Gabriella Eldereti Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5628308415823159
  • Última atualização do currículo em 02/12/2018


É Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFar - Campus Alegrete (2015). Especialista Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2016), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é Discente do Programa de Pós - Graduação em Educação - Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Grupo de Estudo e pesquisa Feministas (UFSM); do Grupo de Estudos em Políticas e Gestão Educacional (IFar - Campus Alegrete); do Grupo de Agroecologia Terra Sul (UFSM). Atualmente participa do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial do Pampa (IFar - Campus Alegrete) e atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS (UFSM). Trabalha na área da Educação, com ênfase na Formação de Professores, Imaginário Social, Cinema, Gênero, Etnia, Diversidade Sexual, Meio Ambiente e Educação Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriella Eldereti Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Valeska Maria Fortes de Oliveira.
2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Imaginário Social e a Formação continuada: o olhar para as discussões de gênero, etnia e diversidade sexual,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Valeska Maria Fortes de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Imaginário Social; Formação docente; Gênero.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2016
Especialização em Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DOCENTE: OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DO TEMA EM ESCOLAS DE ALEGRETE - RS.
Orientador: Paulo Edelvar Corrêa Peres.
2011 - 2015
Graduação em Licenciatura em Química.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, IFFARROUPILHA, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Estadual Emilio Zuneda, CEEZ, Brasil.
1998 - 2005
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Ecilda Alves Paim, EAP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Estado da Arte. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Pânico Moral. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Escrita de Artigos Cientí cos de Alto Impacto: Estrutura, Linguagem e Edito. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação de Tutores. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Sistema de Gestão Ambiental. (Carga horária: 10h).
Escola Virtual Portogente, EVP, Brasil.
2015 - 2015
Sociologia das elites ou sociologia da diversificação do campo de poder?. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Oficina Restauração Ecológica de Nascentes. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 10h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2015 - 2015
MOODLE CRIANDO AMBIENTE EAD. (Carga horária: 30h).
Cursos IAG, IAG, Brasil.
2015 - 2015
Metodologias Participativas para Extensão Rural. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2015
Inglês Básico 2 - New overture. (Carga horária: 40h).
Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2014 - 2014
Inglês Básico 1 - New overture. (Carga horária: 40h).
Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Profissional Voluntária, Enquadramento Funcional: Tutora Voluntária de Curso de capacitação EAD, Carga horária: 2
Outras informações
O curso de FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL(EAD) oferece aos educadores e demais interessados uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o histórico da educação ambiental no Brasil, situação da educação ambiental formal e não formal, metodologias participativas e elaboração e monitoramento de projetos. Tem uma carga horária prevista de 60 horas com duração de dois semestres, com aulas postadas quinzenalmente. Além dos professores colaboradores conta com o apoio de pelo menos dois tutores, que auxiliarão todo processo desde o planejamento das aulas e conteúdos, seleção de materiais e na postagem e interação com os participantes do Curso. Entre as atividades previstas estão: vídeo-aula; materiais para leitura em PDF; sistematização de conteúdos através de Power Point; sala de debate interativo; exercícios; Fóruns. O público alvo são 50 professores da rede de educação básica do Município de Alegrete e 50 professores da rede de educação básica do Município de Santa Maria e Região Central.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Projeto de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista em Projeto de Extensão Escola Responsável, que atua em duas escolas no município de Alegrete - RS, com ações de educação ambiental e conscientização sobre a correta destinação de resíduos.


Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FIEX em Projeto de Extensão, Carga horária: 72
Outras informações
Bolsista na continuação do projeto de formação continuada de professores na cidade Manoel Viana - RS

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FIEX em Projeto de Extensão, Carga horária: 60
Outras informações
Bolsista em projeto de extensão intitulado: Ciclo Itinerante de estudos: ressignificando saberes e fazeres docentes. Atuando com formação continuada de professores na cidade de Manoel Viana - RS.


Escola Estadual de Ensino Fundamental Ecilda Alves Paim, EEEEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora no Programa Mais Educação, Carga horária: 20
Outras informações
Desempenho de atividades como monitora do programa Mais Educação na Escola Ecilda Alves Paim na Cidade de Alegrete-RS, ministrando monitoria em oficinas de ciências e robótica.


Centro de Pesquisa e Análise de Resíduos e Contaminantes (CEPARC), CEPARC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou no quadro de colaboradores do Centro de Pesquisa e Análise de Resíduos e Contaminantes (CEPARC)/ Depto de Química da UFSM, no período de 06 de janeiro a 05 de maio de 2016.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 8


PRÁXIS - PRÉ-VESTIBULAR POPULAR - UFSM, PRÁXIS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Química Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
O Práxis - Pré-Vestibular Popular, é um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, sendo desenvolvido no caráter de cursinho preparatório para o vestibular, visto que possui 25 anos, e atualmente para o ENEM, atendendo a demanda de educandos oriundos de classes de baixa renda. Os educadores e educadoras que atuam são voluntários, atuando nas aulas e coordenação do Práxis. Busca com o encontro uma chamada diferente de educadores, discutindo não apenas a questões relacionadas a teoria de Educação Popular, mas como aplicamos elas em nosso coletivo de educação. 2. Objetivos " Discutir formas de pensar a educação popular e aplicações que possam ser utilizadas em um pré-vestibular como o coletivo Práxis. " Divulgar o Práxis - Pré-Vestibular Popular para os alunos dos cursos de licenciatura. " Apresentar o Práxis - Pré-Vestibular Popular para os novos educadores desse projeto. " Incentivar ao público oriundo dos cursos de licenciaturas a participarem do projeto como educadores, coordenadores ou colaboradores. Atualmente funciona com sede no Prédio da Antiga Reitoria da UFSM.



