Juçara da Silva Barbosa de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9246461933404984
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atualmente sou professora do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Integro o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória- atuando como coordenadora deste último. Ambos do Departamento de História da PUC-Rio. Faço parte do Grupo dos seguintes Grupos de Pesquisas - CNPq: Grupo de Pesquisas "Oficinas da História", "Grupo de Estudos em História da África" - GEHA e sou líder do Grupo de Pesquisas "Laboratório de Ensino de História e Patrimônio Cultural - LEEHPAC. Tenho experiência na área de História, com ênfase em História social e cultural do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história local, história do trabalho, memória e patrimônio, cultura, identidade, cotidiano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juçara da Silva Barbosa de Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de;MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE;MELLO,J.S.B.;MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História.
Rua Marquês de São Vicente
Gávea
25920000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271100


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Fios da rede: industrial e trabalhadores na construção de um grupo empresarial (1940-1949), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Luís Reznik.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Identidade, memória e história em Santo Aleixo: aspectos do cotidiano operário na construção de uma cultura fabril,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Luís Reznik.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Oral.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
2001 - 2005
Graduação em Historia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Compasso da Vida no Ritmo da Fábrica: Identidade e Memória do cotidiano operário em Santo Aleixo.
Orientador: Luis Reznik.




Formação Complementar


2005 - 2005
Programa de Cursos Positivo. (Carga horária: 8h).
Editora Positivo - Sistemas de Ensino, POSITIVO, Brasil.
2003 - 2003
Programa de Cursos Positivo. (Carga horária: 4h).
Distribuidora Positivo, POSITIVO, Brasil.
2002 - 2002
Territórios do cotidiano: olhares e experiências. (Carga horária: 7h).
Distribuidora Positivo, POSITIVO, Brasil.
2000 - 2000
A Prática Pedagógica em Construção. (Carga horária: 8h).
Distribuidora Positivo, POSITIVO, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Agregado 3, Carga horária: 10

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, História Social da Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Especial em Experiência e Conexões Culturais
03/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia e Ensino de História
09/2015 - Atual
Direção e administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Coordenadora Local do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de HIstória.
08/2015 - Atual
Direção e administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Prática de Ensino.
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, .

09/2013 - Atual
Direção e administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Coordenação do Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio Cultural ? LEEHPAC.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Especiais: Tema: Os livros didáticos e o saber histórico escolar
03/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino-Aprendizagem de História - LEAH
03/2016 - 07/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Tutorial
03/2016 - 07/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino Aprendizagem de História - LEAH
08/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino Aprendizagem de História - LEAH
09/2014 - 12/2015
Extensão universitária , Coordenação Central de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Especialização em História e Cultura Afrodescendente.
02/2015 - 07/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
02/2015 - 07/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo de História: Memória e Produção de Identidade/Diferença
08/2014 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Mestrado em História Social da Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Especial História Cultural
03/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria IV
02/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
02/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria IV
08/2013 - 12/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
08/2013 - 12/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
02/2013 - 07/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
02/2013 - 07/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
08/2012 - 12/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
03/2012 - 07/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Tutor de ensino à distância, Enquadramento Funcional: Tutor de ensino à distância


Colégio Cenecista Primeiro de Maio, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 12


Colégio Arco-Íris, CAI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 12


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I C Ref 3, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1990 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente II B Ref 6, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
Experiências e Conexões Culturais

Objetivo: Esta Linha de Pesquisa, juntamente com outras duas (Teoria, Historiografia e História Intelectual; História da Arte e da Arquitetura) compõe o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura. Sua ênfase está nos costumes, ideias e crenças compartilhadas por diferentes sujeitos e grupos, em seus processos de comunicação, troca e conexão cultural. No rastro das possibilidades abertas pelas abordagens transnacionais, comparadas e conectadas, assim como da crítica à suposta totalidade compreendida no conceito de cultura, reúne estudos que desnaturalizam e problematizam as múltiplas identidades forjadas a partir dele. Através do contínuo diálogo com as demais ciências humanas e sociais, notadamente a Antropologia, a Geografia, os Estudos da Linguagem e a Educação, propõe-se a refletir sobre as variáveis dos processos de construção de identidades e alteridades. Para isso privilegia-se a dimensão da experiência, na tentativa de compreender, de forma integrada, tanto as elaborações intelectuais e artísticas dos diversos sujeitos e grupos quanto as perspectivas expressas em suas práticas, vivências e relações cotidianas..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Identidades; Conexões Culturais.
2.
Saberes Históricos no Espaço Escolar

Objetivo: Esta Linha de Pesquisa compõe o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/ ProfHistória/PUC-Rio. Sua ênfase está em desenvolver pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar..
Palavras-chave: Educação; ensino de História.
3.
Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória

