Juliana Pirola da Conceição Balestra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4927554588503690
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Licenciada em História pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), Mestre em Educação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Doutora em Educação pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Trabalhou como membro da equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nas edições de 2019/Anos Iniciais, 2016/Anos Iniciais e 2015/Ensino Médio. Atualmente é Professora Adjunta do curso de História - Licenciatura da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana), onde coordena o EducAL, um Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina. Mãe do Antônio, de 2 anos. Esteve de Licença Maternidade entre Setembro de 2016 e Março de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Pirola da Conceição Balestra
Nome em citações bibliográficas
CONCEIÇÃO, J. P.;Conceição, Juliana Pirola da;PIROLA, Juliana;BALESTRA, J. P. C.;BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição;BALESTRA, Juliana Pirola

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH).
Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, N. 100 - Jd. Universitário, sala 123-13, mesa 05
Loteamento Universitário das Américas
85870650 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292194


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O peso do passado: Currículos e narrativas no ensino de história das Ditaduras de Segurança Nacional em São Paulo e Buenos Aires, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Dra. Ernesta Zamboni.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Ditadura; Ensino de História; América Latina.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Ensino de História e consciência histórica latino-americana no Colégio de Aplicação da UFSC,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dra. Maria de Fátima Sabino Dias.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: América Latina; Ensino de História; consicência histórica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Brasil, qual é o seu lugar? Representações imagéticas de Brasil em livros didáticos latino-americanos.
Orientador: Professor Dr. Fábio Muruci dos Santos.
Bolsista do(a): UFES, PROGRAD, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
História da Educação Brasileira: de Gustavo Capane. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2006 - 2006
Memória e História: a utilização de documentos no. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2005 - 2005
A construção imagética do poder em Varga e JK. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Luzes, Câmera, Ação! O Cinema e a História I. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em O maravilhoso universo da Idade Média. (Carga horária: 168h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2004 - 2004
Representações do anticomunismo no Brasil. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História Núcleo Regional do ES, ANPUH-ES, Brasil.
2004 - 2004
A exclusão social e o papel do agente histórico. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do Grupo Memória, História e Educação


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de História do Ensino Fundamental


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Estágio Supervisionado em História


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria do Laboratório de Ensino de História da UFES


Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidada, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de História da América I - Professora convidada do curso de História (Pronera), oferecido pela UFFS/Campus Erechim, em parceria com o ITERRA.


Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de História - Licenciatura.
08/2018 - Atual
Ensino, História - Grau Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório em Ensino de História II - Turma 2
Ensino de História e Ditaduras
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitora de Relações Institucionais e Internacionais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas - CPAPI.
07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da UNILA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Superior de Ensino - COSUEN.
06/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do curso de Especialização em Ensino de História e América Latina..
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da UNILA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2019-2022).
12/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

03/2017 - Atual
Extensão universitária , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Atividade de extensão realizada
Projeto Acervo Documental - fontes e materiais didáticos para o ensino de História da América Latina.
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante ? NDE do Curso de Graduação em História - Grau licenciatura.
05/2018 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitora de Relações Institucionais e Internacionais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para o processo de Seleção Internacional de estudantes para ingresso no ano letivo de 2019.
05/2017 - 08/2018
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de História - Licenciatura.
03/2018 - 07/2018
Ensino, História - Grau Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Ensino de História na América Latina
Laboratório em Ensino de História I - Turmas 1 e 2
04/2018 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação da UNILA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para avaliação dos currículos dos docentes interessados em atuar no âmbito do Programa de Residência Pedagógica e o do Programa Institucional de Iniciação à Docência ? PIBID..
12/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação da UNILA, .

Cargo ou função
Membro da Comissão NÚCLEO DAS LICENCIATURAS.
08/2017 - 12/2017
Ensino, História - Grau Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Laboratório em Ensino de História II - Turma 2
07/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitora de Relações Institucionais e Internacionais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Executiva para seleção de estudantes estrangeiros para ingresso em 2018,.
03/2017 - 07/2017
Ensino, História - Grau Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
História do Ensino de História na América Latina
Laboratório em Ensino de História I - Turma 2
08/2016 - 12/2016
Ensino, História - Grau Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino de História II
Fundamentos de América Latina II

Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Geografia dos 6º ao 9º ano



Linhas de pesquisa


1.
Educação Intercultural na América Latina

Objetivo: Investigar a escolarização e os sistemas de ensino na América Latina e Caribe.
Grande área: Ciências Humanas
2.
Currículos Latino-Americanos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Currículos Latino-Americanos
Descrição: O Projeto tem por objetivo reunir informações sobre a formação pregressa de estudantes internacionais que ingressam em cursos de Graduação na UNILA pelo Processo Seletivo Internacional (PSI), a partir da análise de seus documentos educacionais submetidos à instituição para inscrição no PSI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliana Pirola da Conceição Balestra - Coordenador / Laura Janaina Dias Amato - Integrante / Cristiane Dutra Struckes - Integrante / Sara Geittens Perpetua - Integrante.Financiador(es): Instituto Mercosul de Estudos Avançados - Bolsa.
2016 - Atual
APRENDER A VIVER JUNTOS: ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA AMÉRICA LATINA
Descrição: O Projeto visa investigar a relação entre a história ensinada e os conhecimentos e atitudes que os jovens manifestam na relação com o ?outro? latino-americano na fronteira trinacional entre Brasil, Argentina e Paraguai . De modo particular, deseja-se analisar a contribuição do ensino de conhecimentos históricos relacionados à América Latina na grade curricular de ensino para a identificação de uma história compartilhada, com potencial para construir identidades e gerar empatias entre aqueles que se sentem parte dela. Interessa perceber em que medida os currículos de história, em suas diferentes manifestações, como políticas públicas, livros didáticos e práticas docentes, interferem nas relações dos jovens com a história da América Latina e com os próprios latino-americanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juliana Pirola da Conceição Balestra - Coordenador / Éder Cristiano de Souza - Integrante / Tiago Costa Sanches - Integrante.
2011 - 2013
Peabiru: O ensino de história e a cultura contemporanea .Fase II
Descrição: Esta investigação, denominada Peabiru: Ensino de História e Cultura Contemporânea situa-se na interface de vários campos do conhecimento como a Educação, a História ensinada, a Antropologia, a Sociologia e a Filosofia e tem como proposição o estudo das relações entre o Ensino de História, a Cultura Contemporânea e os Jovens - sujeitos dessa pesquisa.Este projeto foi realizado em rede por pesquisadores brasileiros e argentinos dos seguintes grupos de pesquisa: MEMÓRIA (UNICAMP), NEPGH (FACED/ESEBA/Universidade Federal de Uberlândia), Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História da FE/UFSC, Laboratório de Ensino de História Universidade Estadual de Londrina, Grupo História Ensinada, Memória e Saberes Escolares da UFJF e Universidade de Buenos Aires, Argentina. Em cada dessas universidades o projeto contou com financiamento próprio e adaptações metodológicas, gerando diversos produtos científicos. Os resultados da 1ª fase desta pesquisa, desenvolvida no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010 com financiamento do CNPQ, constam no relatório final do Projeto, enviado ao CNPQ em abril de 2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
História das instituições escolares, memória educacional e formação de professores
Descrição: O projeto visa ampliar o campo de pesquisa sobre a História da Educação e a formação de professores em Santa Catarina, através da preservação da memória escolar do Colégio de Aplicação e do Departamento de Metodologia e Ensino da UFSC, na interface entre os saberes e práticas, entre escola e universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Juliana Pirola da Conceição Balestra - Integrante / Juliana Pirola da Conceição - Integrante / Maria de Fátima Sabino Dias - Integrante / Ronald França - Integrante / Marise da Silveira Veríssimo - Integrante / Vera Lucia Bazzo - Coordenador / Nara Caetano Rodrigues - Integrante / Verginia Weingartner Rodrigues - Integrante / Gigiane Paula Smolinski - Integrante.
2009 - 2011
A Escola e os jovens e crianças no mundo contemporâneo: processos de formação histórica latino americana
Descrição: O objetivo do projeto é ampliar o campo de pesquisa sobre o Ensino de História procurando investigar o conjunto de saberes que formam a cultura escolar e em que medida os projetos dos professores de História, os livros didáticos, as práticas docentes e as políticas públicas da educação se aproximam ou se distanciam dos saberes da infância e da juventude relacionados à cultura contemporânea, sobretudo no contexto latino-americano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Juliana Pirola da Conceição Balestra - Integrante / Juliana Pirola da Conceição - Integrante / Maria de Fátima Sabino Dias - Coordenador / Ronald França - Integrante / Dilce Schüeroff - Integrante / Jane Bittencourt - Integrante / Marise da Silveira Veríssimo - Integrante / Maria José Reis - Integrante / Vera Lúcia Sanbongi Di Rossi - Integrante / Raquel Alvarenga Sena Verena - Integrante / Marilei Maria da Silva - Integrante.
2007 - Atual
Memória e Ensino de História: repensando autores de livros didáticos
Descrição: Objetiva recuperar a memória da produção didática espírito-santense, compreendida como forma de escrita de si, através do resgate de registros (orais, escritos, imagéticos) dessa produção, sobretudo no que se refere a seus autores. Fundamenta-se em Chartier (leituras, escritas, representações, apropriações e comunidades de interpretação) e em Pécaut (contexto geracional)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Pirola da Conceição Balestra - Integrante / Juçara Luzia Leite - Coordenador / Raquel Félix Conti - Integrante / André Luiz Bis Pirola - Integrante / Bruno dos Santos Prado Moura - Integrante / Meryhelen Alves da Cruz - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
ACERVO DOCUMENTAL - FONTES E MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA
Descrição: O Projeto visa a construção de um Acervo Documental Digital sobre o Ensino de História da América Latina para subsidiar a formação de professores e pesquisadores do ensino de História, comprometidos com a construção de memórias e identidades na América Latina, a partir de um direcionamento de olhar sobre nossas próprias trajetórias e interesses. O objetivo é criar um banco de dados virtual aberto para consulta pública com fontes, planos de aula, relatos de experiências e materiais didáticos para fomentar o trabalho com a temática em contexto escolar, e também fora dele..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Juliana Pirola da Conceição Balestra - Coordenador / Éder Cristiano de Souza - Integrante / Tiago Costa Sanches - Integrante / Érika Marques de Sá - Integrante / Maria Luíza Viana Pereira - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: HISTÓRIA & ENSINO (UEL)
2015 - Atual
Periódico: REVISTA HISTÓRIA E DIVERSIDADE
2018 - Atual
Periódico: REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Juliana Pirola da Conceição  Data: 01/05/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BALESTRA, J. P. C.2018BALESTRA, J. P. C.. O Peso do Passado: a História das Ditaduras nos Currículos de São Paulo e Buenos Aires. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 13, p. 211-233, 2018.

