Josimayre Novelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4739538854223373
  • Última atualização do currículo em 14/04/2018


Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Mestre em Estudos da Linguagem e Formação de professores pelo curso de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (2008). Doutora em Estudos da Linguagem e Formação de Professores na Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente é professora de Língua Inglesa do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá - UEM, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras - UEM, membro do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), coordenadora do do PIBID - Letras-Inglês, e membro do Conselho Universitário (representante do Departamento de Letras Modernas). Tem experiência na área de ensino de língua inglesa no ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, desenvolve pesquisas em ensino e aprendizagem de língua inglesa atuando principalmente na área da leitura crítica, letramento crítico, Cognição e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josimayre Novelli
Nome em citações bibliográficas
CORADIM, Josimayre Novelli

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Universidade Estadual de Maringá
Jardim Universitário
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114040
Ramal: 813
URL da Homepage: www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Ciclos Reflexivos Alternativos, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Simone Reis.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2008
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Leitura Crítica e Letramento Crítico: Idealizações, Desejos ou (im)possibilidades?,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Simone Reis.
Palavras-chave: Leitura Crítica; Letramento Crítico; Cognições.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2007
Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Leitura Crítica em Língua Inglesa.
Orientador: Simone Reis.
1998 - 2002
Graduação em Letras Português Inglês.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O Emprego da Fonologia no Ensino de Língua Inglesa.
Orientador: Professora Helliane C M. Oliveira Corrêa.




Formação Complementar


2010
Curso de Francês. (Carga horária: 200h).
Looking 4, L4, Brasil.
2015 - 2015
ELT Observation from critical/eco-semiotic perspec. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2015 - 2015
English from below. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2015 - 2015
Literacies, Education and Applied Linguistics: cri. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
O ensino da LI na autalidade. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Ensino de Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Ensino de Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Upper Intermediate Level Course. (Carga horária: 60h).
The English Studio - Language School, ESLS, Inglaterra.
2004 - 2004
Curso de Letras Estudos Literários. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2003 - 2003
Mastering Skills For Cambridge Proficiency Examina. (Carga horária: 68h).
Language School, CLASSY, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Improving Language Awareness And Communication Ski. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Consolidation And Development Of English Language. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Literature And Cinema Theory And Practice. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em A Practical Introduction To Enlglish Pronunciation. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Lingua Inglesa. (Carga horária: 447h).
Cursos de Inglês, FIRSTWAY, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Computação. (Carga horária: 40h).
Curso de Computação, SOSINFORMÀTICA, Brasil.
1998 - 1999
Extensão universitária em Introdução a Homero II. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1998 - 1998
Capacitação de Professores do Ensino Fundamental. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Paiçandu, PMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Inglesa III Língua Inglesa IV Prática de Ensino em Língua Inglesa Estágio Supervisionado em Língua Inglesa Orientadora de estagiários em Língua Inglesa

Atividades

10/2010 - Atual
Ensino, Estudos da Linguagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O trabalho com a produção oral em língua inglesa
10/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Fecilcam, Fecilcam.

Atividade realizada
Orientação de professores PDE (Programa de Desenvolvimento do Estado do Paraná).
9/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I de Língua Inglesa
9/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Estágio Supervisionado II em LIngua Inglesa
9/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa IV

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de Letras: Língua Inglesa: Habilidades Comunicativas Integradas Prática investigativa em língua inglesa: ensino, literatura, tradução Oficina de leitura e produção escrita em Língua Inglesa Oficina de produção e compreensão oral em Língua Inglesa I Oficina de produção e compreensão oral em Língua Inglesa I Estágio Curricular Supervisionado III Estágio Curricular Supervisionado IV Prática de Formação do professor de Língua Inglesa Disciplinas ministradas no programa de pós-graduação em Letras: DTL4021 ? Formação de professores de línguas PLE4040 ? Introdução à Pesquisa na Área de Estudos Linguísticos

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Inglesa II - Secretariado Executivo Trilingue Língua Inglesa III - Secretariado Executivo Trilingue - Oficina de Produção e Compreensão Oral III - Estágio Supervisionado de Língua Inglesa IV

Atividades

9/2010 - Atual
Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa IV
05/2009 - 8/2010
Ensino, Secretariado Executivo Trilingue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa III
03/2009 - 8/2010
Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa III
03/2009 - 8/2010
Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Lingua Inglesa IV
05/2009 - 12/2009
Ensino, Secretariado Executivo Trilingue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II

FACULDADE ESTADUAL DE CAMPO MOURÃO, FECILCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Inglesa II Inglês Instrumental Estágio Supervisionado de Língua Inglesa

Atividades

05/2008 - 09/2008
Ensino, Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua inglesa II
05/2008 - 09/2008
Ensino, Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa - 4o ano
05/2008 - 09/2008
Ensino, Engenharia de Produção AgroIndustrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental

Colégio Marista de Maringá, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 30
Outras informações
Professora da Ensino Médio e Coordenadora da Área de Língua Inglesa

Atividades

2/2001 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Colégio Marista de Maringá, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Coordenadora da Área de LI, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Educacional Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20

Atividades

2/1999 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Serviço Social da Industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 15

Atividades

1/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Creche e Pré Escola Helena Dias Fregadolli, PRÉESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 6

Atividades

6/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Educacional Passinhos do Saber, ESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 15

Atividades

2/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglsa

Escola Municipal Santos Dumont, DUMONT, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 6

