Antonio Carlos Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5385207335280357
  • Última atualização do currículo em 11/07/2018


Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO. Segunda Especialização também e Libras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor de Libras do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - DPOE do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Campus Recife/PE. Atua como Vice-coordenador geral do Núcleo de Acessibilidade (NACE) da Universidade Federal de Pernambuco e Atua como Tutor do Curso de Letras/Libras Virtual da Universidade Federal da Paraíba ? (UFPB) desde o período de 2013.1 até a presente data. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Carlos Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - DPOE.
Avenida Afonso Olindense, 1513
Várzea
50810000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 31838559
Fax: (81) 31838545


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu, em Nível de Especialização, em Libras.. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, DPOE/CE DA UFPE, Brasil.
Título: Estratégias de Negação no Discurso do Sujeito SURDO.
Orientador: Tayana Dias de Menezes/ME.
2012 - 2013
Especialização em Pós-Graduação Lato-Sensu-Especialização em Libras. (Carga Horária: 420h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO-RECIFE, Brasil.
Título: Artigo - A Importância da Educação Bilíngue para os Surdos Brasileiros.
Orientador: Professora Ms. Priscila Barcellos.
2006 - 2012
Graduação em Letras - Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Prefeitura da Cidade do Recife - Colégio Municipal Reitor João Alfredo, PCR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Treinamento de Integração para Servidores docentes desta UFPE. (Carga horária: 20h).
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da UFPE, PROGEPE/UFPE, Brasil.
2010 - 2010
EAD: Licenciatura em Letras / Libras da UFSC. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
PROLIBRAS em Tradução/Interpretação da Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Oficina Saúde é um Direito Humano. (Carga horária: 20h).
Grupos de Trabalhos em Prevenção, GTP+, Brasil.
2006 - 2006
Certificação de Proficiência para o Ensino.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Metodologia para o Ensino de Libras. (Carga horária: 120h).
FENEIS / Ministério da Educação - MEC, FENEIS / MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, DPOE/CE DA UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: vice-coordenador geral do NACE da UFPE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Declaro para os devidos efeitos que ANTONIO CARLOS CARDOSO, SIAPE nº 2994739, docente vinculado ao Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação (DPOE/CE) atua como vice-coordenador geral do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE, no período de 18 de setembro de 2015 até a presente data.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Centro de Estudos em Ed. e Linguagem-CEEL
Outras informações
Atua o participando como membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CELL/UFPE), no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde o período de 2015 até a presente data.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Carreira de Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, do Centro de Educação - CE, Cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Matrícula SIAPE nº 2994739, é servidor desta Instituição de Ensino Superior desde 14 de agosto de 2014, com jornada de trabalho de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva e lotação no Departamento de Psicologia e Orientação Educacional (DPOE), desenvolve atividades de ensino neste, na qualidade de Professor efetivo de Língua Brasileira de Sinais - Libras, contratado em 14/08/2014, e ministrando as turmas da disciplina Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais ? Libras para os diversos Cursos de Licenciatura desta Universidade, durante o corrente semestre 2017.1 até o momento presente, conforme relação da Disciplina: Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais ? Libras, nos Períodos de 2014.2 (turmas de 5J, PM, PB e PC), de 2015.1 (turmas de PC, 5I, 5Q e 5U), de 2015.2 (turmas de PM, 5J, PC e 5U), de 2016.1 (turmas de 5I, 5Q, 5W e PC) de 2016.2 (turmas de 5K, 5R e PN), de 2017.1 (turmas de 5S e 5U), Todas as cargas horárias de 60 horas.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Treinamento de Integração para Servidores, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Servidor Docente Antonio Carlos Cardoso participado do Treinamento de Integração para Servidores docentes. Participado do Treinamento de Integração para Servidores docentes desta Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, do Plano de Capacitação da PROGEPE/UFPE, modalidade EaD, realizado no período de 13 de março a 01 de abril de 2017, com carga horária de 20h/a.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Núcleo de Acessibilidade da UFPE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participado como atuou coordenador Setorial do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE, Campus Recife, Conforme portaria nº 1384, de 31.03.2015 - Retificar Portaria de Pessoal nº 5.118, de 21.10.2014, publicada no Boletim Oficial da UFPE (Processo nº 23076.049355/2014-22), no período de 21 de outubro de 2014 a 06 de abril de 2016.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Curso de Atualização Didático-Pedagógica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participado do concluído o Curso de Atualização Didático-Pedagógica, oferecido pelo Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ? NUFOPE, no ano de 2015, com carga horária total de 30h.


Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Campus Juazeiro/BA, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Carreira de Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Matrícula SIAPE nº 1994739, é servidor desta Instituição de Ensino Superior desde 08 de julho de 2013, com jornada de trabalho de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva e lotação no Colegiado Acadêmico de Ciências Sociais, Campus Juazeiro-BA, desenvolve atividades de ensino neste Colegiado de Ciências Sociais e Artes Visuais - Licenciatura, na qualidade de Professor, e ministra as turmas A7, L5 - Código CSOC0048 da Disciplina Comunicação em Educação - Língua Brasileira de Sinais - Libras, durante o corrente semestre 2013.1, 2013.2, Carga horária de 60 horas, Colegiado de Ciências da Natureza no campus-SRN (São Raimundo Nonato) e ministra a turma C7 - Código da Disciplina CIEN0059 da disciplina Libras e atuou Colegiado de Artes Visuais - Licenciatura, na qualidade de Professor, e ministra as turmas A7 Código ARTE0054 da Disciplina Comunicação em Educação - Língua Brasileira de Sinais - Libras, durante o corrente semestre 2014.1, Carga horária de 60 horas.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colaborador das Atividades, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Colaborador das Atividades desenvolvidas pela Coordenação Políticas de Educação Inclusiva do PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN desta Universidade.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Libras, Carga horária: 40
Outras informações
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, do Centro de Educação - CE, SIAPE nº 1994739, desenvolveu atividades de ensino neste Departamento de Psicologia e Orientação Educacional (DPOE), na qualidade de Professor Substituto, contratado em 14/01/2013, e ministra as turmas PM, PN e 5M da disciplina Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - Libras (60h), durante o corrente semestre 2012.2 e as turmas 5B, 5M, PM e PN da disciplina Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - Libras (60h), durante o corrente semestre 2013.1.


Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Participado como instrutor do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - Libras, com duração de 20 horas no UNIVASF campus Petrolina/PE, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas por meio da Coordenação de Capacitação e Desempenho, no período de 06 de maio a 18 de junho de 2014.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participado como Instrutor do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - Libras, com duração de 40 horas no UNIVASF campus Juazeiro/BA e Petrolina/PE, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas através do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, no período de 01 de outubro a 05 de dezembro de 2013.


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Intérprete de Libras Virtual UFPB, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como tutor à distância de Português da disciplina Escrita de Sinais I e tutor intérprete da disciplina Libras II no período 2013.1, 2013.2, 2014.1, 2014.2, 2015.1, 2015.2, já nos períodos 2016.1 e 2016.2 nas disciplinas Libras V e Teoria da Tradução II do Curso Letras/Libras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB Virtual.


