Fernando Lopes de Aquino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6132139442082098
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Doutorado e mestrado em filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Filosofia e História da Educação pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Possui Bacharelado em Teologia e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Desenvolve pesquisa em Filosofia da linguagem e Filosofia da Educação. Professor do IFSP - Avaré (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Lopes de Aquino
Nome em citações bibliográficas
AQUINO, F. L.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: A sublimação da lógica e a natureza da atividade filosófica segundo Wittgenstein: uma análise dos §§89-133 das Investigações Filosóficas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marcelo Silva de Carvalho.
Palavras-chave: Conceitos; Linguagem.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Conceitos e semelhanças de família em Wittgenstein,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Marcelo Silva de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: essência; Linguagem; Conceitos; semelhanças de família.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: filosofia da linguagem.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Formação cultural e ensino de filosofia: perspectivas a partir da teoria crítica de Theodor Adorno,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Roberto Akira Goto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ética; Política; Formação cultural.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2009
Graduação em filosofia.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Educação e formação cultural segundo Theodor W. Adorno.
Orientador: Daniel Pansarelli.
2004 - 2007
Graduação em teologia.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Lucas 13. 1-5: Relação entre violência (castigo) e pecado.
Orientador: Paulo Augusto de Souza Nogueira.




Formação Complementar


2010 - 2010
Metod. da Pesquisa-Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Tutores para Inclusão Digital. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Metodologia do ensino superior - Univ. e Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1998 - 1998
Desenho Artístico. (Carga horária: 60h).
serviço nacional de aprendizagem comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, FAPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre
Outras informações
Professor de Lógica e Teoria do conhecimento nos cursos de Filosofia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e RTVI

Atividades

02/2015 - 07/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor de epistemologia
Professor de lógica
02/2015 - 07/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica
Teoria do Conhecimento
02/2015 - 07/2016
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica
Teoria do Conhecimento
02/2015 - 07/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar
Outras informações
Professor das disciplinas de lógica e linguagem

Atividades

03/2015 - 07/2016
Ensino, Filosofia contemporânea e história, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia da linguagem e pensamento moderno
02/2014 - 07/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da linguagem
Lógica

Associação Nacional de Pós Graduação em Filosofia, ANPOF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assessoria acadêmica, Carga horária: 10
Outras informações
Apoio às atividades acadêmicas desenvolvidas pela Diretoria da ANPOF (Gestão 2013-2014); Apoio na reorganização dos GTs e das Revistas ligadas à ANPOF; Apoio na organização do XVI Encontro Nacional ANPOF - 2014; Apoio nas reuniões da Diretoria e na Assembleia Geral da ANPOF realizada em Novembro de 2013; Apoio na publicação dos livros ANPOF: XV Encontro.


Centro Universitário São Camilo, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assintente B, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Ética e Filsofia da Religião


Núcleo Educacional Novo Olhar, NOVO OLHAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Filosofia para Crianças, Carga horária: 6
Outras informações
Professor e coordenador do projeto de filosofia para crianças


SESI - Departamento Regional do Estado de Santa Catarina, SESI-DRSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor EJA, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Filosofia EJA


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 4
Outras informações
Membro da equipe pedagógica responsável pela concepção e produção do Projeto PAR-FILOSOFIA - CAPE/SEB-MEC. Elaboração de curso de Pós-Graduação Lato Sensu destinado a qualificar os docentes de filosofia de todo o país, bem como a produzir os materiais (livros, vídeos e material de web) necessários a seu oferecimento, a partir de agosto de 2010 por meio de convênios entre a CAPES e universidades públicas. Coordenação do projeto: Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de S. Paulo (UNIFESP)


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Membro grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: pesquisador do PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Titulo da pesquisa: fenomenologia e linguagem em Merleau - Ponty: A oposição ao conceito de linguagem pura