Objetivo: Esta Linha de Pesquisa compõe o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/ProfHistória/PUC-Rio. Sua ênfase está em desenvolver investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, o teatro, os centros culturais e o espaço urbano em geral. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as variadas formas de representação e usos do passado no espaço público, com características distintas daquelas observadas na escola, a saber: o turismo de caráter histórico, os monumentos, as festas cívicas e as exposições..
Palavras-chave: Educação; ensino de História; memória.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Acervo Digital da História e Cultura Swahili do Norte de Moçambique
Descrição: Este projeto é coordenado pela professora Regiane Augusto de Mattos e foi elaborado em parceria com pesquisadores do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e apresentado ao Edital MCTI/CNPq Nº 46/2014 - Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com Países da África - PROÁFRICA. Como integrante, atuo especificamente no levantamento e análise de fontes que dizem respeito a educação patrimonial e ao ensino de história em instituições escolares, museológicas, além de espaços informais. O projeto tem por objetivo geral desenvolver uma pesquisa sobre a história e a cultura swahili do norte de Moçambique e refletir como a pesquisa e o ensino de história e das culturas africanas e a preservação do patrimônio cultural de populações historicamente marginalizadas podem se configurar estratégias de promoção da inclusão social no Brasil e em Moçambique..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juçara da Silva Barbosa de Mello - Integrante / Iamara da Silva Viana - Integrante / Regiane Augusto de Mattos - Coordenador.
2014 - 2016
Memória, História e Patrimônio Cultural: Desafios e Perspectivas na Educação Básica
Descrição: Pretende-se analisar o lugar que o tema do patrimônio cultural ocupa em mecanismos de planejamento institucionais das escolas, como no projeto político e pedagógico e nos planos de orientação curricular de cada disciplina, geralmente realizados a partir das propostas presentes nos PCNs, e nos planejamentos formulados diretamente pelos professores e mais comumente praticados no cotidiano das aulas, como planejamentos anuais, semestrais, semanais ou diários. Outro aspecto que tem estado no centro dos interesses da pesquisa diz respeito aos referenciais identitários dos alunos, grupos sociais em que estão inseridos, práticas socioculturais, relação com o espaço da casa, da escola e da vizinhança, enfim seu universo cultural, processo no qual os alunos, ao serem abordados, deverão ser mobilizados a identificar, levantar e manusear vestígios materiais e imateriais, como fotografias, objetos, músicas, práticas religiosas, entre outros, que tenham significado em sua História passada e presente. Foi estabelecida uma parceira com o Instituto de Educação Carmela Dutra. A escola está localizada no Bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, região marcada por uma expressiva presença do samba, do jongo e das religiões de matriz africana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juçara da Silva Barbosa de Mello - Coordenador / Amanda Muzzi Gomes - Integrante / Claudia Patrícia de Oliveira Costa - Integrante / Iamara da Silva Viana - Integrante / Diego Santos Barbosa - Integrante / Sérgio Hamilton da Silva Barra - Integrante / Paula Rocha Pessanha - Integrante / Katia Martins Machado Garcia Veiga - Integrante / Nicole da Silva Guimarães - Integrante / Thamara Dayane Rocha Silva - Integrante / Nara Carolina Pinho Dos Santos Pequeno - Integrante / Lais Marinho da Silva - Integrante / Renato de Oliveira Ferraz - Integrante / Livia Beatriz da Conceição - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Culturas Históricas, Culturas Escolares e Patrimônio Cultural: perspectivas de análise e diálogos no ensino de história
Descrição: A pesquisa diz respeito ao tema do patrimônio (histórico e cultural) e seus possíveis diálogos com o ensino de história na contemporaneidade. A partir da constatação de uma progressiva valorização e intensa proliferação de patrimônios, busca-se identificar as relações estabelecidas entre este fenômeno recente com a história, a memória e o ensino de história. Estudos e reflexões acerca das mudanças nos modos de conceber e sentir o tempo vem contribuindo para o esclarecimento das relações entre esses campos do conhecimento. Apesar da confirmação do entrelaçamento de tais domínios, a demarcação de suas especificidades se coloca como requisito fundamental para compreensão dos processos através dos quais se constituem o mundo social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juçara da Silva Barbosa de Mello - Coordenador / Julia Viviani da Cunha Gouvea - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ


Revisor de projeto de fomento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2017 - 2017
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Historia Cultural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Oral.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Ensino de História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Paraninfa da turma de História/ 2014.2, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:7
MELLO, JSB  Data: 10/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de2018MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Relações de trabalho, coronelismo, patriarcalismo e paternalismo nas fábricas têxteis pernambucanas (1920-1930). REVISTA DE HISTÓRIA COMPARADA (UFRJ), v. 12, p. 203-233, 2018.

2.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA2017 MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA; BARRA, SERGIO HAMILTON DA SILVA . Ensino de História, Patrimônio Cultural e Memória Social: desafios e possibilidades de uma comunidade escolar em Madureira/RJ. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 132-162, 2017.

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de2016 MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. O cotidiano, 'os regimes de historicidade' e a memória. TEMPO E ARGUMENTO, v. 8, p. 236-253, 2016.

4.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de2015MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Relações de Trabalho. Identidades e Construção do Espaço Social. REVISTA PILARES DA HISTÓRIA, v. 1, p. 65-73, 2015.

5.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE2015 MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE. Trabalhadores em festa: associativismo recreativo e construção de identidades. HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 34, p. 310-333, 2015.

6.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE2013 MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE; RIBEIRO, FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS . Um complexo de redes bem tecido: os tecelões da Fábrica Santo Aleixo e suas relações para além do local de trabalho. Revista Mundos do Trabalho(online), v. 5, p. 163-182, 2013.

7.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE2013MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE; VIANA, I. S. . Educação Patrimonial e Ensino de História: diálogos. Encontros (Rio de Janeiro), v. 20, p. 49-62, 2013.

8.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de;MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE;MELLO,J.S.B.;MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA2009 MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Identidades operárias: hierarquias sócio-profissionais e valores solidários firmados a partir da centralidade do trabalho fabril. Locus (UFJF), v. 15, p. 129-142, 2009.

9.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de;MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE;MELLO,J.S.B.;MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA2009MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Associativismo recreativo e formação de identidades como elementos constitutivos de uma cultura fabril. Fronteiras (Florianópolis), v. I, p. 171-187, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Guapimirim - Uma História. In: Helenice Aparecida Bastos Rocha; Luis Reznik; Marcelo Magalhães; Márcia Gonçalves; Rui Fernandes. (Org.). História e Patrimônio: Guapimirim. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2012, v. 1, p. 87-98.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Paternalismo industrial e leis do trabalho no Brasil. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Conhecimento histórico e diálogo social, 2013.

