Caio Benatti Moretti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7525953524761199
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Doutorando em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em computação pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. Atualmente, na área de Robótica, atua sob áreas da Computação, aplicando mecanismos computacionais inteligentes para análise e extração de padrões em repositórios de dados voltados à robótica de reabilitação. Possui interesse em Mineração de Dados, Descoberta de conhecimento em bases de dados (KDD), Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial e Desenvolvimento de Jogos Sérios (Serious Games). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caio Benatti Moretti
Nome em citações bibliográficas
MORETTI, C. B.;MORETTI, CAIO B.;MORETTI, CAIO BENATTI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia Mecânica.
Avenida Trabalhador Sancarlense
Parque Arnold Schimidt
13566590 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (016) 33739401


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Alexandre Claudio Botazzo Delbem.
2014 - 2016
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise de grandezas cinemáticas e dinâmicas inerentes à hemiparesia através da descoberta de conhecimento em bases de dados,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Glauco Augusto de Paula Caurin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Knowledge discovery in databases; Data Mining; therapy support; rehabilitation robotics.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia Mecânica.
2010 - 2013
Graduação em Sistema de Informação.
Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba, FSDBP, Brasil.
Título: Sistema de suporte ao terapeuta na análise do desempenho de pacientes em reabilitação robótica.
Orientador: Maurício Carnevalli.




Atuação Profissional



Escola de Engenharia de Piracicaba, EEP-FUMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Emergencial, Carga horária: 6

Atividades

08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inteligência Artificial
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Lógica de Programação

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE) - ICMC - USP Estagiário em docência na disciplina: Introdução ao Desenvolvimento Web

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro em grupo de pesquisa

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE) - EESC - USP Estagiário em docência na disciplina: Engenharia de Software


Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba, FSDBP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2
Outras informações
Monitoria para a disciplina de Algoritmos e Programação II, oferecendo aulas de reforço e plantão de dúvidas duas vezes na semana para o curso de Sistemas de Informação.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Knowledge discovery for robotic rehabilitation towards progress assessment of stroke patients
Descrição: A terapia física, sob o paradigma da reabilitação robótica, oferece maior motivação e engajamento do paciente ao tratamento. No entanto, o potencial de análise dos dados coletados pelos dispositivos robóticos envolvidos é pouco explorado, deixando de extrair informações que podem ser de grande valia para os tratamentos. O foco deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma métrica para avaliar o progresso no tratamento de pacientes diagnosticados com hemiparesia crônica. Foi aplicado sobre os dados um roteiro para descoberta de conhecimento em bases de dados, desempenhando extração de características e mineração de dados para a definição de um espaço de dados, sendo o objeto de estudo para analisar a dependência temporal do desempenho de pacientes, em relação à classificação do lado hemiparético. Atenuando potenciais viés na amostra, um classificador SVM realizou o discernimento de lados hemiparéticos sob uma acurácia de 81%. Os doze atributos obtidos compõem um espaço de dados que, dispondo instâncias de forma separável, enseja o levantamento de hipóteses acerca de um eventual estado de reabilitação interpretado como uma zona de incerteza na classificação. Confrontando os resultados com a Teoria do Aprendizado Estatístico, com um viés linear do classificador, é necessário obter uma amostra de tamanho maior, de forma a definir limitantes mais justos para a generalização. A análise no âmbito temporal diz respeito à proximidade das instâncias, em relação ao hiperplano separador no espaço, em função do tempo. Para cada paciente, estas distâncias foram tratadas como séries temporais. Regressões lineares foram realizadas para tais séries, obtendo coeficientes lineares, de forma que valores negativos indiquem melhora no tratamento. A distribuição destes dados foi analisada por meio de teste de hipótese com significância de 95%, no qual rejeita-se a hipótese alternativa em que a média é menor do que zero. Amostras maiores devem culminar em resultados mais consistentes, possibilitando então concluir sobre a metodologia em questão, bem como meios para aprimorá-la..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Caio Benatti Moretti - Integrante / Glauco Augusto de Paula Caurin - Integrante / Alexandre Claudio Botazzo Delbem - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2014 - 2016
Análise de grandezas cinemáticas e dinâmicas inerentes à hemiparesia através da descoberta de conhecimento em bases de dados

