Andreza de Oliveira Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1152221631790767
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Graduada em História pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2005) e mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008). Foi professora do Curso de História do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba (2008-2009) e professora do Curso de Arquivologia no Campus V da UEPB (2010). Atualmente é professora adjunta do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no Campus Avançado Walter de Sá Leitão - Assu, onde também desenvolve atividade de chefia no departamento acadêmico, ao qual está vinculada desde 2010. Tem trabalhado com as disciplinas na área de teoria e metodologia da História, enfatizando sua relação com o ensino de História e a formação docente, estabelecendo interlocuções com temáticas que versam sobre feminismo, gênero, sexualidade, etnia, educação, historiografia, identidade, currículo, cultura histórica e Direitos Humanos. Desenvolve ações de extensão voltadas para o debate em torno da diversidade étnico-cultural e dos direitos humanos junto a juventude na cidade de Assu, bem como em escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte. Coordenou o Programa do PROEXT, Gênero, Educação e Direitos Humanos, financiado pelo MEC, cuja atuação era voltada para a formação continuada dos/as professores/as da rede básica de ensino, abordando questões relacionadas aos Direitos Humanos e ao enfrentamento à homofobia e à violência na escola, com ações prioritariamente voltadas à formação continuada de professores/as. Atualmente coordena o programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em história e projeto de ensino de graduação voltado para educação patrimonial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andreza de Oliveira Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, Andreza. de O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Walter de Sá Leitão - CAWSL/ UERN.
Rua Sinhazinha Wanderley, 871
Centro
59650970 - Açu, RN - Brasil
Telefone: (84) 3312411


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Interfaces das Noções de Gênero e sua Cultura histórica.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Cláudia Engler Cury.
Palavras-chave: Cultura Histórica; Gênero; Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
2001 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: O Gênero no (do) Currículo: cores da linguagem, vozes do livro didático.
Orientador: Ofélia Maria de Barros.




Formação Complementar


2010 - 2010
Programa de Formação e Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2003 - 2003
Corpo, educação e subjetividades masculinas. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2003 - 2003
Aprendendo História na Amizade e na Brincadeira. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2003 - 2003
As Ilusões da Inclusão na Sala de Aula. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2003 - 2003
Teatro e História: uma relação possível. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNI UERN, .

Cargo ou função
Conselheira.
02/2016 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e estágio supervisionado 1
História da África
02/2015 - Atual
Direção e administração, Departamento de História da UERN do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, .

Cargo ou função
Chefe de departamento acadêmico.
03/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e estágio supervisionado 3
História da Cultura
11/2011 - 12/2015
Extensão universitária , Departamento de História da UERN do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, .

Atividade de extensão realizada
GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: POR UMA ESCOLA SEM HOMOFOBIA.
08/2014 - 02/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e estágio supervisionado 2
Historiografia
04/2014 - 08/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de História
Orientação e estágio supervisionado 3
Orientação e estágio supervisionado 4
02/2013 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História da UERN do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, .

Cargo ou função
Coordenadora de Estágio Supervisionado.
04/2012 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avançado Walter de Sá Leitão - CAWSL/ UERN, .

Cargo ou função
Representante do Campus Avançado Walter de Sá Leitão na comissão de Extensão da PROEX.
07/2013 - 11/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia
Orientação teórica e estágio supervisionado 3
Orientação teórica e estágio supervisionado 4
02/2013 - 06/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de História
Orientação teórica e estágio supervisionado 2
Orientação teórica e estágio supervisionado 3
08/2010 - 04/2013
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga II
História da Cultura
História do Brasil III
História Medieval
Metodologia do Ensino de História
Orientação Teórica e Estágio Supervisionado 2, 3 e 4
Teoria da História
11/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, UERN/ FAFIC - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Membro de Comissão para Reformulação do Projeto político Curricular (PPC) do Curso de Licenciatura em História.
11/2011 - 04/2012
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
Orientação Teórico Metodológica e Estágio Supervisionado II
Teoria da História
02/2011 - 10/2011
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à História
Metodologia do Ensino de História
Orientação de Estágio Supervisionado IV
08/2011 - 09/2011
Ensino, PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à História
09/2010 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, UERN/ FAFIC - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Reformulação do Projeto Pedagógico (PPC) do Curso de Licenciatura em História.
10/2010 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, UERN/ FAFIC - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Colegiada para Avaliação de Projetos de Atividades em Regime de Dedicação Exclusiva.

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Tutora Presencial, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

06/2009 - 01/2010
Extensão universitária , Centro de Educação - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Tutora do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola.

Unavida/ Uva, UNAVIDA/ UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2010 - 02/2010
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
10/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de História
10/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
07/2009 - 09/2009
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea
04/2009 - 06/2009
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Medieval
02/2009 - 04/2009
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
12/2008 - 03/2009
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Econômica

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

02/2010 - 12/2010
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil Republicano
Metodologia do Trabalho Científico
Formação da Sociedade Brasileira
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
02/2008 - 12/2009
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Estudos da História
Formação da Sociedade Brasileira
História Antiga
Oficina de Pesquisa em História
Prática Pedagógica
Teoria da História
Topicos Especiais em História - História e Literatura

Escola Petrônio Figueirêdo, EPF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 40


LD Consultoria e Assessoria em Gestão de Saúde, LD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora



Projetos de extensão


2017 - Atual
A escola que se pergunta pelo outro/a: conversando sobre direitos humanos
Descrição: O projeto consiste em promover oficinas e rodas de conversas nas escolas públicas de Assu, João Câmara e Extremoz e na comunidade indígena Medonças do Amarelão em João Câmara, tento como tema os direitos humanos e a construção das identidades culturais e o enfrentamento aos preconceitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Andreza de Oliveira Andrade - Coordenador / Itamara Patrícia de Souza Almeida - Integrante / Adriana Paiva da Silva - Integrante / Tayse Michelle Campos da Silva - Integrante.
2016 - 2017
A escola que se pergunta pelo outro/a: conversando sobre diversidade
Descrição: Projeto oferece formação continuada a educadores e educadoras da rede pública de ensino da cidade de Assú - RN centrado no debate sobre a diversidade, sobre tudo em reflexões e ações didáticas voltadas ao enfrentamento do racismo, do sexismo e da homofobia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Andreza de Oliveira Andrade - Coordenador / Rosenilson Silva Santos - Integrante.
2016 - Atual
Na casa de Clio a festa de Dionísio: ensino de História e Teatro na Escola
Descrição: Em parceria com o grupo de Teatro Borná de Teatro está sendo formado um grupo composto por alunos/as da UERN e das escolas públicas de Assú para desenvolvimento de oficinas de teatro para montagens de espetáculos cujos roteiros serão construídos a partir de temas das aulas de História..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Andreza de Oliveira Andrade - Coordenador / Itamara Patrícia de Souza Almeida - Integrante.
2014 - 2015
Gênero, sexualidade e educação: por uma escola sem homofobia
Descrição: Projeto consistia basicamente em desenvolver oficinas didáticas junto a alunos/as e professores da escolas públicas do município de Assu/RN tendo em vista a desconstrução de preconceitos geradores da Homofobia no âmbito das escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Andreza de Oliveira Andrade - Coordenador.
2013 - 2015
Educação, Diversidade e Direitos Humanos: problematizações e enfrentamentos à violência na escola
Descrição: Trata-se de um Programa de Extensão financiado pelo Ministério da Educação em parceria com a UERN que desenvolve atividades de enfrentamento à violência juvenil, de práticas discriminatórias e preconceituosas, destacando-se aqueles voltados contra a comunidade LGBT, tendo a Universidade e as escolas públicas municipais de Assú e João Câmara - RN como espaços de ação, são desenvolvidas atividades de formação e formação continuada voltadas aos debates sobre Diversidade e Direitos Humanos junto a alunos e alunas da UERN e professores(as) das escolas, que participam de atividades e oficinas voltadas ao enfrentamento da violência juvenil e da homofobia, como o intuito de promover a cidadania e a democracia por meio da educação e do diálogo entre a Universidade e sociedade civil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Andreza de Oliveira Andrade - Coordenador / Josiane Maria de Castro Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Nas Trilhas do Patrimônio: Práticas Educativas no Centro Histórico de Assú-RN.
Descrição: O projeto procura contribuir com o fomento do ensino da história local, da sensibilidade urbana e do patrimônio cultural do município de Assú, situado na microrregião do Vale do Açu, estado do Rio Grande do Norte. A proposta é direcionada, particularmente, para a compreensão dos múltiplos sentidos atribuídos ao Centro Histórico da cidade, através da realização de um inventário de referências culturais que permita refletir acerca das experiências de diferentes grupos sociais que constituem a trama urbana entre acordos e conflitos inerentes ao espaço vivenciado. Nesse itinerário, as práticas educativas que circundam o referido Centro surgem à medida que determinadas atividades são promovidas, tais como a viabilização de encontros de estudos sobre temas, problemas e fontes ligadas à pesquisa; a produção de entrevistas balizadas pelo prisma do patrimônio; e a elaboração de material didático que impulsione ações de ensino e aprendizagem no local com a proposição de trilhas urbanas. O trabalho pauta um tipo de educação para o patrimônio, mediada pelo direito à memória, como exercício político de cidadania..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Geral: ● promover práticas educativas em torno das referências culturais do Centro Histórico de Assú-RN, de forma que tais estudos possam instigar igualmente reflexões sobre os patrimônios da microrregião do Vale do Açu-RN, com intuito de estimular a educação para o patrimônio entre os estudantes do departamento de história e demais interessados da universidade como instrumento de exercício cidadão. Específicos: ● realizar encontros de estudos sobre os olhares da historiografia para a memória, identidade e patrimônio, bem como oficinas de usos de fontes na pesquisa, a fim de apreciar experiências de educação patrimonial pelo Brasil fomentadas em cursos de história e áreas afins. ● relacionar os estudos voltados para o patrimônio com o ensino de história em conjunto com debates acerca da legislação educacional através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN?s) e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). ● mapear, organizar e analisar diferentes tipos de fontes históricas em torno do Centro Histórico de Assú, sem perder de vista olhar mais ampliado para o Vale do Açu, com interesse de estruturar uma cartografia patrimonial que possa ser instrumentalizada na produção de conhecimento crítico. ● viabilizar aulas de campo no Centro buscando ampliar o mapeamento de documentação e produzir entrevistas para reconhecer outras percepções, sensibilidades e afetos no percurso realizado. ● sistematizar o produto dos encontros, aulas e registros em acervo digital para que seja disponibilizado para uso na universidade, em plataformas virtuais com acesso público e nas escolas da cidade em forma de instrumento didático. ● elaborar material didático para ações de educação patrimonial através de trilhas urbanas pelo Centro que estimulem estudantes acadêmicos ou do ensino fundamental e médio a perceberem as referências culturais que demarcam os patrimônios do local..
Alunos envolvidos: Ensino fundamental: (60) Graduação: (20) .
Integrantes: Andreza de Oliveira Andrade - Coordenador / Vagner de Souza Ramos Filho. - Integrante / Éricles Dantas de Oliveira - Integrante / Tiago Bernardo de França - Integrante.
2017 - 2018
História, Memória e Ensino: Formações para Educação Patrimonial no Vale do Açu
Descrição: O projeto propõe realizar formações de ensino e aprendizagem para estimular práticas pedagógicas de educação patrimonial em torno de bens culturais da microrregião do Vale do Açu, no estado do Rio Grande do Norte. Sua estrutura baseia-se em três eixos que se retroalimentam entre reflexão, intervenção e produção. O primeiro promove estudo de temáticas ligadas à memória, identidade e patrimônio em sintonia com o ensino de história. O segundo converge para a cartografia, sistematização e análise de documentação relativa aos patrimônios do Vale com enfoque no centro de histórico de Assú. O terceiro articula atividades que culminem na geração de material didático para ser utilizado em espaços formais e informais de educação. Trata-se de uma maneira de aprimorar debates, atender demandas e apoiar demais atividades acerca das questões colocadas em cena na iniciativa..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Graduação.
Em relação a temática: Aprendizagem por projetos, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivo Geral: Promover formações de ensino e aprendizagem para estimular a educação patrimonial entre os estudantes do departamento de história e demais interessados da universidade como instrumento de exercício cidadão em torno dos diferentes bens culturais da microrregião do Vale do Açu-RN com enfoque no centro histórico de Assú. Objetivos Específicos: ● realizar encontros de estudos sobre os olhares da historiografia para a memória, identidade e patrimônio com apreciação de experiências de educação patrimonial pelo Brasil fomentadas em cursos de história e áreas afins. ● relacionar os estudos voltados para o patrimônio com o ensino de história em conjunto com debates acerca da legislação educacional através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN?s) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). ● mapear, organizar e analisar diferentes tipos de fontes históricas em torno do Vale do Açu com intuito de estruturar uma cartografia patrimonial da microrregião que possa ser instrumentalizada na produção de conhecimento crítico. ● viabilizar aulas de campo pelo Vale buscando ampliar o mapeamento de documentação e produzir registros audiovisuais e entrevistas a fim de reconhecer outras percepções, sensibilidades e afetos no percurso realizado. ● sistematizar o produto dos encontros, viagens e registros em acervo digital para que seja disponibilizado para uso na universidade, em plataformas virtuais com acesso público e nas escolas da microrregião em forma de instrumento didático. ● elaborar material didático para ações de educação patrimonial através de trilhas pelo centro histórico de Assú que instiguem estudantes acadêmicos ou do ensino fundamental e médio a perceberem as múltiplas referências culturais do espaço..
Alunos envolvidos: Ensino fundamental: (60) Graduação: (20) .
Integrantes: Andreza de Oliveira Andrade - Coordenador / Adriana Paiva da Silva - Integrante / Vagner de Souza Ramos Filho. - Integrante / Éricles Dantas de Oliveira - Integrante / Tiago Bernardo de França - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Residência Pedagógica
Descrição: Em sintonia com as diretrizes teórico-metodológicas e pedagógicas estipuladas Projeto Pedagógico do Curso de História e pelo Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN, voltada ao estímulo ao desenvolvimento critico criativo de alunos e alunas, requisito necessário ao desenvolvimento de uma relação de ensino aprendizagem preocupada com o desenvolvimento social de nosso alunado propomos o desenvolvimento de uma projeto capaz de instrumentalizar em termos pedagógicos o que rege a Lei 10.639 de 2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas, pautando ações transdisciplinares que aqui serão capitaneadas pelo componente curricular de História. A proposta tem seu elemento transdisciplinar ao dialogar de perto com o componente de Artes, uma vez que se pretende lançar mão do uso de imagens e iconografias para promover uma releitura da história do povo negro no Brasil, através de oficinas e rodas de conversas voltadas a debater a história do povo africano no Brasil e do povo afro-brasileiro, problematizando o mito da democracia racial e o racismo, as quais se seguirão de oficinas de arte fotográfica e cultura, voltadas à valorização da estética afro-brasileira no contexto do espaço escolar, de modo a envolver os/as estudantes no debate sobre formação cultural brasileira, diversidade étnica, cultural e racismo, para, a partir daí, instrumentaliza-los/las teórica e tecnicamente a desenvolverem uma leitura da história da formação social brasileira com um olhar sensível à valorização da importância do povo negro e de sua cultura em nossa sociedade. As atividades preveem a produção de material didático sobre história e cultura afro-brasileira e a produção de uma exposição fotográfica, resultado do trabalho de discentes da graduação e alunos/as das escolas abordando a valorização da negritude e da história afro-brasileira. Em termos objetivos a proposta passa por: 1. Pautar os debates acerca da epistemologia do conhecimento histórico e sua cultura escolar com foco no debate acerca história afro-brasileira; 2. Historicizar o debate sobre os processos de construção da identidade nacional tocada pela herança cultura africana e afro-brasileira em termos curriculares para o ensino de história; 3. Instrumentalizar o uso de novas linguagens para o ensino de História entre os/as discentes privilegiando o uso de imagens e iconografias como elementos de políticas culturais no tocante à história do povo negro no Brasil de modo a contribuir para a produção de um conhecimento histórico escolar sob uma perspectiva não hegemônica; 4. Produzir material didático para utilização na educação básica voltados para a utilização de recursos como fontes históricas e iconografias voltadas à história do povo africano e afro-brasileiro e à valorização da identidade negra no Brasil; 5. Problematizar as potencialidades metodológicas do multiculturalismo para a formação de professores/as de História.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Andreza de Oliveira Andrade - Coordenador.
Gênero, Sexualidade e Diversidade Cultural: cartografando caminhos da educação histórica em Assú - RN
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Mneme (Caicó. Online)


