Marsal Avila Alves Branco

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  • Última atualização do currículo em 04/03/2017


Doutor em Comunicação Social - Teoria dos Jogos Digitais (Unisinos, 2011); Mestre em Comunicação Social - Estruturas Discursivas Digitais (Unisinos, 2005); Graduação em Publicidade e Propaganda (Universidade da Região da Campanha, 2002). Atualmente, é professor titular da Universidade Feevale; Líder do Grupo de Pesquisa em Indústria Criativa (CNPQ); Vice-coordenador do Mestrado em Indústria Criativa; Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Universidade Feevale; Presidente do I3C - Instituto Curiosidade Ciência e Criação; Sócio diretor e fundador da Ludema Game Studio, empresa de desenvolvimento de jogos, simuladores e sistemas gamificados; Coordenador do Laboratório de Objetos de Aprendizado e do Laboratório de Produção de Jogos Digitais da Universidade Feevale; Vice presidente de Comunicação e Marketing da ABRAGAMES - Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais; Conselheiro e Fundador da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais RS. Tem experiência profissional na área de de Publicidade e Propaganda e desenvolvimento de jogos digitais, simuladores e sistemas gamificados. Na pesquisa científica, têm como principal objeto de estudos a Indústria Criativa, Construtos Digitais de Aprendizagem e Jogos Digitais; Consultor do United Nations Development Programme; Consultor do Projeto Brasil 4D da Empresa Brasileira de Comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marsal Avila Alves Branco
Nome em citações bibliográficas
BRANCO, Marsal Avila Alves;Marsal Branco;BRANCO, Marsal Alves;BRANCO, Marsal;BRANCO, MARSAL ÁVILA ALVES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Feevale, ICSA.
Rodovia RS 239, 2755
Vila Nova
93352000 - Novo Hamburgo, RS - Brasil
Telefone: (051) 35868800
Ramal: 8627
Fax: (051) 35868800
URL da Homepage: http://www.feevale.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Jogos Digitais. Teoria Para Uma Mídia Indisciplinada, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Gustavo Daudt Fischer.
2003 - 2005
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Quadrinhos.exe.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Lilia Dias de Castro.
Palavras-chave: quadrinhos; estratégias comunicativas; games; Narrativa; Gênero; Jogo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Estratégias Narrativas.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros.
1998 - 2002
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Título: A estética das vinhetas da MTV.
Orientador: Maria de Lourdes Macedo.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Televisão: entre o mercado e a academia. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Televisão: entre o mercado e a academia. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
A Construção de Mundos tridimensionais interativos.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Engine, os motores dos jogos:.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Iluminação e Texturização Em 3d.
Cadritech, CADRITECH, Brasil.
2004 - 2004
Animação e Modelagem de Personagens p/ TV e Cinema.
Cadritech, CADRITECH, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Web Design.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Técnicas de Execução no Varejo.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
2000 - 2000
3d Studio Max.
Personal Informatica, PERSONAL, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Comunicação Corporativa na Escola.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Visual Basic 4 0.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Programador o Que o Mercado Quer.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ, SENAC/RJ, Brasil.
1996 - 1996
Aprendendo a Aprender.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2003 - Atual
Serviços técnicos especializados , Feevale, Icsa.

Serviço realizado
Edição, Finalização e Pós-finalização televisiva.
6/2003 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação gráfica animação I
Computação gráfica animação II
6/2003 - Atual
Extensão universitária , Feevale, Icsa.

Atividade de extensão realizada
Projeto TV Feevale.
3/2003 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação gráfica e animação II
Computação gráfica e animação I
Produção audiovisual I
Computação Gráfica e Novas Tecnologias II
Comunicação Visual I
Introdução a Linguagem Visual
Introdução Publicidade e Propaganda
03/2004 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , ICSA, .

Linhas de pesquisa
Comunicação e Cultura

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

07/2006 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação visual
Fotografia II

Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: auxiliar administrativo, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo, Carga horária: 40

Atividades

4/1997 - 5/2002
Direção e administração, Universidade da Região da Campanha, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.