2.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição2018BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. Histórias vívidas: usos do passado recente entre jovens estudantes. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 7, p. 83-105, 2018.

3.
ANDRADE, JULIANA ALVES DE2018ANDRADE, JULIANA ALVES DE ; GIL, CARMEM ZELI DE VARGAS ; BALESTRA, Juliana Pirola . Apresentação- Dossiê: Ensino de História, Direitos Humanos e Temas Sensíveis.. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 7, p. 4-13, 2018.

4.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição2016BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. História e Ensino de História das Ditaduras no Brasil e na Argentina. Revista Antíteses, v. 9, p. 249-274, 2016.

5.
CONCEIÇÃO, J. P.2015CONCEIÇÃO, J. P. . Entre muitos 'outros': ensino de história e integração latino-americana. REVISTA HISTÓRIA E DIVERSIDADE, v. 7, p. 7-23, 2015.

6.
CONCEIÇÃO, J. P.2014CONCEIÇÃO, J. P. . Histórias Conectadas: apontamentos sobre teorias e metodologias de estudos comparados em Educação. REVISTA HISTÓRIA E DIVERSIDADE, v. 4, p. 99-109, 2014.

7.
CONCEIÇÃO, J. P.2014CONCEIÇÃO, J. P. . História: que ensino é esse?. ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 21, p. 455-457, 2014.

8.
CONCEIÇÃO, J. P.2013 CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na Argentina.. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 8, p. 419-441, 2013.

9.
CONCEIÇÃO, J. P.2012CONCEIÇÃO, J. P. ; Dias, Maria de Fátima Sabino . No jogo do reconhecimento: estágio supervisionado e identidade docente na formação de professores de História. Entrever - Revista para licenciaturas, v. 2, p. 110-123, 2012.

10.
VENERA, RAQUEL ALVARENGA SENA2012VENERA, RAQUEL ALVARENGA SENA ; Conceição, Juliana Pirola da . TENSÕES CURRICULARES E NARRATIVAS: o ensino de História da América Latina. TEMPO E ARGUMENTO, v. 04, p. 128-151, 2012.

11.
Conceição, Juliana Pirola da2011 Conceição, Juliana Pirola da ; Dias, Maria de Fátima Sabino . Ensino de História e consciência histórica latino-americana. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE), v. 31, p. 173-191, 2011.

12.
CONCEIÇÃO, J. P.;Conceição, Juliana Pirola da;PIROLA, Juliana;BALESTRA, J. P. C.;BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição;BALESTRA, Juliana Pirola2010 CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil, qual é o teu lugar? A Imagem do Brasil em Livros Didáticos Latino-Americanos. PERCURSOS (UDESC), v. 11, p. 21-42, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
CONCEIÇÃO, J. P. . Aprender a viver juntos: Ensino de História e Educação Intercultural. In: VALÉRIO, M. E.; JÚNIOR, H. C. R.. (Org.). Ensino de História: Memória e Identidade. 1ed.Jundiaí: Paço Editorial, 2016, v. 1, p. 155-170.

2.
CONCEIÇÃO, J. P. ; DIAS, M. F. S. . A contribuição de conteúdos latino-americanos para a formação histórica dos jovens na escola. In: ZAMBONI, Ernesta; DIAS, Maria de Fátima Sabino FINOCCHIO, Silvia.. (Org.). Peabiru um caminho, muitas trilhas: Ensino de História e Cultura Contemporânea. 1ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014, v. 1, p. 131-155.

3.
CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . Os caminhos do ensino de história da América Latina no Brasil. In: Alicia Civeria Ceredo; Carlos Escalante Fernández; Elsie Rockwell. (Org.). Sujetos, poder y disputas por la educación: textos de historiografia de la educación latinoamericana.. 1ed.Toluca: El Colegio Mexiquense; Universidad Pedagogica Nacional; Cinvestav, 2014, v. 1, p. 4775-4789.

4.
PIROLA, J. ; CONCEIÇÃO, J. P. . A metodologia survey em pesquisas educacionais: A disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. In: Raquel Alvarenga Sena Venera e Rosânia Campos. (Org.). ABORDAGENS TEÓRICO METODOLÓGICAS ? PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES (Coleção Rizomas Educacionais). 1ed.Joinville: Univille, 2012, v. 1, p. 65-83.

5.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil en Latinoamérica: La imagen de Brasil en manuales escolares de historia. In: MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE CHILE. (Org.). SEMINARIO INTERNACIONAL TEXTOS ESCOLARES DE HISTORIA Y CIENCIAS SOCIALES. 1ed.Santiago: MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE CHILE, 2009, v. 1, p. 391-406.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . Os jovens e a América Latina: ensino de história e consciência histórica latino-americana no Brasil e na Argentina. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, Aracaju. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. São Cristóvão: Edise, 2013. v. 1. p. 1-12.

