Michael McMaster

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9164910334264989
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui graduação em Geologia pela Universidade do Queensland, Australia (2006) e um mestrado (2017) em Geologia estrutural da Programa de Pós-graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis (PPGABFM) do Faculdade de Geologia do Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FGEL-UERJ). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Prospecção Mineral de ouro, cobre e pedras preciosas, Geologia Regional e Cartografia Geológica em Australia, Tanzania, Namíbia e Brasil. Atualmente tem interesses voltados para Geologia Estrutural, Geotectônica e a Evolução Tectônica e a Quebra do Gondwana Ocidental, atuando em colaboração com pesquisadores do TEKTOS - Grupo de Pesquisa em Geotectônica (FGEL/UERJ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michael McMaster
Nome em citações bibliográficas
MCMASTER, M.;McMaster, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340454


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Caracterização e implicações tectônicas do Enxame de Diques da Costa do Esqueleto da região noroeste da Namíbia,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Julio Cesar Horta de Almeida.
Coorientador: Miguel Angelo Mane.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Análise cinemática; Paraná-Etendeka; Gondwana Ocidental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geotectônica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica / Especialidade: Geofísica Aplicada.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2012 - 2017
Graduação em Geologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: Julio Cesar Horta de Almeida.
2003 - 2006
Graduação em Ciência (Geologia).
The University of Queensland, UQ, Austrália.




Atuação Profissional



Mineração Caiçara, MC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo planejamento e execução de pesquisa mineral de Au nos projetos da empresa no central-oeste e nordeste da Bahia, mapeamento geológico e amostragem lito-geoquímica, Preparação de Relatórios de Pesquisa para o DNPM. Proposta de um campanha de sondagem baseado na interpretação dos resultados de sondagem, geoquímica de solos e dados geofísicos.


INV Exploration Namibia (Pty) Ltd, INV, Namíbia.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa de cobre Kaoko Planejamento e supervisão de duas companhas de sondagem (RC e RAB), treinamento de geólogos junior, mapeamento geológico incluindo preparação de mapas em ArcGIS, gestão da logística de acampamentos, preparação de relatórios técnicos.


INV Mineração Ltda, INV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geólogo de Projeto, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projetos de pesquisa (ouro e cobre) de Itaporã e Rio Novo Mapeamento geológico e amostragem litogeoquímica, amostragem geoquímica de solos. planejamento e supervisão de uma companha de sondagem incluindo a descrição e amostragem de testemunhos, preparação de mapas e perfis geológicos em ArcGis, preparação de relatórios técnicos mensais.


Golden Tapajós Mineração Ltda, GTM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuando com as seguinte atividades: Planejamento e supervisão de programa de amostragem geoquímica de solos incluindo a interpretação dos resultados em Mapinfo (v9 c/- Discover 3.0), Amostragem litogeoquímica incluindo geoquímica de canal, Descrição e amostragem de trincheiras de prospecção, Planejamento e supervisão de um levantamento magnetométrico terrestre, incluindo o processamento dos dados e interpretação dos resultados em Mapinfo. Planejamento e supervisão de uma companha de sondagem incluindo descrição e amostragem de testemunhos, Preparação de mapas e perfis geológicos em Mapinfo, Preparação de relatórios técnicos


Tanzania Mineral Exploration Pty Ltd., TANZMINEX, Tanzânia.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Geólogo de Campo liderando uma equipe de exploração regional com projetos de pesquisa em áreas de exploração de ouro e pedras preciosas em toda a Tanzânia, atuando com: Amostragem de Sedimentos de Corrente, Mapeamento geológico e amostragem litogeoquímica, Treinamento e orientação dos geólogos tanzanianos, Gestão da logística e mobilização de acampamentos, Preparação de mapas em MapInfo v9 com Discover 3.0, Preparação de relatórios de pesquisa trimestrais para o Ministério de Minas e Energia (Tanzânia)

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geólogo de Projeto, Carga horária: 50
Outras informações
Projeto de Pesquisa de Granada Tsavorita de Lemshuku Desenvolvimento dos seguinte atividades: Mapeamento geológico e Amostragem de Sedimentos de Corrente, Supervisão de um levantamento magnetométrico terrestres, incluindo o processamento dos dados e interpretação dos resultados em Mapinfo c/- Discover 3.0, Planejamento e supervisão de uma programa de perfuração de água (bem sucedida), Planejamento e supervisão de uma companha de sondagem RAB e "Bulk Sampling Program" como parte de um estudo de viabilidade, Preparação de mapas e perfis geológicos em MapInfo v9 com Discover 3.0, Preparação de relatórios técnicos e relatórios de pesquisa para o Ministério de Minas e Energia (Tanzânia).


GeoTek Solutions Pty Ltd, GEOTEK, Austrália.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geólogo (Estagiario), Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em Geologia no escritório do Paul Maconochie, geólogo geotécnico, com atuação nas atividades listado abaixo: Elaboração de perfis (logs) geológico-geotécnicos detalhados no software Logplot, Correlação de dados estruturais, dados geofísicos e resultados de ensaios em laboratório, Identificação e mapeamento de estruturas geológicas na mina a céu aberto do Ok Tedi, usando imagens 3D gerados pela sistema SIROVISION.


