Wesley Moreira Pinheiro

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  • Última atualização do currículo em 19/01/2019


Docente de disciplinas relacionadas à Comunicação Digital, Marketing, Análise de Dados e Mídias Sociais. Professor dos cursos de Comunicação da Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom), atuando também como Coordenador do Processo Seletivo, Vice-presidente da CPA e Membro dos NDE dos cursos de Publicidade e Propaganda e, Produção Multimídia. Avaliador dos periódicos Qualis/Capes Revista Brasileira de Marketing (Remark), Revista Administração em Diálogo (RAD) da PUC-SP, e Revista de Administração (REA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Parecerista de artigos submetidos aos eventos do Intercom e Semead FEA/USP. Pesquisador nas áreas de Comunicação e Marketing, com temas relacionados a Influenciadores Digitais, Engajamento de Marca em Mídias Sociais, Ambiências Digitais e Interativas, e Comportamentos de Consumo em Ambientes Interativos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wesley Moreira Pinheiro
Nome em citações bibliográficas
PINHEIRO, W. M.;PINHEIRO, WESLEY MOREIRA;MOREIRA PINHEIRO, W.;MOREIRA PINHEIRO, WESLEY

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação.
Rua Major Maragliano, 191
Vila Mariana
04017030 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 21398500
URL da Homepage: www.fapcom.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A marca [trans]: conteúdo como hormônio da construção de identidades em ambientes digitais e interativos,
Orientador: Francisco Antônio Serralvo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: comportamento do consumidor; decisão de compra; mídias digitais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2012 - 2013
Mestrado em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A influência das Redes Sociais Digitais no Processo de Captação de Alunos no Ensino Superior,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Alexandre Luzzi Las Casas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Marketing Educacional; redes sociais; Boca a boca; Gestão do ensino superior.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
2005 - 2007
Graduação em Marketing.
Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Etnografia em Mídias Sociais. (Carga horária: 16h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
2017 - 2017
Métricas de Vídeo em Mídias Sociais. (Carga horária: 6h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
2016 - 2016
Análise de Redes para Mídias Sociais. (Carga horária: 16h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação, FAPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor nos cursos de Tecnologia e Comunicação, lidando com disciplinas de Marketing, Métricas em Mídias Sociais e Planejamento de Mídia

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Influenciadores Digitais e Produtores de Conteúdo
02/2018 - Atual
Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Tecnologia
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Paulus de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do NDE do curso de Publicidade e Propaganda.
08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO, .

08/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Business Intelligence
Marketing Digital
Métricas em Publicidade Online
Socialcommerce
08/2017 - Atual
Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade Digital
Mídias Sociais
08/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO, .

Serviço realizado
Vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Paulus de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do NDE do curso de Produção Multimídia.
03/2017 - Atual
Direção e administração, FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO, .

Cargo ou função
Coordenação do Processo Seletivo.
2/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métricas em Publicidade e Propaganda Online
Planejamento de Mídia
2/2017 - Atual
Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Marketing para Produção Multimídia
Métricas em Mídias Sociais
2/2017 - Atual
Ensino, Rádio, Tv e Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo e Gestão de Empresas em Rádio, TV e Internet
2/2017 - 06/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métricas em Mídias Sociais

FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona disciplinas ligadas à Pesquisa de Marketing, Marketing e Web Analytics

Atividades

03/2015 - 02/2017
Serviços técnicos especializados , CPA-FIAMFAAM, .

Serviço realizado
Membro docente da Comissão Própria de Avaliação do FIAMFAAM Centro Universitário.
03/2015 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE - FIAMFAAM, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário.
01/2014 - 02/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Opinião e de Mercado
02/2016 - 01/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Digital
Pesquisa de Opinião e de Mercado
Web Analytics
08/2014 - 06/2015
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Quantitativos
01/2014 - 06/2015
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Análise Situacional
02/2014 - 01/2015
Serviços técnicos especializados , Graduação, Publicidade e Propaganda.

Serviço realizado
Coordenação do projeto SP FIAM.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I
Métodos Quantitativos

Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor do curso livre Influenciadores


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de desenvolvimento WEB, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação da equipe de desenvolvimento dos sites institucionais. Desenvolvimento do Jornal Eletrônico do curso de Jornalismo do FIAM FAAM. Análise de processos.


