Marinaldo de Jesus dos Santos Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3128354242695996
  • Última atualização do currículo em 03/06/2018


Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Pará (2015). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção. Atua na área de Energia renováveis desde 2014.Possui Mestrado em Sistemas de Energia Renováveis com ênfase Sistemas Fotovoltaicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marinaldo de Jesus dos Santos Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, M. J. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em DOUTORADO EM ENGENHARIA ELETRICA/PPGEE - Belém.
universidade federal do pará, UFPA, Brasil.
Título: ANALISE DE SOMBREAMENTO EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS,
Orientador: Wilson Negrão Macedo.
Coorientador: Wilson Negrão Macedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Avaliação Experimental de Módulos e Geradores Fotovoltaicos sob Diferentes Condições de Sombreamento,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Wilson Negrão Macêdo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas Fotovoltaicos, Analise de sombreamento.
2010 - 2015
Graduação em Engenharia Industrial.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: ESTUDO, LEVANTAMENTO E DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO DE GERAÇÃO DE ENERGIA UTILIZANDO OS SOFTWARES HOMER E PVSIZE NA ILHA NAZARÉ, RIO MARACAPUCÚ, ABAETETUBA-PA..
Orientador: Prof. Dr. Silvio Bispo do Vale.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2010 em CIÊNCIAS NATURAIS-FISICA.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2010
2000 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
ESC.EST.DE ENS.FUND. E MEDIO PEDRO TEIXEIRA, PEDRO TEIXEIRA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em ESTAGIO SUPERVISIONADO: LABORATÓRIO DE QUÍMICA. (Carga horária: 396h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2004 - 2004
CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPLEMENTAÇÃO DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS. (Carga horária: 1850h).
CENTRO ESCOLAR CAMINHEIRO DO BEM, CAMINHEIRO BEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Avaliação Operacional de Dois Sistemas de Geração de Energia Solar Fotovoltaica Conectados à Rede Elétrica no IFPA/Campus Belém, Estado do Pará.
Descrição: O objetivo é implantar dois Sistemas de Geração de Energia Solar Fotovoltaica Conectado à Rede Elétrica no prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém. Divulgar a produção de energia elétrica em edificações e proporcionar um estudo na área de energia renovável para servir como referência a ser replicado no município de Belém, tanto no setor comercial como no setor residencial. Além disso, pretende-se gerar um banco de dados para estudos futuros contribuindo com informações relevantes para projetos que venham a ser implementados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marinaldo de Jesus dos Santos Rodrigues - Coordenador.
2013 - 2017
Avaliação Operacional das Diferentes Estratégias de Interligação de Painéis Fotovoltaicos à Rede Elétrica
Descrição: O que se pretende com este projeto é avaliar experimentalmente comparando suas vantagens, desvantagens e particularidades, as tecnologias string, microinversor e conversor c.c.-c.c., expostos anteriormente, de modo a contribuir para a construção do conhecimento cientifico da aplicação dessas tecnologias na região norte do país. Para viabilizar esse estudo, o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará (GEDAE/UFPA) em parcerias com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA), disponibilizará, como contrapartida, 1 SFCR de 1,6 kWp na configuração string, 1 SFCR de 300 Wp na configuração micro inversor, além de carga capacitiva para análises pontuais da curva I-V, osciloscópio e outros instrumentos necessários para realização da pesquisa. Caberá ao recurso disponibilizado pelo presente edital custear os gastos com 1 SFCR de até 1,5 kWp na configuração conversor c.c.-c.c., mais instrumentação para aquisição de dados em tempo real das três configurações propostas no estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marinaldo de Jesus dos Santos Rodrigues - Coordenador / João Tavares Pinho - Integrante / Mailson Borges Teles - Integrante / WILSON NEGRÃO MACÊDO - Integrante / MARCOS ANDRÉ BARROS GALHARDO - Integrante / PEDRO FERREIRA TORRES - Integrante / WILSON BRAGA JUNIOR - Integrante / RENATO LUZ CAVALCANTE - Integrante.
2012 - 2014
BANCADA DIDATICA PARA DEMOSTRAÇÃO DA CONEXÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS À REDE ELETRICA DE BAIXA TENSÃO
Descrição: Desenvolver uma bancada didática itinerante, que leve em consideração os aspectos abordados na RN 482, para auxiliar na realização de palestras, seminários e cursos de difusão da aplicação fotovoltaica conectada a rede elétrica na Amazônia, visando despertar o interesse de alunos de cursos do ensino médio, técnicos, graduação e até mesmo pós-graduação nessa área do conhecimento. O objetivo é contribuir para a formação de pessoal qualificado em SFCR utilizando material didático apropriado onde os participantes podem interagir com o sistema fotovoltaico, alterando seu ponto de conexão e verificando as consequências na tarifação da unidade consumidora.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marinaldo de Jesus dos Santos Rodrigues - Coordenador / João Tavares Pinho - Integrante / Mailson Borges Teles - Integrante / WILSON NEGRÃO MACÊDO - Integrante / MARCOS ANDRÉ BARROS GALHARDO - Integrante / PEDRO FERREIRA TORRES - Integrante / VILSON LIMA CHAAR JUNIOR - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM BARCO CATAMARÃ SOLAR PARA COMPETIR NO DESAFIO SOLAR BRASIL 2016
Descrição: O presente projeto tem como objetivo integrar o ensino à atividade de extensão de forma interdisciplinar com alunos dos cursos de graduação em engenharias da UFPA, bem como estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes de energias limpas e alternativas na região amazônica, através da construção de uma embarcação da classe catamarã movida exclusivamente por energia solar, visando a participação em uma competição de embarcações similares no maior evento nacional de modelismo solar chamado Desafio Solar Brasil (DSB). Essa competição ocorre anualmente na cidade de Búzios no estado do Rio de janeiro, e seu principal objetivo é promover e divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros. A equipe interdisciplinar formada é chamada de "Equipe Solamazon" e será a primeira do estado do Pará a participar do evento, sendo integrada por 17 alunos dos cursos de Engenharia Naval, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Jornalismo e Publicidade com a colaboração do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE). Tendo em vista os grandes benefícios que o aproveitamento da energia solar pode trazer, o desenvolvimento da embarcação ajudará em pesquisas futuras e investimentos socioeconômicos beneficiando com esses produtos de extensão diversos setores da sociedade. A competição DSB será o meio pelo qual os alunos serão estimulados a desenvolver os produtos extensionistas deste projeto de extensão e ao mesmo tempo oportunizar maior visibilidade à UFPA demonstrando a união entre a ciência e a tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida de grupos sociais locais, além de demonstrar ser possível essa equação. Assim, serão apresentados os ganhos positivos em ciência tecnologia e benefícios sociais e ambientais para o nosso estado com os melhores resultados na competição a serem obtidos pela equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marinaldo de Jesus dos Santos Rodrigues - Integrante / João Tavares Pinho - Integrante / Mailson Borges Teles - Integrante / WILSON NEGRÃO MACÊDO - Coordenador / MARCOS ANDRÉ BARROS GALHARDO - Integrante / PEDRO FERREIRA TORRES - Integrante / VILSON LIMA CHAAR JUNIOR - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Energia - Fontes Renováveis.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energia Solar Fotovoltáica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Produção.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, M. J. S.; VALE, S.B . Estudo de Caso: Proposta de Substituição de um Gerador de Diesel por um Sistema Híbrido (PV / Diesel) para Geração de Energia Elétrica na Comunidade Rural Nazaré no Município de Abaetetuba Pará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RODRIGUES, M. J. S.; Pinho, J.T . RESULTADOS EXPERIMENTAIS DE 8 MESES DE OPERAÇÃO DE UM SFCR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TELES, M. B. ; RODRIGUES, M. J. S. . ANÁLISE DO DESEMPENHO DE DOIS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE ELÉTRICA INSTALADOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RODRIGUES, M. J. S.. ESTUDO, LEVANTAMENTO E DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO DE GERAÇÃO DE ENERGIA UTILIZANDO OS SOFTWARES HOMER E PVSIZE NA ILHA NAZARÉ ,RIO MARACAPUCÚ ,ABAETETUBA-PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOSTRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA. ENERGIA SOLAR. 2016. (Feira).

