Regina Albanese Pose

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  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Regina Albanese Pose, 54 anos (abril 1964), licenciada matemática (1986, Fundação Santo André), psicopedagoga clínica e institucional lato sensu (1995, Universidade São Marcos), bacharel em estatística (2013, Centro Universitário Capital), Mestre em Ciências (2009, Faculdade de Medicina USP), especialização lato sensu em Poluição do Ar e Saúde Humana em 2011 pela FMUSP, doutorado (interrompido) em Ciências (2018, IAMSPE). Professora de Estatística na Escola de Psicologia e de Análise de Dados Realiísticos no Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (por meio de concurso público foi aprovada em 2015 para provimento do cargo efetivo de Professor de Bioestatística e Psicometria nessa Instituição). Professora colaboradora de estatística em curso de pós-graduação da FMUSP. Consultora e assessora em Estatística na área da Saúde e de Avaliação Educacional. Psicopedagoga Clínica e Institucional autônoma de 1987 a 2011 (voluntária de 1994 a 1995). Matemática e Estatística: Técnica e pesquisadora em Avaliação Educacional para o Ensino Superior na Área da Saúde (Matrizes Curriculares, Blueprint, modelos matemáticos, estatísticos e utilização de métodos e técnicas psicométricas no Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (4 hs). Estatística registro CONRE-3 9945-A, consultora científica estatística autônoma (desde 2014), em pesquisas na área das Ciências da Saúde, Ciências Ambientais e Ciências Humanas. Conselheira CONRE 3 eleita em 2015 como membro suplente e membro efetivo na Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento (2 hs - noturno). Em alguns eventos nacionais, acompanha a equipe (Tenda Estatística). Foi eleita Conselheira no Conselho Regional de Estatística CONRE3 em dezembro de 2015. Membro do grupo de educação estatística latino americano (2015, IASE Satellite Conference, Rio de Janeiro); a fim de estudar o desenvolvimento de ações conjuntas da Educação Estatística no Brasil e América Latina. Atua com a LINHA DE PESQUISA ANÁLISE DE DADOS APLICADAS À CIÊNCIAS DA SAÚDE, CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CIÊNCIAS HUMANAS (avaliação e similares). Tem 09 artigos publicados em periódicos sendo 5 textos completos e 1 dataset. Matemática (desde 2008) e Estatística (a partir de 2014): Técnica e pesquisadora em Avaliação Educacional para o Ensino Superior na Área da Saúde (Matrizes Curriculares, Blueprint, modelos matemáticos, estatísticos e utilização de métodos e técnicas psicométricas 2008 a 2015), Avaliação e Medidas no Ensino Médico para a Comissão de Reformulação do Currículo e na Comissão Permanente de Avaliação no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e na Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, 2013 e 2014; assessora para o Ensino Superior na Área da Saúde (2011, Escola de Enfermagem USP; e 2013, Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA). Professora de Bioestatística do curso de Medicina da UNICID-SP 2013 ? 2014. Professora de Matemática no Ensino Fundamental e Médio (Rede do Estado de São Paulo e Privadas) por 20 anos (1984 a 2010). Assessora em educação básica na área de matemática autônoma: análise técnica e edição de material didático e paradidático (1994 a 2003, editora Moderna), e elaboração de itens para provas do INEP (ENEM/ENCCEJA) e VUNESP (2010 a 2014). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regina Albanese Pose
Nome em citações bibliográficas
ALBANESE, R. P.;POSE, Regina A.;POSE, REGINA A;POSE, REGINA ALBANESE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Curso de Medicina.
Rua Santo Antônio
Centro
09521160 - São Caetano do Sul, SP - Brasil
Telefone: (11) 42393378
URL da Homepage: http://www.uscs.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências da Saúde.
Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, IAMSPE, Brasil.
Orientador: Machado.
2006 - 2009
Mestrado em Ciências.
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Título: Os efeitos da poluição atmosférica urbana sobre dificuldades de aprendizagem em crianças da cidade de São Paulo.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Luiz Alberto Amador Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: POLUIÇÃO DO AR; Material particulado; TABACO; ATENÇÃO; MEMÓRIA; Matemática.
Grande área: Outros
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Desenvolvimento de Programas (Software).
2005 - 2009
Mestrado em Ciência Ambiental.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Dificuldades de Aprendizagem e Poluição Atmosférica,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Luiz Alberto Amador Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ATENÇÃO; Avaliação Educacional; Dificuldade de aprendizagem; Educação; MEMÓRIA; POLUIÇÃO DO AR.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Especialização em Poluição do ar e saúde humana (lato sensu). (Carga Horária: 400h).
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Título: O efeito da poluição atmosférica no sistema respiratório e nas mucosas de crianças em idade escolar na cidade de São Paulo.
Orientador: Professora Dra. Lucia Garcia Bueno.
1994 - 1995
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 400h).
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Título: A Criança e a TV - Implicações Psicomotoras.
Orientador: Celma Maria Vieira Cenamo.
2011 - 2013
Graduação em Estatística.
Centro Universitário Capital, UNICAPITAL, Brasil.
Título: Ilha de alimentação no escritório: Ilustração para um estudo de estatística aplicado à pesquisa de mercado.
Orientador: Professor Bacharel Paulo César Lima.
1983 - 1986
Graduação em Matemática - Licenciatura Plena.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Fundação de Santo André, FFCLFSA, Brasil.
Título: Educação Matemática.
Orientador: Maria Cristina Maranhão.