Membro de comitê de assessoramento


2016 - 2017
Agência de fomento: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Gênero.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Sexualidade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, Andreza. de O.2015ANDRADE, Andreza. de O.. Por uma cartografia dos saberes docentes: o Parfor e o agenciamento de novas subjetividades no ensino de Hitória. MOSAICO (GOIÂNIA), v. 8, p. 93-102, 2015.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.2006ANDRADE, Andreza. de O.. Educação, Currículo e Conhecimento Histórico Escolarizado. Saeculum (UFPB), v. 1, p. 97-107, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C. (Org.) ; DINIZ, Maria. I. (Org.) ; QUEIROZ, Fernanda. M. (Org.) ; SANTOS, Luana. P. M. (Org.) . Feminismo, gênero e sexualidade: diálogos contemporâneos. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2016. v. 800. 219p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C. ; DINIZ, Maria. I. ; QUEIROZ, Fernanda. M. ; SANTOS, Luana. P. M. . Feminismo, gênero e sexualidade: diálogos contemporâneos. In: Andreza de Oliveira Andrade; Josiane Maria de Castro Ribeiro; Maria Ilidiana Diniz; Fernanda Marques de Queiroz; Luana Paulo Moreira Santos. (Org.). Feminismo, gênero e sexualidade: diálogos contemporâneos. 1ed.Mosoró: Edições Uern, 2016, v. 1, p. 7-17.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, Luana. P. M. . Feminismos, gênero e seus (des)caminhos: nuances de uma epistemologia sócio histórica. In: Andreza de Oliveira Andrade; Josiane Maria de Castro Ribeiro; Maria Ilidiana Diniz; Fernanda Marques de Queiroz; Luana Paulo Moreira Santos. (Org.). Feminismo, gênero e sexualidade: diálogos contemporâneos. 1ed.Mosoró: Edições Uern, 2016, v. 1, p. 21-48.

3.
ANDRADE, Andreza. de O.. Cultura Histórica e Ensino de História: voltando às interfaces das noções de gênero no e através do ensino de história. In: Carla Mary S. Oliveira, Seriaja Rodrigues Mariano. (Org.). Cultura Histórica e Ensino de História. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2014, v. 1, p. 137-165.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Andreza. de O.. Por uma cartografia dos saberes docentes: o PARFOR e o agenciamento de novas subjetividades no ensino de História. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: novos e velhos desafios. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. v. 1. p. 1-16.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero e cultura historiográfica: diálogos com a história ensinada. In: III Seminário Internacional - História e Historiografia, 2012, Fortaleza. III Seminário Internacional - História e Historiografia. Fortaleza: Editora da UFC, 2012. v. 1. p. 1-17.