2.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR. 2016. (Congresso).

3.
? I FEITEC- Feira de Inovações Tecnológicas de Engenharia de Materiais, Ciência & Tecnologia, Tecnologia em Geoprocessamento: ?Unindo Conhecimentos e Inovando Tecnologias?.. Arquitetura Solar: Conceitos e Definições. 2015. (Feira).

4.
II SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO BAIXO TOCANTINS; TEMAS, PROBLEMAS E CONHECIMENTOS PRODUZIDOS.ESTUDO DE ÂNGULOS SOLARES PARA A ESTIMATIVA DE IRRADIÃNCIA SOLAR EM PROJETOS DE ENERGIA SOLAR NA CIDADE DE ABAETETUBA-PA. 2013. (Seminário).

5.
III SEMANA DE MATEMÁTICA. 2009. (Seminário).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, M. J. S.; Pinho, J.T . RESULTADOS EXPERIMENTAIS DE 8 MESES DE OPERAÇÃO DE UM SFCR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TELES, M. B. ; RODRIGUES, M. J. S. . ANÁLISE DO DESEMPENHO DE DOIS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE ELÉTRICA INSTALADOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RODRIGUES, M. J. S.; VALE, S.B . Estudo de Caso: Proposta de Substituição de um Gerador de Diesel por um Sistema Híbrido (PV / Diesel) para Geração de Energia Elétrica na Comunidade Rural Nazaré no Município de Abaetetuba Pará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 17:57:14