Leyse Monick França Nascimento

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  • Última atualização do currículo em 30/01/2018


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, da linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade; Mestra em Educação pela UFRJ (2017); Especialista em Acessibilidade Cultural /Rio de Janeiro-UFRJ (2014), em Língua Brasileira de Sinais/Libras-Faculdade Santa Fé/Atlas Educare (2011) e em Psicopedagogia/Faculdade de Macapá-FAMA (2003). Possui graduação em Pedagogia/Universidade Federal do Amapá-UNIFAP(2005) e Bacharelado em Administração de Empresas/Centro de Ensino Superior do Amapá (2002). Tem experiência na área de Educação, na Educação Infantil, no primeiro segmento do ensino fundamental e na Educação Especial. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Macapá/SEMED, na Divisão de Educação Especial-DIEES/SEMED. Como membro/pesquisadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação, participa de pesquisas realizadas na área da educação especial, da inclusão em educação, Núcleo de Estudos sobre Sexualidades, Identidades, Diversidade e Inclusão - NESEI e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - OIIIIPe. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leyse Monick França Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, L. M. F.;FRANÇA NASCIMENTO, LEYSE MONICK


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Formação Continuada de Professores na Perspectiva do Index para Inclusão: Educação especial e Educação Regular em foco,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
Palavras-chave: Formação Docente;; Inclusão em Educação;; Ensino Colaborativo; Omnilética.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Regular.
2013 - 2014
Especialização em Acessibilidade Cultural. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Da Sala de Aula ao Picadeiro: uma experiência de inclusão e acessibilidade cultural no Município de Macapá.
Orientador: Patricia Dorneles.
2010 - 2012
Especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Santa Fé, FSF, Brasil.
Título: Projeto de Intervenção do Ensino de Libras para as Escolas Públicas de Macapá.
Orientador: Mariloudes Mussalen.
2003 - 2004
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Macapá, FAMA, Brasil.
Título: Educação Inclusiva.
2000 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Título: A Sociedade, as Instituições Especializadas e a Escola, uma grande Teia de Dircussão e Preconceitos acerca da Inclusão.
Orientador: Margareth Guerra.
1999 - 2002
Graduação em Administração de Empresas.
Centro de Ensino Superior do Amapá, CEAP, Brasil.
1994 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Profª Maria Carmelita do Carmo, EEMCC, Brasil.
1986 - 1993
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Irmã Santina Rioli, EEISR, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Qualificação em Neuropsicologia e Aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Inclusão em Educação: gênero e diversidade sexual na escola em discussão. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Conversando com o autor: Acessibilidade em Museu. (Carga horária: 2h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2013 - 2013
Curso de formação continuada: Pensamento Digital. (Carga horária: 100h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, IFAP, Brasil.
2011 - 2011
Lingua Brasileira de Sinais-nível IV. (Carga horária: 60h).
Centro de Atendimento ao Surdo, CAS, Brasil.
2011 - 2011
Orientação e Mobilidade. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2011 - 2011
Qualificação de Professores na Área da Def. Visual. (Carga horária: 520h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação Técnica em Português e Literatura. (Carga horária: 120h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2009 - 2009
Lingua Brasileira de Sinais-nível III. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Professores na àrea da Surdez. (Carga horária: 400h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2007 - 2007
Lingua Brasileira de Sinais-nível II. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional do Amapá, SEDNAI/DR/AP, Brasil.
2007 - 2007
Língua Brasileira de Sinais - Nível II. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional do Amapá, SEDNAI/DR/AP, Brasil.
2003 - 2006
Língua Francesa. (Carga horária: 420h).
Centro de Língua Francesa Danielle Miterrand, CLFDM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora, Carga horária: 16
Outras informações
Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - LaPEADE/FE/UFRJ.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora PNAIC, Carga horária: 5
Outras informações
Atuação como formadora institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFRJ


Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR: Professora de Educação Inclusiva, Carga horária: 60
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, ministrando a disciplina Educação Inclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR: Professora de FTM do Sistema Braille, Carga horária: 60
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, ministrando a disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Sistema Braille.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR: Professora de FTM da Libras, Carga horária: 60
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, ministrando a disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Brasileira de Sinais - Libras.


