Fernanda Chagas Schneider

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6301846181579113
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (titulo obtido no ano de 2009). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/UFRGS e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PGIE/UFRGS. Desenvolveu pesquisas junto ao Núcleo de Informática na Educação Especial - Niee. Atuou como apoio da coordenação do Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessiveis. Atualmente atua como Professora de series iniciais SMED-POA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Chagas Schneider
Nome em citações bibliográficas
SCHNEIDER, F. C.;SCHNEIDER, FERNANDA CHAGAS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação.
Av Paulo Gama
Farroupilha
90046900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33083269


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inf. na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Comunidade virtual de prática na perspectiva da inclusão escolar : o perfil, os discursos e as práticas de educadores no exercício da cultura da participação, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Lucila Maria Costi Santarosa.
Coorientador: Eliseo Berni Reategui.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total Uma totalidade inclusiva em discussão,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Lucila Maria Costi Santarosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em licenciatura em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Diferentes Olhares de uma comunidade escolar sobre a Sala de Recursos Multifuncionais.
Orientador: Liliana Maria Passerino.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante.
Curso de Gestão - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Oficina Construindo Competências para a EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Gestão de Cursos EAD. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Espaço da Universidade na Sociedade.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Tecnologias de Informação e Com. na Educação. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação em EAD: Construção de OA. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Formação de Contadores de Histórias. (Carga horária: 15h).
Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS*, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Formação Empreendedora. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2004 - 2004
Marketing. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Brasil Empreendedor. (Carga horária: 16h).
Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio da coordenação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor a distância do Curso de Formação Continuada em Tics Acessíveis


Cesuca - Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 15
Outras informações
Professora da disiciplina Produção de Materiais Didático- Pedagógico Potencializadores da Inclusão

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 15
Outras informações
Professora da disiciplina Produção de Materiais Didático- Pedagógico Potencializadores da Inclusão


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor presencial, Enquadramento Funcional: Tutor de disciplina, Carga horária: 2
Outras informações
Tutor da disciplina " Leitura Dirigida: Vygotsky e Ambientes Virtuais de Aprendizagem Inclusivos" - PGIE/PPGEDU/UFRGS

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsita de Ap. Téc educativo, Enquadramento Funcional: FAURGS, Carga horária: 20


Ong Redespecial Brasil, ORB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice Presidente

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretaria


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Bolsista AT-NS, Enquadramento Funcional: Bolsita de Apoio Técnico, Carga horária: 20


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Convênio UFRGS/UNB/Santa Casa de Misericórdia - Projeto: Ambientes Digitais Virtuais e Saúde: alternativa para uma melhor qualidade de vida de crianças hospitalizadas


Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ETCOM/UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista - FAURGS, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa - Visitas Técnincas, Carga horária: 20


Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF4, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Diretoria Financeira, Carga horária: 20


Maxwell Educacional, ME, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Series Iniciais, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
PROUCA e o processo de inclusão sociodigital de sujeitos com necessidades especiais PNE
Descrição: A proposta apresentada pela equipe de pesquisadores NIEE/UFRGS em resposta ao Edital CNPq/CAPES/SEB-MEC n 76/2010, busca produzir saberes tecnológicos e metodológicos para a relação laptops educacionais e diversidade humana, uma lacuna de pesquisa apontada nos relatórios de avaliação do programa UCA em sua fase pré-piloto. O foco de pesquisa faz uma aproximação de contemporâneas políticas públicas que emergem com o intuito de projetar uma nova configuração para o processo de escolarização brasileira - a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o PROUCA, políticas que operam sob a lógica da inclusão, a primeira com o foco na inclusão escolar e, a segunda, na inclusão digital. Para construir conhecimento no emergente campo de saber que cerca a investigação da acessibilidade tecnológica e social do laptop educacional em relação a sujeitos com necessidades especiais, no âmbito da ação governamental do PROUCA, projetamos uma pesquisa qualitativa, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica, conduzida por dois questionamentos: (i) Os laptops educacionais utilizados no PROUCA apresentam uma interface acessível a sujeitos com necessidades especiais? (ii) Que movimentos são desencadeados, pela mediação de laptops educacionais, no contexto PROUCA, para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com necessidades especiais? Estabelecemos como corpus de análise as escolas UCA/inclusivas do estado do Rio Grande do Sul e da Cidade UCA Total de Tiradentes (MG). Para viabilizar essa proposta de investigação elegemos como instrumentos de coleta de dados: observação direta, análise documental, questionários, entrevistas semi-estruturadas e a técnica de Grupos Focais. Para garantir um processo qualificado e contínuo de coleta e de registro de informações, em cada instituição que participar do universo de pesquisa, contará com um agente de observação, este professor da escola UCA, docente de turmas inclusivas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Cesuca Virtual


