Cíntia Maria Gomes Murta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5993482249864845
  • Última atualização do currículo em 28/06/2018


Jornalista, docente e pesquisadora. Mestra em Imagem e Som (PPGIS), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bacharela em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Comunicacionais (GPEC) certificado pelo CNPq, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi bolsista CAPES (2014-2015). Possui experiência como docente no Curso de Publicidade e Propaganda, da PUC Minas, campus Poços de Caldas. Atuais interesses de pesquisa: Experiência Estética, Produção narrativa seriada, Narrativas Transmídia, Convergência de Mídia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cíntia Maria Gomes Murta
Nome em citações bibliográficas
MURTA, C. M. G.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas - Campus Poços de Caldas.
Avenida Padre Cletus Francis Cox - até 204/205
Country Club
37701355 - Poços de Caldas, MG - Brasil
Telefone: (35) 37299200


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Imagem e Som.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Um estudo sobre Podcasteros de Game of Thrones,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Prof. Dr. João Carlos Massarolo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Podcasting; Cultura participativa;; Produção Fã;; Convergência midiática; Game of Thrones.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Audiovisual.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisa.
2005 - 2009
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: De:Para - Um estudo sobre o documentário brasileiro contemporâneo.
Orientador: André Guimarães Brasil.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Universitário de Aplicação - Universidade Federal de Viçosa, COLUNI - UFV, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Efeitos Especiais Essential - After Effects CS6. (Carga horária: 30h).
Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana, FESTIVAL, Brasil.
2012 - 2012
Oficina O som e o foco. (Carga horária: 26h).
Festival de Inverno Mariana e Ouro Preto, FI, Brasil.
2010 - 2010
Economia para Jornalistas. (Carga horária: 20h).
Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
2009 - 2009
Processo de Comunicação e Comunicação Institucio. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência: Direção I

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

06/2014 - 12/2014
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Imagem e Som I .

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de audiovisual, Carga horária: 20
Outras informações
Técnica responsável pelo Laboratório de Áudio do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas.

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

08/2017 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Audiovisual
Convergência de Mídias
Estética e Comunicação
Projeto Experimental II
Projeto Experimental III
Teorias da Imagem
02/2017 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e Vídeo
Convergência de Mídias
Estética e Comunicação
Projeto Experimental II
Projeto Experimental III
Teorias da Imagem
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

02/2018 - 06/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Contemporaneidade
Audiovisual
Estética e Comunicação
Teorias da Imagem
Projeto Experimental I, II e III
08/2016 - 12/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e Vídeo
Estética e Comunicação
Projeto Experimental III
Teorias da Imagem

Laboratório de Áudio da PUC São Gabriel, LABÁUDIO SG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades exercidas: Produção e edição de programas para a Rádio Online da PUC/Minas. Edição de trabalhos acadêmicos. Produção de projetos experimentais de rotina para o aperfeiçoamento da monitoria


Interface Comunicação, INTERCOMUNICAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades exercidas: Assessoria de Imprensa: Redação de matérias e releases. Produção e edição de veículos de comunicação interna, impressos e digitais, tais como: revista, intranet, newsletters, informativos, quadro de aviso. Produção de ações de endomarketing: promoções e eventos, entre outras.


Diários Associados: Jornal Aqui, DA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades exercidas: Apuração, investigação e redação de matérias e notas para jornal impresso diário. Atendimento aos leitores, produção do Povo Fala e elaboração de pautas.


Comitê de Comunicação PSDB, PSDB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades exercidas no comitê de comunicação da campanha de Anastasia ao Governo de Minas: Marketing político e Assessoria de Imprensa. Atendimento à imprensa. Monitoramento de notícias na versão impressa e online dos principais veículos de comunicação do país. Clipping.