Governo do Estado do Amapá, GOVERNO/AP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Especial

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica e Pedagógica
Outras informações
Assessora Técnica e Pedagógica do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação-SEED/AP

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da Educação Especial
Outras informações
Professora do Centro de Atendimento ao Surdo - CAS/Amapá

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Especial
Outras informações
Professora da Educação especial da Escola estadual Profº Zolito de Jesus Nunes


Prefeitura Municipal de Macapá, PMM/AP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica Pedagógica
Outras informações
Atua na elaboração de projetos, assessoramento pedagógico e formação de professores.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Presidente de Comissão
Outras informações
Preside a Comissão de Averiguação da Aplicação dos Recursos do Programa Escola Acessível das escolas municipais de Macapá, contempladas com o referido programa (Portaria nº 050/2013-PMM)

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe da Divisão de Educação Especial-DIEES
Outras informações
Chefe da Divisão de Educação Especial-DIEES da Secretaria Municipal de Educação de Macapá-SEMED

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Área
Outras informações
Assessora técnica e pedagógica e Coordenadora da Área da Deficiência Visual e da Surdez, da Divisão de Educação Especial-DIEES da Secretaria Municipal de Educação de Macapá- SEMED

Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da educação Infantil
Outras informações
Professora de Educação Infantil da Escola Municipal de Antonio Barbosa e Escola Municipal Moranguinho


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profª de Comunicação e Expressão e Didática
Outras informações
Professora do Curso de Bacharelado em Administração de Empresas e Licenciatura em Pedagogia, ministrando respectivamente as disciplinas de Comunicação e Expressão e Didática.


Serviço Social da Insdústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Visconde de Mauá do Serviço Social da Indústria-SESI



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A Diversidade em Sala de Aula: desenvolvendo culturas, políticas e práticas de inclusão em educação
Descrição: Trata-se de uma pesquisa-formação que é um desdobramento da pesquisa Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), a qual por meio do Observatório de Educação do Rio de Janeiro (OEERJ) e da metodologia colaborativa, oferecemos um curso de formação continuada de caráter extensionista, que está acontecendo ao longo de 2016. Pretendemos, por meio de experiências reais do cotidiano dos professores, despertar o potencial crítico-reflexivo da ação docente com vistas à elaboração de estratégias pedagógicas próprias, que, intencionalmente, promovam o debate, a identificação e a valorização da diversidade e a eliminação das barreiras à inclusão em educação. Na perspectiva do referencial teórico aporte para esta formação, consideramos uma perspectiva de inclusão para além das deficiências (abordadas na educação especial). Inclusão em educação como proposta deste curso deve ser entendida como combate a toda e qualquer forma de exclusão e discriminação que todos os sujeitos da educação possam experimentar. Ou seja, desenvolver culturas, políticas e práticas de inclusão em educação. É uma proposta por meio da qual todos os sujeitos possam ter voz, sejam agentes do processo educacional, bem-vindos e capazes de identificar as ações que contrariam os direitos individuais, a diversidade e o exercício pleno da cidadania..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Leyse Monick França Nascimento - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador / Celeste Azulay Kelman - Integrante / Allan Rocha Damascendo - Integrante / Angela Maria Venturinni - Integrante / Mylene Cristina Santiago - Integrante / Flávia Cotta - Integrante / Flávia Câmara - Integrante / Isabela DAMASCENO - Integrante / Alessandra Moreira - Integrante.
2016 - Atual
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - OIIIIPe Formação de educadores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em contextos internacionais de ensino superior