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; VIANA, I. S. . Educação patrimonial e ensino de história: diálogos. In: 7º. Seminário Brasileiro de História da Historiografia ? Teoria da história e história da historiografia: diálogos Brasil-Alemanha., 2013, Ouro Preto. Anais do 7º. Seminário Brasileiro de História da Historiografia ? Teoria da história e história da historiografia: diálogos Brasil-Alemanha.. Ouro Preto: EDUFOP, 2013.

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Transformação na Continuidade: relações entre. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Memória e Patrimônio, 2010.

4.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Trabalho, cidadania e cultura em uma comunidade fabril (1930-1960). In: XXV Simpósio Nacional de História . História e Ética., 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História, 2009.

5.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. ?Santo Aleixo: um espaço em construção?.. In: Cidade, Cotidiano e Poder: La cité, le quotidien et le pouvoir, 2009, Vitória. II Congresso Internacional URES/Université de Paris-Est/ XVII Simpósio de História da Ufes. Vitória: GM Editora, 2009.

6.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Experiências de consenso e resistência dos trabalhadores têxteis de Santo Aleixo. In: XIII Encontro Regional de História AnpuhRio, 2008, Seropédica. XIII Encontro Regional de História AnpuhRio-Identidades, 2008.

7.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Considerações teórico-metodológicas acerca do estudo da história operária. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: Territórios e Deslocamentos. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

8.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Classe e cultura no estudo da história operária: identidade, memória e cotidiano. In: Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007, Mariana. Seminário Nacional de História da Historiografia: Historiografia Brasileira e Modernidade. Ouro Preto: EDUFOP, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Trabalho, Cidadania e Cultura em Magé: a História Local e seu Ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELLO,J.S.B.. Currículos escolares, história local e patrimônio cultural: narrativas históricas e conexões no(entre) Brasil e Moçambique. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. A BNCC e os rumos do Ensino de História no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; BARRA, S. H. S. . Ensino de História, Patrimônio Cultural e Memória Social: diagnóstico de uma comunidade escolar em Madureira/RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. O PIBID na licenciatura em História da PUC-Rio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. O PIBID e a formação de professores em História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. A crise do ensino de história no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Para onde vai o ensino de história?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Memória e Patrimônio Cultural: O ensino de História a partir das perspectivas locais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. A experiência na aula de história: memória e patrimônio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; RIBEIRO, F. A. S. . Industrialização, fluxos migratórios e identidades:entre roçados operários e trabalhadores na 'roça' da fábrica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. História, memória e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Quando a memória operária torna-se patrimônio cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Profissões em foco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Memória e História dos operários têxteis de Santo Aleixo( RJ) e Paulista (PE). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Relações entre história, memória e patrimônio cultural: desafios e perspectivas no ensino de história.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. História da África e Cultura afro nas atuais políticas públicas de patrimonialização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Patrimônio Cultural, história e ensino de história: o bairro de Madureira em foco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Relações entre história, memória e patrimônio cultural: desafios e perspectivas no ensino de história.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Paternalismo Industrial e Leis do Trabalho no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Educação Patrimonial e Ensino de História: Diálogos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Educação Patrimonial e Ensino de História: conexões e perspectivas de análise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. 'Homens-cigarras e Homens-formigas': um industrial-intelectual e a modernização do trabalho no pós-1930. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. O empresário intelectual: entre a tradição e a modernidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. O empresário, o operário e a 'grande família fabril'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Interfaces da História: Industriais, trabalhadores e Estado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. As interfaces de um patriarca, empresário e homem público com a gênese da moderna sociedade industrial no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Encontros com a Pós - Graduação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Transformação na Continuidade: relações entre "história, memória e identidade".. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Trabalho, lazer, política: diversidade nas lógicas associativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Trabalho, cidadania e cultura em uma comunidade fabril (1930-1960).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. ?Santo Aleixo: um espaço em construção?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Experiências de consenso e resistência dos trabalhadores têxteis de Santo Aleixo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Classe e Cultura no estudo da História Operária: Tendências Teórico-Metodológicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. ?Santo Aleixo: identidades locais e corporativas?.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Vida e Trabalho: confeccionando o espaço e tecendo identidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. O compasso da vida no ritmo da fábrica: identidade e memória no cotidiano operário em Santo Aleixo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; BARBOSA, D. S. ; OLIVEIRA, E. . A festa do Divino Espírito Santo em Paraty: entre o religioso e o secular, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
RIBEIRO, F. A. S. ; MELLO, Juçara da Silva Barbosa de . Memórias da Moscouzinho: os tecelões de Santo Aleixo e a liderança de Astério dos Santos. Jundiaí - São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Desigrejados ? Teoria, História e Contradições do Niilismo Eclesiástico. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Parecerista ad hoc para a Revista Tempo e Argumento. 2017.

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Parecerista da Revista História Hoje (Revista Eletrônica de Ensino de História-ANPUH/BRASIL). 2016.

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Revista Tempos Históricos. 2016.

4.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE. Dossiê: Identidades e Fronteiras no Mediterrâneo Antigo e Medieval. 2016.

5.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. 8º SEMINÁRIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA. 2014.

6.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; ROCHA, H. A. B. . IX SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA. 2014.

7.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; REZNIK, L. . Participação na implementação do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória).. 2014.

8.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. VIII Semana de História Política. 2013.