Atividades

6/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Formação de Professores de Línguas: aprendizagem e desenvolvimento da identidade docente
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar e investigar a representação de oportunidades de aprendizagem docente e o desenvolvimento da identidade profissional de acadêmicos do curso de Letras em atividades e/ou espaços (extra)curriculares. A pesquisa é de cunho qualitativo e terá como sujeitos da investigação acadêmicos do curso de Letras (habilitações dupla (português-inglês) e única (inglês)) de uma universidade pública paranaense. Para a coleta/geração dos dados, serão utilizados questionários, entrevistas (e/ou grupos focais) e/ou diversos textos/materiais produzidos em diferentes atividades curriculares e extracurriculares (em especial no Pibid, subprojeto Letras-inglês). Pretende-se contribuir com os estudos no campo de formação de professores de línguas, principalmente com as discussões sobre aprendizagem docente e desenvolvimento de identidade profissional no âmbito do curso de Letras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josimayre Novelli - Integrante / Luciana Cabrini Simões Calvo - Coordenador / Celia Regina Lessa Aleixo - Integrante.
2012 - 2014
PENSAMENTO CRÍTICO PARA AÇÃO TRANSFORMADORA
Descrição: O profuso mundo da leitura abre espaço para várias formas de ler. Da decodificação ao questionamento da validade; da leitura compensatória à leitura de ideologias, questões que nos ajudam a distinguir diversas visões de texto e leitura são para que lemos? Para que nos desenvolvemos enquanto leitores? Para que propomos que nossos alunos leiam? A presente comunicação apresenta o projeto de pesquisa Pensamento Crítico para Ação Transformadora. Atualmente em curso, seu contexto de coleta de dados é naturalístico ? disciplina Leitura em Língua Inglesa, da segunda série da graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Enquanto busca, por um lado, oferecer amplo leque de visões de leitura, concepções de linguagem e texto, por outro, a disciplina incentiva que a leitura seja instrumento para consciência crítica tão necessária à ação transformadora sobre situações de desigualdade, discriminação e exclusão. Por meio do projeto de pesquisa, procura-se mapear o desenvolvimento dos licenciandos em língua inglesa enquanto professores e leitores nesta língua, adotando-se modelo longitudinal de coleta de dados, por meio de instrumentos ecológicos. Partindo de visão de linguagem enquanto expressão de pensamento e discurso, o projeto, situado no campo do Letramento crítico, adota epistemologia construcionista social e ontologia subjetivista, crítica e dialógica, e respalda-se nos critérios de validade por autenticidade ontológica, educativa e catalítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos- professores de inglês
Descrição: O presente projeto faz parte de uma pesquisa de doutorado do programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina. Ao se configurar uma pesquisa-ação, de base interpretativista e etnográfica, pretende-se analisar a construção de conhecimento de alunos-professores de inglês durante o estágio supervisionado. Dessa forma, olhar-se-á para o processo de como esses alunos-professores elaboram seus planos de aula, colocam-nos em prática, avaliam suas próprias práticas e refletem sobre esse processo durante o estágio. Para guiar essa análise, propõem-se as seguintes perguntas: 1) Que conhecimentos os alunos produzem por meio da pesquisa-ação?; 2) Quais são os recursos que dão suporte à construção desse conhecimento?; 3) Como o aluno se posiciona em relação ao conhecimento produzido pela pesquisa-ação?. Como pressupostos teóricos, adotam-se a cognição situada, a pesquisa-ação e a análise Crítica do discurso. Os dados serão coletados nos grupos de reuniões antes e após a orientação para a elaboração dos planos de aulas, nas orientações individuais, também, realizadas antes e após a aplicação dos planos, por meio de observações-participantes da pesquisadora e de anotações feitas pelos alunos após cada aula. Como resultados, espera-se que essa pesquisa contribua para que o processo de formação de alunos-professores seja visto e compreendido como momento de produção, análise, avaliação e reflexão de suas práticas, amenizando as lacunas existentes na formação de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Josimayre Novelli - Coordenador.
2010 - 2012
FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DA LINGUAGEM DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO.
Descrição: O presente projeto FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DA LINGUAGEM DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO é proposto para atender os alunos dos 3º e 4º anos de letras da Fecilcam, com o intuito de desenvolver e contribuir para a formação de leitores críticos enquanto alunos e como futuros professores de Língua Inglesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Projeto de Língua Inglesa - PELi
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Proficiência em Língua Inglesa
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Laboratório de Tradução e Versão, Revisão de Textos em Língua Portuguesa.
Descrição: - Tradução Inglês-Português; - Versão Português-Inglês; - Revisão de textos em português ou em inglês..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2000 - 2000
Projeto de Extensão Processo Nº 0852/86 - O Ensino da Língua Inglesa.
Descrição: Projeto de Extensão desenvolvido pala Universidade Estadual de Maring, através do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e Departamento de Letras com carga horária de 90 horas/aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Josimayre Novelli - Coordenador.
1999 - 2000
Projeto de Extensão Processo nº 0852/86 "O Ensino da Língua Inglesa - realizado pela UEM através do Centro de Ciências Humans, Letras e Artes e do Departamento de Letras.
Descrição: Projetode Extensão desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá, através do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Departamento de Letras. Carga horária integral de 420 horas/aula. 100% de frequência.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Josimayre Novelli - Coordenador.
1999 - 1999
Projeto de Extensão " Projeto CIC - O Ensino da Língua Inglesa no 1º e 2º Graus" -
Descrição: Processo nº 0852/86 - Projeto sob o Título: Projeto CIC - O Ensino da Língua Inglesa no 1º e 2º Graus. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá, através do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, do Departamento de Letras e do Centro Interdisciplinar de Ciências. Carga horária integral com 100 % de frequência foi de 192 horas/aula.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Josimayre Novelli - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid
Descrição: O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um programa da CAPES que tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação docente inicial ao inserir, desde o início da graduação, acadêmicos de cursos de licenciatura no contexto de escolas públicas de ensino. O PIBID-Letras/Inglês faz parte do projeto institucional da Universidade Estadual de Maringá,. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (22) ..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2015
English Conversation Class
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Josimayre Novelli - Coordenador / Luciana Cabrini Simões Calvo - Integrante.
2013 - Atual
Proficiência em Língua estrangeira
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum (UEM)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:80
Josimayre Novelli Coradim  Data: 18/12/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSEIRA, A. C. S.2014ROSEIRA, A. C. S. ; CORADIM, Josimayre Novelli . Crenças de alunos-professores: Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e a prática docente inicial. Memento, v. 05, p. 01-22, 2014.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli2013CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação no Brasil: um levantamento bibliográfico de dissertações e teses de 1986 a 2010. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 4, p. 127-137, 2013.

3.
CORADIM, Josimayre Novelli2013CORADIM, Josimayre Novelli; TANACA, J. J. C. . Inglês nas Séries Iniciais e Inglês no Contexto de Língua Franca: Contribuições Reflexivas para Processos de Formação Continuada e Ensino-Aprendizagem. Gláuks - Revista de Letras, v. 13, p. 135-155, 2013.

