Marcia Lorena Saurin Martinez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3489770102698682
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UFPel). Possui Mestrado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC - FURG) em 2015. Especialização para Professores de Matemática (ESP-MAT - UAB - FURG) em 2014. Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG em 2012. Integrante do grupo de pesquisa Tecnologia e Educação à Distância (EaD-TEC) - FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa OBEDUC-PACTO: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)Participa do Projeto: Ciência, Universidade e Escola: investindo em novos talentos atuando no subprojeto TECNOMAT: Tecnologias no Ensinar e no Aprender Matemática. Atuou como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da área de Licenciatura em Matemática da FURG, financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2010 a 2013. Foi bolsista em 2007 no projeto ESCUNA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro. Atuou como voluntária na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2008.Possui experiência na área de licenciatura em Física atuando como voluntária no curso pré-vestibular PAIDÉIA em 2006 e 2007. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Lorena Saurin Martinez
Nome em citações bibliográficas
MARTINEZ, M. L. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: PRODUÇÃO DE UMA CULTURA DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO OPERAR INTERDISCIPLINAR,
Orientador: MARTA NÖRNBERG.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Educação em Ciências.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: INTERDISCIPLINARIDADE: UMA VIAGEM EM ESPIRAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Tanise Paula Novello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação a Distância; Interdisciplinaridade; Licenciatura em Ciências; Planejamento Coletivo.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2015
Especialização em Professores de Matemática ESP-MAT. (Carga Horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Explorar e construir gráficos como estratégia motivacional para o estudo de funções: uma abordagem pluridisciplinar..
Orientador: Celiane Costa Machado.
2006
Graduação em andamento em Física.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2013
Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coorientadora, Carga horária: 20
Outras informações
Coorientadora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso para acadêmicos do Polo de Cachoeira do Sul/RS no Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 12
Outras informações
Docente na interdisciplina: Epistemologia e Contemporaneidade, no sexto semestre do Curso de Licenciatura na modalidade a distância - FURG.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 6
Outras informações
O grupo de pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EAD-TEC) tem por objetivos: -Estudar o imbricamento das tecnologias digitais e das metodologias em ambientes educativos. -Definir e testar indicadores para a construção de uma estrutura de convivência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sustentados por uma Ecologia Cognitiva Digital. -Construir modos de ação em EAD para atuação em num mundo ecossistêmico permeado pelos processos de cooperação, convivência consciente e pacífica. O grupo tem desenvolvido pesquisas junto as escolas da Rede de Ensino do Município do Rio Grande e em municípios da região sul do estado (Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Mostardas, Tavares, Chui, Santo Antonio da Patrulha). Nosso trabalho tem sido pautado na formação inicial e continuada de professores e no desenvolvimento de metodologias e ferramentas tecnológicas educacionais tendo como pressupostos teóricos a Teoria dos Sistemas Dinâmicos; Biologia do Conhecer; Cognição, Desenvolvimento e Tecnologia e; Educação Ambiental. Os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo tem sido divulgado em teses, dissertações, periódicos e congressos nas áreas de Informática na Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental e Educação em Ciências.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Coleboradora, Carga horária: 6
Outras informações
Docente colaboradora das disciplinas Educação Matemática e Tecnologias Aplicadas a Educação Matemática pertencentes ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 60
Outras informações
Docente Colaboradora na disciplina Seminário de Ciências, na interdisciplina de Epistemologia e Contemporaneidade do Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância - FURG.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Docente colaboradora da disciplina de Introdução à Matemática pertencente ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG para o curso de Biologia Bacharelado.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 72
Outras informações
Professora colaboradora na disciplina de Tecnologias Aplicadas a Educação Matemática I, junto ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Ini, Carga horária: 20
Outras informações
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da área de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) se originou de uma ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo do projeto é contribuir para o aumento das médias das escolas participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além de promover à iniciação à docência dos licenciandos, ao mesmo tempo em que permite a formação continuada de professores da rede básica.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Docente substituta junto ao Instituto de Física e Matemática - Departamento de Matemática e Estatística (Campus Capão do Leão s/n - Pelotas, RS, Brasil).