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações
Desenvolvimento do site e intranet da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Campus diamantina da UEMG Desenvolvimento do Hotsite do Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG - 2005 Curso de Extensão - Potencialidades de Produção na Web Curso de Extensão - Web Design Curso de Extensão - Comércio Eletrônico Mini Curso do Seminário da UEMG 2005 - Gestão Digital na Atualidade Projeto de curso: Graduação em Desenvolvimento Web - Tecnólogo


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento
Outras informações
Desenvolvimento do Museu Virtual da Saúde Pública - MISP; projeto fomentado pela FAPESP Desenvolvimento do CD Multimídia "O envelhecimento da Metrópole", para o curso de pós-graduação em gerontologia.

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós-graduados em Administração (PUC-SP), .

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós-graduados em Administração (PUC-SP), .

Linhas de pesquisa
Estratégia e Inovação

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino, MBA em Jornalismo Digital, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Redes Sociais e Comunicação Interativa

Bechtel Corporation, BECHTEL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento
Outras informações
Participação no projeto de ampliação da refinaria REFAP - Petrobrás


Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, CIETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento
Outras informações
Participação nos projetos: Knowget - Software de Gestão em Recursos Humanos Desenvolvimento do site da empresa QUANTICORH Desenvolvimento do site da empresa SIMULATE


COMPAQ DO BRASIL, COMPAQ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador Web, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no projeto LASCO - Intranet da empresa COMPAQ (Atual HP), na América Latina.



Linhas de pesquisa


1.
Estratégia e Inovação

Objetivo: Interessa nessa linha de pesquisa estudos sobre estratégias de marketing e inovação em marketing, especialmente ao que concerne à discussão empírica e teórica das mídias sociais, ou das redes sociais na internet, além da relação do marketing enquanto ferramenta de gestão tanto para marca quanto para empresas de serviço ou varejo. Soma-se aos interesses investigativos o estudo do comportamento do consumidor em ambiente virtual e as questões ligadas ao marketing digital, com um olhar voltado aos métodos quantitativos e mistos, com destaque para análises de correlação, variância, fatorial e redes..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
Palavras-chave: comportamento do consumidor; Gestão de Markeitng; Mídias Sociais e Comunicação Interativa; Brand; Branding.
2.
Comportamentos de Consumo em Ambientes Digitais Interativos

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como interesse investigativo fenômenos do comportamento do consumidor, sobretudo aos objetos ligados à comunicação, às mídias digitais, e ao consumo em rede. Discute-se as formas de interação e de apropriação dos conteúdos em função dos comportamentos de consumo e seus atores. Esta é uma discussão que passa pelas metodologias de estudos empíricos, destacando-se a análise de redes sociais em mídias digitais, netnografia, análises de clusters, análises fatoriais exploratórias e estudos sobre métricas de emoticons na perspectiva da ação do consumidor..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cominicação.
Palavras-chave: publicidade e propaganda; marketing; comportamento do consumidor; Mídias Sociais e Comunicação Interativa.
3.
Comunicação: tecnologias, ambiente digital e mídias


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ambiências Digitais e Interativas de Audiência e Consumo
Descrição: O grupo ?Arestas: Ambiências Digitais e Interativas de Audiência e Consumo? tem como objetivo principal desenvolver estudos exploratórios no campo da comunicação, terreno em que as mídias sociais, tecnologia digital e a interatividade propiciam ambientes variados de consumo, seja sob a ótica do marketing ou por meio de demandas socioculturais. Nossos estudos focarão em três grandes objetos investigativos: meios digitais interativos; influenciadores de consumo e formadores de opinião e; estratégias de comunicação e marketing digital. Interessa-nos, então, o desenvolvimento de pesquisas sobre comportamento do consumidor, gestão de marcas, mensuração de audiência em mídias sociais, influenciadores digitais, informação e conteúdo em rede, business intelligence, análise de redes sociais e, netativismos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - 2015
Periódico: Ciências Sociais em Perspectiva
2014 - 2015
Periódico: Administração Pública e Gestão Social
2015 - 2015
Periódico: Revista Espaço Acadêmico (UEM)
2015 - Atual
Periódico: Revista de Administração da UFSM
2016 - Atual
Periódico: Revista Administração em Diálogo - RAD
2017 - Atual
Periódico: REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comportamento do Consumidor.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias Sociais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1POSTINGUEL, D.2019POSTINGUEL, D. ; PINHEIRO, W. M. . Velhas marcas e um outro mundo possível: análise do engajamento virtual da campanha ?redondo é sair do seu quadrado?. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 15, p. 1-16, 2019.