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Aplicação de UPLC-MS/MS com Técnica de Injeção Direta para O Desenvolvimento, Validação e Implementação de Método Multiressíduo/Multiclasse para Determinação Simultânea de Agrotóxicos e Micotoxinas em Vinhos e Sucos
Descrição: Projeto de pesquisa: Aplicação de UPLC-MS/MS com Técnica de Injeção Direta para O Desenvolvimento, Validação e Implementação de Método Multiressíduo/Multiclasse para Determinação Simultânea de Agrotóxicos e Micotoxinas em Vinhos e Sucos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
GEEUM@ Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres
Descrição: A Educação é uma das principais ferramentas de transformação social. Com base nisso, este programa pretende, através do estudo e debate da visão de mundo Feminista (filosófica, política, histórica e educacional) estimular o conhecimento como forma de prevenção e combate à exclusão e violência de gênero. O programa se realizará em atividades/projetos distintos e articulados, como: grupo de estudos, rodas de conversa, circuito de cinema, produção de material para uso de escolas e professores, intervenções diretas em escolas de Santa Maria e região. É objetivo ter impacto tanto extraclasse (dentro da UFSM), como uma atuação visível na comunidade. Pretende-se estimular estes estudos como forma de empoderamento das mulheres e dos corpos feminizados, traçando um caminho para o debate dos padrões sociais, bem como forma de prevenção à exclusão e violência de gênero. No grupo de estudos, a metodologia será o estudo de obras clássicas e modernas e a construção de textos em linguagem acessível para a comunidade não acadêmica. Como desdobramento, pretende-se oferecer à comunidade um circuito de cinema, com filmes seguidos de debates. O diferencial é que esta não será apresentado em um único espaço, mas em locais variados da cidade, com públicos diferenciados. Esses dois projetos irão realizar intervenções em escolas de acordo com as demandas e necessidades destas. O período de execução prevê que o programa ocorra de março de 2017 a janeiro de 2018. No entanto, é interesse que este possa ser ampliado em novas fases de trabalho para os anos de 2018 e 2019. Os resultados esperados são uma maior compreensão da comunidade intra e extra acadêmica sobre a visão de mundo construída pelo Feminismo em diferentes áreas (filosófica, política, histórica e educacional). Acredita-se que o conhecimento possa ser o grande motivador de ações contra a violência de gênero em qualquer de suas faces, em especial nos ambientes educativos (do ensino superior ao básico)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gabriella Eldereti Machado - Integrante / NIKELEN ACOSTA WITTER - Coordenador.
2017 - 2017
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL(EAD)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Janaína Balk Brandão em 20/07/2018.
Descrição: Este projeto visa proporcionar aos professores da educação básica formação continuada em educação ambiental, qualificando o desenvolvimento de projetos através do aprofundamento teórico e metodológico. Como objetivos específicos possui: Construir um espaço complementar em ambiente virtual para trocas de conhecimentos e discussões; - Subsidiar metodologicamente para criação e desenvolvimento de projetos nas escolas; - Fomentar a discussão da interdisciplinaridade e transversalidade do tema 'ambiental' dentro da escola. O curso Educação Ambiental oferecerá aos educadores e demais interessados uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o histórico da educação ambiental no Brasil, situação da educação ambiental formal e não formal, metodologias participativas e elaboração e monitoramento de projetos. Tem uma carga horária prevista de 60 horas com duração de dois semestres, com aulas postadas quinzenalmente, via portal Moodle de Educação à Distância. Além dos professores colaboradores contará com o apoio de pelo menos dois tutores, que auxiliarão todo processo desde o planejamento das aulas e conteúdos, seleção de materiais e na postagem e interação com os participantes do Curso. Entre as atividades previstas estão: vídeo-aula; materiais para leitura em PDF; sala de debate interativo; exercícios. Serão abrangidos diretamente 50 professores da rede de educação básica do Município de Alegrete e 50 professores da rede de educação básica do Município de Santa Maria. A previsão é que sejam abrangidos indiretamente 3000 alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriella Eldereti Machado - Integrante / Janaína Balk Brandão - Coordenador / Jossiane Ortiz Silva - Integrante.
2017 - 2017
Pensando a Educação em São Francisco de Assis/RS; Das Escolas do Campo às Escolas Urbanas: Formando para a cidadania, autonomia e a sustentabilidade
Descrição: Este projeto surge com o intuito de proporcionar aos professores da rede estadual e municipal de São Francisco de Assis, uma formação voltada para os direitos humanos; Neste sentido, será tratado nesta formação temas como gênero, direitos à educação dos alunos do campo, educação especial e direito dos trabalhadores, professores Objetivos: 3.1 Objetivo Geral Inserir no contexto escolar o debate em torno de temáticas relevantes que abranjam os Direitos Humanos. 3.2. Objetivos Específicos Refletir e discutir sobre as temáticas pertinentes aos Direitos Humanos com os profissionais dentro a uma prática democrática à luz do Projeto Político Pedagógico da Escola; Discutir com os profissionais da Escola, novas metodologias de contato com o/a aluno/a em situação de risco; Promover encontros com a família/escola, levantando discussão sobre os temas abordados; Relacionar a importância das nossas ações e atitudes, compreendendo suas relações como grupo que formamos no encontro diário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Cinegrafando a educação ? experiências formativas em cinema: até onde a sétima arte pode chegar?