Linhas de pesquisa


1.
Comunicação e Cultura

Objetivo: Congregar pesquisadores que desenvolvam estudos na área da comunicação e da cultura, a partir de uma análise crítica dos procedimentos midiáticos e do emprego das tecnologias da comunicação e da informação, para constituir um ambiente de excelência e referência de pesquisa em Comunicação e Cultura, utilizando-se das pesquisas interdisciplinares.- Pesquisar as relações entre identidade, cultura e processos de comunicação e informação; - Investigar os processos e as características da comunicação e da cultura no desenvolvimento do cenário regional; - Analisar as mensagens midiáticas e os processos comunicacionais; - Estudar as tecnologias da comunicação e da informação e seu impacto social; - Compreender a produção, a circulação e a recepção de sentidos, atualizados pelas diferentes mídias e manifestações socioculturais;- Investigar as estratégias comunicacionais manifestas nos diferentes ambientes organizacionais da região; - Compreender as articulações lingüísticas, técnicas e tecnológicas empregadas como e pela comunicação; - Promover discussões sobre as implicações da Comunicação e da Cultura no contexto regional-global; - Discutir as contribuições da comunicação para a formação das representações/consciência sobre a identidade cultural e o desenvolvimento regional; - Compreender os diferentes processos de identificação no contexto regional/ nacional, através da análise das práticas significantes..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Novas Mídias e Tecnologias.
Palavras-chave: comunicação; cultura; identidade.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Construtos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS
Descrição: O objeto do presente projeto é a produção de um Construto Digital de Aprendizagem. Caracteriza-se pelo uso/aplicação de determinadas tecnologias oriundas da computação, comunicação e educação associadas a jogos digitais resulta em uma sinergia intitulada, pelos autores deste projeto, de Construto Digital de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência. Assim o Construto Digital de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência pretendido neste projeto é um sistema computacional que atende aos seguintes requisitos: 1 – Ser um sistema computacional/aplicativo que estará disponível na internet e nos dispositivos móveis; 2 – Potencializar a capacitação, de empreendedores e jovens, difundindo o conhecimento referente a Indústria Criativa; 3 – Permitir a geração de relatórios e ferramentas para análise de dados e informações sobre as operações executadas durante a utilização do Construto Digital de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência. Durante a aplicação do Construto Digital de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência em Gestão da Indústria Criativa, pretende-se a criação de grupos de capacitação para a Indústria Criativa que podem ser aplicados com o mesmo grau de eficiência em qualquer Corede, disponibilizando em tempo real índices de desempenho e diagnóstico do nível de conhecimento em gestão, mapeamento das áreas que apresentam maior dificuldade e/ou de destaques para os empresários, suas necessidades e demandas. O ambiente possibilitará a identificação de necessidades, formando base para o desenvolvimento de ações de apoio aos membros da Indústria Criativa. O Construto Digital de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência da Indústria Criativa opera em duas vias simultâneas: Possibilitar ao jovem empresário uma postura autônoma, motivadora, crítica e desafiadora para viabilizar e administrar seu empreendimento e, ainda, constituir uma base de dados em tempo real que alimentará os bancos de dados dos gestores e propositores de políticas públicas de vários setores do governo. O Construto Digital de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência pode ser assíncrono e utilizado a distância, através de internet ou aplicativo para dispositivo móvel, permitindo assim que empresários e comunidade possam interagir com os conteúdos de gestão a qualquer momento e em qualquer lugar dentro de suas conveniências, flexibilizando e potencializando a circulação de inteligência de forma exponencial em qualquer dos Coredes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Coordenador / João Batista Mossmam - Integrante / Thiago Godolphim Mendes - Integrante.Financiador(es): Secretaria Ciencias Inovacao e Desenvolvimento Tecnologico RS - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Centro de Produção e Pós-produção de Conteúdos Digitais Criativos
Descrição: Tem como objetivo implementar um Centro de Produção de Conteúdos Digitais Criativos (Games e Animação), e desenvolver produção científica sobre centros de produção e seus impactos na formação e consolidação de arranjos produtivos locais; os principais agentes do mercado local, regional, nacional e internacional, e constatar as suas interações; propor dinâmicas de produção capazes de gerar aumento da qualidade dos produtos, redução dos custos e maior competitividade para o produto criativo do Rio Grande do Sul; mapear o funcionamento dos segmentos econômicos envolvidos com as atividades do centro: audiovisual, jogos eletrônicos, música e som, visualização e aplicativos; pesquisar e propor formas de profissionalização, aperfeiçoamento e inovação voltadas a emissoras públicas de televisão, tendo como objeto principal a TVE-RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Coordenador / Cristiano Max Pereira Pinheiro - Integrante / aleteia patricia de almeida selonk - Integrante / Roberto Tietzmann - Integrante / Cristiane Finger Costa - Integrante.
2014 - Atual
Criação de Jogo Baseado em Filme
Descrição: Criação de um jogo baseado no filme As Aventuras do Avião Vermelho, voltado para o público infantil e com suporte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Integrante / Cristiano Max Pereira Pinheiro - Integrante / André Fagundes Pase - Coordenador.
2013 - Atual
REALIDADE VIRTUAL PARA AUXILIAR A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL
Descrição: A presente proposta busca fortalecer e ampliar o escopo das pesquisas em andamento na área de inclusão escolar da Universidade Feevale, fortalecendo os estudos que vêm sendo desenvolvidos junto ao Grupo de Pesquisa em Informática na Educação e visando contribuir para o fortalecimento das linhas de pesquisa do mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade , permitindo a interação de pesquisadores dos cursos de Design, Computação e Tecnologia em Jogos Digitais. Têm como objetivo principal desenvolver um objeto de aprendizagem em realidade virtual em formato de um jogo digital para auxiliar o processo educacional de pessoas com deficiência através de um estudo interdisciplinar que possibilite o desenvolvimento de pesquisa na área do Design Inclusivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Integrante / Regina de Oliveira Heidrich - Coordenador.
2013 - Atual
Desenvolvimento de softwares baseados em Brain Computer Interface (BCI) para auxiliar pessoas com limitações motoras no processo de inclusão escolar.
Descrição: O projeto objetiva a concepção de Construtos Digitais de Aprendizagem (CDA), como um modelo educacional inclusivo aplicado através de utilização de Brain Computer Interface (BCI), possibilitando auxiliar pessoas com limitações motoras no processo de inclusão escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Integrante / João Batista Mossmam - Integrante / Regina de Oliveira Heidrich - Coordenador / Debora Barbosa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Narrativas Emergentes em Construtos Digitais de Aprendizagem
Descrição: O projeto Narrativas Emergentes em Construtos Digitais de Aprendizagem têm como objeto identificar de que formas a linguagem dos jogos (seus conteúdos, técnicas e formatos) podem introduzir mais eficiência nas trocas comunicacionais geradas em sistemas digitais com fins educativos. Para isso, propõe a análise e desenvolvimento de construtos digitais de aprendizagem que emulem as características mais desejáveis dos jogos digitais (sua capacidade de imersão, entrega de experiência, capacidade de medição e processos de desenvolvimento), entendendo e melhorando a performance comunicacional destes. O projeto prevê a revisão bibliográfica, o estado da arte das pesquisas sobre o uso de jogos em sistemas digitais com objetivos educacionais, bem como o desenvolvimento de um construto digital de aprendizagem que faça uso dessas características..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Coordenador / Guilherme Brenner - Integrante.Financiador(es): Universidade Feevale - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2012 - Atual
Laboratório de Objetos de Aprendizagem - LOA
Descrição: O Laboratório de Objetos de Aprendizagem é um projeto que visa o desenvolvimento de Construtos Digitais de Aprendizagem a serem usados como material didático na Universidade Feevale, bem como a produção científica decorrente da aplicação dos objetos em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Coordenador / João Batista Mossmam - Integrante / Thiago Godolphim Mendes - Integrante / Marta Rosecler Bez - Integrante / Guilherme Theisen Schneider - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2005 - 2007
Games: Mercado da comunicação?
Descrição: O projeto visa a criação de uma metodologia de análise de jogos como produto midiático. Utilizando-se como referencial das atuais dimensões utilizadas pela comunidade acadêmica de estudo de games (narratologia e ludologia) pretende-se aprofundar a forma de análise. A narratologia implica no estudo das teorias narrativas da literatura e suas adaptações para outros produtos midiáticos assim como o cinema. A ludologia sucita maiores investigações, pois aparece neste campo como sendo uma alternativa ao modo literário, sendo apenas aplicada aos games. A integração dos conceitos aparece como a trilha de pesquisa para um método, porém dimensões diferentes estão sendo sucitadas por essa mídia com características peculiares. Essa pesquisa é a segunda etapa de um projeto que possui como inserção institucional a aproximação acadêmica da área de jogos visando o desenvolvimento regional nessa especificidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Integrante / Cristiano Max - Integrante / Cristine Bahia de Oliveira - Coordenador / Michelle Campos Sesterrem - Integrante.Financiador(es): Universidade Feevale - Remuneração.