Secretária de Educação de PE - Centro de Apoio ao Surdo, SEDUC - CAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do CAS-PE, Carga horária: 150
Outras informações
Secretária de Educação de Pernambuco - SEDUC Gerência de Política de Educação Especial - GEDE Centro de Apoio aos Surdos - CAS/PE Escola Governador Barbosa Lima Cargo: Coordenador (Matrícula 321.925-9) Período: Setembro de 2012 até junho de 2013

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 150
Outras informações
Secretária de Educação de Pernambuco Gerência de Política de Educação Especial - GEDE Centro de Apoio aos Surdos - CAS/PE Escola Governador Barbosa Lima Cargo: Instrutor de Libras (Matrícula 321.925-9) Período: Fevereiro de 2011 até Junho de 2013.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras
Outras informações
2007 - 2008 - Secretária de Educação de Pernambuco Secretária Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra Curso Técnico de Intérprete/Tradutor de Libras Cargo: Instrutor de Libras Disciplinas: Libras aplicada às Ciências da Natureza e da Matemática, Libras aplicada às Ciências Sociais, Libras aplicada a Justiça, Português x Interpretação/Tradutor de Libras 3.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 150
Outras informações
2006 a 2007 - Secretária de Educação de Pernambuco - SEDUC Gerência de Política de Educação Especial - GEDE Centro de Apoio ao Surdo - CAS Escola Conego Rochael de Medeiros Turmas de 5ª a 8ª Série em Classe Especiais para Surdos

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 150
Outras informações
2003 a 2005 - Secretária de Educação de Pernambuco - SEDUC Gerência de Política de Educação Especial - GEDE Centro de Apoio aos Surdos - CAS/PE Escola Conego Rochael de Medeiros Cargo: Instrutor de Libras para Curso de Libras


Agência de Cooperação Internacional do Japão, JICA - BRASILIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Administrativo e Multiplicador, Carga horária: 40
Outras informações
Outubro/2011 a Março/2012 - Multiplicador do Follow-up o Projeto Tampopo (Educação sobre HIV/AIDS para Pessoas com Deficiências no Nordeste), pelo concluído com êxito o Treinamento para Prevenção de DST, HIV/AIDS para pessoas com Deficiência realizado pelo Projeto Tampopo juntamente com a DPI (Pessoas Deficientes Internacional) - Japão, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e Programa Estadual de DST e AIDS. Outubro/2008 a Setembro/2011 - Coordenador Administrativo e multiplicador do Projeto Tampopo (Educação sobre HIV/AIDS para Pessoas com Deficiências em Pernambuco), pelo concluído com êxito o Treinamento para Prevenção de DST, HIV/AIDS para pessoas com Deficiência realizado pelo Projeto Tampopo juntamente com a DPI (Pessoas Deficientes Internacional) - Japão, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e Programa Estadual de DST e AIDS.


Prefeitura do Recife - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das PcD, COMUD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Conselheiro do COMUD/Recife, Carga horária: 20
Outras informações
Participou deste Conselho, como Conselheiro titular, representante da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS-PE


Universidade de Brasilia, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 40


Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS/PE, FENEIS/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 3º Efetivo Conselho Fiscal Feneis Nacional, Carga horária: 20
Outras informações
Abril/2008 a Março/2012 - Conselheiro do 3º Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Feneis Nacional (Voluntários).

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do LGBTs Surdos de PE, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenador do LGBTs Surdos de Pernambuco, promovido pelo Projeto Tampopo (Educação sobre HIV/AIDS para Pessoas com Deficiências), ministrando oficinas sobre Prevenção de DST/AIDS.

Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador da Passeata Pernambucana de Surdo
Outras informações
2002 a 2011 - Coordenador da Passeata Pernambucana de Surdos, pelo promovido do Escritório Regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Feneis em Pernambuco (Voluntário). 2009 a 2011 - Colaborador da Passeata Pernambucana de Surdos

Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
2002 a 2010 - Curso básico e intermediário de Língua Brasileira de Sinais-Libras em Contexto para ouvinte e Instrutor/Agente Multiplicador de Libras para Instrutores Surdos.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 2º Efetivo Sup. Cons Fiscal Feneis Nacional, Carga horária: 20
Outras informações
Abril/2006 a Março/2008 - Conselheiro do 2º Membro suplente do Conselho Fiscal da Feneis Nacional

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro suplente do Conade
Outras informações
Representante da Feneis Nacional do Conselheiro suplente do Conade - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência Vários nas Conferências, Encontros e Reuniões Ordinária do Conade em Brasília ? DF - (Voluntário)

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor 2º Vice-presidente da Feneis Nacional, Carga horária: 20
Outras informações
2004 a 2006 (Voluntário) - Diretor 2º Vice-Presidente da Feneis Nacional (Feneis Matriz/RJ).

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor da Feneis Regional Pernambuco, Carga horária: 20
Outras informações
2002 a 2004 (Voluntário) - Escritório Regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Feneis em Pernambuco, no Função: Diretor Regional da Feneis/PE


Associação Pernambucanos de Cegos, APEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Digitador-Delegacia Regional do Trabalho DRT, Carga horária: 30
Outras informações
Associação Pernambucas de Cego no convênio da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) - Função: digitador.


Fundação de Apoio ao Trabalho da UPFE, FAT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 320
Outras informações
Fundação Fundação de Apoio ao Trabalho da UPFE, Instrutor de Libras - Perfazendo 320h/a


Prefeitura do Recife - Secretaria de Educação/Gerência de Educação Especial, SEE / GEE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
1996 a 2008 - Prefeitura do Recife - Secretaria de Educação/Gerência de Educação Especial - GEE, no Curso de Libras - Cargo: Instrutor de Libras, ministrando a carga horária total de 226 horas/aulas

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
1998 a 1999 - Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Função: Monitor/Instrutor de Libras - Turmas de 1ª a 4ª Série em Classe Especiais para Surdos.


Associação de Surdos de Pernambuco, ASSPE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Libras
Outras informações
Associação de Surdos de Pernambuco, Cargo: Instrutor de Libras - Curso de Libras para ouvinte

Vínculo institucional

1989 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Financeiro (Voluntário), Carga horária: 4
Outras informações
Associação de Surdos de Pernambuco, Cargo: Diretor Financeiro (Voluntário)


Figueiredo Conde LTDA - Instalações Elétricas, Hidraúlicas e Especiais, FC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Desenhista em Arquitetura e Nanquim, Carga horária: 40
Outras informações
Instalações Elétricas, Hidraúlicas e Especiais - Setor: Projetos Função: Projetista em elétrica, telefone e segurança em Edifícios Residenciais e Comerciais, Desenhista em Arquitetura e Nanquim - Período: 09/1986 a 01/1988 (Estágio) e 02/1988 a 07/1997 (Funcionário)