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Finalista do Concurso minha tese em 180 segundos, Seminário Acadêmico Les Doctoriales.
2002
Menção Honrosa - Destaque de desempenho, Colégio Universitário.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTAROSA, LUCILA2016SANTAROSA, LUCILA ; CONFORTO, DÉBORA ; VIEIRA, MARISTELA COMPAGNONI ; SCHNEIDER, FERNANDA CHAGAS ; CHEIRAN, JEAN FELIPE PATIKOWSKI . A EQUIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE EAD. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 55-59, 2016.

2.
Santarosa. L M C2015Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, F. C. ; CHEIRAN, J. F. . Acessibilidade na formação de professores a distância: um estudo de caso das dimensões técnica e pedagógica. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.

3.
CAMPOS, F. P.2014CAMPOS, F. P. ; SCHNEIDER, F. C. . INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS: EM BUSCA DE MELHORES RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS. REVISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, v. 01, p. 71-82, 2014.

4.
MORALES, S. M. F.2014MORALES, S. M. F. ; SCHNEIDER, F. C. . A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO FAMILIAR SOBRE UM CONTEXTO INCLUSIVO. REVISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, v. 1, p. 17-33, 2014.

5.
Santarosa. L M C2013 Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; SCHNEIDER, F. C. . One Computer per Student City - Total UCA An All Inclusive Totality under Discussion. Journal of Universal Computer Science (Online), v. 19, p. 1597-1614, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Santarosa. L M C (Org.) ; Debora Conforto (Org.) ; VIEIRA, M. C. (Org.) ; SCHNEIDER, F. C. (Org.) . Caderno Pedagógico - Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis - volume 2. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 199p .

2.
Santarosa. L M C (Org.) ; Debora Conforto (Org.) ; SCHNEIDER, F. C. (Org.) . Caderno Pedagógico - Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis - volume 3. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

3.
Santarosa. L M C (Org.) ; Debora Conforto (Org.) ; SCHNEIDER, F. C. (Org.) . Caderno Pedagógico - Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. 1. ed. Porto Alegre: Engenho de idéias/ evangraf, 2013. v. 1000. 150p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHNEIDER, F. C.; Liliana Maria Passerino . Diferentes Olhares de uma Comunidade Escolar sobre a sua Sala de Integração e Recursos. In: Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto e Maristela Vieira. (Org.). Tecnologia e Acessibilidade: Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 62-73.

2.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C ; REATEGUI, E. B. . Comunidade de Prática: Espaço não formal de construção de conhecimento para educadores na perspectiva da educação inclusiva. In: Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto e Maristela Vieira. (Org.). Tecnologia e Acessibilidade: Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 167-179.

3.
VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, F. C. ; Santarosa. L M C . Tendências na inserção de dispositivos móveis na Educação: uma revisão de literatura regional e internacional. In: Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto e Maristela Compagnoni Vieira. (Org.). Tecnologia e Acessibilidade: Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 180-188.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHNEIDER, F. C.. Educação Especial. A tribuna de Santos, Santos - SP, 28 nov. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, F. C. ; CHEIRAN, J. F. . Acessibilidade, Usabilidade e Flexibilização Curricular: a experiência brasileira na formação docente a distância. In: VI Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual (CAFVIR 2015), 2015, Granada. Actas del VI Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual (CAFVIR 2015). Granada: Editorial Universidad de Granada, 2015. v. 1. p. 51-58.