Linhas de pesquisa


1.
Educação Científica: As Tecnologias Educativas no Processo de Aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Intercâmbio de Conhecimentos e Saberes no uso de Recursos Pedagógicos Digitais
Descrição: Compartilhar conhecimentos e saberes no uso de recursos pedagógicos digitais que potencializem os processos de ensinar e aprender com os professores e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e da Universidade de Aveiro, afim de compreender suas percepções. Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Débora Pereira Laurino em 19/12/2014..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) .
Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador / Sheyla Costa Rodrigues - Integrante / Tanise Paulla Novello - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante / Suzi Samá Pinto - Integrante / Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura - Integrante / Cesar Costa Machado - Integrante / Lidiane Santos Freitas - Integrante.
2014 - Atual
Grupo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais, Gestão e Formação Aplicadas a Educação - INTERFACES
Descrição: A equipe SEaD, incluindo docentes, técnicos, estudantes, tutores, coordenadores de curso e coordenadores de tutoria irá constituir o Grupo INTERFACES. O Grupo se institui no âmbito da aplicação e experimentação no intuito de consolidar e formalizar a pesquisa que vem sendo desenvolvida pela SEaD desde 2007. A SEaD através dos 18 cursos e 23 polos de atuação onde são ofertados os cursos a distância promove um rico e interdisciplinar campo de dados, informações e recursos humanos para a constituição da pesquisa. Diferentemente de grupos de pesquisa ligados a unidades acadêmicas e cursos de pós-graduação, o Grupo INTERFACES ligado a Secretaria de Educação a Distância pretende focar na pesquisa aplicada e experimentação. Além disso, a disseminação e socialização das estratégias de gestão organizacional e acadêmica para execução de cursos baseado no uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC são outra vertente do Grupo INTERFACES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (12) .
Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Danúbia Bueno Espíndola - Coordenador.
2013 - Atual
Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC)
Descrição: O grupo de pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EAD-TEC) tem por objetivos: -Estudar o imbricamento das tecnologias digitais e das metodologias em ambientes educativos. -Definir e testar indicadores para a construção de uma estrutura de convivência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sustentados por uma Ecologia Cognitiva Digital. -Construir modos de ação em EAD para atuação em num mundo ecossistêmico permeado pelos processos de cooperação, convivência consciente e pacífica. O grupo tem desenvolvido pesquisas junto as escolas da Rede de Ensino do Município do Rio Grande e em municípios da região sul do estado (Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Mostardas, Tavares, Chui, Santo Antonio da Patrulha). Nosso trabalho tem sido pautado na formação inicial e continuada de professores e no desenvolvimento de metodologias e ferramentas tecnológicas educacionais tendo como pressupostos teóricos a Teoria dos Sistemas Dinâmicos; Biologia do Conhecer; Cognição, Desenvolvimento e Tecnologia e; Educação Ambiental. Os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo tem sido divulgado em teses, dissertações, periódicos e congressos nas áreas de Informática na Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental e Educação em Ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Projeto Novos Talentos_Subprojeto: Física
Descrição: O Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares: Investindo em Novos Talentos da Rede de Educação Pública para Inclusão Social e Desenvolvimento da Cultura Científica visa à inclusão social e desenvolvimento da cultura científica por meio de atividades extracurriculares para alunos e professores das escolas da rede pública de educação básica. As atividades ocorrem nas dependências das universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições, inclusive empresas públicas e privadas, visando ao aprimoramento e atualização de professores e alunos da educação básica. A FURG participa desse Programa desde 2007, via ações do CEAMECIM e, em 2010, foi integrado à equipe um grupo de estudos da área do ensino de Física. As ações do projeto ?A Educação Científica: O Ensino de Física a partir do contexto sociocultural e das tecnologias digitais? é proposto e desenvolvido por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física ? IMEF, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e estudantes do curso de Licenciatura em Física e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG. Organização da Oficina Interdisciplinar: DO UNIVERSO AS RELAÇÕES VITAIS: VIAJANDO PELO MUNDO INTEGRADO Objetivo: Incentivar a aprendizagem das Ciências nos anos finais, destacando a importância da visão integrada de mundo; oportunizando o desenvolvimento da criticidade, criatividade, espírito investigativo, bem como a construção de conhecimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante / Franciele Pires Ruas - Integrante / Rafaele Araújo - Coordenador.
