Carolina Figueiredo de Sá

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  • Última atualização do currículo em 15/08/2016


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Educação pela mesma instituição (2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). É membro do CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE. Tem experiência na área da Educação, tendo atuado como professora alfabetizadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na coordenação pedagógica de projetos de educação popular, em acampamentos e assentamentos rurais de Pernambuco. Em 2015, atuou como formadora dos orientadores de estudos do PNAIC - PE e coordenou o Subprojeto em Educação do Campo, vinculado ao referido programa de formação docente. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Heterogeneidade e práticas de alfabetização em turmas multisseriadas do campo, como bolsista da FACEPE. Atua principalmente nos seguintes temas: educação do campo, turmas multisseriadas e nucleação escolar; alfabetização e letramento; currículo e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Figueiredo de Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, C. F.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: HETEROGENEIDADE DE APRENDIZAGENS EM TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DOCENTE E PROGRESSÃO DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA,
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Heterogeneidade; Práticas de alfabetização; Turmas multisseriadas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS: estratégias docentes no tratamento da heterogeneidade de aprendizagens,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Turmas multisseriadas; Práticas de alfabetização; Heterogeneidade.
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: ..
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluna do curso de Doutorado em Educação pela UFPE; bolsista da FACEPE.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Curso de Mestrado em Educação pela UFPE.

Atividades

04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .

Linhas de pesquisa
Linguagem e Educação

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora do PNAIC-PE, Carga horária: 15
Outras informações
Atuação na formação de orientadores de estudos do PNAIC em Pernambuco, ação coordenada pela UFPE.


Ass. dos Moradores e Produtores da Agr. Familiar da Faz. Riachão de Dentro, AMPAFFARD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na coordenação pedagógica de projetos de educação popular em acampamentos e assentamentos rurais de Pernambuco.


Escola Municipal Santa Tereza, EMST, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 40


Escola Souza Veras, ESV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 40


Escola Municipal Eduarda Pereira de Oliveira, EMEPO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 40


