Tania Mara Silva Vigorito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7453990537307956
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2011), Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (2018), FURG, graduação em Letras Português - Espanhol pela mesma universidade (2000). Foi tutora e professora do curso de Especialização Mídias na Educação de 2006 a 2012, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande, modalidade a distância. Atuou bolsista CAPES de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Superior - 1A de 2014-2016. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:educação, educação ambiental, formação de professores, educação a distância, mídias aplicadas à educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tania Mara Silva Vigorito
Nome em citações bibliográficas
VIGORITO, T. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Tecnologias e educação ambiental: o discurso coletivo na formação docente,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Sheyla Costa Rodrigues.
Palavras-chave: Educação; Tecnologia; formação docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2016 - 2018
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPLORANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM O USO DAS TIC.
Orientador: Vanda Leci Bueno Gautério.
1997 - 2000
Graduação em Letras Português - Espanhol.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2002 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
1978 - 1980
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico de Secretariado.
Colégio Estadual Getúlio Vargas, -, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Capacitação de professores e tutores para ações em. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Professores e Tutores para EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2003 - 2003
Auto Cad básico e Software de Topografia Posição. (Carga horária: 10h).
Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, CTI, Brasil.
2003 - 2003
Linux básico e uso do Linux na Versão Kurumin. (Carga horária: 8h).
Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, CTI, Brasil.
2003 - 2003
Geoprocessamento - Utilização do SPRING. (Carga horária: 40h).
Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, CTI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM UMA ECOLOGIA COGNITIVA DIGITAL: investigando experiências coletivas na produção de material pedagógico. Coordenadora: Débora Pereira Laurino.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Linguagem da Mídia Impressa e Visual do curso de especialização Mídias na Educação com carga horária de 15 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Linguagem da Mídia Impressa e Visual do curso de especialização Mídias na Educação com carga horária de 15 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Uso de Blogs, Flogs e Webquest na Educação do curso de especialização Mídias na Educação com carga horária de 15 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Uso de Blogs, Flogs e Webquest na Educação do curso de especialização Mídias na Educação, com carga horária de 15 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Secretária EaD, Carga horária: 40
Outras informações
Serviços Administrativos no Núcleo de Educação a Distância - IFRS relativo ao curso de especialização Mídias na Educação.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutora em EaD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora no curso de Formação Continuada - Mídias na Educação - Ciclo Avançado oferecido pela Secretaria de Educação a Distância - SEED/ MEC sob a coordenação da FURG.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), integrante da equipe multidisciplinar na coordenação pedagógica.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutora em EaD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora no curso de Formação Continuada - Mídias na Educação - Segunda Oferta do Ciclo Básico, oferecido pela Secretaria de Educação a Distância - SEED/ MEC sob a coordenação do SEAD/FURG - NEAD/CTI.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coord. de Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de tutoria no Programa de Formação Continuada - curso Mídias na Educação.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutora em EaD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora no curso de Formação Continuada - Mídias na Educação Ciclo Básico, oferecido pela Secretaria de Educação a Distância - SEED/ MEC sob a coordenação da FURG.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas no Projeto CEEE - montagem da infra-estrutura e operacionalização do laboratório de Geomática da FURG.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista base, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista base no Núcleo de Informação e Documentação - NID - Campus Cidade.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista base, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista base no Núcleo de Informação e Documentação - NID - Campus Cidade.


Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, CTI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora no curso de Novas Tecnologias em Educação: Produtos e Imagens de Satélite oferecido pelo Núcleo de Educação a Distância - NEAD/CTI.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora no curso de Cartografia Básica para Professores, oferecido pelo Núcleo de Educação a Distância - NEAD/CTI.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora no curso de Capacitação em Sensoriamento Remoto Aplicado ao Meio Ambiente Interativo de Aprendizagem, oferecido pelo Núcleo de Educação a Distância - NEAD/CTI.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado junto à Divisão de Ensino do curso Técnico de Geomática.

Atividades

04/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Educação a Distância, .



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores
2.
Ferramentas para EaD


