Adriana da Silva Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7682207699768076
  • Última atualização do currículo em 01/02/2017


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2012). É especialista em Linguagens e Culturas na Amazônia pela Universidade Federal do Pará. É mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia também pela Universidade Federal do Pará. Desenvolve pesquisas na área de Literatura Portuguesa, Religiosidade, Discurso, Cultura Popular e erudita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana da Silva Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, A. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Corpus Christi na Bula Transiturus de Hoc Mundo: a relação entre o sagrado e o profano e sua tradução cultural nas imagens dos tapetes da procissão em Capanema-PA,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Roberta Alexandrina da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2014
Especialização em Linguagens e Culturas na Amazônia. (Carga Horária: 260h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Tradução Cultural no contexto da celebração de Corpus Christi em Capanema-Pa: o sagrado e o profano.
Orientador: Alessandra Fabrícia Conde da Silva.
2008 - 2012
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Motivo do Cervo e da Besta Ladrador em A demanda do santo graal.
Orientador: Alessandra Fabrícia Conde da Silva.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo.
Descrição: O VIVARIUM - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo - foi fundado em 2009 para a integração e promoção de pesquisas acadêmicas sobre a História da Antiguidade Tardia e da Idade Média Ocidental. Inicialmente sediado na Universidade Federal do Mato Grosso, foi constituído pela reunião de professores, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior. Desde sua criação, o VIVARIUM tem contribuído para a ampliação dos estudos medievais, através de atuações pioneiras no estado de Mato Grosso. O laboratório tem se notabilizado como espaço de promoção do diálogo acadêmico e de divulgação da recente produção especializada. Entre suas principais atividades encontramos cursos de extensão regularmente ofertados para turmas de graduação e o público em geral: Igreja e Poder no Medievo (UFMT, 2009); a Idade Média e Cinema (UFMT, 2010); O Cristianismo nos Tempos Apostólicos (UFMT, 2012); Uma História dos Papas: o passado e as mitologias políticas (UFMT, 2013) e A Idade Média de Mario Monicelli: a saga de Brancaleone (UFS 2013) e As Faces do Jesus Histórico (UFMT, 2013). Sob os mesmos propósitos, seus integrantes têm promovido importantes eventos internacionais (como as duas edições do Colóquio Internacional Territórios e Fronteiras realizadas em 2010 e 2011, versadas sobre as temáticas Territórios e Identidades no mundo medieval e A Idade Média entre a História e a Literatura ? ambas na UFMT), congressos acadêmicos (como I Encontro Regional da ABREM-Centro Oeste, em 2010), um permanente Ciclo de Palestras, que conta com a participação de medievalistas brasileiros todos os anos; além de pesquisas nos mais diversos âmbitos universitários, desde a Iniciação Científica ao Doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Adriana da Silva Lopes - Integrante / Roberta Alexandrina da Silva - Coordenador / Aldilene Lopes de Morais - Integrante / Douglas Mota Xavier de Lima - Integrante.
2013 - 2015
Implantação dos Estudos clássicos no estado do Pará: Estudos sobre Gênero, discursos, religiosidade e usos e costumes do passado na Antiguidade Clássica até a Tardia (IV a.C. à IV d.C.)
Descrição: O presente grupo de pesquisa, primeiramente, visa criar condições de possibilidade para a realização de núcleo de pesquisa que se centre numa história comparada das relações discursivas, atrelando discursos advindos da Antiguidade Clássica e da Tardia. Se faz uma análise crítica acerca das formas de religiosidades que se situaram entre o IV a.c até o IV d.C., com o intuito de vislumbrar tanto a cultura greco-romana quanto a judaica, tendo a possibilidade de debater como emergiu o movimento cristão depois do I século d.C. Portanto, outro viés do deste projeto de Implantação de Estudos Clássicos e de Antiguidade Tardia, se insere no debate que envolve o cristianismo primitivo e sua multiplicidade, amparado na complexidade de documentos canônicos e não canônicos produzidos durante os três primeiros séculos. Como tema transversal, também, se debate questões envolvendo gênero numa análise comparativa das relações de gênero, das problematizações da sexualidade e dos diferentes modos de constituição da subjetividade, na Antiguidade clássica e na Idade Média. Tendo por horizonte essas problematizações, o projeto visa mostrar como no interior de nossa própria tradição histórica, podem-se encontrar diferentes modos de constituição da subjetividade, diferentes sexualidades, religiosidades e outras experiências das relações do gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Adriana da Silva Lopes - Integrante / Roberta Alexandrina da Silva - Coordenador / Cássio Mônaco da Silva Watanabe - Integrante / Rosana Brito da Cruz - Integrante / Aldilene Lopes de Morais - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, A. S.2016LOPES, A. S.. Discussões metodológicas sobre o trabalho de campo: relato da pesquisa sobre o corpus christi em Capanema-Pa. A palavrada, v. 9, p. http://revistaa, 2016.

