Michele Carvalho de Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1603969901775272
  • Última atualização do currículo em 02/04/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Atualmente é professora do ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: polinômios ortogonais e polinômios ortogonais de sobolev. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michele Carvalho de Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão.
Br 369, km 0,5
87301-006 - Campo Mourao, PR - Brasil - Caixa-postal: 271
Telefone: (44) 35234156
Ramal: 225
Fax: (44) 35234902
URL da Homepage: www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
com período sanduíche em Université Claude Bernarde Lyon 1 (Orientador: Jana Trgalova).
Título: Equações Diferenciais Ordinárias no contexto dos registros de representação semiótica e da Modelagem Matemática, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Lilian Akemi Kato..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática; Equações Diferenciais Ordinárias; Registros de representação semiótica; Modelagem Matemática; Mudanças de domínio.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2006 - 2008
Mestrado em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Comportamento assintótico dos polinômios ortogonais de Sobolev-Jacobi e Sobolev-Laguerre,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Eliana Xavier Linhares de Andrade.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: O ensino da matemática através dos jogos na educação infantil.
Orientador: Rozeméry Zimpel.




Formação Complementar


2011 - 2011
Atividades de capacitação e planejamento do ensino. (Carga horária: 75h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao Moodle. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2011 - 2011
Semana de Capacitação e Planejamento de Ensino. (Carga horária: 35h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
Ambientação para novos servidores. (Carga horária: 15h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
Semana de Capacitação e Planejamento de Ensino. (Carga horária: 35h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao Latex. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Verão. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2012 - 06/2013
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
02/2012 - 06/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
02/2012 - 06/2013
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
02/2012 - 06/2013
Ensino, Engenharia Eletrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Eletrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
02/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia em Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
02/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
02/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
05/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Campo Mourão, .

Cargo ou função
Membro da comissão organizadora da gincana do curso técnica integrado em Informática/2011.
03/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
03/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
03/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Campus Campo Mourão, Campus Campo Mourão.

Atividade realizada
Orientadora de monitoria da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I para os cursos de Engenharia..
05/2010 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Campo Mourão, .

Cargo ou função
Membro da equipe organizadora da Olímpiada de Matemática..
07/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Campo Mourão, .

Cargo ou função
Membro da comissão organizadora do XI varal de poesias..
05/2010 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Campo Mourão, .

Cargo ou função
Membro da comissão organizadora da gincana do curso técnico integrado em Informática/2010..
08/2010 - 09/2010
Extensão universitária , Campus Campo Mourão, .

Atividade de extensão realizada
O uso do software GeoGebra no Ensino da Matemática.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Integral e Diferencial I
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Atividades

07/2008 - 12/2009
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo B
02/2009 - 07/2009
Ensino, Química Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo A
Geometria Analítica
Matemática Básica
06/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
2/2006 - 3/2006
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
Matemática Básica
03/2004 - 02/2006
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Matemática no contra-turno do ensino fundamental.
2/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Integral e Diferencial I
Estatística
Geometria Analítica e Álgebra Linear
2/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Integral e Diferencial I
2/2005 - 12/2005
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Geometria Analítica
Matemática Básica
2/2005 - 12/2005
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
2/2005 - 12/2005
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
6/2004 - 12/2004
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Estatística
Geometria Analítica e Álgebra Linear
6/2004 - 12/2004
Ensino, Química Licenciatura e Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
6/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
5/2003 - 2/2004
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Atividade realizada
Atividades de Monitoria na disciplina de Cálculo I, do curso de Engenharia de Pesca (como discente).
9/2002 - 3/2003
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Atividade realizada
Atividade de Monitoria na Disciplina de Cálculo I, do curso de Engenharia de Pesca ( como discente).


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Ensino da Matemática
Descrição: O grupo tem buscado investigar metodologias e/ou sequências didáticas que contribuem para a aprendizagem da Matemática, em nível da Educação Básica. As propostas estão em fase de elaboração e aplicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Tecnologia do Conhecimento Matemático
Descrição: Desenvolve metodologias de pesquisa operacional e da estatística aplicada que possam favorecer o estudo de temas aplicados nas áreas de alimentos, meio ambiente e construção civil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
O uso do software GeoGebra no ensino da matemática
Descrição: Atividade de extensão com os professores da rede Estadual de Ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2006
Matemática no contra-turno do Ensino Fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARROS, M. C.2016BARROS, M. C.; KATO, L. A. . O Ensino das Equações Diferenciais em Livros Didáticos Adotados para os Cursos de Engenharia: um estudo à luz das mudanças de domínios e dos registros de representações semióticas. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, v. 7, p. 19-38, 2016.