Formação Complementar


2014 - 2014
Cursodeverão:Métodos Quantit.p/Educação e Psicolog. (Carga horária: 30h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de extensão Universitária. (Carga horária: 45h).
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP, ESALQ, Brasil.
2013 - 2013
Fronteiras da Ed. Médica/Sintese práticas contempo. (Carga horária: 29h).
Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, SÍRIO-IEP, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso Introd. a Análise de Dados Categóricos. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP, ESALQ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de extensão Universitária. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP, ESALQ, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Poluição do ar e saúde humana. (Carga horária: 400h).
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Poluição do ar e saúde humana. (Carga horária: 400h).
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Noções de Meteorologia p/ profs. do ensino médio. (Carga horária: 27h).
Instituto de Astronomia, geofísica e ciências atmosféricas da USP, IAG-USP, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Banco Nacional de Itens - ENEM. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2010 - 2010
Software Archivum (GED). (Carga horária: 12h).
HS Informática - Tecnologia da Informação e conhecimento, HS INFORMÁTICA, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de colaboradores do Banco Nacional de. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia de Ensino I:Prep. Pedagógica/ Fisiopat. (Carga horária: 75h).
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
2010 - 2010
Teleform (Software de ICR/OCR). (Carga horária: 12h).
HS Informática - Tecnologia da Informação e conhecimento, HS INFORMÁTICA, Brasil.
2009 - 2009
Análise de Dados Epidemiológicos - EPIDATA. (Carga horária: 21h).
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
2007 - 2007
Estágio Supervisionado em Docência do Programa de.
Instituto de Geociências da USP, IGC-USP, Brasil.
2006 - 2006
Longitudinal and Incomplete Data. (Carga horária: 30h).
Escola Superior de Agronomia Luis de Querioz, ESALQ/USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Teoria da Resposta ao Item. (Carga horária: 120h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME USP, Brasil.
2005 - 2005
Estudo das funções utilizando um Prog. gráfico. (Carga horária: 9h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Modelos Probabilísticos Discretos e suas Aplicaçõe. (Carga horária: 60h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME USP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Técnicas Computacionais em Probabilidade e Estatís. (Carga horária: 60h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME USP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Análise Combinatória, Probabilidade e Aplicações. (Carga horária: 64h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Inic. Científ:Introd. ao Cálculo de Prob. e Aplic.. (Carga horária: 64h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Inic. Cient. - História da Matemática. (Carga horária: 80h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME USP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Inic. Cient.-O Tao da Geometria. (Carga horária: 30h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em História da Matemática. (Carga horária: 80h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1998 - 1998
Oficina de Probabilidades. (Carga horária: 24h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1998 - 1998
Curso preparatório de Educação/p. concurso público. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1998 - 1998
Oficina: Geometria analítica. (Carga horária: 24h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1998 - 1998
Oficina: Isometrias e homotetias. (Carga horária: 3h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em O Conhecimento em Sala de Aula: a Organização do E. (Carga horária: 96h).
Faculdade de Educação da USP, FE USP, Brasil.
1997 - 1997
Jogo e Aprendizagem. (Carga horária: 90h).
Instituto de Psicologia da USP, IP/USP, Brasil.
1997 - 1997
Inter-relação educação e comunicador. (Carga horária: 32h).
Escola de Comunicação e Artes da USP, ECA/USP, Brasil.
1997 - 1997
Atualização-Jogos, diagnóst. e intervenção Psicope. (Carga horária: 30h).
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP/USP, Brasil.
1997 - 1997
Lab. de ens. de matemática p/ Prof. da Rede Estadu. (Carga horária: 17h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1997 - 1997
Aperfeiçoamento-Jogo e a Aprendizagem da Aritmétic. (Carga horária: 30h).
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP/USP, Brasil.
1997 - 1997
Atualização-jogar e aprender: uma combinação possí. (Carga horária: 30h).
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP/USP, Brasil.
1997 - 1997
Mini-curso Análise Combinatória. (Carga horária: 24h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1996 - 1996
Educational Course: World Federation of Neurosurgi. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Matemática-Medidas:o elo entre geometria e número. (Carga horária: 12h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Matemática - Geometria de 5ª a 8ª séries. (Carga horária: 12h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1995 - 1995
Mini-curso O ensino de Matemática na pré escola. (Carga horária: 6h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1995 - 1995
Criando jogos nas aulas de matemática. (Carga horária: 24h).
Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
1995 - 1995
Matemática e ling.: des. a comunic. oral e escrita. (Carga horária: 12h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1995 - 1995
Mini-curso cartas náuticas e o globo terrestre. (Carga horária: 12h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1995 - 1995
Mini-curso Frações:conceito, represent. e equivale. (Carga horária: 24h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1995 - 1995
Estatística nas séries iniciais. (Carga horária: 12h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1995 - 1995
Noções Básicas de Neurologia Infantil. (Carga horária: 18h).
Memnon Edições Científicas, MEMNON, Brasil.
1995 - 1995
Noções Básicas de Neurologia Infantil. (Carga horária: 20h).
Memnon Edições Científicas, MEMNON, Brasil.
1995 - 1995
Oficina:Radicais e Equaç algébricas alter. abordag. (Carga horária: 3h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1992 - 1992
diagnóstico e tratamento de distúrbios de aprendiz. (Carga horária: 24h).
Associação Brasileira de Dislexia, ABD, Brasil.
1989 - 1989
A compreensão psicanalítica da criança. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABD, Brasil.
1989 - 1989
A compreensão psicanalítica da criança. (Carga horária: 24h).
Associação Brasileira de Dislexia, ABD, Brasil.
1989 - 1989
Aprendizagem: Aspectos Cognitivos e Afetivos. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, ABENEPI, Brasil.
1987 - 1987
Integração Perceptivo Motora. (Carga horária: 30h).
Grupo de Desenvolvimento da Aprendizagem, GDA, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Noções de Computação. (Carga horária: 72h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Tópicos de Programação. (Carga horária: 72h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1985 - 1985
Curso de Verão - Noções de Computação. (Carga horária: 72h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1985 - 1985
Curso de Verão - Tópicos de Programação. (Carga horária: 72h).
Instituto de Matemática e Estatística da USP, IME/USP, Brasil.
1985 - 1985
Programação COBOL. (Carga horária: 180h).
Kyoei Facom S/A - Centro de Computação, KF, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Programação Cobol. (Carga horária: 180h).
Kyoei Facom S/A - Centro de Computação, KF, Brasil.
1984 - 1984
Inglês - Intermediário. (Carga horária: 187h).
Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24
Outras informações
É Professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul em regime CLT. Por meio de concurso público foi aprovada em 2015 para provimento do cargo efetivo de Professor titular de Bioestatística nessa Instituição. Foi professora de Informática Médica do Curso de Medicina [1sem/2015; 2/sem2015]; Bioestatística do Curso Básico da Escola da Saúde [2sem/ 2016]; Fundamentos de Psicometria do curso de Psicologia [2sem/2017; 1sem/2018]; Matemática Financeira do curso Básico da Escola de Negócios [2sem/2017]. É professora de Estatística Aplicada à Estatística no Curso de Psicologia desde 2sem/2017; Análise de dados Realísticos no curso de Medicina desde 2sem/2018.