Linhas de pesquisa


1.
Linguagens, Mediação e Suporte

Objetivo: Essa linha tem por objetivo o estudo das linguagens das mídias, com foco na natureza dos suportes, nos modos de operação e na especificidade dos produtos. Visa problematizar as significações que se produzem a partir de interfaces entre técnicas e usuários e recursos enunciativos de diferentes mídias. Nessa linha, explora-se a caracterização dos dispositivos midiáticos, a constituição de produtos audiovisuais e de hipermídias, bem como os processos semióticos. Investiga também a linguagem publicitária, as abordagens da propaganda e seus formatos híbridos contemporâneos. Essa linha prioriza os estudos centrados nos aspectos técnicos, textuais, imagéticos ou estéticos dos meios de comunicação ou de seus produtos..
2.
Comunicação e Sociabilidade

Objetivo: Essa linha tem por objetivo a investigação dos processos comunicacionais inscritos no terreno da experiência de indivíduos e coletividades, na constituição das relações sociais e na configuração da vida social contemporânea. Nessa linha, são exploradas as condições de produção e interpretação das formas simbólicas ? midiáticas ou não ? entre sujeitos e/ou organizações, o estabelecimento de redes e fluxos de comunicação, a relação do sujeito com as práticas de consumo. Nessa linha, é dada ênfase aos aspectos interpessoais, situacionais e sócio-históricos das práticas comunicacionais realizadas em comunidades, organizações e na interação entre esses elementos..
3.
Coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação - NEP.com
4.
Ficção Audiovisual Seriada:

Objetivo: Compreende o estudo dos processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural que permitem novas plataformas de produção ficcional audiovisual seriada. Enfocando questões teóricas e metodológicas sobre a crescente fragmentação das audiências e o desenvolvimento tecnológico que sinalizam um futuro de produção audiovisual seriada em rede, que explora mercados de nicho através da televisão a cabo e via satélite, internet, mídias móveis, on demand, smart TVs..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
5.
Laboratório de pesquisa sobre a produção seriada audiovisual brasileira para plataformas transmídia

Objetivo: Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem novos modelos de negócios e interação com o público..