Prefeitura do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro da comissão da Divisão de Ed. Especial
Outras informações
Participado da reunião para organização da seleção, na Divisão de Educação Especial / Secretaria de Educação da Prefeitura, dos professores da Prefeitura do Recife que irão trabalhar nas Salas Bilíngues. No dia 09/01/2015 das 14:00 às 17:00 horas.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Divisão de Educação Especial / Secretaria
Outras informações
Participado como membro da comissão da Divisão de Educação Especial / Secretaria de Educação da Prefeitura, que selecionou os professores da Prefeitura do Recife para trabalhar nas Salas Bilíngues. Nos dias 15 e 20/01/2015 das 8:00 às 12:00 horas.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Divisão de Educação Especial / Secretaria
Outras informações
Participado como formador do curso de planejamento de aulas em Libras, na Divisão de Educação Especial / Secretaria de Educação da Prefeitura, dos professores da Prefeitura do Recife que trabalham nas Salas Bilíngues. No dia 15/05/2015 no período da tarde.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez e Educação de Surdos (GEPESES)
Descrição: Participado como membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez e Educação de Surdos (GEPESES), que tem como foco o estudo de aspectos ligados à surdez, às formas de socialização dos indivíduos surdos e suas implicações para as aprendizagens desses indivíduos, mediadas por suas práticas de letramento, temos três linhas de pesquisa: 1. Aquisição da linguagem de língua materna (L1) e de segunda língua (L2). 2. Formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Surdos. 3. Letramento de Surdos e Descrição da Libras, no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE/CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Integrante / Wilma Pastor de Andrade Sousa - Coordenador / Lindilene Maria de Oliveira - Integrante / Keyla Maria Santana da Silva - Integrante.
2013 - 2014
Grupo de Estudos e Pesquisa em Libras dos Surdos do Vale do São Francisco - GEPELIS
Descrição: Criação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Libras dos Surdos do Vale do São Francisco-GEPELIS, cujo objetivo é desempenhar tais atividades, estimular a inquietação, a dúvida e provocar novas ideias. O GEPELIS visa à procura de novos métodos para lidar com problemas reais da sociedade, por meio de uma formação multidisciplinar, que envolva a comunidade surda ou associação de Surdos de Petrolina ? ASP, em parceria com a Univasf..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2011
PROJETO TAMPOPO
Descrição: O Projeto tem como alvo, Recife e outras cidades do estado de Pernambuco no Nordeste do Brasil que apresenta o mais alto índice de deficiência (16.8%). As pessoas com deficiência normalmente são excluídos da educação básica sobre a saúde e a sexualidade. Em áreas pobres, pessoas com deficiência e analfabetas estão mais vulneráveis devido à falta de informações suficientes sobre prevenção de abuso sexual, HIV/AIDS e diversas outras doenças. Os programas e serviços existentes atualmente na comunidade não consideram as necessidades das pessoas que não sabem ler ou escrever ou que não podem se comunicar, deixando-os em uma situação mais suscetível a essas doenças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.
2007 - 2011
Projeto ?O Sonho dos Surdos? da Prática de Projeto
Descrição: Escritório regional de Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos em Pernambuco (FENEIS-PE),foi fundado em 2002 em Recife. A FENEIS-PE oferece cursos de LIBRAS para surdos e ouvintes, cursos de capacitação para surdos e encontros mensais com os surdos do Nordeste. A ?PRÁTICA de PROJETO?? foi desenvolvida para atender às necessidades de capacitação das comunidades surdas em Recife para aprender e compartilhar informações sobre o ?Ciclo do Projeto?, que são conhecimentos básicos para a participação no processo de desenvolvimento. A iniciativa foi realizada utilizando plenamente a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com formas visuais (vídeos e desenhos) para compartilhar conhecimentos sobre elaboração de projeto através de treinamento dos multiplicadores (surdo - para - surdo) para criar um Guia com DVD e web site. A FENEIS-PE e a equipe da ?PRÁTICA de PROJETO?? agradece a parceria e o apoio da UNECO Information for All Programme (IFAP), Serviço Internacional (IS-Brasil) e Disabed Peoples?International (DPI-Japan). A equipe, também, agradece a participação e colaboração das comunidades surda no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Curso de Extensão: O Léxico da Libras na Formação de Profissionais da Educação de Surdos
Descrição: Participando na qualidade de Coordenador e Ministrante do ?Curso de Extensão: O Léxico da Libras na Formação de Profissionais da Educação de Surdos?, promovido pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - CE, no período de 03 de outubro a 21 de dezembro de 2017, com carga horária total de 60 horas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador / Severina Batista de Farias Klimsa - Integrante / Irany Cristina Gonçalves da Silva - Integrante / José Roniero Diodato - Integrante.
2016 - 2017
Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico 1)
Descrição: Participado na qualidade de Coordenador e Ministrante do ?Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico 1)?, promovido pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - CE, no período de 06 de outubro de 2016 a 02 de fevereiro de 2017, com carga horária total de 30 horas. SIGProj n°: 80233.248763.1139.217397.19042017.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.
2016 - 2017
Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico II)
Descrição: Participado na qualidade de Coordenador do ?Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico II)?, promovido pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - DPOE do Centro de Educação - CE da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, no período de 04 de outubro de 2016 a 02 de fevereiro de 2017, com carga horária total de 30 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.
2016 - 2016
Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais - Libras (Básico 1)
Descrição: Participado na qualidade de Coordenador do ?Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico I)?, promovido pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - DPOE do Centro de Educação - CE da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, no período de 03 de maio a 02 de junho de 2016, com carga horária total de 30 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.
2016 - 2016
Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais - Libras (Básico I)
Descrição: Participado como Coordenador do ?Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (Básico I)?, promovido pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais - DPOE do Centro de Educação - CE da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, no período de 07 de junho a 07 de julho de 2016, com carga horária total de 30 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.
2015 - 2015
Primeiro Encontro de Tradutores-Intérpretes de Libras na UFPE.
Descrição: Participado como ministrante do evento "Primeiro Encontro de Tradutores-Intérpretes de Libras na UFPE", promovido pelo Departamento de Letras (DL) - CAC da UFPE, nos dias 03 e 04 de setembro de 2015, com carga horária total de 15 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Integrante / Lindilene Maria de Oliveira - Coordenador.
2015 - 2015
A Lei de Libras: Libras Identidade Surda e Responsabilidade Sócio Educacional: Todos Por Um Ideal.
Descrição: Participado na qualidade de coordenador do evento "A Lei de Libras: Libras Identidade Surda e Responsabilidade Sócio Educacional: Todos Por Um Ideal", promovido pelo Departamento de Psicologia Orientação Educacionais (DPOE) - CE da UFPE, nos dias 24 e 27 de abril de 2015, com carga horária total de 08 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.
2015 - 2015
XV ENEXT / I ENExC ? Encontro de Extensão e Cultura: História, Memória e Perspectivas
Descrição: Participado na qualidade de palestrante, da 1ª Roda de Diálogo intitulada ?Acessibilidade e Educação Inclusiva?, no dia 25 de novembro, durante o evento ?XV ENEXT / I ENExC ? Encontro de Extensão e Cultura: História, Memória e Perspectivas?, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos dias 25 e 26 de novembro de 2015, com a PROExC ? SIGProj Nº 217362.1035.86796.03112015 em 26/11/2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
I Encontro Sobre Libras em Pernambuco
Descrição: Participado na qualidade de coordenador do evento "I Encontro Sobre Libras em Pernambuco", promovido pelo Departamento de Psicologia Orientação Educacionais (DPOE) - CE da UFPE, nos dias 11 e 12 de setembro de 2015, com carga horária total de 12 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador.
2015 - 2015
I Encontro sobre Libras em Pernambuco (1º ELIPE): ?Fortalecendo a Libras e Promovendo Acessibilidade Comunicacional
Descrição: Participado na qualidade de coordenador do evento ?I Encontro sobre Libras em Pernambuco (1º ELIPE): ?Fortalecendo a Libras e Promovendo Acessibilidade Comunicacional?, promovido pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE/CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos dias 11 e 12 de Setembro de 2015, com carga horária total de 12 horas, com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) ? SIGProj Nº 213407.975.217397.25082015 em 25/08/2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador / Bernardo Klimsa - Integrante / Severina Batista de Farias Klimsa - Integrante / Wilma Pastor de Andrade Sousa - Integrante / Lindilene Maria de Oliveira - Integrante / Keyla Maria Santana da Silva - Integrante / Darlene Seabra de Lira - Integrante / Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar - Integrante / Ernani Nunes Ribeiro - Integrante / Marcelo Lúcio Correia de Amorim - Integrante / Márcia Elizabete da Silva - Integrante / Sandra Cristina Cardoso de Souza Luna - Integrante / Mariana Marquês da Hora - Integrante / Irany Cristina Gonçalves da Silva - Integrante / Julyane Brunna Ferreira Maciel - Integrante / Luiz Fernando Ferreira de Barros - Integrante / Roberta de Moura Torres - Integrante / Roberta Oliveira Malta de Alencar - Integrante / Roberto Willians de LIma Santos - Integrante.
2015 - 2015
A Lei de Libras: Libras, Identidade Surda e Responsabilidade, Sócio Educacional: Todos Por Um Ideal
Descrição: Participado na qualidade de coordenador do evento ?A Lei de Libras: Libras, Identidade Surda e Responsabilidade, Sócio Educacional: Todos Por Um Ideal?, promovido pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE/CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos dias 24 e 27 de Abril de 2015, com carga horária total de 8 horas, com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) ? SIGProj Nº 58891.203042.975.217397.26102015 em 04/11/2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador / Bernardo Luís Torres Klimsa - Integrante / Adriana Di Donato Chaves - Integrante / Keyla Maria Santana da Silva - Integrante / Darlene Seabra de Lira - Integrante / Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar - Integrante / Cristiano José Monteiro - Integrante.
2015 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez e Educação de Surdos (GEPESES)
Descrição: Participado como membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez e Educação de Surdos (GEPESES), que tem como foco o estudo de aspectos ligados à surdez, às formas de socialização dos indivíduos surdos e suas implicações para as aprendizagens desses indivíduos, mediadas por suas práticas de letramento, temos três linhas de pesquisa: 1. Aquisição da linguagem de língua materna (L1) e de segunda língua (L2). 2. Formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Surdos. 3. Letramento de Surdos e Descrição da Libras, no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE/CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Integrante / Wilma Pastor de Andrade Sousa - Coordenador / Lindilene Maria de Oliveira - Integrante / Keyla Maria Santana da Silva - Integrante.
2014 - Atual
Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Léxico da Libras - Grupell
Descrição: O grupo de estudos sobre o léxico da Libras visa promover estudos sobre a lexicologia e lexicografia da Libras para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem da língua, por meio do desenvolvimento de estratégias metodológicas apropriadas e produção de material didático em Libras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador / Severina Batista de Farias Klimsa - Integrante.
2013 - 2014
Saúde em Libras do Vale do São Francisco da Univasf
Descrição: Participado das Atividades da Comissão Organizadora e da Realização do 1º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco, com carga horária de 8 horas, realizado pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva-CPEI/PRÓ-Reitoria de Ensino em parceria com a Associação de Surdos de Petrolina, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Univasf..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Integrante / Karla Daniele de Sá Maciel Luz - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2014 - Atual
Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Léxico da Libras (Grupell)
Descrição: Atua como coordenador, participando das atividades do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Léxico da Libras (Grupell) que, objetiva: Desenvolver pesquisas sobre o léxico, tendo como base dados da Língua Brasileira de Sinais ? Libras, para proceder à: a) descrição sistemática dos usos do Libras do Brasil; b) elaboração de artigos científicos; e) redação de dicionários, glossários, vocabulários, léxicos etc.; d) difusão da Libras por meio do ensino de primeira língua (L1) e segunda língua (L2). O grupo foi criado em março 2014, no Departamento de Psicologia e orientação Educacionais (DPOE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Antonio Carlos Cardoso - Coordenador / Bernardo Luís Torres Klimsa - Integrante / Severina Batista de Farias Klimsa - Integrante / Keyla Maria Santana da Silva - Integrante / Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar - Integrante / Cristiano José Monteiro - Integrante / Irany Cristina Gonçalves da Silva - Integrante / Roberta Oliveira Malta de Alencar - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Libras.