2.
CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . Políticas públicas para la enseñanza de la historia de América Latina en Brasil y Argentina. In: XIV Jornadas Interescuelas de Historia, 2013, Mendoza. Anales de la XIV Jornadas Interescuelas de Historia. Mendoza: UnCuyo, 2013. v. 1. p. 1-20.

3.
CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . Ensino de História e identidade latino-americana: essência a buscar ou projeto a construir?. In: VIII Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas, 2012. v. 1.

4.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . Ensino de História e consciência histórica latino-americana. In: IX Encontro Nacional do Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Anais do IX Encontro Nacional do Pesquisadores do Ensino de História, 2011. v. 1.

5.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . A disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. In: II Jornadas Internacionales de Enseñaza de la Historia y XI Jornadas de Investigación y Docencia de la Escuela de Historia, 2010, Salta. Anales de la II Jornadas Internacionales de Enseñaza de la Historia y XI Jornadas de Investigación y Docencia de la Escuela de Historia. Salta, 2010. v. 1.

6.
CONCEIÇÃO, J. P.. A América Latina nos livros didáticos de História do Brasil. In: IX Congresso Iberoamericano de história da educação latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de história da educação latino-americana, 2009. v. 1.

7.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . Os jovens e a América Latina: elementos prévios para a construção do saber histórico escolar. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Anais do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia, 2009. v. 1.

8.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil en Latinoamérica: la imagen de Brasil en los libros didácticos de Historia. In: Seminario Internacional sobre Textos Escolares de Historia y Ciencias Sociales, 2008, Santiago. Ponencias Seminario Internacional sobre Textos Escolares de Historia y Ciencias Sociales, 2008. v. 1.

9.
CONCEIÇÃO, J. P.; LEITE, J. L. . Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. In: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2007, Buenos Aires. Anais do VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2007.

10.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. In: I Congresso Internacional UFES/Université de Paris Est (Marne-la-Vallée), 2007, Vitória. Anais do I Congresso Internacional UFES/Université de Paris Est (Marne-la-Vallée), 2007.

11.
CONCEIÇÃO, J. P.. Livro didático como fonte de pesquisa histórica: a imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. In: Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História, 2007, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. O peso do passado: currículos e narrativas no ensino de história das Ditaduras de Segurança Nacional em São Paulo e Buenos Aires. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA, 2017, Rio de Janeiro. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA. Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento; Caderno de resumos, 2017. v. 1. p. 39-40.

2.
SILVA, R. A. ; BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição . A ditadura nos livros didáticos de história: Abordagens sobre a atuação de civis durante o regime brasileiro. In: XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica., 2017, Foz do Iguaçu. Cadernos de resumos do XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica. Teoria Pesquisa e Prática. Curitiba: Wa, 2017. v. 1. p. 36-36.

3.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . Ensino de História e consciência histórica latino-americana. In: IX Encontro Nacional do Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Anais do IX Encontro Nacional do Pesquisadores do Ensino de História. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. v. 1.

4.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . Os jovens e a América Latina: Elementos prévios para a contrução do saber histórico escolar. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Anais do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia: Gráfica UFU, 2009. v. 1. p. 236-237.

5.
CONCEIÇÃO, J. P.. A América Latina nos livros didáticos de História do Brasil. In: IX Congresso Iberoamericano de história da educação latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de história da educação latino-americana, 2009. v. 1.

6.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil en Latinoamérica: la imagen de Brasil en los libros didácticos de Historia. In: Seminario Internacional sobre Textos Escolares de Historia y ciencias Sociales, 2008, Santiago. Ponencias Seminario Internacional sobre Textos Escolares de Historia y ciencias Sociales, 2008. v. 1.

7.
CONCEIÇÃO, J. P.; LEITE, J. L. . Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. In: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2007, Buenos Aires. Libro de Resúmenes. Buenos Aires, 2007. p. 38-38.

8.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. In: I Congresso Internacional UFES / Université de Paris Est (Marne-la-Vallée, 2007, Vitória. Programa e Resumos. Vitória, 2007. p. 86-86.

9.
CONCEIÇÃO, J. P.. Livro didático como fonte de pesquisa histórica: a imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. In: Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História, 2007, São Paulo. Programa e Caderno de Resumos. São Paulo, 2007. p. 33-33.

Apresentações de Trabalho
1.
CONCEIÇÃO, J. P. . O Ensino de História na América Latina: o caso das ditaduras argentina e brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CONCEIÇÃO, J. P. . Los jóvenes y América Latina: enseñanza de la Historia y conciencia histórica latinoamericana en Brasil y Argentina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CONCEIÇÃO, J. P. . Los jóvenes y América Latina: enseñanza de la Historia y conciencia histórica latinoamericana en Brasil y Argentina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . Ensino de História e identidade latino-americana: essência a buscar ou projeto a construir?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CONCEIÇÃO, J. P. . History teaching and Latin American historical consciousness: challenges and prospects. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . Ensino de História e consciência histórica latino-americana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CONCEIÇÃO, J. P.. Palestra: A metodologia survey em pesquisas educacionais: o estudo da disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CONCEIÇÃO, J. P.. Palestra: Contribuições de Jörn Rüsen para o ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CONCEIÇÃO, J. P.. Palestra: A obra de Jörn Rüsen, História Viva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . A disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . Os jovens e a América Latina: elementos prévios para a construção do saber histórico escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil en Latinoamérica: la imagen de Brasil en los libros didácticos de Historia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CONCEIÇÃO, J. P.; LEITE, J. L. . Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CONCEIÇÃO, J. P.. Livro didático como fonte de pesquisa histórica: A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil: qual é o seu lugar? ? História do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CONCEIÇÃO, J. P.. A Interface História e Educação no Espírito Santo: projeto de levantamento da produção bibliográfica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CONCEIÇÃO, J. P.. Palestra: A Interface História e Educação no Espírito Santo: projeto de levantamento da produção bibliográfica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, E. C. ; BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição . Cadernos de resumos [do] XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica. Teoria Pesquisa e Prática. Curitiba: WA Editores, 2017 (Caderno de Resumos e Programação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. Equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2019/Anos Iniciais - HISTÓRIA. 2018.