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Laboratório de pesquisa sobre a produção seriada audiovisual brasileira para plataformas transmídia
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem novos modelos de negócios e interação com o público, tais como ?Parafernalha? e ?Porta dos Fundos?, para citarmos exemplos de sucesso. Tais tendências ganha importância no que diz respeito à presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo ficcional em nossa atualidade. A midiatização das estruturas que constroem o sentido social e cultural decorrentes desse processo, encontra nas narrativas transmídias (Jenkins, 2009) uma ferramenta promissora para a expansão e reconfiguração das narrativas seriadas nas plataformas. As narrativas transmídia estão presentes nas sociedades conectadas em rede, ?estimulando o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de modelos de negócio baseados na cultura participatória, ou seja, priorizando o diálogo entre produtores e consumidores/fãs? (MASSAROLO, 2013, p. 338) e, consequentemente, desenvolvendo novas práticas de produção cultural. Nesta perspectiva, o Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, visa mapear os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural, que permitem o surgimento de um cenário de inovação no mercado audiovisual nacional, onde se multiplicam os canais de acesso aos conteúdos, e se enfatiza uma maior participação do público em interação com esses conteúdos que circulam em rede, entre sinergia de mídias. Para tanto, as pesquisa se dará nas seguintes etapas: a) Revisão Bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa, tais como: cultura participativa, narrativa seriada audiovisual, complexidade narrativa, transmídia, comunidades online de fãs, mercado audiovisual, entre outros; b) Levantamento de séries televisivas e plataformas de web-série nacionais, com produção e exibição no biênio 2015/2016, e suas respectivas comunidades existentes nas redes sociais e extensões transmídia; c) Mapeamento dos centros de mídias, com suas produtoras, canais de exibição e plano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Cíntia Maria Gomes Murta - Integrante / João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario Mesquita - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Giovanna Milanetto - Integrante.
2014 - 2015
Comunidades de fãs e suas redes discursivas: um estudo sobre as séries ficcionais Sessão de Terapia e O Negócio
Descrição: Descrição: Apresentação- A proposta de trabalho Comunidades de fãs e suas redes discursivas: um estudo sobre as séries ficcionais Sessão de Terapia e O Negócio , tem como objetivo observar as práticas comunicativas nas comunidades estudadas, levando em consideração que as comunidades de fãs, diante da imediaticidade das mídias e do grande fluxo de informação no ambiente online, constituem-se em espaços sociais formados por vínculos de laços efêmeros e temporários, caracterizadas pela diversidade de vozes e discursos resultado de sujeitos que navegam por diferentes espaços sociais, conforme demandas e contingência do dia-a-dia (ALLAN, 1996). Nesta perspectiva, comunidades de fãs podem ser definidas como agrupamentos sociais constituídos por atores humanos e as plataformas midiáticas em torno de um tema em comum, mas atravessados por contradições e tomados pela diversidade discursiva de seus membros. Os agrupamentos sociais são marcados pela mobilidade dos atores e pelo grande fluxo de informações e, portanto, não podem ser assumidos como entidades fixas, mas como redes, com seus fluxos, circulações, alianças, movimentos (LATOUR, 2012). As redes discursivas são formadas por um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (DEGENNE; FORSE; 1999). Nas comunidades de fãs, a rede discursiva se constitui essencialmente pela movimentação dos sujeitos pelas plataformas de mídia, incluindo todo um ecossistema construído por websites, fóruns, blogs, etc., - que se forma em torno do programa de preferência. Essa prática midiática permite avaliar os rastros deixados por esses atores, moldando o sentido das associações criadas, expondo contradições e discursos compartilhados. As comunidades de fãs se constituem como redes discursivas, cujos sentidos estabelecidos se relacionam numa materialidade própria, linguística e imagética, entre a repetição do mesmo e a aparência do novo, entre a liberdade e a interdição, entre o possível e o impossível de dizer (HENGE, 2009, p. 97). A partir dos estudos sobre comunidades de fãs e sua redes discursivas, pretende-se também aprofundar as discussões teóricas sobre as narrativas transmídia, compreendidas a partir de suas extensões midiáticas em diversas plataformas. Essas extensões se configuram para além do sistema fechado da narrativa e são capazes de articular novas trilhas de informação que conduzem os fãs por formas diversificadas de participação, como as comunidades. Assim, as extensões midiáticas se constituem uma rede emergente e autônoma em torno das narrativas transmídias, relacionando-se com outras redes e nós da cultura participativa. O corpus de pesquisa será formado pelas séries ficcionais brasileiras para TV paga: Sessão de Terapia (GNT) e O Negócio (HBO) . A escolha deve-se ao fato de que ambas obtiveram êxito junto ao publico e uma continuidade das temporadas. Esse fator possibilita a expansão do mundo narrativo e a manifestação de fãs agrupados para organizar e discutir as informações dispersas no seriado ou nas extensões narrativas desenvolvidas entre as temporadas . Levou-se em consideração também a repercussão observada entre os fãs das séries, que se manifestam principalmente em comunidades e redes sociais. O foco das análises sobre Sessão de Terapia se concentra na sua terceira temporada (a primeira sem a adaptação de roteiros) e em O Negócio será priorizada a segunda temporada, visando, em ambas, constatar o desenvolvimento da cultura fã. As séries possuem estéticas e temáticas distintas: questões comportamentais em Sessão de Terapia e o marketing de mercado aplicado ao mundo da prostituição em O Negócio. Objetivos Esta proposta pretende analisar as comunidades de fãs das séries Sessão de Terapia e O Negócio e suas redes discursivas, no período 2014/2015, com o objetivo de obser..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Cíntia Maria Gomes Murta - Integrante / João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario Mesquita - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Giovanna Milanetto - Integrante / Analú Bernasconi Arab - Integrante / Naia Sadi - Integrante / Glauco Toledo - Integrante / Ramon Queiroz Marlet - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2015