4.
CORADIM, Josimayre Novelli2011CORADIM, Josimayre Novelli; BARCARO, C. F. . Reflective Writing- A Way to Lifelong Teacher Learning.. Revista Signum, v. 14, p. 593-598, 2011.

5.
CORADIM, Josimayre Novelli2008 CORADIM, Josimayre Novelli; MOTT-FERNANDES, Cristina . A concepção de leitura em LE nos documentos oficiais. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, v. II, p. 1-11, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS NO CONTEXTO DO PIBID: APRENDIZAGENS OPORTUNIZADAS PELA PARTICIPAÇÃ. 1a. ed. , 2018.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. Tendências Contemporâneas para o ensino de Língua Inglesa: propostas didáticas para a Educação Básica. 1. ed. , 2014.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Reflective writing: a way to lifelong teacher learning. Signum. Estudos de Linguagem, , v. 14, p. 593 - 598, 30 out. 2011.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. Desistir ou Persistir?. Revista CESUMAR, Cesumar - Maringá - PR, p. 325 - 326, 30 ago. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. CINDERELLA PÓS MODERNA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CONTO DOS IRMÃOS GRIMM E A ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA A CINDERELLA STORY. In: XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas, 2016, Londrina. XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas, 2016. v. 2.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli; ROSEIRA, A. C. S. . CRENÇAS DE ALUNOS-PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DOCENTE INICIAL. In: 3o CIELLI, 2014, Maringá. Anais do 3o Cielli, 2014.

3.
CORADIM, Josimayre Novelli. Novas Tecnologias no Ensino de Língua Inglesa. In: IX Semana de Letras - A hora e a vez da Palavra, 2006, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul-PR: FAFIJAN-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letrs de Jandaia do Sul, 2006. p. 87-92.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . Pibid em foco: expectativas de alunos-professores e supervisoras de língua inglesa. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2015, Campo Grande. XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2015.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . Cenas do Pibid: experiências compartilhadas por participantes de um projeto de Letras-Inglês. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2015, Campo Grande. XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2015.

3.
CORADIM, Josimayre Novelli. COGNIÇÃO SOBRE EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICA DOCENTE INICIAL. In: Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica (International Congress of Critical Applied Linguistics ? ICCAL, 2015, Brasília. Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica (International Congress of Critical Applied Linguistics ? ICCAL, 2015.

4.
CORADIM, Josimayre Novelli. Aulas de conversação em língua inglesa: lócus de vivência e experiência da prática docente de futuros professores. In: I FORUM DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 2014, LONDRINA. ANAIS DO I FORUM DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 2014.

5.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos-professores de inglês. In: IV CLAFPL, 2013, Brasília. Anais do IV CLAFPL, 2013.

6.
CORADIM, Josimayre Novelli. Construção do conhecimento de alunos-professores de inglês: um olhar pelo viés da pesquisa-ação. In: V ENIEDUC, 2013, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO V ENIEDUC, 2013.

7.
CORADIM, Josimayre Novelli; SANTOS, F. B. . O ensino de língua inglesa nas séries iniciais: uma proposta de leitura crítica. In: V ENIEDUC, 2013, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO V ENIEDUC, 2013.

8.
CORADIM, Josimayre Novelli; ROSEIRA, A. C. S. . O ensino da língua inglesa por meio dos gêneros textuais: percepções de alunos-professores de um curso de Letras. In: V ENIEDUC, 2013, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO V ENIEDUC, 2013.

9.
CORADIM, Josimayre Novelli; LIMA, M. V. B. . ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO. In: V ENIEDUC, 2013, CAMPO MOURÃO. V ENIEDUC, 2013.

10.
CORADIM, Josimayre Novelli; ROSEIRA, A. C. S. . Crenças de alunos-professores quanto ao ensino de língua inglesa por meio de gêneros textuais. In: VIII EPCT, 2013, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO VIII EPCT, 2013.

11.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos-professores de inglês. In: XII SEDATA, 2013, LONDRINA. ANAIS DO XII SEDATA, 2013.

12.
CORADIM, Josimayre Novelli. Cognição de alunos-professores de inglês: o que eles sabem sobre a prática pedagógica; o que são capazes de fazer; e como atribuem sentido ao que fazem em seu contexto de ensino.. In: IV Conali, 2013, Maringá. IV Conali: Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013.

13.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: ferramenta para práticas reflexivas. In: VIII SELISIGNO e IX SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2012, LONDRINA. ANAIS DO VIII SELESIGNO E IX SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2012.

14.
CORADIM, Josimayre Novelli. XI SEDATA. In: XI SEDATA, 2012, LONDRINA. ANAIS DO XI SEDATA, 2012.

15.
CORADIM, Josimayre Novelli. A PESQUISA-AÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO. In: VII EPCT, 2012, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO VII EPCT, 2012.

16.
CORADIM, Josimayre Novelli. Letramento Crítico: Construção de conceitos com base na proposta das OCEM. In: III Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011. v. III. p. 50-50.

17.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos- professores de inglês. In: IX CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. IX CBLA - Linguística Aplicada & Sociedade, 2011. p. 178-178.

18.
CORADIM, Josimayre Novelli; PRIETO, L. C. M. . Tendências de pesquisas sobre práticas reflexivas no ensino de Língua Inglesa. In: IV Enieduc, 2011, Campo Mourão. IV Enieduc, 2011.

19.
CORADIM, Josimayre Novelli. Estágio supervisionado em língua inglesa: produção, análise e avaliação de planos de aulas. In: XX CELLIP, 2011, LONDRINA. ANAIS DO XX CELLIP, 2011.

20.
CORADIM, Josimayre Novelli; PROENÇA, Jezika ; Vieira, Fernanda Aline . ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA: COGNIÇÕES DE PROFESSORAS EM PRÉ-SERVIÇO. In: VI EPCT, 2011, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO VI EPCT, 2011.

21.
CORADIM, Josimayre Novelli. Cognições sobre as concepções de leitura crítica e letramento crítico no ensino de LI nas OCEM. In: Selisigno, 2010, Londrina - PR. O ser e as palavras - VII Selisigno, 2010.