2013 - Atual
CIÊNCIA, UNIVERSIDADE E ESCOLA: INVESTINDO EM NOVOS TALENTOS
Descrição: No subprojeto ?TECNOMAT: Tecnologias no Ensinar e no Aprender Matemática? temos por objetivo problematizar o ensinar e o aprender matemática no contexto das tecnologias com professores de matemática e estudantes da rede pública, estudantes da Licenciatura em Matemática e do pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Ambiental. A intensao é promover discussões, oficinas e atividades de acordo como a necessidade da escola e com as possibilidades dos componentes do grupo. Está previsto neste subprojeto a utilização de materiais concretos e digitais, das redes sociais, de ambientes virtuais e de situações problemas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Olimpíada de Matemática de Rio Grande
Descrição: A Olimpíada de Matemática de Rio Grande é um projeto de extensão pertencente a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos no Brasil.O seu objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
ECOLOGIA COGNITIVA DIGITAL: compartilhamento e cooperação em ambientes digitais
Descrição: Acreditamos que as tecnologias digitais podem proporcionar aos professores e aos estudantes formas diferenciadas de organizar o ambiente educativo tanto presencial como a distância. A interatividade ampliada pelas tecnologias digitais cada vez mais contribuem para a constituição de comunidades interessadas em discussões sobre os mais variados assuntos. Este avanço tecnológico exige, também, a constante atualização das informações que navegam nas redes e apropriação por parte dos estudantes e professores do uso dessa tecnologia. Essas tecnologias permitem a formação de uma rede de conhecimentos que se unem propiciando a expansão da criatividade e da imaginação. Emergem diferentes formas de agir diante do emocionar que afirma a participação ativa, cooperativa, integrada e coletiva de todos como integrantes da humanidade. Lidar com essa a diversidade de formas e com a rapidez que elas se atualizam na ecologia cognitiva digital é um desafio para nossa sociedade e particularmente para a educação. Nesse sentido, o grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia vem realizando pesquisas sobre o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias em ambiente educativos, ambos estudos, embasados na Biologia do Conhecer, a fim de melhor compreender o fenômeno da educação. É compreendendo o espaço educacional como um espaço social que buscamos investigar as experiências coletivas na produção de material pedagógico em uma ecologia cognitiva digital, em que esse coletivo é formado por professores e estudantes. Assim, o principal problema a ser abordado baseia-se em compreender como se constituem as experiências coletivas de professores e estudantes na produção de material pedagógico digital e que produções são essas. Temos como objetivos centrais investigar os significados que enagem sobre e na criação e produção coletiva de materiais pedagógicos digitais e compreender que produções são consideradas pelo coletivo de professores e estudantes como material..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Programa de Intercâmbio de Conhecimentos e Saberes no uso de Recursos Pedagógicos Digitais
Descrição: O Programa de Intercâmbio realizou-se entre os dias 10 e 25 de Outubro de 2014. Este intercâmbio foi uma oportunidade de aprofundar as relações de cooperação científica e pedagógica entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG e a Universidade de Aveiro - UA - Portugal..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2012
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID
Descrição: O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da FURG tem sido o de incentivar a carreira docente, favorecendo processos de formação em rede através da construção da identidade profissional via imersão dos licenciandos na escola. Desta forma, busca-se o aperfeiçoamento dos mesmos em relação aos conhecimentos adquiridos na academia como forma de melhorar o ensino da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Ensino & Pesquisa - Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Doc


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Ensino & Pesquisa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação/Especialidade: Matemática.
2.
Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Interdisciplinar.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação em Ciências.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COFERRI, F. F.2017COFERRI, F. F. ; MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . As Gerações na EaD: Realidades que se conectam. EAD EM FOCO, v. 7, p. 1-11, 2017.