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valeska Maria Fortes de Oliveira em 08/04/2018.
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social ? GEPEIS ? vem nos últimos vinte anos trabalhando com pesquisa, ensino e extensão na área de Formação de Professores, alicerçado no campo teórico do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis. Participam deste grupo alunos colaboradores e bolsistas de iniciação científica da graduação, mestrandos, doutorandos e professores de escolas da rede municipal e estadual e de instituições de ensino superior. Este é um projeto que pretende construir relações e vivências de professores com o cinema. De um lado, o que se refere às suas histórias pessoais e profissionais e às formas pelas quais o cinema nelas se faz presente, buscando compreender as visões e concepções, os saberes e fazeres docentes acerca desta arte em suas vidas. De outro, interrogamos não somente a forma como o cinema se faz presente, ou as razões de sua ausência no trabalho docente no cotidiano da escola, mas cuidamos de conhecer os significados e sentimentos inscritos nos encontros dos docentes - suas práticas ? com o cinema dentro e fora da escola. Essa ação extensionista objetiva consolidar, através da mediação do cinema como dispositivo de formação, as parcerias entre Universidades Federais, Estaduais e Privadas, Institutos Federais de Educação, ONGs, escolas das Redes Municipal e Estadual de ensino. A proposta de trabalho para este ano amplia as parcerias com a concepção de subprojetos institucionais, tendo como referência o Programa que ora apresentamos, chegando em regiões até então não atendidas pela formação em cinema e educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Sensibilização quanto aos riscos do manuseio incorreto de agrotóxicos - uma parceria entre CEPARC/UFSM e trabalhadores rurais da região central do RS.
Descrição: Atualmente tem-se aproximadamente 366 ingredientes ativos registrados no Brasil para uso agrícola, que fazem parte de mais de 200 grupos químicos diferentes, originando a quantia de 1.458 produtos formulados, sendo caracterizados e classificados como: inseticidas, fungicidas, herbicidas, nematicidas, acaricidas, rodenticidas, moluscidas, formicidas, reguladores e inibidores de crescimento. Os mais utilizados para produção são os herbicidas (aproximadamente 48%), inseticidas (aproximadamente 25%) e fungicidas (aproximadamente 22%). Ainda, ocorrem problemas em relação à contaminação dos trabalhadores envolvidos no processo e a contaminação do meio ambiente também devido ao uso abusivo desses produtos. O projeto propõe um trabalho de sensibilização junto a trabalhadores rurais e suas famílias quanto aos riscos de saúde pelo manuseio incorreto de agrotóxicos. Este manuseio incorreto pode ser ocasionado por fatores como a falta de conhecimento em relação aos EPI's e/ou o desconhecimento dos problemas de saúde que podem ser desenvolvidos devido ao uso dessas substâncias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriella Eldereti Machado - Coordenador / CARMEM DICKOW CARDOSO - Integrante / INGRID DUARTE DOS SANTOS - Integrante / IONARA REGINA PIZZUTTI - Integrante / NELIZE MICHELON - Integrante.
2016 - 2016
Projeto Escola Responsável
Descrição: Este projeto visa contribuir no processo de construção da consciência ambiental nas escolas do município de Alegrete, atentando especialmente para a problemática da correta destinação dos resíduos gerados no âmbito escolar. Para tanto, alicerça-se em quatro etapas: 1) elaboração de um diagnóstico comparando a percepção dos professores e funcionários com relação a destinação dos resíduos e a real situação verificada no local da ação; 2) realização de rodas de diálogos problematizadoras com relação a atual postura adotada e a exigências legais em vigor; 3) construção de uma agenda que atenda as demandas contemporâneas relacionadas a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e monitore os resultados alcançados; 4) realização de avaliações que orientem o aperfeiçoamento de futuras ações. Através do desenvolvimento dessa ação, espera-se gerar uma atmosfera de preocupação com a geração e destinação do que tem se tornado um grave problema na sociedade moderna: os resíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2017
GRUPO DE AGROECOLOGIA TERRA SUL: CONSTRUINDO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Descrição: O Grupo de Agroecologia Terra Sul (GATS) surge no Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria para suprir a necessidade de discussão sobre o paradigma da agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável. Considerando que somente através da Ciência Agroecologia que contruir-se-á uma forma de relação ambiental, econômica e social adequada para o meio rural. Este, enquanto grupo interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, representa um espaço de aprendizagem fundamental, principalmente para os acadêmicos, como intuito de questionar e construir novos estilos de agricultura sustentáveis que garantam a máxima preservação ambiental, embasados em princípios sociais, políticos e éticos da solidariedade. Propomo-nos a realizar atividades tais como cursos teóricos e práticos, espaços de discussão, seminários e também participar em eventos, congressos e viagens de estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriella Eldereti Machado - Integrante / ALLAN AUGUSTO KOKKONEN DA SILVA - Integrante / BERNARDO RODRIGUES DA SILVA - Integrante / GABRIELA ROZEK WEBER - Integrante / IOLANDA LOPES DE OLIVEIRA - Integrante / JOSE GERALDO WIZNIEWSKY - Coordenador / ISABEL CRISTINA LOURENÇO DA SILVA - Integrante / LUANA ISABEL KLATT - Integrante / LUCAS CONTARATO PILON - Integrante / TAIS GIACOMINI TOMAZI - Integrante / VINICIUS JEAN BARTH - Integrante.
2014 - 2014
II Ciclo Itinerante de Estudos: (Re)significando os saberes e fazeres docentes
Descrição: Projeto de formação continuada de professores da rede pública de educação, realizado na cidade de Manoel Viana-RS, tendo carga horária total de 72 horas, realizado no período de julho a novembro de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gabriella Eldereti Machado - Integrante / Calinca Jordânia Pergher - Coordenador / Janisse vessozi Londero - Integrante / Laila Azize Souto Ahmad - Integrante / Monique da Silva - Integrante.
2013 - 2013
Ciclo Itinerante de Estudos: Ressignificando Saberes e Fazeres Docentes
Descrição: Projeto de Extensão PIEEX, no qual realizava-se ciclos de estudos em prol da formação continuada de professores da rede pública da cidade de Manoel Viana - Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gabriella Eldereti Machado - Integrante / Nilza Rosi da Silva Baialardi - Integrante / Mariangela Bruch dos Santos - Integrante / Mariana Franco Salbego - Integrante / Calinca Jordânia Pergher - Coordenador / Monique da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2016 - Atual
PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL: PRODUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS
Descrição: A 'Gestão Ambiental' enquanto componente curricular de insere recentemente nos Projetos Pedagógicos de Cursos no Centro de Ciência Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria, remontando à última década. Entretanto, dos cinco cursos existentes no Centro (quais sejam: Agronomia; Engenharia Florestal; Medicina Veterinária; Tecnologia de Alimentos; Zootecnia) apenas os Cursos de Zootecnia e Tecnologia de Alimentos efetivamente incluem em seus programas. Sabe-se da emergência dos temas relacionados ao meio ambiente relativo à produção e transformação de alimentos, tanto sob o aspecto do potencial poluidor das diferentes atividades desenvolvidas quanto pelas características intrínsecas dos sistemas produtivos, tais como, polarização das unidades produtivas, baixo nível de escolaridade, falta de fiscalização, etc. Neste sentido, procurando contribuir para a formação acadêmica dos futuros profissionais do Curso de Tecnologia de Alimentos e Zootecnia, o presente projeto aborda uma proposta de desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental que atenta para a correta destinação dos resíduos gerados, através do desenvolvimento de jogos pedagógicos. O referido trabalho está dentro de um projeto maior denominado 'Projeto de Extensão Escola Responsável', que se insere na comunidade externa por meio de uma proposta de incentivo e fortalecimento da educação ambiental no âmbito escolar no município de Alegrete (RS), atentando especialmente para a problemática da correta destinação dos resíduos gerados no âmbito escolar e alternativas para (re)utilização desses resíduos. Atualmente o projeto abrange 50 professores, 20 funcionários e 500 alunos de quatro escolas da cidade de Alegrete, dando continuidade às ações de 2015. Em 2016 insere-se de forma sistemática acadêmicos de graduação que cursam as disciplinas de Gestão Ambiental dos cursos de Zootecnia (em média 45 alunos) e Ciência e Tecnologia em Alimentos (em média 60) da Universidade Federal de Santa Maria, a fim de propiciar a troca de saberes entre acadêmicos e comunidade escolar sendo uma forma de interação que deve existir entre a universidade e a comunidade. Esse projeto visa desenvolver uma proposta metodológica de ensino por projetos que contribuirá para o processo de ensino e aprendizagem da Disciplina de Gestão Ambiental, nos Cursos de Zootecnia e Tecnologia de Alimentos, da UFSM propiciando aos alunos a experiência do desenvolvimento de jogos pedagógicos, ligando os conteúdos a ações de extensão. Objetivos Específicos: - Apoiar de forma inovadora o desenvolvimento dos conteúdos curriculares da disciplina; - Motivar os alunos reduzindo a retenção e evasão;.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriella Eldereti Machado - Integrante / Janaína Balk Brandão - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Prisma LGBT


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: SCIENTIA CUM INDUSTRIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Educador Paulo Freire - Ano III, Prefeitura Municipal de Alegrete - Secretaria de Educação e Cultura.
2013
Aluna Destaque na IV Mostra de Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Farroupilha.
2013
2º Concurso Fotográfico do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2018MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. . PESQUISA EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS PERTINENTES A PARTIR DO ESTADO DA ARTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ISSN 1678-0701.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 2, p. 1-15, 2018.

2.
BRANDÃO, JANAÍNA2018 BRANDÃO, JANAÍNA ; MACHADO, GABRIELLA . OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DO TEMA NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DOCENTE. REVISTA CIÊNCIA & DESENVOLVIMENTO, v. 11, p. 482-494, 2018.

3.
OLIVEIRA, VALESKA MARIA FORTES DE2018OLIVEIRA, VALESKA MARIA FORTES DE ; MACHADO, GABRIELLA ELDERETI . O olhar do imaginário social sobre as representações de gênero permeadas pela pesquisa autobiográfica. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, v. 10, p. 124-136, 2018.

4.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2017 MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. . Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas. ISSN 1517-1256. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 34, p. 72-91, 2017.

5.
BRANDAO, J. B.2016BRANDAO, J. B. ; MACHADO, G. E. . PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Educação Ambiental em Ação, v. XV, p. http://www.revi, 2016.

6.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2016MACHADO, G. E.; VESTENA, N. P. ; FOLMER, I. . (RE)USO DA ÁGUA DA CHUVA: EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO POLITÉCNICO DE SANTA MARIA (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 11, p. http://www.sbec-18, 2016.

7.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2015MACHADO, G. E.; NAVARINI, J. . A Troca de Saberes Entre a Formação Inicial de Licenciatura em Química e a Escola Através da (Re)Utilização de Garrafas PET na Realização de uma Oficina de Reciclagem. SCIENTIA CUM INDUSTRIA, v. 3, p. http://www.ucs., 2015.

8.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2015MACHADO, G. E.. A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA, v. 12, p. http://www.peri, 2015.

9.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2015MACHADO, G. E.; VESTENA, N. P. ; SILVEIRA, D. D. . Proposta de Sensibilização para o Meio Ambiente: Através da Elaboração de Alternativas de (Re)utilizacão da Água da Chuva no Colégio Politécnico de Santa Maria - RS. Scientia Cum Industria, v. 3, p. http://www.ucs., 2015.