Projetos de extensão


2002 - 2007
Projeto TV Feevale
Descrição: A TV FEevale visa possibilitar aos alunos da comunicação vivenciar a processualidade do fazer televisivo. Para isso disponibiliza professores, técnicos e equipamentos necessários para a confecção de sua grade. Por outro lado, a produção é disponibilizada no canal 15 da Net e transmitida em todo o Vale do Sinos, gerando um importante feedback aos alunos, por um lado, e instituindo um canal de comunicação da Feevale com a comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2012 - Atual
Laboratório de Objetos de Aprendizagem - LOA
Descrição: O Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) é um projeto que visa o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para uso na estrutura de Educação a Distância (EAD) da Universidade Feevale. O LOA constitui-se assim em um espaço de criação e desenvolvimento de formatos inovadores para objetos de aprendizagem. Alia a produção técnica, científica com a inserção no sistema de ensino à distância da Universidade e na vida dos estudantes. Aproxima também a expertise de desenvolvimento da indústria de jogos; as necessidades de construção de conhecimento e formatos específicos demandados por sistemas de educação a distância; as características de segurança, escalabilidade e reprodutibilidade que potencializam o uso e vida desse tipo de produto; as soluções de comunicabilidade e interface. E através dessas necessidades caracteriza um esforço multidisciplinar composta por professores das áreas de jogos, pedagogia, comunicação, design e computação. A oferta desses formatos dentro de ambientes à distância é uma oportunidade de desenvolver e adquirir conhecimento e experiência de produção ainda pouco expressiva no país, potencializando a Feevale como ator importante nas discussões e apresentação de soluções e produtos de educação em um país de necessidades continentais. A criação e manutenção desse espaço reafirma o papel transformador da universidade e costura de maneira transversal suas dimensões de ensino, extensão e pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Coordenador / Thiago Godolphim Mendes - Integrante / Marta Rosecler Bez - Integrante / João Mossman - Integrante.
2008 - Atual
Projeto de Produção de Jogos
Descrição: O projeto têm como objetivo proporcionar infra-estrutura, processos e modelos de negócio que envolvam a criação e desenvolvimento de jogos digitais, sejam objetos de aprendizado, serious games, simuladores ou jogos de entretenimento, proporcionando aos alunos uma experiência similar a do mercado, mas orientada ao aprendizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Marsal Avila Alves Branco - Coordenador / João Batista Mossmam - Integrante / Eduardo Muller - Integrante / Thiago Godolphim Mendes - Integrante.Financiador(es): Universidade Feevale - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: GamePad


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: GamePad
2015 - Atual
Periódico: Sessões do Imaginário (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Revista Fronteiras (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Games.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Publicidade e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Histórias Em Quadrinhos.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Novas Mídias e Tecnologias.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Primeiro lugar na Mostra de Grupos de Pesquisa, Jogos e Softwares Educativos em Desenvolvimento, Universidade Federal de Santa Maria., UFSM - Universidade Federal Santa Maria.
2014
Segundo lugar na Mostra de Grupos de Pesquisa, Jogos e Softwares Educativos em Desenvolvimento, Universidade Federal de Santa Maria., UFSM - Universidade Federal Santa Maria.
2014
Prêmio da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET) 2014 - dentro do escopo do Projeto Brasil 4D / EBC, Sociedade de Engenharia de Televisão.
2008
Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, Centro Universitário Feevale.
1997
Primeiro lugar na categoria nacional de Melhor Desenhista História em Quadrinhos no V Salão Universitário do Humor, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRANCO, Marsal2016BRANCO, Marsal; HEIDRICH, R. O. ; REBELO, F. ; MOSSMAM, J. B. ; JENSEN, E. ; OLIVEIRA, T. . Questing Ruins: A Game for a Digital Inclusion.. Lecture Notes in Computer Science, v. 2, p. 264-272, 2016.

2.
PINHEIRO, Cristiano Max Pereira2016PINHEIRO, Cristiano Max Pereira ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; PANDOLFI, FABIANO LEANDRO . Estudo do processo de realização da produção de animação em longa-metragem do filme "Até que a Sbórnia nos separe". Sessões do Imaginário (Impresso), v. 21, p. 40-53, 2016.

3.
SCHREIBER, DUSAN2016SCHREIBER, DUSAN ; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira ; BRANCO, MARSAL ÁVILA ALVES ; ANTONELLO, CLÁUDIA SIMONE ; LAND, DEISE . NO JOGO DO MERCADO: O CASO DE UMA STARTUP GAÚCHA. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 22, p. 543-571, 2016.

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves2015BRANCO, Marsal Avila Alves; WEYERMULLER, A. R. ; MULLER, E. ; SCHNEIDER, Guilherme Theisen ; HUPFFER, H. M. ; DELGADO, J. ; MOSSMAM, J. B. ; BEZ, M. R. ; MENDES, Thiago G. . Games in the environmental context and their strategic use for Environmental Education. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 75, p. 114-121, 2015.

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves2015BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira ; BORNIGER, C . Organizações Criativas: Como Medir o Grau de Criatividade nas Organizações. Temática (João Pessoa. Online), v. 11, p. 01-15, 2015.

6.
BRANCO, Marsal Avila Alves2015BRANCO, Marsal Avila Alves; BEZ, M. R. ; FARDIN, W. MAINARD. ; MOSSMAM, J. B. ; VALADARES, V. C. SILVEIRA . Desenvolvimento e Aplicação do CDA Introdução aos Estudos Virtuais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-15, 2015.

7.
BORNIGER, C2015BORNIGER, C ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; SCHMIDT, S. ; SCHREIBER, D. . Relacionamento entre estratégia e estrutura organizacional: um estudo contemporâneo de casos múltiplos. Revista Ciências Administrativas, v. 21, p. 11-41, 2015.

8.
HEIDRICH, R. O.2015HEIDRICH, R. O. ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; MOSSMAM, J. B. ; SCHUH, A. R. ; JENSEN, E. ; REBELO, F. ; OLIVEIRA, T. . Games Development Using Brain Computer Interface. Immersive Education Initiative, v. 2, p. 170-180, 2015.

9.
VALADARES, V. C. S.2015VALADARES, V. C. S. ; SCHNEIDER, G. T. ; SILVA, R. N. ; BEZ, M. R. ; BRANCO, Marsal Avila Alves . Zell - CDA sobre Biologia Celular. GamePad, v. 8, p. 1-14, 2015.