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEMIG, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e Educação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
HETEROGENEIDADE DE APRENDIZAGENS EM LEITURA E ESCRITA EM TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E MEDIAÇÃO DOCENTE
Descrição: Esta pesquisa procura analisar as estratégias pedagógicas e a mediação docente para lidar com a heterogeneidade de aprendizagens em leitura e escrita em turmas multisseriadas. Especificamente, procura-se: a) analisar as formas de mediação e de agrupamento adotadas para a realização das atividades de leitura e escrita e os critérios dos professores de turmas multisseriadas para sua organização; b) verificar os tipos de atividades realizadas para o ensino de Língua Portuguesa em turmas multisseriadas, identificando se eles ajustam-se (ou não) à heterogeneidade de aprendizagens em leitura e escrita das crianças e c) analisar a adoção (ou não) de estratégias de cooperação e/ou autonomia entre as crianças para a realização das atividades de Língua Portuguesa, por professores de turmas multisseriadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Figueiredo de Sá - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2013 - 2015
ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS: estratégias docentes no tratamento da heterogeneidade de aprendizagens
Descrição: Analisa a prática alfabetizadora em turma multisseriada do campo com foco nas estratégias docentes para lidar com a heterogeneidade de conhecimentos das crianças em leitura e escrita. A partir de observações de aula e entrevistas semiestruturadas com a professora, a pesquisa refletiu sobre as práticas de alfabetização da professora, sobre a qual identificou-se o elemento da diversificação de atividades como basilar de seu fazer pedagógico. Apesar da variedade e recorrência das estratégias para lidar com a heterogeneidade de conhecimentos infantis em leitura e escrita, coexistiam algumas marcas do ideal escolar homogeneizador, característicos do sistema de seriação, nas práticas docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carolina Figueiredo de Sá - Integrante / Ana Cláudia R. Gonçalves Pessoa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2013 - Atual
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores e impactos sobre a prática docente
Descrição: Não é recente a discussão sobre o processo de alfabetização no Brasil. Durante muitos anos a taxa de analfabetismo vem preocupando estudiosos e governantes, além disso, a possibilidade de termos jovens que terminam o ensino básico e que não são capazes de produzir ou ler textos com autonomia também é preocupante. Muitas ações têm sido implantadas para resolver tais problemas. O Brasil tem conseguido diminuir a taxa de analfabetismo, mas muito ainda tem a ser feito. No ano de 2012 o Governo Federal lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que constitui um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e universidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. Nesse pacto para que a criança seja considerada alfabetizada não basta que ela seja capaz de realizar todas as correspondências entre grafema e fonema e escrever/ler algumas palavras. É necessário mais que isso: que ela seja capaz de ler e produzir textos com autonomia. Por essa razão, acredita-se que a criança necessite de um tempo maior para consolidar o processo de alfabetização o que se prolongaria até o final do 3º ano do ensino fundamental. Um dos principais investimentos do Pacto será o desenvolvimento da formação continuada de professores. Essa formação acontecerá dentro de uma perspectiva reflexiva sobre a prática de professores. Entendendo a importância do Pacto para o processo de alfabetização, essa pesquisa terá como objetivo principal analisar o processo de formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e os impactos dessa formação nas concepções e práticas de professores alfabetizadores de escolas da cidade e do campo. Tal objetivo desdobra-se em objetivos específicos organizados em nove subprojetos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carolina Figueiredo de Sá - Integrante / Telma Ferraz Leal - Integrante / Ana Cláudia R. Gonçalves Pessoa - Coordenador / Ester Calland de Souza Rosa - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Juliana de Melo Lima - Integrante / Rielda Karyna de Albuquerque - Integrante / Érika Souza Vieira - Integrante / Amanda Ferreira - Integrante / Bruna Guimarães - Integrante / Edenice Cavalcante - Integrante / Fabiana Ferreira da Silva - Integrante / Joanne Lima - Integrante / Kátia Virgínia da Silva - Integrante / Lays Cândido Barros - Integrante / Maria Daniela da Silva - Integrante / Miriam Silva - Integrante / Rayssa Cristina Silva Pimentel - Integrante / Welayne Silva de Lima - Integrante / Lis de Gusmão Lino - Integrante.
2001 - 2003
Mudanças na Organização do Trabalho, Relações de Trabalho e a Formação do Trabalhador
