Aliny Lamoglia de Carvalho

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  • Última atualização do currículo em 20/10/2013


Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-RJ (1999) e doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2005). Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, responsável pela disciplina "Educação Especial". Leciona também as disciplinas "Psicopedagogia", "Pensamento e Linguagem", "Psicologia da infância" e "Psicologia e Educação". Coordenadora da disciplina "Psicopedagogia" no Consórcio CEDERJ-UNIRIO do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora da disciplina "Os processos de inclusão dos alunos Surdos: políticas e sistemas" do Curso de Especialização em Educação Especial - Modalidade Surdez. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Neurologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle/UNIRIO. Psicopedagoga clínica e institucional. Pós-doutora Júnior pelo Programa de Política Social da Universidade de Brasília e pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero/ANIS (http://www.anis.org.br/). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aliny Lamoglia de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
Lamoglia;Aliny

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Fundamentos da Educação.
Av. Pasteur, 458- CCH Sala 415
Urca
22290-902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: () 25421783
URL da Homepage: www.unirio.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Outros / Área: Bioética.
2001 - 2005
Doutorado em Psicologia Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Análise Pragmática de Atos Comunicativos de Crianças Surdas, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Professora Maria Lucia Seidl de Moura.
1996 - 1999
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Linguagem e Surdez: Um Enfoque Contextualista,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Professora Carolina Lampreia.
1991 - 1991
Especialização em Psicopedagogia Institucional. (Carga Horária: 640h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1995 - 1996
Aperfeiçoamento em Lato Sensu em Lingüística Aplicada à Educ de Surdo.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda que não Adquiriu Língua. Ano de finalização: 1996.
Orientador: Professora Marcia Goldfeld.
1987 - 1992
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Relativizando as Noções de Êxito e Fracasso Escolar: Uma Questão em Psicologia.
Orientador: Alfredo Goldbach.
1987 - 1991
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Formação Complementar


2008
Curso de Curta Duração.
Centro de Neuropsicologia Aplicada.
1998 - 1998
Avaliação e Intervenção Um Modelo Interdisciplinar.
Cnotinfor Brasil.
1995 - 1995
Por Uma Educação Bilíngüe para Crianças Surdas.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1994 - 1994
Intervenção Em Bebês de Risco.
Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
1979 - 1983
Curso Básico da Língua Inglesa.
British Brazilian Course.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela disciplina Educação Especial

Atividades

2007 - Atual
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia

Sme Duque de Caxias, SME/DUQUE DE CAX, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2007
Vínculo: psicologia, Enquadramento Funcional: psicóloga educacional, Carga horária: 0

Atividades

05/1994 - 02/2007
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
psicólogia educacional da equipe técnico-pedagógica da escola municipal de educação especial - educ.precoce, educ.infantil e ciclo de alfabetização.
1995 - 1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
coordenadora do projeto de educação de surdos da escola municipal de educação especial.
6/1995 - 12/1995
Direção e administração, .

Cargo ou função
diretora substituta da escola municipal de educação especial.

Consultório Particular, CONSULTÓRIO PART, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2007
Vínculo: psicologia, Enquadramento Funcional: psicopedagoga clínica, Carga horária: 0

Atividades

1993 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
psicopedagoga clínica.

Faculdade Cenecista da Ilha do Governador, FACIG*, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: ensino superior, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 0

Atividades

9/2005 - 11/2005
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia Clínica

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: ensino superior, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 0

Atividades

3/2004 - 12/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
psicologia da educação I e II
cotidiano escolar II
3/2001 - 7/2001
Ensino, Especialização em Audiologia Pediátrica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias de aquisição de linguagem

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: ensino superior, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 0

Atividades

8/2001 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da educação I e II
Tendências para a educação infantil
2/2005 - 7/2005
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da pesquisa
2/2003 - 7/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PGE II - psicologia da aprendizagem e da memória, psicologia do excepcional, processos grupais
PGE III - psicologia do pensamento e da linguagem

Fac de Filosofia de Campos, FAFIC*, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: ensino superior, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 0

Atividades

7/2005 - 9/2005
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicopedagogia

Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: ensino superior, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 0

Atividades

5/2004 - 9/2004
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia clínica

Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: ensino superior, Enquadramento Funcional: professora titular, Carga horária: 0

Atividades

3/2004 - 12/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PGE III - pensamento e linguagem

Fundação Educacional Unificada Campograndense, FEUC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: ensino superior, Enquadramento Funcional: professor titular, Carga horária: 0

Atividades

7/2003 - 12/2003
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Diagnóstico Diferencial em Psicopedagogia

Clínica Neurológica Professor Fernando Pompeu, CNPFP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: psicologia, Enquadramento Funcional: psicopedagoga, Carga horária: 0

Atividades

1998 - 2001
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
psicopedagoga clínica.