10.
BRANCO, Marsal2015BRANCO, Marsal; PANDOLFI, F. ; MAX, Cristiano . Estudo do processo de realização da produção de animação em longa-metragem do filme ?Até que a Sbórnia nos Separe?. GamePad, v. 8, p. 10-25, 2015.

11.
BRANCO, Marsal2015BRANCO, Marsal; OURIQUE, A. ; MARTINELLO, A. . Jogos Digitais: A Jornada por uma linguagem própria. GamePad, v. 8, p. 26-40, 2015.

12.
BORNIGER, C2015BORNIGER, C ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; ASHTON, M. . TEORIAS E PRÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE CRIATIVA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA O MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS, RS, BRASIL. Globalizacion: revista web mensual de economia, sociedad y cultura, v. fg2154, p. 1, 2015.

13.
ROCKENBACH, D.2014ROCKENBACH, D. ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; REATEGUI, E. B. ; BEZ, M. R. ; MEYRER, Luciana ; MOSSMAN, J. . Story Maker. Lecture Notes in Computer Science, v. 8395, p. 86-91-91, 2014.

14.
SCHNEIDER, G. T.2014SCHNEIDER, G. T. ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; MOSSMANN, J. B. ; BASSANI, P. B. S. . Mobile learning and games: experiences with mobile games development for children and teenagers undergoing oncological treatment. Lecture Notes in Computer Science, v. 1, p. 153-164, 2014.

15.
BRANCO, Marsal Avila Alves2014BRANCO, Marsal Avila Alves; HEIDRICH, R. O. ; MOSSMAM, J. B. ; SCHUH, A. R. . NEURO-NAVEGÁTICA: SOFTWARE DESENVOLVIDO PARA INTERAÇÃO COM BRAIN-COMPUTER INTERFACE PARA AUXILIAR O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL. ETD. Educação Temática Digital, v. 16, p. 98-116, 2014.

16.
VALADARES, V. C. S.2014VALADARES, V. C. S. ; FARDIN, W. J. M. ; Mossmann, J.B. ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; BEZ, M. R. ; MENDES, T. G. . Desenvolvimento e Aplicação do CDA Introdução aos Estudos Virtuais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

17.
BRANCO, Marsal Avila Alves2013BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMAM, J. B. ; BEZ, M. R. ; MENDES, Thiago G. . Construto Digital de Aprendizagem.. GamePad, v. 1, p. 1-12, 2013.

18.
SCHNEIDER, G. T.2013SCHNEIDER, G. T. ; MOSSMANN, J. B. ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; OLIVEIRA, D. ; POLI, B. . Aprendizagem com mobilidade: experiências no desenvolvimento de jogos educativos móveis voltados para sujeitos em tratamento oncológico. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, p. 88-95, 2013.

19.
BEZ, M. R.2013BEZ, M. R. ; BRANCO, Marsal Avila Alves ; MOSMANN, João ; MENDES, T. G. . Dimensões dos Jogos e Ensino. Proceedings of International Conference on Engineering and Coputer Education, v. 08, p. 1, 2013.

20.
BRANCO, Marsal Avila Alves2012BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMAN, M. . A manutenção do multiuniverso ficcional dos quadrinhos através de recursos de distorção temporal ou Como Não Matar o Batman?.. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 55, p. 1-10, 2012.

21.
BRANCO, Marsal Avila Alves2011 BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Ludemas. Lógicas de sedução nos games.. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, v. V.1, p. 01, 2011.

22.
BRANCO, Marsal Avila Alves2006BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Uma tipologia dos games. Sessões do Imaginário (Impresso), v. 1, p. 33-39, 2006.

23.
BRANCO, Marsal Avila Alves2006BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Uma Tipologia de Games. Razón y Palabra, v. 53, p. 1-15, 2006.

24.
BRANCO, Marsal Avila Alves2005BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Entre combos e enigmas. A complexidade da narrativa dos games.. Sessões do Imaginário (Impresso), v. 1, p. 63-69, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Marsal Branco. Galicia A Casa na Árvore. 1. ed. Porto Alegre: Avec Editora, 2016. v. 1. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Ludemas. Lógicas da sedução nos games. In: Cosette Castro. (Org.). Conteúdos em multiplataformas: extensões das narrativas digitais. 1ed.Porto Alegre: Armazén Digital, 2012, v. 1, p. 105-122.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Os Games Como Linguagem. Conceitos Para Contar Coisas nos Jogos.. In: Cesar Steffen; Monica Pons. (Org.). Tecnologia Para Quê?. 1ed.Porto Alegre: Armazén Digital, 2011, v. 1, p. 40-55.

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Criação e Produção Publicitária. In: Paula Puhl. (Org.). Contexto e Práticas de Comunicação Social. : , 2008, v. , p. 153-168.

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Games e Digital Trash. In: Vinicius Andrade Pereira. (Org.). Cultura Digital Trash - Linguagens, Comportamentos, Entretenimento e Consumo.. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2007, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HEIDRICH, R. O. ; BRANCO, Marsal ; MOSSMAM, J. B. ; JENSEN, E. ; REBELO, F. ; OLIVEIRA, T. ; SCHUH, A. R. . Games Development Using Brain Computer Interface. In: Immersive Initiative 2015, 2015, Paris. Immersive Education Initiative, 2015. v. 2. p. 170-180.

2.
LOZANO, X. H. M. ; Marsal Branco ; MAX, Cristiano . Estudo da Ferramenta In-game Advertising. In: XIII SBGAMES, 2014, Porto Alegre. SBC - Proceedings of the SBGames 2014, 2014. v. 1. p. 1092-1100.

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves; BEZ, M. R. ; MOSSMAN, J. ; MENDES, Thiago G. . Construto Digital de Aprendizagem. In: VI Gamepad, 2013, Novo Hamburgo. IV Gamepad. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. v. 1. p. 1-11.

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves; BEZ, M. R. ; FLORES, C. D. ; MOSSMAM, J. B. . SimDeCS: um simulador baseado em técnicas de IA. In: VI Gamepad, 2013, Novo Hamburgo. VI Gamepad. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. v. 1. p. 1-11.

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves; BEZ, M. R. ; MOSSMAM, J. B. ; MENDES, Thiago G. . Dimensões dos Jogos de Ensino. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND COMPUTER EDUCATION, 2013, Luanda. INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND COMPUTER EDUCATION, 2013. v. 1. p. 41-51.