22.
CORADIM, Josimayre Novelli; FERNANDES, C. M. . A concepção de leitura em LE nos documentos oficiais. In: II Conali - II Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. II Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008.

23.
CORADIM, Josimayre Novelli. Letramento Crítico: idealizações, desejos ou (im)possibilidades?. In: VII SEDATA, 2008, Londrina. Seminário de dissertações e teses em andamento, 2008.

24.
CORADIM, Josimayre Novelli. Letramento Crítico: Idealizações, Desejos ou (Im)Possibilidades?. In: II CLAFPL, 2008, Rio de Janeiro. II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008.

25.
CORADIM, Josimayre Novelli; FERNANDES, C. M. . A influência das escolhas profissionais na constituição da identidade de professores de LE.. In: VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2007, Brasilia. Contextos brasileiros de pesquisa aplicada no âmbito da linguagem, 2007.

26.
CORADIM, Josimayre Novelli. Desenvolvimento de leitura crítica: um estudo etnográfico. In: 16o InPLA, 2007, São Paulo. Linguagem em Atividades, 2007.

27.
CORADIM, Josimayre Novelli. Avaliação no processo de ensino-aprendizagem de LE.. In: I CONALI, 2006, Maringá. I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006.

28.
CORADIM, Josimayre Novelli. A mídia no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. In: XIV CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná - UNICENTRO GUARAPUAVA, 2005, Guarapuava. XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários, 2005.

29.
CORADIM, Josimayre Novelli. O uso da Internet nas aulas de Lìngua Inglesa. In: IX Semana de Letras - A hora e a vez da Palavra, 2005, Jandaia do Sul. Anais da IX Semana de Letras de Jandaia do Sul. Jandaia do Sul: FAFIJAN, 2005.

30.
CORADIM, Josimayre Novelli; CARNEIRO, Patrícia Mara ; BONILHA, Marciléia Ramirez de L ; MACHADO, Marcelo Oliano ; RODRIGUES, Irene Batista ; FREITAS, Maria Adelaide de . Desenvolvendo competência profissional dentro do projeto PELI. In: XIV CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2000, Maringá-PR. Caderno de Resumos 2 do XIV CELLIP Língua, literatura , cultura e artes. Maringá-PR: Universidade Estadual de Maringá e CELLIP, 2000. p. 10-10.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
CORADIM, Josimayre Novelli2002CORADIM, Josimayre Novelli; CORRÊA, Helliane Cm de Oliveira . O Emprego da Fonologia no Ensino de Vocabulário. Catálogo de Resumos de Trabalhos de Conclusão do Curso de Letras, Maringá-PR, v. 4, n.2002, p. 41-41, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Letramento Crítico: Construção de conceitos com base na proposta das OCEM. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli; MOTT-FERNANDES, Cristina . A influência das escolhas profissionais na constiuição da identidade de professores de Língua Estrangeira. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . INGLÊS PARA CRIANÇAS: PANORAMA DAS PRÁTICAS DE ENSINO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA CIDADE PARANÊNSE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. ; ALEIXO, C. R. L. . Formação da identidade docente em língua inglesa: vivência de alunos ingressantes de um curso de Letras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. ; ALEIXO, C. R. L. . aprendizagem e desenvolvimento da identidade docente no contexto do Pibid Letras-Inglês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORADIM, Josimayre Novelli. Escrita acadêmica em foco: diretrizes para produção de resumo, resenha, artigo científico e seminário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CORADIM, Josimayre Novelli. EDUCAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: COGNIÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CORADIM, Josimayre Novelli; REIS, S. . EDUCAÇÃO CRÍTICA COM PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . Pibid em foco: expectativas de alunos-professores e supervisoras de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . Cenas do Pibid: experiências compartilhadas por participantes de um projeto de Letras-Inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CORADIM, Josimayre Novelli. COGNIÇÃO SOBRE EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICA DOCENTE INICIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . Aulas de conversação em língua inglesa: lócus de vivência e experiência da prática docente de futuros professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CORADIM, Josimayre Novelli; ROSEIRA, A. C. S. . Crenças de alunos-professores de Língua Inglesa: reflexões sobre teoria e prática na educação docente inicial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CORADIM, Josimayre Novelli. Cognição de alunos-professores de inglês: o que eles sabem sobre a prática pedagógica; o que são capazes de fazer; e como atribuem sentido ao que fazem em seu contexto de ensino.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos- professores de inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CORADIM, Josimayre Novelli; ROSEIRA, A. C. S. . O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-PROFESSORES DE UM CURSO DE LETRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CORADIM, Josimayre Novelli; SANTOS, F. B. . O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CORADIM, Josimayre Novelli. Construção de conhecimento de alunos-professores de inglês: um olhar pelo viés da pesquisa-ação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CORADIM, Josimayre Novelli; LIMA, M. V. B. . ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARCHINI, A. S. ; CORADIM, Josimayre Novelli . ANÁLISE PRELIMINAR DO LIVRO DIDÁTICO IT FITS: UM OLHAR PARA OS GÊNEROS TEXTUAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos- professores de inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CORADIM, Josimayre Novelli. A pesquisa-ação como instrumento para práticas reflexivas de professores em pré-serviço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos- professores de inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: ferramenta para práticas reflexivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
CORADIM, Josimayre Novelli. Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos- professores de inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CORADIM, Josimayre Novelli. Letramento Crítico: Construção de conceitos com base nas OCEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CORADIM, Josimayre Novelli; Vieira, Fernanda Aline ; PROENÇA, Jezika . Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: cogniçoes de professoras em pré-serviço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CORADIM, Josimayre Novelli; SANTOS, F. B. . Leitura Critica no ensino de Lingua Inglesa nas series iniciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CORADIM, Josimayre Novelli. O trabalho do professor e a formaçao docente em diferentes perspectivas - novos desafios para um agir possivel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
CORADIM, Josimayre Novelli. Estagio Supervisionado em Lingua Inglesa - produçao, analise e avaliacao de planos de aulas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CORADIM, Josimayre Novelli. Cognições sobre as concepções de leitura crítica e letramento crítico no ensino de LI nas OCEM.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
CORADIM, Josimayre Novelli; FERNANDES, C. M. . A concepção de leitura em LE nos documentos oficiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
CORADIM, Josimayre Novelli. Letramento crítico: Idealizações, desejos ou (im)possibilidades?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
CORADIM, Josimayre Novelli. A influência das escolhas profissionais na constituição da identidade de professores de língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CORADIM, Josimayre Novelli. Desenvolvimento de leitura crítica: um estudo etnográfico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CORADIM, Josimayre Novelli. Desenvolvimento de leitura crítica: um estudo etnográfico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CORADIM, Josimayre Novelli. apresentação de trabalho em forma de Comunicação sob o título - O Uso da Internet nas Aulas de Língua Inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CORADIM, Josimayre Novelli. Produção Escrita em Lúngua Inglesa - Desmistificando o uso das Novas Tecnologias em Sala de Aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CORADIM, Josimayre Novelli. Painel: Avaliação no processo de ensino- aprendizagem de língua estrangeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
CORADIM, Josimayre Novelli. O uso da Internet nas aulas de Língua Inglesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
CORADIM, Josimayre Novelli. Comunicação Coordenada - Desenvolvendo competência profissional dentro do projeto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. EDUCAÇÃO CRÍTICA COM PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA 2016 (Coordenação de simpósio).