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mônica Pereira dos Santos em 18/04/2017.
Descrição: O presente projeto de pesquisa enseja uma reflexão sobre a pedagogia na universidade, propondo analisar os elementos que caracterizam a inovação pedagógica no processo de formação docente. O conceito de inovação pedagógica apresentado nesse projeto diz respeito às práticas formativas que se caracterizam por elementos suscetíveis à rupturas paradigmáticas reconfiguração de saberes, interculturalidade, epistemologia social (legitimação de novas formas de conhecimento), desinstitucionalização (continuidade e descontinuidade das racionalidades institucionais), protagonismo, participação e outros que podemos agregar no avançar dos estudos. Pretendemos desenvolver, manter e disseminar narrativas contemporâneas acerca das relações inclusivas, pedagogicamente inovadoras e interculturais no processo de formação de educadoras e educadores das universidades parceiras neste projeto; promover e participar de eventos, conferências, relatórios e artigos que tenham como enfoque o crescimento, a consolidação e o fortalecimento das relações entre as universidades parceiras; e publicamente promover o projeto aqui proposto, por meio de atividades colaborativamente planejadas e executadas entre nossas universidades. As metodologias de pesquisa pretendem problematizar concepções culturais colonialistas que podem ser subestimadas no cotidiano da vida acadêmica, buscando possibilitar que as universidades participantes identifiquem, reflitam criticamente e adotem mudanças institucionais que fortaleçam relações orientadas pela inclusão, pela inovação pedagógica e pela interculturalidade. Para tanto, este projeto se baseará em diferentes abordagens metodológicas, explicitadas no decorrer do texto, como: etnografia digital, pesquisa colaborativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Outras metodologias poderão ser incorporadas ao projeto na medida em que outras universidades participantes incluírem/apresentarem seus subprojetos de pesquisa que serão recortes desse projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Leyse Monick França Nascimento - Integrante / Mayara Carvalho de Oliveira - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador / Mylene Cristina Santiago - Integrante / Raquel Batalha - Integrante.
2015 - 2015
Ciclo de Formação Continuada em Inclusão Escolar
Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa-formação que é desdobramento da Pesquisa Observatório Nacional de Educação Especial. Por meio da metodologia de pesquisa colaborativa, oferecemos um curso de formação continuada ao longo de 2015, de 100 horas, que também servirá de meio de coleta de dados sobre o principal objetivo da pesquisa, que é investigar e mapear/caracterizar as demandas de formação dos professores regentes do ensino regular e de entrosamento e comunicação entre os mesmos e os professores de AEE, tendo em vista facilitar a aproximação e trabalho colaborativo entre ambos e pôr em prática soluções às fragilidades levantadas, tendo por material de base o Index para a Inclusão (BOOTH e AINSCOW, 2011)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
CONSTRUINDO CULTURAS, DESENVOLVENDO POLÍTICAS E ORQUESTRANDO PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Descrição: O desejo de saber que práticas em um sistema escolar podem inibir ou dificultar a aprendizagem e a participação dos alunos impulsionou a direção da escola Cícero Penna a buscar ajuda em nosso Laboratório. Com a preocupação em, colaborativamente, buscar soluções para os processos de exclusão (aqui, especificamente compreendidos no sentido de barreiras à aprendizagem e à participação de alunos da instituição escolar) encontrados na escola, o Lapeade desenvolveu esse projeto, visando mapear dificuldades, oferecer alternativas de modificação de planejamento e auxiliar os docentes em suas práticas cotidianas, bem como dar subsídios para a gestão da escola em direção ao desenvolvimento de culturas, políticas e práticas de inclusão. Deste modo, este projeto, que se configura concomitantemente como de pesquisa e extensão, justifica-se porque, além de reunir Universidade e Educação Básica, possibilita a criação de estratégias que poderão auxiliar a melhora e compreensão de tais dificuldades por parte do corpo docente, técnico, gestor e auxiliar, visando o melhor desempenho da escola como um todo, e o maior sucesso de seus alunos, em particular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leyse Monick França Nascimento - Integrante / Sandra Cordeiro de Melo - Integrante / Lillian Auguste Bruns Carneiro - Integrante / Emilia Naura Santos Bouzada - Integrante / Mayara Carvalho de Oliveira - Integrante / Beatrice Rossotti - Integrante / Elioneide Crdoso Cruz - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador / Mylene Cristina Santiago - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão em Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Acessibilidade Cultural.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Aprovada em 7º lugar no vestibular da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, 2000/Pedagogia, UNIFAP, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2016
Bolsista do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PINAIC/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2015
Aprovada e classificada em 3º lugar - Mestrado em educação, da linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade/PPGE-UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, L. M. F.; VENTURINNI, A.M ; SANTIAGO, M.C. . ACESSIBILIDADE: SIGNIFICADOS NAS VOZES DE PROFESSORAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. In: IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016.