6.
BRANCO, Marsal Avila Alves; REATEGUI, E. B. ; FINCO, M. D. . A Pervasive Virtual Coach to Support the Development of Healthy Lifestyle. In: IADIS Game and Entertainment Technologies, 2012, Lisboa. Anais do IADIS Game and Entertainment Technologies, 2012. v. 1., 2012. v. 1.

7.
BRANCO, Marsal Avila Alves; BEZ, M. R. ; MOSSMAM, J. B. ; MENDES, Thiago G. . Projeto para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem no formato de Jogos Sérios. In: IV Congreso Internacional de Ambientes Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles, 2012, Cartagena. Anais do IV Congreso Internacional de Ambientes Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles. Cartagena: Edición digital Universidad Tecnológica de Bolívar, 2012. v. 1. p. 1-10.

8.
BRANCO, Marsal Avila Alves; BEZ, M. R. ; MENDES, T. G. ; MOSSMAN, J. . Learning objetos - a new vision. In: ICECE'2013 - Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação, 2012, LUANDA. ANAIS DO ICECE 2013, 2013. v. 1.

9.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Ludemas. Lógica da Sedução nos Games. In: X Simpósio de Games e Entretenimento, 2011, Salvador. Ludemas. Lógica da Sedução nos Games, 2011.

10.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Em Busca dos Ludemas Perdidos. In: VII SBGAMES, 2008, Belo Horizonte. Em Busca dos Ludemas Perdidos, 2008.

11.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Um Mapa dos Jogos Digitais. In: Intercom 2008 - XXXI Congresso Nacional de Ciência da Comunicação, 2008, Natal. Um Mapa dos Jogos Digitais, 2008.

12.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Uma Tipologia dos Games. In: Intercom 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, 2006, Brasilia. Uma Tipologia dos Games, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Calculando estéticas: a dimensão tecnológica na estética dos games. In: I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, 2006, São Paulo. I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, 2006.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Entre Combos e Enigmas. In: VIII seminário internacional da comunicação, 2005, Porto alegre. VIII seminário internacional da comunicação, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; BORNIGER, C ; SCHMIDT, S. ; SCHREIBER, D. . Caracterização do Relacionamento entre Estratégia e Estrutura Organizacional: Um estudo Contemporâneo de Casos Múltiplos. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Modelo de Negócios em Mídia Digital: os videogames. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Um Mapa Dos Jogos Digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves. A Segunda Guerra nos games.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Calculando estéticas: a dimensão tecnológica na estética dos games. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Uma tipologia dos games. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; PUHL, P. . O Colosso é enorme. A imagem na narrativa dos games.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Entre combos e enigmas. A complexidade da narrativa dos games.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; CERVI, G. ; BEZ, M. R. ; STHANKE, F. . EBC - Empresa Brasileira de Comunicação - Construto Digital de Aprendizagem sobre Mulher e Cidadania - Projeto Brasil 4d. 2014.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMAM, J. B. ; MAX, Cristiano ; BEZ, M. R. ; STHANKE, F. ; CERVI, G. . EBC - Empresa Brasileira de Comunicação - Construto Digital de Aprendizagem sobre Mundo do Trabalho - Projeto Brasil 4d. 2014.

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves. UNICEF - Projeto de Desenvolvimento de Jogos Digitais Brasil. 2014.

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Consultor em Projetos de pesquisa para a empresa Sword Tales Game Studio. 2014.

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMAM, J. B. ; MAX, Cristiano ; STHANKE, F. ; CERVI, G. . EBC - Empresa Brasileira de Comunicação - Construto Digital de Aprendizagem sobre Saúde Pública - Projeto Brasil 4d. 2014.

6.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Consultor da ADJOGOS-RS - Associação Gaúcha dos Desenvolvedores de Jogos Digitais. 2013.

7.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Consultor do Arranjo Produtivo Local (APL) de Jogos Digitais Rio Grande do Sul. 2013.

8.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Consultor da empresa Otus Game Studio. 2013.

Programas de computador sem registro
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; ROSA, A. . Game Aurora. 2006.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano . Os Canibais. 2006.

Produtos tecnológicos
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMAM, J. B. ; MENDES, Thiago G. ; BEZ, M. R. . Introdução aos Estudos Virtuais. 2013.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Sicoob Game Trainning. 2012.

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . World League Zombies - Mobile Game. 2012.

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Marathon Zombies - Mobile Game. 2012.

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Zoongs - Mobile Game. 2012.

6.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . The Amazing Office Games - Mobile Game. 2012.

7.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMAM, J. B. ; MENDES, Thiago G. ; BEZ, M. R. . LOA Game - Jogo de Educação a Distância. 2012.

8.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . CIPA 2011. Simulador de treinamento em segurança do trabalho Kimberly Clark.. 2011.

9.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Volare Linha W-Fly Marcopolo. Animação 3D. 2011.

10.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . West Coast Racing - Game. 2011.

11.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . West Coast Throw - Game. 2011.

12.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Malas Prontas Cravo e Canela. 2011.

13.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Aplicativo de Vendas Assintecal. 2011.

14.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Game Sicoob. 2011.

15.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Pegada Riffel - Social Game. 2011.

16.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Casa do Estudante - Social Game. 2011.

17.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Tapete Eletrônico Interativo. 2011.

18.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MENDES, Thiago G. ; MOSSMAN, J. ; MULLER, E. . O Guardião - Game Educacional. 2011.

19.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . CIPA 2010. Simulador de treinamento em segurança do trabalho Kimberly Clark.. 2010.

20.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Volare Linha W-Fly Marcopolo. Simulador.. 2010.

21.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Game Reciclagem Dom Bosco. 2010.

22.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Tapete Eletrônico Interativo. 2010.

23.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Jogo Treinamento de Vendas Kildare. 2010.

24.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Expositor de Vendas Beira Rio. 2010.

25.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Game Sony. 2010.

26.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Game Talentoon. 2009.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Composição e Animação Utilizando After Effects. 2010. (Curso de Extensão).

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Comunicação, Consumo e Entretenimento Digital - A indústria dos games e a comunicação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Mais mulheres. 2002. Pintura.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves. História da pintura em Bagé. 2002. Pintura.

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Pequenos desenhos. 2001. Desenho.

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Desenhos. 2001. Desenho.

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Mulheres. 1999. Pintura.

6.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Exposição coletiva "Um ano sem Wayne". 1998. Pintura.