2.
RUAS, F.P.2017RUAS, F.P. ; ARAUJO, R. ; MARTINEZ, M. L. S. . Desafios e potencialidades no planejamento coletivo: a interdisciplinaridade como integração na prática pedagógica e na historicidade do sujeito. ENSINO & PESQUISA, v. 15, p. 46-59, 2017.

3.
MARTINEZ, M. L. S.2016MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . O PLANEJAR DOCENTE NO CONTEXTO DIGITAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1-10-10, 2016.

4.
MARTINEZ, M. L. S.2016MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Desafios, Estratégias e Potencialidades na Articulação da Matemática em um Curso Interdisciplinar a Distância. Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 76-84, 2016.

5.
MARTINEZ, M. L. S.2016MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Produção de laços interdisciplinares pela intencionalidade no planejamento coletivo. Ensino & Pesquisa - Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 14, p. 101-116, 2016.

6.
MARTINEZ, M. L. S.2015 MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Prisma.com, v. 28, p. 27-52, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. . Feira de Ciências: integrando saberes no cordão litorâneo. 1. ed. Rio Grande: Pluscom, 2016. v. 1. 122p .

2.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Saberes e práticas docentes em Ciências: potencializando redes interdisciplinares de conhecimentos. I. ed. Rio Grande: FURG, 2016. v. 26. 195p .

3.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Projeto Novos Talentos: experiências com tecnologias no ensinar e aprender matemática. 1. ed. Rio Grande: Pluscom, 2016. v. I. 106p .

4.
MARTINEZ, M. L. S.; ARAUJO, R. ; RUAS, F.P. . Experiências no Projeto Novos Talentos: Contextos e Tecnologias em Processos Formativos.. I. ed. Rio Grande: Pluscom, 2016. v. II. 132p .

5.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Educar em interações digitais: pesquisa, tecnologias e formação de professores. 1. ed. Rio Grande: FURG, 2016. v. 3. 299p .

6.
L.P. Aline (Org.) ; MARTINEZ, M. L. S. (Org.) ; ARAUJO, R. (Org.) . Saberes e práticas docentes em Ciências: potencializando redes interdisciplinares de conhecimentos. II. ed. Rio Grande: FURG, 2016. v. 26. 195p .

7.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Estudos em educação em ciências. 1. ed. Rio Grande - RG: FURG, 2016. v. 1. 268p .

8.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. ; ARAUJO, R. . Do universo as relações vitais: viajando pelo mundo integrado - desenvolvendo estratégias interdisciplinares.. 01. ed. Rio Grande: Pluscom, 2015. v. 1. 85p .

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Estratégias e Potencialidades na Produção de Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Berenice Vahl Vaniel, Débora Pereira Laurino. (Org.). EDUCAR EM INTERAÇÕES DIGITAIS: Pesquisa, Tecnologias e Formação de Professores. 1ed.Rio Grande: FURG, 2016, v. 3, p. 61-100.

2.
RUAS, F.P. ; MARTINEZ, M. L. S. ; Mackedanz, L.F. ; NOVELLO, T. P. . Enfoques interdisciplinares no contexto do Curso de Licenciatura em Ciências. In: Débora Pereira Laurino; Sheyla Costa Rodrigues. (Org.). Estudos em educação em ciências. 1ed.Rio Grande: FURG, 2016, v. 1, p. 210-219.