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar as interconexões entre as mudanças na organização do trabalho e o processo de construção/aquisição do conhecimento no âmbito da produção, as relações de trabalho e o discurso dos interlocutores políticos sobre qualificações/competências e suas repercussões sobre as modificações contemporâneas do processo de formação profissional do trabalhador. Dentre as mudanças que assinalam a organização do trabalho nas últimas décadas, os requerimentos de trabalho em equipe e de multifuncionalidade têm condicionado a implantação e o desenvolvimento de novas estratégias de gestão, em especial a formação de redes de grupos participativos, o uso intensivo de tecnologias de comunicação social e a intensificação da formação profissional no interior das empresas. A integração dessas estratégias gestionárias configura, de fato, um conjunto de processos educativos e formativos no interior das organizações, que corresponde às demandas de natureza técnica, decorrentes das novas tecnologias de base microeletrônica e de um contexto marcado pela competitividade em nível global, com seus novos requisitos de produtividade e de qualidade. Constituem-se, também, em estratégias de controle político, na medida em que disseminam e consolidam, com uma notável eficácia, a noção de que as relações de trabalho podem e devem ser mais do que cooperativas e harmônicas, como o discurso empresarial desde sempre postulou. A mudança essencial consiste em postular a indiferenciação entre os interesses do capital e do trabalho num ambiente de extrema competitividade, que submeteria os dois termos dessa equação aos mesmos riscos de sobrevivência, elidindo as diferenças de base seja na sua constituição, relativa à propriedade e ao controle dos meios de produção, seja na hierarquização das relações sociais, assinaladas por relações de poder desiguais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Figueiredo de Sá - Integrante / Fernando Selmar Rocha Fidalgo - Coordenador / Neide Elisa Portes dos Santos - Integrante / Cássia Torres de Carvalho - Integrante / Josué de Oliveira Carvalho - Integrante / Jaqueline Silva - Integrante / Lidiane Xavier de Faria - Integrante / Walas Leonardo de Oliveira - Integrante / Gladys Rodrigues de Andrade - Integrante / Frederido de Assis Cardoso - Integrante / Daniel Ribeiro da Silva Mill - Integrante / Nara Luciene Rocha Fidalgo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Educação do Campo: experiências, currículo e práticas pedagógicas
Descrição: Curso de Extensão universitária que visa promover a formação de estudantes de graduação em pedagogia e demais licenciaturas, bem como de professores e pesquisadores da área, na temática da Educação do Campo, introduzindo a discussão sobre a construção de experiências populares em educação do campo, currículo e práticas pedagógicas das/nas escolas rurais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Carolina Figueiredo de Sá - Coordenador / Oscar Emerson Zuniga Mosquera - Integrante / Amanda Kelly Ferreira da Silva - Integrante / Juliana Maria Lima Coelho - Integrante / Ana Paula Berford - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - 2015
Curso Pré-Pós
Descrição: O Curso se estabelece como uma atividade de extensão que tem por finalidade a democratização de competências e técnicas requisitadas para a formulação de projetos de pesquisa, objetivando ampliar a possibilidade de acesso aos níveis de titulação para além da graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
EDUCAÇÃO DO CAMPO: pressupostos políticopedagógicos e práticas de leitura e escrita
Descrição: O curso 'EDUCAÇÃO DO CAMPO: pressupostos político-pedagógicos e práticas de leitura e escrita' tem como público-alvo estudantes de graduação em pedagogia e demais licenciaturas, estudantes de pós-graduação em Educação e membros da comunidade externa. O objetivo geral consiste em promover formação inicial na temática da Educação do Campo, introduzindo a discussão sobre alguns pressupostos políticos e pedagógicos que a embasam, e possíveis implicações nas práticas de ensino da leitura e escrita nas escolas multisseriadas. Para isso, o curso prevê encontros de formação teórica e visitas de campo em área camponesa que possui experiência de educação popular, como dimensão prático-formativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carolina Figueiredo de Sá - Coordenador / Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima - Integrante / Oscar Emerson Zuniga Mosquera - Integrante / Amanda Kelly Ferreira da Silva - Integrante / Juliana Maria Lima Coelho - Integrante / Jailze de Oliveira Santos - Integrante.
2013 - 2014
A Narrativa dos Negros do Cafundó: memória e construção de subjetividade negra numa luta em curso pela posse da (e permanência na) terra
Descrição: O projeto objetiva a construção de um documentário sobre a história da Comunidade do cafundó em Lagoa dos Gatos, no agreste pernambucano. Trata-se de um projeto didático desenvolvido em parceria com a escola popular do acampamento na fazenda Riachão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Carolina Figueiredo de Sá - Integrante / Rui G. M. Mesquita - Coordenador / Aurenéa Maria de Oliveira - Integrante / Gustavo Gilson S. Oliveira - Integrante / Luiz Carlos Pinto da Costa Júnior - Integrante / Rita Ribeiro Voss - Integrante / Dayse Cabral de Moura - Integrante / Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda - Integrante.
2000 - 2001
Projeto Ensino Médio de Jovens e Adultos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2015
PNAIC - A heterogeneidade das turmas multisseriadas do campo e os direitos de aprendizagem no Ciclo de Alfabetização: desafios e possibilidades.
Descrição: Subprojeto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Formação de professores de turmas multisseriadas, gestores das redes e orientadores de estudos no âmbito do Pacto pela Alfabetização, discutindo sobre o tratamento da heterogeneidade presente nas escolas do campo e a construção de estratégias pedagógicas articuladas aos direitos de aprendizagens do Ciclo de Alfabetização. Carga horária: 64 horas presenciais e mais 12 horas de atividades não presenciais para realização, em campo, das atividades propostas nos encontros de formação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SÁ, C. F.2015SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G . Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 11, p. 215-241, 2015.