2.
Conceição, Juliana Pirola da . Equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2016/Anos Iniciais - HISTÓRIA. 2015.

3.
CONCEIÇÃO, J. P. . Equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2015/Ensino Médio - HISTÓRIA. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CONCEIÇÃO, J. P. ; CAIMI, F. ; OLIVEIRA, S. R. F. . A história ensinada no Brasil e na Argentina: Conexões possíveis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GALZERANI, Maria Carolina B ; SALES, J. ; Siman, L. M. C. C. ; Lima, M. ; CONCEIÇÃO, J. P. ; BRAGA, J. ; DINIZ, M. . As contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa sobre Ensino de História. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CONCEIÇÃO, J. P. . Relatório anual de atividades III ? Bolsa Fapesp ? 2014-2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
CONCEIÇÃO, J. P. . Oficina Educação Intercultural. 2014. .

3.
CONCEIÇÃO, J. P. ; SEABRA, E. D. . Oficina Narrativas sobre ditadura militar no ensino de história. 2014. .

4.
CONCEIÇÃO, J. P. . Relatório anual de atividades II ? Bolsa Fapesp ? 2013-2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
CONCEIÇÃO, J. P. . Relatório anual de atividades I ? Bolsa Fapesp ? 2012-2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
CONCEIÇÃO, J. P. . Relatório de atividades desenvolvidas Mestrado ? Bolsa CNPq ? 2008-2010. 2011. (Relatório de pesquisa).

7.
CONCEIÇÃO, J. P.. História e Acervo Didático do Espírito Santo. 2008. (Projeto de Extensão).

8.
CONCEIÇÃO, J. P.. História e Acervo Didático do Espírito Santo. 2007. (Projeto de Extensão).

9.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil: qual é o seu lugar? ? História do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2006. (Relatório de pesquisa).

10.
CONCEIÇÃO, J. P.. A interface História e Educação no Espírito Santo: Projeto de levantamento de produção bibliográfica. 2005. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CONCEIÇÃO, J. P.. Faixa de pedestres - Florianópolis-SC - Fev. 2009. 2009 (Vídeo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BALESTRA, J. P. C.; URBAN, A. C.; GERMINARI, G. D.. Participação em banca de Luana Zucoloto Mattos Moreira. A relação de estudantes do Ensino Fundamental II com as fontes históricas na produção do conhecimento histórico. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição; VENERA, R. A. S.; MORAES, T. M. R.; COELHO, I.. Participação em banca de Juliana Kunz Silveira. Juventudes e jogos de tempo: produção de subjetividades entre memórias e expectativas de trabalho. 2016. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Qualificações de Mestrado
1.
URBAN, A. C.; BALESTRA, J. P. C.; GERMINARI, G. D.. Participação em banca de Luana Zucoloto Mattos Moreira. A COMPREENSÃO DE JOVENS ESTUDANTES ACERCA DAS FONTES HISTÓRICAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; EFE, I. N.. Participação em banca de Nivaldo do Amaral. Reflexão sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Escola de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, Florianópolis, SC. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; EFE, I. N.. Participação em banca de Liamara Leobt Lima. A inserção das tecnologias na prática pedagógica numa perspectiva de gestão democrática no Núcleo Educacional Crescer. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; BECHE, Rose Cler. Participação em banca de Lúcia Custódia da Rosa Cândido. As tecnologias de informação e comunicação como instrumento pedagógico na Escola de Ensino Médio Presidente Castelo Branco. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; BECHE, Rose Cler. Participação em banca de Maria das Dores Orlandi. A gestão das tecnologias como processo de uma gestão democrática: a Escola de Ensino Médio Presidente Castelo Branco. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; BECHE, Rose Cler. Participação em banca de Denise Scheid. A implementação das TIC nas escolas: aspectos políticos, pedagógicos e organizacionais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; COPPETE, M. C.. Participação em banca de Vanessa Klaumann. Os desafios da gestão no Centro Educacional Bom Pastor para a inclusão das TICs na prática pedagógica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; COPPETE, M. C.. Participação em banca de Mara Luciane da Silva Furghestti. Gestão escolar democrática e as tecnologias da informação e comunicação - TIC: desafios e possibilidades. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; SILVA, S. C.. Participação em banca de Elis Regina Hamilton. O uso de tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no processo pedagógico. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; SILVA, S. C.. Participação em banca de Karin Regina de Bem Pereira. A importância das TIC no processo ensino-aprendizagem da Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
CONCEIÇÃO, J. P.; WEBER, C.; SILVA, S. C.. Participação em banca de Daiane Baltazar Cândido. A contribuição das TIC na aprendizagem dos alunos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição; MECHI, P. S.; SANCHES, T. C.. Participação em banca de ROGERIO ANDERSON DA SILVA.O QUE ACONTECEU COM AS PESSOAS? A DITADURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
BALESTRA, J. P. C.; SOUZA, E. C.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de ANDREW CESAR DE GOES.A GUERRA DO PARAGUAI EM MANUAIS DIDÁTICOS: FONTES PARA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR E DA CULTURA HISTÓRICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
BALESTRA, J. P. C.; SANCHES, T. C.; DULCI, T. M. S.; MENESES, G. G. L.. Participação em banca de TARCISIO MOREIRA DE QUEIROGA JUNIOR.YOUTUBE COMO PLATAFORMA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: A ERA DOS ?PROFESSORES-YOUTUBERS". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
BALESTRA, J. P. C.; MENESES, G. G. L.; SOUZA, A. M.. Participação em banca de ANA LIDIA CRISPIM CARBUNCK.O NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Representatividade e desafios historiográficos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
BALESTRA, J. P. C.; SILVA, C. G.; VILLALVA FILHO, M. R.; SALGADO, D. F. S.. Participação em banca de Ivanilda da Silva Mongelos.Che ñe' ẽ - A Língua Guarani nas escolas de Foz do Iguaçu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
BALESTRA, J. P. C.; DULCI, T. M. S.; GERALDO, E.. Participação em banca de Jean Aparecido Presse.USOS PÚBLICOS DO PASSADO: OS JOVENS E A DITADURA NOS CANAIS DE HISTÓRIA NO YOUTUBE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
BALESTRA, J. P. C.; PERES, D. A.; BRIGHENTI, C. A.. Participação em banca de ELENICE ALVES DE MACEDO.Ensino de História Indígena em Livros Didáticos: Uma análise de conteúdos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica. América Latina: história recente, autoritarismos e ensino. 2017. (Congresso).