3.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Constituição de laços interdisciplinares no planejamento docente: vivenciando experiências na EaD. In: Daniel da Silva Silveira; Rafaele Rodrigues de Araújo. (Org.). Saberes e práticas docentes e, Ciências: potencializando redes interdisciplinares de conhecimentos. 1ed.Rio Grande: FURG, 2016, v. 26, p. 63-90.

4.
MARTINEZ, M. L. S.; ARAUJO, R. ; RUAS, F.P. . A interdisciplinaridade como integração da prática pedagógica e na historicidade do sujeito no planejamento coletivo. In: Cristiane da Cunha Alves; Wilian Rubira da Silva; Rafaele Rodrigues de Araújo; Valmir Heckler. (Org.). Experiências no Projeto Novos Talentos: Contextos e Tecnologias em Processos Formativos. 1ed.Rio Grande: Pluscom, 2016, v. 2, p. 93-112.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . FORMAÇÃO DOCENTE: A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR. In: XIII EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba - Paraná. EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. Curitiba - PR: PUC_PR, 2017. p. 11693-11708.

2.
SILVA, Raquel ; MARTINEZ, M. L. S. . DIFICULDADES NA MATEMÁTICA BÁSICA: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A VIDA. In: XIII EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba - Parana. XIII EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. Curitiba - PR: PUC-PR, 2017. p. 11839-11850.

3.
MARTINEZ, M. L. S.; COFERRI, F. F. ; NOVELLO, T. P. . UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. In: XIII EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba - Paraná. XIII EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. Curitiba - PR: PUC - PR, 2017. p. 16775-16785.

4.
MARTINEZ, M. L. S.; MACHADO, Celiane . UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR POR MEIO DA ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS. In: ESUD - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2017, Rio Grande - RS. ESUD - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior. Rio Grande: FURG, 2017.

5.
COFERRI, F. F. ; MARTINEZ, M. L. S. ; NOVELLO, T. P. . MAPEAMENTO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. In: ESUD - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2017, Rio Grande - RS. ESUD - XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior. Rio Grande: FURG, 2017.

6.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. ; ARAUJO, R. . Desafios e potencialidades no planejamento coletivo: caminhos para uma prática interdisciplinar no projeto Novos Talentos.. In: 1ª Jornada Ibero-Americana de Pesquisa em Políticos Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2016, Brasília - DF. 1ª Jornada Ibero-Americana de Pesquisa em Políticos Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2016.

7.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Planejamento coletivo: a busca pela interdisciplinaridade em um curso na modalidade a distância. In: I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2016, Brasília - DF. I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2016.

8.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . A docência em um curso interdisciplinar na modalidade a distância. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2015, 2015, Salvador - BA. XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2015, 2015.

9.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Constituição de laços interdisciplinares por meio da recursividade no trabalho docente. In: III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2015, Santo Ângelo - RS. III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2015.

10.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Formação de laços interdisciplinares em um curso na modalidade a distância. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2015, Salvador - BA. Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2015.

11.
SILVA, R. C. S. ; MARTINEZ, M. L. S. ; SENA, D.P . Interdisciplinaridade: Desafios e Potencialidades na Educação a Distância. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014, 2014, Florianópolis - SC. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014, 2014.

12.
NOVELLO, T. P. ; MARTINEZ, M. L. S. ; COFERRI, F. F. . Minicurso ? Estratégias para discutir a EaD através de situações problema. In: II Seminário Internacional de EaD, 2014, Natal - RN. SEMEAD - II Seminário Internacional de EaD, 2014.

13.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Planejamento Interdisciplinar: perspectivas e desafios em um curso de licenciatura em Ciências na modalidade a distância. In: II Seminário Internacional de EaD, 2014, Natal - RN. SEMEAD - II Seminário Internacional de EaD, 2014.

14.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR: RECURSIVIDADE NO TRABALHO COLETIVO. In: III Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande - RS. III Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014.

15.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . O PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. In: 13ª Mostra de Produção Universitaria, 2014, Rio Grande - RS. 13ª Mostra de Produção Universitária, 2014.