Idiomas


Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, A. C.; CARDOSO, D. U. C. . A Função do Intérprete de Libras Atuante em Universidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MONTEIRO, C. E. F. ; CARDOSO, A. C. . Educação Inclusiva e o Ensino da Lingua Brasileira de Sinais - Libras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARDOSO, A. C.. Palestra Acessibilidade Comunicacional para Pessoas surdas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARDOSO, A. C.; SILVA, I. C. G. . Libras e os surdos? e uma oficina de ?Introdução ao uso de Libras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARDOSO, A. C.; SOUSA, W. P. A. ; SILVA, K. M. S. ; OLIVEIRA, L. M. . Especificidades na Educação de Crianças Surdas em Processo de Alfabetização: O Que Dizem Professores de Salas Regulares Bilíngues da Cidade do Recife?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CARDOSO, A. C.; SILVA, K. M. S. ; AGUIAR, G. F. C. ; MONTEIRO, C. J. . Apresentação de PÔSTER, como o trabalho intitulado ?Estudos sobre o Léxico da Libras: Relato de Experiência na Catalogação, Convenção e Disseminação de Sinais em Libras no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Léxico da Libras (Grupell). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARDOSO, A. C.; MONTEIRO, C. J. . A Escrita de Sinais como recurso na atuação do Tradutor de Libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CARDOSO, A. C.; MONTEIRO, C. J. . Apresentação de Comunicação Oral, como o trabalho intitulado ?A importância da educação bilíngue para os surdos brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARDOSO, A. C.; SILVA, A. N. A. . Projeto Cine Às Escuras. 2016.

2.
CARDOSO, A. C.; SILVA, A. N. A. . Filme Caranguejo Elétrico. 2016.

3.
SILVA, A. N. A. ; CARDOSO, A. C. . Projeto Aprenda o Passo (aula de frevo com Libras e audiodescrição). 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO, A. C.. Curso Básico de Libras. 2017. .

2.
CARDOSO, A. C.. Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico I). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CARDOSO, A. C.. Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico II). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CARDOSO, A. C.; CHAVES, A. D. ; RIBEIRO, E. N. . Curso Formação Continuada em acessibilidade e Educação Inclusiva para Professores do Colégio de Aplicação da UFPE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CARDOSO, A. C.; SILVA, A. N. A. . Curso de Libras para Acessibilidade Comunicacional em PE. 2016. .

