Diana Terezinha Amaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3253651396438840
  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus Bragança Paulista, e aluna do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional na Universidade Estadual de Campinas. A partir de sua experiência como professora de educação básica, dedica-se ao estudo da matemática voltada para o ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diana Terezinha Amaro
Nome em citações bibliográficas
AMARO, D. T.

Endereço


Endereço Profissional
IFSP - Campus Bragança Paulista.
Avenida Francisco Samuel Lucchesi, 770
Penha
12929600 - Bragança Paulista, SP - Brasil
Telefone: (011) 40358110
URL da Homepage: http://bra.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Mestrado profissional em Mestrado Profissional -Matemática em Rede Nacional.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos Conjuntos Numéricos no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Henrique N. Sá Earp.
Palavras-chave: Geometria; Axiomas de Hilbert; Conjunto dos Números Reais; Reta real.
2010 - 2014
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2015 - 2015
Autocapacitação em serviço. (Carga horária: 36h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2015 - 2015
Integração e Ambientação. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Extensão para Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Extensão para Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico,Técnico e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica como aluna do curso de Licenciatura em Matemática da Unicamp. O projeto de título "Geometrias e Isometrias: dos postulados de Hilbert ao plano hiperbólico" foi orientado pelo Prof. Dr. Henrique Nogueira de Sá Earp.


Escola Estadual Coronel João Ernesto Figueiredo, E.E. CEL. J.E.F, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica I - categoria V



Projetos de extensão


2018 - Atual
Matemática Olímpica: promovendo inclusão social e a melhora no entendimento da matemática
Descrição: O bom desempenho em olimpíadas de matemática, tais como a Olimpíada Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Paulista de Matemática, Olimpíada de Matemática da UNICAMP, entre outras, transforma a realidade de um aluno da escola pública. Estas competições visam não só o resgate do interesse pela Matemática, mas também detectar talentos e garantir que estes possam prosseguir seus estudos e, por consequência, alcançar uma melhora em sua condição social. Acreditando que as olimpíadas de matemática promovem a inclusão social e ainda contribuem na melhora do processo ensino-aprendizagem desta disciplina na educação básica, o Projeto oferecerá aos participantes um estudo mais aprofundado dos conteúdos matemáticos a partir da discussão de problemas olímpicos, auxiliando na superação de defasagens anteriores, divulgando estas competições científicas e suas oportunidades, incentivando a participação das escolas e de seus estudantes e preparando-os para estas avaliações. Tendo em vista a dificuldade de locomoção dos estudantes da educação básica, o Projeto oferecerá aulas independentes em diversos horários de segunda a sábado tanto nas dependências do Campus quanto nas escolas E.E. ?Cásper Líbero?e E.E.?Ismael Aguiar Leme? (ambas em Bragança Paulista) e EMEF ?Vicente Camargo Fonseca? (localizada em Joanópolis), abordando tópicos de Teoria dos Números, Geometria, Análise Combinatória e Álgebra..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Diana Terezinha Amaro - Coordenador / Denis Rafael Nacbar - Integrante / José Galhardo Leite de Moraes - Integrante / Karina Maretti Strangueto - Integrante.
2016 - 2017
Aprofundamento em conteúdos de Matemática para alunos do ensino médio: apoio, incentivo e motivação extraclasse para alunos que almejam sucesso na OBMEP e ENEM
Descrição: As oportunidades advindas do bom desempenho na OBMEP e no ENEM podem transformar a realidade de um aluno da escola pública. Estas avaliações visam não só o resgaste do interesse pela Matemática, mas também detectar talentos e garantir a estes a continuidade de seus estudos e, por consequência, uma melhor condição social. Por este motivo, o Projeto visa oferecer aos participantes um estudo mais aprofundado dos conteúdos matemáticos, de modo a melhor prepara-los para tais avaliações. Tendo em vista as diferentes disponibilidades dos participantes, o projeto oferecerá suas aulas independentes em diversos horários de segunda a sábado, nos quais tópicos de Teoria dos Números, Geometria, Análise Combinatória e Álgebra serão discutidos. As atividades propostas levam em conta a dificuldade com relação à Matemática que muitos alunos apresentam e a diversidade dos sistemas de ensino de origem dos participantes. Este projeto atende alunos tanto do IFSP Campus Bragança Paulista quanto alunos de escolas públicas da região de Bragança Paulista..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Viveiro de Talentos
Descrição: O Viveiro de Talentos tem como objetivo geral auxiliar os alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia e demais interessados no planejamento de uma carreira, no conhecimento do mercado por meio de diálogos com profissionais de mercado e na preparação para processos seletivos. O programa apresenta como propostas: - auxiliar a comunidade acadêmica e interessados na organização do currículo profissional VITAE; - auxiliar a comunidade acadêmica e interessados na formalização de um planejamento de carreiras; - realizar formação complementar na preparação de alunos que passarão por processo seletivo em empresas; - trazer informações do mercado de trabalho da região; - orientação profissional para escolha da carreira; - incentivar o empreendedorismo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Prêmios e títulos