2.
MESQUITA, R. G. M.2012 MESQUITA, R. G. M. ; SÁ, C. F. ; LEAL, T. F. . Currículo e alfabetização: um diálogo com a educação do campo.. Estudos de Sociologia (Recife), v. v.2, p. 15, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SÁ, C. F.; LIMA, L. B. A. . Ciclo de Alfabetização e os direitos de aprendizagem. In: LIMA, L.B.; SILVA, R.A.F; ROSA, E.C.S.R.; LEAL,T.F.. (Org.). Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização. 1ªed.Brasília: MEC - Ministério da Educação, 2015, v. 01, p. 19-30.

2.
LIMA, L. B. A. ; SÁ, C. F. . Educação do campo e o ciclo de alfabetização: diversidade de experiências e modos de organização curricular. In: LIMA, L.B.A.; SILVA, R.A.F.; ROSA, E.C.S; LEAL, T.F.. (Org.). Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização. 1ªed.Brasília: MEC - Ministério da Educação, 2015, v. 01, p. 44-55.

3.
MESQUITA, R. G. M. ; SÁ, C. F. ; LEAL, T. F. . Currículo no ciclo de alfabetização: introduzindo a discussão sobre a educação do campo. In: MESQUITA, Rui G.M.; SÁ, Carolina F., LEAL, Telma F.. (Org.). PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 01ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. 01, p. 09-16.

4.
SÁ, C. F.; MESQUITA, R. G. M. ; LEAL, T. F. . Alfabetização e letramento no campo: desafios e perspectivas. In: MESQUITA, Rui G.M.; SÁ, Carolina F., LEAL, Telma F.. (Org.). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo no ciclo de alfabetização : perspectiva para uma educação do campo. 01ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. 01, p. 17-32.

5.
SÁ, C. F.; MESQUITA, R. G. M. ; LEAL, T. F. . Avaliação e progressão escolar nas turmas multisseriadas. In: MESQUITA, Rui G.M.; SÁ, Carolina F., LEAL, Telma F.. (Org.). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo no ciclo de alfabetização : perspectiva para uma educação do campo. 01ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. 01, p. 33-42.

6.
MORAIS, A. G. ; LEITE, T. M. S. R. ; SÁ, C. F. ; PESSOA, A. C. R. G. . Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética pelas crianças: Que caminhos percorrem? Como podemos auxiliá-las em suas trajetórias de aprendizagem?. In: Ana Catarina dos S. P. Cabral; Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa; Artur Gomes de Morais; Carolina Figueiredo de Sá; Tânia Maria S.B. Rios Leite. (Org.). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo em alfabetização em escolas do campo. 01ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. 03, p. 08-24.

7.
PESSOA, A. C. R. G. ; CABRAL, A. C. S. P. ; SÁ, C. F. . A consolidação da correspondência letra-som e o ensino da ortografia: O que devemos propor aos alunos no final do ciclo de alfabetização?. In: Ana Catarina dos S. P. Cabral; Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa; Artur Gomes de Morais; Carolina Figueiredo de Sá; Tânia Maria S.B. Rios Leite. (Org.). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo em alfabetização em escolas do campo. 01ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. 03, p. 25-40.

8.
LEAL, T. F. ; SÁ, C. F. . A organização do trabalho docente no ciclo de alfabetização. In: Telma Ferraz Leal; Carolina Figueiredo de Sá. (Org.). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : organizando a ação didática em escolas do campo. 01ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. 08, p. 20-28.

9.
LEAL, T. F. ; SÁ, C. F. . Ciclo de alfabetização na educação do campo: reflexões sobre os processos de avaliação e a progressão escolar. In: Telma Ferraz Leal; Carolina Figueiredo de Sá. (Org.). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : organizando a ação didática em escolas do campo. 01ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. 08, p. 08-19.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G. ; SÁ, C. F. . ALFABETIZAR EM TURMAS MULTISSERIADAS: acompanhamento docente e a heterogeneidade de aprendizagens das crianças. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas em alfabetização, 2015, Recife. Anais do II Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2015.