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. Processo Seletivo (mestrado e doutorado) - Programa de pós-graduação em Letras 2016 (Aplicador de prova Processo Seletivo (mestrado e doutorado) - Programa de pós-graduação em Letras).

3.
CORADIM, Josimayre Novelli. ?Linguagem & Prática? e ?Linguagem & Identidade? na edição inaugural do Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica (International Congress of Critical Applied Linguistics ? ICCAL) 2015 (Debatedora).

4.
CORADIM, Josimayre Novelli. II Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua Inglesa 2014 (Debatedora).

5.
CORADIM, Josimayre Novelli. I Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua Inglesa 2013 (Debatedora).

6.
CORADIM, Josimayre Novelli. Revista Entretextos. Londrina, 2013. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diferentes olhares e múltiplas perspectivas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. O que o Pibid nos ensina sobre formação docente?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CORADIM, Josimayre Novelli. Formação continuada stricto sensu: perspectiva de diálogo entre Universidade e Escola. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
CORADIM, Josimayre Novelli. O trabalho do professor e a formação docente em diferentes perspectivas: novos desafios para um agir possível?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Escrita acadêmica em foco: diretrizes para produção de resumo informativo e indicativo (abstract). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. Gêneros textuais e o ensino de Língua Inglesa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CORADIM, Josimayre Novelli. Resumo acadêmico e informativo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CORADIM, Josimayre Novelli. Metodologia de pesquisa em estudos linguísticos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CORADIM, Josimayre Novelli. Gêneros textuais e o ensino de Língua Inglesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CORADIM, Josimayre Novelli. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2013. .

7.
CORADIM, Josimayre Novelli. Ensino de Leitura Crítica em Língua Inglesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CORADIM, Josimayre Novelli. Políticas Educacionais para a educação básica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
CORADIM, Josimayre Novelli. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2012. .

10.
CORADIM, Josimayre Novelli; PRIETO, L. C. M. . Tendências de pesquisas sobre práticas reflexivas no ensino de Língua Inglesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CORADIM, Josimayre Novelli. Curso de Extensão - Elaboração e confecção de material didático para professores de ingês do Ensino Fundamental e Médio. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Monitora).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Leila Miyuki Saito. Leitura crítica: origens conceituais e sugestões de atividades didáticas para aulas de Língua inglesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras Modernas - Mestrado Prof.) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
CORADIM, J. N.; CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Pedro Augusto Brito. Análise Linguística na formação do profissional de Letras. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Juliane D´Almas. Da passividade à agência: desenvolvimento de professoras como resultado de empoderamento. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Doutorado
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Elerson Cestaro Remundini. O uso de narrativas muldtimodais como alternativa no ensino de literatura e língua inglesa para disléxicos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Fábio Henrique Rosa Senefonte. Informal English: learning, teaching and teacher education. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Qualificações de Mestrado
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Claudinéia da Silva. Níveis de leitura com base no conto popular com o 9o ano do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Leila Miyuki Saito. Leitura crítica: origens conceituais e sugestões de atividades didáticas para aulas de Língua inglesa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras Modernas - Mestrado Prof.) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de MARINO MARTIOLI. A COESÃO TEXTUAL NA PROVA BRASIL DO 9º ANO: UMA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Pedro Augusto Pereira Brito. Análise linguística na formação do profissional de letras inglês. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Analliza Ortêncio Barato.A globalização e o plurilinguismo para profissionais do secretariado executivo: subsídios para o assessoramento linguístico na execução de tarefas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participação em banca de Verônica Braga Birello.Letramento digital e a formação de identidades leitoras em língua estrangeira d aluno do Secretariado Executivo Trilingue. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca do Concurso Público da Universidade do Estado da Bahia. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de Redação do Vestibular de Inverno. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

2.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de Redação do Vestibular de Verão. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

3.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de ascensão. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

4.
CORADIM, J. N.; CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de Redação do Pas. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

5.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de Redação do Vestibular de Inverno. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

6.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

7.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de Redação do Vestibular de Verão. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

8.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

9.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação vestibular de inverno. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

10.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de Redação do Vestibular de Verão. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

11.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

12.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2014.

13.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

14.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

15.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de Redação do Vestibular de Verão. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

16.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação vestibular de inverno. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

17.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação do Processo de Avaliação Seriada - PAS. 2014. Universidade Estadual de Maringá.

18.
CORADIM, Josimayre Novelli; COELHO, S. M. M.; RAMOS, W. C.. Banca de teste seletivo de Língua Inglesa - UEM. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

19.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação vestibular de inverno. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

20.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de Redação do Vestibular de Verão. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

21.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação do Processo de Avaliação Seriada - PAS. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

22.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

23.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

24.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação PAS/UEM. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

25.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação vestibular de inverno. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

26.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2011. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

27.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de Correçao de redaçao PAS - UEM. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

28.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de Aplicação de Testes de Língua Inglesa em curso de Graduação. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

29.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção de testes de proficiência em Língua Inglesa. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

30.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção das provas (Inglês) do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para Programas de Pós-Graduação. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

31.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção das provas (Inglês) do Exame de proficiência em Língua Estrangeira para Programas de Pós-Graduação. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

32.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção de provas de Proficiência (Inglês) -. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

33.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção de testes de proficiência (Inglês) pra curso de Pós-graduação. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

34.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de avaliação de redação do Vestibular de Inverno da UEM. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

35.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso vestibular de Verão 2010. 2010.