2.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; SCHNEIDER, F. C. . Mobile Technology: Brazilian Case Study from the Perspective of Educational and Socio-Digital Inclusion. In: 16th Annual International Conference on Education, 2014, Atenas. ATINER's Conference Paper Series, 2014.

3.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, F. C. . Inclusão na modalidade a distância: no discurso e na prática. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014.

4.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, F. C. . Inclusão para além do discurso: experiência formativa no âmbito das tecnologias digitais acessíveis. In: III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014, Lisboa. Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. v. 1. p. 1489-1497.

5.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; SCHNEIDER, F. C. . PROUCA:problematizando a experiência brasileira 1:1 na perspectiva da inclusão escolar e sociodigital. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013, Porto Alegre. Anais TISE 2013, 2013.

6.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; SCHNEIDER, F. C. . Tecnologias na WEb 2.0: o empodeiramento na educação aberta. In: III Coléquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearnig, 2013, Lisboa. Memórias do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013.

7.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; SCHNEIDER, F. C. . Inclusão sociodigital no contexto UCA Total. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

8.
Santarosa. L M C ; SCHNEIDER, F. C. ; Debora Conforto . Prouca e a diversidade humana: pontos de fragilidade na construção de uma totalidade. In: El Foro Iberoamericano de la Diversidad en Acción - FIDA y el Symposium Internacional SICA, 2012, Montevideo. Anais del Foro Iberoamericano de la Diversidad en Acción - FIDA y el Symposium Internacional SICA, 2012.

9.
SCHNEIDER, F. C.; Claudio Luciano Dusik ; Patricia de Macedo Vianna . GLOGSTER: validação da acessibilidade em uma ferramenta de comunicação assíncrona. In: I Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2012, Passo Fundo. Anais do Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2012.

10.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C ; Debora Conforto . Inclusão Sociodigital e Escolar: A Interface Tecnológica de Laptops Educacionais em Discussão. In: IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais da IX ANPED SUL, 2012.

11.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C ; Debora Conforto . Ciudad Una Computadora por Alumno - La identificación de situaciones inclusivas en una realidad brasileña. In: Symposium on Computers in Education, 2012, Andorra. http://ieeexplore.ieee.org/xpl/mostRecentIssue.jsp?punumber=6384918, 2012.

12.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C ; Debora Conforto . Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total A identificação de situações inclusivas na totalidade. In: Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2011, Porto Alegre. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO da UFRGS, 2011. v. 9.

13.
Santarosa. L M C ; SCHNEIDER, F. C. ; Debora Conforto . LAPTOPS EDUCACIONAIS INCLUSÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS EM DISCUSSÃO. In: IX Congreso Iberoamericano de Informatica y Educación Especial-CIIEE, 2011, Panamá. Memórias do IX Congreso Iberoamericano de Informatica y Educación Especial-CIIEE, 2011.

14.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C ; Debora Conforto . Projeto um Computador por Aluno: Problematizando a inclusão sociodigital em contexto educacional. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

15.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C ; Liliana Maria Passerino . O uso de Tecnologias nas Salas de Recursos. In: XII Seminário Internacional de Educação, 2010, Novo Hamburgo. Anais do XII Seminário Internacional de, 2010.

16.
Santarosa. L M C ; Liliana Maria Passerino ; SCHNEIDER, F. C. . A política Inclusiva através das Salas de Recursos - O uso das tecnologias neste contexto. In: RIBIE - Col, 2010, Popayán. Anais Ribie 2010, 2010.

17.
SCHNEIDER, F. C.; Liliana Maria Passerino . Ser Frequentador de uma Sala de Integração e Recursos. In: VI Sepesq - UNIRITTER, 2010, Porto Alegre. Anais do VI Sepesq, 2010.

18.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C . A sala de recursos como nova política de inclusão - o uso das Tecnologias neste contexto. In: Symposium Internacional - Computadora contra el estigma de la discapacidad, 2009, Montevideo. Anais do Symposium Internacional - Computadora contra el estigma de la discapacidad, 2009.