2016
1º lugar entre os projetos avaliados da área "Ciências exatas e Engenharia" na VI BRAGANTEC - Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Bragança Paulista.
2016
1º lugar na classificação geral dos projetos avaliados na VI BRAGANTEC - Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Bragança Paulista.
2016
Certificado de habilitação no Programa OBMEP na Escola, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.
2008
Menção honrosa pelo desempenho entre alunos provenientes de escolas públicas do estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Física de 2008, Sociedade Brasileira de Física.
2008
1º Lugar em Prosa (categoria de 16 a 17 anos) no Primeiro Concurso Externo da ASES Jovem de Bragança Paulista, Associação de Jovens Escritores de Bragança Paulista (ASES Jovem).


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
AMARO, D. T.; MORAES, J. G. . De Euclides a Da Vinci: a razão áurea. In: Rubens Pantano Filho; Emília Amaral. (Org.). O Renascimento em uma perspectiva interdisciplinar. 01ed.Curitiba: Editora Prismas Ltda., 2018, v. 01, p. 311-327.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARO, D. T.; HASS, R. ; PESSOA, F. P. . Educadores, ainda podemos fazer a diferença. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindoia. Anais [do] 2. Congresso Nacional de Professores [e] 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores. Botucatu: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARO, D. T.; MORAES, J. G. . De Euclides a Da Vinci: a razão áurea. In: 6ª Semana de Matemática e Educação Matemática - Campus Bragança Paulista, 2017, Bragança Paulista. SEMAT - Semana de Matemática e Educação Matemática Campus Bragança Paulista, 2017.

2.
SANDRINI, G. A. ; SOUZA, V. B. ; PINTO, L. G. ; AMARO, D. T. . Proporção áurea: a Matemática por detrás do belo. In: 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, 2017, São Paulo. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. São Paulo: EPUSP, 2017. p. 1-451.

3.
AMARO, D. T.; EARP, H. N. . Geometrias e Isometrias: dos Postulados de Hilbert ao plano hiperbólico. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2014, Campinas. Caderno de resumos do XXII Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 22 a 24 de outubro de 2014. Campinas: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
EARP, H. N. ; AMARO, D. T. . Workshop for teachers: Metodologias de Análise Horizontal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
AMARO, D. T.; EARP, H. N. . Geometrias e Isometrias: dos postulados de Hilbert ao plano hiperbólico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AMARO, D. T.. Avaliação de trabalhos científicos na VII BRAGANTEC (IFSP Campus Bragança Paulista). 2017.

2.
AMARO, D. T.. Avaliação de trabalhos científicos na IV BRAGANTEC (IFSP Campus Bragança Paulista). 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE. Proporção áurea: a Matemática por detrás do belo. 2017. (Feira).