6.
CARDOSO, A. C.. Participando como atividades de ensino da Libras para docentes. 2015. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIRA, D. S.; SANTOS, S. N.; CARDOSO, A. C.; BARBOSA, A. P. F.. Participação em banca de Ana Paula Ferreira Barbosa. A interação do intérprete/tradutor e o professor regente (ensino fundamental I) na alfabetização do estudante surdo da escola inclusiva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais ? Libras) - Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra.

2.
LIRA, D. S.; SANTOS, S. N.; CARDOSO, A. C.; SENA, E. S. L.; PEREIRA, R. C.. Participação em banca de Emanuelle Shirley Lopes de Sena e Roberta Cavalcanti Pereira. A importância do intérprete de Libras nas igrejas evangélicas em Recife para a inclusão do surdo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais ? Libras) - Secretaria de Educação de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARDOSO, A. C.; MOTA, A. P.; OLIVEIRA, R.. Participação em banca de Priscila Patrícia dos Santos.ATUAÇÃO DOCENTE NA DISCIPLINA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ? LIBRAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO ? UFPE DO CENTRO DE EDUCAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

2.
CARDOSO, A. C.; KLIMSA, S. B. F.; CARVALHO, F. C. G.. Participação em banca de Gabriella Letícia Nascimento de Almeida e Taysa Maria Campel.DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS SURDAS EM SALAS BILÍNGUES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

3.
KLIMSA, S. B. F.; KLIMSA, B. L. T.; CARDOSO, A. C.. Participação em banca de Cláudio Felipe Souza Fonseca.JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS REGULARES INCLUSIVAS COM ALUNOS SURDOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

4.
ALVES, E. O.; BATISTA, M. G. D. A. M.; CARDOSO, A. C.. Participação em banca de Severina Mariano da Silva Almeida.Interprete da Língua de Sinais - Libras mediador ou educador.. 2017.

5.
ALVES, E. O.; BATISTA, M. G. D. A. M.; CARDOSO, A. C.. Participação em banca de Maria Geane de Lima Ferreira.Avaliação da Aprendizagem da Língua Portuguesa Escrita para Surdos: Um Desafio Escolar.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
ALVES, E. O.; BATISTA, M. G. D. A. M.; CARDOSO, A. C.. Participação em banca de Luana Fernandes Magalhães.Práticas Metodológicas no Processo Educacional dos Surdos: A Importância da Língua de Sinais para o Ensino e Formação dos Alunos Surdos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
CARDOSO, A. C.; ALVES, E. O.; BATISTA, M. G. D. A. M.. Participação em banca de Gertrudes Erundina Dantas Neta.O Lúdico como Facilitador no Ensino da Libras na Educação Infantil.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
CARDOSO, A. C.; ALVES, E. O.; BATISTA, M. G. D. A. M.. Participação em banca de Claudio Souza Brito.Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Alunos Surdos no Ensino Fundamental I.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
CARDOSO, A. C.; ALVES, E. O.; BATISTA, M. G. D. A. M.. Participação em banca de Cristiane Ferreira Silva Oliveira.Análise da Escrita de Sinais ?Sign Writing? Presente na Literatura Rapunzel Surda.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
CARDOSO, A. C.; ALVES, E. O.; BATISTA, M. G. D. A. M.. Participação em banca de Valquíria Carneiro da Silva.A Prática da Inclusão de Alunos Surdos em Classe Regular do Ensino Fundamental: Realidade e Desafios.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
CARDOSO, A. C.; SOUSA, W. P. A.; ALBUQUERQUE, E. B. C.. Participação em banca de Irany Silva, Jaciara Silva e Maria Goretti Lima.A relação entre a Libras e o processo de ensino e aprendizagem de estudantes Surdos nas salas regulares bilíngues da rede municipal do Recife. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

12.
SOUSA, W. P. A.; CAVALCANTE, T. C. F.; LEAO, M. S. M. S.; CARDOSO, A. C.. Participação em banca de Maria Elizabete Correia da Costa.Práticas de letramento com estudantes Surdos em salas regulares bilíngues da rede municipal de Recife. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

13.
SOUSA, W. P. A.; CARDOSO, A. C.; REIS, M. C.. Participação em banca de Jacilene Albuquerque Silva.A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E TÊNDENCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

14.
CARDOSO, A. C.; ALVES, E. O.; BATISTA, M. G. D. A. M.. Participação em banca de Jamile Keller de Souza Correia.CODAS: Tentativa de Análise do Sistema Cognitivo da Criança que Internaliza a Libras e o Português simultaneamente no seu Processo de Aquisição.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras) - Universidade Federal da Paraíba.

15.
SOUSA, W. P. A.; CARDOSO, A. C.; GUIMARAES, G. L.. Participação em banca de Tatyanne Soares Sá Ferreira.A inclusão do estudante surdo no contexto da educação Bilíngue. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

16.
SOUSA, W. P. A.; LEAO, M. S. M. S.; CARDOSO, A. C.. Participação em banca de Thaislane Maria Freitas da Silva.O ensino da língua portuguesa escrita, como L2, para estudantes surdos no 5º ano do Ensino Fundamental".. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

17.
LIMA, E. W. G.; CARDOSO, A. C.. Participação em banca de Robson Marques dos Santos.A Inclusão de Alunos com Surdez na Educação Física: Uma Revisão Sistemática Acerca das Metodologias de Ensino e Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

18.
KLIMSA, S. B. F.; CARDOSO, A. C.. Participação em banca de Fábio Cabral de Lima.Mercado de Trabalho e Pessoa Surda: Na Inserção e Possível Ascensão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CHAVES, A. D.; RIBEIRO, E. N.; CARDOSO, A. C.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto do Centro Acadêmico de Vitória/UFPE. 2018. Centro Acadêmico de Vitória-CAV/Universidade Federal de Pernambuco-UFPE.

2.
CARDOSO, A. C.; CHAVES, A. D.; SANTOS, S. N.. Seleção Pública Simplificadora para Professor Substituto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 2018. Centro Acadêmico de Vitória-CAV/Universidade Federal de Pernambuco-UFPE.

3.
CARDOSO, A. C.; CHAVES, A. D.; RIBEIRO, E. N.. Seleção Pública Simplificadora para Professor Substituto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 2018. Centro Acadêmico de Vitória-CAV/Universidade Federal de Pernambuco-UFPE.

4.
CARDOSO, A. C.; KLIMSA, S. B. F.; MONTEIRO, C. J.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto 2017.1 - Área de Libras (Edital nº 22 de 02/03/2017). 2017. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

5.
SARMENTO, V. N.; CARDOSO, A. C.; SOUZA, A. P. C.. Concurso Público Seleção Simplificada para Professor Substituto 2017.2. 2017. Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE.