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Linhas de pesquisa
Bioestatística
01/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Medicina, Curso de Medicina.

Atividade realizada
Membro do Grupo de Trabalho para Elaboração e Desenvolvimento do Mestrado Ensino em Saúde.
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola da Saúde, .

Linhas de pesquisa
Bioestatística
05/2015 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programa Mentoring
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Medicina, .

Cargo ou função
Consultoria: Estatística responsável pelas técnicas de processamento estatístico, matemático e computacional dos dados da avaliação do Curso de Medicina da USCS.
02/2015 - 12/2015
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Médica
Metodologia Científica

Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Universitário Assistente, Carga horária: 19
Outras informações
http://www.fsa.br/psicologia Professora da Disciplina de Estatística Aplicada à Psicologia do Curso de Psicologia, Bioestatística do Vurso de Biologia, Álgebra Linear do curso de Engenharia Ambiental, Matemática Financeira do curso de Matemática Aplicada, de Projetos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia e Letras da Fundação Santo André. Por meio de concurso público foi aprovada em 2015 para provimento do cargo substituto de Professor de Estatística nessa Instituição.

Atividades

12/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Educação Matemática, .

Linhas de pesquisa
Educação Estatística
09/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Psicologia

Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Matemático, Carga horária: 30
Outras informações
Funcionária Fundação Faculdade de Medicina,l exercendo a função de Matemático, lotada no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica Professor Eduardo Marcondes - CEDEM na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Desde 30/01/2014 estava registrada no Conselho Regional de Estatística CONRE 3 SP sob o número 9945 A e então assumiu responsabilidades das técnicas estatísticas.

Atividades

12/2008 - 02/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina da USP, .

12/2008 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina da USP, .

Serviço realizado
Técnicas de Processamento Matemático e Computacional em Edcuação; Construção e Validade de Testes e Escalas aplicadas à Educação.

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como estatística responsável no Núcleo de Avaliação da UNICID. Foi co-orientadora colaboradora em estatística para o programa de pós-graduação do Hospital Servidor Público Estadual (IAMSPE)/UNICID em 2014. Participou de pesquisas na Especialidade de Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Educação.

Atividades

06/2013 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Medicina, .

06/2013 - 08/2014
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
06/2013 - 08/2014
Serviços técnicos especializados , Curso de Medicina, .

Serviço realizado
Construção e Validade de Testes e Escalas aplicadas à Educação; Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Educação; Bioestatística.
06/2013 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Medicina, .

Cargo ou função
Consultoria Estatística para os projetos dos professores pesquisadores.

Clinica de Anestesiologia e dor de São Paulo, -, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
1 Aula de 4 horas sobre Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Educação e sobre Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais para uma disciplina da pós graduação em anestesiologia

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
8 hs de Aula de Estatística Básica para o curso de pós graduação em Anestesiologia

Atividades

10/2014 - 10/2014
Ensino, Pós Graduação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicometria

Colégio Hugo Sarmento, CHS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 15
Outras informações
Em 2010 começou a trabalhar como assessora no INEP com avaliações do ENEM e considerou conflito de interesses continuar atuando no terceiro ano do Ensino Médio nessa Instituição


Sociedade Civil Degrau - Escola Carlitos SP, SCD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora II vínculo Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de sétima e oitava séries do Ensino Fundamental

Atividades

08/2003 - 05/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Sociedade Civil Degrau - Escola Carlitos SP, .