3.
ANDRADE, Andreza. de O.. O CONCEITO ENQUANTO MECANISMO DE POLÍTICA CULTURAL: historicizando o conceito de gênero a partir da experiência histórica do(s) feminismo(s). In: III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2011, João Pessoa. Olhares Diversos Sobre a Diferença. João Pessoa, 2011. p. 1-11.

4.
ANDRADE, Andreza. de O.. A educação que se pergunta pelo corpo: debatendo gênero, sexualidade e homofobia na escola. In: VII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade, 2011, CAMPINA GRANDE. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. CAMPINA GRANDE: Realize Editora, 2011.

5.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Para além do traço e da tinta: o corpo enquanto elemento de representação infantil nas aulas de artes visuais. In: III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2011, João Pessoa. Olhares Diversos Sobre a Diferença. João Pessoa: UFPB, 2011. p. 1-10.

6.
ANDRADE, Andreza. de O.; CAVALCANTE, S. J. . Currículo, ensino de história e práticas educativas para educação das relações etnicorraciais e de gênero". In: III Seminário Nacional de História e Culturas Afro-Brasileiras, 2010, Campina Grande. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Campina Grande: Realize Editora, 2010. v. 1. p. 69-79.

7.
ANDRADE, Andreza. de O.. Os "velhos" feminismos e a construção de novas subjetividades femininas a partir da perspectiva queer. In: V Colóquio Nacional de Representações de Gênero e de Sexualidade, 2009, Campina Grande. V Colóquio Nacional de Representações de Gênero e de Sexualidade. Campina Grande: Editora da UEPB, 2009. p. 1-10.

8.
LEONCIO, Eva Wilma ; ANDRADE, Andreza. de O. ; SANTOS, Gelma Nunes . Educação e Sexualidade: modos de viver, modos de aprender. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH - PB., 2008, Guarabira. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: entre o nacional e o regional. Campina Grande: Editora da UFCG, 2008. v. 1. p. 1-10.

9.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero e História das Mulheres: diálogos conceituais. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH - PB, 2008, Guarabira. História e Historiografia: entre o nacional e o regional. Campina Grande: Editora da UFCG, 2008. v. 1. p. 1-16.

10.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Gênero, História das Mulheres e Cultura Histórica: anvanços ou simplificações?. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. I Colóquio Internacional de História. Campina Grande: Editora da UFCG, 2008. v. 1. p. 1-16.

11.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo Escolar e Práticas Culturais: multiplas faces dos artefatos de gênero. In: III CONIEC - Congresso Internacional de Estudos Comparativos, 2007, Campina Grande. III CONIEC -. Campina Grande: Esditora da UEPB, 2007. v. 1. p. 43-44.

12.
ANDRADE, Andreza. de O.. Infância Vigiada: educação e identidades de gênero. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS: desafios históricos e saberes interdisciplinares, 2007, João Pessoa. Desafios históricos e saberes interdisciplinares. João Pessoa: Editora da UFPB, 2007. v. 1. p. 1-10.

13.
ANDRADE, Andreza. de O.. Políticas e práticas curriculares como práticas históricas. In: Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007. v. 1. p. 1-10.

14.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo, Gênero e Práticas Culturais: desafios ao ensino de História. In: XXIV Simpósio Nacional de HIstória, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v. 1. p. 1-8.

15.
ANDRADE, Andreza. de O.. Educação, políticas culturais e a construção das identidades de gênero e sexuais: uma articulação histórico-cultural. In: II Colóquio Nacional de Representações de Gênero e de Sexualidade, 2006. II Colóquio Nacional de Representações de Gênero e Sexualidades - Anais. Campina grande - PB: EDUEPB, 2006.

16.
ANDRADE, Andreza. de O.; BARROS, O. M. . Ensino de História como artefato de Gênero: (re) afirmando identidades e hierarquias. In: XII Encontro Estadual de História da ANPUH - PB- História e Multidisciplinaridade: fronteiras e deslocamentos, 2006. XII Encontro Estadual de História - História e Multidisciplinaridade: fronteiras e deslocamentos". Campina Grande: EdUFCG, 2006. p. 1-14.

17.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo e Debates de Gênero: silêncios e naturalizações. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: Editora da UFPB, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. . 'DA COR DE ÉBANO: HISTÓRIA, ARTE E ESTÉTICA NA VALORIZAÇÃO DA NEGRITUDE NO AMBIENTE ESCOLAR. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E LUSITANAS, 2018, Pau dos Ferros - RN. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E LUSITANAS, 2018.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero e feminismo nas malhas do contemporâneo: olhares históricos e historiográficos. In: VII Encontro Estadual de História - Contra os preconceitos: história e democracia, 2016, Natal - RN. Contra os preconceitos: história e democracia, 2016. v. 1. p. 12-13.

3.
ANDRADE, Andreza. de O.. Ensino de História e educação para diversidade: novos desafios para velhos parâmetros. In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades, 2013, Crato - CE. As dimensões Políticas da História eo futuro do passado. Crato: 978-85-915882-0-6, 2013. v. 1. p. 52-53.

4.
ANDRADE, Andreza. de O.. O CONCEITO ENQUANTO MECANISMO DE POLÍTICA CULTURAL: historicizando o conceito de gênero a partir da experiência histórica do(s) feminismo(s). In: III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2011, João Pessoa. Olhares Diversos Sobre a Diferença. João Pessoa: UFPB, 2011.

5.
ANDRADE, Andreza. de O.. A educação que se pergunta pelo corpo: debatendo gênero, sexualidade e homofobia na escola. In: VII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade, 2011, CAMPINA GRANDE. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. CAMPINA GRANDE: Realize Editora, 2011.

6.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Para além do traço e da tinta: o corpo enquanto elemento de representação infantil nas aulas de artes visuais. In: III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2011, João Pessoa. Olhares Diversos Sobre a Diferença, 2011. p. 1.

7.
ANDRADE, Andreza. de O.; CAVALCANTE, S. J. . Práticas educativas e Sexualidade: formatando os corpos e as identidades de gênero e sexuais. In: 7º ENCONTRO NACIONAL UNIVERSITÁRIO DE DIVERSIDADE SEXUAL, 2009. Academia e Militância em diálogo: diversidade sexual e lutas sociais, 2009. v. 1. p. 39-39.