2.
3PINHEIRO, W. M.2018 PINHEIRO, W. M.. Emoticons do Facebook: analisando a demarcação de sentimento e engajamento do consumidor pela mídia social.. SIGNOS DO CONSUMO, v. 10, p. 70-81, 2018.

3.
2PINHEIRO, W. M.2018PINHEIRO, W. M.; POSTINGUEL, D. . O desempenho de Whindersson Nunes na promoção de campanhas publicitárias e no engajamento pelo YouTube. MEDIAÇÃO, v. 20, p. 113, 2018.

4.
4FURTADO AVANZA, MARCIA2018FURTADO AVANZA, MARCIA ; MOREIRA PINHEIRO, WESLEY . Proceso de medición de audiencias de la prensa a través de la interactividad de Facebook. MEDIACIONES, v. 14, p. 46-69, 2018.

5.
7QUIRINO, G.2017QUIRINO, G. ; PINHEIRO, W. M. . A influência da rede de blogs no consumo de produtos e marcas de maquiagem. Temática (João Pessoa. Online), v. 13, p. 175-191, 2017.

6.
5HUMES, L. B.2017HUMES, L. B. ; PINHEIRO, W. M. . A influência do marketing one to one na percepção da imagem da marca Harley-Davidson. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 13, p. 154-170, 2017.

7.
6ALMEIDA, L. G. Q.2017ALMEIDA, L. G. Q. ; MOREIRA PINHEIRO, W. . SAC 2.0 como ativo de marca por meio de uma análise dos construtos de brand equity no setor de previdência privada brasileira. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 13, p. 81-97, 2017.

8.
8PINHEIRO, WESLEY MOREIRA2016 PINHEIRO, WESLEY MOREIRA; ROSSI, GEORGE BEDINELLI . O BRASIL COMO OBJETO DE ESTUDO NA PESQUISA SOBRE TURISMO NO CONTEXTO INTERNACIONAL. Turismo. Visão e Ação (Itajaí) (Cessou em 2007), v. 18, p. 6-28, 2016.

9.
9PINHEIRO, WESLEY MOREIRA2016PINHEIRO, WESLEY MOREIRA. Captação virtual: relacionamento entre alunos e IES nas redes sociais digitais. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 15, p. 97-11, 2016.

10.
14MARCIA FURTADO AVANZA2013MARCIA FURTADO AVANZA ; PINHEIRO, W. M. ; BITTENCURT, M. . Jornal eletrônico e o webjornalismo como suporte pedagógico. Convenit Internacional (USP), v. 12, p. 35-42, 2013.

11.
10PINHEIRO, W. M.;PINHEIRO, WESLEY MOREIRA;MOREIRA PINHEIRO, W.;MOREIRA PINHEIRO, WESLEY2013PINHEIRO, W. M.. Panaceia das redes sociais na internet. CONVENIT INTERNACIONAL (USP), v. 13, p. 27-34, 2013.

12.
11PINHEIRO, W. M.;PINHEIRO, WESLEY MOREIRA;MOREIRA PINHEIRO, W.;MOREIRA PINHEIRO, WESLEY2013 PINHEIRO, W. M.. Captação X Inclusão: duas faces do financiamento estudantil. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 13, p. 1-13, 2013.

13.
13PINHEIRO, W. M.;PINHEIRO, WESLEY MOREIRA;MOREIRA PINHEIRO, W.;MOREIRA PINHEIRO, WESLEY2013 PINHEIRO, W. M.; LAS CASAS, A. L. . Esqueça o que você vai comprar, pense em como será atendido. Revista da ESPM, v. 1, p. 160-165, 2013.