2.
MOGNON, A.2012MOGNON, A. ; BARROS, M. C. . O uso do software GeoGebra no ensino da matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. CCCVIII-CCCXXII, 2012.

3.
BARROS, M. C.2012BARROS, M. C.; KATO, L. A. ; MOGNON, A. . Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. CCXCIV-CCCVII, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, M. C.; Melo, P. A, P. ; KATO, L. A. . APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá-Pr. Anais da X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017.

2.
KATO, L. A. ; Vidotti, D. B. ; BARROS, M. C. . UM OLHAR PARA OS MODELOS MATEMÁTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO SUPERIOR. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Anais do VII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016.

3.
BARROS, M. C.; KATO, L. A. . As mudanças de domínios e de registros de representação em atividade de Modelagem Matemática. In: XIII Encontro paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Anais do XIII Encontro paranaense de Educação Matemática, 2015.

4.
BARROS, M. C.; KATO, L. A. . Análise de uma atividade de modelagem matemática à luz da dialética ferramenta-objeto.. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. XII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014.

5.
BARROS, M. C.; KATO, L. A. . A Modelagem Matemática e a Educação Ambiental Crítica: um estudo sobre a dinâmica populacional de Campo Mourão. In: VI Encontro Paranaense de Modelagem Matemática Em Educação Matemática., 2014, Curitiba. VI EPMEM - Curitiba, 2014.

6.
BARROS, M. C.; KATO, L. A. . O ciclo da dialética ferramenta-objeto em atividade de modelagem matemática.. In: VIII Conferência Nacional sobre modelagem na Educação Matemática, 2013, Santa Maria/RS. Anais da VIII CNMEM, 2013.

7.
BARROS, M. C.; KATO, L. A. ; MOGNON, A. . Um estudo sobre os conhecimentos prévios mobilizados pelos estudantes em questões envolvendo o conceito de limite.. In: 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza/CE. 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, M. C.. La Modélisation Mathématique et les changement de cadres dans l?étude des équations différentielles ordinaires.. In: Xème séminaire des Jeunes Chercheurs., 2016, Lyon - França. Anais do Xème séminaire des Jeunes Chercheurs., 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, M. C.; Andrade E.X.L. . Propriedades assintóticas dos polinômios ortogonais de Jacobi-Sobolev. In: XXX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e cComputacional, 2007, Florianópolis-SC. XXX CNMAC Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, M. C.; KATO, L. A. ; MOGNON, A. . Um estudo sobre os conhecimentos prévios mobilizados pelos estudantes em questões envolvendo o conceito de limite.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BARROS, M. C.; MACOWSKI, D. H. . O uso do software GeoGebra nas aulas de Cálculo Numérico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MOGNON, A. ; BARROS, M. C. . O uso do software GeoGebra no ensino da matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MOGNON, A. ; BARROS, M. C. . O uso do software GeoGebra no Ensino da Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARROS, M. C.; MOGNON, A. ; KATO, L. A. . Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARROS, M. C.. Propriedades assintótica dos polinômios ortogonais de Jacobi-Sobolev.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, M. C.; MOGNON, A. . Curso de Nivelamento em Matemática. 2013. .

2.
KATO, L. A. ; FIGUEIREDO, D. F. ; BRAZ, B. C. ; UMBEZEIRO, B. M. ; BARROS, M. C. . Avaliação da apredizagem em atividades de Modelagem Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS, M. C.. Participação em banca de Cristina Reina.A Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
BARROS, M. C.. Participação em banca de Gracielle Muller.A Resolução de Problemas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BARROS, M. C.. Banca Examinadora para avaliação individual e antecipada de conhecimentos, atitudes e habilidades. 2011. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Cargnin, C; BARROS, M. C.; Correa, W.J.. Processo Seletivo para professor de Ensino Superior. 2011. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BARROS, M. C.. Prova de suficiência. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
BARROS, M. C.. Banca Examinadora para avaliação individual e antecipada de conhecimentos, atitudes e habilidades. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.A Modelagem Matemática e a Educação Ambiental Crítica: um estudo sobre a dinâmica populacional de Campo Mourão. 2014. (Encontro).

2.
XII Encontro Paranaense de Educação Matemática.Análise de uma atividade de modelagem matemática à luz da dialética ferramenta-objeto.. 2014. (Encontro).