8.
SANTOS, Gelma Nunes ; LEONCIO, Eva Wilma ; ANDRADE, Andreza. de O. . Educação e Sexualidade: modos de viver, modos de aprender. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH - PB, 2008, Guarabira. História e Historiografia: entre o nacional e o regional, 2008. v. 1. p. 87-88.

9.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero e História das Mulheres: diálogos conceituais. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH - PB, 2008, Guarabira. História e historiografia: entre o nacional e regional. Campina Grande: Editora da UFCG, 2008. v. 1. p. 88-88.

10.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero, História das Mulheres e Cultura Histórica. In: I Colóquio Inernacional de História, 2008, Campina Grande. I Colóquio Inernacional de História. Campina Grande: Editora da Ufcg, 2008. v. 1. p. 123-123.

11.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Gênero, História das Mulheres e Cultura Histórica: avanços ou simplificações?. In: I Colóquio Internacional de História: sociedade, natureza e cultura, 2008, Campina Grande. I Colóquio Internacional de História: sociedade, natureza e cultura. Campina Grande: Editora da UFCG, 2008. p. 12-12.

12.
ANDRADE, Andreza. de O.. Livros Didáticos de História e Diversidade Cultural: olhares do "eu" e do "outro". In: III Colóquio Internacional Cidadania Cultural: diversidade cultural, linguagem & identidades, 2007, Campina Grande. II Colóquio Internacional Cidadania Cultural: diversidade cultural, linguagem & identidades. Recife: Editora Universitária UFPE, 2007. v. 1.

13.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo Escolar e Práticas Culturais: multiplas faces dos artefatos de gênero. In: III Congresso Internacional de Estudos Comparativos, 2007, Campina Grande. III CONIEC - Congresso Internacional de Estudos Comparativos. Campina Grande: Editora da UEPB, 2007. v. 1. p. 43-44.

14.
ANDRADE, Andreza. de O.; ANDRADE, Andréia de Oliveira. ; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Infância Vigiada: educação e identidades de gênero. In: I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: desafios históricos e saberes interdisciplinares, 2007, João Pessoa. I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: desafios históricos e saberes interdisciplinares. Campina Grande: EDUEPB, 2007. v. 1. p. 181-181.

15.
ANDRADE, Andreza. de O.. Pólíticas e Práticas Curriculares como Práticas históricas. In: VI Encontro Nacional de Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal. VI Encontro Nacional de Perspectivas do Ensino de História. Natal: Editora da UFRN, 2007. p. 32-33.

16.
ANDRADE, Andreza. de O.. Livros didáticos de História e diversidade cultural: olhares do "eu" e do "outro". In: Colóquio Internacional Cidadania Cultural II - Diversidade Cultural: linguagem e Identidade, 2007, Campina Grande - PB. Diversidade Cultural: linguagens e identidades. Campina Grande: EdUEPB, 2007.

17.
ANDRADE, Andreza. de O.; BARROS, O. M. . Ensino de História como Artefato de Gênero: (re) afirmando identidades e hierarquias sociais. In: XII Encontro Estadual de História, 2006, Cajazeiras - PB. XII Encontro Estadual de História - "História e Multidiciplinaridade: Fronteiras e Deslocamentos". Campina Grande - PB: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2006. p. 35-35.

18.
ANDRADE, Andreza. de O.. O Currículo masculino da história: (re) afirmando identidades e hierarquias de Gênero. In: II Encontro regional da Anpuh - RN -, 2006, Caicó - RN. II Encontro regional da Anpuh - RN -. Natal - RN: EDUFRN, 2006. v. 1. p. 77-77.

19.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo Escolar, Historiografia e Relações de Gênero: uma articulação por uma nova cultura escolar. In: XIII Encontro da Rede Regional Feminista Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero - REDOR, 2006, Recife. Feminismo: políticas públicas, desenvolvimento e meio ambiente., 2006. p. 125-125.

20.
ANDRADE, Andreza. de O.; BARROS, O. M. . Ensino de História como Artefato de Gênero: (re)afirmando hierarquias sociais. In: XII Encontro Estadual de História - ANPUH - PB, 2006, Cajazeiras. Encontro Estadual de História - ANPUH - PB. Campina Grande: EdUFCG, 2006. v. 1. p. 35-35.

21.
ANDRADE, Andreza. de O.. O Currículo masculino da história: (re) afirmando identidades e hierarquias de Gênero. In: II Encontro Regional da ANPUH - RN, 2006. História, historiografia e ensino, 2006. p. 77-77.

22.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo e Debates de Gênero: silêncios e naturalizações. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa. II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Currículares - Impasses, Tendências e Perspectivas, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Andreza. de O.. PNLD e os Desafios da Educação Contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, Andreza. de O.. Ensino de História e educação para diversidade: novos desafios para velhos parâmetros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero e cultura historiográfica: diálogos com a história ensinada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, Andreza. de O.. Desafios e Perspectivas para o ensino de História: a formação do historiador em debate. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANDRADE, Andreza. de O.. A educação que se pergunta pelo corpo: debatendo gênero, sexualidade e homofobia na escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANDRADE, Andreza. de O.. Educar o corpo e formatar sentidos:construção dos corpos e das identidades de gênero e sexuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero e História das Mulheres: diálogos conceituais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero, Sexualidade e Educação: perspectivas históricas e historiográficas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ANDRADE, Andreza. de O.; LEONCIO, Eva Wilma ; SANTOS, Gelma Nunes . Educação e Sexualidade: modos de viver, modos de aprender. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Gênero, História das Mulheres e Cultura Histórica: avanços ou simplificações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, Andreza. de O.. Os "velhos" feminismos e a construção de novas subjetividades femininas a partir da teoria queer.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo, Gênero e Práticas Culturais: desafios ao ensino de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ANDRADE, Andreza. de O.; ANDRADE, Andréia de Oliveira. ; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Infância Vigiada: educação e identidades de gênero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANDRADE, Andreza. de O.. Políticas e Práticas Curriculares como Práticas Históricas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDRADE, Andreza. de O.. Educação, políticas culturais e a construção das identidades de gênero e sexuais: uma articulação histórico-cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo Escolar, Historiografia e Relações de Gênero: uma articulação por uma nova cultura escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo Escolar, Historiografia e Relações de Gênero: uma articulação por uma nova cultura escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ANDRADE, Andreza. de O.; BARROS, O. M. . Ensino de História como artefato de Gênero: (re) afirmando identidades e hierarquias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ANDRADE, Andreza. de O.. O Currículo masculino de história: (re) afirmando identidades e hierarquias de Gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo e Debates de Gênero: silêncios e naturalizações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo: a invenção do "eu" e do "outro" na produção do conhecimento histórico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ANDRADE, Andreza. de O.. Currículo: a invenção do "eu" e do "outro" na produção do conhecimento histórico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ANDRADE, Andreza. de O.. Menocchio: de marginal a objeto da História. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ANDRADE, Andreza. de O.. Reflexões sobre o "novo" na Nova História. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CORDEIRO, Kelly Cristine. ; ANDRADE, Andreza. de O. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.; ANDRADE, Andréia de Oliveira. ; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

