Elmo Francfort Ankerkrone

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2624989312125671
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Mestre do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação Empresarial e Institucional, pela Universidade Nove de Julho, e em Marketing e Comunicação Publicitária, pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Comunicação Social ? habilitação em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi. Escritor, radialista, professor de comunicação, pesquisador e crítico de TV desde o final da década de 90. Se dedica a mostras e trabalhos pela memória da comunicação. Desde janeiro de 2015 é professor nos cursos de Rádio, TV e Internet; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; e Relações Públicas. Foi consultor e Coordenador do Centro de Memória Cásper Líbero, de 2012 a 2014, produtor Executivo do especial Gazeta 40 e roteirista do programa Todo Seu, todos da Fundação Cásper Líbero. Exerceu o cargo de Curador e Coordenador do Centro de Memória da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da TV Brasileira (Pró-TV), de 2001 a 2018, coordenando parceiras, eventos e curadoria de exposições e mostras. Consultor do filme ?10 Segundos: a história de Éder Jofre? (Tambelini e Globo Filmes, ainda em produção), da série ?Nada Será como Antes? (TV Globo, 2016) e da Exposição ?Silvio Santos vem Aí (MIS, 2016). Coordenador do projeto Memória da Mídia (www.memoriadamidia.com.br) desde 2018. Curador e pesquisador de diversas exposições sobre a comunicação e a história da televisão, entre elas: Exposição Vila Digital (Seja Digital, 2017); Exposição interativa sobre história da TV (TV Graciosa e Universidade Federal do Tocantins, 2017); Exposição Televisão: 66 anos, 66 curiosidades (TV Gazeta, 2016); 60 anos de Telenovela Brasileira (Rede Globo, 2011 a 2017). Ministrou palestras sobre Comunicação para a Cátedra UNESCO Metodista (2010), Memorial da América Latina, Faculdade Cásper Líbero (Jornalismo), Fundação Armando Alváres Penteado (FAAP), Universidade Rio Branco, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Universidade Anhembi Morumbi, Universidade São Judas, UNESP - Bauru (SP), entre outras. É autor de diversos livros, como: ?Gabus Mendes: Grandes Mestres do Rádio e Televisão? (Editora InHouse, 2015), ?Televisão em Três Tempos: Três épocas de um Brasil que viu nascer a TV em preto e branco, cores e digital? (Editora InHouse, 2014), ?Av. Paulista, 900: A História da TV Gazeta? (Editora Imprensa Oficial, 2010) e ?Rede Manchete: Aconteceu, Virou História? (Editora Imprensa Oficial, 2008). Além de ter colaborado em diversas outras obras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elmo Francfort Ankerkrone
Nome em citações bibliográficas
ANKERKRONE, E. F.;Elmo Francfort;FRANCFORT, Elmo;Elmo Francfort Ankerkrone

Endereço


Endereço Profissional
Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da TV Brasileira.
Rua Vargem do Cedro, 140
Sumaré
01252050 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38727743
URL da Homepage: www.museudatv.com.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Comunicação e Audiovisual.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Televisão em Cena: o ?TV de Vanguarda? nas dinâmicas da Teledramaturgia Brasileira (1952 a 1967),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Sheila Schvarzman.
Palavras-chave: comunicação; Rádio e Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2018
Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Título: Exposições como estratégia de Marketing: o caso da mostra 60 Anos da Telenovela Brasileira.
Orientador: Eric de Carvalho.
2007 - 2008
Especialização em Comunicação Empresarial e Institucional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Comunicação empresarial no meio televisivo: estratégias da Rede Record na busca pela liderança de audiência..
Orientador: Flavia Silveira Serralvo.
2000 - 2003
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Pró-TV: Histórias da Televisão Brasileira.
Orientador: Sérgio Nesteriuk Gallo.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Museologia. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
DO MARKETING CULTURAL AO ADVERTAINMENT. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Cenografia. (Carga horária: 40h).
Cyro Del Nero Cenografia, CYRO DEL NERO, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Roteirista Júnior. (Carga horária: 72h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor dos cursos de rádio, TV e internet, jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas, lecionando as disciplinas de linguagem audiovisual, linguagem audiovisual e mídias digitais, relacionamento com a imprensa, direção de arte para TV, produção publicitária em áudio, reportagem e documentário em rádio.


FAP - Faculdade do Povo, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda e rádio, TV e internet, lecionando as disciplinas de história da mídia impressa e sonora, história da mídia audiovisual, roteiro para documentário, dramaturgia e direção de atores, roteiro de radiojornalismo, introdução ao audiovisual, entre outras.


Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Prestador de Serviço - PJ, Enquadramento Funcional: Consultor e Coordenador Centro de Memória, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor, pesquisador e responsável pela nova unidade da Fundação Cásper Líbero: o Memória Cásper - Centro de Memória Cásper Líbero, que preservar a trajetória do jornalista Cásper Líbero, da Fundação que criou em testamento, assim como dos veículos que fizeram e fazem parte dela, como a TV Gazeta, Rádio Gazeta AM e FM, GazetaEsportiva.Net / A Gazeta Esportiva, Faculdade Cásper Líbero, e veículos antigos como a histórica publicação "A Gazeta", criadora da prova de São Silvestre, da Corrida Ciclística de 9 de Julho, da Travessia de São Paulo a Nada, entre outras criações (e publicações). Um dos primeiros projetos do Memória Cásper foi a remodelação de diversos andares do Edifício Gazeta, auxiliando na criação de pontos históricos nos novos ambientes, assim como a grande festividade realizada em 22 de setembro de 2012, pelos 90 Anos do Rádio no Brasil, no Teatro Cásper Líbero, que reuniu pioneiros do meio e toda mídia radiofônica, para debater e homenagear o rádio. Foi uma parceria do Memória Cásper com a Rádio Gazeta AM e a Faculdade Cásper Líbero, assim como o Centro de Eventos desta Fundação.


Fundação Cásper Líbero, CÁSPER LÍBERO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Produtor executivo e roteirista, Carga horária: 30
Outras informações
Produtor executivo, pesquisador e entrevistador do projeto "Gazeta 40 Anos", realizado pelo departamento de Jornalismo da TV Gazeta em conjunto com a direção da emissora (Superintendência de Programação / Superintendência Geral), com apoio da direção da Fundação Cásper Líbero e suas unidades, assim como da Associação Pró-TV e da Fundação Padre Anchieta. "Gazeta 40 Anos" realizou um documentário, uma série de 10 programetes, festa comemorativa, exposição e todos os eventos relacionados ao tema dos 40 anos da TV Gazeta (canal 11) de São Paulo, comemorados em 25 de janeiro de 2010. Em conjunto com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, lançou no projeto o livro "Av. Paulista, 900 - A História da TV Gazeta" neste dia, de autoria do próprio Elmo Francfort. Acumulou também o roteiro do programa "Todo Seu", apresentado por Ronnie Von na emissora (para quem redigiu mais de 100 programas), desligando-se o profissional posteriormente para cuidar exclusivamente dos eventos relacionados aos 60 Anos da Televisão Brasileira, na Associação Pró-TV, em conjunto com as emissoras (apoio: Rede Bandeirantes, Rede Globo, TV Cultura - Fundação Padre Anchieta, Memorial da América Latina, Caixa Cultural - Caixa Econômica Federal).


Pró-TV - Associação dos Pioneiros e Profissionais da TV, PRÓ-TV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço - PJ, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing e Novos Projetos, Carga horária: 30
Outras informações
Gerente de Marketing e Novos Projetos da Associação Pró-TV, que é responsável pela preservação da memória da televisão e do rádio brasileiro. Além de ser responsável pelos projetos, já publicou livros sobre a área, como "Rede Manchete - Aconteceu, Virou História" e "Av. Paulista, 900: A História da TV Gazeta" e colaborou com vários outros voltados à história da radiodifusão nacional, tornando-se referência no assunto. Anualmente, desde 2001, está na organização das festividades do Dia Nacional da TV (18 de setembro), já tendo realizado grandes eventos como "55 Anos da TV" (sediado na ESPN Brasil, ex-TV Tupi) e "Televisão 60 Anos - O Show" (no Memorial da América Latina, com grandes nomes de nossa televisão. Responsável pela curadoria histórica e pela comunicação visual de todos os trabalhos da entidade, aliando sempre seu conhecimento em memória da comunicação, com marketing e design. Já prestou serviços, através da Pró-TV, para as mais diversas emissoras de rádio, TV, como também para publicações impressas e digitais: Rede Globo, TV Cultura, Band, Record, SBT, Estadão, RedeTV!, Revista Imprensa, Globosat, entre outras empresas.


Rede Globo - Matriz, TV GLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Curador e Coordenador (Parceria), Carga horária: 10
Outras informações
Responsável pela conta da Rede Globo dentro da Associação Pró-TV, assim como pela gestão e logística dos projetos feitos em parceria entre as duas empresas. Tal parceria envolve também as emissoras próprias e afiliadas da Rede Globo. Foi curador da exposição "60 Anos da Televisão Brasileira", que de 16 de setembro de 2011 a 14 de janeiro de 2013 viajou por todo país, tendo o profissional treinado e dado todo apoio às equipes locais de mais de 12 emissoras da rede, como TV Globo Rio - Projac (Rio de Janeiro, RJ), TV Globo São Paulo (São Paulo, SP), TV Globo Minas (Belo Horizonte, MG), TV Globo Brasília (Brasília, DF), TV Globo Nordeste (Recife, PE), TV Clube (Teresina, PI), TV Liberal (Belém, PA), TV Gazeta (Vitória, ES), TV Amazonas (Manaus, AM), RPC TV Londrina (Londrina, PR) e RPC TV Paranaense (Curitiba, PR), TV Tribuna (Santos, SP), RBS TV (Porto Alegre, RS) e RBS TV (Florianópolis, SC).