I Fórum Ficção Seriada Brasileira para TV Paga (FSTV)
Descrição: A proposta do I Fórum Ficção Seriada Brasileira para TV Paga (FSTV)faz parte das metas e objetivos do Programa de extensão GEMInIS UFSCar (Nº. Processo: 23112.001701/2013-27). Conforme consta no Programa de Extensão, "As atividades de extensão do Grupo GEMInIS UFSCar objetivam promover uma discussão sobre as diferentes abordagens dos processos midiáticos, tecnológicos e mercadológicos envolvidos na feitura de um produto audiovisual, englobando análises das estratégias de marketing, propaganda, publicidade e comunicação interativa." A proposta do evento também insere-se numa das linhas de pesquisa do grupo GEMInIS (http://www.geminis.ufscar.br/sobre-o-geminis/). A linha de pesquisa Ficção Audiovisual Seriada- "Compreende o estudo dos processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural que permitem novas plataformas de produção ficcional audiovisual seriada. Enfocando questões teóricas e metodológicas sobre a crescente fragmentação das audiências e o desenvolvimento tecnológico que sinalizam um futuro de produção audiovisual seriada em rede, que explora mercados de nicho através da televisão a cabo e via satélite, internet, mídias móveis, on demand, smart TVs.".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) .
Integrantes: Cíntia Maria Gomes Murta - Integrante / João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario Mesquita - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Giovanna Milanetto - Integrante / Analú Bernasconi Arab - Integrante / Naia Sadi - Integrante.
2014 - 2014
I Jornada Internacional Geminis - JIG2014
Descrição: A I Jornada Internacional GEMInIS (JIG/2014) tem como tema central os processos da convergência midiática que transformam o entretenimento transmídia na base da economia criativa. O entretenimento transmídia ocupa um lugar central na esfera da produção e consumo, porém, é uma noção que permanece relativamente inédita no campo acadêmico. Historicamente, entretenimento é um conceito que aparece associado ao que é alegre, divertido, emocionante e prazeroso . Na I Jornada Internacional GEMInIS, pretende-se debater os processos de compartilhamento da propriedade intelectual e comercial das marcas, visando um maior entendimento sobre o modo como o conteúdo audiovisual é concebido e distribuído nas redes culturais e comunicacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (30) .
Integrantes: Cíntia Maria Gomes Murta - Integrante / João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario Mesquita - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Giovanna Milanetto - Integrante / Analú Bernasconi Arab - Integrante.
2014 - 2014
Rede de Debates GEMiNIS
Descrição: Descrição: A "Rede de Debates GEMInIS" é uma atividade do Grupo de Estudos sobre mídias interativas em Imagem e Som - GEMInIS. O grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar, ao Departamento de Artes e Comunicação - DAC e ao Programa de Extensão GEMInIS/UFSCar. A finalidade da "Rede de Debates GEMInIS" é a transferência de conhecimento produzido pelo grupo GEMInIS/UFSCar para a comunidade em geral, por meio de um conjunto de atividades, realizadas mensalmente, tais como: debates, encontros, palestras, conferências e mesas redondas. Essas atividades buscam atingir o publico-alvo, promovendo a integração e a participação de estudantes, profissionais do mercado audiovisual, pesquisadores academicos e o publico em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Geminis UFSCar
Descrição: Este programa de extensão pretende criar e desenvolver canais de comunicação para a divulgação junto à socidedade do conhecimento produzido pelo Grupo de Estudos sobre Midias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS UFSCar). As atividades de extensão do grupo, criado em 2002, certificado pelo CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), objetivam a transferência de conhecimento para o campo social, por meio de ações que envolvem parcerias externas, palestras,encontros, conferências, seminários, colóquios, cursos, workshops, publicações (livros, artigos, anais de eventos e periódico), utilizando blogs, sites, redes sociais, entre outras mídias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Sonoridade - A terceira idade no rádio: socialização e produção de conteúdo voltado para os idosos
Descrição: O projeto busca promover, por meio de oficinas, a inserção da Terceira Idade da comunidade do município de Poços de Caldas na Era da rádio digital e gerar uma troca de experiências entre o público-alvo e o meio acadêmico que resultará na produção de conteúdo informativo para rádios web e comunitária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cíntia Maria Gomes Murta - Integrante / Lívia Borges Pádua - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: REVISTA GEMInIS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisa.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Convergência Midiática.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Audiovisual.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MURTA, C. M. G.2017MURTA, C. M. G.; VERONESI, A. V. . Globo Play: a plataforma da Rede Globo. REVISTA GEMINIS, v. 8, p. 31-47, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MURTA, C. M. G.; VERONESI, A. V. . REDE GLOBO E O CENÁRIO CONVERGENTE: um estudo do Globo Play. In: 2º Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais, 2017, Poços de Caldas. Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas Poços de Caldas, 2017. p. 1-610.