14.
12PINHEIRO, W. M.;PINHEIRO, WESLEY MOREIRA;MOREIRA PINHEIRO, W.;MOREIRA PINHEIRO, WESLEY2013PINHEIRO, W. M.; LAS CASAS, A. L. . Correlação entre produção científica e pesquisa de mercado sobre o comércio eletrônico no Brasil. Revista Universitas Gestão e TI, v. 3i2, p. 44-51, 2013.

15.
15PINHEIRO, W. M.;PINHEIRO, WESLEY MOREIRA;MOREIRA PINHEIRO, W.;MOREIRA PINHEIRO, WESLEY2013PINHEIRO, W. M.; LAS CASAS, A. L. . Correlação entre produção científica e pesquisa de mercado sobre o comércio eletrônico no Brasil. Universitas: Gestão e TI, v. v3i2, p. 44-51, 2013.

16.
16PINHEIRO, W. M.;PINHEIRO, WESLEY MOREIRA;MOREIRA PINHEIRO, W.;MOREIRA PINHEIRO, WESLEY2013PINHEIRO, W. M.; CASAS, L. . A Cauda Longa Do Varejo Online: e-mail marketing aplicado ao mercado de nicho. Parágrafo, v. 1, p. 41-52, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
PINHEIRO, W. M.; POSTINGUEL, D. . Mensuração de audiências e análise de Engajamento: uma proposta metodológica a partir das mídias sociais. In: SILVA, Tarcízio; BUCKSTEGGE, Jaqueline; ROGEDO, Pedro. (Org.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. 1ed.Brasília: Editora IBPAD, 2018, v. 1, p. 9-399.

2.
PINHEIRO, W. M.. Cocriando produto, serviço, marca e promoção. In: Alexandre Luzzi Las Casas. (Org.). Cocriação de Valor. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 127-150.

3.
PINHEIRO, W. M.. Caso 4: Construtora Gafisa. In: Alexandre Luzzi Las Casas. (Org.). Cocriação de Valor. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 180-188.

4.
PINHEIRO, W. M. . Marketing de Varejo On-line. In: Alexandre Luzzi Las Casas. (Org.). Marketing de Varejo. 5ed.São Paulo: Atlas, 2013, v. 1, p. 344-360.

5.
PINHEIRO, W. M.. O Marketing da Pirataria: Legalidade e Ilegalidade em um Novo Paradigma de Consumo. In: Clotilde Perez; Eneus Trindade; Leandro Leonardo Batista; Jôse Fogaça. (Org.). Universo Signico da Pirataria: falso? verdadeiro!. 1ed.São Paulo: Editora Imod, 2013, v. 1, p. 125-154.

6.
PINHEIRO, W. M.; COSTA, Ricardo ; MARCIA FURTADO AVANZA . Dispositivos móveis ? Desafios para o marketing. m-Todos: tendências e oportunidades da mobilidade digital. 01ed.Vic: Creative Commons 3.0, 2012, v. 01, p. 36-42.

7.
PINHEIRO, W. M.; CASAS, L. . Oportunidade e Competitividade no Varejo Online: E-mail marketing aplicado ao mercado de nicho. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). Deve haver mais pesquisa na publicidade porque é assim que se conquista a real beleza. 1ed.São Paulo: Schob, 2012, v. 1, p. 1-1424.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PINHEIRO, W. M.. Jornal Eletrônico: fronteiras reais de um cenário virtual. MOMENTO ONLINE, FIAM-FAAM, 04 mar. 2008.

2.
PINHEIRO, W. M.. O risco virtual e o perigo real. MOMENTO ONLINE, FIAM-FAAM, 18 fev. 2008.

3.
PINHEIRO, W. M.. O destino em alguns cliques. MOMENTO ONLINE, FIAM-FAAM, 25 nov. 2007.

4.
PINHEIRO, W. M.. Relacionamentos, comportamentos e valores virtuais. MOMENTO ONLINE, FIAM-FAAM, 22 out. 2007.

5.
PINHEIRO, W. M.. Você sabe o que é um hotsite? E um hotdog?. MOMENTO ONLINE, FIAM-FAAM, 09 out. 2007.

6.
PINHEIRO, W. M.. A Vida Conectada. MOMENTO ONLINE, FIAM-FAAM, 26 set. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, W. M.; POSTINGUEL, D. . Que Live foi essa? A promoção de vendas midiatizada do Magazine Luiza. In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - Intercom Sudeste, 2018, Belo Horizonte. XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018. v. 1. p. 1-17.