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Communicare: Estudos em filosofia da linguagem e comunicação social
Descrição: O grupo de trabalho visa investigar em que medida a comunicação, vista sob uma perspectiva histórico-cultural e valorizando a dimensão antropológica e ética que a fundamenta, é capaz de explicitar a determinação de seus sentidos através de diferentes ?formas de vida? e jogos de linguagem. O principal aporte teórico para a pesquisa é o pensamento contemporâneo do segundo Wittgenstein..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Fernando Lopes de Aquino - Coordenador.
2009 - Atual
DISSOI LOGOI - Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Linguagem
Descrição: Propõe-se um debate sobre o confronto entre a perspectiva contemporânea apresentada pela filosofia da linguagem com as diversas áreas para as quais esta se abre, bem como sua relação com os debates sobre linguagem e lógica ao longo da história da filosofia...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
CIÊNCIA E SENSO COMUM: A SOCIOLOGIA E A DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR SOBRE A REALIDADE SOCIAL
Descrição: Conceituação e fundamentos de ciência. Explicitação do conhecimento científico e outras formas de saber. Caracterização da natureza e especificidade da ciência moderna, seus paradigmas científicos, limites e implicações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Páginas de Filosofia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia e História da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AQUINO, F. L.2012AQUINO, F. L.. Conceitos e semelhanças de família em Wittgenstein: uma leitura das Investigações Filosóficas. Kínesis (Marília), v. IV, p. 50-61, 2012.

2.
AQUINO, F. L.2010AQUINO, F. L.. Educação e Formação Cultural segundo a teoria crítica de Theodor W. Adorno. Theoria (Pouso Alegre), v. 2, p. 34-43, 2010.

3.
AQUINO, F. L.2010AQUINO, F. L.. A dialética da fomação cultura em Theodor W. Adorno: considerações sobre a educação e o ensino de filosofia hoje. Saberes (Natal), v. 2, p. 29-38, 2010.

4.
AQUINO, F. L.2007AQUINO, F. L.. Império romano, Movimentos de Protesto e Jesus. Oracula (UMESP), v. 5, p. 01-10, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AQUINO, F. L.. Teoria Crítica, Formação Cultural e Ensino de Filosofia: perspectivas filosóficas sobre a educação contemporânea. 1. ed. São Paulo: Novas edições acadêmicas, 2016. v. 1. 96p .

2.
AQUINO, F. L.. História da Filosofia. 1. ed. Indaial: Uniasselvi, 2013. v. 1. 197p .

Capítulos de livros publicados
1.
AQUINO, F. L.. ?Uma imagem da linguagem humana?: os parágrafos 1-65 das Investigações filosóficas e suas possíveis interlocuções. In: Marcelo Carvalho; Celso Braida; João Carlos Salles; Marcelo Esteban. (Org.). Filosofia da Linguagem e lógica - Coleção ANPOF. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. 554, p. 1-554.

2.
AQUINO, F. L.. Filosofia moderna: Racionalismo e empirismo, Descartes e Locke. In: Barboza, Sérgio de Góes; Márcia Bastos, Gesiel Anacleto, Pedro Fernandes, Fernando Lopes de Aquino, Franciele Otto, Katia Junqueira; Sidney de Moraes. (Org.). Filosofia. 1ed.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2014, v. 1, p. 131-143.

3.
AQUINO, F. L.. Formação Cultural no Contexto das Determinações Capitalistas: ensino de filosofia e consciência crítica. In: Claudia Battestin; Fabio Antonio Gabriel. (Org.). Filosofia e Educação: um diálogo entre os saberes na contemporaneidade. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2012, v. 1, p. 1-258.

4.
AQUINO, F. L.. Formação cultural, escolarização e ensino de filosofia segundo Theodor Adorno. In: Cláudia Battestin; Fábio Antonio Gabriel. (Org.). Filosofia e Educação: um diálogo necessário. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011, v. , p. 111-132.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, F. L.. Formação cultural e barbárie: o esclarecimento e a educação segundo a teoria crítica de Theodor Adorno. In: XI Congresso de Iniciação científica, 2008, São Bernardo do Campo. Anais do XI congresso de iniciação e produção científica, 2008. v. 1. p. 577-578.