08/2003 - 05/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática; Desenho Geométrico; Estatística
12/2005 - 04/2006
Treinamentos ministrados , Sociedade Civil Degrau - Escola Carlitos SP, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de matemática (elaboração de currículo e projetos pedagógicos) para professores do Ensino Fundamental I e II.
08/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Sociedade Civil Degrau - Escola Carlitos SP, .

Serviço realizado
Pesquisa e desenvolvimento de projetos estratégicos - colaboradora..
02/2004 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Sociedade Civil Degrau - Escola Carlitos SP, .

Serviço realizado
Atendimento Psicopedagógico Insitutcional para alunos portadores de Transtorno de Aprendizagem e com Dificuldades deAprendizagem..

Rede Estadual de Ensino de São Paulo, RESP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof II e III: Eventual, ACT OFA e Efetiva

Atividades

04/1985 - 07/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática: Geometria Plana, Espacial, Trigonometria, Álgebra, Matemática Financeira e Estatística.
Física: Mecânica, Termologia, Eletricidade e Ótica.
04/1985 - 07/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho Geométrico; Matemática; Estatística.
02/1995 - 12/1995
Serviços técnicos especializados , Rede Estadual de Ensino de São Paulo - SP - BRA, .

Serviço realizado
Atendimento Psicopedagógico Institucional a crianças e adolescentes do Ensino Fundamental II com Dificuldade de Aprendizagem - voluntária.

Piratinins Instituto Educacional, PIE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 4
Outras informações
Escola com alunos portadores de deficiências


Trilha Unidade de Integração do Dsenvolvimento, TRILHA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Professora autonoma, Enquadramento Funcional: Professora de matemática


Colégio Washington, CW, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 12


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações
Pertence ao Banco Nacional de Itens e elaborou itens para ENEM/ENCCEJA


Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações
Elaboradora de itens para SARESP


Coordenadoria Geral dos Núcleos de Ação Educativa - CONAE, CONAE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em estatística, Carga horária: 20
Outras informações
Núcleo de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo. Estágio pelo CIEE para o curso de Bacharela em Estatístic iniciado em agosto de 2011 e finalizado em dezembro de 2013

Atividades

02/2012 - 04/2012
Estágios , Núcleo de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, .

Estágio realizado
Técnicas de processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Educação.

Instituto de Matemática e Estatística USP, IME/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora PAE
Outras informações
Monitora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino em disciplinas de Estatística Básica durante cursos de verão (programa aberto à comunidade, professores em geral e alunos, inclusive de Ensino Médio) e disciplinas regulares, para alunos do curso de licenciatura em matemática do IME, e de outras unidades, quais sejam, Educação Física, Física, Educação, Administração.

Atividades

02/2001 - 06/2003
Ensino, Estatística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Processos Estocásticos para o curso de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Computação.
Introdução a Análise Combinatória e Probabilidade, para o curso de Verão do Noções de Estatística para os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Física, Educação Física, Ciências Sociais, Geografia, Meteorologia e Geofísica, Ciê
Introdução a Probabilidade e Estatística para os cursos de Administração e Economia.
Uma Introdução à Análise Exploratória de Dados e Métodos Estatísticos, para o curso de Verão.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Aluno de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós Graduação
Outras informações
Recebeu equipamento (lap top) da FAPESP pelo LIM-05 HCFMUSP Foi bolsista do programa CAPES pelo programa de Fisiopatologia Experimental como monitor PAE nas Unidades EACH USP e Geociências USP (1 ano) Foi bolsista CNPq pelo LIM-05 HCFMUSP (1 ano)

Atividades

08/2007 - Atual
Estágios , Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental.

Estágio realizado
Elaboração de georreferenciamento de trilha em parque na USP com ensino de educação ambiental.
02/2007 - Atual
Estágios , USP Leste, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Estágio realizado
Elaboração de e-learnings de Análise Combinatória, Probabilidade Condicional, estatística descritiva usando planilha eletrônica Microsoft Excel e programa R.

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora em Jundiaí São Paulo


Faculdade de Educação da USP, FE USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Prestação serviços - Eventual, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços Pedagógicos
Outras informações
Serviços em projeto pedagógico de Matemática de 10/04 a 28/04/2000 na Escola de Aplicação da FEUSP


Escola do Futuro - USP, ESCOLA DO FUTURO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Editora Moderna, EDITORA MODERNA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Prestação serviços - Temporári, Enquadramento Funcional: Editora de textos

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Prestação serviços - Temporári, Enquadramento Funcional: Editora de textos



Linhas de pesquisa


1.
Educação Estatística

Objetivo: Desenvolver pesquisas em Educação Estatística com referenciais teóricos consistentes, que permitam conhecer e compreender o processo ensino e aprendizagem desta ciência a fim de socializar a cultura da Estatística no Brasil. Tem como meta elaborar instrumentos que promovam a construção do conhecimento estatístico..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Estatística.
2.
Educação Matemática

Objetivo: Desenvolver pesquisas em Educação Matemática com referenciais teóricos consistentes, que permitam conhecer e compreender o processo ensino e aprendizagem desta ciência a fim de socializar a cultura da Matemática no Brasil. Tem como meta elaborar instrumentos que promovam a construção do conhecimento matemático..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Matemática.
3.
Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular

Objetivo: Desenvolver pesquisas em Planejamento e Desenvolvimento Curricular com referenciais teóricos consistentes, que permitam conhecer e compreender instrumentos utilizados na gestão do planejamento curricular, a fim de socializar a cultura do Planejamento e Desenvolvimento Curricular no Brasil..Tem como meta elaborar instrumentos que promovam a gestão do planejamento curricular..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Currículo.
4.
Técnicas de processamento Matemático e computacional em Educação
5.
Construção e Validade de Testes e Escalas aplicadas à Educação
6.
Construção e Validade de Testes e Escalas aplicadas à Educação
7.
Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Educação
8.
Construção e Validade de Testes e Escalas aplicadas à Educação
9.
Bioestatística
10.
Bioestatística
11.
Educação Estatística

Objetivo: Desenvolver pesquisas em Educação Estatística com referenciais teóricos consistentes, que permitam conhecer e compreender o processo ensino e aprendizagem desta ciência a fim de socializar a cultura da Estatística no Brasil. Tem como meta elaborar instrumentos que promovam a construção do conhecimento estatístico..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Estatística.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Construção de uma Matriz de Competências e Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem para o Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mediante as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Descrição: Projeto de Iniciação Científica de Ana Carolina Gonçalves Plataforma Brasil número CAAE 45146915.1.0000.5510.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Regina Albanese Pose - Integrante / José Lúcio Martins Machado - Coordenador / Ana Carolina Gonçalves - Integrante.
2015 - Atual
Análise das Matrizes de Competências e Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem de 25 cursos de Medicina com metodologias ativas.
Descrição: Projeto de Iniciação Científica de Felipe Augusto da Silva Plataforma Brasil número CAAE 45146715.0.0000.5510.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Regina Albanese Pose - Integrante / José Lúcio Martins Machado - Coordenador / Felipe Augusto da Silva - Integrante.
2012 - 2015
Verificação de conhecimentos por meio de exame internacional - IFOM e correlação de desempenho curricular ponderado no curso de graduação em medicina da Universidade de São Paulo
Descrição: Avaliação é uma parte essencial do processo educativo e conceitualmente ligada à aprendizagem, envolvendo medidas subjetivas e objetivas em abordagens qualitativas e quantitativas. O programa de avaliações desenvolvido pela National Board of Medical Examiners (NBME), International Foundation of Medicine (IFOM), promove um instrumento de mensuração do entendimento que os estudantes de medicina tem desta área em seu aspécto fundamento como ciencia. O objetivo desta é correlacionar os resultados do teste IFOM com os desempenhos curriculares dos estudantes de graduação em medicina da FMUSP dos 4º, 5º e 6º anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Education for Health: Change in Learning & Practice


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Construção e Validade de Testes e Escalas aplicadas à Educação.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Bioestatística.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Estatística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Professora Paraninfa dos Formandos na 8a. série 2005 do Ensino Fundamental II, Comissão de Formatura da escola Carlitos, Escola Carlitos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, JOAQUIM EDSON2014VIEIRA, JOAQUIM EDSON ; TORRES, MARCELO LUÍS ABRAMIDES ; POSE, REGINA ALBANESE ; JUNIOR, JOSÉ OTÁVIO COSTA AULER . Avaliação do clube de revista de anestesiologia por meio de mudanças semânticas. Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 64, p. 258-262, 2014.

2.
VIEIRA, JOAQUIM EDSON2014VIEIRA, JOAQUIM EDSON ; TORRES, MARCELO LUÍS ABRAMIDES ; POSE, REGINA ALBANESE ; AULER, JOSÉ OTÁVIO COSTA . Anesthesiology Journal club assessment by means of semantic changes. Brazilian Journal of Anesthesiology, v. 64, p. 258-262, 2014.

3.
VIEIRA, JOAQUIM EDSON2014VIEIRA, JOAQUIM EDSON ; ABRAMIDES TORRES, MARCELO LUÍS ; POSE, REGINA ALBANESE ; COSTA AULER JUNIOR, JOSÉ OTÁVIO . Evaluación del club de la revista de anestesiología por medio de cambios semánticos. Brazilian Journal of Anesthesiology (Edicion en Espanol), v. 64, p. 258-262, 2014.

4.
MACHADO, JOSÉ LÚCIO MARTINS2012MACHADO, JOSÉ LÚCIO MARTINS ; SOUZA, SONIA REGINA PEREIRA DE ; BRENNA, SYLVIA MICHELINA FERNANDES ; POSE, REGINA ALBANESE ; BOLLELA, VALDES ROBERTO ; VIEIRA, JOAQUIM EDSON . Use of epidemiological data as the basis for developing a medical curriculum. São Paulo Medical Journal (Impresso), v. 130, p. 109-114, 2012.

5.
RAMALHO, ALAN SAITO2012 RAMALHO, ALAN SAITO ; SILVA, FELIPE DUARTE ; KRONEMBERGER, TATIANA BARBOZA ; POSE, REGINA ALBANESE ; TORRES, MARCELO LUIS ABRAMIDES ; CARMONA, MARIA JOSÉ CARVALHO ; AULER, JOSÉ OTÁVIO COSTA . Anesthesiology Teaching during Undergraduation through an Academic League: what is the Impact in Students- Learning?. Revista Brasileira de Anestesiologia (Impresso), v. 62, p. 63-73, 2012.

6.
ABENSUR, S. I.2011ABENSUR, S. I. ; RIOS, I. C. ; POSE, Regina A. ; DANILA, A. H. ; VIEIRA, J. E. . Development of an online system for management a congress. Health Informatics Journal, v. 01, p. 118-122-122, 2011.