10.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2014 MACHADO, G. E.; LONDERO, J. V. ; FREITAS, F. M. ; AHMAD, L. A. S. . Estudo de uma política de educação básica tendo como enfoque a pesquisa sobre o programa mais educação em uma escola da cidade de Alegrete. REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 3, p. 5-91, 2014.

11.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2014MACHADO, G. E.; NAVARINI, J. . A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE RECICLAGEM DE GARRAFAS PET COMO FORMA DE POSSIBILITAR A TROCA DE SABERES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E A ESCOLA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 5, p. http://www.revi, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. (Org.) . Gênero, diversidade sexual e educação. ISBN 978-85-93442-16-2.. 1. ed. Rio de Janeiro: Eulim, 2018. v. 1. 281p .

Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . Cinema como dispositivo para discutir gênero, etnia, e diversidade na formação docente. In: Ricardo Luiz de Bittencourt. (Org.). Formação docente. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2018, v. 1, p. 108-125.

2.
MACHADO, G. E.. Movimentos conservadores em prol da ?ideologia de gênero?: uma análise por meio de narrativas virtuais. In: Gabriella Eldereti Machado; Valeska Maria Fortes de Oliveira. (Org.). Gênero, diversidade sexual e educação. ISBN 978-85-93442-16-2. 1ed.Rio de Janeiro: Eulim, 2018, v. 1, p. 15-43.

3.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL. ISBN: 978-85-7566-532-9.. In: Aline Machado Dorneles, Edi Morales Pinheiro Junior, Maria do Carmo Galiazzi. (Org.). E-book do 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química : EDEQ ? 37 anos: rodas de formação de professores na Educação Química.. 37ed.Rio Grande: FURG, 2018, v. 37, p. 806-812.

4.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . POLÍTICAS EDUCATIVAS E DIVERSIDADES: APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM A MEDIAÇÃO DA SÉTIMA ARTE. ISBN 978-85-9489-132-7.. In: Nalú Farenzena; Maria Goreti Farias Machado. (Org.). Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. 6ed.Porto Alegre: UFRGS, 2018, v. VIII, p. 225-234.

5.
MACHADO, G. E.; KOZOROSKI, L. ; TELLES, C. . A Formação docente para além da escola: um olhar para as entrelinhas. ISBN 9788546207114.. In: Vantoir Roberto Brancher; Valeska Fortes de Oliveira. (Org.). Formação de professores em tempos de incerteza: imaginários, narrativas e processos autoformadores. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 43-56.

6.
MACHADO, G. E.. Gênero e nome social no contexto da UFSM: as rachaduras nas barreiras instituídas e a formação docente. ISBN 9788592921224.. In: Eliane Miranda Machado; Bernard Arthur Silva da Silva ; Jeremias Oliveira Santana. (Org.). Minorias, cultura e educação. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017, v. 1, p. 73-81.

7.
MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. . PLANEJANDO A ESCOLA DO FUTURO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO COMPROMISSO DE TODOS. In: Giovanni Seabra. (Org.). E-book Volume I: Educação Ambiental e Biogeografia. 1ed.Ituiutaba: Barlavento, 2016, v. 1, p. 881-892.

8.
MACHADO, G. E.. Super Foucaultiana da Química. ISBN 978-85-9489-025-2. In: Luciano Bedin da Costa. Paula Mastroberti. (Org.). SUPER HERÓI UNIVERSITÁRIO, Dicionário Raciocinado das Licenciaturas TOMO V. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2016, v. V, p. 29-30.

9.
MACHADO, G. E.. Trocas de saberes e vivências entre academia e escola através do estágio de licenciatura em química. In: Sílvia Maria de Oliveira Pavão; Bruna Pereira Alves Fiorin; Ana Cláudia Pavão Siluk; Fabiane Vanessa Breitenbach. (Org.). Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade. 1ed.Santa Maria: UFSM, 2015, v. 1, p. 321-330.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACHADO, GABRIELLA; OLIVEIRA, V. M. F. . Gênero e temas LGBTTT problematizados na formação de professores(as) através do cinema. Revista Prisma LGBT, Santa Maria, p. 46 - 48, 01 out. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) NO SENTIDO ÉTICO E ESTÉTICO ATRAVÉS DO CINEMA TEMÁTICO. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018, Criciúma. III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Criciúma: UNESC, 2018. v. 3. p. 57-66.

2.
MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: 7º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2018, Santa Maria. Anais do 7º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. v. 7. p. 1-11.

3.
SOUZA, N. M. ; BRANDAO, J. B. ; MACHADO, G. E. . IMPACTOS AMBIENTAIS COM FOCO NAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS E O REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS. In: 7º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2018, Santa Maria. Anais 7º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR. Santa Maria: UFSM, 2018. v. 7. p. 1-13.

4.
MACHADO, GABRIELLA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E O CINEMA COMO DISPOSITIVO PARA DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO, ETNIA, E DIVERSIDADE SEXUAL. In: XII ANPEd-SUL, 2018, Porto Alegre. Anais XII ANPEd-SUL. Porto Alegre: UFRGS, 2018. v. XII. p. 1-8.

5.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. ; OLIVEIRA, V. F. . O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO NAS ESCOLAS E NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: V SIES 2017 Simpósio Internacional em Educação Sexual: saberes/trans/verbais currículos identitários e pluridades de gênero, 2017, Maringá. V SIES 2017 Simpósio Internacional em Educação Sexual: saberes/trans/verbais currículos identitários e pluridades de gênero. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2017. v. V. p. 1-15.

6.
BRANDAO, J. B. ; SILVA, D. R. ; MACHADO, G. E. ; SILVA, J. O. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES À DISTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: 6º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2017, Santa Maria. Anais 6º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2017. v. 6. p. 1-11.

7.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. ; OLIVEIRA, V. F. . AS NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS CONTRIBUINDO PARA A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: I Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto) Biográficas, 2017, Santa Maria. Anais I Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto) Biográficas. Santa Maria: Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação ? Povo de Clio, 2017. v. 1. p. 31-39.

8.
SILVA, D. R. ; MACHADO, G. E. ; SILVA, J. O. ; BRUM, R. A. ; BRANDAO, J. B. . Extensão universitária à distância: discussões e resultados sobre a formação continuada para a educação ambiental. In: XXI Simpósio de ensino, pesquisa e extensão / Simpósio de ensino, pesquisa e extensão,, 2017, Santa Maria. Anais do XXI Simpósio de ensino, pesquisa e extensão / Simpósio de ensino, pesquisa e extensão. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2017. v. XXI. p. 1-11.

9.
FOLMER, I. ; MACHADO, G. E. . PLANO DE AÇÃO: ADOTE UM ESPAÇO PÚBLICO. In: 5º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR 1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO, 2016, Santa Maria. 5º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR 1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO. Santa Maria: 5º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR, 2016. v. 5. p. 1-9.

10.
FOLMER, I. ; MEURER, A. C. ; VEZZOSI, J. I. P. ; MACHADO, G. E. . A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS.. In: Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas, 2016, Ponta Grossa. Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas Tema: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2016. v. 1. p. 1-12.

11.
MAZZARO, B. R. ; BRANDAO, J. B. ; MACHADO, G. E. ; SILVA, J. O. . PROJETO DE EXTENSÃO ESCOLA RESPONSÁVEL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DA CIDADE DE ALEGRETE/RS. In: XX Simpósio de ensino pesquisa e extensão, 2016, Santa Maria. Anais do XX Simpósio de ensino pesquisa e extensão. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2016. v. 20.