2.
SANTOS, M. ; NASCIMENTO, L. M. F. ; SENA, M. ; PINTO, R. . Formação de professores e gestores para a Inclusão: diálogos entre pesquisas. In: http://www.lapeade.educacao.ufrj.br/, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2014.

3.
Cruz, E. C. ; NASCIMENTO, L. M. F. ; Freitas, L. C. . Qual o lugar das Travestis nas políticas públicas de Educação do Estado do Amapá??. In: IV Seminário Enlaçando Sexualidades: moralidades, famílias e fecundidade, 2015, Bahia. Anais IV Seminário Enlaçando Sexualidades (2015), 2015.

4.
CORREIA VELASCO GUIMARÃES, LUCIANA CARLENA ; LEMOS COSTA, LUIS ALEXANDRE ; FRANÇA NASCIMENTO, LEYSE MONICK . MAIS CULTURA NAS ESCOLAS : desafios e possibilidades de projetos acessíveis para pessoas com deficiência.. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, 2014. v. 1.

5.
FRANÇA NASCIMENTO, LEYSE MONICK; DORNELES, PATRICIA ; CORREIA VELASCO GUIMARÃES, LUCIANA CARLENA ; DE OLIVEIRA RODREIGUES, ELIANE ; LEMOS COSTA, LUIS ALEXANDRE . DA SALA DE AULA AO PICADEIRO: uma experiência de Inclusão e Acessibilidade Cultural no município de Macapá. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, 2014. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, Mônica Pereira dos ; NASCIMENTO, L. M. F. . Diferentes Sentidos de NÃO: Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão. Linhas (Florianópolis. Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, J. G. de O. ; Freitas, L. C. ; NASCIMENTO, L. M. F. . PODER SIMBÓLICO E POLITIZAÇÃO: A VISIBILIDADE DAS MASCULINIDADES NO FILME MILK. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NASCIMENTO, L. M. F.; SANTOS, Mônica Pereira dos . Sexualidade Infantil: inexistência ou negação?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NASCIMENTO, L. M. F.; GUIMARAES, L. C. V. ; Costa, L.A.L. . Educação Inclusiva: desafios na consolidação do atendimento educacional especializado - AEE em alunos com Surdez/Deficiência Auditiva no Município de Macapá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, L. M. F.; GUIMARAES, L. C. V. ; SANTOS, L. . II Fórum de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
NASCIMENTO, L. M. F.. Políticas Públicas de Inclusão: o papel do Estado na promoção da igualdade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
NASCIMENTO, L. M. F.. AEE 2013 Leyse Monick. 2013. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, L. M. F.; SANTOS, Mônica Pereira dos ; BOUZADA, E. N. S. . IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Círculo Omnilético).

2.
NASCIMENTO, L. M. F.; BOUZADA, E. N. S. ; SANTOS, M. . IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Momento Omni).