7.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Exposição coletiva Festa das Nações. 1998. Pintura.

8.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Exposição coletiva Homens da Terra. 1998. Pintura.

9.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Exposição coletiva. 1998. Pintura.

10.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Corpos, Humanos. 1998. Pintura.

11.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Exposição coletiva de pintura. 1997. Pintura.

12.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Homenagem à Ernesto Wayne. 1997. Desenho.

13.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Grupo de Gravura CENARTE. 1995. Gravura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
cunha, cristiano; SANTUARIO, M.; Marsal Branco. Participação em banca de Cristiano da Cunha Pereira. A INTERAÇÃO MUSEOGRÁFICA GAMIFICADA. 2017. Dissertação (Mestrado em Industrias Criativas) - Universidade Feevale.

2.
Marsal Branco; cunha, cristiano; borba, eduardo zilles. Participação em banca de Monica Neis. LUDICIDADE COMO ELEMENTO DO RELACIONAMENTO COM A CIDADE: UM ESTUDO SOBRE O JOGO POKÉMON GO EM NOVO HAMBURGO (RS) - Feevale. 2017. Dissertação (Mestrado em Industrias Criativas) - Universidade Feevale.

3.
stefen, Cesar; Marsal Branco. Participação em banca de Felipe Oviedo Frosi. O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE ASSETS NÃO EXCLUSIVOS NO PROJETO DE DESIGN DE JOGOS DIGITAIS. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

4.
CASTRO, C. E.; QUINTAO, A. S. F.; MARINHO, R. J.; BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Hyldegardes Cavalcanti Castilho de Magalhães Mello. Jogos Digitais e a Terceira Idade: O Herói é o Vovô. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília.

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira; TEIXEIRA, F. G.; SILVA, T. L. K.; SILVA, R. P.. Participação em banca de Thiago Godolphim Mendes. Games e educação: requisitos de projetos para jogos digitais voltados à aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
BULOW, G.; AYMONE, F. L. F.; TEIXEIRA, F. G.; FRAGOSO, S. D.; BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Gustavo Bulow. Design de Ambientes Virtuais Digitais Interativos para Jogos Digitais e Cenografia Virtual. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; BIAZUS, M. C. V.; FOOHS, M. M.; LIMA, J. V.; DOLL, J.. Participação em banca de Rodney Cezar de Albuquerque. Os impactos do uso de tecnologias da informação e comunicação na ressocialização de sujeitos adictos em álcool e drogas em vulnerabilidade social através da qualificação para o trabalho. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Informática Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
valdevino, nilson; Marsal Branco; PETRY, L. C.. Participação em banca de Nilson Valdevino Soares. Externalidades midiáticas e além: o conteúdo de jogo produzido pelos jogadores, suas características e influência na cultura e espaço dos jogos digitais. PUC. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; WIVES, L. K.; CATTANI, A.; PASE, A. F.; PERROT, A. C.. Participação em banca de André Noronha Furtado de Mendonça. Estratégia, interação e dimensão estética dos jogos digitais como a proposta pedagógica na disciplina de língua portuguesa e literatura do ensino médio de alunos das escolas públicas federais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
RIZOLLI, M.; PACHECO, B. A.; PENA, M. L. D. J.; HELD, M. S. B.; BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Bruno Carvalho dos Santos. Game, Linguagem: um estudo sobre a sintaxe das novas mídias. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
ROLDO, L.; FRAGOSO, S. D.; BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Melissa Streck. Design de personagens: um estudo de vínculos emocionais entre jogadores e personagens com base no caso do game Portal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
conti, andre; cunha, cristiano; Marsal Branco. Participação em banca de Lucas Pooch.A JORNADA DE HENRY: A ESTRUTURA DO MONOMITO NA OBRA MISTO-QUENTE, de BUKOWSKY.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

2.
MAX, Cristiano; Marsal Branco. Participação em banca de Xavier Hernando Martinez.IN-GAME ADVERTISING COMO FERRAMENTA PUBLICITÁRIA: UMA ANÁLISE DE SUA RELAÇÃO COM AS DIMENSÕES DE UM JOGO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves; KESKE, H.; SANTOS, M.. Participação em banca de Moris Musskopf.O retrato do idoso na publicidade brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Feevale.

4.
MONTARDO, Sandra Portella; BRANCO, Marsal Avila Alves; CARVALHO, Cíntia da Silva. Participação em banca de Camila de Oliveira.Blog e Twitter: um comparativo dos valores construídos em rede. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

5.
DONES, V. L.; BRANCO, Marsal Avila Alves; STURMER, Adriana. Participação em banca de Izabela Backes.Boy Don't Cry: uma análise sobre a imagem de Robert Smith. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

6.
MONTARDO, Sandra Portella; BRANCO, Marsal Avila Alves; CARVALHO, Cíntia da Silva. Participação em banca de Eliéser André de Souza.O poder dos amadores: a geração de conteúdo pelo consumidor como estratégia de comunicação de marca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

7.
SILVEIRA, Rosana Vaz; BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira. Participação em banca de Tainara Araújo.Construção e posicionamento da marca Cavallera na publicidade: relação de identidade com o consumidor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

8.
DONES, V. L.; BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira. Participação em banca de Débora Rodrigues.As cores como representação simbólica: um estudo de caso dos comerciais colors para Sony Bravia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

9.
DONES, V. L.; BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira. Participação em banca de Gabriela Cristina Michels.A influência nas mídias digitais na estética da comunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

10.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Leandro Pasquini.Televisão Digital: possibilidades para a propaganda brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Luterana do Brasil.

11.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Lilian Estefânia Amorim.O espetáculo como espírito do tempo: de Woodstock a Fat Boy Slim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

12.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Roger Arnecke.Sistemas de impressão: estudo entre impressão offset e digital. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

13.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Nicole Augustin.Como se comunicar no século XXI? A inserção e importância do Marketing de Guerrilha no processo evolutivo da comunicação das marcas com os pontos de contato com seus targets. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

14.
ROSA, V.; BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Rodrigo Miranda.Análise do jogo Metal Gear Solid III. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

15.
Rocha, Cristianne Famer; BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Ísis Menegassi Weber.Veja Multiuso: o uso da cor na embalagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Universidade Luterana do Brasil.

16.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Tatiana Hentz.Eva Byte: a concretização do sentimento humando em forma de máquina ao alcane dos telespectadores do Fantástico.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

17.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Participação em banca de Franciele Naiana Schmitt.A representação através das fotos no Orkut.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

18.
BRANCO, Marsal Avila Alves; ARAUJO, D. C.; HOPPE, L.. Participação em banca de Jamile Raimundo.Amélia que era mulher de verdade. A publicidade e os papéis femininos.. 2004 - Universidade Feevale.