2.
SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G. . PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS: estratégias docentes para lidar com a heterogeneidade de aprendizagens. In: 37ª Reunião Nacional da ANPED - PNE: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, 2015, Florianópolis. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPED, 2015.

3.
SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G. . PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética em foco. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, 2014, Natal. Anais do XXII EPENN. Natal: UFRN, 2014.

4.
SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G. . Currículo e Educação do Campo: tensões e resistências à nucleação escolar. In: I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB, 2013, Amargosa. Anais do I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB. Amargosa: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2013. p. 1-18.

5.
SÁ, C. F.; MELO, M. J. . Corte Popular: impactos da luta pela terra em Lagoa dos Gatos/PE. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2013. p. 1-22.

6.
MESQUITA, R. G. M. ; LEAL, T. F. ; SÁ, C. F. . Currículo e Alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo. In: I Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013. p. 1-16.

7.
SÁ, C. F.. Currículo e Educação do Campo: tensões e resistências à nucleação escolar. In: II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2013, São Carlos. Anais do II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013. p. 1-15.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SÁ, C. F.. PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO PNAIC: o caso de uma turma multisseriada do campo. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Anais do XVII ENDIPE, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, C. F.. Educação no campo: no fio da navalha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SÁ, C. F.. Em defesa da Educação Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G. . ALFABETIZAR EM TURMAS MULTISSERIADAS: acompanhamento docente e a heterogeneidade de aprendizagens das crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G. . PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS: estratégias docentes para lidar com a heterogeneidade de aprendizagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SÁ, C. F.. ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: Estratégias docentes no tratamento da heterogeneidade de aprendizagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SÁ, C. F.. Reforma Curricular no curso de Pedagogia: história e atualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SÁ, C. F.. Educação do Campo: desafios e perspectivas políticas e pedagógicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SÁ, C. F.. Educação do Campo: histórico, desafios e perspectivas atuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SÁ, C. F.; DOURADO, V. . Alfabetização em turmas multisseriadas do campo: desafios da heterogeneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SÁ, C. F.. PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética em foco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SÁ, C. F.. Educação do Campo e a questão agrária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SÁ, C. F.. Educação do Campo: desafios e perspectivas políticas e pedagógicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SÁ, C. F.. Currículo e Educação do Campo no ciclo de alfabetização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MESQUITA, R. G. M. ; LEAL, T. F. ; SÁ, C. F. . Currículo e alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G. . Currículo e Educação do Campo: tensões e resistências à nucleação escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SÁ, C. F.; PESSOA, A. C. R. G. . Currículo e Educação do Campo: tensões e resistências à nucleação escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SÁ, C. F.. Currículo e Educação do Campo no ciclo de alfabetização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SÁ, C. F.. Alfabetização no campo: desafios da heterogeneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁ, C. F.; DOURADO, V. . Alfabetização em turmas multisseriadas do campo: desafios da heterogeneidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LEAL, T. F. ; SÁ, C. F. . ORGANIZANDO A AÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático para Formação de Professores).

3.
PESSOA, A. C. R. G. ; SÁ, C. F. ; MORAIS, A. G. ; LEITE, T. M. S. R. ; CABRAL, A. C. S. P. . APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS DO CAMPO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático para Formação de Professores).

4.
MESQUITA, R. G. M. ; LEAL, T. F. ; SÁ, C. F. . CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático para Formação de Professores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AGUIAR, C.; SÁ, C. F.; LINS, E.; ALBUQUERQUE, E.. Participação em banca de Cleide Aguiar.ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SEA EM LIVRO DIDÁTICO DO PNLD/CAMPO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
BARBOSA, B. G.; PESSOA, A. C. R. G.; MORAIS, A. G.; SÁ, C. F.. Participação em banca de Bruna Guimarães Barbosa.Obras complementares e interdisciplinaridade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
ALVARES, Y. S. N.; PESSOA, A. C. R. G.; SÁ, C. F.; BORBA, R. E. S. R.. Participação em banca de Yarla Suellen Nascimento Alvares.A progressão de ensino do sistema de escrita alfabética: um estudo com professores do ciclo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Pedagógica do Centro de Educação da UFPE.Educação no campo: no fio da navalha. 2016. (Simpósio).