6.
SOUSA, W. P. A.; KLIMSA, S. B. F.; CARDOSO, A. C.. Concurso Público Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto 2017.1. 2017. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

7.
SOUZA, A. P. C.; CARDOSO, A. C.; MENDES, T. P.; GOMES, C. D. A. L.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo da área de Libras - IF SERTÃO PE, Campus Serra da Talhada/PE, nos dias 28, 29, 30 e 31 de março e 01 de abril de 2016. 2016. IF SERTÃO Pernambuco Campus Serra Talhada-PE.

8.
DONATO, A.; CARDOSO, A. C.; KLIMSA, B. L. T.. Concurso Público para Professor Efetivo da área de Libras - Senhor do Bonfim/BA. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

9.
CHAVES, A. D.; CARDOSO, A. C.; KLIMSA, B. L. T.. Concurso Público para Professor Efetivo da área de Libras - São Raimundo Nonato/PI. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

10.
MARQUES, R. R.; FREITAS, M. S. A.; CARDOSO, A. C.. Concurso Público para Professor Efetivo da área de Libras - Serra da Talhada/PE. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.

11.
ADRIANO, N. A.; CARDOSO, A. C.; LIMA, E. W. G.. Concurso Público para Professor Efetivo da área de Libras - São Raimundo Nonato/PI. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

12.
CARDOSO, A. C.. Concurso Público para Intérprete de Libras para Técnico-Administrativos em Educação. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

13.
CARDOSO, A. C.; LIMA, E. W. G.. Concurso Público para Intérprete de Libras para Técnico-Administrativos em Educação. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

14.
KLIMSA, B. L. T.; CARDOSO, A. C.; SANTOS, S. N.. Concurso Público para Intérprete de Libras, Servidores Técnico-administrativos. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Outras participações
1.
FREITAS, M. S. A.; CARDOSO, A. C.. Seleção Simplificada para Instrutores de Libras. 2014. Secretaria Municipal de Educação de Petrolina-PE.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º CICLO DE PALESTRA ÉDOAUARD HUET.8º CICLO DE PALESTRA ÉDOAUARD HUET. 2018. (Outra).

2.
V Semana de Formação Pedagógica da UFPE.Oficina Pedagógica intitulada "ELABORAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO". 2018. (Oficina).

3.
V Semana de Formação Pedagógica da UFPE.Na qualidade de EXPOSITOR, compondo a Sessão de Socialização de Experiências: Área de Ciências Humanas e Artes. 2018. (Outra).

4.
Workshop de Libras: CURRÍCULO DE LIBRAS ? L1 e L2.CURRÍCULO DE LIBRAS ? L1 e L2. 2018. (Outra).

5.
2º Fórum Municipal Bilíngue da Rede Municipal do Recife..Em defesa de uma escola bilíngue para surdos.. 2017. (Outra).

6.
2º Fórum Municipal Bilíngue da Rede Municipal do Recife..Em defesa de uma escola bilíngue para surdos.. 2017. (Outra).

7.
Escola, espaço para (trans)formação: acessibilidade e inclusão em pauta.Pedagógica Libras na Escola Inclusiva. 2017. (Oficina).

8.
II Seminário de Libras da UFCG: estudos linguísticos em línguas de sinais.Libras e os grupos de estudos e pesquisas: participação dos surdos. 2017. (Seminário).

9.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS e LIBRAS ? SESLIBRAS e I WORKSHOP DE LIBRAS.I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS e LIBRAS ? SESLIBRAS e I WORKSHOP DE LIBRAS. 2017. (Seminário).

10.
I Seminário Interinstitucional sobre Pedagogia Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.I Seminário Interinstitucional sobre Pedagogia Bilíngue, que aconteceu no dia 14 de dezembro de 2017, no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. 2017. (Seminário).

11.
I Simpósio de Escrita de Libras de Pernambuco ? I SELBS.Valorização da Escrita de Sinais em Libras nas Escolas e Universidades. 2017. (Simpósio).

12.
I Simpósio de Escrita de Língua Brasileira de Sinais de Pernambuco ? I SELBS.Escrita de Língua Brasileira de Sinais de Pernambuco. 2017. (Simpósio).

13.
Mesa Redonda: Acessibilidade, Inclusão e Cidadania.Debatedor na ?Mesa Redonda: Acessibilidade, Inclusão e Cidadania.. 2017. (Outra).

14.
Seminário do Inventário Nacional da LIBRAS.Inventário Nacional da Libras. 2017. (Seminário).

15.
Seminário do Inventário Nacional de Libras.Curso de Formação do referido projeto da UFSC. 2017. (Seminário).

16.
VII Encontro de Jovens Surdos de Pernambuco em Santa Cruz do Capibaribe/PE.A Valorização de Libras. 2017. (Encontro).

17.
WORKSHOP DE LIBRAS.MARCO REFERENCIAL PARA CURRÍCULO DE LIBRAS e DOCUMENTAÇÃO DE LIBRAS. 2017. (Oficina).

18.
Workshop Planejamento e Organização de Evento, ministrado por David de Keyzer, Diretor do Festival Clin d? OielOiel.Espectador do Workshop ?Planejamento e Organização de Evento?, ministrado por David de Keyzer, Diretor do Festival Clin d? Oiel. 2017. (Oficina).

19.
1º Semana Inclusiva: Auto Estima e Convivência Social.Acessibilidade da Pessoa Surda no Ensino Superior. 2016. (Seminário).

20.
Acessibilidade Comunicacional para as Pessoas Surdas.Acessibilidade Comunicacional para as Pessoas Surdas. 2016. (Outra).

21.
Curso de Metodologia de Ensino Literatura Visual: Utilizando Classificados e Metáforas de Libras.Utilizando Classificados e Metáforas de Libras. 2016. (Oficina).

22.
II Congresso de Tradutores Intérprete de Libras na Paraíba: Desafios Contemporâneos: Onde Estamos? Como estamos? Onde deveríamos estar?. A Função do Intérprete de Libras Atuante em Universidades. 2016. (Congresso).

23.
III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? CONEDU. III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? CONEDU. 2016. (Congresso).

24.
III Encontro de Acessibilidade Comunicacional em PE.Panorama da Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco. 2016. (Encontro).

25.
Semana de Formação e Planejamento Docente da UFPE.Semana de Formação e Planejamento Docente da UFPE. 2016. (Seminário).

26.
Semana de Formação e Planejamento Docente da UFPE.Oficina: Google Drive e Ferramentas Comunicacionais. 2016. (Oficina).

27.
Semana de Formação e Planejamento Docente da UFPE.Oficina: Princípios para Acessibilidade Comunicacional no Ensino Superior. 2016. (Oficina).

28.
Seminário: Temas Emergentes na Formação Docente.Mesa Redonda: Educação Inclusiva e Ambiental na Formação Docente. 2016. (Seminário).

29.
SEMINÁRIO: TEMAS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE.Educação Inclusiva e Ambiental na Formação Docente. 2016. (Seminário).

30.
1º Fórum Municipal Bilíngue da Rede Municipal do Recife.1º Fórum Municipal Bilíngue da Rede Municipal do Recife, abordando o tema: ?A influência do Bilinguismo no Desenvolvimento Cognitivo dos Estudantes com Surdez. 2015. (Outra).