9.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Parecerista da 4ª e 5ª edição da Revista Anima (Revista Discente Online do Departamento de História da PUC-Rio). 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; SILVA, R. J. . Retrato do Nordeste nos Acordes do Baião. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; VIANA, I. S. ; MATTOS, R. A. . Registros de uma marginalização: projeto busca contribuir para o ensino da história africana. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; RIBEIRO, F. A. S. ; LOPES, J. S. L. . Identidade e memória dos operários têxteis de Santo Aleixo/RJ e Paulista/PE: retalhos da história social do trabalho no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; COSTA, C. P. O. ; BARBOSA, D. S. . Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio Cultural. 2014; Tema: Ensino de História e Patrimônio Cultural. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Curso de Formação para Professores Ingressantes/Educação Patrimonial e Ensino de História. 2015. .

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Memória e Patrimônio: os vestígios do passado e a história. 2013. .

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. História do Município de Guapimirim (Projeto: Plano de Valorização da Cultura Local).. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Participação na elaboração de material didático).

Demais trabalhos
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Cultura histórica, história local e cidades: questões para a escrita e o ensino de história. 2014 (Coordenação de Simpósio Temático) .

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. História, Educação e Ensino de História. 2014 (Coordenação de Simpósio Temático) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; MATTOS, Regiane A. de; Fry, Peter H.. Participação em banca de Priscila Rodrigues dos Santos. Retratos da evangelização batista: as relações entre os missionários brasileiros e a diversidade de saberes em Moçambique. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; REZNIK, L.; ROCHA, H. A. B.; MATTOS, I. R.. Participação em banca de Jessicka Dayane Ferreira da Silva. A narrativa da história escolar e a produção de sentidos: discursos sobre mulheres em livros didáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; REZNIK, L.; MATTOS, R. C.; FONTES, P.. Participação em banca de Ruberval José da Silva. Vida de viajante: uma análise da obra musical do compositor e interprete Luiz Gonzaga na cidade do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; COSTA, M. S. T.; JASMIN, M. G.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de VITOR HUGO QUIMA CORREA. Evangélico: contribuições à semântica histórica (1858-1917). 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; REZNIK, L.; FERNANDES, R. A. N.; ROCHA, H. A. B.. Participação em banca de Davison Hugo Rocha Alves. Contando a História do Pará: A disciplina 'Estudos Amazônicos' e os livros didáticos (1990-2000). 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; BUSTAMANTE, R. M. C.; SOUZA, M. L. E.. Participação em banca de Ana Luiza Ribeiro Garcia Figurello. Olhares sobre o Valongo: Estudando o Patrimônio e a Memória nas aulas de História. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; PEREIRA, A. A.; COSTA, W.. Participação em banca de Carolina Viana Machado. O Pós-abolição nas aulas de História: uma análise do papel social atribuído aos negros na História ensinada. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B.; COSTA, C. M.. Participação em banca de Marcia de Sousa da Silva. Parque Indígena do Xingu: um jogo para a Lei 11.645/2008. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B.; GONCALVES, M. A.. Participação em banca de Priscilla de Souza Cruz. Avaliações Comparadas, ensino de história e a formação do cidadão do novo milênio. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; GRINBERG, K.; SOUZA, M. L. E.. Participação em banca de Cristiane Alves de Lemos. Tecendo caminhos para a aplicação da Lei 10.639/03: um relato de experiência em turmas de 3º ano da rede pública. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B.; REZNIK, L.. Participação em banca de Orlando Amendola. Ensino-Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta didática. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B.; SOUZA, M. L. E.. Participação em banca de RAFAEL BASTOS ALVES PRIVATTI. Que História é essa? Letramento em História e em Língua Portuguesa nos anos iniciais da escolarização. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; MATTOS, I. R.; MAGALHAES, M. S.. Participação em banca de Teresa Cristina da Silva. O Ensino de História e a Reforma Curricular no Município do Rio de Janeiro no Contexto da Transição Democrática (1983-1991): entre rupturas e marcas de continuidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
COSTA, C. M.; SILVA, C.A; MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Participação em banca de Juliene do Valle Tardeli Cruz. Memórias de Itaipu: Políticas de Identidade e Proteção ao Patrimônio na Vila de Pescadores. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; GRINBERG, K.; LIMA, I. S.. Participação em banca de Caroline Bárbara Ferreira Castelo Branco. O Vale do Paraíba e o Tempo Presente: a produção de história pública na formação de grande público sobre a escravidão no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; RODRIGUES, A. E. M.; MENDONCA, P. K.; SALADINO, A.; ABREU, R. M. R. M.. Participação em banca de Maria de Simone Ferreira. Percursos da memória: narrativas sobre patrimônio no Museu de Arqueologia de Itaipu. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
MELLO,J.S.B.; SANTOS, B. B. M.; FERREIA, M. M.; SOARES, J. C.. Participação em banca de Thiago Rodrigues do Nascimento. O ensino de Estudos Sociais no Brasil: das "conexões naturaes" à integração pela via do autoritarismo (1930-1970). 2018.

2.
PENNA, F. A.; MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA; GONCALVES, M. A.. Participação em banca de Claudia Patrícia de Oliveira Costa. A Baixada Fluminense e as recentes emancipações políticas: historiografia, identidade e ensino de história. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; RODRIGUES, A. E. M.; MENDONCA, P. K.. Participação em banca de Maria De Simone Ferreira. Estratos do tempo presente: Percursos de memória no Museu de Arqueologia de Itaipu através das narrativas do patrimônio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
MELLO,J.S.B.; COELHO, P.. Participação em banca de Fabiana de Souza Pimenta. As subjetividades e os estereótipos sobre povos indígenas nas práticas docentes e em escolas da Rede Municipal de São Gonçalo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
MELLO,J.S.B.; FERNANDES, R. A. N.; BARRA, S.H.S.. Participação em banca de Ana Carolina da Silva Galvão Dias. A história da minha terra: uma proposição didática de inclusão da história local no currículo de história do ensino médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
MELLO,J.S.B.; CABRAL, M. A. S.; SOUZA, M. L.. Participação em banca de Leandro da Silva Melo. A história ensinada no tempo presente: o lugar da África nos currículos de História e proposição de atividades. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MELLO,J.S.B.; EYLER, F. M. S.; MAGALDI, A. M.. Participação em banca de Stephany de Oliveira Galvão. A criação de Webtirinha sobre a Guerra Fria: seus alcances e limites para o ensino de história. 2018.

