. L.; LANNES, P. M. ; MARTINS, T. P. T. T. . A questão espacial na história indígena: da territorialidade pré-conquista às reformas pombalinas. In: Semana de História da UFF, 2014, Niterói. Diálogos com a História trabalhos apresentados na Semana de Histo ria da UFF (março de 2012). Niterói: PPGHistória-UFF, 2014. v. 1. p. 101-111.

Apresentações de Trabalho
1.
KERSTENETZKY, A. L.. Politeia e a analogia entre a cidade e a alma na República de Platão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
KERSTENETZKY, A. L.. A escrita em prosa e a ruptura de Platão com a tradição homérica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KERSTENETZKY, A. L.. Os Ensaios sobre a felicidade: Hume platônico?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KERSTENETZKY, A. L.. Literatura como fonte: três perspectivas sobre as funções da arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
KERSTENETZKY, A. L.. De onde vem a interpretação ética da República de Platão?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
KERSTENETZKY, A. L.. O oráculo de Proclo: o debate em torno do escopo da República. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
KERSTENETZKY, A. L.. Comentário sobre 'Cidadania e Cosmopolitismo', texto de Roberto Torviso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KERSTENETZKY, A. L.. A cidade antropomórfica: notas por uma interpretação ética da República de Platão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
KERSTENETZKY, A. L.. O homem justo na cidade justa: notas por uma interpretação ética da República de Platão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
KERSTENETZKY, A. L.. Comentário sobre 'O Belo Musical', texto de Juliana Barreto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
KERSTENETZKY, A. L.. Paulo Prado e Oliveira Vianna: Uma pequena comparação entre pessimismos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
KERSTENETZKY, A. L.. O Estado Imperial, o Conselho de Estado e os bancos estrangeiros no Brasil do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KERSTENETZKY, A. L.; LANNES, P. M. . A questão espacial na história indígena: da territorialidade pré-conquista às Reformas Pombalinas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
KERSTENETZKY, A. L.; LANNES, P. M. . O Terror ? um panorama da ditadura Jacobina de Salvação Pública. Niterói: Núcleo de Estudos Contemporâneos - UFF, 2012 (Texto publicado em site de Núcleo de Pesquisa).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FIGUEIREDO, L. R. ; KERSTENETZKY, A. L. ; LANNES, P. M. ; MOTTA, P. . Projeto Terra Prometida - Conspiração Produtora. 2016.

2.
EVANS, R. J. ; KERSTENETZKY, A. L. . Consultoria em história a Sir Richard Evans. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
KERSTENETZKY, A. L.; LANNES, P. M. ; JUSTEN, P. ; DANTAS, A. P. ; ARRUDA, H.M. ; TIRIBAS, V. C. . A Folha do Gragoatá. 2012. (Editoração/Periódico).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KERSTENETZKY, A. L.; MUNIZ, F. . Simpósio Básanos de Jovens Platonistas. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 21:17:18