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Formação de Professores de Matemática: relação entre Educação Básica, Universidade e Tecnologias Digitais
Descrição: O presente projeto visa, em uma ação indissociável entre a pesquisa, o ensino e a extensão, contribuir com a formação inicial e continuada de professores de matemática, a fim de constituir uma comunidade comprometida com sua própria formação e a de seus alunos. Propomos, inicialmente, a construção de oficinas, discussões e seminários relacionadas a conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais focados no ensino de Matemática na Educação Básica Ensino utilizando as tecnologias digitais. Em um segundo momento estas atividades serão oferecidas, registradas e analisadas pelo grupo proponente com a intenção de problematizar a prática pedagógica e produzir, pela escrita científica, conhecimentos sobre essa experiência de formação. As apreciações dos registros realizados durante as ações desenvolvidas serão feitas a partir da Análise Textual Discursiva (Moraes) que possibilita estabelecer um diálogo entre os discursos e os teóricos que irão subsidiar a pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Intercâmbio de Conhecimentos e Saberes no uso de Recursos Pedagógicos Digitais
Descrição: As tecnologias digitais tornaram a conexão entre as pessoas mais complexa, pois o caráter de sua organização em rede proporciona múltiplas percepções de mudanças diante de uma civilização que questiona os valores dos sistemas educativos tradicionais e os papéis desempenhados pelos professores e estudantes. Elas não são boas ou más, neutras, necessárias ou invencíveis, mas são dimensões de um movimento coletivo heterogêneo e complexo. A escolha de seu uso revela o emocionar do educador, nas potencialidades que ele percebe sua utilização. Lidar com essa diversidade de formas e com a rapidez que elas se atualizam na ecologia cognitiva digital é um desafio para nossa sociedade e particularmente para a educação. Nesse sentido, o grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia (EaDTec) vem realizando pesquisas sobre o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias em ambiente educativos a fim de melhor compreender o fenômeno da educação. Assim a proposta desse projeto é compartilhar conhecimentos e saberes no uso de recursos pedagógicos digitais que potencializem os processos de ensinar e aprender com os professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e da Universidade de Aveiro, uma vez que os estudos realizados pelo Centro de Investigação em Ciências de Comunicação e Tecnologias, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Lídia J. Oliveira L. Silva, também desenvolve pesquisas relacionadas as tecnologias educativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Formação de Educadores em uma Ecologia Cognitiva Digital: investigando experiências coletivas na produção de material pedagógico
Descrição: Acreditamos que as tecnologias digitais podem proporcionar aos professores e aos estudantes formas diferenciadas de organizar o ambiente educativo tanto presencial como a distância. A interatividade ampliada pelas tecnologias digitais cada vez mais contribuem para a constituição de comunidades interessadas em discussões sobre os mais variados assuntos. Este avanço tecnológico exige, também, a constante atualização das informações que navegam nas redes e apropriação por parte dos estudantes e professores do uso dessa tecnologia. Essas tecnologias permitem a formação de uma rede de conhecimentos que se unem propiciando a expansão da criatividade e da imaginação. Emergem diferentes formas de agir diante do emocionar que afirma a participação ativa, cooperativa, integrada e coletiva de todos como integrantes da humanidade. Lidar com essa a diversidade de formas e com a rapidez que elas se atualizam na ecologia cognitiva cognitiva digital é um desafio para nossa sociedade e particularmente para a educação. Nesse sentido, o grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia vem realizando pesquisas sobre o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias em ambiente educativos, ambos estudos, embasados na Biologia do Conhecer, a fim de melhor compreender o fenômeno da educação. É compreendendo o espaço educacional como um espaço social que buscamos investigar as experiências coletivas na produção de material pedagógico em uma ecologia cognitiva digital, em que esse coletivo é formado por professores e estudantes. Assim, o principal problema a ser abordado se constitui em compreender como se constituem as experiências coletivas de professores e estudantes na produção de material pedagógico digital..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Tania Mara Silva Vigorito - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador / Ivane Almeida Duvoisin - Integrante / Berenice Vahl Vaniel - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante / Ana Carolina de Oliveira S. Moura - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante / Tanise Novello - Integrante / Suzi Samá Pinto - Integrante / Guilherme Mello - Integrante / Jéssica Fonseca Brum - Integrante / Zélia de Fátima Seibt do Couto - Integrante / César Costa Machado - Integrante / Rejane Conceição Silveira da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Troféu Edy Schneider, Associação dos Supervisores em Educação do Estado do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GAUTERIO, V. L. B. ; VIGORITO, T. M. S. . Objetos virtuais de aprendizagem na Educação Matemática: recurso tecnológicos potencializando o ensinar em consonância com o aprender. In: Débora Pereira Laurino; Daniel da Silva Silveira. (Org.). Objetos virtuais de aprendizagem na Educação Matemática: recurso tecnológicos potencializando o ensinar em consonância com o aprender. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2016, v. 1, p. 21-48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIGORITO, T. M. S.; Rodrigues, Sheyla Costa . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES PARA O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. In: Anais do VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia, 2009, Pelotas. VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia. Rio Grande: FURG, 2009. p. 01-08.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CALIXTO, P. M. ; HAERTER, L. ; VIGORITO, T. M. S. . A prática pedagógica com uso de imagens e produtos de satélites. In: : II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e tecnológica da Região Sul, 2008, Pelotas - RS. Educação Profissional e Tecnológica no Mundo do Trabalho, 2008. v. único.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CALIXTO, P. M. ; VIGORITO, T. M. S. ; BENEVENTANA, M. A. . Experiência de um curso de formção continuada para professores do ensino básico: uso de imagens e produtos de satélite na prática pedagógica. In: 7 Encontro sobre o Poder Escolar 8e Seminário Interinstitucional sobre o Poder Escola, 2007, Pelotas. Profissão professor: as maneiras de ser nas maneiras de ensinar. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2007. v. Único. p. 218-218.