3.
NASCIMENTO, L. M. F.. Educação Inclusiva: Oficina de Libras. 2012. .

4.
NASCIMENTO, L. M. F.. Oficina: Práticas Pedagógicas Inclusivas. 2012. .

5.
NASCIMENTO, L. M. F.. Marcos Legais da Educação Especial. 2012. .

6.
NASCIMENTO, L. M. F.. A Inclusão da Pessoa Surda no Ensino Regular. 2012. .

7.
NASCIMENTO, L. M. F.. A Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual no Ensino Regular. 2012. .

8.
NASCIMENTO, L. M. F.. O Atendimento Educacional Especializado no Município de Macapá. 2012. .

9.
NASCIMENTO, L. M. F.. Educação Inclusiva: inclusão e respeito às diferenças. 2012. .

10.
NASCIMENTO, L. M. F.. Educação Inclusiva: Educação, Surdez, Cegueira e Baixa Visão. 2012. .

11.
NASCIMENTO, L. M. F.. Educação Inclusiva: Deficiência Intelectual e Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2012. .

12.
NASCIMENTO, L. M. F.. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2012. .

13.
NASCIMENTO, L. M. F.. Aspectos Legais e Pedagógicos no Atendimento Educacional Especializado - AEE. 2010. .

14.
NASCIMENTO, L. M. F.. Prevenção e Diagnóstico da Surdez e Libras no contexto escolar. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, L. M. F.; ASSIS, I.J.A.; COSTA, L. A. L.. Participação em banca de Josivan Oliveira;Luiza Souza;ManoelBarbosa.Educação Inclusiva de alunos com deficiência auditiva do terceiro ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional e Pesquisa e Pós Graduação em Educação (ANPED). 2016. (Outra).

2.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Didática e prática de ensino (ENDIPE) no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. 2016. (Encontro).

3.
IV Seminário Enlaçando Sexualidades - Moralidades, Famílias e Fecundidade.Sexualidade Infantil: inexistência ou negação?. 2015. (Seminário).

4.
Seminário Cultura e Política. 2015. (Seminário).

5.
II Encontro Gênero e Diversidade na Escola. 2014. (Encontro).

6.
II Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural. 2014. (Encontro).

7.
III Seminário Internacional de Pesquisa, Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2014. (Seminário).

8.
III Seminário Internacional de Pesquisa, Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2014. (Seminário).

9.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. 2014. (Seminário).

10.
IV Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais. 2014. (Seminário).

11.
Minicurso: "Cinema, erotismo e repressão: reflexões psicanalíticas sobre a homossexualidade". 2014. (Outra).

12.
Minicurso: As marcas não manuais da Libras. 2014. (Outra).

13.
Oficina: Intervensões Urbanas pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2014. (Oficina).

14.
Seminário Anísio Teixeira - História da Educação no Rio de Janeiro: Instituições, saberes e sujeitos. 2014. (Seminário).

15.
Seminário Anísio Teixeira - Inclusão em Educação. 2014. (Seminário).

16.
Teia Nacional da Diversidade. 2014. (Outra).

17.
VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade. 2014. (Seminário).

18.
XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES. 2014. (Congresso).

19.
I Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural e III Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais. 2013. (Seminário).

20.
XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES. Educação Inclusiva: desafios na consolidação do atendimento educacional especializado - AEE em alunos com Surdez/Deficiência Auditiva no Município de Macapá. 2013. (Congresso).

21.
1º Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down. 2012. (Congresso).

22.
I Seminário da Universidade da Mulher /UNIMULHER - Educação Inclusiva. 2012. (Seminário).

23.
Mesa Redonda "Trabalho de Criança não é brincadeira, não!". 2012. (Outra).

24.
VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2012. (Seminário).

25.
IX Congresso Internacional do INES - O lugar do Conhecimento: Identidade, Sujeito e Subjetividade. 2010. (Congresso).

26.
2º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

27.
Fórum Nacional da Língua Brasileira de Sinais - Para se comunicar basta querer. 2009. (Outra).

28.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez "Construindo uma ponte entre surdos e ouvintes. 2009. (Outra).

29.
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez "Contribuições da Neurociências no processo de Ensino Aprendizagem". 2009. (Outra).