36.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção das provas (Inglês) do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para Programas de Pós-Graduação. Universidade Estadual de Maringá.. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

37.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção das provas (Inglês) do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para Programas de Pós-Graduação.. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

38.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção das provas (Inglês) do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para Programas de Pós-Graduação.. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

39.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção das provas (Inglês) do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Outubro). 2009. Universidade Estadual de Maringá.

40.
CORADIM, Josimayre Novelli. Banca de correção das provas (Inglês) do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira para Programas de Pós-Graduação. Universidade Estadual de Maringá. (novembro). 2009. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18o Congresso de Linguística Aplicada - AILA. Formação da identidade docente de Língua inglesa: vivências de alunos ingressantes do curso de Letras. 2017. (Congresso).

2.
III Encontro de professores de inglês para crianças e II seminário de avaliação de língua estrangeira para crianças.Inglês para crianças: panorama das práticas de ensino e de formação de professores em uma cidade paranaense. 2017. (Encontro).

3.
SPLE. 2017. (Seminário).

4.
V CONALI. Formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diferentes olhares e múltiplas perspectivas. 2017. (Congresso).

5.
V CONALI. VIVÊNCIAS DE ALUNOS INGRESSANTES E FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE. 2017. (Congresso).

6.
4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.EDUCAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: COGNIÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS. 2016. (Outra).

7.
III Seminário de avaliação do Pibid- Uem. 2016. (Seminário).

8.
VI Congresso Latino Americano de formação de professores de Línguas. APRENDIZAGEM E IDENTIDADE DOCENTE: RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. 2016. (Congresso).

9.
X Selisigno e XI simpósio de leitura da UEL.Espaços oportunizados por um curso de Letras para aprendizagem e desenvolvimento da identidade docente. 2016. (Simpósio).

10.
X Selisigno e XI Simpósio de Leitura da UEL.Contribuições de espaços (extra)curriculares na constituição da identidade docente inicial do professor de língua ingelsa. 2016. (Simpósio).

11.
XVIII Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná (EPLE).DES)VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Encontro).

12.
XVIII Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná (EPLE).CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE INGLÊS: PERSPECTIVAS DE FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS. 2016. (Encontro).

13.
Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica (International Congress of Critical Applied Linguistics ? ICCAL. COGNIÇÃO SOBRE EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICA DOCENTE INICIAL. 2015. (Congresso).

14.
I Seminário de Pesquisas do Profletras. 2015. (Seminário).

15.
I Seminário de Pesquisas do Profletras.I Seminário de Pesquisas do Profletras. 2015. (Seminário).

16.
VIVÊNCIAS DE ALUNOS INGRESSANTES E FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE. 2015. (Outra).

17.
XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Pibid em foco: expectativas de alunos-professores e supervisoras de língua inglesa. 2015. (Congresso).

18.
XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Cenas do Pibid: experiências compartilhadas por participantes de um projeto de Letras-Inglês. 2015. (Congresso).

19.
3o CIELLI.CRENÇAS DE ALUNOS-PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DOCENTE INICIAL. 2014. (Outra).

20.
Critical Reading in the classroom: an anpplication of CDA and SFL. 2014. (Seminário).

21.
I Encontro Interinstitucional Pibid-Inglês: UEL, UEM, UENP e UTFPE. 2014. (Encontro).

22.
I Forum da profissionalização docente.Aulas de conversação em língua inglesa: lócus de vivência e experiência da prática docente de futuros professores. 2014. (Outra).

23.
II Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua Inglesa. 2014. (Encontro).

24.
I Seminário de Avaliação do Pibid-Uem. 2014. (Seminário).

25.
Vida e destino: (re)composição identitária de memórias (compart)ilhadas. 2014. (Outra).

26.
I Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua Inglesa.I Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua Inglesa. 2013. (Encontro).

27.
I Simpósio Parfor/UEM - A Formação de professores em debate: integração da universidade com o ensino básico.ANÁLISE PRELIMINAR DO LIVRO DIDÁTICO IT FITS: UM OLHAR PARA OS GÊNEROS TEXTUAIS. 2013. (Simpósio).

28.
IV CLAFPL. 2013. (Congresso).

29.
IV Conali. Cognição de alunos-professores de inglês: o que eles sabem sobre a prática pedagógica; o que são capazes de fazer; e como atribuem sentido ao que fazem em seu contexto de ensino.. 2013. (Congresso).

30.
IV CONALI. 2013. (Congresso).

31.
Minicurso: O ensino da língua inglesa na atualidade. 2013. (Outra).

32.
V Eniedcuc.ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO. 2013. (Encontro).

33.
V ENIEDUC.O ensino de língua inglesa nas séries iniciais: uma proposta de leitura crítica. 2013. (Encontro).

34.
V ENIEDUC.Construção do conhecimento de alunos-professores de inglês: um olhar pelo viés da pesquisa-ação. 2013. (Encontro).

35.
V ENIEDUC.O ensino da língua inglesa por meio dos gêneros textuais: percepções de alunos-professores de um curso de Letras. 2013. (Encontro).

36.
VIII EPCT.Crenças de alunos-professores quanto ao ensino de língua inglesa por meio de gêneros textuais. 2013. (Encontro).

37.
XII SEDATA.Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos-professores de inglês. 2013. (Seminário).

38.
Análise qualitativa de dados verbais. 2012. (Outra).

39.
The knowledge of the teacher in teacher education: contrasted views on historical transformations. 2012. (Seminário).

40.
VII EPCT. 2012. (Encontro).

41.
VIII Selisgno e IX Simpósio de leitura da UEL. 2012. (Simpósio).

42.
XI SEDATA. 2012. (Seminário).

43.
III Conali - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Letramento Crítico: construção de conceitos com base nas OCEM. 2011. (Congresso).