3.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

4.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; Andréia de Oliveira Andrade ; RIBEIRO, J. M. C. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

5.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; RIBEIRO, J. M. C. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

6.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

7.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C. ; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

8.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C. ; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

9.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C. ; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

10.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. ; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

11.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; RIBEIRO, J. M. C. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

12.
ANDRADE, Andreza. de O.; CORDEIRO, Kelly Cristine. ; ANDRADE, Andréia de Oliveira. ; RIBEIRO, J. M. C. . Educação em Saúde: acolhimento a usuários/as de álcool Crack e outras drogas. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S. . Projeto Pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em História - PARFOR/ UERN. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, A. L. ; OLIVEIRA, E. A. ; ANDRADE, Andreza. de O. . O lugar da História na Escola: embates e perspecivas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MORAIS, Fábio. A. S. ; VALE, E. C. ; ANDRADE, Andreza. de O. . Caminhos e descaminhos do fazer histórico: olhares sobre a historiografia brasileira. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C. . Gênero para além da História das Mulheres. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
COSTA, A. L. ; ANDRADE, Andreza. de O. . Cultura Histórica e Ensino de História. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
ANDRADE, Andreza. de O.; COSTA, A. L. ; OLIVEIRA, E. A. . Mudanças e permanências no ensino de História:refletindo a formação do/as professores/as e os descaminhos do currículo de História. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero e sexualidade em sala de aula: caminhos e desafios para o ensino de História. 2016. .

2.
ANDRADE, Andreza. de O.. Diversidade Sexual e combate à homofobia. 2011. .

3.
ANDRADE, Andreza. de O.. Gênero, sexualidade e ensino de História: o que isso tem a ver?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANDRADE, Andreza. de O.. História e Historiografia: entre o nacional e o regional. 2008. (Editoração/Anais).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ANDRADE, Andreza. de O.. Olhar do contemporâneo: entre histórias e memórias indígenas do RN. 2017. Fotografia.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.. Perfil de uma Sonhadora. 2010. Pintura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, R. S.. Participação em banca de Adriana Medeiros de Macedo. Em nome da Moral e dos bons costumes: sobre os códigos de conduta da irmandade dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó (década de 1990). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Sueli Nonato de Medeiros. O papel da mulher no sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Assú/ RN. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geo-História do RN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Rita de Cássia L. de Medeiros. Entre São Sebastião e São Miguel: ritos, festas e mobilizações sociais na celebração do padroeiro e co-padroeiro de Jucurutu/ RN. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geo-História do RN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
ANDRADE, Andreza. de O.; MORAIS, Fábio. A. S.; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Luciana Teófilo de Araújo Tavares. Cultura Popular: uma breve análise da identidade poética assuense na literatura de cordel. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geo-História do RN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Andreza. de O.; ARAUJO, A. I. C.; AGUIAR JUNIOR, F. D.. Participação em banca de Rafaela Monique Aguiar.(Re)visitando a cidade: patrimônio cultural edificado de Assú/RN como fonte para o ensino de História. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C.; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Ana Renata de Oliveira.A normatização do comportamento feminino no período colonial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, Luana. P. M.; SANTOS, R. S.. Participação em banca de Antônia Eberlania Anselmo de Brito.Metendo a colher em assuntos de homem e mulher: histórias de violência contra as mulheres no município de Assu-RN, entre os anos de 2013 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
ANDRADE, Andreza. de O.; CECATTO, A.; VERAS, E. F.. Participação em banca de Francisca Josilene da Cunha Siqueira.Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana em Alto do Rodrigues: da lei ao cotidiano escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
ANDRADE, Andreza. de O.; CECATTO, A.; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Ednalva da Conceição Dias.A inclusão da Lei 10.639/ 2003 no ensino de História da Escola Estadual Senador João Câmara na cidade de Bento Fernandes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
ANDRADE, Andreza. de O.; MORAIS, Fábio. A. S.; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Maria Adailza da Silva Bezerra.A inclusão das Lei 10.639/ 03 e 11.645/ 08 no ensino de História da Escola Municipal Jeanne Machado (Touros - RN). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, R. S.; CECATTO, A.. Participação em banca de Mirella Raquel Nunes de Oliveira.A questão do preconceito e da discriminação retratada no ensino fundamental da Escola Cícero Varela em João Câmara. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
ANDRADE, Andreza. de O.; CECATTO, A.; SANTOS, R. S.. Participação em banca de Monallisa da Silva Nunes.Ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental das Escolas Municipais de Bento Fernandes no período de 2010 a 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
ANDRADE, Andreza. de O.; MORAIS, Fábio. A. S.; CECATTO, A.. Participação em banca de Maria Eiizângela da Silva Lima.Ensino de História no período da Ditadura Militar no Município de João Câmara (1970-1980). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
ANDRADE, Andreza. de O.; CECATTO, A.; SANTOS, R. S.. Participação em banca de Paulo Henrique Silva de Araújo.O uso das imagens no Ensino de História: errâncias e contribuições na Escola Municipal Maria do Carmo Gomes em 20013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, R. S.; ALVES, J.. Participação em banca de Kamila Tamasia Cavalcante de Morais.A Historiografia da morte: os achados em Baixa Verde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, Silva Jovelina; FIRMINO, F. F.. Participação em banca de Telany Cristina Lopes.Ensino de História e novas tecnologias: experiências, problemas e apontamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S.; FIRMINO, F. F.. Participação em banca de Jaiany Santos da Silva.Transformações e Modernidade no cotidiano das mulheres natalenses: influência da Segunda Guerra Mundial (1940-1945). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, Silva Jovelina; RIBEIRO, J. M. C.. Participação em banca de Francisca Djane Melo Baracho.o trabalho dos(as) parteiros(as) em São Rafael/RN no período 1960-2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C.; FIRMINO, F. F.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
MORAIS, Fábio. A. S.; ARAUJO, S. G.; ANDRADE, Andreza. de O.. Processo Seletivo Simplificado para Seleção de Professor Substituto. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
ANDRADE, Andreza. de O.; RIBEIRO, J. M. C.; ARAUJO, S. G.. Comissão Colegiada para avaliação de projetos de atividades em regime de Dedicação Exclusiva. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S.; MORAIS, Fábio. A. S.. Comissão Colegiada para avaliação de projetos de atividades em regime de Dedicação Exclusiva. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E LUSITANAS."DA COR DE ÉBANO: HISTÓRIA, ARTE E ESTÉTICA NA VALORIZAÇÃO DA NEGRITUDE NO AMBIENTE ESCOLAR. 2018. (Simpósio).