3.
Alfabetização/Literacia em Saúde: Especificidades no ensino-aprendizagem. 2013. (Outra).

4.
Ensino por Pesquisa: Fundamentos e Práticas. 2013. (Outra).

5.
Registro de representações semióticas: o que é?. 2013. (Outra).

6.
Uma conversa sobre Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2013. (Outra).

7.
VII Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática.O ciclo da dialética ferramenta-objeto em atividade de Modelagem Matemática. 2013. (Outra).

8.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

9.
3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Um estudo sobre os conhecimentos prévios mobilizados pelos estudantes em questões envolvendo o conceito de limite.. 2012. (Simpósio).

10.
I Encontro do IGI - Maringá.O uso do software GeoGebra nas aulas de Cálculo Numérico. 2012. (Encontro).

11.
I Encontro do IGI - Maringá.O uso do software GeoGebra no ensino da Matemática. 2012. (Encontro).

12.
I Ciclo de palestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática:. 2011. (Outra).

13.
I Conferência Latino-Americana de GeGebra.O uso do software GeoGebra no Ensino da Matemática. 2011. (Outra).

14.
I Conferência Latino-Americana de GeoGebra.Aprendizagem significativa de conceitos matemático: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio.. 2011. (Outra).

15.
XI Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2011. (Encontro).

16.
Comunicação - clareza e objetividade na transmissão do conhecimento. 2010. (Oficina).

17.
Drogas nas Instituições de Ensino - Abordagem ao Usuário. 2010. (Outra).

18.
I Mostra de Extensão - EXPOUT.O uso do software geogebra no ensino da matemática. 2010. (Outra).

19.
IV Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

20.
O papel do docente universitário na sociedade contemporânea. 2010. (Outra).

21.
Os desafios do professor na pós-modernidade. 2010. (Outra).

22.
II Encontro de Pós-Graduação do IBILCE - IIEPGI. 2007. (Encontro).

23.
Universidade na Praça. 2007. (Outra).

24.
XXX Congresso de Matemática Aplicada e Computacional. Propriedades assintóticas dos polinômios ortogonais de jacobi-sobolev. 2007. (Congresso).

25.
XXX Congresso de Matemática Aplicada e Computacional. 2007. (Congresso).

26.
XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC.. 2006. (Congresso).

27.
ENINED 2003 - Encontro de Informática Educacional: Inclusão Digital Através da Escola. 2003. (Encontro).

28.
História dos Logaritmos. 2003. (Outra).

29.
Os Aspectos do Algoritmo Gradiente. 2003. (Outra).

30.
Utilizando a Criptografia para Motivar e Introduzir Conceitos de Matemática. 2003. (Oficina).

31.
XVI Semana Acadêmica de Matemática. 2003. (Outra).

32.
Colóquio Regional da Sociedade Brasileira de Matemática. 2002. (Outra).

33.
XIV Semana de Matemática. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, M. C.. Workshop Ensino por Pesquisa: Fundamentos e Práticas.. 2013. (Outro).

2.
BARROS, M. C.; BRAGA, W. S . Gincana do Curso Técnico Integrado em Informática. 2011. (Outro).

3.
BRAGA, W. S ; BARROS, M. C. . Gincana do curso Técnico Integrado em Informática. 2010. (Outro).

4.
BARROS, M. C.. XI Varal de Poesias. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Vitor Braz de Almeida. Atividades de Modelagem Matemática envolvendo os conceitos do Diferencial e Integral.. Início: 2017 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Everton Novais da Silva. Desenvolvimento de um software de Matemática Básica para alunos dos cursos de graduação da UTFPR. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
ALLISON ALFREDO DE OLIVEIRA SAMPAIO. Desenvolvimento de um software de Matemática Básica para alunos dos cursos de graduação da UTFPR. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Camila Forigo. Monitoria de Cálculo Numérico. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Michele Carvalho de Barros.

2.
Vanderson Henrique Neves Freire. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Michele Carvalho de Barros.

3.
Paula Virginia De Almeida Pontes. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Michele Carvalho de Barros.

4.
Vanderson Henrique Neves Freire. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral I. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Michele Carvalho de Barros.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MOGNON, A.2012MOGNON, A. ; BARROS, M. C. . O uso do software GeoGebra no ensino da matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. CCCVIII-CCCXXII, 2012.

2.
BARROS, M. C.2012BARROS, M. C.; KATO, L. A. ; MOGNON, A. . Aprendizagem significativa de conceitos matemáticos: um estudo sobre o uso do GeoGebra como um organizador prévio. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. CCXCIV-CCCVII, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:20:57