Grupo de Educadores Montessorianos, COLMEIA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: monitora de ensino, Carga horária: 0

Atividades

1992 - 1992
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
monitora de ensino - alfabetização e ensino fundamental de surdos e ouvintes.

Clínica Maria Lúcia Lopes, CMLL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: psicologia, Enquadramento Funcional: psicopedagoga clínica, Carga horária: 0

Atividades

1993 - 1995
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
psicopedagoga clínica.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Surdez e políticas públicas de saúde e educação

Descrição: A pesquisa teve como objetivo demonstrar como o fracasso acadêmico dos Surdos brasileiros está associado às políticas públicas de saúde e educação. As políticas públicas de educação, aparentemente, defendem o uso da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS - mas, na prática, não a valorizam como língua de instrução e defendem a inclusão educacional da criança Surda. As políticas públicas de saúde, por sua vez, patologizam e medicalizam a Surdez, vinculando-a, irremediavelmente, à deficiência. A incongruência entre as políticas para Surdos e seus respectivos programas parece obstaculizar sobremaneira a luta pelos direitos humanos das crianças Surdas, particularmente o direito de ter educação em sua língua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aliny Lamoglia de Carvalho - Integrante / Debora Diniz - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2010
Começar do começo: a parceria universidade/escola promovendo a inclusão

Descrição: O objetivo do estudo foi observar como estabelecimentos regulares de ensino realizam ações em inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE). Foram observadas duas escolas regulares. Uma da rede pública de ensino e outra da rede privada, ambas situadas na cidade do Rio de Janeiro. As crianças em questão freqüentam a educação infantil e possuem diferentes quadros clínicos. Todas, entretanto, apresentam atraso no desenvolvimento cognitivo. Identificou-se uma diferença entre os pressupostos da inclusão de crianças com NEE no ensino regular e o que, de fato, vimos nas escolas observadas. Não foram encontradas adaptações curriculares consistentes ou atividades personalizadas sendo realizadas com as crianças com deficiências. Os pressupostos que sustentam as práticas pedagógicas observadas ainda estão relacionados à integração e não à inclusão. Concluiu-se que os níveis de suporte, adaptação e personalização das atividades para a implantação da inclusão ainda precisam ser incrementados (ou efetivamente postos em prática). O paradigma de que a escola deve ensinar o mesmo conteúdo para todos precisa ser revisto, para que conteúdos alternativos possam adentrar a escola e ter significado para crianças com NEE. Palavras-chave: Inclusão educacional, educação infantil, déficit cognitivo .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2009
Inclusão e acessibilidade na UNIRIO

Descrição: O Projeto Inclusão e Acessibilidade na UNIRIO é parte do PROGRAMA INCLUIR do MEC/SESu e visa promover ações de inclusão e acessibilidade em universidades e escolas federais de todo o país. No caso da UNIRIO, o INCLUIR possui quatro frentes: 1) A reestruturação do Núcleo de Educação Inclusiva 2) A contratação de uma professora surda de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e de uma intérprete de LIBRAS para atuarem na graduação em Pedagogia 3) A divulgação de ações em inclusão e acessibilidade com a publicação do livro "Temas em inclusão: saberes e práticas" lançado no dia 18/03/2009 4) Adaptações arquitetônicas às exigências da NBR 5090 para pessoas com necessidades especiais.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Financiador(es): Ministério da Educação - Outra.