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: História da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e TV.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: História da Mídia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teledramaturgia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Troféu "60 Anos da Telenovela Brasileira" - em agradecimento à criação desta exposição, Rede Globo,.
2003
Prêmio Programa do Estudante - Melhor Roteiro e Adaptação - "A Viagem dos Imigrantes", Rádio Cultura AM, Fundação Padre Anchieta.
2003
Prêmio Programa do Estudante - Melhor Roteiro e Adaptação - "O Domador de Elefantes - adaptação do conto de Malba Tahan"), Rádio Cultura AM, Fundação Padre Anchieta.
1999
Prêmio Nestlé Viagem Pelo Conhecimento, Nestlé do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANKERKRONE, E. F.. Gabus Mendes: Grandes Mestres do rádio e televisão. 1. ed. Jundiaí: In House, 2015. v. 1. 536p .

2.
ANKERKRONE, E. F.. Televisão em 3 tempos. 1. ed. Jundiaí: In House, 2014. v. 1. 328p .

3.
ANKERKRONE, E. F.. Av. Paulista, 900: A História da TV Gazeta. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010. v. 1. 436p .

4.
ANKERKRONE, E. F.. Rede Manchete - Aconteceu Virou História. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 424p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANKERKRONE, E. F.. Desafios da comunicação interna nas associações de classe de radiodifusão no Brasil. In: Carramenha, Bruno (Org.). (Org.). Comunicação com Líderes e Empregados ? Artigos de alunos e convidados da Pós-Graduação em Comunicação Corporativa e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero. 1ed.São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2016, v. 1, p. 89-97.

Apresentações de Trabalho
1.
ANKERKRONE, E. F.. História e trajetória da televisão educativa no Brasil e a evolução em Tocantins. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ANKERKRONE, E. F.. Consultoria e pesquisa histórica para Caderno Globo - Edição 11: Assista a Esse Livro. 2017.

2.
ANKERKRONE, E. F.. Série Nada Será Como Antes - TV Globo. 2016.

3.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição Silvio Santos Vem Aí. 2016.

4.
ANKERKRONE, E. F.. 10 segundos - filme Éder Jofre. 2016.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANKERKRONE, E. F.. A FORÇA DO QUERER - Carla Díaz será Carine, amante de Rubinho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ANKERKRONE, E. F.. Reprise de ?Tieta? conquista audiência. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ANKERKRONE, E. F.. Série aborda o drama da Aids nos anos 80. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ANKERKRONE, E. F.. Passeios podem ser um bom presente para as mães. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ANKERKRONE, E. F.. Conteúdo exclusivo na web é aposta da Globo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ANKERKRONE, E. F.. Planeta ESPM. 2017.

7.
ANKERKRONE, E. F.. Bastidores da TV - Programa Todo Seu. 2017.

8.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição sobre Silvio Santos abre na próxima quarta (7) no MIS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
ANKERKRONE, E. F.. TV Globo investe em programação sob demanda. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição 'Silvio Santos vem aí' entra em cartaz no MIS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANKERKRONE, E. F.; MANZO, F.; TAVARES, R.. Participação em banca de Guilherme Augusto de Sousa Lucas. ESPN on demand: uma análise da autonomia do WatchESPN. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estratégias de Programação de TV) - Universidade Anhembi Morumbi.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANKERKRONE, E. F.; SENISE, R.; BARBOSA, M. C. B.. Participação em banca de -.Doulas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
ANKERKRONE, E. F.; RAMOS, T. S.. Participação em banca de MORAL, V.,FRANCHIN, M.,SARMENTO, G., RANDIS, C.,MONÇÃO, V..Média-metragem 1997. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso TV Morfosis. A preservação da memória da televisão. 2017. (Congresso).

2.
Fórum de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins. História e trajetória da televisão educativa no Brasil e a evolução em Tocantins. 2017. (Exposição).

3.
Mundo UNIFOR - I Encontro de Televisões Universitárias da Universidade de Fortaleza. A produção audiovisual na Universidade Anhembi Morumbi. 2017. (Congresso).

4.
ComuniCON 2016 - VI CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO. As telenovelas brasileiras refletindo a imagem do outro. 2016. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição Vila Digital e fórum Papo de TV São Paulo - Seja Digital. 2017. (Exposição).

2.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição Vila Digital e fórum Papo de TV Recife - Seja Digital. 2017. (Exposição).

3.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição Vila Digital e fórum Papo de TV Fortaleza - Seja Digital. 2017. (Exposição).

4.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição Interativa sobre a História da Televisão - Universidade Federal do Tocantins. 2017. (Exposição).

5.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição Televisão: 66 anos, 66 curiosidades - Fundação Cásper Líbero. 2016. (Exposição).

6.
ANKERKRONE, E. F.. Silvio Santos Vem Aí - MIS. 2016. (Exposição).

7.
Elmo Francfort. Viagem ao Mundo da Ficção: a História da Telenovela Brasileira - Globo Internacional. 2013. (Exposição).

8.
ANKERKRONE, E. F.. 60 anos de telenovela brasileira - Rede Globo. 2011. (Exposição).

9.
ANKERKRONE, E. F.. 60 Anos de TV no Brasil - Caixa Cultural. 2011. (Exposição).

10.
ANKERKRONE, E. F.. Exposição Gazeta 40 Anos - TV Gazeta. 2010. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 24:02:30