2.
CALIXTO, P. M. ; VIGORITO, T. M. S. ; BENEVENTANA, M. A. . Cartografia para professores do ensino básico através dos recursos da educação a distância. In: 7 Encontro sobre o Poder Escolar 8e Seminário Interinstitucional sobre o Poder Escolar, 2007, Pelotas. Profissão professor: as maneiras de ser nas maneiras de ensinar. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2007. v. Único. p. 219-219.

3.
HAERTER, L. ; CALIXTO, P. M. ; VIGORITO, T. M. S. . O uso didático de imagens e produtos de satélite. In: XVIII Encontro Estadual de Supervisores Educacionais e V Curso de Aperfeiçoamento dos Especialistas em Educação, 2007, Santo Ângelo. Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: ASSERS, 2007. v. v.:il. p. 40-41.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, P. D. A. ; GAUTERIO, V. L. B. ; VIGORITO, T. M. S. ; LAURINO, D. P. . O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPERIENCIANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ANOS INICIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAURINO, D. P. ; Rodrigues, Sheyla Costa ; GAUTERIO, V. L. B. ; DUVOISIN, I. A. ; SILVEIRA, D. S. ; BALDEZ, M. F. ; NOVELLO, T. ; SOUZA, P. D. A. ; VIGORITO, T. M. S. . Oficina Jogar para Matematicar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GAUTERIO, V. L. B. ; VIGORITO, T. M. S. . Objetos Virtuais de Aprendizagem: contribuições para o processo de aprendizagem em Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VIGORITO, T. M. S.; Rodrigues, Sheyla Costa . Formação de Professores e Gestores para o uso das Mídias na Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CALIXTO, P. M. ; HAERTER, L. ; VIGORITO, T. M. S. . O uso didático de imagens e produtos de satélite na prática cotidiana da Educação Básica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIGORITO, T. M. S.; CALIXTO, P. M. ; BENEVENTANA, M. A. . Cartografia para professores do ensino básico através dos recursos da educação a distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIGORITO, T. M. S.; CALIXTO, P. M. ; BENEVENTANA, M. A. . Experiência de um curso de formção continuada para professores do ensino básico: uso de imagens e produtos de satélite na prática pedagógica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CALIXTO, P. M. ; HAERTER, L. ; VIGORITO, T. M. S. . O uso didático de imagens e produtos de satélite. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CALIXTO, P. M. ; CUNHA, R. M. P. ; VIGORITO, T. M. S. ; ARAUJO, M. S. . Novas tecnologias em educação: Produtos e imagens de satélite. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

2.
CALIXTO, P. M. ; VIGORITO, T. M. S. . Cartografia Básica para professores. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

3.
CALIXTO, P. M. ; CUNHA, R. M. P. ; VIGORITO, T. M. S. ; ARAUJO, M. S. . Capacitação em sensoriamento remoto aplicado ao meio ambiente interativo de aprendizagem. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

4.
VIGORITO, T. M. S.. Curso de Espanhol Básico. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VIGORITO, T. M. S.. Língua Espanhola, Turismo e Hotelaria. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
VIGORITO, T. M. S.. Curso Preparatório para o Exame Supletivo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, D. P.; VIGORITO, T. M. S.; BALDEZ, M. F.. Participação em banca de Simone Ana Lazarotto Paini. O computador e a internet como mediadores no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Marcelo Ivan Flores. MÍDIA INFORMÁTICA E INTERNET: A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, MODALIDADE PRESENCIAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
VIGORITO, T. M. S.; COIMBRA, F. L.. Participação em banca de Fernanda Schleder Hamerski. INTERNET COMO POSSÍVEL FACILITADORA DO ESTUDO DE EQUAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
VIGORITO, T. M. S.; OLIVEIRA, C. L.. Participação em banca de Edinara Caetano dos Santos. A LEITURA E O USO DA MÍDIA IMPRESSA JORNAL EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
VIGORITO, T. M. S.; OLIVEIRA, C. L.. Participação em banca de Ledi Aparecida Krindges Pohren. O USO DO VÍDEO E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA E.M.E.F. DR. WALTER BELIAN- MONTENEGRO/RS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
VIGORITO, T. M. S.; COIMBRA, F. L.. Participação em banca de Eliane Altenetter dos Santos. As contribuições da mídia impressa jornal para a formação de leitores de mundo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
VIGORITO, T. M. S.; CARDOSO, A.. Participação em banca de Silvana Mara Plentz. A importância d mídia impressa para a atuação docente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Lourival Bernardi. A interatividade do blog na conscientização de hábitos alimentares saudáveis: um estudo com estudantes do primeiro ano do ensino médio inovador do Instituto Estadual de Educação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
VIGORITO, T. M. S.; COIMBRA, F. L.. Participação em banca de Leiri Aparecida Ratti. Mídia impressa como instrumento de aprendizagem para alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Rossana Mazai. Blog um aliado no processo educacional: recurso virtual de apoio as aulas presenciais do curso de rotinas administrativas da escola de formação técnica e centro de qualificação Trinway. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Michelle Pletsch Ribeiro. O blog na escola: reflexões sobre uma estratégia educacional e suas contribuições na interação aluno/professor. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Cristiane de Oliveira Velho. Luz, câmera e ação: as mídias nas séries iniciais construindo vídeos educativos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Ariane Muniz Branco. Biblioteca virtual: despertando o hábito pela leitura através da mídia informática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