2.
37ª Reunião Nacional da ANPED. PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS: estratégias docentes para lidar com a heterogeneidade de aprendizagens. 2015. (Congresso).

3.
II Congresso Brasileiro de Alfabetização. ALFABETIZAR EM TURMAS MULTISSERIADAS: acompanhamento docente e a heterogeneidade de aprendizagens das crianças. 2015. (Congresso).

4.
Semana Inaugural do Centro de Educação.Reforma Curricular no curso de Pedagogia: história e atualidade. 2015. (Seminário).

5.
Seminário Educação do Campo: caminhando para o Encontro Pernambucano de Estudantes de Pedagogia.Educação do Campo: desafios e perspectivas políticas e pedagógicas. 2015. (Encontro).

6.
Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão.Alfabetização e Educação do campo. 2015. (Seminário).

7.
Evento Comemorativo CEEL 10 anos.Produção de textos e análise linguística. 2014. (Encontro).

8.
Seminário de Avaliação CEEL 2014. 2014. (Encontro).

9.
Seminário para os Coordenadores locais do Pacto PE.Educação do Campo: desafios e perspectivas políticas e pedagógicas. 2014. (Seminário).

10.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Alfabetização em turmas multisseriadas do campo: desafios da heterogeneidade. 2014. (Seminário).

11.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO PNAIC: o caso de uma turma multisseriada do campo. 2014. (Encontro).

12.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste.PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIADAS: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética em foco. 2014. (Encontro).

13.
XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia.Educação do Campo e a questão agrária. 2014. (Encontro).

14.
I Congresso Brasileiro de Alfabetização. Currículo e alfabetização: um diálogo com a Educação do Campo. 2013. (Congresso).

15.
II Seminário Nacional de Educação do Campo e Diversidade Cultural Educação do Campo e Diversidade Cultural: faces e interfaces. 2013. (Seminário).

16.
II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo.Currículo e Educação do Campo: tensões e resistências à nucleação escolar. 2013. (Seminário).

17.
I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB.Currículo e Educação do Campo: tensões e resistências à nucleação escolar. 2013. (Seminário).

18.
X Colóquio Sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. 2012. (Simpósio).

19.
7º Fórum Nacional das Entidades de Pedagogia. 2005. (Congresso).

20.
V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural. 2005. (Simpósio).

21.
1º Encontro Mineiro de Estudantes de Pedagogia. 2004. (Congresso).

22.
XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2003. (Congresso).

23.
22º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 2002. (Congresso).

24.
I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2001. (Congresso).

25.
XIX Encontro Anual Helena Antipof. 2000. (Seminário).

26.
Curso de Confecção de Jogos Matemáticos. 1999. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SÁ, C. F.. II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas de alfabetização. 2015. (Congresso).

2.
SÁ, C. F.; SILVA, A. K. F. ; ALBUQUERQUE, R. K. ; VARELLA, V. ; BERFORD, A. P. . Ato em defesa da Educação do Campo: contra o fechamento das escolas. 2015. (Outro).

3.
SÁ, C. F.. II Seminário Educação e Linguagem: pesquisas em debate. 2015. (Congresso).

4.
SÁ, C. F.. IV Seminário Internacional sobre Capitalismo Burocrático na Explicação do Subdesenvolvimento e do Atraso Social: Brasil e Índia. 2012. (Congresso).

5.
SÁ, C. F.. Fórum Nacional das Entidades de Pedagogia. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cleide Aguiar. ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SEA EM LIVRO DIDÁTICO DO PNLD/CAMPO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carolina Figueiredo de Sá.

Orientações de outra natureza
1.
Priscila Santana da Paz. RELATO DE EXPERIÊNCIA DO II CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (UFPE/CEEL). 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carolina Figueiredo de Sá.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



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