12.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . EU OCUPO, TU OCUPAS: O MODELO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM EVIDÊNCIA ATRAVÉS DO OLHAR DO DOCUMENTÁRIO ?ACABOU A PAZ, ISTO AQUI VAI VIRAR O CHILE?. In: 5º Ouvindo Coisas: A instituição imaginária da sociedade - a cidade que temos e a cidade que queremos, 2016, Santa Maria. Anais do 5º Encontro Ouvindo Coisas : a instituição imaginária da cidade : a cidade que temos e a cidade que queremos. Santa Maria: GEPEIS, 2016. v. 1. p. 126-132.

13.
FOLMER, I. ; MACHADO, G. E. . IDENTIDADE DE GÊNERO E O NOME SOCIAL NA UFSM: AS RACHADURAS NAS BARREIRAS INSTITUÍDAS E AS DISCUSSÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: º Encontro Ouvindo Coisas - A instituição imaginária da cidade: a cidade que temos e a cidade que queremos, 2016, Santa Maria. anais do 5º Encontro Ouvindo Coisas - A instituição imaginária da cidade: a cidade que temos e a cidade que queremos. Santa Maria: GEPEIS, 2016. v. 1. p. 133-138.

14.
BRANDAO, J. B. ; SILVA, J. O. ; MACHADO, G. E. ; MAZZARO, B. R. . ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE DUAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE ALEGRETE/RS. In: 5º Encontro Ouvindo Coisas - A instituição imaginária da cidade: a cidade que temos e a cidade que queremos, 2016, Santa Maria. ANAIS 5º Encontro Ouvindo Coisas - A instituição imaginária da cidade: a cidade que temos e a cidade que queremos. Santa Maria: Gepeis, 2016. v. 1. p. 139-145.

15.
MAZZARO, B. R. ; MACHADO, G. E. ; TOMAZI, T. G. ; BRANDAO, J. B. . EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: SABERES E VIVÊNCIAS QUE PERMEIAM AS ATIVIDADES DO PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA - RS. ISSN 978-85-93416-00-2. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. Anais 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Ouro Preto: 7º CBEU, 2016. v. 7. p. 1-15.

16.
MACHADO, G. E.. COMBUSTÃO DE CURIOSIDADE: A EXPERIMENTAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA O DIÁLOGO NAS AULAS DE QUÍMICA. In: XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2015, Santa Maria. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. Santa Maria: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, 2015. v. 17. p. http://forumpau.

17.
MACHADO, G. E.; FOLMER, I. . POLÍTICAS PÚBLICAS E DIVERSIDADE ÉTNICA: DISCUSSÃO DAS COTAS ATRAVÉS DO DOCUMENTÁRIO ?RAÇA HUMANA?. In: I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, 2015, Santa Maria. I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas. Santa Maria: UFSM, Afirme, 2015. v. 1. p. http://w3.ufsm..

18.
FREITAS, F. M. ; MACHADO, G. E. ; LONDERO, J. V. ; AHMAD, L. A. S. . REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: INTERFERÊNCIAS SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE ALEGRETE/RS. In: VI Fórum Internacional de Pedagogia, 2014, Santa Maria. VI Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize, 2014. v. VI.

19.
MACHADO, G. E.; LONDERO, J. V. ; SILVA, M. ; PERGHER, C. J. . OUTRAS FORMAS DE EDUCAÇÃO EM DEBATE: VIVÊNCIAS A PARTIR DE LA EDUCACIÓN PROHIBIDA. In: IV ENCONTRO OUVINDO COISAS E III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: SONS DA VIDA, AUTOBIOGRAFANDO HISTÓRIAS, 2014, Santa Maria. IV ENCONTRO OUVINDO COISAS E III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: SONS DA VIDA, AUTOBIOGRAFANDO HISTÓRIAS. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014. v. 1. p. 210-217.

20.
MACHADO, G. E.; PERGHER, C. J. ; SILVA, M. ; SALBEGO, M. F. ; TONIOLO, J. M. S. A. . FORMAÇÃO CONTINUADA: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PARA (RE)PENSAR A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE UM CICLO ITINERANTE DE ESTUDOS. In: III ENCONTRO OUVINDO COISAS: IMAGENS DE 20 ANOS - IMAGINÁRIO, MEMÓRIA E FORMAÇÃO, 2013, Santa Maria. III ENCONTRO OUVINDO COISAS: IMAGENS DE 20 ANOS - IMAGINÁRIO, MEMÓRIA E FORMAÇÃO. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2013. v. 3. p. 98-104.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, V. M. F. ; MACHADO, G. E. . POLÍTICAS EDUCATIVAS E DIVERSIDADES: APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM A MEDIAÇÃO DA SÉTIMA ARTE. In: VIII Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas, 2018, Porto Alegre. VIII Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. ISBN 978-85-9489-132-7. Montevidéu: Associação de Universidades Grupo Montevidéu, 2018. v. VIII. p. 225-234.

2.
BRANDAO, J. B. ; MACHADO, G. E. ; SILVA, J. O. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MARCO LEGAL E INSTITUCIONAL. In: IX FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2017, Balneário Camboriú. Caderno I - Anais do IX FBEA. São Paulo: revista brasileira de educação ambiental, 2017. v. 12. p. 29-30.

3.
BRANDAO, J. B. ; MACHADO, G. E. ; MAZZARO, B. R. ; DAVID, R. M. R. ; OLIVEIRA, L. N. ; ANACLETO, K. A. M. . A CONSTRUÇÃO DE AGENDAS AMBIENTAIS POR MEIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO EM ESCOLAS DE ALEGRETE - RS. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS, 2016, Camboriú. 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS. Camboriú: FORPROEX, 2016. v. 34. p. 679-684.

4.
MACHADO, G. E.; MAZZARO, B. R. ; BRANDAO, J. B. ; ANACLETO, K. A. M. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS REFLEXIVOS DE PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE O TEMA. In: II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2016, Criciúma. Anais do II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação [recurso eletrônico] : políticas de formação nos países Ibero-Americanos. Criciúma: UNESC, 2016. v. 1. p. 1-5.

5.
SILVA, J. O. ; MACHADO, G. E. ; ZEN, H. ; BRANDAO, J. B. . DESAFIOS GERENCIAIS EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS. In: 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa, 2016. v. 8.

6.
MACHADO, G. E.. FITORREMEDIAÇÃO DO SOLO: PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS RURAIS. In: 35O ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE À SALA DE AULA: OS CAMINHOS DO EDUCADOR EM QUÍMICA, 2015, Porto Alegre. Anais do 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química. Lajeado: UNIVATES, 2015. v. 1.

7.
MACHADO, G. E.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO LÚDICO: APRENDIZAGENS ATRAVÉS DO JOGO SOBRE O AR ATMOSFÉRICO. In: 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química, 2015, Porto Alegre. Anais do 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química. LAJEADO: UNIVATES, 2015. v. 1.

8.
MACHADO, G. E.; TONIOLO, J. M. S. A. ; SILVA, M. ; PERGHER, C. J. . QUANDO SE TIRA O PAULO FREIRE DA ESTANTE. In: VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma pedagogia dos Direitos Humanos, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 8º Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma pedagogia dos Direitos Humanos. Bento Gonçalves: IFRS, 2015. v. 8.