Apresentações de Trabalho
1.
AQUINO, F. L.. Wittgenstein e o debate sobre regras nas 'Investigações Filosóficas'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AQUINO, F. L.. Conceitos e semelhanças de família em Wittgenstein: uma leitura a partir das Investigações Filosóficas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AQUINO, F. L.. Fonte Q e filosofia cínica: análise e comparação a partir de uma mesma crítica social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AQUINO, F. L.. Educação e Dialética em Theodor Adorno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AQUINO, F. L.. Educação e Formação cultural segundo a Teoria Crítica de Theodor W. Adorno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AQUINO, F. L.. O terceiro excluído: filosofia e educação em Michel Serres. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AQUINO, F. L.. Fenomenologia e Linguagem em Husserl e Merleau-Ponty. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AQUINO, F. L.. Fenomenologia e linguagem em Merleau-Ponty: a oposição ao conceito de linguagem pura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AQUINO, F. L.. A relação pecado - violência em Lucas 13. 1-5. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AQUINO, F. L.. As rrelações de Jesus e dos movimentos messianicos de seu tempo com o poder romano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, M. ; AQUINO, F. L. . As Investigações Filosóficas de Wittgenstein: uma introdução. São Paulo: Annablume, 2012. (Tradução/Livro).

2.
AQUINO, F. L.. Pode uma bola de sabão servir de conceito filosófico?. são bernardo do campo 2010 (Resenha).

3.
AQUINO, F. L.. Educação e formação cultural segundo a teoria crítica de Theodor Adorno 2010 (Resumo de pesquisa).

4.
AQUINO, F. L.. Religião de Visionários. São Paulo: loyola, 2006 (Resenha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARVALHO, M.; AQUINO, F. L.; NASCIMENTO, W. F.. Participação em banca de Lethicia Pinheiro Angelim. Cartografia da Mente em Gregory Batenson. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VELLA, G.; CALCADO, T.; AQUINO, F. L.. Participação em banca de Rogério de Oliveira Santos.Nietzsche e o mundo grego; Apolo e Dionísio na origem da tragédia e como crítica à modernidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.

2.
MATOS, H. A.; CALCADO, T.; AQUINO, F. L.. Participação em banca de Leandro de Castro."O desafio de tornar-se pessoa": o florescimento do humano em Martin Buber. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário de Filosofia FAPCOM.Educação, emancipação e libertação. 2016. (Seminário).

2.
XVII Encontro Nacional ANPOF.A lógica como sublime e o papel da filosofia segundo os §§89-133 das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. 2016. (Encontro).

3.
II Workshop Wittgenstein.Linguagem e regras em Wittgenstein: do Big Typescript às Investigações. 2015. (Encontro).

4.
V Seminário de Filosofia FAPCOM.A figura Pato-Lebre proposta por Wittgenstein nas Investigações Filosóficas. 2015. (Seminário).

5.
XVIII Congresso de Produção e Iniciação Científica Metodista. Revelação do aspecto: o ver como e os processos educativos segundo Wittgenstein. 2015. (Congresso).

6.
IX Encontro de professores de filosofia do ABC.Formação cultural e o ensino de filosofia: reflexões a partir de Theodor Adorno. 2014. (Encontro).

7.
XVII Congresso de Iniciação e Produção Científica, no XVI Seminário de Extensão da Metodista, XI Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa e no I Seminário PIBITI/UMESP de Pesquisa.. Filosofia e Educação. 2014. (Congresso).