5.
MELLO,J.S.B.; ROCHA, H. A. B.; PENNA, F. A.. Participação em banca de Diogo Alchorne Brazão. A Base Nacional Comum Curricular como território de disputas de poder. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA; SA, M. E. N.; MONTEIRO, A. M. F. C.. Participação em banca de Thiago Saldanha Lacerda. Leitura, Escrita e Letramento no ensino de história. A construção de alunos escritores, autores e contadores de história. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA; SILVA, D. P.; FERNANDES, R. A. N.; ARAUJO, H. M.. Participação em banca de Fábio de Jesus de Carvalho. Metrô-Linha 2: reflexões sobre o ensino de História Local e Educação Patrimonial em uma escola do subúrbio carioca. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

8.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE; CORREA, L. R.; OLIVEIRA, C. I. C.. Participação em banca de Luiz Carlos Ribeiro de Sant'Ana. Ensino de história e cinema juvenil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
MELLO, JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE; REZNIK, L.; FERNANDES, R. A. N.. Participação em banca de Alexandre Corecha Rocha. Estava ali e eu nem sabia: Usos da história local e a construção da identidade no ensino fundamental de Araruama. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

10.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; MATTOS, I. R.; REZNIK, L.. Participação em banca de Jessicka Dayane Ferreira da Silva. A narrativa da história escolar e a produção de sentidos: discursos sobre mulheres em livros didáticos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; REZNIK, L.; EYLER, F. M. S.; MATTOS, R. C.. Participação em banca de Ruberval José da Silva. Vida de Viajante: Uma análise da obra musical de Luiz Gonzaga na cidade do Rio de Janeiro (1940-1970). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; JASMIN, M. G.; COSTA, M. S. T.. Participação em banca de Vitor Hugo Quima Corrêa. Evangélico: contribuições à semântica histórica entre 1858 e 1917. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; REZNIK, L.; FERNANDES, E. B. B.. Participação em banca de Orlando Amendola. Ensino e aprendizagem de história na EJA. Da Anistia-79 às Diretas-89: a conquista da democracia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B.; SOUZA, M. L. E.. Participação em banca de Rafael Bastos Alves Privatti. Que história é essa? Letramento em história e em língua portuguesa nos anos iniciais da escolarização. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; DEZEMONE, M.. Participação em banca de Marcelo Vieira Ferreira Ferro. Os impactos do novo ENEM na prática do professor de história do ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

16.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; GRINBERG, K.; SOUZA, M. L. E.. Participação em banca de Cristiane Alves de Lemos. Tecendo caminhos para a aplicação da lei 10639/03. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

17.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; MATTOS, I. R.; MAGALHAES, M. S.. Participação em banca de Teresa Cristina da Silva. Ensino de história e reforma curricular no Rio de Janeiro no contexto da transição democrática (1983-1992). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; PEREIRA, A.. Participação em banca de Carolina Viana Machado. O pós-abolição nas aulas de história: uma análise do papel social atribuído aos negros na história ensinada a partir dos livros didáticos e de relatos docentes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B.; GONCALVES, M. A.. Participação em banca de Priscilla de Souza Cruz Ferreira Pinto. Avaliações comparadas, ensino de história e formação do cidadão do novo milênio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

20.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B.; COSTA, C. M.. Participação em banca de Márcia de Souza da Silva Maia. Jogo educativo sobre as populações indígenas no Parque Indígena do Xingu. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELLO,J.S.B.; MARTINS, M. L. B.; VELASCO, D.. Participação em banca de Leonardo de Carvalho Augusto. Conceitos Elementares da Guerra Fria em itens de livros didáticos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B.. Participação em banca de Heloísa de Souza Vitorino Paúra.Representações acerca dos indígenas em livro didático. Análise do Projeto Araribá ? História (2006). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Participação em banca de João Gonzalez.O Pai e o Patrono: as praticas assistencialistas de Natal da Portela na comunidade de Madureira durante a Era Vargas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; REZNIK, L.. Participação em banca de EDuarda Daudt da Silva.Anísio Teixeira em busca de uma profecia ? A escola democrática e a construção da democracia através da educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; GOMES, A. M. C.; COSTA, C. M.. Teoria e Ensino de História. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Banca de seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura. 2016. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Transversalidade dos conceitos de cidadania e pluralidade no Ensino Fundamental - Participação na Comissão Especial para análise de revalidação de diploma de Mestre de Marias das Graças Oliveira.. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
56º CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS". Referências culturais e ensino de história: diagnóstico e análises de uma comunidade escolar em Madureira / RJ. 2018. (Congresso).

2.
II Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural.O Patrimônio Cultural no ambiente escolar: diálogos possíveis. 2018. (Seminário).

3.
X Seminário Nacional de História.Educação, Ensino de História e Instituições Escolares. 2018. (Seminário).

4.
I Seminário de Pesquisa e Ensino de História em Espaços Não Formais."Lugares de memória? como espaços educativos na construção de histórias, memórias locais e no fortalecimento de identidades?. 2017. (Seminário).

5.
IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade.Educação, Ensino de História e Instituições Escolares. 2017. (Seminário).