2.
XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica. A ditadura nos livros didáticos de história: Abordagens sobre a atuação de civis durante o regime brasileiro.. 2017. (Congresso).

3.
I Seminário de História UFFS/Erechim.Oficina Educação Intercultural. 2014. (Seminário).

4.
X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História.Os jovens e a América Latina: ensino de história e consciência histórica latino-americana no Brasil e na Argentina. 2013. (Encontro).

5.
XIV Jornadas Interescuelas de Historia. Políticas públicas para la enseñanza de la historia de América Latina en Brasil y Argentina. 2013. (Congresso).

6.
IX History Educators International Research Network Conference.History teaching and Latin American historical consciousness: challenges and prospects. 2012. (Seminário).

7.
VIII Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História.ENSINO DE HISTÓRIA E IDENTIDADE LATINO-AMERICANA: essência a buscar ou projeto a construir?. 2012. (Encontro).

8.
IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História.Ensino de História e consciência histórica latino-americana. 2011. (Encontro).

9.
Palestra A pedagogia como arte de governamento: da pampédia para a sociedade da aprendizagem. 2011. (Encontro).

10.
Palestra Historia comparada de la educación latinoamericana: objetos comunes en configuraciones diferentes. 2011. (Outra).

11.
Reunião do Centro de Memória da Unicamp.Contribuições de Jörn Rüsen para o ensino de História. 2011. (Encontro).

12.
Reunião do Centro de Memória da Unicamp.A obra de Jörn Rüsen, História Viva. 2011. (Encontro).

13.
Seminário do Mestrado em Educação da Univille.A metodologia survey em pesquisas educacionais: o estudo da disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. 2011. (Seminário).

14.
II Jornadas Internacionales de Enseñaza de la Historia y XI Jornadas de Investigación y Docencia de la Escuela de Historia.A disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. 2010. (Outra).

15.
VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Os jovens e a América Latina: elementos prévios para a construção do saber histórico escolar. 2009. (Encontro).

16.
Seminario Internacional sobre Textos Escolares de Historia y Ciencias Sociales.Brasil en Latinoamérica: la imagen de Brasil en libros didácticos de Historia. 2008. (Seminário).

17.
I Congresso Internacional UFES/Université de Paris Est (Marne-la-Vallée). Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2007. (Congresso).

18.
Simpósio Internacional Livro didático: Educação e História.Livro didático como fonte de pesquisa histórica: A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2007. (Simpósio).

19.
VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2007. (Congresso).

20.
I Seminário Interdisciplinar em História e Educação da UFES. 2006. (Seminário).

21.
VI Encontro Regional da Associação dos Pesquisadores de História - Territórios e Fronteiras: limites e deslocamentos. 2006. (Encontro).

22.
30 anos do Centro de Educação da UFES.A Interface História e Educação no Espírito Santo: projeto de levantamento da produção bibliográfica. 2005. (Seminário).