19.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano; OLIVEIRA, C. B.. Participação em banca de Felipe Bonetti.Análise do site da instituição de ensino superior: pontifícia universidade católica do Rio Grande do Sul. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

20.
BRANCO, Marsal Avila Alves; DONES, V. L.; MAX, Cristiano. Participação em banca de Juliano da Silva.A distorção da marca: um estido da reprodução sem regras. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

21.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano. Participação em banca de Felipe Bonetti.Internet e design. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.

22.
BRANCO, Marsal Avila Alves; DONES, V. L.. Participação em banca de Juliano.A distorção e o poder da marca. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; LUCCA, V.; ROSA, V.. Concurso Minuto do Calçado. 2005. Universidade Feevale.

Outras participações
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves. IntercomSul 2010 - XI Congresso de Comunicação na Região Sul. 2010. Universidade Feevale.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Salão de Extensão 2009 - A extensão em cena. 2009. Universidade Feevale.

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão 2008. 2008. Universidade Feevale.

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Salão de Extensão. 2007. Universidade Feevale.

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão. 2004. Universidade Feevale.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Madrugadão Feevale.Oficina de Vídeo. 2010. (Outra).

2.
Go Game - Exposição Interativa.Overview do Mercado de Jogos Digitais. 2010. (Outra).

3.
Programa Formação Pedagógica - Concepções epistemológicas e suas conseqüências pedagógicas. 2010. (Outra).

4.
Programa Formação Pedagógica - Desafios atuais da graduação: das políticas à formação. 2010. (Outra).

5.
Programa Formação Pedagógica - O ENADE como instrumento de avaliação: interfaces com a formação acadêmica. 2010. (Outra).

6.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Oficina Produção de Jogos Digitais. 2010. (Congresso).

7.
Palestra Games e Comunicação: a arte de dançar recarregando a bazuca.Palestra Games e Comunicação: a arte de dançar recarregando a bazuca. 2008. (Outra).

8.
Palestra Videogame: do entretenimento a comunicação.Palestra Videogame: do entretenimento a comunicação. 2008. (Outra).

9.
VI Congresso Nacional de História da Mídia. Modelo de Negócios em Mídia Digital: os videogames. 2008. (Congresso).

10.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Mídia, Ecologia e Sociedade. NP Tecnologias da Informação e da Comunicação - Interações lúdicas mediadas tecnologicamente. 2008. (Congresso).

11.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Mídia, Ecologia e Sociedade. Um Mapa Dos Jogos Digitais. 2008. (Congresso).

12.
Curso de Iniciação à Pesquisa.Como Elaborar um Pôster. 2007. (Outra).

13.
Mundo Virtual - Ciclo de Palestras.Consumo e Entretenimento Virtual. 2007. (Encontro).

14.
VI Seminário de Informática - Escola de Aplicação Feevale.Produção de Jogos Eletrônicos. 2007. (Seminário).

15.
XVI Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2007. (Seminário).

16.
Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão.Produção de jogos eletrônicos. 2006. (Outra).

17.
I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas. Calculando estéticas: a dimensão tecnológica na estética dos games. 2006. (Congresso).

18.
II Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas.O COLOSSO É ENORME: A IMAGEM NA NARRATIVA DOS GAMES. 2006. (Seminário).

19.
Intercom 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Uma tipologia dos Games. 2006. (Congresso).

20.
Palestra Universidade e Compromisso com o Desenvolvimento Regional. 2006. (Outra).

21.
Palestra Universidade Inovadora. 2006. (Outra).

22.
Semana Acadêmica do Curso de Educação Artistica.Arte e Tecnologia. 2006. (Encontro).

23.
Seminário Nacional ESPM - Cultura Digital Trash: Linguagens, Comportamentos e Desafios.Games e a Cultura Digital Trash. 2006. (Seminário).

24.
V Seminário de Informática - Escola de Aplicação Feevale.Produção de Jogos Eletrônicos. 2006. (Seminário).

25.
3º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho e 1º Fórum de Relações Públicas. 2005. (Encontro).

26.
Conferência Desafios da Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. 2005. (Outra).

27.
Desenvolvimento de jogos de computador com o ambiente GameMaker. 2005. (Oficina).

28.
Encontro Interdisciplinar de discussão de games.Games: mercado da comunicação?. 2005. (Encontro).

29.
Palestra Universidade Comunitária - Concepções. 2005. (Outra).

30.
Palestra Universidade Feevale - ensino, pesquisa, extensão e gestão. 2005. (Outra).

31.
Programa Iniciação científica UNESC.A colisão de direitos fundamentais frente aos avanços tecnológicos da informática.. 2005. (Outra).

32.
VIII seminário internacional da comunicação.VIII seminário internacional da comunicação. 2005. (Seminário).

33.
XI Semana da comunicação da ULBRA.Animação 3d. 2005. (Outra).

34.
X Semana da comunicação da ULBRA.Animação 3d. 2004. (Outra).

35.
Semana acadêmica da comunicação Feevale.Animação digital. 2003. (Outra).

36.
VII Seminário Internacional da comunicação - da aldeia global ao ciberespaço: as tecnologias do imaginário como extensões do homem.. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; SCHNEIDER, Guilherme Theisen . Curso de Extensão - Composição e Animação Utilizando After Effects. 2010. (Outro).

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; KLEIN, Gerson . Curso de Extensão - Iniciação a Escultura Digital com ZBrush. 2010. (Outro).

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . III Gamepad - Seminário de games. 2006. (Congresso).

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . I Gamepad - Seminário de Games. 2006. (Outro).

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . II Gamepad - Seminário de Games. 2006. (Outro).

6.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . IV Encontro interdisciplinar de discussão de games - A indústria brasileira de games. 2006. (Outro).

7.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . V Encontro interdisciplinar de discussão de games - Jogos de luta. 2006. (Outro).

8.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . VI Encontro interdisciplinar de discussão de games - Jogos de corrida. 2006. (Outro).

9.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . VII Encontro interdisciplinar de discussão de games - Jogos infantis. 2006. (Outro).

10.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . I Encontro Interdisciplinar de discussão de games - Ragnarok e a comunicação. 2005. (Exposição).

11.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . II Encontro interdisciplinar de discussão de games - Fatal Frame e os jogos de terror. 2005. (Outro).