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Glauco Augusto de Paula Caurin em 06/08/2018.
Descrição: Em virtude de uma elevada expectativa de vida mundial, faz-se crescente a probabilidade de ocorrer acidentes naturais e traumas físicos no cotidiano, o que ocasiona um aumento na demanda por reabilitação. A terapia física, sob o paradigma da reabilitação robótica com serious games, oferece maior motivação e engajamento do paciente ao tratamento, cujo emprego foi recomendado pela American Heart Association (AHA), apontando a mais alta avaliação (Level A) para pacientes internados e ambulatoriais. No entanto, o potencial de análise dos dados coletados pelos dispositivos robóticos envolvidos é pouco explorado, deixando de extrair informações que podem ser de grande valia para os tratamentos. O foco deste trabalho consiste na aplicação de técnicas para descoberta de conhecimento, classificando o desempenho de pacientes diagnosticados com hemiparesia crônica. Os pacientes foram inseridos em um ambiente de reabilitação robótica, fazendo uso do InMotion ARM, um dispositivo robótico para reabilitação de membros superiores e coleta dos dados de desempenho. Foi aplicado sobre os dados um roteiro para descoberta de conhecimento em bases de dados, desempenhando pré-processamento, transformação (extração de características) e então a mineração de dados a partir de algoritmos de aprendizado de máquina. A estratégia do presente trabalho culminou em uma classificação de padrões com a capacidade de distinguir lados hemiparéticos sob uma precisão de 94%, havendo oito atributos alimentando a entrada do mecanismo obtido. Interpretando esta coleção de atributos, foi observado que dados de força são mais significativos, os quais abrangem metade da composição de uma amostra..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Caio Benatti Moretti - Integrante / Glauco Augusto de Paula Caurin - Coordenador / Ricardo Cezar Joaquim - Integrante / Hermano Igo Krebs - Integrante / Thais Tavares Terranova - Integrante / Linamara Rizzo Battistella - Integrante / Stefano Mazzoleni - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2013 - 2013
Sistema Web de suporte ao terapeuta para análise de desempenho de pacientes em tratamentos de reabilitação robótica
Descrição: FAPESP 2013/05772-1.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Caio Benatti Moretti - Integrante / Glauco Augusto de Paula Caurin - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Aprendizado de máquina.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Programação para rede.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Menção Honrosa do 21º SIICUSP, Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LAHR, GUSTAVO J. G. ; GARCIA, HENRIQUE B. ; SAVAZZI, JOSE O. ; MORETTI, CAIO B. ; AROCA, RAFAEL V. ; PEDRO, LEONARDO M. ; BARBOSA, GUSTAVO F. ; CAURIN, GLAUCO A. P. . Adjustable interaction control using genetic algorithm for enhanced coupled dynamics in tool-part contact. In: 2017 IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS), 2017, Vancouver. 2017 IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS), 2017. p. 1630.

2.
MORETTI, CAIO BENATTI; JOAQUIM, RICARDO C. ; TERRANOVA, THAIS T. ; BATTISTELLA, LINAMARA R. ; MAZZOLENI, STEFANO ; CAURIN, GLAUCO A. P. . Knowledge Discovery strategy over patient performance data towards the extraction of hemiparesis-inherent features: A case study. In: 2016 6th IEEE International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics (BioRob), 2016, Singapore. 2016 6th IEEE International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics (BioRob), 2016. p. 717-722.

3.
MORETTI, CAIO B.; JOAQUIM, RICARDO C. ; CAURIN, GLAUCO A. P. ; KREBS, HERMANO I. ; MARTINS, JOSE . Knowledge discovery, rehabilitation robotics, and serious games: Examining training data. In: 2014 5th IEEE RAS & EMBS International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics (BioRob), 2014, Sao Paulo. 5th IEEE RAS/EMBS International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics. p. 567-572.