31.
1º Fórum Municipal Bilíngue da Rede Municipal do Recife.1º Fórum Municipal Bilíngue da Rede Municipal do Recife, abordando o tema: ?A influência do Bilinguismo no Desenvolvimento Cognitivo dos Estudantes com Surdez. 2015. (Outra).

32.
Comemoração do Dia Nacional da Libras.XV Seminário Temático. 2015. (Seminário).

33.
I ENCONTRO DO SETEMBRO AZUL.Comemoração do Dia Nacional da Libras. 2015. (Encontro).

34.
II Encontro Nacional dos Professores de Libras das Instituições do Ensino Superior (II ENPLES).Pôster/Pesquisa, como o trabalho intitulado ?Estudos sobre o Léxico da Libras: Relato de Experiência na Catalogação, Convenção e Disseminação de Sinais em Libras no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Léxico da Libras-(ANAIS - ISBN: 978-85-63953-60-5). 2015. (Encontro).

35.
Nacional de Estudantes de Pedagogia - 35º ENEPe.A Escrita de Sinais (SIGNWRITING): Uma proposta Bilíngue para o Ensino da Libras.. 2015. (Encontro).

36.
Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: Pesquisa e prática docente em discussão..Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: Pesquisa e prática docente em discussão, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e pelo Núcleo de Educação Matemática (NEMAT/UFPE), por meio de convênio celebrado entre o MEC.. 2015. (Seminário).

37.
Simpósio em comemoração pelos 13 anos da Lei de Libras nº 10.436/2002.A Lei de Libras: os Avanços na Esfera Acadêmica. 2015. (Simpósio).

38.
Simpósio em comemoração pelos 13 anos da Lei de Libras nº 10.436/2002.DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LIBRAS no Simpósio em comemoração pelos 13 anos da Lei de Libras nº 10.436/2002. 2015. (Simpósio).

39.
1º SEEL-Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens e 5º SEL-Semana de Letras-UFRPE/UAST.Convidado. 2013. (Simpósio).

40.
2º Oficina de Educação de Surdos e Libras - OESLIBRAS.Participação da 2º Oficina de Educação de Surdos e Libra, realizado e promovido pela Associação de Surdos de Natal-ASNAT e Grupo de Estudo e Educação em Libras - GEEL, no dia 26.10.13, com carga horária de 20 horas de duração.. 2013. (Oficina).

41.
2º Oficina de Educação de Surdos e Libras - OESLIBRAS.Participou como Ministrante da 2º Oficina de Educação de Surdos e Libras, com o tema: "Desenvolvimento de Educação de Surdos para Professor Surdo do Brasil", no dia 26.10.13 em Natal-RN, com carga horária de 2 horas de duração.. 2013. (Oficina).

42.
Conferencia Municpal de Educação - CONAE. Participou da Conferência Municipal de Educação, sob o tema O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, rezalizado nos dias 10 e 11.07.13, com 12 horas.. 2013. (Congresso).

43.
I Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior.Participação no I Encontro Nacional dos Professores de Libras no ensino Superior, realizado no período de 16 a 18.10.2013, com carga horária de 24 horas. 2013. (Encontro).

44.
Semana da Inclusão, do campus Petrolina Zona Rural.Convidado. 2013. (Outra).

45.
I Encontro do INES com os Centro de Apoio aos Surdos - CAS.Realizado no período de 16 a 17 de julho de 2012, com carga horária de 16 horas. 2012. (Encontro).

46.
V Seminário do Curso Técnico de Tradutor/Intérprete em Libras.Monitoria da Oficicna de INICIAÇÃO À GRAMÁTICA DA LIBRAS. 2012. (Oficina).

47.
Encontro Regional de Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência do Nordeste.Conselheiros do COMUD/Recife. 2011. (Encontro).

48.
III Encontro de Jovens Surdos de Pernambuco.Palestrante. 2011. (Encontro).

49.
V ENELL - Encontro de Nacional de Estudantes de Letras-Libras.Convidado. 2011. (Encontro).

50.
Curso de Capacitação para o Projeto Tampopo em Tóquio do Japão.Curso de Capacitação para o Projeto Tampopo. 2010. (Oficina).

51.
Curso de Treinamento em Grupo Treinamento de Liderança para Surdos em Federação dos Surdos do Japão (JFD).Curso de Treinamento em Grupo Treinamento de Liderança para Surdos em Federação dos Surdos do Japão (JFD). 2010. (Oficina).

52.
University Gallaudet.Seminário para o Projeto Tampopo em Washington DC do Estados Unidos. 2010. (Seminário).

53.
2º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência de Pernambuco. Como tema Central a Tecnologia Assistiva. 2009. (Congresso).

54.
I Encontro Multínformações sobre Cultura Surda.Palestrante. 2009. (Encontro).

55.
III ENELL - Encontro Nacional de Estudantes de Letras-Libras.Congressista. 2009. (Encontro).

56.
I Encontro de Jovens Surdos de Pernambuco - FENEIS-PE.Palestrante. 2008. (Encontro).

57.
Congresso Nacional sobre Educação de Surdos. Departamento de Educação I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, realizado de 02 a 04.11.2006, com carga horária de 30 horas. 2006. (Congresso).

58.
V Encontro Latino Americano de Surdos - FENEIS NACIONAL.Como membro da Comissão Organizadora, no período de 20 à 28.11.2004, perfazendo 60 horas (Condição: Diretor segundo vice-presidente da Feneis Nacional. 2004. (Encontro).

59.
Seminário Participando em Condições de Igualdade de Vestibulares e Concursos.Palestrante da Mesa Redonda. 2003. (Seminário).

60.
I Encontro dos Instrutores de Libras do Nordeste.Participante. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, A. C.; LIMA JUNIOR, J. A. ; QUADROS, R. M. . SEMINÁRIO SOBRE LÍNGUA DE HERANÇA e do WORKSHOP DE LIBRAS: CURRÍCULO DE LIBRAS - L1 e L2.. 2018. (Outro).

2.
CARDOSO, A. C.; KLIMSA, B. L. T. ; SILVA, I. C. G. ; MACIEL, J. B. F. ; KLIMSA, S. B. F. . IV SEMINÁRIO SETEMBRO AZUL: DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO BRASIL. 2017. (Outro).

3.
CARDOSO, A. C.; LIMA JUNIOR, J. A. . I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS E LIBRAS - SESLIBRAS e I WORKSHOP DE LIBRAS. 2017. (Outro).

4.
SILVA, A. M. M. ; REIS, M. C. ; CARDOSO, A. C. . XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. 2016. (Concerto).

5.
CARDOSO, A. C.; KLIMSA, S. B. F. ; SILVA, I. C. G. . ?SETEMBRO AZUL: EM DEFESA DO DIREITO À ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL DA COMUNIDADE SURDA?. 2016. (Festival).

6.
CARDOSO, A. C.. Oficina ?A Didática no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 2015. (Outro).

7.
SOUSA, W. P. A. ; CARDOSO, A. C. . II CONBAlf ? CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO ? Políticas públicas de alfabetização. 2015. (Congresso).