16.
MARTINEZ, M. L. S.; SILVEIRA, R.S. . DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba - PR. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

17.
MARTINEZ, M. L. S.; Débora Pereira Laurino ; BRUM, J. ; MELLO, G. ; MORAES, M. C. ; NOVELLO, T. P. . Minicurso - Potencialidades pedagógicas do material digital para o ensino de Matemática. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas - RS. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013.

18.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . Uma proposta para o ensino de Geometria na Educação Básica. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas - RS. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013.

19.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . MATEMÁTICA BÁSICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E SABERES PARA A VIDA. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba - PR. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

20.
MARTINEZ, M. L. S.; SILVA, R. C. S. . CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. In: I Encontro Interinstitucional PIBID/UNISINOS, 2012, São Leopoldo. Contextualizando a Matemática: uma prática para a formação do cidadão, 2012.

21.
MONTEIRO, K. G. ; MARTINEZ, M. L. S. ; SILVA, R. C. S. . UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS. In: XI Encontro sobre Investigação na Escola, 2012, Bagé. Uma proposta de construção de situações problemas a partir do conhecimento dos alunos, 2012.

22.
MARTINEZ, M. L. S.; MONTEIRO, K. G. ; SILVA, R. C. S. ; SENA, D.P . FORMAÇÃO DIFERENCIADA DO PROFESSOR: VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA. In: X Encontro sobre Investigação na Escola - Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula, 2010, Bagé. FORMAÇÃO DIFERENCIADA DO PROFESSOR: VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINEZ, M. L. S.; MONTEIRO, K. G. . EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL. In: 1º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012, Santa Maria. EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL, 2012.

2.
PEDROTTI, V. A. ; MARTINEZ, M. L. S. ; SILVA, M. P. M. . A COLETA SELETIVA DE LIXO EM RIO GRANDE. In: X Mostra de Produção Universitária, 2011, Rio Grande. A COLETA SELETIVA DE LIXO EM RIO GRANDE, 2011.

3.
MARTINEZ, M. L. S.; MONTEIRO, K. G. ; SILVA, R. C. S. . DOBRADURAS NA GEOMETRIA. In: IX Mostra de Produção Universitária, 2010, Rio Grande. Dobraduras na Geometria, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINEZ, M. L. S.; NORNBERG, M. ; NOVELLO, T. P. . FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: O PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA. In: 3ª Semana Integrada UFPEL - XIX ENPOS - Encontro de pós-Graduação, 2017, Pelotas - RS. XIX ENPOS - Encontro de pós-Graduação, 2017.

2.
MONTEIRO, K. G. ; MARTINEZ, M. L. S. ; SILVA, R. C. S. . FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA. In: SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande. PIBID: QUALIFICANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, 2012.

3.
MARTINEZ, M. L. S.; HALAL, C. Y. ; SILVA, R. C. S. ; MONTEIRO, K. G. . BINGO DOS NÚMEROS INTEIROS. In: XI Mostra de Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Bingo dos números inteiros, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVEIRA, R.S. ; MARTINEZ, M. L. S. . DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2013.