Outros Projetos


2013 - Atual
Neuroimagem e autismo

Descrição: O projeto de pesquisa é desenvolvido em parceria com a Neurologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e visa orientar alunos do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Neurologia em pesquisas sobre imagens de cérebros de pessoas com autismo em busca de padrões de funcionamento para habilidades sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Aliny Lamoglia de Carvalho - Integrante / Regina Alvarenga - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia UERJ


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Aliny2011Aliny . Autismo: a discussão de um paradoxo?. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), v. 11, p. 664-675, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Lamoglia, Aliny (Org.) ; Lamoglia (Org.) . Temas em inclusão: saberes e práticas. Rio de Janeiro: Synergia, 2009. v. 1000. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
Lamoglia . Ver os sinais dos surdos ou uma proposta de educação de surdos fundamentada na teoria sociopragmática. In: Aliny Lamoglia de Carvalho Sixel. (Org.). Temas em inclusão: saberes e práticas. Rio de Janeiro: Synergia, 2009, v. , p. 85-109.

2.
Lamoglia, Aliny ; Lamoglia . Como ensinar na ausência de pressupostos sobre como aprender?. In: Aliny Lamoglia. (Org.). Temas em inclusão: saberes e práticas. Rio de Janeiro: Synergia, 2009, v. , p. 1-21.

3.
Lamoglia, Aliny ; Lamoglia . A inclusão dos alunos com altas habilidades. In: Aliny Lamoglia. (Org.). Temas em inclusão: saberes e práticas. Rio de Janeiro: Synergia, 2009, v. , p. 121-130.

4.
Lamoglia, Aliny ; Lamoglia . Alfabetização de pessoas com deficiência mental. In: Aliny Lamoglia. (Org.). Temas em inclusão: saberes e práticas. Rio de Janeiro: Synergia, 2009, v. , p. 209-220.

5.
Lamoglia ; FROTA, S. ; GOLDFELD, M. . Acolhimento e orientação a famílias de crianças surdas. Enfoques em audiologia e surdez. São Paulo: AM3 Artes, 2006, v. 3, p. 344-372.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Lamoglia . Surdez, escola e inclusão: que língua é esta?. Revista do Sinpro Rio, Rio de Janeiro, p. 45 - 61, 20 maio 2010.

2.
Lamoglia . Dificuldades de Aprendizagem em uma Perspectiva Sociointeracionista. Revista SINPRO-RJ, Rio de Janeiro.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Lamoglia . O Contexto familiar da criança surda. In: IV Congresso de Psicologia do Desenvolvimento da SBPD, 2003, João Pessoa. IV Congresso de Psicologia do Desenvolvimento da SBPD, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
Lamoglia . Autismo: a discussão de um paradoxo?. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
Lamoglia . Começar do começo: a parceria universidade/escola promovendo a inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Lamoglia, Aliny ; Lamoglia . Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia do Instituto de Psicologia da UERJ. 2010.

Produtos tecnológicos
1.
Lamoglia . Incluir também se aprende. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Lamoglia, Aliny ; Lamoglia ; CRUZ, M. L. M. . Psicopedagogia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o curso de pedagogia a distância - Consórcio CEDERJ).

2.
Lamoglia . Começar do começo: a parceria universidade/escola promovendo a inclusão. 2010. (Relatório de pesquisa).

3.
Lamoglia ; Mancebo, Deise . Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia do Instituto de Psicologia da UERJ. 2010. (Parecerista ad hoc).

4.
Lamoglia, Aliny ; Lamoglia . "Educação Especializada de Surdos Informada pela Neuropsicologia Cognitiva". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Lamoglia . Participação em atividades de pesquisa. 2000. (Relatório de pesquisa).

6.
Lamoglia . Participação em atividades de pesquisa. 1992. (Relatório de pesquisa).

7.
Lamoglia . Participação em atividades de pesquisa. 1992. (Relatório de pesquisa).

8.
Lamoglia . Participação em atividades de pesquisa. 1991. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Aliny . "INCLUIR TAMBÉM SE APRENDE". 2011 (Vídeo).