2.
POSTINGUEL, D. ; PINHEIRO, W. M. . Express YourSelf(ie): de Imaculada Rainha do Pop à Profanada do Instagram.. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018. v. 1. p. 1-16.

3.
PINHEIRO, W. M.. Será Que Ele É? A Capacidade de Influência de Evaristo Costa em Campanhas Publicitárias. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018. v. 1. p. 1-16.

4.
PINHEIRO, W. M.. Por que curtir quando se pode amar ou odiar? Análise do uso dos emoticons do Facebook para demarcar sentimento e engajamento. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2017, Curitiba, PR. Anais do INTERCOM, 2017. v. 1. p. 1-15.

5.
MARCIA FURTADO AVANZA ; PINHEIRO, W. M. . Mensuração de audiências no consumo de notícias por meio do Facebook. In: 15º SBPJor, 2017, São Paulo. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2017. p. 1-20.

6.
PINHEIRO, W. M.; POSTINGUEL, D. ; MOURAD, A. I. . Whindersson Nunes: fenômeno de popularidade, de engajamento ou de influência? Análise métrica do desempenho de um youtuber em campanhas publicitárias. In: VII Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado, 2017, São Paulo. Anais do ECOM 2017, 2017. v. 7. p. 385-394.

7.
HUMES, L. B. ; PINHEIRO, W. M. . Um estudo sobre marketing one to one e posicionamento de marca na percepção dos consumidores da Harley-Davidson. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016. v. 1. p. 1-15.

8.
ALMEIDA, L. G. Q. ; PINHEIRO, W. M. . Um estudo sobre a percepção dos construtos de brand equity em ações de SAC 2.0 no consumo de previdência privada. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. v. 1. p. 1-15.

9.
QUIRINO, G. ; PINHEIRO, W. M. . Blogs de maquiagem como agentes de promoção de marcas e produtos por meio da conversação e interação em rede. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016. p. 1-15.

10.
MARTINS, C. O. ; PINHEIRO, W. M. . O boca a boca promovido pelas ações de marketing digital da Netflix no Facebook. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016. p. 1-15.

11.
PINHEIRO, W. M.. Captação virtual: propaganda, marketing e relacionamento nas redes sociais de alunos e IES. In: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2014, São Paulo. O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. São Paulo: INMOD / ABP2, 2014. v. 01. p. 1375-1390.

12.
PINHEIRO, W. M.; BITTENCURT, M. ; MARCIA FURTADO AVANZA . 'Momento On-line': a experiência da produção jornalística digital como suporte pedagógico. In: VI ENCONTRO PAULISTA DE PROFESSORES DE JORNALISMO, 2013, SÃO PAULO. Formação Superior em Jornalismo nos 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil, 2013. v. 1. p. 1-15.

13.
PINHEIRO, W. M.; CASAS, L. . As redes sociais como canal de relacionamento: um olhar sobre a marca Armani Exchange Brasil e a sua interação com o cliente. In: Simpósio de Pesquisa e Ensino em Administração - PUCSP, 2012, São Pauo. Inovações nas Organizações e Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais, 2012. v. 01.

14.
PINHEIRO, W. M.; CASAS, L. . Oportunidade e Competitividade no Varejo Online: e-mail marketing aplicado ao mercado de nicho. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade, 2012, São Paulo. Deve haver mais pesquisa na publicidade, 2012. v. 1.

15.
PINHEIRO, W. M.; COSTA, Ricardo . Eleições 2012: Redes Sociais Enquanto Colégio Eleitoral na Internet. In: Congresso Brasileiro de Marketing Político, 2011, São Paulo. 10 Anos de Contribuições ao Marketing Político Brasileiro, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARCIA FURTADO AVANZA ; PINHEIRO, W. M. . Transformación de la cultura, la política y la comunicación: Nuevos medios, territorios y discursos. In: International Association for Media and Communication Research - IAMCR, 2017, Cartagena de Indias. Transformación de la cultura, la política y la comunicación: Nuevos medios, territorios y discursos, 2017. v. 1. p. 65-66.