2.
MARTINEZ, M. L. S.; NOVELLO, T. P. . XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. . Interdisciplinaridade: caminhos para a prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINEZ, M. L. S.. Oriente-se com o Geogebra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARTINEZ, M. L. S.; LECI, V. . Do papel à lousa digital: explorando conceitos geométricos por meio do Tangram. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARTINEZ, M. L. S.. Problematizando a Matemática com o Sweet Home 3D. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. . Planejar, executar e avaliar: a importância da oficina no contexto escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. . Planejar, executar e avaliar: a importância da oficina no contexto escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARTINEZ, M. L. S.. Potencialidades Pedagógicas da Lousa Digital para ensinar Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. . Curso de Formação da Feira de Ciências para professores do Projeto de Extensão ?Feira de Ciências: Integrando saberes no cordão litorâneo?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINEZ, M. L. S.; SILVA, R. C. S.; DUVOISIN, I. A.. Participação em banca de Jaqueline Saalfeld de Freitas.Relações entre a escola e a comunidade Quilombola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de Joseane Foliatti da Silva Farias.METODOLOGIAS DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MARTINEZ, M. L. S.; VIGORITO, T.. Participação em banca de Wiliam Paz Osório.CONTRIBUIÇÔES DO USO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NO PLANEJAR E DESENVOLVER AULAS DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
MARTINEZ, M. L. S.. Participação em banca de SIMONE SILVEIRA DA SILVA.ATIVIDADES DE INCLUSÃO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
MARTINEZ, M. L. S.. Participação em banca de SILVIA LETICIA DA ROSA.EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS, PORQUE NÃO?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de ANA DE FATIMA PADILHA RODRIGUES.FEIRAS DO CONHECIMENTO: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NA EXECUÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA PÚBLICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de CARLA MOURA DA PAIXÃO.EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de Diego Pereira de Guimarães.OBSTÁCULOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de Flávia Silva dos Santos.AS TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de JOÃO BATISTA DA SILVA PEIXOTO.IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de Luiz Fernando da Silva Quevedo.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA DE CONSOLIDAÇÃO DO TEMA ATRAVÉS DE SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
FAZIO, A.A.; MARTINEZ, M. L. S.. Participação em banca de Larri Fernandes dos Reis.O PROFESSOR DE CIÊNCIAS COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO: PERCEPÇÕES DIANTE DO TRABALHO COM SITUAÇÕES-PROBLEMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
MARTINEZ, M. L. S.; VIGORITO, T.. Participação em banca de Katyuchia Michael Peruzzo.SIMULADORES VIRTUAIS NA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA ALÉM DO LABORATÓRIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

14.
MARTINEZ, M. L. S.; VIGORITO, T.. Participação em banca de Denize Alma Schumacher.O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TURMAS DE EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

15.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de Tatiane de Oliveira Vogel.A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE MOSTRAS DE CIÊNCIAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

16.
MARTINEZ, M. L. S.; FAZIO, A.A.. Participação em banca de Michely Pias Migliavacca.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO CONTEÚDO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reunião Científica Regional da XII ANPEDSul.Cartografia do Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Ciências: Perspectivas epistemológicas e metodológicas da interdisciplinaridade. 2018. (Outra).

2.
XCIDU - Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. IDENTIDADE DOCENTE: TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE SI. 2018. (Congresso).

3.
XCIDU - Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. A COMPLEXIDADE DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: LIMITES E POSSIBILIDADES VIVENCIADOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS. 2018. (Congresso).

4.
XIII EDUCERE - XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE: A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR. 2017. (Congresso).

5.
XIII EUCERE - XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. DIFICULDADES NA MATEMÁTICA BÁSICA: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A VIDA. 2017. (Congresso).

6.
I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.Desafios e potencialidades no planejamento coletivo: caminhos para uma prática interdisciplinar no projeto Novos Talentos. 2016. (Outra).

7.
I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.Planejamento Coletivo: a busca pela interdisciplinaridade em um curso na modalidade a distância. 2016. (Outra).

8.
IV - Colóquio de Matemática da Região Sul.Articulação da Matemática no planejamento interdisciplinar em um curso de licenciatura na modalidade a distância. 2016. (Outra).

9.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.INTEGRANDO COMPONENTES CURRICULARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER CONCEITOS DE GEOMETRIA DINÂMICA. 2016. (Encontro).

10.
III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. Constituição de laços interdisciplinares por meio da recursividade no trabalho docente. 2015. (Congresso).

11.
XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2015. A docência em um curso interdisciplinar na modalidade a distância. 2015. (Congresso).

12.
II Seminário Internacional de EaD.Estratégias para discutir a EaD através de situações problemas. 2014. (Seminário).

13.
II Seminário Internacional de EaD.Planejamento Interdisciplinar: perspectivas e desafios em um curso de licenciatura em ciências. 2014. (Seminário).