12.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MAX, Cristiano ; BAHIA, C. . III Encontro interdisciplinar de discussão de games - Jogos de Segunda Guerra. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
anelise bedrow. Dimensões do Mercado da Arte. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Industrias Criativas) - Universidade Feevale. (Orientador).

2.
Camila Borniger. Criatividade nas organizações. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Industrias Criativas) - Universidade Feevale. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Robson Francisco Nunes. Histórias em Quadrinhos em dispositivos móveis. 2013. Dissertação (Mestrado em PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS) - Universidade Feevale, . Coorientador: Marsal Avila Alves Branco.

Tese de doutorado
1.
André Noronha Furtado de Mendonça. Estratégia, interação e dimensão estética dos jogos digitais como a proposta pedagógica na disciplina de língua portuguesa e literatura do ensino médio de alunos das escolas públicas federais. 2013. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Marsal Avila Alves Branco.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Xavier Hernando Martinez. IN-GAME ADVERTISING COMO FERRAMENTA PUBLICITÁRIA: UMA ANÁLISE DE SUA RELAÇÃO COM AS DIMENSÕES DE UM JOGO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

2.
Lucas Pooch. A JORNADA DE HENRY: A ESTRUTURA DO MONOMITO NA OBRA MISTO-QUENTE, de BUKOWSKY.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

3.
Matheus Heldt. Estratégia das marcas no uso da publicidade digital na internet. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

4.
André Zucatti. Um estudo sobre personagens toy art na publicidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

5.
Fabrício Remi Joner. Guitar Hero: a participação da indústria fonográfica nos games. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

6.
Alessandro Kuhn Contes. Clubber Marketing: a comunicação dentro dos clubs de música eletrônica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

7.
Glênio Severo Corrêia Júnior. Publicidade online: qual o papel do advergame no posicionamento de marca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

8.
Maico Rodrigo Steffen. Comunicação na tecnologia móvel: análise do case Terra Mobile. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

9.
Diogo Augusto de Macedo. A importância do relacionamento interpessoal em games MMO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

10.
Marcelo Leuckert Klein. In-game advertising: uma nova forma de comunicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

11.
Rafael Klein. A era da cauda longa: análise da publicidade em mídias interativas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

12.
Rodrigo Ferreira. A produção do jingle na era do áudio digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

13.
Wagner da Silva de Oliveira. A evolução dos modelos de negócio no mercado de jogos eletrônicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

14.
Luiz Fernando Moraes. Fifa 2007 - uma nova mídia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

15.
Juliano Fagundes. Ações promocionais em MMORPG's: Brasil Ragnarök On-line. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

16.
Sabrina Lemos Naud de Moura. Lara Croft: de ícone virtual a mito midiático. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

17.
Michelle Campos Sesterrem. Cinema com Cara de Quadrinhos: Sin City e 300. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

18.
Rafael Dexheimer Cappelatti. Cerveja Polar, a cerveja gaúcha: a publicidade transformando um produto de consumo em um produto cultural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

19.
Jeferson Cristiano Winter. A linguagem dos jogos eletrônicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

20.
Diego Kuplich Azevedo. Polar Export: aposta na identidade regional como posicionamento de marca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

21.
Marcos Cattani. Museu do design no espaço virtual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

22.
Fernando L. Lopes. Estratégias discursivas na publicidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

23.
Franciele Naiana Schmitt. A representação através das fotos no Orkut. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

24.
Paulo Vinicius Teixeira. Publicidade para deficientes visuais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

25.
Erik Weber. Ilustração editorial literária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

Iniciação científica
1.
Michelle Campos Sesterrem. Cinema com Cara de Quadrinhos: Sin City e 300. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

2.
Michelle Campos Sesterrem e Camila da Costa. Um Roco Muito Loco: o discurso de um game de aparência ingênua e interface intrincada. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.

3.
Michele Wittmann. A divulgação de marcas através de patrocínio de ciberatletas. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Feevale. Orientador: Marsal Avila Alves Branco.



Inovação



Produto tecnológico
1.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . CIPA 2011. Simulador de treinamento em segurança do trabalho Kimberly Clark.. 2011.

2.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Volare Linha W-Fly Marcopolo. Animação 3D. 2011.

3.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Game Talentoon. 2009.

4.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . CIPA 2010. Simulador de treinamento em segurança do trabalho Kimberly Clark.. 2010.

5.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Volare Linha W-Fly Marcopolo. Simulador.. 2010.

6.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Game Reciclagem Dom Bosco. 2010.

7.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . West Coast Racing - Game. 2011.

8.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . West Coast Throw - Game. 2011.

9.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Malas Prontas Cravo e Canela. 2011.

10.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Aplicativo de Vendas Assintecal. 2011.

11.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Game Sicoob. 2011.

12.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Sicoob Game Trainning. 2012.

13.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Pegada Riffel - Social Game. 2011.

14.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Casa do Estudante - Social Game. 2011.

15.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Tapete Eletrônico Interativo. 2010.

16.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Jogo Treinamento de Vendas Kildare. 2010.

17.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Expositor de Vendas Beira Rio. 2010.

18.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Tapete Eletrônico Interativo. 2011.

19.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . World League Zombies - Mobile Game. 2012.

20.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Marathon Zombies - Mobile Game. 2012.

21.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Zoongs - Mobile Game. 2012.

22.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . The Amazing Office Games - Mobile Game. 2012.

23.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMAM, J. B. ; MENDES, Thiago G. ; BEZ, M. R. . LOA Game - Jogo de Educação a Distância. 2012.

24.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MENDES, Thiago G. ; MOSSMAN, J. ; MULLER, E. . O Guardião - Game Educacional. 2011.

25.
BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMAM, J. B. ; MENDES, Thiago G. ; BEZ, M. R. . Introdução aos Estudos Virtuais. 2013.

26.
BRANCO, Marsal Avila Alves; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira . Game Sony. 2010.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


Conselheiro acadêmico da ACIGAMES - Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games do Brasil;
Presidente do I3C - Instituto para Ciência, Curiosidade e Criação;
Membro do Grupo de Trabalho Setorial da Indústria da Criatividade - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
Diretor de Comunicação e Marketing da ABRAGAMES - Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais;
Fundador da ADJogos-RS - Associação Gaúcha de Desenvolvedores de Jogos Digitais;
Membro do Steering Comitte do SBGAMES - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital;
Chair da trilha de Indústria do SBGAMES 2012, 2013 e 2014.



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