44.
IV Enieduc.Tendências de pesquisas sobre práticas reflexivas no ensino de Língua Inglesa. 2011. (Encontro).

45.
IX CBLA - Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada. Pesquisa-ação: construção de conhecimento de alunos- professores de inglês. 2011. (Congresso).

46.
Letramento Crítico: complexidade e relativismo em discurso. 2011. (Seminário).

47.
VI EPCT.O trabalho do professor e a formaçao docente em diferentes perspectivas- novos desafios para um agir possivel. 2011. (Encontro).

48.
VI EPCT.Leitura Critica no ensino de Lingua Inglesa nas series inicias. 2011. (Encontro).

49.
VI EPCT.Estagio Supervisionado de Lingua Inglesa - cogniçoes de professoras em pre-serviço. 2011. (Encontro).

50.
VIII ENFLOPI - Encontro de Formadores de Professores de Lingua Inglesa. 2011. (Encontro).

51.
XX Seminario do CELLIP.Estagio Supervisionado em Lingua Inglesa - produçao, analise e avaliaçao de planos de aula. 2011. (Seminário).

52.
1o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Outra).

53.
Estudos Avançados - Argumentação em sala de aula. 2010. (Outra).

54.
Estudos Avançados - Letramento Crítico. 2010. (Outra).

55.
III CLAFPL. 2010. (Congresso).

56.
Selisigno.Cognições sobre as concepções de leitura crítica e letramento crítico no ensino de LI nas OCEM.. 2010. (Simpósio).

57.
V EPCT. 2010. (Encontro).

58.
Curso de Extensão - Curso Básico de Cerimonial e Protocolo. 2009. (Outra).

59.
A formação em pré-serviço e em serviço: expectativas e realizações no ensino de inglês nas escolas públicas. 2008. (Encontro).

60.
II CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Letramento crítico: Idealizações, desejos ou (im)possibilidades?. 2008. (Congresso).

61.
II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. A concepção de leitura em LE nos documentos oficiais. 2008. (Congresso).

62.
O trabalho docente: condições, inovações e aprendizaem. 2008. (Seminário).

63.
VII SEDATA - Seminário de Dissertações e Teses em andamento.Letramento Crítico: Idealizações, Desejos ou (im)possibilidades?. 2008. (Seminário).

64.
16o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Desenvolvimento de leitura crítica: um estudo etnográfico. 2007. (Congresso).

65.
III CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.Desenvolvimento de leitura crítica: um estudo etnográfico. 2007. (Outra).

66.
Mini-curso Language and Activity. 2007. (Outra).

67.
Seminários de Pesquisa da Linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Estrangeira.Etnografia sobre Ensino de Leitura Crítica. 2007. (Seminário).

68.
VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. A influência das escolhas profissionais na constituição da identidade de professores de Língua Estrangeira. 2007. (Congresso).

69.
VI SEDATA - Seminário de Dissertações e Teses em andamento.VI SEDATA. 2007. (Seminário).

70.
I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Avaliação no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2006. (Congresso).

71.
XIII Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras e da VIII Convenção dos Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul. 2005. (Encontro).

72.
Palestras: Língua e Cultura: Interação Perfeita para o Ensino de Inglês, Como Trabalhar o Triângulo Grammar, Vocabulary e Reading no Ensino Médio e Por que as Palavras são Importantes?. 2002. (Outra).

73.
V Seminário de Educação e Cidadania - I Congresso Internacional. 2002. (Seminário).

74.
Atividade English Clips ministrada por Mariza Ferrari. 2001. (Outra).

75.
Palestras: Adaptando o Ensino da Língua Inglesa às Crisanças Brasileiras e O Ensino da Língua Inglesa e a Interdisciplinaridade. 2001. (Outra).

76.
Turmas Grandes; Grandes Professores , New ACE:agora com Temas Transversais e muito mais, Muito além do texto: atividades dinâmicas de leitura e Grand Slam: A frande sacada da Longman para o Ensino Médio. 2001. (Outra).

77.
Mini-curso: Toni Morrisson's Novels: A Voice With Wings-Turma II. 2000. (Outra).

78.
North and Northwest of Paraná Seminar Braz-Tesol Regional Chapter in Maringá. 2000. (Seminário).

79.
PALESTRA: Contratos Pedagógicos proferida pelo Prof. Julio Groppa Aquino. 2000. (Outra).

80.
XIV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 2000. (Seminário).

81.
2nd Seminar Braz-Tesol Regional Chapter Seminar for North and Northwest of Paraná. 1999. (Seminário).

82.
2nd Seminar Braz-Tesol Regional Chapter Seminar for North and Northwest of Paraná. 1999. (Seminário).

83.
Evento de Extensão:Outras Palavras - XII Semana de Letras. 1999. (Outra).

84.
Workshops given by Paul Seligson on Speaking and Homework. 1999. (Outra).

85.
Outras Palavras - XI Semana de Letras. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. 5o Cielli. 2018. (Outro).

2.
CORADIM, J. N. ; CORADIM, Josimayre Novelli . XVIII EPLE ? Encontro de Professores de línguas Estrangeiras do Paraná. 2016. (Outro).

3.
CORADIM, Josimayre Novelli. Congresso Internacional da Linguística Aplicada Crítica (International Congress of Critical Applied Linguistics ? ICCAL. 2015. (Congresso).

4.
CORADIM, Josimayre Novelli. I Seminário de Pesquisas do Profletras. 2015. (Outro).

5.
CORADIM, Josimayre Novelli. Evento de extensão: Talent Show. 2014. (Outro).

6.
CORADIM, Josimayre Novelli. II Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua Inglesa. 2014. (Outro).

7.
CORADIM, Josimayre Novelli. O Ensino Básico de Língua Inglesa. 2014. (Outro).

8.
CORADIM, Josimayre Novelli. I Encontro Interinstitucional Pibid/Inglês: UEL, UEM, UENP e UTFPR. 2014. (Outro).

9.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . I Encontro de Pesquisa dos Acadêmicos da Disciplina Prática Investigativa em Língua Inglesa. 2013. (Outro).