8.
Colóquio de Filosofia e História da educação. 2011. (Outra).

9.
Contribuições da fenomenologia filosófica da religião à teologia fundamental. 2011. (Outra).

10.
XIV Semana de Filosofia: "Filosofia e Universidade: perspectivas". 2010. (Congresso).

11.
III Encontro de professores de filosofia do ABC. 2009. (Encontro).

12.
O ensino de filosofia e o declinio do sentido público na educação. 2009. (Outra).

13.
XIII Semana de Filosofia "O pensamento filosófico e a revolução francesa". 2009. (Simpósio).

14.
"Colóquio Kairós" Filosofia e Modernidade. 2008. (Encontro).

15.
Filosofia existencial: leituras de Jean-Paul Sartre. 2008. (Encontro).

16.
II Encontro de Professores de Filosofia do ABC. 2008. (Encontro).

17.
I Seminário Interno de Pesquisa em Fenomenologia - Diálogos em filosofia, psicologia e teologia. 2008. (Seminário).

18.
Limites da Linguagem. 2008. (Outra).

19.
Seminário de filosofia da linguagem. 2008. (Seminário).

20.
XI congresso de Inciação e Produção Científica. Fenomenologia e Linguagem em Merleau-Ponty: a oposição ao conceito de linguagem pura. 2008. (Congresso).

21.
XI Congresso de Iniciação e Produção científica PIBIC/UMESP. Formação cultural e barbárie: o esclarecimento e a educação segundo a teoria critica de Theodor W. Adorno. 2008. (Congresso).

22.
XII Semana de Filosofia "Filosofias Contemporâneas". 2008. (Seminário).

23.
IV Seminário PIBIC/UMESP. 2007. (Seminário).

24.
IX Seminário de Extensão da Metodista. 2007. (Seminário).

25.
Jesus de Nazaré em Debate: Diálogo com John Dominic Crossan. 2007. (Outra).

26.
Semana de Estudos Teológicos - SET. 2007. (Congresso).

27.
Seminários Abertos de Filosofia Latino-Americana sobre Filosofia de Enrique Dussel. 2007. (Seminário).

28.
X Congresso de Iniciação Cientifica. 2007. (Congresso).

29.
XI Semana de filosofia "Sophia e Psiqué". 2007. (Seminário).

30.
1º Encontro de Professores de Filosofia do ABC. 2006. (Encontro).

31.
3º Encontro Regional Sobre a Filosofia da Libertação de Henrique Dussel. 2006. (Encontro).

32.
IX Congresso de Iniciação Científica. 2006. (Congresso).

33.
Semana Wesleyana. 2006. (Congresso).

34.
X Semana de Estudos da Religião "O Demôniaco". 2006. (Encontro).

35.
X Semana de Filosofia "Critica da Politica". 2006. (Encontro).

36.
6º Seminário de Extensão da Universidade Metodista. 2004. (Seminário).

37.
7º Congresso de Produção Cientifica. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AQUINO, F. L.. VI Seminário de Filosofia. 2016. (Outro).

2.
AQUINO, F. L.; CARVALHO, M. . XVI Encontro Nacional ANPOF. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando Paques da Silva. O Zaratustra de nietzsche. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

2.
Lorrayne Raquel Santos. A amizade de Aristóteles pautada em uma ética educacional. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

3.
Ruy Rogerio Machado Palmeiro. Paralelo entre os pensamentos de Sexto Empírico e Richard Rorty sobre Ética. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. (Orientador).

4.
Ana Célia Soares. A virtude pode ser ensinada?. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

5.
Felipe Almeida. Educação brasileira sob a ótica de Paulo Freire. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. (Orientador).

6.
Adriano do Amaral Barbosa. Aproximações entre Platão e Wittgenstein. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. (Orientador).

7.
Vitor Lucas Alencar. Depressão no Século XXI. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Metodista de São Paulo. (Orientador).

8.
Adriano Alves. Filosofia e política na América Latina sob a ótica de Enrique Dussel. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário São Camilo. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:27:08