14.
XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Interdisciplinaridade: Desafios e Potencialidades na Educação a Distância. 2014. (Congresso).

15.
3ª Edição do Dia das Profissões do IMEF: O Mercado e Trabalho e o Desenvolvimento Tecnológico. 2013. (Encontro).

16.
40ª Feira do Livro da FURG.Atividade Permanente: Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente ? CAIC/FURG. 2013. (Outra).

17.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Potencialidades pedagógicas do material digital para o ensino de Matemática. 2013. (Congresso).

18.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Uma proposta para o ensino de Geometria na Educação Básica. 2013. (Congresso).

19.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.MATEMÁTICA BÁSICA: DIFICULDADES ENCONTRADAS E SABERES PARA A VIDA. 2013. (Encontro).

20.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.DIFERENTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES. 2013. (Encontro).

21.
3º EIEMAT - Escola de Inverno de Educação Matemática.EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL. 2012. (Encontro).

22.
I Encontro Interinstitucional PIBID/Unisinos.Contextualizando a Matemática: Uma prática para a formação do cidadão. 2012. (Encontro).

23.
I Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola. 2012. (Seminário).

24.
SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências.Formação inicial e continuada de professores: uma proposta de ensino de Matemática. 2012. (Seminário).

25.
XI Encontro sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docente em rodas de conversa no Pampa.Uma proposta de construção de situações problemas a partir do conhecimento dos alunos. 2012. (Seminário).

26.
Dia das Profissões do IMEF - O Mercado de Trabalho e os Desafios do Desenvolvimento. 2011. (Encontro).

27.
X Mostra de Produção Universitária.A coleta seletiva de lixo em Rio Grande. 2011. (Seminário).

28.
Dia das Profissões do IMEF - O Mercado de Trabalho para os Matemáticos Estatísticos e Físicos. 2010. (Encontro).

29.
IX Mostra de Produção Universitária.Dobraduras na Geometria. 2010. (Seminário).

30.
Semana Acadêmica da Matemática - "A escada da sabedoria tem os degraus feitos de números". 2010. (Encontro).

31.
X Encontro sobre Investigação na Escola - Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula em.Formação diferenciada do professor: Vivências em sala de aula. 2010. (Encontro).

32.
XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINEZ, M. L. S.. XV Encontro para Ações em EaD na FURG. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Cristina Neubauer Vidal. A importância do uso dos recursos didáticos no planejamento docente. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências na modalidade a distância) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

2.
Deise Gusmão Gomes. Perspectivas metodológicas sobre avaliação escolar. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências na modalidade a distância) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

3.
Angelita Moraes. A teoria e a prática nas aulas experimentais de Ciências e a interdisciplinaridade. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências na modalidade a distância) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

4.
Sheila Rosa Peixoto. Educação Ambiental e sustentabilidade: conceitos e práticas no ambiente escolar para reciclar, reduzir e reutilizar.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências na modalidade a distância) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

5.
Suzane Melo Loreto. Transformações alimentares no contexto escolar: construindo material didático. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências na modalidade a distância) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

6.
Gislaine Bitencourt. Construção de material didático para o ensino e aprendizagem de Ciências. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências na modalidade a distância) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARTINEZ, M. L. S.. Potencialidades Pedagógicas da Lousa Digital para ensinar Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. . Interdisciplinaridade: caminhos para a prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINEZ, M. L. S.. Oriente-se com o Geogebra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARTINEZ, M. L. S.; LECI, V. . Do papel à lousa digital: explorando conceitos geométricos por meio do Tangram. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARTINEZ, M. L. S.. Problematizando a Matemática com o Sweet Home 3D. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MARTINEZ, M. L. S.; RUAS, F.P. . Planejar, executar e avaliar: a importância da oficina no contexto escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:41:20