6.
Os 60 anos do livro "Magé: Terra do Dedo de Deus" e as pesquisas sobre a história de Magé hoje..Sociedade e cultura no período industrial de Magé. 2017. (Encontro).

7.
XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História.Demandas Sociais e a Pesquisa em Ensino de História. 2017. (Encontro).

8.
XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História.Currículos escolares, história local e patrimônio cultural: narrativas históricas e conexões no(entre) Brasil e Moçambique. 2017. (Encontro).

9.
III Jornada Pedagógica: as licenciaturas dialogando com a escola básica. 2016. (Outra).

10.
II Jornada de História; Discussão da BNCC. 2016. (Seminário).

11.
I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural - A História e o Campo do Patrimônio: desafios e perspectivas.Ensino e História, Patrimônio Cultural e Memória Social: diagnóstico de uma comunidade escolar em Madureira/RJ. 2016. (Seminário).

12.
IV Encontro Institucional do PIBID/PUC-Rio.Mesa redonda Reflexos do PIBID nos Cursos de Licenciatura da PUC-Rio. 2016. (Encontro).

13.
IV Encontro Institucional do PIBID PUC-Rio: Reflexos na formação de professores. 2016. (Encontro).

14.
Reunião do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. 2016. (Outra).

15.
Semana de História da PUC-Rio 2016.Mesa 13 - Debate sobre os novos rumos do Ensino de História no Brasil. 2016. (Seminário).

16.
Seminário: A crise na Educação e a Conjuntura Política atual. Realização: Coletivo de Estudos Marxistas Carlos Marighella..MESA 01 - Debate sobre o P.L. Escola sem partido. 2016. (Seminário).

17.
Seminário Interdisciplinar História, Cultura e Patrimônio do Norte de Moçambique.Memória e Patrimônio Cultural: O ensino de História a partir das perspectivas locais. 2016. (Seminário).

18.
XI Reunión de Antropologia del Mercosur. GT 125. Producción y Reproducción de los Trabajadores/as em América Latina Industrialização, fluxos migratórios e identidades: Entre roçados operários e trabalhadores na "roça" da fábrica. 2016. (Congresso).

19.
Conversas sobre história e ensino de história.Educação Patrimonial. 2015. (Encontro).

20.
IV Encontro Internacional do Ensino de História.A experiência na aula de história: memória e patrimônio. 2015. (Encontro).

21.
Seminário Internacional do Museu Histórico Nacional: Ponta do CAlabouço e adjacências. História, Memória e patrimônio nos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.Memória e Patrimônio: os vestígios do passado e a história. 2015. (Seminário).

22.
XI Reunión de Antropología del Mercosur: diálogos, prácticas y visiones antropológicas desde el Sur.. : Industrialização, fluxos migratórios e identidades: entre roçados operários e trabalho na roça da fábrica. 2015. (Congresso).

23.
X Semana de História Política da Uerj: Minorias Étnicas, Políticas e Religiosas.Educação e Ensino de História. 2015. (Seminário).

24.
8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Patrimônio cultural, história e ensino de história: o bairro de Madureira em foco. 2014. (Seminário).

25.
História às Sextas.Relações entre história, memória e patrimônio cultural: desafios e perspectivas no ensino de história. 2014. (Encontro).

26.
Identidade e Memória dos Operários Texteis de Santo Aleixo/RJ e Paulista/PE: retalhos da história social do trabalho no Brasil: ret.Memória e patrimônio dos operários têxteis de Santo Aleixo. 2014. (Seminário).

27.
Jornada Pedagógica: licenciatura dialogando com a escola básica.A prática do estágio docente na disciplina História. 2014. (Encontro).

28.
Palestra do Departamento de História da PUC-Rio.Memória e História dos operários têxteis de Santo Aleixo ( RJ) e Paulista (PE). 2014. (Seminário).

29.
Projeto Profissões em Foco.Profissões em foco. 2014. (Encontro).

30.
Semana da Consciência Negra.História da África e Cultura afro nas atuais políticas públicas de patrimonialização. 2014. (Seminário).

31.
XVI Encontro Regional da Anpuh-Rio.Quando a memória operária torna-se patrimônio cultural. 2014. (Encontro).

32.
7º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Educação Patrimonial e Ensino de História: Diálogos. 2013. (Seminário).

33.
I Congreso Internacional Nuevos Horizontes de Iberoamérica. Educação Patrimonial e Ensino de História: Diálogos. 2013. (Congresso).

34.
I Encontro Institucional do PIBID. 2013. (Encontro).

35.
II Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados. 2013. (Seminário).

36.
II Seminário de Memória e Patrimônio Histórico de Queimados.Memória e Patrimônio: os vestígios do passado e a história. 2013. (Seminário).

37.
Oficinas de capacitação de professores do município de Guapimirim.Oficinas de capacitação de professores do município de Guapimirim, com foco na Educação Patrimonial e no Ensino da História Local. 2013. (Oficina).

38.
VIII Semana de História Política/ V Seminário Nacional de Historia:.História, Educação e Ensino de História. 2013. (Seminário).

39.
XXVII Simpósio Nacional de História.Paternalismo empresarial e leis do trabalho no Brasil. 2013. (Simpósio).

40.
XXVII Simpósio Nacional de História. 2013. (Simpósio).

41.
Evento de Pós-Graduandos do Pronex.As interfaces de um patriarca, empresário e homem público com a gênese da moderna sociedade industrial no Brasil. 2011. (Seminário).

42.
Workshop Internacional Work and Human Lifecycle in Global History.. 2011. (Encontro).

43.
XXVI Simpósio Nacional de Históiria.Interfaces da história: trabalhadores, industriais e Estado. 2011. (Simpósio).

44.
1º Seminário de Diversidade Cultural em Magé. 2010. (Seminário).