23.
Seminário Educação à Distância. 2005. (Seminário).

24.
XV Simpósio de História da UFES - Etnia, Gênero e Poder. 2005. (Simpósio).

25.
V Encontro Regional da Associação dos Pesquisadores de História. 2004. (Encontro).

26.
XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de História - História, Exclusão e Dívida Social. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHMIDT, M. A. ; SOUZA, E. C. ; SANCHES, T. C. ; BALESTRA, J. P. C. ; CAINELLI, M. R. ; ALVES, R. C. ; GERMINARI, G. D. . XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica. 2017. (Congresso).

2.
RIBEIRO, L. ; BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição ; OLIVEIRA, S. M. P. ; ASSUMPCAO, S. R. B. ; FONSECA, A. P. A. ; FRANZI, J. . UNILA EM RECONSTRUÇÃO - Princípios filosóficos e metodológicos da UNILA: seu sentido na prática. 2017. (Outro).

3.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. RODA DE CONVERSA "Estudos Latino-Americanos na Escola". 2017. (Outro).

4.
BALESTRA, J. P. C.. 35° SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL - SEURS. 2017. (Congresso).

5.
ZAMBONI, E. ; GALZERANI, Maria Carolina B ; CONCEIÇÃO, J. P. . VIII Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História. 2012. (Congresso).

6.
Maria de Fátima Sabino Dias ; ZAMBONI, E. ; CONCEIÇÃO, J. P. ; BIANCHEZZI, C. ; Ivonete da Silva Souza ; Léia Adriana da Silva Santiago ; REIS, M. J. ; SILVA, M. M. ; Marise da Silveira Veríssimo ; VENERA, R. A. S. ; Ronald França ; RODRIGUES, V. W. ; SMOLINSKI, G. P. . IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jean Aparecido Presse. USOS PÚBLICOS DO PASSADO: OS JOVENS E A DITADURA NOS CANAIS DE HISTÓRIA DO YOUTUBE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Ivanilda da Silva Mongelos. O Guarani nas escolas de Foz do Iguaçu. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

3.
Kamila Nogueira Da Silva. Ensino de História e Educação no Mercosul. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Sara Geittens Perpetua. Os nomes da História. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rogerio Anderson Da Silva. O QUE ACONTECEU COM AS PESSOAS? A DITADURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Juliana Pirola da Conceição Balestra.

2.
Jean Aparecido Presse. USOS PÚBLICOS DO PASSADO: OS JOVENS E A DITADURA NOS CANAIS DE HISTÓRIA NO YOUTUBE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Juliana Pirola da Conceição Balestra.

3.
Ivanilda da Silva Mongelos. Che ñe' ẽ - A Língua Guarani nas escolas de Foz do Iguaçu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Juliana Pirola da Conceição Balestra.

Iniciação científica
1.
Ivanilda da Silva Mongelos. Educação Intercultural na Tríplice Fronteira. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Pirola da Conceição Balestra.

2.
Thalyta Sousa Costa. O ensino de História da América Latina nos currículos da Tríplice Fronteira. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História - Grau Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Pirola da Conceição Balestra.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CONCEIÇÃO, J. P.;Conceição, Juliana Pirola da;PIROLA, Juliana;BALESTRA, J. P. C.;BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição;BALESTRA, Juliana Pirola2010 CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil, qual é o teu lugar? A Imagem do Brasil em Livros Didáticos Latino-Americanos. PERCURSOS (UDESC), v. 11, p. 21-42, 2010.

2.
CONCEIÇÃO, J. P.2012CONCEIÇÃO, J. P. ; Dias, Maria de Fátima Sabino . No jogo do reconhecimento: estágio supervisionado e identidade docente na formação de professores de História. Entrever - Revista para licenciaturas, v. 2, p. 110-123, 2012.

3.
VENERA, RAQUEL ALVARENGA SENA2012VENERA, RAQUEL ALVARENGA SENA ; Conceição, Juliana Pirola da . TENSÕES CURRICULARES E NARRATIVAS: o ensino de História da América Latina. TEMPO E ARGUMENTO, v. 04, p. 128-151, 2012.

4.
Conceição, Juliana Pirola da2011 Conceição, Juliana Pirola da ; Dias, Maria de Fátima Sabino . Ensino de História e consciência histórica latino-americana. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE), v. 31, p. 173-191, 2011.

5.
CONCEIÇÃO, J. P.2013 CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na Argentina.. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 8, p. 419-441, 2013.

6.
CONCEIÇÃO, J. P.2014CONCEIÇÃO, J. P. . Histórias Conectadas: apontamentos sobre teorias e metodologias de estudos comparados em Educação. REVISTA HISTÓRIA E DIVERSIDADE, v. 4, p. 99-109, 2014.

7.
CONCEIÇÃO, J. P.2014CONCEIÇÃO, J. P. . História: que ensino é esse?. ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 21, p. 455-457, 2014.

8.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição2016BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. História e Ensino de História das Ditaduras no Brasil e na Argentina. Revista Antíteses, v. 9, p. 249-274, 2016.

9.
BALESTRA, J. P. C.2018BALESTRA, J. P. C.. O Peso do Passado: a História das Ditaduras nos Currículos de São Paulo e Buenos Aires. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE), v. 13, p. 211-233, 2018.

10.
CONCEIÇÃO, J. P.2015CONCEIÇÃO, J. P. . Entre muitos 'outros': ensino de história e integração latino-americana. REVISTA HISTÓRIA E DIVERSIDADE, v. 7, p. 7-23, 2015.