14.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Eliane Terezinha Moreira dos Santos Silva. O vídeo enfocando o aluno como ator e telespectador quanto à prática do bulling. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

15.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Maria Alvina Iung da Silva. O uso da mídia informática como recurso enriquecedor na aprendizagem da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

16.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Arison Zanchett Furtado. Blog na escola: distâncias entre a teoria e a prática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

17.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Maria José Nunes Domingos. Blog: aprendendo a ver a tecnologia na inclusão dos alunos de baixa visão na era digital. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

18.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Jane Mari Vianna. Mídias na educação: percepções do uso da informática/internet pelo professor orientador da sala de tecnologia das escolas estaduais de Tubarão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

19.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Julia Maria Damazio Rodrigues. Era uma vez na televisão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

20.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Marlene Teodoro Ramos da Silva. Mídias na educação: uma experiência no atendimento educacional especializado AEE, para a inclusão de alunos com deficiências no ensino regular. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

21.
VIGORITO, T. M. S.. Participação em banca de Wiliam Edgar Lanzendorf. Mídia internet e o ensino da língua inglesa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

22.
FAGUNDES, M. A. R.; VIGORITO, T. M. S.; OLIVEIRA, C. L.. Participação em banca de Manuella Anais Rodrigues Fagundes. O SIG como ferramenta para a Gestão Pública Municipal. Estudo de Caso: Análise dos serviços públicos de saúde, segurança e educação do Rio Grande- RS. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BORGES, L. H. M.; GONCALVES, M. X.; FELIPPE, M. A. S.; VIGORITO, T. M. S.; OLIVEIRA, V. M. R.. Comissão de Heteroidentificação do Campus Rio Grande - IFRS. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semanaci. 2010. (Outra).

2.
VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia. 2009. (Seminário).

3.
VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES PARA O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. 2009. (Seminário).

4.
Encontro Regional: a práxis da tutoria na educação a distância. 2008. (Encontro).

5.
Encontro sobre o 7º poder escolar.Cartografia para professores do ensino básico através dos recursos da educação a distância. 2007. (Encontro).

6.
Semana Integrada de Tecnologia em Computação e Geomática. 2005. (Congresso).

7.
I Semana do Curso de Geomática. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIGORITO, T. M. S.. Semana integrada de tecnologia em computação e geomática. 2006. (Outro).

2.
VIGORITO, T. M. S.. II Semana do Curso de Geomática. 2004. (Outro).

3.
VIGORITO, T. M. S.. I Semana do Curso de Geomática. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabiana Ferreira Küster de Barba. ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA INFORMÁTICA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Tania Mara Silva Vigorito.

2.
Alexsandra Zaparoli. A MÍDIA INFORMÁTICA INTEGRADA À FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Tania Mara Silva Vigorito.

3.
CASSIANE PIRES LIMA. A UTILIZAÇÃO DA TV, VÍDEO E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA TORNAR O ENSINO SIGNIFICATIVO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Tania Mara Silva Vigorito.

4.
NELSON NELCI FACCIN. A INTERNET E AS REDES SOCIAIS, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DO ENSINAR E APRENDER. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Tania Mara Silva Vigorito.

5.
Carolina Larrosa de Oliveira. O geoprocessamento como ferramenta de ensino na disciplina de Geografia no ensino fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Metodologia de ensino de Geografia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci. Orientador: Tania Mara Silva Vigorito.

6.
Maykon Israel Velho da Silva. DA CONCEPÇÃO À APLICAÇÃO DO INFORMATIVO ?CADERNO DA ESCOLA? COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE OTACÍLIO COSTA-SC. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Tania Mara Silva Vigorito.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:35:34