2.
Jornadas de Formação em Educação Patrimonial: patrimônio cultural e desenvolvimento local.Ensino de História, memória e história local. 2017. (Oficina).

3.
XIII Semana de Estudos Históricos do CERES/ UFRN.História, ensino e formação de identidades. 2017. (Simpósio).

4.
VII Encontro Estadual de História.Gênero e feminismo nas malhas do contemporâneo: olhares históricos e historiográficos. 2016. (Simpósio).

5.
3º Seminário Ler Faz Crescer - A terceira margem do rio: leituras do diverso, imagem do outro.Diálogos sobre gênero e sexualidade: uma questão escolar. 2015. (Seminário).

6.
I Conferância LGBT de Assu.Políticas Identitárias e cidadania LGBT. 2015. (Outra).

7.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Por uma cartografia dos saberes docentes: o PARFOR e o agenciamento de novas subjetividades no ensino de História. 2015. (Simpósio).

8.
1ª Conferência Municipal de educação.Os desafios da uma Educação para Diversidade. 2013. (Encontro).

9.
Desafios no enfrentamento da violência: construindo uma cultura de paz sem silenciar os conflitos.Práticas educativas e violência simbólica. 2013. (Seminário).

10.
I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades.Ensino de História e educação para diversidade: novos desafios para velhos parâmetros. 2013. (Seminário).

11.
Seminário Internacional Desfazendo Gênero. 2013. (Seminário).

12.
III Seminário Internacional de História e Historiografia.Gênero e cultura historiográfica: diálogos com a história ensinada. 2012. (Seminário).

13.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL LGBT DE JOÃO PESSOA. 2011. (Encontro).

14.
III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais.O CONCEITO ENQUANTO MECANISMO DE POLÍTICA CULTURAL: historicizando o conceito de gênero a partir da experiência histórica do(s) feminismo(s). 2011. (Seminário).

15.
III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais.Para além do traço e da tinta: o corpo enquanto elemento de representação infantil nas aulas de artes visuais. 2011. (Seminário).

16.
Mês da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia.Diversidade sexual e combate à Homofobia. 2011. (Oficina).

17.
Semana de História de João Câmara.Gênero, sexualidade e ensino de História. 2011. (Oficina).

18.
Semana de História de João Câmara.Caminhos e descaminhos do fazer histórico: olhares sobre a historiografia brasileira.. 2011. (Encontro).

19.
Semana de História de João Câmara.Mudanças e permanências no Ensino de História: refletindo a formação dos/as professores/as e os des-caminhos do currículo de História.. 2011. (Encontro).

20.
Seminário de Cultura Histórica.Cultura histórica e ensino de História: voltando às interfaces das noções de gênero no e através do ensino de história. 2011. (Seminário).

21.
Seminário Gênero, Sexualidade e Transversalidades Culturais.Gênero para Além da História das Mulheres. 2011. (Seminário).

22.
Seminário Gênero, Sexualidade e Transversalidades Culturais.Gênero para Além da História das Mulheres. 2011. (Seminário).

23.
VII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade. A educação que se pergunta pelo corpo: debatendo gênero, sexualidade e homofobia na escola. 2011. (Congresso).

24.
III Seminário Nacional de História e Culturas Afro-Brasileiras.Currículo, ensino de história e práticas educativas para educação das relações etnicorraciais e de gênero". 2010. (Seminário).

25.
7º ENCONTRO NACIONAL UNIVERSITÁRIO DE DIVERSIDADE SEXUAL.Práticas educativas e Sexualidade: formatando os corpos e as identidades de gênero e sexuais. 2009. (Encontro).

26.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS.Educar o corpo e formatar sentidos: construção dos corpos e das identidades de gênero e sexuais. 2009. (Seminário).

27.
Seminário "Consciência Negra - Racismo e Ações Afirmativas". 2009. (Seminário).

28.
V Colóquio Nacional Represenações de Gênero e de Sexualidade. Educar o corpo e formatar sentidos:construção dos corpos e das identidades de gênero e sexuais. 2009. (Congresso).

29.
I Colóquio Internacional de História: Sociedade, natureza e cultra. Gênero, História das Mulheres e Cultura Histórica: avanços ou simplificações?. 2008. (Congresso).

30.
XIII Encontro Estadual da ANPUH - PB.Gênero e História das Mulheres: diálogos conceituais. 2008. (Seminário).

31.
XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH - PB.GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: perspectivas históricas e historiográficas. 2008. (Encontro).

32.
Colóquio Internacional Cidadania Cultural II - Diversidade Cultural: linguagem e Identidade. Livros didáticos de História e diversidade cultural: olhares do. 2007. (Congresso).

33.
III CONIEC - Congresso Internacional de Estudos Comparativos. Currículo Escolar e Práticas Culturais: múltiplas faces dos artefatos de gênero. 2007. (Congresso).

34.
I SEMINÁRIO NACIONAL DE GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS.Gênero, cultura e educação. 2007. (Simpósio).

35.
I SEMINÁRIO NACIONAL DE GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS: desafios históricos e saberes interdisciplinares.Infância Vigiada: educação e identidades de gênero. 2007. (Seminário).

36.
VI Encontro Nacional Perspectiva do Ensino de História.Políticas e Práticas Curriculares como Práticas Históricas. 2007. (Encontro).

37.
XXIV Simpósio Nacional de HIstória.Currículo, Gênero e Práticas Culturais: desafios ao ensino de História. 2007. (Simpósio).

38.
I Encontro Nordestino de História Colonial -. 2006. (Encontro).

39.
II Colóquio Nacional de Representações de Gênero e de Sexualidade. Educação, políticas culturais e a construção das identidades de Gênero e sexuais: uma articulação histórico-cultural. 2006. (Congresso).