9.
MACHADO, G. E.; FREITAS, F. M. ; LONDERO, J. V. ; FERRAO, L. V. . Poetizando a Química: abordagem do conteúdo de funções inorgânicas utilizando a poesia. In: 34º Encontro de debates sobre o ensino de Química, 2014, Santa Cruz do Sul. 34º Encontro de debates sobre o ensino de Química. Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2014. v. 34.

10.
FREITAS, F. M. ; MACHADO, G. E. ; LONDERO, J. V. . Prática Profissional Integrada: articulando práticas interdisciplinares na formação inicial. In: 34º Encontro de debates sobre o ensino de Química, 2014, Santa Cruz do Sul. 34º Encontro de debates sobre o ensino de Química. Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2014. v. 34.

11.
LONDERO, J. V. ; MACHADO, G. E. ; PERGHER, C. J. . Troca de saberes entre alunos em formação inicial e professores da rede pública de ensino da cidade de Manoel Viana. In: 34º Encontro de debates sobre o Ensino de Química, 2014, Santa Cruz do Sul. 34º Encontro de debates sobre o Ensino de Química. Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2014. v. 34.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. O. ; MACHADO, G. E. ; MAZZARO, B. R. ; BRANDAO, J. B. . PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL: PRODUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS. In: 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana: Universidade Federal do Pampa, 2016. v. 8.

2.
MACHADO, G. E.; SILVA, I. C. L. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS RURAIS ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES SOBRE AGROECOLOGIA. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2015, Alegrete. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Alegrete: Unipampa, 2015. v. 7. p. http://seer.uni-http://seer.uni.

3.
MACHADO, G. E.; LONDERO, J. V. ; SILVA, M. ; PERGHER, C. J. . FORMAÇÃO CONTINUADA: A PRÁTICA DE INVENTIVIDADE COMO FORMA DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS REFLEXÕES E DEBATES SOBRE A DOCÊNCIA DURANTE UM CICLO ITINERANTE DE ESTUDOS. In: V Mostra de Educação Profissional e Tecnológica, 2014, Santa Rosa. V Mostra de Educação Profissional e Tecnológica. Santa Maria: Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, 2014. v. V.

4.
LONDERO, J. V. ; MACHADO, G. E. ; PERGHER, C. J. . CONSIDERAÇÕES E APONTAMENTOS SOBRE A DOCÊNCIA EM UM PROJETO ITINERANTE DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. In: V Mostra de Educação Profissional e Tecnológica, 2014, Santa Rosa. V Mostra de Educação Profissional e Tecnológica. Santa Maria: Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, 2014. v. V.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E O CINEMA COMO DISPOSITIVO PARA DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO, ETNIA, E DIVERSIDADE SEXUAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, V. M. F. ; MACHADO, G. E. . POLÍTICAS EDUCATIVAS E DIVERSIDADES: APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM A MEDIAÇÃO DA SÉTIMA ARTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. ; OLIVEIRA, V. F. . As Narrativas (Auto) Biográficas Contribuindo Para A (Re)Significação Das Representações De Gênero Na Formação Docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MACHADO, G. E.. O cinema como mobilizador do debate sobre gênero, etnia e diversidade sexual no contexto da formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MACHADO, G. E.. Imaginário Social e Cinema: O olhar para as Discussões de Gênero, Etnia e Diversidade Sexual na Formação Docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PUJOL, M. S. ; MACHADO, G. E. ; OLIVEIRA, V. M. F. . DISCUSSÕES DE GÊNERO, ETNIA E DIVERSIDADE SEXUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO IMAGINÁRIO SOCIAL E CINEMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MACHADO, G. E.. Educação ambiental e a prática docente: importância e desafios da inserção do tema em escolas de Alegrete-RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MACHADO, G. E.; MAZZARO, B. R. ; BRANDAO, J. B. . Projeto escola responsável: ações de educação ambiental em escolas da cidade de Alegrete/RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
WYREPKOWSKI, C. C. ; ISLABAO, G. O. ; MACHADO, G. E. . Experiências e vivências dos profissionais egressos do curso de Licenciatura em Química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MACHADO, G. E.; SILVA, I. C. L. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS RURAIS ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES SOBRE AGROECOLOGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
MACHADO, G. E.. FITORREMEDIAÇÃO DO SOLO: PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS RURAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MACHADO, G. E.; VESTENA, N. P. ; FERRARI, J. . Educação ambiental através do lúdico: aprendizagens através do jogo o ar atmosférico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MACHADO, G. E.. QUANDO SE TIRA O PAULO FREIRE DA ESTANTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MACHADO, G. E.; PERGHER, C. J. ; TONIOLO, J. M. S. A. ; SILVA, M. . Formação Continuada: A prática de inventividade como forma de (re)significação das reflexões e debates sobre a docência durante um ciclo itinerante de estudos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MACHADO, G. E.; PERGHER, C. J. ; TONIOLO, J. M. S. A. ; SILVA, M. . FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESPAÇO DE VIVÊNCIAS E ENSINAMENTOS ENRE ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANOEL VIANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MACHADO, G. E.; FREITAS, F. M. ; LONDERO, J. V. . Poetizando a Química: abordagem do conteúdo de funções inorgânicas utilizando a poesia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FREITAS, F. M. ; MACHADO, G. E. ; LONDERO, J. V. ; SMOLARECK, R. D. . PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: ARTICULANDO PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
MACHADO, G. E.. Ciclo de estudos docentes: uma experiência de formação continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MACHADO, G. E.. Prática Pedagogica Integrada: uma proposta de pesquisa de dados de concursos públicos e reflexões sobre a formação docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
MACHADO, G. E.. Formação continuada: (Re) pensando a prática docente a partir do ciclo itinerante de estudos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MACHADO, G. E.; SALBEGO, M. F. ; SANTOS, M. B. ; TONIOLO, J. M. S. A. ; PERGHER, C. J. ; SILVA, M. . (Re)pensando fazeres e saberes docentes a partir da formação continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BRANDAO, J. B. ; MAZZARO, B. R. ; MACHADO, G. E. . GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICIALIRES. Santa Maria: Unidade de Apoio Pedagógico - CCR, 2016 (Informe Técnico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MACHADO, G. E.. VII Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (VII MEPT). 2016.

Trabalhos técnicos
1.
MACHADO, G. E.. Revista Scientia cum Industria E-ISSN 2318-5279. 2018.

2.
MACHADO, G. E.. Revista Tempos e Espaços em Educação. 2018.

3.
MACHADO, GABRIELLA. Revista Prisma LGBT. 2018.

4.
MACHADO, G. E.. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE). 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, G. E.; CHITOLINA, M. R. . MULHERES NA CIÊNCIA Elas são maioria na graduação e na pós-graduação. Ao longo da carreira, no entanto, se tornam minoria. Por quê?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, V. M. F. ; MACHADO, G. E. ; OLIVEIRA, V. F. . V Simpósio Internacional de Educação Sexual: saberes/trans/versais currículos identitários e pluridades de gênero. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. ; ANACLETO, K. A. M. . PRÁTICA AMBIENTAL COLETIVA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. . Projeto Escola Responsável. 2016; Tema: Educação Ambiental; Gestão Ambiental em Escolas.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACHADO, G. E.; KESSLER, C.. Participação em banca de Carmen Juliana Oliveira Salgado. A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronteiriça: convívio dos A língua fronte. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
MACHADO, G. E.; KESSLER, C.. Participação em banca de Dejanini Ribeiro Rodrigues. O aprendizado da sociologia e a participação de estudantes do ensino médio de Dom Pedrito /RS em movimentos sociais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
MACHADO, G. E.; KESSLER, C.. Participação em banca de Vanderléia Castilho Silveira Maia Souza. Jogos eletrônicos e videogame: ferramentas de ensino. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas.POLÍTICAS EDUCATIVAS E DIVERSIDADES: APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM A MEDIAÇÃO DA SÉTIMA ARTE. 2018. (Encontro).