2.
MURTA, C. M. G.. EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A imersão na narrativa televisiva Sessão de Terapia. In: 2º Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais, 2017, Poços de Caldas. 2o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas Poços de Caldas, 2017. p. 1-610.

3.
MURTA, C. M. G.; VERONESI, A. V. . Globo Play: A plataforma da Rede Globo1. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MÍDIA E TECNOLOGIA, 2017, Bauru. 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MÍDIA E TECNOLOGIA, 2017.

4.
MURTA, C. M. G.; CASSILHA, M. ; MARTINS, G. ; OLIVEIRA, S. ; BRUNORIO, V. . As Experiências e Práticas de Consumo dos Fãs de Artistas da Música: Uma Proposta Metodológica. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017, Curitibra - PR. 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Porto, Portugal: Media XXI, 2017. v. 40.

5.
MURTA, C. M. G.. Podcast: conversação em rede. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? São Paulo - SP ? 05 a 09/09/2016, 2016. p. 1-15.

6.
MURTA, C. M. G.. A experiência imersiva em Game of Thrones. In: 1º Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais - CONEC, 2016, Poços de Caldas. 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas, 2016. v. 1. p. 1-610.

7.
MURTA, C. M. G.. Podcast como Ambiente de Discussão para Fãs: o caso do Podcasteros, de Game Of Thrones. In: Intercom - XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro - RJ. Anais, 2015. v. XXXVII.

8.
MURTA, C. M. G.. Práticas Dos Fãs: Consumo, Engajamento E Produtividade. In: Ibercom- XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, 2015, São Paulo -SP. Anais, 2015.

9.
MURTA, C. M. G.. Produção Fã em Game of Thrones: Espera e especulação no intervalo entre a terceira e a quarta temporada. In: CONECO - Congresso de estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2014, Rio de Janeiro. Cidade: Estéticas e resistências, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MURTA, C. M. G.; MILANETTO, G. . A representatividade feminina como produção de fãs em Game of Thrones. In: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de cinema e Audiovisual, 2015, Campinas- SP. ANAIS DO XIX ENCONTRO ? CAMPINAS, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MURTA, C. M. G.. Cultura Fã e a produção audiovisual como forma de apropriação de episódios: o caso de Game of Thrones. In: I Jornada Internacional GEMInIS - JIG2014 - Entretenimento Transmídia, 2014, São Carlos. Caderno de Resumos - I Jornada Internacional GEMInIS - JIG2014 - Entretenimento Transmídia, 2014. v. 1., 2014, São Carlos-SP. Entretenimento Transmídia, 2014. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
MURTA, C. M. G.; VERONESI, A. V. . Globo Play: a plataforma da Rede Globo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MURTA, C. M. G.; MARTINS, G. ; CASSILHA, M. ; OLIVEIRA, S. ; BRUNORIO, V. . As Experiências e Práticas de Consumo dos Fãs de Artistas da Música: Uma Proposta Metodológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MURTA, C. M. G.. Experiência estética: a imersão na narrativa televisiva Sessão de Terapia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MURTA, C. M. G.. Rede de Fãs: Um Estudo sobre Podcasteros de Game of Thrones. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MURTA, C. M. G.. A experiência imersiva em Game of Thrones. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MURTA, C. M. G.. Podcast: conversação em rede. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MURTA, C. M. G.. Podcasteros: produção de fãs em Game of Thrones BR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MURTA, C. M. G.. Produção fã em Game of Thrones: Cultura participativa observada no site brasileiro Gameofthronesbr.com. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MURTA, C. M. G.. Produção de Conteúdo Audiovisual. 2013.