2.
LOPES, A. S.2016LOPES, A. S.. Fé e religiosidade amazônica: a presença do profano na festa de Corpus Christi em Capanema-PA. Revista Prâksis, v. 2, p. 2-171, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, A. S.. ENTRE O PROFANO E O SAGRADO: O DILEMA DA SANTIDADE. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontinele de Alencar;Fernando Alves da Silva Júnior. (Org.). Inclusão e preservação de saberes para o bom viver. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2015, v. 1, p. 183-196.

2.
LOPES, A. S.. O Motivo da Besta Ladrador N'a Demanda do Santo Graal. In: Cristina Caldas; José Guilherme Fernandes, Larissa Alencar; Fernando Alves.. (Org.). Mídias e Mediações Culturais. 1ed.Recife: Pipa, 2014, v. 1, p. 161-175.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, A. S.. O MOTIVO DA BESTA LADRADOR N?A DEMANDA DO SANTO GRAAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, A. S.. O motivo do cervo da besta ladrador n'Demanda do Santo Graal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LOPES, A. S.; Aldilene Lopes . Uma Leitura Alegórica em 'O Mandarim'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOPES, A. S.. O amor, a traição e a passionalidade no conto'A Cartomante' de Machado de Assis e na obra 'Otelo, o mouro de Veneza' de Willian Shakespeare. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, A. S.. O motivo do Cervo em A Demanda do Santo Graal e nas Cantigas de amor de Vidal, Judeu d'Elvas. Assis, SP: Unesp, 2011 (Resumo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, A. S.. Participação em banca de Rubenilson Ribeiro Gonçalves.O professor e sua formação diante da educação inclusiva na Escola Elmiro Manoel de Carvalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan América.

2.
LOPES, A. S.. Participação em banca de Ynaiá Alves Guimarães.Letramento no 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Bom Futuro no Município de Viseu-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan América.

3.
LOPES, A. S.. Participação em banca de José Nelci Lima Barroso.A educação inclusiva no 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Profª Maria Albuquerque Lima. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan América.

4.
LOPES, A. S.. Participação em banca de Maria Rosileude Cardoso Ramos.Aprender brincando: o lúdico na aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan América.

5.
LOPES, A. S.. Participação em banca de Vera Lúcia Melo Leão.Gestão democrática na Escola Pastor Josias Camelo no Município de Viseu-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan América.

6.
LOPES, A. S.. Participação em banca de Manoel Guimarães Filho.Um olhar sobre o bullying em quatro escolas do Município de Viseu-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan América.

7.
LOPES, A. S.. Participação em banca de Dhemison Maico da Silva Melo.O Pleno pedagogo e suas habilitações para a educação em Viseu-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan América.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
As contribuições do Cristianismo em meio à atual crise socioeconômica e política - uma perspectiva ecumênica.. 2016. (Outra).

2.
Já se passaram 52 anos - o Golpe Civil Militar de 1964 e Resistência Democrática: um relato por suas vozes. 2016. (Outra).