2.
XII Reunião Científica da Regional Sul da Anped 􀈨Anped -Sul􀈩.FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E O CINEMA COMO DISPOSITIVO PARA DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO, ETNIA, E DIVERSIDADE SEXUAL. 2018. (Outra).

3.
37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (37º EDEQ): EDEQ - 37 anos: Rodas de Formação de Professores na Educação Química.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL. 2017. (Encontro).

4.
I Congresso internacional de memória e educação: Narrativas (Auto)biográficas. As Narrativas (Auto) Biográficas Contribuindo Para A (Re)Significação Das Representações De Gênero Na Formação Docente. 2017. (Congresso).

5.
II Seminário Integrador do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2017. (Seminário).

6.
5º Encontro Ouvindo Coisas. 2016. (Encontro).

7.
Seminário de encerramento do Projeto Escola Responsável. 2016. (Seminário).

8.
25º Seminário Estadual e 7º Interestadual de Alternativas à Cultura do Fumo. 2015. (Seminário).

9.
A escola Honório Lemes compartilhando saberes e experiências. 2015. (Seminário).

10.
Diálogos - Drogas no Âmbito Educacional: redução de danos. 2015. (Outra).

11.
Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química.FITORREMEDIAÇÃO DO SOLO: PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS RURAIS. 2015. (Encontro).

12.
II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e II seminário Acessibilidade. 2015. (Seminário).

13.
I Jornada Binacional de Agroecologia e II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. 2015. (Seminário).

14.
I Seminário de Políticas Públicas e Ações Afirmativas. 2015. (Seminário).

15.
Minicurso Desafios da vida acadêmica: Como turbinar meu desempenho na universidade 2ª Edição. 2015. (Outra).

16.
Processos e recursos comunicativos na interação com diferentes públicos: aulas, apresentações de trabalhos acadêmicos, conferências e workshops. 2015. (Outra).

17.
Sociologia do patronato rural: estratégias de reconversão e recomposição do campo do poder no Brasil. 2015. (Outra).

18.
VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma Pedagogia dos Direitos Humanos.QUANDO SE TIRA O PAULO FREIRE DA ESTANTE. 2015. (Seminário).

19.
VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS RURAIS ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES SOBRE AGROECOLOGIA. 2015. (Outra).

20.
VI Seminário Nacional de Formação de Professores - Cartografias da Educação Rural: perspectivas sobre a formação de professores. 2015. (Seminário).

21.
XII Encontro sobre Investigação na Escola: A potencialidade da escrita, da leitura e da interação dialógica na formação de professores. 2015. (Encontro).

22.
XVII Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire - educar com seriedade sim, mas com ALEGRIA!.Combustão de curiosidade: a experimentação como instrumento para o diálogo nas aulas de Química. 2015. (Seminário).

23.
XXII Seminário de Educação Socioambiental. 2015. (Seminário).

24.
XXII Seminário de Educação Socioambiental sobre o consumo consciente e responsável. 2015. (Seminário).

25.
15º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura. 2014. (Seminário).

26.
34º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2014. (Encontro).

27.
II Ciclo itinerante de estudos: ressignificando saberes e fazeres docentes. 2014. (Outra).

28.
IV Mostra Científica e Tecnológica do IF Farroupilha - Câmpus Alegrete. 2014. (Seminário).

29.
V Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT). 2014. (Seminário).

30.
(Re) Pensando a Matemática por meio de atividades diferenciadas. 2013. (Outra).

31.
14º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura. 2013. (Seminário).

32.
III ENCONTRO OUVINDO COISAS: IMAGENS DE 20 ANOS - IMAGINÁRIO, MEMÓRIA E FORMAÇÃO.FORMAÇÃO CONTINUADA: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PARA (RE)PENSAR A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE UM CICLO ITINERANTE DE ESTUDOS. 2013. (Seminário).

33.
II Seminário das Licenciaturas, Congresso Institucional PIBID, Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão e Encontro de Professores de PROEJA do Instituto Federal Farroupilha. 2013. (Congresso).

34.
II Seminário das Licenciaturas, Congresso Institucional PIBID, Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão e Encontro de Professores de PROEJA do Instituto Federal Farroupilha. Prática Pedagógica Integrada: uma proposta de pesquisa de dados de concursos públicos e reflexão sobre a formação docente. 2013. (Congresso).

35.
IV Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT) do Instituto Federal Farroupilha.(RE)construindo saberes e aprendizados: reflexões de licenciados e docentes a partir dos ciclos de estudos. 2013. (Seminário).

36.
Sustentabilidade, um valor para a nova geração:orientações para o professor do ensino fundamental. 2013. (Outra).

37.
Curso de Bioenergia - Programa de Educação Continuada do Portal Educação. 2012. (Outra).

38.
12º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura. 2011. (Seminário).

39.
I Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciaturas do IFFarroupilha- Campus Alegrete. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, V. M. F. ; MACHADO, G. E. ; SILVA, M. ; MIORANDO, T. M. ; SILVA, M. ; DEBUS, I. S. ; RECH, I. ; CANTON, F. R. . 5º Encontro Ouvindo Coisas. 2016. (Outro).

2.
MACHADO, G. E.; SILVA, B. R. ; SILVA, I. C. L. ; WIZNIEWSKY, J. G. ; TOMAZI, T. G. ; BARTH, V. J. . Afinal o que é Agroecologia?. 2015. (Outro).

3.
MACHADO, G. E.; SILVA, I. C. L. ; SILVEIRA, P. R. C. . I Encontro d@s Promotores da Agricultura Ecológica da Região Centro - RS. 2015. (Outro).

4.
MACHADO, G. E.; FERRARI, J. ; VESTENA, N. P. ; FOLMER, I. ; MERCK, A. M. T. ; LOVATO, M. . I ENCONTRO DE SABERES E DIÁLOGOS AMBIENTAIS NA UFSM. 2015. (Outro).

5.
MACHADO, G. E.; WEBER, G. R. ; WIZNIEWSKY, J. G. ; TOMAZI, T. G. ; SILVA, A. A. K. . Afinal o que é Agroecologia? ? Parte II. 2015. (Outro).

6.
MACHADO, G. E.. III Encontro Ouvindo Coisas: Imagens de 20 anos: imaginário, memória e formação. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2015MACHADO, G. E.; VESTENA, N. P. ; SILVEIRA, D. D. . Proposta de Sensibilização para o Meio Ambiente: Através da Elaboração de Alternativas de (Re)utilizacão da Água da Chuva no Colégio Politécnico de Santa Maria - RS. Scientia Cum Industria, v. 3, p. http://www.ucs., 2015.

2.
BRANDAO, J. B.2016BRANDAO, J. B. ; MACHADO, G. E. . PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Educação Ambiental em Ação, v. XV, p. http://www.revi, 2016.

3.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2016MACHADO, G. E.; VESTENA, N. P. ; FOLMER, I. . (RE)USO DA ÁGUA DA CHUVA: EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO POLITÉCNICO DE SANTA MARIA (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 11, p. http://www.sbec-18, 2016.