2.
MARCIA FURTADO AVANZA ; PINHEIRO, WESLEY MOREIRA . Lado A, Lado B: quando o Yotuber não é notícia, dá notícia. In: ALTERJOR, 2017, São Paulo. 7º Encontro do ALTERJOR (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo) da Universidade de São Paulo, 2017. v. 7. p. 12-12.

Apresentações de Trabalho
1.
PINHEIRO, W. M.. Estratégias para Influencers. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINHEIRO, W. M.. Panorama das Práticas de Influência e o Trabalho do ?Influenciador?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PINHEIRO, W. M.. Públicos Seguidores X Públicos Consumidores: Desafios Sobre A Análise De Engajamento Em Mídia Social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PINHEIRO, W. M.. Será Que Ele É? A Capacidade de Influência de Evaristo Costa em Campanhas Publicitárias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PINHEIRO, W. M.; POSTINGUEL, D. . Que Live foi essa? A promoção de vendas midiatizada do Magazine Luiza. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PINHEIRO, W. M.. Por que curtir quando se pode amar ou odiar? Análise do uso dos emoticons do Facebook para demarcar sentimento e engajamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
POSTINGUEL, D. ; PINHEIRO, W. M. . Express YourSelf(ie): de Imaculada Rainha do Pop à Profanada do Instagram. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PINHEIRO, W. M.. Por que curtir quando se pode amar ou odiar? Análise do uso dos emoticons do Facebook para demarcar sentimento e engajamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PINHEIRO, W. M.. Comunicação, cibercultura e inteligência artificial: humanidade pra quê?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PINHEIRO, W. M.. O futuro da publicidade e propaganda: ferramentas, mídias e influenciadores digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PINHEIRO, W. M.; POSTINGUEL, D. ; MOURAD, A. I. . Whindersson nunes: fenômeno de popularidade, de engajamento ou de influência? Análise métrica do desempenho de um youtuber em campanhas publicitárias.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PINHEIRO, W. M.; MARCIA FURTADO AVANZA ; BITTENCURT, M. . Momento On-line: a experiência da produção jornalística digital como suporte pedagógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
PINHEIRO, W. M.; CASAS, L. . Oportunidade e Competitividade no Varejo Online: e-mail marketing aplicado ao mercado de nicho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PINHEIRO, W. M.; CASAS, L. . As redes sociais como canal de relacionamento: um olhar sobre a marca Armani Exchange Brasil e a sua interação com o cliente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
PINHEIRO, W. M.; COSTA, Ricardo . Eleições 2012: redes sociais enquanto colégio eleitoral na Internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MARCIA FURTADO AVANZA ; PINHEIRO, W. M. . Jornal Momento Online: experiência digital no ensino do jornalismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PINHEIRO, W. M.. Parecer Ad Hoc para o XVII Intercom Norte. 2018.

2.
PINHEIRO, W. M.. Parecer Ad Hoc para Revista Administração em Diálogo (RAD). 2017.

3.
PINHEIRO, WESLEY MOREIRA. Análise de desempenho - Prova Global e Simulados. 2017.

4.
PINHEIRO, W. M.. Projeto Pedagógico de Curso (PPC) - Tecnologia em Produção Multimídia. 2017.

5.
PINHEIRO, W. M.. Parecer Ad Hoc para Revista Brasileira de Marketing (Remark). 2017.

6.
PINHEIRO, WESLEY MOREIRA. Parecer Ad Hoc para Revista - Brazilian Journal of Management. 2016.

7.
PINHEIRO, W. M.. Parecer Ad Hoc para Revista Administração em Diálogo (RAD). 2016.

8.
PINHEIRO, WESLEY MOREIRA. Parecer Ad Hoc para Revista Brazilian Journal of Management. 2015.

9.
MOREIRA PINHEIRO, W.. Parecer Ad Hoc para Revista Espaço Acadêmico (REA-UEM). 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PINHEIRO, W. M.; COSTA, R. . SP FIAM. 2014; Tema: Blog de produção de conteúdo do curso de Publicidade e Propaganda. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINHEIRO, W. M.. Análise e Monitoramento de Influenciadores Digitais. 2017. .