BHP Billiton Iron Ore, BHPBIO, Austrália.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geólogo (Estagiario), Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Geólogo (Estagiário) nas minas de Ferro de Mt. Whaleback, Yandi e OB18 e 25 - Pilbara, WA; com atuação nos seguinte atividades: Coleta e preparação de amostras geoquímica (sondagem de detonação - RAB), Interpretação de resultados geoquímicos e controle de teores de minéiro, Mapeamento geológico estrutural das cavas (bancadas), Uso do software de modelagem 3D (Vulcan).



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Prospecção Mineral.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Cartografia Geológica.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Regional.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geotectônica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Suaili
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GERALDES, M. C.2018GERALDES, M. C. ; RODRIGUES, S. W. O. ; McMaster, M. ; EVANS, N. ; NUMMER, A. R. ; VARGAS, T. . (U-Th)/He Ages from the Fuorite Mineralization of the Tanguá Alkaline Intrusion Idades. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, v. 41, p. 14-21, 2018.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Almeida, J. ; Heilbron, M. ; Dios, F. ; McMaster, M. . Architecture of West Gondwana prior to the South Atlantic opening in the Rio de Janeiro-Benguela transform zone. In: 4th Atlantic Conjugate Margins Conference, 2014, St. John's, NL, Canada. Abstracts Volume. St. John's: Nalcor Energy Oil & Gas Inc., 2014. v. 1. p. 13-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
McMaster, M.; MOHRIAK, W. ; Almeida, J. . Tectonic Implications of the Skeleton Coast Dyke Swarm on the formation of the Walvis Basin, North-West Namibia. In: AAPG GTW Influence of Volcanism and Associated Magmatic Processes on Petroleum Systems, 2017, Oamaru. Abstracts - AAPG Asia Pacific Region GTW Influence of Volcanism and Associated Magmatic Processes on Petroleum Systems, 2017.

2.
MCMASTER, M.; Almeida, J. . The Tectonic significance of the Skeleton Coast Dyke Swarm and its correlation with the Florianopolis Dyke Swarm. In: 48 Congresso Brasileiro de Geologia, 2016, Porto Alegre. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 48, 2016, Porto Alegre - RS. Anais. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Geologia, 2016.

3.
Guida, A. ; McMaster, M. ; Almeida, J. C. H. ; Castro, G. M. . Análise estrutural usando lineamentos derivados de modelo digital de elevação: uma comparação entre o terreno Cabo Frio (Brasil) e a região de Benguela (Angola). In: 48° Congresso Brasileiro de Geologia, 2016, Porto Alegre. Anais do 48° Congresso Brasileiro de Geologia. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Geologia, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MCMASTER, M.; MOHRIAK, W. ; Almeida, J. . Tectonic Implications of the Skeleton Coast Dyke Swarm on the formation of the Walvis Basin, North-West Namibia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
McMaster, M.; Almeida, J. ; Heilbron, M. ; GUEDES, E. . The Early Cretaceous Skeleton Coast Dyke Swarm: Multiple dyke generations related to South Atlantic rifting. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
McMaster, M.; Almeida, J. ; Linus, J. ; Guida, A. ; Bruno, H. . Kinematics and Tectonic Significance of the Skeleton Coast Dyke Swarm, Kaoko Belt, North-west Namibia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Almeida, J. ; Valeriano, C. M. ; McMaster, M. ; Mota, R. ; Rigoti, C. A. ; Bruno, H. ; Salomão, M. S. ; Castro, G. M. . Correlations between the basement geology of Florianópolis to Vitoria coastline (Brazil) and Swakopmund (Namibia) to Luanda (Angola) coastline. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Bruno, H. ; Salomão, M. S. ; Almeida, J. C. H. ; Heilbron, M. C. P. L. ; McMaster, M. . Geological and geophysical integration in the identification of structural features and crustal limits on onshore and offshore portions of the south of Santos Basin, Brazil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
McMaster, M.; Almeida, J. . The Tectonic significance of the Skeleton Coast Dyke Swarm and its correlation with the Florianopolis Dyke Swarm. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Barroso, A. G. ; Almeida, J. C. H. ; McMaster, M. ; Linus, J. ; Morales, I. V. F. ; Bruno, H. . New occurrences of Permian stromatolites near Purros and Orupembe, Kunene Region, NW Namibia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5th Atlantic Conjugate Margins Conference.The Early Cretaceous Skeleton Coast Dyke Swarm: Multiple dyke generations related to South Atlantic rifting. 2017. (Simpósio).

2.
AAPG GTW ?Influence of Volcanism and Associated Magmatic Processes on Petroleum Systems?.Tectonic Implications of the Skeleton Coast Dyke Swarm on the formation of the Walvis Basin, North-West Namibia. 2017. (Simpósio).

3.
35th International Geological Congress. Kinematics and Tectonic Significance of the Skeleton Coast Dyke Swarm, Kaoko Belt, North-west Namibia. 2016. (Congresso).

4.
48° Congresso Brasileiro de Geologia. The Tectonic significance of the Skeleton Coast Dyke Swarm and its correlation with the Florianopolis Dyke Swarm. 2016. (Congresso).

5.
VI Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados. 2015. (Simpósio).

6.
34th International Geological Congress. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:46:54