Livros e capítulos
1.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil en Latinoamérica: La imagen de Brasil en manuales escolares de historia. In: MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE CHILE. (Org.). SEMINARIO INTERNACIONAL TEXTOS ESCOLARES DE HISTORIA Y CIENCIAS SOCIALES. 1ed.Santiago: MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE CHILE, 2009, v. 1, p. 391-406.

2.
CONCEIÇÃO, J. P. ; DIAS, M. F. S. . A contribuição de conteúdos latino-americanos para a formação histórica dos jovens na escola. In: ZAMBONI, Ernesta; DIAS, Maria de Fátima Sabino FINOCCHIO, Silvia.. (Org.). Peabiru um caminho, muitas trilhas: Ensino de História e Cultura Contemporânea. 1ed.Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014, v. 1, p. 131-155.

3.
CONCEIÇÃO, J. P. . Aprender a viver juntos: Ensino de História e Educação Intercultural. In: VALÉRIO, M. E.; JÚNIOR, H. C. R.. (Org.). Ensino de História: Memória e Identidade. 1ed.Jundiaí: Paço Editorial, 2016, v. 1, p. 155-170.

4.
CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . Os caminhos do ensino de história da América Latina no Brasil. In: Alicia Civeria Ceredo; Carlos Escalante Fernández; Elsie Rockwell. (Org.). Sujetos, poder y disputas por la educación: textos de historiografia de la educación latinoamericana.. 1ed.Toluca: El Colegio Mexiquense; Universidad Pedagogica Nacional; Cinvestav, 2014, v. 1, p. 4775-4789.

5.
PIROLA, J. ; CONCEIÇÃO, J. P. . A metodologia survey em pesquisas educacionais: A disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. In: Raquel Alvarenga Sena Venera e Rosânia Campos. (Org.). ABORDAGENS TEÓRICO METODOLÓGICAS ? PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES (Coleção Rizomas Educacionais). 1ed.Joinville: Univille, 2012, v. 1, p. 65-83.


Apresentações de Trabalho
1.
CONCEIÇÃO, J. P.. A Interface História e Educação no Espírito Santo: projeto de levantamento da produção bibliográfica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CONCEIÇÃO, J. P.. Palestra: A Interface História e Educação no Espírito Santo: projeto de levantamento da produção bibliográfica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil: qual é o seu lugar? ? História do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CONCEIÇÃO, J. P.. Livro didático como fonte de pesquisa histórica: A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil, qual é o seu lugar? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CONCEIÇÃO, J. P.. Brasil en Latinoamérica: la imagen de Brasil en los libros didácticos de Historia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . Os jovens e a América Latina: elementos prévios para a construção do saber histórico escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . A disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CONCEIÇÃO, J. P.; Maria de Fátima Sabino Dias . Ensino de História e consciência histórica latino-americana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CONCEIÇÃO, J. P.. Palestra: A metodologia survey em pesquisas educacionais: o estudo da disciplina de Estudos Latino-americanos e o aprendizado da história da América Latina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CONCEIÇÃO, J. P.. Palestra: Contribuições de Jörn Rüsen para o ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CONCEIÇÃO, J. P.. Palestra: A obra de Jörn Rüsen, História Viva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CONCEIÇÃO, J. P. ; ZAMBONI, E. . Ensino de História e identidade latino-americana: essência a buscar ou projeto a construir?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CONCEIÇÃO, J. P. . History teaching and Latin American historical consciousness: challenges and prospects. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CONCEIÇÃO, J. P. . O Ensino de História na América Latina: o caso das ditaduras argentina e brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CONCEIÇÃO, J. P. . Los jóvenes y América Latina: enseñanza de la Historia y conciencia histórica latinoamericana en Brasil y Argentina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CONCEIÇÃO, J. P. . Los jóvenes y América Latina: enseñanza de la Historia y conciencia histórica latinoamericana en Brasil y Argentina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Maria de Fátima Sabino Dias ; ZAMBONI, E. ; CONCEIÇÃO, J. P. ; BIANCHEZZI, C. ; Ivonete da Silva Souza ; Léia Adriana da Silva Santiago ; REIS, M. J. ; SILVA, M. M. ; Marise da Silveira Veríssimo ; VENERA, R. A. S. ; Ronald França ; RODRIGUES, V. W. ; SMOLINSKI, G. P. . IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. 2011. (Congresso).

2.
SCHMIDT, M. A. ; SOUZA, E. C. ; SANCHES, T. C. ; BALESTRA, J. P. C. ; CAINELLI, M. R. ; ALVES, R. C. ; GERMINARI, G. D. . XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica. 2017. (Congresso).

3.
RIBEIRO, L. ; BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição ; OLIVEIRA, S. M. P. ; ASSUMPCAO, S. R. B. ; FONSECA, A. P. A. ; FRANZI, J. . UNILA EM RECONSTRUÇÃO - Princípios filosóficos e metodológicos da UNILA: seu sentido na prática. 2017. (Outro).

4.
BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. RODA DE CONVERSA "Estudos Latino-Americanos na Escola". 2017. (Outro).

5.
ZAMBONI, E. ; GALZERANI, Maria Carolina B ; CONCEIÇÃO, J. P. . VIII Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:28:24