2.
MURTA, C. M. G.. PP Cast - Podcast sobre Publicidade. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MURTA, C. M. G.. ?JIG Bloggers: YouTubers e Podcasters?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MURTA, C. M. G.; MENDES, C. M. . BRiEFcast - ep08 - CARREIRA ACADEMICA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MURTA, C. M. G.. Motivos para Viver - SonoraIdade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MURTA, C. M. G.; MENDES, C. M. ; PADUA, L. B. ; CARVALHO, L. F. T. ; FERREIRA JUNIOR, S. ; OLIVEIRA, E. F. ; PETRONILHO, R. V. F. . 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas. 2016. (Editoração/Anais).

2.
MURTA, C. M. G.. 3º Relatório Científico Final submetido à CAPES. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
MURTA, C. M. G.. Oficina Rádio Interna. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MURTA, C. M. G.. 2º Relatório Científico Parcial submetido à CAPES. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
MURTA, C. M. G.. Oficina de Edição de Áudio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MURTA, C. M. G.. Oficina de Gravação e Edição de Áudio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MURTA, C. M. G.. 1º Relatório Científico Parcial submetido à CAPES. 2014. (Relatório de pesquisa).

8.
MURTA, C. M. G.. SonoraIdade. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

9.
MURTA, C. M. G.. Oficina Do roteiro a Produção. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PADUA, L. B.; OLIVEIRA, V. V.; MURTA, C. M. G.. Participação em banca de Taís Oliveira.A Construção da Imagem Feminina Na Propaganda Eleitoral: Um Estudo de Caso Acerca do Gênero na Campanha de Regina Cioffi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
CARVALHO, L. F. T.; OLIVEIRA, E. F.; MURTA, C. M. G.. Participação em banca de Gabriel Anadão Aliende Ribeiro.Novas Perspectivas de mídia: a realidade aumentada e suas possibilidades no mercado publicitário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
PETRONILHO, R. V. F.; FERREIRA JUNIOR, S.; MURTA, C. M. G.. Participação em banca de Luis Eduardo Ferreira.A reconfiguração da Rede Globo: as novas mídias e o cenário de consumo sob demanda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
SARES, M. I. F.; NOGUEIRA, A. C.; MURTA, C. M. G.. Participação em banca de Luiza Helena Marques Lemos.Os líderes da série Game of Thrones segundo os arquétipos de liderança de Gramigna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
MENDES, C. M.; FERREIRA JUNIOR, S.; MURTA, C. M. G.. Participação em banca de Matheus Soares.Gastronomia como espetáculo: uma análise da produção e da recepção de Masterchef Brasil como subgênero cooking show. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
FERREIRA JUNIOR, S.; CARVALHO, L. F. T.; MURTA, C. M. G.. Participação em banca de Maria Cecília Pirassinunga.Gopro: um estudo sobre a construção do status da marca e o branded content. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia - GENEM. Globo Play: a plataforma da Rede Globo. 2017. (Congresso).

2.
2º Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. Experiência estética: a imersão na narrativa televisiva Sessão de Terapia. 2017. (Congresso).

3.
Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. As Experiências e Práticas de Consumo dos Fãs de Artistas da Música: Uma Proposta Metodológica. 2017. (Congresso).