8.
CARDOSO, A. C.; LIRA, D. S. . minicurso sobre Sinais Internacionais ? IS. 2015. (Outro).

9.
LIRA, D. S. ; CARDOSO, A. C. . O desafio da Lei de Libras para o povo surdo. 2015. (Outro).

10.
CARDOSO, A. C.. Escrita da Libras Utilizando o sistema SignWriting. 2015. (Congresso).

11.
CARDOSO, A. C.. XV ENEXT / I ENExC ? Encontro de Extensão e Cultura: História, Memória e Perspectivas. 2015. (Exposição).

12.
CARDOSO, A. C.; MONTEIRO, C. J. . A importância da educação bilíngue para os surdos brasileiros. 2015. (Congresso).

13.
LUZ, K. D. S. M. ; CARDOSO, A. C. . I Workshop Saúde em Libras da Univasf. 2014. (Outro).

14.
LUZ, K. D. S. M. ; CARDOSO, A. C. . II Encontro de Estudantes Surdos na Univasf. 2014. (Festival).

15.
TORRES, E. F. ; CARDOSO, A. C. . Seminário Integrado de Formação de Educadores - SIFE. 2014. (Outro).

16.
CARDOSO, A. C.. 1º SEEL-simpósio de Estudos em Educação e Linguagens e 5º Semana de Letras-UFRPE/UAST. 2013. (Festival).

17.
CARDOSO, A. C.. Semana da Inclusão, do campus Petrolina Zona Rural. 2013. (Festival).

18.
CARDOSO, A. C.. V Seminário do Curso Técnico de Tradutor/Intérprete em Libras. 2012. (Festival).

19.
CARDOSO, A. C.. 10 anos da Lei de Libras (Lei nº 10.436/2002). 2012. (Festival).

20.
CARDOSO, A. C.. Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bílingues para Surdos no PNE. 2011. (Festival).

21.
CARDOSO, A. C.. II Encontro de Jovens Surdos de Pernambuco. 2010. (Festival).

22.
CARDOSO, A. C.. II Encontro de Jovens Surdos de Pernambuco. 2010. (Festival).

23.
CARDOSO, A. C.. Pesquisa sobre História dos Surdos em Pernambuco do Ponto de Cultura Surda Vozes Visuais. 2010. (Festival).

24.
CARDOSO, A. C.. Projeto TAMPOPO - Educação sobre HIV/AIDS para pessoas com deficiência que sejam analfabetas através do fortalecimento de uma organização de Surdos.. 2009. (Festival).

25.
CARDOSO, A. C.. II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2008. (Outro).

26.
CARDOSO, A. C.. III Encontro dos Instrutores de Libras do Nordeste. 2001. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Juliana Gomes da Silva. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO, de Juliana Gomes da Silva.. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

2.
Lucas Antonio Ribeiro Cardoso. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO, de Lucas Antonio Ribeiro Cardoso. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

3.
Priscila Patrícia dos Santos. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO, de Priscila Patrícia dos Santos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

4.
Jecyca Santiago Bizerra. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO, de Jecyca Santiago Bizerra.. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

5.
Priscila Patrícia dos Santos. Monitora bolsista, à disciplina PO494 - Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). (Orientador).

6.
Lucas Antonio Ribeiro Cardoso. Monitora voluntária, à disciplina PO494 - Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

7.
Juliana Gomes da Silva. Monitora voluntária, à disciplina PO494 - Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

8.
Klever Alberto da Silva. Monitor voluntário, à disciplina PO479 - Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

9.
Lucas Antonio Ribeiro Cardoso. MONITOR VOLUNTÁRIO, Vinculada à disciplina PO479 - Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

10.
Gisele Mirella da Silva Braga. Monitor voluntário, à disciplina PO479 - Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (Orientador).

11.
Priscila Patrícia dos Santos. Monitora bolsista, à disciplina PO494 - Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Priscila Patrícia dos Santos. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO, de Priscila Patrícia dos Santos.. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

2.
Jecyca Santiago Bizerra. Participado como professor orientador, na condição de MONITORA VOLUNTÁRIA. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

3.
Juliana Gomes da Silva. Participado como professor orientador, na condição de MONITORA VOLUNTÁRIA. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

4.
Lucas Antonio Ribeiro Cardoso. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2018. Orientação de outra natureza. (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

5.
Juliana Gomes da Silva. Participado como professor orientador, na condição de MONITORA VOLUNTÁRIA. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

6.
Klever Alberto da Silva. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR BOLSISTA.. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia / Dança) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

7.
Gisele Mirella da Silva Braga. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia / Dança) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

8.
Lucas Antonio Ribeiro Cardoso. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

9.
Priscila Patrícia dos Santos. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR BOLSISTA.. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

10.
Lucas Antonio Ribeiro Cardoso. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

11.
Sarah Coimbra Costa. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR BOLSISTA.. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

12.
Jecyca Santiago Bizerra. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

13.
Jecyca Santiago Bizerra. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

14.
Sarah Coimbra Costa. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR BOLSISTA.. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciaturas Diversas) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

15.
Jecyca Santiago Bizerra. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR BOLSISTA.. 2015. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

16.
Maria Elizabete Correia da Costa Tinée. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR BOLSISTA.. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

17.
Maria Elizabete Correia da Costa Tinée. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR BOLSISTA.. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

18.
Jecyca Santiago Bizerra. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2015. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

19.
Jecyca Santiago Bizerra. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2015. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.

20.
Luiz Fernando Ferreira de Barros. Participado como professor orientador, na condição de MONITOR VOLUNTÁRIO. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Orientador: Antonio Carlos Cardoso.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, A. C.; SILVA, K. M. S. ; AGUIAR, G. F. C. ; MONTEIRO, C. J. . Apresentação de PÔSTER, como o trabalho intitulado ?Estudos sobre o Léxico da Libras: Relato de Experiência na Catalogação, Convenção e Disseminação de Sinais em Libras no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Léxico da Libras (Grupell). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARDOSO, A. C.; MONTEIRO, C. J. . Apresentação de Comunicação Oral, como o trabalho intitulado ?A importância da educação bilíngue para os surdos brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARDOSO, A. C.. Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico I). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARDOSO, A. C.. Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais ? Libras (Básico II). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CARDOSO, A. C.. Curso Básico de Libras. 2017. .

4.
CARDOSO, A. C.; CHAVES, A. D. ; RIBEIRO, E. N. . Curso Formação Continuada em acessibilidade e Educação Inclusiva para Professores do Colégio de Aplicação da UFPE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CARDOSO, A. C.. Participando como atividades de ensino da Libras para docentes. 2015. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, A. C.. Projeto TAMPOPO - Educação sobre HIV/AIDS para pessoas com deficiência que sejam analfabetas através do fortalecimento de uma organização de Surdos.. 2009. (Festival).

2.
CARDOSO, A. C.. V Seminário do Curso Técnico de Tradutor/Intérprete em Libras. 2012. (Festival).

3.
CARDOSO, A. C.. 1º SEEL-simpósio de Estudos em Educação e Linguagens e 5º Semana de Letras-UFRPE/UAST. 2013. (Festival).

4.
LUZ, K. D. S. M. ; CARDOSO, A. C. . I Workshop Saúde em Libras da Univasf. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:48:05