Demais trabalhos
1.
Lamoglia . Curso de Fonoaudiologia da UFRJ. 1999 (Psicologia em grupo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOLDFELD, M.; Silva, Monica Marins; Lamoglia. Participação em banca de Maria Rosário de Souza Leite. Análise da narrativa escrita do surdo. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizande em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

2.
GOLDFELD, M.; PEREIRA, M. B.; Lamoglia, Aliny; Lamoglia. Participação em banca de Cristina Aguirre. Estratégias de leitura e compreensão de crianças surdas bilíngues do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizande em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

3.
GOLDFELD, M.; PEREIRA, M. B.; Lamoglia, Aliny; Lamoglia. Participação em banca de Cristina Aguirre. Estratégias de leitura e compreensão de crianças surdas bilíngues do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizande em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

4.
Lamoglia; GOLDFELD, M.; PEREIRA, M. B.. Participação em banca de Regina Coeli de Carvalho Machado. O desenvolvimento lingüístico de crianças institucionalizadas. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizande em Fonoaudiologia) - Universidade Veiga de Almeida.

Teses de doutorado
1.
Lamoglia; Lamoglia, Aliny; Vilhena, J.; Zamora, M. H. R. N.. Participação em banca de Dayse Carla Genero Serra. Entre a esperança e o limite: um estudo sobre a inclusão de alunos com autismo. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lamoglia. Participação em banca de Reis, T. C. L.. A educação especial para a criança com síndrome de down.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institu) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAGE, A. L. S.; RIBEIRO, Y.; Aliny. Participação em banca de Beatriz Campos Guimarães.Mediando a inclusão de crianças autistas na educação infantil e séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
Lamoglia. Participação em banca de Maria da Conceição dos Santos.O papel da família no processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Lamoglia, Aliny; FAVORITO, W.; Sampaio, C. S.; Lamoglia. Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para a Classe de Professor Auxiliar Didática/LIBRAS. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Lamoglia; Fernandes, Edicléa Mascarenhas; Corrêa, Maria Angela Monteiro. Concurso público de títulos e provas para professor assistente 1 da área de conhecimento educação disciplina educação especial/deficiência auditiva do DFE/UNIRIO. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Lamoglia; Morais, Jaqueline de Fátima dos Santos de; Pérez, Carmen Lúcia Vidal; Pereira, André Andrade. Concurso público de títulos e provas para professor assistente 1 da área de conhecimento Alfabetização e Linguagens do Departamento de Educação da UFF. 2010. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário INCLUIR."Programa INCLUIR - Acessibilidade na educação superior". 2013. (Seminário).

2.
III Semana da Psicologia UNESA.Surdez e políticas públicas de saúde e educação. 2013. (Simpósio).

3.
Seminário de Pós-graduação em Estudos Brasileiros."Começar do começo: a parceria universidade/escola promovendo a inclusão". 2012. (Seminário).

4.
VI Congresso Internacional de Psicología y Educación. "Começar do começo: a parceria Universidade/Escola promovendo a inclusão". 2011. (Congresso).

5.
Congresso Brasileiro de Educação Especial. Começar do começo: a parceria universidade/escola promovendo a inclusão. 2010. (Congresso).

6.
Fórum de Educação e Surdez."Fórum de Educação e Surdez" (Educação especializada para Surdos à luz da Neuropsicologia Cognitiva". 2010. (Simpósio).

7.
Formação Continuada para Professores - Secretaria de Estado de Educação."A inclusão do aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento". 2010. (Oficina).

8.
Capacitação de professores."A inclusão do aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento". 2010. (Encontro).

9.
I International Congress on Family, School and Society. "Deafness, School and Inclusion: What language is this?". 2009. (Congresso).

10.
VIII Seminário de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro."Uma leitura sobre a inclusão na Educação Infantil". 2009. (Seminário).

11.
A prática do Núcleo de Educação Inclusiva da UNIRIO."A prática do Núcleo de Educação Inclusiva da UNIRIO: Intervenção Precoce". 2009. (Encontro).

12.
Semana da Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo."Educação Inclusiva". 2009. (Encontro).

13.
XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia."Educação Especializada de Surdos Informada pela Neuropsicologia Cognitiva". 2009. (Outra).

14.
IV Congresso Internacional e X Seminário Nacional do INES. Educação Especializada de Surdos - Um Contexto de Interação Escolar. 2005. (Congresso).

15.
.Intervenção psicopedagógica para crianças e adolescentes pertencentes ao espectro autístico. 2005. (Outra).