2.
1ª Semana do Professor de Matemática - IMECC/UNICAMP.Material didático. 2017. (Outra).

3.
1ª Semana do Professor de Matemática - IMECC/UNICAMP.Mesa redonda - Profissão Professor. 2017. (Outra).

4.
Encontro com Professores do Ensino Médio. 2017. (Encontro).

5.
II International Conference on Mathematics Textbook Research and Development. Workshop for teachers: Metodologias de Análise Horizontal. 2017. (Congresso).

6.
II Semana da Diversidade - Para pensar a diferença.Mesa redonda - Mulheres nas Exatas e Tecnologia. 2017. (Outra).

7.
1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão. Aprofundamento em conteúdos de matemática para alunos do ensino médio: apoio, incentivo e motivação. 2016. (Exposição).

8.
Oficina de Matemática - Comissão Organizadora da Olimpíada de Matemática da Unicamp. 2016. (Oficina).

9.
VI BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. Pipa tetraédrica: Graham Bell vs. Simon Newcomb. 2016. (Feira).

10.
VI BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. Proporção áurea: a Matemática por detrás do belo. 2016. (Feira).

11.
VI BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. Séries, sequências e limites: uma abordagem voltada ao Ensino Médio. 2016. (Feira).

12.
Oficina de Inverno de Matemática - Comissão Organizadora da Olimpíada de Matemática da Unicamp. 2015. (Oficina).

13.
V BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. Oficina: Matemática Financeira. 2015. (Feira).

14.
V BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. A reta curva e o triângulo com mais de 180º. 2015. (Feira).

15.
V BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. As diferentes demonstrações do teorema de Pitágoras. 2015. (Feira).

16.
V BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. Matemática e música: uma sintonia. 2015. (Feira).

17.
V BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. Oficina: Paradoxos e Falácias. 2015. (Feira).

18.
V BRAGANTEC - Feira de Ciências e Tecnologia do IFSP. Séries infinitas e fatos matemáticos curiosos. 2015. (Feira).

19.
XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Geometrias e Isometrias: dos postulados de Hilbert ao plano hiperbólico. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Paula Sandoli. Monitoria para as discipinas de Matemática e Física. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

2.
Gabriel A. Sandrini; Luís G. Pinto; Vinícius B. de Souza.. Proporção áurea: a Matemática por detrás do belo. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Eletroeletrônica) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

3.
Eliézer Taffuri Rosa. Séries, sequências e limites: uma abordagem voltada ao Ensino Médio. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Eletroeletrônica) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

4.
Enzo H. de Próspero; William M. Yoshida; Marcos H. Castilha. Pipa tetraédrica: Graham Bell vs. Simon Newcomb. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

5.
Samuel Batista de Souza. Monitoria de Matemática. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Eletroeletrônica) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

6.
Alicia Sciolla Aranda. Monitoria para as discipinas de Matemática e Física. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

7.
Daniella Lúmara Mendes de Oliveira. Matemática e Música: uma sintonia. 2015. Orientação de outra natureza - IFSP - Campus Bragança Paulista. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

8.
Lhwan Philippe Silva. A reta curva e o triângulo com mais de 180º: A Geometria que não aprendemos na escola. 2015. Orientação de outra natureza - IFSP - Campus Bragança Paulista. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

9.
Alicia Sciolla Aranda. As diferentes demonstrações do teorema de Pitágoras. 2015. Orientação de outra natureza - IFSP - Campus Bragança Paulista. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

10.
Eliezer Taffuri Rosa. Séries Infinitas e Fatos Matemáticos Curiosos. 2015. Orientação de outra natureza - IFSP - Campus Bragança Paulista. Orientador: Diana Terezinha Amaro.

11.
Daniella Lúmara Mendes de Oliveira. Bolsa de ensino de Matemática. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Mecânica) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Diana Terezinha Amaro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:33:57