45.
Histórias do Trabalho no Sul Global: I Seminário Internacional de História do Trabalho e V jornada Nacional de História do trabalho.Trabalho, lazer, política: diversidade nas lógicas associativas.. 2010. (Seminário).

46.
Seminário "Estágio Supervisionado".Seminário "Estágio Supervisionado". 2010. (Seminário).

47.
Seminário Estágio Supervisionado.Seminário Estágio Supervisionado. 2010. (Seminário).

48.
Seminário para os alunos do Curso de Licenciatura à Distância.Estágio Supervisionado. 2010. (Seminário).

49.
XIV Encontro Regional Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.Transformação na Continuidade: relações entre "história, memória e identidade". 2010. (Encontro).

50.
Conversas entre Professores.Ensinar história em tempos incertos: identidades, conflitos, negociações.. 2009. (Encontro).

51.
Conversas entre Professores. 2009. (Encontro).

52.
II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est e XVII Simpósio de História da UFES ? Cidade, cotidiano e poder (La ville, lê quaotiden et le pouvoir). ?Santo Aleixo: um espaço em construção?. 2009. (Congresso).

53.
I Seminário Relações de Poder, Trabalho e Movimentos Sociais. Cruzando Fronteiras: Novos olhares sobre a história do trabalho.Santo Aleixo: um distrito operário (1930/1960). 2009. (Seminário).

54.
Seminário de Pesquisa.Oficinas de projeto de pesquisa. 2009. (Seminário).

55.
Seminário de Pesquisa.Oficinas de projeto de pesquisa. 2009. (Oficina).

56.
XXV Simpósio Nacional de História . História e Ética.Trabalho, cidadania e cultura em uma comunidade fabril (1930-1960). 2009. (Simpósio).

57.
Abertura do 4º período do Curso de Licenciatura em História, na Modalidade de Educação a distância..Abertura do 4º período do Curso de Licenciatura em História. 2008. (Seminário).

58.
XIII Encontro Regional de História AnpuhRio - Identidades.Experiências de consenso e resistência dos trabalhadores têxteis de Santo Aleixo. 2008. (Encontro).

59.
IV Simpósio de História da Universo.Santo Aleixo: Identidades Locais e Corporativas. 2007. (Simpósio).

60.
Seminário Nacional de História da Historiografia.Classe e cultura no estudo da história operária: identidade, memória e cotidiano. 2007. (Seminário).

61.
XXIV Simpósio Nacional de História.Considerações teórico-metodológicas acerca do estudo da história operária. 2007. (Simpósio).

62.
3ª Jornada Nacional de História do Trabalho. 2006. (Outra).

63.
XII Encontro Regional de História da Anpuh: Usos do Passado. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; MONTEIRO, A. M. F. C. ; PENNA, F. A. ; ROCHA, H. A. B. ; MUAZE, M. A. F. ; LUCINI, M. ; AZEVEDO, P. B. . XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2017. (Outro).

2.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; MATTOS, R. A. . Dinâmicas Sociais, Conexões Culturais: a Ilha de Moçambique no Projeto Acervo Digital da História e Cultura Swahili. 2017. (Outro).

3.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; FERNANDES, E. B. B. . Patrimônio indígena e a escola: uma conversa necessaria. 2016. (Outro).

4.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Inauguração do Laboratório interdisciplinar de Memória e Patrimônio Cultural no Instituto de Educação Carmela Dutra (SEEDUC).. 2016. (Outro).

5.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; BARRA, S. H. S. ; COSTA, C. P. O. ; FREITAS, J. V. ; MARTINS, A. M. R. . Conversas sobre História e Ensino de História. 2015. (Outro).

6.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Olhares da Escola sobre o Patrimônio Cultural do Bairro de Madureira. 2015. (Exposição).

7.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Coordenação do Simpósio Temático: ?História, Educação e Ensino de História?, na X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA DA UERJ. 2015. (Congresso).

8.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; BARRA, S. H. S. ; DUARTE, M. C. C. ; CARCERERI, M. L. G. . Coordenação de mesa de discussão apresentada no Projeto ?História às Sextas?: "A ação do Núcleo de Educação Patrimonial da Casa de Oswaldo Cruz / FIOCRUZ". 2015. (Congresso).

9.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. CICLO DE DEBATES SOBRE HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA. 2015. (Congresso).

10.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; DUARTE, M. C. C. ; CARCERERI, M. L. G. ; BARRA, S. H. S. . A AÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DA CASA DE OSWALDO CRUZ / FIOCRUZ.. 2015. (Outro).

11.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; RIBEIRO, FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS ; LOPES, J. S. L. . Identidade e memória dos operários têxteis de Santo Aleixo/RJ e Paulista/PE: retalhos da história social do trabalho no Brasil. 2014. (Outro).

12.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; MATTOS, R. A. ; VIANA, I. S. . Semana da Consciência Negra. 2014. (Outro).

13.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Coordenação do Simpósio Temático ?Cultura Histórica, História Local e Cidades: questões para a escrita e o ensino de história?. 8º SEMINÁRIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA NA UFOP,. 2014. (Congresso).

14.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Coordenação do Simpósio Temático: ?Educação e Ensino de História? na IX SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA DA UERJ. 2014. (Congresso).

15.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; LIMA, R. . CONVERSANDO SOBRE MÚSICA E ENSINO DE HISTÓRIA.. 2014. (Outro).

16.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; XAVIER, G. . ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA. 2014. (Outro).

17.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; GARCIA, G. V. . CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E MÚSICA.. 2014. (Outro).