16.
SINPRO - RJ.Dificuldades de Aprendizagem em uma Perspectiva Sociointeracionista. 2004. (Outra).

17.
SINPRO - RJ.Dificuldades de Aprendizagem em uma Perspectiva Sociointeracionista. 2003. (Outra).

18.
III Jornada Anual da Relação Mãe-Bebê.A Relação mãe ouvinte - bebê surdo. 2003. (Outra).

19.
I Congresso de Pós-graduação da FEUC. Educação e Surdez. 2002. (Congresso).

20.
Curso de Pedagogia da Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO.Pensament e Linguagem. 2000. (Outra).

21.
.O desenvolvimento Cognitivo Segundo Piaget e as Provas Operatórias. 1999. (Oficina).

22.
.Aspectos Psicopedagógicos dos distúrbios de aprendizado para pais e profissionais. 1999. (Outra).

23.
III Simpósio Sobre Comunicação - DERDIC.Pensando a Surdez. 1998. (Simpósio).

24.
.Fórum Permanente de Linguagem Educação e Surdez. 1998. (Outra).

25.
.O desenvolvimento Cognitivo Segundo Piaget e as Provas Operatórias. 1997. (Oficina).

26.
.A Construção do Número na Criança. 1996. (Oficina).

27.
.A Epistemologia da Língua Escrita. 1996. (Oficina).

28.
.O desenvolvimento do Grafismo Infantil Segundo Luquet. 1996. (Oficina).

29.
.Repensando a Educação da Pessoa Surda. 1996. (Outra).

30.
IV Seminário de Educação Especial - SME.O projeto político-pedagógico da Escola Municipal de Educação Especial. 1995. (Seminário).

31.
.O Jogo e a Prática Psicopedagógica. 1995. (Outra).

32.
.O Computador como Instrumento Psicopedagógico. 1995. (Outra).

33.
II Encontro de Educadores de Museu do Rio de Janeiro - MHN.Intervenção Psicopedagógica para Educadores de Museu. 1994. (Encontro).

34.
.Alfabetização e Trocas de Experiências Construtivas. 1994. (Outra).

35.
.Educação Para Todos. 1994. (Outra).

36.
.curso sobre Psicopedagogia e Construtivismo para professores de Educação Infantil e Educação Fundamental. 1994. (Outra).

37.
.A Caixa Lógico-simbólica. 1993. (Outra).

38.
.I Ciclo de Debates sobre a Criança e o Adolescente - Os Mal-Ditos Menores. 1990. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silva, M. R. C.. Crianças portadoras de altas habilidades: um olhar psicopedagógico.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institu) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

2.
Vieira, D. M.. A inclusão do aluno deficiente visual numa visão psicopedagógica.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institu) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

3.
Queirroz, S.N.. Interação família e escola: fator facilitador de inclusão do surdo na sociedade.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institu) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julia Vasconcellos. Mediação escolar, autismo e inclusão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

2.
Bárbara Mattos de Souza. "Autismo: uma inclusão possível?". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

3.
Suel Porto Alegre de Almeida Duarte. Atendimento psicopedagógico de uma criança autista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

4.
Paula D'Almeida Adriano de Oliveira. Polo de bebês e sua relevância na estimulação cognitiva de crianças com necessidades educacionais especiais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

5.
Danielle dos Santos da Silva. A inclusão das crianças autistas no ensino regular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

6.
Maria das Graças Balduino Elizardo. Dificuldades na aprendizagem: influência do meio ou inépcia da escola?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

7.
Maria da Conceição dos Santos. O papel da família na inclusão das pessoas com necessidades especiais.... 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamen) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.

8.
Fernanda C. V. da S. Souza. O transtorno de Asperger e suas implicações no cotidiano escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aliny Lamoglia de Carvalho.



Inovação



Outros projetos


Outras informações relevantes


APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO:
- Analista em Ciência e Tecnologia Júnior I (Creche do Instituto Nacional do Câncer - INCA - 1996)
- Professora Auxiliar da Faculdade de Educação da UFRJ (Psicologia da Educação - 02/2004)
- Entre 11 e 22 de Janeiro de 2010 frequentei a Milner School of English em Wimbledom, Londres, com 40h de duração. O curso é acreditado pelo British Council.



(02/11/2005)



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