19.
BARTH, C. ; Santarosa. L M C ; SCHNEIDER, F. C. . Construção da leitura/escrita em língua de sinais de crianças surdas em ambientes digitais. In: Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2009, Porto Alegre. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, 2009.

20.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C . Reintegração de egressos do Sistema Penitenciario com o apoio das Tecnologias. In: Congresso Ibero Americano de Informática na Educaçao Especial, 2007, Mar del Plata. Memórias do CIIEE, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; SCHNEIDER, F. C. . Núcleo de Informática na Educação Especial. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

2.
SCHNEIDER, F. C.. Diferentes olhares de uma comunidade escolar sobre sua sala de integração e recursos. In: Salao de Iniciação Científica, 2009, Porto Alegre. Resumos de trabalhos do Salão de Iniciação Científica, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C . Novas Tecnologias de Comunicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SCHNEIDER, F. C.. Processos Inclusivos na Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SCHNEIDER, F. C.; Santarosa. L M C . A educação Inclusiva Apoiada em TICs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SCHNEIDER, F. C.. As Implicações da Tecnologia Assistiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Santarosa. L M C ; SCHNEIDER, F. C. ; Debora Conforto . Producción de videos accesibles.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Mára Lúcia Fernandes Carneiro ; Santarosa. L M C ; SCHNEIDER, F. C. ; VIEIRA, M. C. . Capacitação de Tutores e Professores Pesquisadores do Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; SCHNEIDER, F. C. . Tecnologías Digitales Accesibles. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; BASSO, L. O. ; SCHNEIDER, F. C. . Ambiente virtual acessivel eduquito: espaço para inclusão digital de pessoas com necessidades especiais ? PNES. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Ricardo Azambuja Silveira ; Liliana Maria Passerino ; Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho ; COLABORACAO, F. C. S. ; SCHNEIDER, F. C. . Ações Institucionais de Avaliação e Disseminação de Tecnologias Educacionais. 2011. (Colaboração em Livro).

6.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; Mára Lúcia Fernandes Carneiro ; Marlise Geller ; Lizandra Brasil Estabel ; Maristela Compagnoni Vieira (Colaboradora) ; REATEGUI, C. E. B. ; COLABORADORA, M. C. V. ; COLABORACAO, F. C. S. ; SCHNEIDER, F. C. . TECNOLOGIAS DIGITALES ACCESIBLES. 2011. (Colaboração em Livro).

7.
Santarosa. L M C ; Debora Conforto ; Liliana Maria Passerino ; Lizandra Brasil Estabel ; Mára Lúcia Fernandes Carneiro ; Marlise Geller ; REATEGUI, E. B. ; SCHNEIDER, F. C. ; VIEIRA, M. C. . Tecnologias Digitais Acessíveis - ISBN 9788563478009. 2010. (Colaboração em Livro).

8.
Liliana Maria Passerino ; SCHNEIDER, F. C. . Formação Docente em Comunicação Aumentativa e Alternativa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Santarosa. L M C ; SCHNEIDER, F. C. . Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para Inclusão Digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
FERRADA, R. B. H. ; SCHNEIDER, F. C. . Introdução a Informática para Egressos do Sistema Penitenciário. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
REATEGUI, E. B.; SCHNEIDER, F. C.. Participação em banca de CRISTIANE ANDREIA AZEVEDO. As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da Língua Materna. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
REATEGUI, E. B.; SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de FABRÍCIO HARTMANN BORBA. Uma Proposta de Apoio ao Letramento com o Auxílio do Software Tux Paint. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
REATEGUI, E. B.; SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de MARCIA CRISTINA DOS SANTOS MAZZURANA. As Novas TICs na Alfabetização: Um Olhar sob os objetos de aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
COSTA, J. S.; SCHNEIDER, F. C.; SPOHR, F. S.. Participação em banca de IVANI CLARICE TOMASI BOLSI. Educação de Jovens e Adultos, Mídias e Etnomatemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
COSTA, J. S.; SCHNEIDER, F. C.; SPOHR, F. S.. Participação em banca de BELMIRA CRISTINA WINTER. Conntextualização do Saber Empírico do Aluno Diante das Tecnologias Informatizadas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.; DEUS, S.. Participação em banca de Hélen Cristina Wagner Kneip. Que espaço a TV vem ocupando na vida das crianças entre zero e seis anos?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.; DEUS, S.. Participação em banca de MARIA BIANCA HENRICH. A Contribuição das Tecnologias e as Ações Pedagógicas Adotadas no Processo de Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento de um Aluno Autista. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Simone Alexandre Fonseca. Autismo: Estimulação Precoce. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