7.
TEMPSKI, PATRICIA2009TEMPSKI, PATRICIA ; PEROTTA, BRUNO ; POSE, REGINA A ; VIEIRA, JOAQUIM E . A questionnaire on the quality of life of medical students. Medical Education (Oxford. Print), v. 43, p. 1107-1108, 2009.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAMALHO, A. S. ; SILVA, F. D. ; KRONEMBERGER, T. B. ; TORRES, M. L. A. ; CARMONA, M. J. C. ; AULER JUNIOR, J. O. C. ; POSE, Regina A. . Liga acadêmica como forma de ensino de anestesiologia durante a graduação: análise do aprendizado dos alunos. Diagnóstico e tratamento, Assoc. Paulista de Medicina, p. 151 - 151.

2.
POSE, REGINA A. Qual a Sua perspectiva? Um Projeto didático de matemática para a 7ª série. Panorama - A revista do fundamental II da Escola Carlitos, Escola Carlitos, p. 43 - 43.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIDEIRA, R. ; VIEIRA, J. E. ; POSE, Regina A. . Heurísticas e práticas relacionadas ao uso de antagonistas de bloqueador neuromuscular. In: 56º Congresso Brasileiro de Anestesiologia, 2009, Salvador. Revista da Associação Médica Brasileira, 2009. p. 230-230.

Apresentações de Trabalho
1.
TEMPSKI, P. ; PEROTTA, B. ; POSE, Regina A. ; VIEIRA, J. E. . A questionnaire on the quality of life of medical studentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
RAMALHO, A. S. ; SILVA, F. D. ; KRONEMBERGER, T. B. ; TORRES, M. L. A. ; CARMONA, M. J. C. ; AULER JUNIOR, J. O. C. ; POSE, Regina A. . Liga acadêmica como forma de ensino de anestesiologia durante a graduação: análise do aprendizado dos alunos. São Paulo 2011 (Revista).

2.
VIEIRA, J. ; POSE, Regina A. . Heurísticas e práticas relacionadas ao uso de antagonista de bloqueador neuromuscular. São Paulo 2009 (Revista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARASHIRO, I. H. I.; POSE, REGINA ALBANESE; LUZ, R. N.. Participação em banca de Daniele da Silva Santos. Educação Estatística nos anos finai.Educação Estatística nos anos finais do EF e EM: uma visão a partir de artigos científicos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40º SIMPANEST - Simpósio de Atualização em Anestesiologia.Como fazer uma prova de questões de múltipla escolha?. 2014. (Simpósio).

2.
III CONAVE. 2014. (Congresso).

3.
Workshop on Generalized Additive Models with P-splines - ESAQ/USP - de 13 a 16/05. 2014. (Outra).

4.
39 Simpanest - Simpósio de Atualização em anestesiologia.Como fazer uma prova de questões de múltipla escolha?. 2013. (Simpósio).

5.
Fórum: Os Desafios da Residência Médica no Brasil - Faculdade de Medicina da USP. 2013. (Outra).

6.
II Simpósio Internacional do Programa de pós graduação em clínica cirúrgica - Fac. Med. USP. 2013. (Simpósio).

7.
Reunião Científica.Relatora: Avaliação/competencia-alunos da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo. 2013. (Outra).

8.
1º Evento de Capacitação de Elaboradores e Revisores para o Banco de Itens da Fundação VUNESP. 2012. (Outra).

9.
20 Simposio Nacional de Probabilidade e Estatística.Matriz e escala de proficiencias no Ensino médico:Uma proposta metodológica para a Gestão de Processo Educacional com aplicações da teoria da resposta ao Item Multidimensional (TRIM). 2012. (Simpósio).

10.
20º SINAPE. 2012. (Simpósio).

11.
38 Simpanest - Simpósio de Atualização em anestesiologia.Como fazer uma prova de questões de múltipla escolha?. 2012. (Simpósio).

12.
50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2012. (Congresso).

13.
II CONAVE. Proposta metodológica para a gestão no Ensino Médico: Aplicações da Teoria da Resposta ao Item. 2012. (Congresso).

14.
II CONAVE. Oficina: Teoria Clássica da Medida - Alguns Conceitos e Aplicaçãoes. 2012. (Congresso).

15.
Item Response Theory and Computerized Adaptive Testing by Assesment Systems Corporation and the University of Brasília - 23 a 25/01. 2012. (Seminário).

16.
Seminários de Estatística, Educação e Avaliação da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista-VUNESP- Tema MOdelos da Teoria da Resposta ao Item Multidimensionais - parte 1 e 2. 2012. (Seminário).

17.
Workshop on Longitudinal and Incomplete Data - ESAQ/USP - de 12 a 16/11. 2012. (Outra).

18.
2º Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item. Avaliação contínua da graduação em medicina: Aplicação da Teoria de resposta ao Item (TRI). 2011. (Congresso).

19.
2º Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item. 2011. (Congresso).

20.
2º Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item. Análise da proficiencia em anestesiologia dos academicos do quarto ano de medicina. 2011. (Congresso).

21.
2º Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item. Avaliação ao risco de complicações perioperatórias em pacientes submetidos a cirurgia de cabeça e pescoço: Aplicação da Teoria de resposta ao Item (TRI). 2011. (Congresso).

22.
Item Response Theory and Computerized Adaptive Testing by Assesment Systems Corporation and the University of Brasília - 11 a 13/07. 2011. (Seminário).