2.
PINHEIRO, W. M.. Pesquisa e Análise Mercadológica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PINHEIRO, W. M.. Análise de Redes Sociais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PINHEIRO, W. M.. Google Analytics. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PINHEIRO, W. M.. Comunicação e Marketing na Web. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PINHEIRO, W. M.. Web Design. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PINHEIRO, W. M.. Gestão Digital na Atualidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PINHEIRO, W. M.. Web Design. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PINHEIRO, W. M.. Educação a Distância. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PINHEIRO, W. M.. Potencialidades de Produção Web. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Será Que Ele É? A Capacidade de Influência de Evaristo Costa em Campanhas Publicitárias. 2018. (Congresso).

2.
XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Que Live foi essa? A promoção de vendas midiatizada do Magazine Luiza. 2018. (Congresso).

3.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Por que curtir quando se pode amar ou odiar? Análise do uso dos emoticons do Facebook para demarcar sentimento e engajamento. 2017. (Congresso).

4.
7º Encontro do ALTERJOR.Lado A, Lado B: quando o Yotuber não é notícia, dá notícia. 2017. (Encontro).

5.
International Association for Media and Communication Research - IAMCR. Proceso de medición de audiencia de la prensa a través de la interactividad de Facebook. 2017. (Congresso).

6.
International Association for Media and Communication Research - IAMCR. Proceso de medición de audiencias de la prensa a través de la interactividad de Facebook en Brasil. 2017. (Congresso).

7.
39º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2016. (Congresso).

8.
ENCONTRO PAULISTA DE PROFESSORES DE JORNALISMO.Momento On-line: a experiência da produção jornalística digital como suporte pedagógico. 2013. (Encontro).

9.
III Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade.Oportunidade e Competitividade no Varejo Online: e-mail marketing aplicado ao mercado de nicho. 2012. (Encontro).

10.
Simpósio de Pesquisa e Ensino em Administração da PUC-SP.As redes sociais como canal de relacionamento: um olhar sobre a marca Armani Exchange Brasil e a sua interação com o cliente.. 2012. (Simpósio).

11.
Fórum Permanente de Debates do CIEE sobre a Realidade Brasileira. 2011. (Encontro).

12.
VII Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG. Gestão Digital na Atualidade. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Ferreira da Silva Júnior. As relações de consumo no mercado automobilístico de luxo no Brasil. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação. (Orientador).

2.
Gabriel Moraes, Milena Assis, Thauane Diniz, William Gabriel. Plano de Comunicação Integrada: Avon. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alice Barroso de Morais, Abigail Amanda de Jesus. Handmade vegano da King55. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação. Orientador: Wesley Moreira Pinheiro.

2.
Danilo Bezerra, Julia Xavier, Priscilla Comito, Rafael Reis. Planejamento de Campanha eduK. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação. Orientador: Wesley Moreira Pinheiro.

3.
Isabela Crepaldi Gonçalves. A relação entre Publicidade e Alimentação Infantil: um mapeamento sobre a contribuição acadêmica do Intercom nos estudos da Publicidade e Propaganda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade PAULUS de tecnologia e Comunicação. Orientador: Wesley Moreira Pinheiro.

4.
Leonardo Bars Humes. Marketing O2O, sua relação com a imagem da marca: um estudo sobre a Harley-Davidson por meio de um modelo de correlacional e fatorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Wesley Moreira Pinheiro.

5.
Lucas Gonçalves Queirós de Almeida. SAC 2.0 em mídias sociais a partir das categorias do brand equity: um estudo sobre o relacionamento do consumidor com produtos de previdência privada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Wesley Moreira Pinheiro.

6.
Caroline Oliveira Martins. Percepção do consumidor sobre a marca Netflix: a construção do boca a boca digital por meio do marketing de conteúdo digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Wesley Moreira Pinheiro.

7.
Giselle Quirino. Análise das estruturas relacionais formadas por blogs de maquiagem por meio de mídias sociais e a sua reverberação na decisão de compra do consumidor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Wesley Moreira Pinheiro.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
14MARCIA FURTADO AVANZA2013MARCIA FURTADO AVANZA ; PINHEIRO, W. M. ; BITTENCURT, M. . Jornal eletrônico e o webjornalismo como suporte pedagógico. Convenit Internacional (USP), v. 12, p. 35-42, 2013.


Cursos de curta duração ministrados
1.
PINHEIRO, W. M.. Pesquisa e Análise Mercadológica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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