9.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Marco Aurélio Sartori. O uso de Materiais Didático-Pedagógico acessíveis no auxílio de pessoas com Deficiência Visual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

10.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Denise Cohen Bochernitsan. O saber nas mãos: uso de sotfware educativo por alunos surdos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

11.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Mônica Silveira Bereta. Os benefícios da inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

12.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Luana Bonfim. A inclusão por meio da educação musical na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

13.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Luciele Ribeiro Lirio. Lábio Leporino e Fenda Palatina e inclusão escolar: Relato de experiência. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

14.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Margarida de Souza Klein. Inclusão de alunos com deficiência mental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

15.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Daniele Dahn Azevedo Leal. Alfabetização de crianças surdas nas escolas de surdos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

16.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Flavia Prudencio de Campos. Inclusão digital e Idosos: em busca de melhores relações com as tecnologias. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

17.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Vanessa Mendes Pedro. O currículo dos cursos de pedagogia na formação do profissional para atender a criança hospitalizada. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.

18.
SCHNEIDER, F. C.; BASSO, L. O.. Participação em banca de Vera Lúcia da Rosa Rodrigues. Inclusão sem exclusão: desafios para prática educativa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SCHNEIDER, F. C.. 15ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS câmpus Porto Alegre -IFRS. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
SCHNEIDER, F. C.. Avaliadora do VIII Salão de Ensino UFRGS - Relatos Pós-Graduação. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SCHNEIDER, F. C.. Comissão de seleção de bolsistas do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
SCHNEIDER, F. C.. SMED - Feira da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas. 2007. Secretaria Municipal de Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Seminário Nacional de Inclusão Digital.Avaliação de trabalhos submetidos. 2014. (Seminário).

2.
2º Seminário Nacional de Inclusão Digital.Avaliação de trabalhos submetidos. 2013. (Seminário).

3.
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS. 2013. (Seminário).

4.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). 2012. (Congresso).

5.
El Foro Iberoamericano de la Diversidad en Acción - FIDA y el Symposium Internacional SICA "Computadora e Inclusión".Prouca e a diversidade humana: pontos de fragilidade na construção de uma totalidade. 2012. (Simpósio).

6.
II Salão de Pós-Graduação da APG-UFRGS.Avaliação de Trabalhos. 2012. (Outra).

7.
International Symposium on Computers in Education (SIIE).Ciudad Una Computadora por Alumno - La identificación de situaciones inclusivas en una realidad brasileña. 2012. (Simpósio).

8.
I Seminário Nacional de Inclusão Digital.GLOGSTER: validação da acessibilidade em uma ferramenta de comunicação assíncrona. 2012. (Seminário).

9.
IX ANPED SUL.INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO. 2012. (Seminário).

10.
VIII Salão de Ensino -UFRGS. 2012. (Outra).

11.
1º Seminário Nacional de Inclusão Digital.Avaliação de trabalhos submetidos. 2011. (Seminário).

12.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Projeto um Computador por Aluno: Problematizando a inclusão sociodigital em contexto educacional. 2011. (Simpósio).

13.
Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total A identificação de situações inclusivas na totalidade. 2011. (Outra).

14.
I Seminário Internacional de Tecnologias Assistivas. 2011. (Seminário).

15.
IX Congreso Iberoamericano de Informatica y Educación Especial-CIIEE. LAPTOPS EDUCACIONAIS INCLUSÃO: Politicas Publicas em Discussão. 2011. (Congresso).