18.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Coordenação do Simpósio Temático: ?História, Educação e Ensino de História?. VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA DA UERJ. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Glauber Lima dos Anjos. Título a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Leandro Nepomuceno Nunes. Título a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Ricardo Luiz Jonard de Aguiar. Título a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Luiza da Fonseca Tavares. O Ensino de história para além da escola: construindo novas narrativas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Iohana Brito de Freitas. Museus Casas Históricos: Patrimônios e Narrativas do Mé- dio Vale do Paraíba. Início: 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Juliene do Valle Tardeli Cruz. A patrimonialização do litoral: preservação e identidade nos discursos do Inepac. Início: 2016. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Douglas Duque Lomar. Título a definir. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Julia Viviani da Cunha Gouveia. Culturas Históricas, Culturas Escolares e Patrimônio Histórico e Cultural: perspectivas de análise e diálogos no ensino de história. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Renato de Oliveira Ferraz. África, psicodelia e cibernética: crítica social e questão racial nas composições musicais da banda Chico Sciense & Nação Zumbi. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

2.
Jessicka Dayane Ferreira da Silva. A narrativa da história escolar e a produção de sentidos: discursos sobre mulheres em livros didáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

3.
Ruberval José da Silva. Vida de viajante: uma análise da obra musical do compositor e intérprete Luiz gonzaga na cidade do Rio de Janeiro (1940-1970). 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

4.
Vitor Hugo Quima Correa. Evangélico: contribuições à semântica histórica (1858-1917). 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

5.
Orlando Amendola. Ensino-Aprendizagem de História na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta didática. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

6.
Rafael Bastos Alves Privatti. Desenhos animados e ensino de História: uma aposta para o letramento nas séries iniciais da escolarização. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

7.
Teresa Cristina da Silva. O Ensino de História e Reforma Curricular no Município do Rio de Janeiro no Contexto da Transição Democrática (1983-1991): Entre rupturas e marcas de continuidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Maria de Melo Farias. A formação de educadores na sociedade da informação e o uso das ferramentas da Web 2.0. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

2.
Simone Goretti da Silva Lemos. Mídias e educação: a prática pedagógica inovadora na Escola Estadual Presidente Humberto Castelo Branco. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

3.
Marcos Alexsandro de Araújo Maciel. Normal Médio: aprendendo e ensinando com novas tecnologias. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

4.
Jailda Oliveira Santos. Formação dos professores para uso das mídias: estratégias de planejamento. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marco Antonio da Conceição Filho. Fé em Deus e nas crianças da favela: a construção da Francisco de Paula Brito na Rocinha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

2.
Marcelly Matos Galvão Freitas Dias. Os Scripts de Jonathas Serrano: um colóquio invisível e silencioso sobre o ensino de historia no programa "universidade no ar". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

3.
Ana Cláudia Lima. Os alunos e a temática LGBT em pauta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

4.
Renato de Oliveira Ferraz. Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

5.
Leandro de Souza Leitão. ?O Pai dos Pobres?: O Discurso Analisado em Cartas Populares Enviadas a Getúlio Vargas no Estado Novo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

Iniciação científica
1.
Davi Campino da Fonseca. Culturas históricas, culturas escolares e patrimônio cultural: perspectivas de análise e diálogos no ensino de história. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

2.
Davi Campino da Fonseca. Culturas Históricas, Culturas Escolares e Patrimônio Histórico e Cultural: perspectivas de análise e diálogos no ensino de história. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

Orientações de outra natureza
1.
Paula Rocha Pessanha. Treinamento de Capacitação Técnica - TCT - Projeto: Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica. Edital da FAPERJ: E-36/2014 Apoio à Melhoria do Ensino das Escolas Públicas do Rio de Janeiro. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Normal / Magistério) - Instituto de Educação Carmela Dutra, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

2.
Katia Martins Machado Garcia Veiga. Treinamento de Capacitação Técnica - TCT - Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica. Edital da FAPERJ: E-36/2014 Apoio à Melhoria do Ensino das Escolas Públicas do Rio de Janeiro. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Normal / Magistério) - Instituto de Educação Carmela Dutra, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

3.
Nicole da Silva Guimarães. Bolsa de Jovens Talentos - Projeto: Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica. Edital da FAPERJ: E-36/2014 Apoio à Melhoria do Ensino das Escolas Públicas do Rio de Janeiro. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Normal / Magistério) - Instituto de Educação Carmela Dutra, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

4.
Thamara Dayane Rocha SIlva. Bolsa de Jovens Talentos - Projeto: Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica. Edital da FAPERJ: E-36/2014 Apoio à Melhoria do Ensino das Escolas Públicas do Rio de Janeiro. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Normal / Magistério) - Instituto de Educação Carmela Dutra, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

5.
Nara Carolina Pinho dos Santos Pequeno. Bolsa de Jovens Talentos - Projeto: Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica. Edital da FAPERJ: E-36/2014 Apoio à Melhoria do Ensino das Escolas Públicas do Rio de Janeiro. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Normal / Magistério) - Instituto de Educação Carmela Dutra, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.

6.
Lais Marinho da Silva. Bolsa de Jovens Talentos - Projeto: Memória, história e patrimônio cultural: desafios e perspectivas na educação básica. Edital da FAPERJ: E-36/2014 Apoio à Melhoria do Ensino das Escolas Públicas do Rio de Janeiro. 2014. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Normal / Magistério) - Instituto de Educação Carmela Dutra, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Relações entre história, memória e patrimônio cultural: desafios e perspectivas no ensino de história.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Curso de Formação para Professores Ingressantes/Educação Patrimonial e Ensino de História. 2015. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de; SILVA, R. J. . Retrato do Nordeste nos Acordes do Baião. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Livro autoral no prelo. Publicação pela Editora Prismas - Título: O compasso da vida no ritmo da fábrica: identidade, memória e história em Santo Aleixo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:40:39