4.
1º Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas Poços de Caldas (Conec). A experiência imersiva em Game of Thrones. 2016. (Congresso).

5.
Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Podcast: conversação em rede. 2016. (Congresso).

6.
Jornada Internacional GEMInIS. Rede de Fãs: Um Estudo sobre Podcasteros de Game of Thrones. 2016. (Congresso).

7.
Rio Content Marketing. 2016. (Congresso).

8.
FSTV.2015. 2015. (Encontro).

9.
Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.Podcast como ambiente de Discussão para Fãs: o caso do​ Podcasteros produzido por fãs brasileiros da série Game of Thrones. 2015. (Encontro).

10.
IV Colóquio de Imagem e Som.Podcasteros: produção de fãs em Game of Thrones. 2015. (Seminário).

11.
Socine - Sociedade brasileira de estudos de Cinema e Audiovisual. A representatividade feminina como produção de fãs em Game of Thrones. 2015. (Congresso).

12.
XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM. Práticas Dos Fãs: Consumo, Engajamento E Produtividade. 2015. (Congresso).

13.
X Seminário Internacional OBITEL.. 2015. (Seminário).

14.
III Colóquio de Imagem e Som.Cultura fã e a produção de conteúdo audiovisual como forma de apropriação de um episódio: o caso de Game of Thrones. 2014. (Seminário).

15.
III Fórum Transmídia. 2014. (Outra).

16.
IX Seminário Internacional OBITEL.. 2014. (Seminário).

17.
Jornada Internacional GEMiNIS. 2014. (Congresso).

18.
III Jornada da Comunicação - Comunicação Digital. 2013. (Encontro).

19.
VIII Seminário de Extensão Universitária.SonoraIdade: socialização e produção de conteúdo de áudio voltado para os idosos. 2013. (Seminário).

20.
II E-Com (II Encontro de Comunicadores). 2012. (Encontro).

21.
II Jornada da Comunicação - Semana do Audiovisual. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MURTA, C. M. G.; MENDES, C. M. ; PADUA, L. B. ; OLIVEIRA, V. V. ; CARVALHO, L. F. T. ; FERREIRA JR, S. ; PETRONILHO, R. V. F. ; OLIVEIRA, E. F. . 2 º Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. 2017. (Congresso).

2.
MURTA, C. M. G.; MESQUITA, D. ; MILANETTO, G. ; PADOVANI, G. ; MASSAROLO, J. C. ; SADI, N. . II Jornada Internacional GEMInIS - JIG 2016. 2016. (Congresso).

3.
MENDES, C. M. ; PADUA, L. B. ; CARVALHO, L. F. T. ; MURTA, C. M. G. ; FERREIRA JR, S. ; PETRONILHO, R. V. F. ; OLIVEIRA, E. F. . 1 º Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. 2016. (Congresso).

4.
MURTA, C. M. G.. Fórum Séries e Webséries Brasileiras - FSTV.2015. 2015. (Congresso).

5.
MASSAROLO, J. C. ; MURTA, C. M. G. ; ARAB, A. B. ; MESQUITA, D. ; MILANETTO, G. ; PADOVANI, G. . I Jornada Internacional GEMInIS - JIG 2014. 2014. (Congresso).

6.
MURTA, C. M. G.; ARAB, A. B. ; MESQUITA, D. ; MILANETTO, G. ; MASSAROLO, J. C. ; PADOVANI, G. . Rede de Debates GEMiNIS. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Veiga Silva. A representação LGBT na última temporada de Amor e Sexo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Cíntia Maria Gomes Murta.

2.
Gabriel Martins. O ídolo na palma da mão: a experiência de consumo dos fãs de música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Cíntia Maria Gomes Murta.

3.
Tamoni Monise Ferreira da Silva. Da capa ao ensaio: o reposicionamento da revista Playboy. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Cíntia Maria Gomes Murta.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 23:04:20