16.
Dialogos Universitários. 2010. (Outra).

17.
I Encontro Regional Vivenciando a Escola para Todos. 2010. (Encontro).

18.
Indrodução a EAD na UFRGS. 2010. (Oficina).

19.
Produção Textual para EAD. 2010. (Oficina).

20.
RIBIE - Col. A política Inclusiva através das Salas de Recursos - O uso de tecnologias neste contexto. 2010. (Congresso).

21.
Salão de Ensino.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONSTRUÇÃO DA ACESSIBILIDADE. 2010. (Outra).

22.
Salao de Ensino da UFRGS. 2010. (Outra).

23.
Seminário 40 anos FACED. 2010. (Seminário).

24.
Seminário de TI na Educação. 2010. (Seminário).

25.
Vidas do Fora. 2010. (Seminário).

26.
VI Sepesq - UNIRITTER.Ser frequentador de uma sala de integração e Recursos. 2010. (Seminário).

27.
XII Seminário Internacional de Educação - Educação e Tecnologia.O uso de Tecnologias nas Salas de Recursos. 2010. (Seminário).

28.
II Seminário Estadual sobre Deficiencias e Inclusao Social: avanços tecnologicos. 2009. (Seminário).

29.
II Seminário Gaúcho de Residências em Saúde - construindo Integralidade. 2009. (Seminário).

30.
I TED- SAÚDE: Workshop de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde. 2009. (Outra).

31.
Salao de Iniciação Científica.Diferentes olhares de uma comunidade escolar sobre sua sala de integração e recursos. 2009. (Outra).

32.
Seminário Especial: A Abordagem Histórico-Cultural.. 2009. (Seminário).

33.
Seminário Qualidade na Educação a Distância - UFRGS. 2009. (Seminário).

34.
Seminário Universia/Ufrgs Novas Tendencias em Ensino-Aprendizagem. 2009. (Seminário).

35.
Squeakfest Brasil. 2009. (Congresso).

36.
Symposium Internacional - Computadora contra el estigma de la discapacidad.A sala de recursos como nova política de inclusão - o uso das Tecnologias neste contexto. 2009. (Simpósio).

37.
XIV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.Construção da leitura/escrita em língua de sinais de crianças surdas em ambientes digitais. 2009. (Outra).

38.
Crianças Leitoras em Todo o Mundo. 2008. (Outra).

39.
Grupo de Aprofundamento em Comunicação Aumentativa e Alternativa. 2008. (Encontro).

40.
Simpósio TERCEIRA MARGEM: educação para a arte / arte para educação. 2007. (Simpósio).

41.
VI Congresso Ibero-americano de Informática na Educacao Especial. Reintegração de egressos do Sistema Penitenciario com o apoio das Tecnologias. 2007. (Congresso).

42.
V Oficina para Inclusão Digital - PUCRS. 2006. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHNEIDER, F. C.. Monitor do Salão de Iniciação Cientifica. 2012. (Outro).

2.
Santarosa. L M C ; SCHNEIDER, F. C. . O Programa Nacional de Educação Inclusiva: proposições para o estado do RGS - Palestra Secretaria Claudia Dutra. 2010. (Outro).

3.
SCHNEIDER, F. C.. Coordenadora de Sessão no XXI Salão de Iniciação Cientifica. 2009. (Outro).

4.
SCHNEIDER, F. C.. Monitor do Salão de Iniciação Cientifica. 2007. (Outro).

5.
SCHNEIDER, F. C.. Monitoria do Salão de Iniciação Cientifica. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Flavia Prudencio de Campos. Inclusão digital e Idosos: em busca de melhores relações com as tecnologias. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Fernanda Chagas Schneider.

2.
Sandra Maria Felber Morales. A análise da percepção familiar sobre um contexto inclusivo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Cesuca - Faculdade Inedi. Orientador: Fernanda Chagas Schneider.



Outras informações relevantes


Representante discente (em suplência) do conselho de Pós-graduação do PPGEDU - 2011/2012



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:23:16