23.
XII Escola de Modelos de Regressão.Análise da avaliação de Academicos e Docentes em trabalhos apresentados no 7º Congresso de Educação Médica Paulista. 2011. (Outra).

24.
XII Escola de Modelos de Regressão.Uma analise pela teoria da resposta ao Item do Teste do Progresso da Faculdade de Medicina da USP. 2011. (Outra).

25.
XII Escola de Modelos de Regressão.Um estudo preliminar para construção de uma Escala de Proficiencia para os alunos da 2ª série do Ensino Fundamental do SARESP atraves da TRI. 2011. (Outra).

26.
XII Escola de Modelos de Regressão.Validação e padronização do Programa de Avaliação Curricular das disciplinas de HUmanidades Médicas da Faculdade de Medicina da USP. 2011. (Outra).

27.
19º Simposio Nacional de Probabilidade e Estatistica.O Programa de Avaliação Curricular das Disciplinas de humanidades Médicas do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da USP: Inicio de um estudo com a TRI(Teoria de resposta ao ITEM). 2010. (Simpósio).

28.
19º SINAPE - Simposio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2010. (Simpósio).

29.
1º Evento de Elaboração de Itens do Banco de Itens - BNI (INEP). 2010. (Outra).

30.
7º Congresso Paulista de Educação Médica - Fac. Med. USP. Participação como membro da Comissão Organizadora. 2010. (Congresso).

31.
7º Congresso Paulista de Educação Médica - Fac. Med. USP. 2010. (Congresso).

32.
7º Congresso Paulista de Educação Médica - Fac. Med. USP. Participação como membro da Comissão Científica. 2010. (Congresso).

33.
I Congresso Nacional de Avaliação em Educação - CONAVE. 2010. (Congresso).

34.
I Congresso Nacional de Avaliação em Educação - CONAVE. Oficina: Uma breve apresentação da TRI - Teoria de resposta ao ITEM. 2010. (Congresso).

35.
54ª RBRAS e 13ª SEAGRO. 2009. (Simpósio).

36.
54ª RBRAS e 13ª SEAGRO / Minicurso Demografia Estatística e Saúde - Universidade de São Carlos de 27 a 31/07. 2009. (Simpósio).

37.
54ª RBRAS e 13ª SEAGRO / Minicurso Modelos Estatísticos em Metanálise - Universidade de São Carlos de 27 a 31/07. 2009. (Simpósio).

38.
56º Congresso Brasileiro de anestesiologia (6º Congresso da Dor r 5º Congresso de Ressuscitação e reanimação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia). Autor de Tema Livre: Heuristicas e práticas relacionadas ao uso de antagonosta de bloqueador neuromuscular.. 2009. (Congresso).

39.
Curso de Primeiros Socorros - Na Bola de Neve Jardim da Infancia Ltda. 2009. (Outra).

40.
I Congresso Brasileiro de Teoria de |Resposta ao Item. 2009. (Congresso).

41.
I Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao ITEM. Teoria de resposta ao Item: Aplicação de Análise de itens nos testes do progresso na faculdade de medicina da USP: Projeto Piloto. 2009. (Congresso).

42.
I Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao ITEM. O Programa de Avaliação Curricular das Disciplinas de humanidades Médicas do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da USP: Inicio de um estudo com a TRI(Teoria de resposta ao ITEM). 2009. (Congresso).

43.
I Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao ITEM. Avaliar competencias no Programa de Segurança do Paciente durante o Internato na Faculdade de Medicina da USP através de metodologia OSCE (Organized Structure Clinical Examination) com pacientes simulados: Estudo Piloto Utilizando a TRI. 2009. (Congresso).

44.
I Jornada de Debates sobre a Integração Clinico-Experimental em Neurociencias - Fac. de Medicina USP. 2008. (Outra).

45.
VI Encontro Nacional da Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil- ANUUFEI e II Simpósio Interinstitucional sobre inclusão - UNIFESP. 2007. (Encontro).

46.
38º Encontro de Estatística.Estatística no curriculo do ensino fundamental da 7ª e 8ª séries. 2005. (Outra).

47.
A Estatística nossa de cada dia - IME/USP. 2005. (Oficina).

48.
Semana de Letras - UNIP.Ministrou Oficina: Os Jogos de senha e o Raciocínio Lógico. 2005. (Outra).

49.
16º SINAPE - Simposio Nacional de Probabilidade e estatistica.Um projeto para um curso de estatistica no curriculo de matemática da 7ª e 8ª séries da Escola Carlitos. 2004. (Simpósio).

50.
Congresso Internacional sobre Projetos. A estatistica no Curriculo de Matemática. 2004. (Congresso).

51.
Congresso Internacional sobre Projetos. Qual é a su perspectiva? Um Projeto didático de matemática para a sétima série. 2004. (Congresso).

52.
Encontro Regional de Métodos Estatisticos para Melhoria da Qualidade - 1º Encontro de Profissionais de Estatística - Semana de estatística 2004.Um projeto para um curso de estatistica no curriculo de matemática da 7ª e 8ª séries. 2004. (Encontro).

53.
Semana da Licenciatura do IME USP. 2004. (Outra).

54.
VII Encontro Paulista de Educação Matemática "Matemática na Escola: conteúdos e contextos" - FEUSP. 2004. (Encontro).