4.
MORETTI, C. B.; ANDRADE, K. O. . Sensor de Cores para daltônicos utilizando Redes Neurais Artificiais. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.

5.
MORETTI, C. B.; ANDRADE, K. O. ; CAURIN, G. A. P. . Physiotherapy support web-based system for rehabilitation robotics: an initial architecture. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto - SP. COBEM 2013, 2013. p. 1171-1180.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORETTI, C. B.; ANDRADE, K. O. . Mapeamento do espaço de cores RGB para sensor de cores utilizando Redes Neurais Artificiais. In: 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2013, São Carlos - SP. SIICUSP, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORETTI, C. B.; MARTINS JUNIOR, J. . KITE MESSENGER - FERRAMENTA DE APOIO À DISCUSSÃO COLABORATIVA DE TEMAS DIVERSOS. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MORETTI, C. B.. MLP Topology Workbench. 2017.

2.
MORETTI, C. B.. JS+. 2013.

3.
MORETTI, C. B.. Kite Messenger. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
VEIGA, L. G. ; CAURIN, G. A. P. ; MORETTI, C. B. . Hands-on em criação de aplicações IoT. 2016. .

2.
MORETTI, C. B.. Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D. 2013. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORETTI, C. B.; GOULARTE, R.. Participação em banca de Gil Barbosa Reis.Predição da complexidade textual de notícias jornalísticas usando uma plataforma crowdsourcing. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP.

2.
MORETTI, C. B.; GOULARTE, R.. Participação em banca de André Henrique Nakano.Cursos tecnológicos para idosos - Requisitos para uma abordagem de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP.

3.
MORETTI, C. B.; BRAGA, R. T. V.. Participação em banca de Emerson Fernando dos Santos.Controlador de rampa para fabricação artesanal de cerveja usando a plataforma Arduino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP.

4.
MORETTI, C. B.; LOPES, A. A.. Participação em banca de Edesio Pinto de Souza Alcobaça Neto.Recomendação de Algoritmos de Aprendizado de Máquina para Detecção de Câncer - Uma abordagem de Meta-Aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP.

5.
MORETTI, C. B.; MINGHIM, R.. Participação em banca de Luis Paulo Falchi Justino.Aplicação de técnicas de Inteligência Artificial e Visualização para Player Modelling. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC - USP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TAVARES, T. F.; FERREIRA, A. M.; MORETTI, C. B.. Concurso público de professor de ensino superior, Edital Nº 004/07/2017, Processo No. 2069/2017. 2017. Faculdade de Tecnologia de Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Arduino Day - IFSP Catanduva.Desenvolvendo redes neurais em Arduino: Um caso prático. 2017. (Encontro).

2.
Encontro Internacional de Reabilitação.Apoio à decisão em processos de reabilitação através da Descoberta de Donhecimento em Bases de Dados. 2015. (Encontro).

3.
5th IEEE RAS/EMBS International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics. Knowledge Discovery, Rehabilitation Robotics, and Serious Games: Examining Training Data. 2014. (Congresso).

4.
VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Sensor de Cores para daltônicos utilizando Redes Neurais Artificiais. 2014. (Congresso).

5.
21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. Mapeamento do espaço de cores RGB para sensor de cores utilizando Redes Neurais Artificiais. 2013. (Congresso).

6.
22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013). Physiotherapy support web-based system for rehabilitation robotics: an initial architecture. 2013. (Congresso).

7.
XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. KITE MESSENGER - FERRAMENTA DE APOIO À DISCUSSÃO COLABORATIVA DE TEMAS DIVERSOS. 2013. (Congresso).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
MORETTI, C. B.. MLP Topology Workbench. 2017.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
MORETTI, C. B.. MLP Topology Workbench. 2017.


Cursos de curta duração ministrados
1.
VEIGA, L. G. ; CAURIN, G. A. P. ; MORETTI, C. B. . Hands-on em criação de aplicações IoT. 2016. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 17:27:09