40.
II Encontro Regional da ANPUH - RN.O Currículo masculino da história: (re) afirmando identidades e hierarquias de Gênero. 2006. (Encontro).

41.
XII Encontro Estadual de História da ANPUH - PB- História e Multidisciplinaridade: fronteiras e deslocamentos.Ensino de História como artefato de Gênero: (re) afirmando identidades e hierarquias. 2006. (Encontro).

42.
XIII Encontro da Rede Regional Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre a Mulher e Relações de Gênero - REDOR.CURRÍCULO ESCOLAR, HISTORIOGRAFIA E RELAÇÕES DE GÊNERO: uma articulação por uma nova cultura escolar. 2006. (Encontro).

43.
2 ª Conferência da Cidade de Campina grande. 2005. (Outra).

44.
I Colóquio Nacional de representações de Gênero e de Sexualidade. 2005. (Congresso).

45.
I Colóquio Psicologia e Sociedade. 2005. (Encontro).

46.
II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Currículo e Debates de Gênero: silêncios e naturalizações. 2005. (Congresso).

47.
V Encontro Nordestino de História.Currículo: e invenção do "eu" e do "outro" na produção do conhecimento histórico. 2004. (Encontro).

48.
I Congresso Internacional de Estudos Comparativos. 2003. (Congresso).

49.
Reunião Regional da SBPC - PB. 2003. (Encontro).

50.
VI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades da UFCG.Reflexões sobre o "novo" na Nova História. 2003. (Encontro).

51.
XXII Simpósio Nacional de História. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, Andreza. de O.. XIII de Estudos Históricos do CERES/ UFRN. 2017. (Congresso).

2.
ANDRADE, Andreza. de O.; MORAIS, Fábio. A. S. . VII Semana de História do CAWSL: educação e movimentos sociais. 2017. (Congresso).

3.
VIEIRA NETO, J. P. ; ANDRADE, Andreza. de O. . Jornadas de Formação em Educação Patrimonial: patrimônio, cultura e desenvolvimento local. 2017. (Congresso).

4.
ANDRADE, Andreza. de O.. Olhares sobre os povos indígenas do Rio Grande do Norte. 2017. (Exposição).

5.
ANDRADE, Andreza. de O.. III Seminário Gênero, Sexualidade e Transversalidades Culturais. 2017. (Congresso).

6.
ALMEIDA, I. P. S. ; ANDRADE, Andreza. de O. . I Sarau da Resistência. 2016. (Festival).

7.
ANDRADE, Andreza. de O.; ALMEIDA, I. P. S. . II Sarau da Resistência. 2016. (Festival).

8.
ANDRADE, Andreza. de O.. Olhares de resistência. 2016. (Exposição).

9.
ANDRADE, Andreza. de O.. II Seminário Gênero, Sexualidades e Transversalidades Culturais. 2016. (Congresso).

10.
ANDRADE, Andreza. de O.; MORAIS, Fábio. A. S. ; SANTOS, J. S. . V Semana de História do DHI/UERN. 2015. (Concurso).

11.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S. ; FIRMINO, F. F. . IV Semana de História da UERN - CAWSL. 2013. (Congresso).

12.
RIBEIRO, J. M. C. ; ANDRADE, Andreza. de O. ; CORDEIRO, Kelly Cristine. . Desafios no enfrentamento da violência: construindo uma cultura de paz sem silenciar os conflitos. 2013. (Congresso).

13.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S. ; MORAIS, Fábio. A. S. ; FIRMINO, F. F. . Ciclo de Palestras Educação Diversidade e Africanidades. 2012. (Congresso).

14.
SANTOS, J. S. ; ANDRADE, Andreza. de O. . Semana de História de João Câmara - RN. 2011. (Congresso).

15.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S. . Seminário Gênero, Sexualidade e Transversalidades Culturais. 2011. (Outro).

16.
ANDRADE, Andreza. de O.; SANTOS, J. S. . Seminário Gênero, Sexualidade e Transversalidades Culturais. 2011. (Outro).

17.
ANDRADE, Andreza. de O.. III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. 2011. (Congresso).

18.
ANDRADE, Andreza. de O.. XIII ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH - PB. 2008. (Congresso).

19.
ANDRADE, Andreza. de O.. I SEMINÁRIO NACIONAL DE GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maíra Carla Ribeiro Teixeira. Representações da Mulher Assuense nas páginas de Jornal. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria das Vitórias Dantas. MULHERES ASSUENSES EM VERSOS: ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS POESIAS DE SINHAZINHA WANDERLEY E CAROLINA WANDERLEY (1900 ? 1930). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geo-História do RN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andreza de Oliveira Andrade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria da Conceição Patrícia dos Santos. A construção da educação feminina na cidade de Assu - RN: um olhar sobre o processo de formação e papel da mulher a partir do Educandário Nossa senhora das Vitórias (1920-1928). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andreza de Oliveira Andrade.

2.
Maíra Cara Ribeiro Teixeira. Representação da mulher assuense nas páginas de jornal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andreza de Oliveira Andrade.

3.
Edclásia Maria de Oliveira. Padre Antônio Antas: práticas de ensino e vida social no período de 1952 a 1975. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andreza de Oliveira Andrade.

Orientações de outra natureza
1.
Elânia Rairane Alves Viana da Cunha. Temas e debates para o ensino de História. 2013. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pró-Retoria de Ensino de Graduação/ UERN. Orientador: Andreza de Oliveira Andrade.

2.
Modesto Cornélio Neto. Monitoria da disciplina teoria da História. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Andreza de Oliveira Andrade.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Andreza. de O.. PNLD e os Desafios da Educação Contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, I. P. S. ; ANDRADE, Andreza. de O. . I Sarau da Resistência. 2016. (Festival).



Outras informações relevantes


2016 - Membro da Diretoria Executiva da Associação Nacional de História Seção RN - ANPUH - RN
2009 - Tutora presencial do curso de Extensão "Gênero e Diversidade na Escola" promovido pela UFPB Virtual./ 
2009 - Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos no Curso de Serviço Social, disciplina História, na Unidade Acadêmica de Direito da UFCG./                                                                                          
2007 - Aprovada no Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Professor Substituto de Teoria da História do DHG - UEPB - Campus I./                                                  
2006 - Aprovada no Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Professor Substituto de Prática Pedagógica do DHG - UEPB - Campus I.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:44:12