30.
Fórum Permanente de Educação Linguagem e Surdez "Letramento: desafio do século". 2009. (Outra).

31.
IX Seminário do Grêmio Estudantil do INES - O Sujeito Surdo e os Contextos Sociais. 2009. (Seminário).

32.
V Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Encontro).

33.
VIII Congresso Internacional e XIV Seminário Nacional do INES Múltiplos Atores e Saberes na Educação de Surdos. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, L. M. F.; SANTOS, M. P. . Curso de Extensão: A diversidade em Sala de Aula: desenvolvendo culturas, políticas e práticas de inclusão. 2016. (Outro).

2.
GUIMARAES, L. C. V. ; FRANÇA NASCIMENTO, LEYSE MONICK ; BARBOSA, A. ; TAVARES, A. ; LOPES, G. . II Fórum de Educação Inclusiva do IFAP. 2016. (Outro).

3.
SANTOS, Mônica Pereira dos ; NASCIMENTO, L. M. F. ; SANTIAGO, M.C. ; SANTOS, M. . IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Outro).

4.
NASCIMENTO, L. M. F.. Curso de Extensão - Inclusão em educação: gênero e diversidade sexual na escola em discussão. 2015. (Outro).

5.
NASCIMENTO, L. M. F.. Curso de Extensão - Formação de Professores para a Inclusão do Público Alvo da Educação Especial: refletindo, planejando e agindo.. 2015. (Outro).

6.
NASCIMENTO, L. M. F.; SANTOS, Mônica Pereira dos ; OLIVEIRA, M. C. de ; VALLE, S.DO ; BOUZADA, E. N. S. ; MARQUES, D. ; CÂMARA, F. ; CARNEIRO, L. A. B. . Mostra LaPEADE de Extensão e Pesquisa - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outro).

7.
NASCIMENTO, L. M. F.. Curso de Extensão "Inclusão em Educação: gênero e homossexualidade em discussão.. 2013. (Outro).

8.
NASCIMENTO, L. M. F.; OLIVEIRA, D. Q. ; LIMA, G. S. C. ; COSTA, S. M. ; LIVRAMENTO, S. P. . Capacitação Continuada Para Professores da Educação Especial do Município de Macapá. 2012. (Outro).

9.
NASCIMENTO, L. M. F.; LIMA, G. S. C. ; RABELO, H. P. S. ; CARIDADE, N. V. D. ; GUIMARAES, L. C. V. ; PAIXAO, M. J. M. ; MEDEIROS, E. S. O. . IV Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Município - polo/Macapá - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eliene Silva;Elem Oliveira; Ellen Mourão. A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL ARACY NASCIMENTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Leyse Monick França Nascimento.

2.
Maria Pinheiro;Maria Fragoso;Maria Damasceno. EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ: (RE) CONSTRUINDO UMA TRAJETÓRIA DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amapá. Orientador: Leyse Monick França Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, Mônica Pereira dos ; NASCIMENTO, L. M. F. . Diferentes Sentidos de NÃO: Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão. Linhas (Florianópolis. Online), 2016.


Cursos de curta duração ministrados
1.
NASCIMENTO, L. M. F.. Educação Inclusiva: Oficina de Libras. 2012. .

2.
NASCIMENTO, L. M. F.. Oficina: Práticas Pedagógicas Inclusivas. 2012. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, L. M. F.; GUIMARAES, L. C. V. ; SANTOS, L. . II Fórum de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Atuou como conselheira suplente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONDEAP/AP(2011-2014); Participou da elaboração da "Sistemática de Avaliação do Ensino Fundamental como parte integrante dos Documentos da Política Educacional de Nove Anos, do Município de Macapá" e da elaboração da Diretriz da Educação Especial do Município de Macapá, aprovada através da Resolução nº016/2012 pelo Conselho Municipal de Educação de Macapá-CMEM. No ano de 2015 constituiu como membro titular, representante dos discentes,a Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCPE) para a Eleição da Direção da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mandato 2016-2019, instituída pela Portaria nº 06316 de 11/09/2015. Participou como Formadora de Formadores, do Pacto Nacional sobre Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFRJ 2016/2017.



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