4.
MACHADO, G. E.;MACHADO, GABRIELLA;MACHADO, GABRIELLA ELDERETI2017 MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. . Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas. ISSN 1517-1256. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 34, p. 72-91, 2017.

5.
BRANDÃO, JANAÍNA2018 BRANDÃO, JANAÍNA ; MACHADO, GABRIELLA . OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DO TEMA NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DOCENTE. REVISTA CIÊNCIA & DESENVOLVIMENTO, v. 11, p. 482-494, 2018.

6.
OLIVEIRA, VALESKA MARIA FORTES DE2018OLIVEIRA, VALESKA MARIA FORTES DE ; MACHADO, GABRIELLA ELDERETI . O olhar do imaginário social sobre as representações de gênero permeadas pela pesquisa autobiográfica. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE, v. 10, p. 124-136, 2018.


Livros e capítulos
1.
MACHADO, G. E.. Trocas de saberes e vivências entre academia e escola através do estágio de licenciatura em química. In: Sílvia Maria de Oliveira Pavão; Bruna Pereira Alves Fiorin; Ana Cláudia Pavão Siluk; Fabiane Vanessa Breitenbach. (Org.). Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade. 1ed.Santa Maria: UFSM, 2015, v. 1, p. 321-330.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACHADO, GABRIELLA; OLIVEIRA, V. M. F. . Gênero e temas LGBTTT problematizados na formação de professores(as) através do cinema. Revista Prisma LGBT, Santa Maria, p. 46 - 48, 01 out. 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, G. E.. Ciclo de estudos docentes: uma experiência de formação continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MACHADO, G. E.. Prática Pedagogica Integrada: uma proposta de pesquisa de dados de concursos públicos e reflexões sobre a formação docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MACHADO, G. E.. Formação continuada: (Re) pensando a prática docente a partir do ciclo itinerante de estudos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MACHADO, G. E.; SALBEGO, M. F. ; SANTOS, M. B. ; TONIOLO, J. M. S. A. ; PERGHER, C. J. ; SILVA, M. . (Re)pensando fazeres e saberes docentes a partir da formação continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MACHADO, G. E.. QUANDO SE TIRA O PAULO FREIRE DA ESTANTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MACHADO, G. E.; PERGHER, C. J. ; TONIOLO, J. M. S. A. ; SILVA, M. . Formação Continuada: A prática de inventividade como forma de (re)significação das reflexões e debates sobre a docência durante um ciclo itinerante de estudos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MACHADO, G. E.; PERGHER, C. J. ; TONIOLO, J. M. S. A. ; SILVA, M. . FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESPAÇO DE VIVÊNCIAS E ENSINAMENTOS ENRE ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MANOEL VIANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MACHADO, G. E.; FREITAS, F. M. ; LONDERO, J. V. . Poetizando a Química: abordagem do conteúdo de funções inorgânicas utilizando a poesia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FREITAS, F. M. ; MACHADO, G. E. ; LONDERO, J. V. ; SMOLARECK, R. D. . PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: ARTICULANDO PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MACHADO, G. E.; SILVA, I. C. L. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS RURAIS ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES SOBRE AGROECOLOGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MACHADO, G. E.. FITORREMEDIAÇÃO DO SOLO: PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS RURAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MACHADO, G. E.; VESTENA, N. P. ; FERRARI, J. . Educação ambiental através do lúdico: aprendizagens através do jogo o ar atmosférico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MACHADO, G. E.. Educação ambiental e a prática docente: importância e desafios da inserção do tema em escolas de Alegrete-RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MACHADO, G. E.; MAZZARO, B. R. ; BRANDAO, J. B. . Projeto escola responsável: ações de educação ambiental em escolas da cidade de Alegrete/RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. ; OLIVEIRA, V. F. . As Narrativas (Auto) Biográficas Contribuindo Para A (Re)Significação Das Representações De Gênero Na Formação Docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MACHADO, G. E.. O cinema como mobilizador do debate sobre gênero, etnia e diversidade sexual no contexto da formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MACHADO, G. E.. Imaginário Social e Cinema: O olhar para as Discussões de Gênero, Etnia e Diversidade Sexual na Formação Docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
PUJOL, M. S. ; MACHADO, G. E. ; OLIVEIRA, V. M. F. . DISCUSSÕES DE GÊNERO, ETNIA E DIVERSIDADE SEXUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DO IMAGINÁRIO SOCIAL E CINEMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MACHADO, G. E.; OLIVEIRA, V. M. F. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E O CINEMA COMO DISPOSITIVO PARA DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO, ETNIA, E DIVERSIDADE SEXUAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
OLIVEIRA, V. M. F. ; MACHADO, G. E. . POLÍTICAS EDUCATIVAS E DIVERSIDADES: APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM A MEDIAÇÃO DA SÉTIMA ARTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, V. M. F. ; MACHADO, G. E. ; OLIVEIRA, V. F. . V Simpósio Internacional de Educação Sexual: saberes/trans/versais currículos identitários e pluridades de gênero. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. ; ANACLETO, K. A. M. . PRÁTICA AMBIENTAL COLETIVA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, G. E.; SILVA, I. C. L. ; SILVEIRA, P. R. C. . I Encontro d@s Promotores da Agricultura Ecológica da Região Centro - RS. 2015. (Outro).

2.
MACHADO, G. E.; WEBER, G. R. ; WIZNIEWSKY, J. G. ; TOMAZI, T. G. ; SILVA, A. A. K. . Afinal o que é Agroecologia? ? Parte II. 2015. (Outro).

3.
OLIVEIRA, V. M. F. ; MACHADO, G. E. ; SILVA, M. ; MIORANDO, T. M. ; SILVA, M. ; DEBUS, I. S. ; RECH, I. ; CANTON, F. R. . 5º Encontro Ouvindo Coisas. 2016. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MACHADO, G. E.; BRANDAO, J. B. . Projeto Escola Responsável. 2016; Tema: Educação Ambiental; Gestão Ambiental em Escolas.. (Rede social).



Outras informações relevantes


Atuou no Programa Mais Educação em 2013, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ecilda Alves Paim (Alegrete/RS), desempenhando atividades como docente em Oficina de Ciências e Robótica para alunos do ensino fundamental durante 1 ano. Fundadora do Diretório Acadêmico do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFar - Campus Alegrete, atuando na direção e coordenação de eventos e divulgação do curso. 
Atuou na comissão administrativa da Associação dos Pós-Graduandos (APG) da UFSM, Gestão 2015/2016.
Participou da Comissão Pré-Estatuinte, construindo a metodologia utilizada no processo Estatuinte da UFSM, que (re)formula o Estatuto da Universidade. 
Participou do Grupo de Estudo e pesquisa Feministas (UFSM); do Grupo de Estudos em Políticas e Gestão Educacional (IFar - Campus Alegrete). Participa do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial do Pampa (IFar - Campus Alegrete); do Grupo de Agroecologia Terra Sul (UFSM). Participa e atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS (UFSM). 
Atuou como representante discente da Linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional (LP1) na Comissão Colegiada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, no período de novembro de 2016 à novembro de 2017. 
Atua na Coordenação Geral da Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFSM, Gestão 2017/2018.

Aprovada no Concurso do Magistério do Município de Santa Maria, realizado no ano de 2017, para o cargo de docente de Ciências. 

Número ORCID: 0000-0001-5908-4753, ORCID iD https://orcid.org/0000-0001-5908-4753



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:42:26