Fabiano Tadeu Grazioli
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6013536493561767
- Última atualização do currículo em 18/02/2019
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Possui Mestrado em Letras (Estudos Literários) cursado na mesma instituição e programa, Especialização em Metodologia do Ensino de Literatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Graduação (Licenciatura) em Letras - Português / Espanhol e respectivas Literaturas pela mesma universidade. É professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, da Faculdade Anglicana de Erechim e do Colégio Franciscano São José. Desenvolve projetos sobre os temas Leitura, Literatura e Teatro junto a prefeituras e instituições por intermédio da Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda., produtora cultural da qual é sócio-proprietário. Coordenou o segmento de Literatura Infantil e Juvenil da Habilis Press Editora por cinco anos (2012-2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infanti e juvenil, leitura, formação do leitor e dramaturgia. Contemplado com a Bolsa FUNARTE de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet - Edição 2009, a partir da qual desenvolveu a pesquisa "Leitura e fruição na tela: um olhar crítico em direção à ciberpoesia". Contemplado com a Bolsa FUNARTE de Circulação Literária - Edição 2010, com a qual desenvolveu o projeto "Leitura dramática: revelando a dramaturgia brasileira para jovens leitores e suas comunidades". Contemplado com a Bolsa Biblioteca Nacional/FUNARTE de Circulação Literária - Edição 2012, a partir da qual desenvolveu o projeto "Dramaturgia e jovens leitores: encontros necessários nos territórios da cidadania". (Texto informado pelo autor)
Endereço
Avenida 7 de setembro, 1621
Centro
99700000 - Erechim, RS - Brasil - Caixa-postal: 743
Telefone: (54) 35209000
Fax: (54) 35209090
URL da Homepage: http://www.uri.com.br
Formação acadêmica/titulação
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Percursos criativos na concepção de Canto de Cravo e Rosa, de Viviane Juguero: a dramaturgia impressa para a leitura da criança,
Orientador:

Palavras-chave: Dramaturgia; Dramaturgia e infância; Leitura da dramaturgia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Educação.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador:

Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de leitores, texto teatral, dramaturgia; Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura dramática.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: Um estudo do texto teatral a partir da peça A partilha, de Miguel Falabella.
Orientador: Mauro Nicola Póvoas.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Formação Complementar
Dueto Produções Culturais e Artísticas, DPCA, Brasil.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Prefeitura Municipal de Erechim, PME, Brasil.
SESC - RS, SESC - RS, Brasil.
SESC - RS, SESC - RS, Brasil.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Prefeitura Municipal de Rolante, PMR, Brasil.
Prefeitura Municipal de Rolante, PMR, Brasil.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Inspeción Departamental de E. Primaria de Colonia del Sacramento - Uruguai, IDEP, Uruguai.
Escola Estadual Fernandina Rigoti e Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul, PMI, Brasil.
Atuação Profissional
Fundamentos e Metodologia da Literatura Infantil A
Leituras orientadas em Literatura
Literatura Infantojuvenil
Metodologia do Ensino do Português e da Literatura
Prática de Ensino V - Português
Brinquedo, jogo e recreação
Elaboração de Material Didático
Literatura infantil
Literatura Infanto-Juvenil
Materiais pedagógicos, jogos e recreação
Práticas de leitura e formação do leitor
Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II)
Literatura Infantil
Práticas Pedagógicas em Literatura Infantojuvenil
Literatura, Educação e Hipermídia
Teatro, Jogo e Recreação
Curso Teatro e Jogo Dramático na Escola.
Literatura (primeiros, segundos e terceiros anos)
Direção de espetáculos teatrais e produção cultural.
Organização do Concurso de Poemas 'Barão em Verso".
Literatura
O Ensino da Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
Oficinas de Leitura Literária: atividade semanal junto às crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Sentinela (Programa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes)..
Aperfeiçoamento em Leitura para educadores dos programas sociais: ministrado semanalmente através de estudos de textos teóricos sobre leitura e seminários temáticos..
Língua Portuguesa
Oficina de Teatro
Oficinas teatrais vinculadas à pesquisa histórica, montagem e direção de espetáculos teatrais.
Oficinas teatrais com montagem de espetáculo.
Desenvolvimento de oficinas de leitura e produção poética em torno à obra do poeta Oscar Bertoldo.
Disciplina de Teoria Literária I, Curso de Letras, 2º nível. Orientação: Miguel Rettenmainer da Silva.
Direção de espetáculos teatrais..
Literatura Brasileira
Programa de Teatro-Educação para professores municipais - Oficinas e Orientação para montagens teatrais.
Coordenação do projeto "O teatro vai à Escola" - Programa de Oficinas teatrais para as escolas municipais.
Programa de Oficinas Teatrais para professores da Rede Pública Municipal.
Linhas de pesquisa
Projetos de pesquisa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fabiano Tadeu Grazioli - Integrante / Tania Mariza Kuchenbecker Rösing - Coordenador / Fabiane Verardi Burlamaque - Integrante / Eliana Teixeira - Integrante / Elisângela Mello - Integrante / Lisandra Blanck - Integrante / Miguel Rettenmaier da Silva - Integrante / Eliana Rodrigues Leite - Integrante / Fernanda Lopes da Silva - Integrante / Luís Fernando Portela - Integrante / Lucas Antônio de Carvalho Cyrino - Integrante / Maria Augusta Arienzo - Integrante / Cleber Nelson Dalbosco - Integrante / Maire Josiane Fontana - Integrante / Flávia Susana Krug - Integrante / Caticiane Pelusso Serafini - Integrante / Thiane de Vargas - Integrante / Mayara Corrêa Tavares - Integrante / Alessandra Langaro - Integrante / Aléxia Lang Monteiro - Integrante / Marina de Oliveira - Integrante / Naiara Correa - Integrante / William Dahmer Silva Rodrigues - Integrante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabiano Tadeu Grazioli - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Fabiano Tadeu Grazioli - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
Membro de corpo editorial
Áreas de atuação
Idiomas
Prêmios e títulos
Produções





Bancas
Eventos
Orientações
Outras informações relevantes
O titular do currículo possui Registro Profissional como Diretor de Teatro: 8177 SATED/RS - Direção Teatral. A partir de 2006 ele e sua equipe de trabalho optaram por não mais participarem de festivais de teatro amador, dimensionando a atividade artística do grupo para a realização de projetos de circulação e produção cultural profissional. "Memórias de Nina" completou 10 anos de circulação em 2016, viajando para diversos estados do país, totalizando mais de 300 cidades. O espetáculo, um monólogo, aborda a temática do abuso e da violência em crianças e adolescentes. O titular do currículo foi aprovado em dois exames de proficiência em leitura em Língua Espanhola (2006 e 2016) e em um exame de proficiência em leitura em Língua Inglesa (2017).