3.
Simpósio História Viva do Brasil: 50 anos de contribuições de Emília Viotti da Costa à historiografia brasileira. 2016. (Simpósio).

4.
História da Política Externa do Brasil. 2015. (Outra).

5.
Militares e Militância - uma relação dialeticamente conflituosa. 2015. (Outra).

6.
Mini-curso de Metodologia Científica.Metodologia Científica. 2015. (Outra).

7.
XV Encontro Paraense dos estudantes de letras.TERMINOLOGIA E LÉXICO DE ESPECIALIDADE NA LINGUAGEM DA FAMÍLIA MENDONÇA. 2015. (Encontro).

8.
I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. DE ANJO A VILÃO: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO RELIGIOSO SOBRE O DIABO NO OCIDENTE. 2014. (Congresso).

9.
I Seminário Tradução e Interculturalidade.Entre o Sagrado e o Profano: O Dilema da Santidade. 2014. (Seminário).

10.
IX Encontro Regional de História.O cervo em A demanda do santo graal: semelhanças com Jesus Cristo e sua presença na literatura medieval. 2014. (Encontro).

11.
Minicurso Crônicas Manauaras: Para além dos afetos jornalísticos. 2014. (Outra).

12.
Oficina de produção de projetos de pesquisa: Tradução Cultural, Memórias e Saberes Interculturais. 2014. (Oficina).

13.
Oficina de produção de projetos de pesquisa: Tradução Cultural, Memórias e Saberes Interculturais.Tradução Cultural no contexto da celebração do Corpus Christi em Capanema-Pa. 2014. (Oficina).

14.
Pré-Seminário do I Seminário Tradução e Interculturalidade. 2014. (Outra).

15.
Quartas de pesquisa. 2014. (Outra).

16.
II colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia. 2013. (Outra).

17.
II Simpósio Nacional em Linguagens e Saberes na Amazônia.O motivo da Besta Ladrador n'a Demanda do Santo Graal. 2013. (Simpósio).

18.
I Encontro de História Antiga e Medieval.O Motivo do Cervo e da Besta Ladrador em A demanda do santo graal. 2011. (Encontro).

19.
XIV Encontro Paraense dos estudantes de Letras. 2011. (Encontro).

20.
XIV EPEL.Uma Leitura Alegórica em O Mandarim. 2011. (Encontro).

21.
Aprendizagem de humanidade: imagem e anti-imagem da Alemanha em Hobsbawm e Guimarães Rosa. 2010. (Oficina).

22.
I Ciclo de Leituras para o Vestibular. 2010. (Seminário).

23.
III Colóquio Rosiano: Grandes Veredas de Rosa e Medeiros. 2010. (Outra).

24.
O amor na literatura - William Shakespeare.O amor na literatura - William Shakespeare. 2010. (Outra).

25.
O Mercado e a Revolução científica Galileana. 2010. (Outra).

26.
administração de pequenas empresas. 2009. (Oficina).

27.
Diálogos interdisciplinares com o audiovisual. 2009. (Seminário).

28.
Do Monumento à intervenção urbana: reflexões sobre a arte pública na Belém atual. 2009. (Outra).

29.
I Conferência Municipal de Educação do município de Capanema. 2009. (Outra).

30.
II colóquio Rosiano: Guimarães Rosa e outras Leituras. 2009. (Outra).

31.
I seminário Interno Umápe: a dêixis espacial em línguas indígenas amazônicas. 2009. (Seminário).

32.
I colóquio Rosiano. 2008. (Outra).

33.
III Ciclo de Seminários Diálogo com o Cinema. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, A. S.. I Seminário Tradução e Interculturalidade. 2014. (Congresso).

2.
LOPES, A. S.. Oficina de produção de projetos de pesquisa: Tradução Cultural, Memórias e Saberes Interculturais. 2014. (Outro).

3.
Morais, Aldilene ; LOPES, A. S. . II SLINS- Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes na Amazônia. 2013. (Congresso).

4.
LOPES, A. S.. I Ciclo de leituras para o vestibular. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 17:02:15