10.
CORADIM, Josimayre Novelli; CALVO, L. C. S. . Evento de extensão: Talent Show. 2013. (Outro).

11.
CORADIM, Josimayre Novelli. XII Seminário de dissertações e teses em andamento - SEDATA. 2013. (Outro).

12.
CORADIM, Josimayre Novelli. VII EPELPE- Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2009. (Outro).

13.
CORADIM, Josimayre Novelli. Curso Básico de Cerimonial e Protocolo. 2009. (Outro).

14.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participou da Equipe de Apoio do Evento: Making Learning - Teaching Experience Practical. 2000. (Outro).

15.
CORADIM, Josimayre Novelli. Participou na equipe de apoio da IV Spring Conference - The English Language as a real cross-curricular integrative factor - realizado nos dias 12 e 13 de novembro.. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
CHRISTIANI APARECIDA VENDRAMINI MAKINO. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO OFERTADO POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORTE DO PARANÁ NO PERÍODO 2016-2017. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Elaine de Castro. ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA PELA PERSPECTIVA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Ana Claudia Nogueira Marques. O GÊNERO DISCURSO CANÇÃO NAS ATIVIDADES DO PIBID: DO PLANO À AULA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Milena Rodrigues. Ensino de língua inglesa na educação básica pública: análise de documentos oficiais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Rafaela Pichinini. Ensino de língua inglesa na educação básica pública: análise de documentos oficiais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Ana Paula Machado Marinuti. O processo de aprendizagem de Língua Inglesa: um estudo de caso no contexto de um curso de Letras Português-Inglês. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Natália de Lima Men. O processo de aprendizagem de Língua Inglesa: um estudo de caso no contexto de um curso de Letras Português-Inglês.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

5.
Mateus Linares. Ensino de língua inglesa na educação básica pública: implicações sobre a (des) valorização do idioma no atual cenário educacional. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
RAQUEL FRADE CASTRO DE SOUSA BARRAQUI. DES)VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

2.
Christiani Vendramini Makino. Identidade docente: um estudo de caso com professoras de Língua Espanhola. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

3.
Ana Claudia da Silva ROSEIRA. REFLEXÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA DE LÍNGUA INGLESA. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

4.
Fernanda Batista dos Santos. O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos da Linguagem) - FACULDADE ESTADUAL DE CAMPO MOURÃO. Orientador: Josimayre Novelli.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Claudia da Silva Roseira. O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-PROFESSORES DE UM CURSO DE LETRAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - FACULDADE ESTADUAL DE CAMPO MOURÃO. Orientador: Josimayre Novelli.

2.
Ana Claudia da Silva Roseira. CRENÇAS DE ALUNOS-PROFESSORES: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA E A PRÁTICA DOCENTE INICIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

3.
Marcus Vinicius Bernardo Lima. ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Josimayre Novelli.

4.
Suzelaine dos Santos Vieira. A IDENTIDADE DO LIVRO DIDÁTICO KEEP IN MIND 9º ANO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - FACULDADE ESTADUAL DE CAMPO MOURÃO. Orientador: Josimayre Novelli.

5.
Jézika Luana dos Reis Proença. Ensino Aprendizagem de Língua Inglesa com adolescentes de escolas públicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Josimayre Novelli.

6.
Fernanda Aline Vieira Rodrigues. HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA ALTERNATIVA PARA A PRÁTICA DE LEITURA CRÍTICA NAS AULAS DE LINGUA INGLESA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Josimayre Novelli.

7.
Thamiris Martins. A mediação cultural na aquisição do Inglês como língua estrangeira.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Josimayre Novelli.

8.
EMMANUELLE BARBY MUSTAPHA. ETIQUETA EMPRESARIAL E INTERNACIONAL: um estudo de caso na CONSET Junior.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

9.
Valmir Lopes da Silva. Leitura em Língua Inglesa: uma outra maneira de se ler o mundo criticamente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Orientador: Josimayre Novelli.

Iniciação científica
1.
Milene Luana da Silva. Ensino de língua inglesa na educação básica pública: implicações sobre a (des) valorização do idioma no atual cenário educacional. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

2.
Bruna de Sales Siqueira. Identidade de professores no contexto de ensino de língua inglesa para crianças. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

3.
Nara Elvira Ribeiro da Silva. Contação de histórias no ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

Orientações de outra natureza
1.
Cirlene de Oliveira. A ludicidade no ensino de Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

2.
Regiane Bellay. O gênero comic strip no ensino de língua inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

3.
Amanda Silvia Marchini. Livro didático It fits: uma análise pelas lentes dos gêneros textuais. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

4.
Viviane A. M. Almada. English Conversation Class. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

5.
Ághata C. R. de Almeida. English Conversation Class. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

6.
Gisely Bornelli. English Conversation Class. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

7.
Giuliane Moreira Gonçalves. English Conversation Class. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

8.
Walison R. de Andrade. English Conversation Class. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

9.
Jháred B. Santos. English Conversation Class. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

10.
Mônica Abelha Fúccio. Afetividade e aspectos culturais nas aulas de inglês: uma proposta com o gênero discursivo música. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

11.
Amanda Silvia Marchini. ANÁLISE PRELIMINAR DO LIVRO DIDÁTICO IT FITS: UM OLHAR PARA OS GÊNEROS TEXTUAIS. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

12.
Andréia Pinatti de Oliveria. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

13.
Camila Maciel Capeletti. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

14.
Felipe Veiga da Fonseca. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

15.
Isadora de Oliveira Grotti Silva. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

16.
Jéssica Fernandes Scaramelli. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

17.
João Felipe da Costa. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

18.
Pedro Henrique Blasque Rocha. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

19.
Thaise Garcia Pelissari. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

20.
Vinicius Batista de Oliveira. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Português Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.

21.
Vinicius Blasi. English Conversation Class. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Josimayre Novelli.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CORADIM, Josimayre Novelli. Escrita acadêmica em foco: diretrizes para produção de resumo informativo e indicativo (abstract). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público no ano de 2011 para lecionar Língua Inglesa na Universidade Estadual de Maringá.

Aprovação em concurso público no ano de 2009 (1o lugar) para lecionar língua inglesa na Faculdade Estadual de Campo Mourão (FECILCAM).

Aprovação em concurso público no ano de 2007 para lecionar língua inglesa no ensino Fundamental e Médio em escolas públicas do Paraná.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:40:01