55.
VII Encontro Paulista de Educação Matemática "Matemática na Escola: conteúdos e contextos" - FEUSP.Curso Qual é a sua perspectiva? Um projeto didático de matemática para a sétima série. 2004. (Encontro).

56.
VII Encontro Paulista de Educação Matemática - Faculdade de Educação da USP.A implantação do currículo e do projeto de matemática da 7ª série da escola Carlitos. 2004. (Encontro).

57.
1º Encontro da RPM - Revista do Professor de Matemática - Mackenzie.Oficina: Probabilidade Condicional e informação no problema dos três pioneiros. 2002. (Encontro).

58.
I Encontro de Educação: Sentimentos e Competencias para o séc. XXI - ACTA/Cursos e Assessoria Educacional.Oficina: Tangran. 2001. (Encontro).

59.
14º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. 2000. (Simpósio).

60.
II Ciclo de estudos de Psicopedagogia Mackenzie - Focalizando a ação Psicopedagógica.Cryptos. 1999. (Outra).

61.
Oficinas do CAEM - IME USP.Conceitos de divisibilidade e o jogo senha. 1999. (Oficina).

62.
Seminário de Estatística Industrial no IME-USP (26 a 28/01). 1999. (Seminário).

63.
Oficinas do CAEM - IME USP.Jornais e revistas nas aulas de matemática; possibilidades e limites. 1998. (Oficina).

64.
Oficinas do CAEM - IME USP.Conceitos de divisibilidade e o jogo senha. 1998. (Oficina).

65.
V Encontro Paulista de Educação Matemática. 1998. (Encontro).

66.
V Encontro Paulista de Educação Matemática.Relato de experiencia: Uma experiencia do laboratorio de matemática da faculdade de educação da Universidade de São Paulo. 1998. (Encontro).

67.
V Encontro Paulista de Educação Matemática.Oficina Pedagógica: JOrnais em aulas de matemática, possibilidades e limites. 1998. (Encontro).

68.
2ª Semana de educação da Matemática, Estatística e computação do IME - minicurso "Números Irracionais não pensam? - Conversando sobre números reais". 1997. (Outra).

69.
2ª Semana de educação da Matemática, Estatística e computação do IME - minicurso "Uma casa para infinitos pombos-conversando sobre conjuntos infinitos". 1997. (Outra).

70.
Quebra~cabeça pitagóricos - IME/USP. 1997. (Oficina).

71.
VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia - Faculdade de Educação USP.Atividades continuadas de Classificação dos seres vivos no ensino fundamental - 1ª a 4ª séries. 1997. (Encontro).

72.
Semana de Educação e Matemática.Ciclo de Conferencias sobre Educação Geral e Educação Matemática no IME-USP. 1996. (Outra).

73.
2ª Mostra de trabalhos de Matemática no CAEM - Oficinas:"Álgebra: um caminho para as equações"; " O conceito de ângulo e o estudo de geometria" - IME/USP. 1995. (Oficina).

74.
Conferencia e seminário: Novas perspectivas para o ensino da Aritmética - Laboratório de Psicopedagogia/IPUSP. 1995. (Outra).

75.
Fundamentação histórica para o trabalho com frações e decimais - IME/USP. 1995. (Oficina).

76.
II Encontro Internacional de Psicomotricidade. 1995. (Encontro).

77.
I JOrnada de Psicopedagogia da Unimarco. 1995. (Outra).

78.
IV JOrnada Regional de Autismo - Reião Sudeste e do II Encontro de Amigos do Autista. 1995. (Outra).

79.
Uso do ábaco e as operações com números inteiros - IME/USP. 1995. (Oficina).

80.
1º Encontro Nacional de Educadores de Surdos. 1994. (Encontro).

81.
Estatística e chanches - IME/USP. 1994. (Oficina).

82.
Explorando áreas e frações com o Tangran - IME/USP. 1994. (Oficina).

83.
Geometria do papel circular - IME/USP. 1994. (Oficina).

84.
II Encontro Brasileiro sobre a Sindrome de Rett e II Seminário sobre distúrbios do desenvolvimento Infantil. 1994. (Encontro).

85.
II seminário sobre desenvolvimento infantil -Univ. São Judas Tadeu. 1994. (Seminário).

86.
O cálculo de áreas no primeiro grau - IME/USP. 1994. (Oficina).

87.
Ensinando Trigonometria com a construção do relógio de sol egípcio - IME/USP. 1993. (Oficina).

88.
II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Dislexia. 1993. (Encontro).

89.
Materiais didáticos para o início do trabalho com álgebra - IME/USP. 1993. (Oficina).

90.
Repensando os problemas de Matemática nos livros didáticos - IME/USP. 1993. (Oficina).

91.
Trabalhando gráficos cartesianos através de jogos. 1993. (Oficina).

92.
Didática e História da Matemática - Relações entre álgebra e geometria / IME-USP. 1992. (Oficina).

93.
Simposio Internacional de Epistemologia Genética "Piaget-10 anos depois". 1990. (Simpósio).

94.
X Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1989. (Congresso).



Outras informações relevantes


Professora eleita representante do Ensino Fundamental II no Grupo Estratégico da Escola Carlitos durante o segundo semestre de 2005.
Pesquisadora convidada para ser membro colaborador na Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento do Conselho Regional de Estatística do Estado de São Paulo CONRE-3-SP em 2015
Professora convidada para ser membro do grupo de educação estatística latino americano, recém-criado em julho de 2015 no IASE Satellite Conference no Rio de Janeiro.



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