Alessandra Tavares de Souza Pessanha Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5669354171766695
  • Última atualização do currículo em 23/02/2018


Possui graduação em História pela Universidade Gama Filho (2004). Especialização em História da África e do negro no Brasil pela Universidade Cândido Mendes (2005-2006); Mestrado em História Social pela UERJ/FFP (2012); Doutoranda em História pelo PPHR/UFRRJ Atuando nas seguintes áreas de interesse: História do Brasil com ênfase no Rio de Janeiro; Pós-Abolição; Trajetórias de indivíduos negros no Pós-Abolição; História Social da Cultura; Carnaval; Memória; Identidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Tavares de Souza Pessanha Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, A. T. S. P.;Tavares, Alessandra


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: Cultura política e identidades: Um estudo comparado sobre a construção de projetos sociopolíticos nas escolas de samba Império da Tijuca e Império Serrano,
Orientador: Álvaro Pereira do Nascimento.
2009 - 2012
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Nasceu lá na Serra uma linda Flor: memórias sobre a fundação do Império Serrano,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Iza Terezinha Gonçalves Quelhas.
Palavras-chave: Memória - Sociabilidade - Identidade.; Cultura Popular, Carnaval, Escolas de Samba.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2006
Especialização em História da África e do negro no Brasil. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: A Capoeira escrava.
Orientador: Edson Borges.
2001 - 2004
Graduação em História.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Entre a marginalização e a Ordem: A Capoeira Carioca e suas Relações Políticas no Século XIX.
Orientador: Vera Borges.
Bolsista do(a): Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
II Curso de Atualização em História Negra. (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
História da ciência e do Ensino. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em História Social: métodos e perspectivas. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Primeiro de Maio, CPM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Colégio Silva e Souza, CSS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Itaguaí, PM/Itaguaí, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor público, Carga horária: 16


Secretaria Estadual de Educação, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor público, Carga horária: 16


Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, AGCRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvi trabalho de pesquisa histórica arquivística na documentade aforamentos da cidade do Rio de Janeiro.


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Fundação Educacional Duque de Caxias, FEUDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: História e cultura Africanas e Afro-Brasileira. Curso realizado pelo Centro de Pós-graduação, Especialização e Aperfeiçoamento - CEPEA da Fundação Educacional Duque de Caxias - FEUDUC, através do seu Departamento de História, em parceria com o Instituto de Pesquisa e memória Pretos Novos- IPN Museu Memorial.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Mano Eloy: Trajetória,Sociabilidade e associativismo negro no Pós-Abolição
Descrição: Temos vivenciado na historiografia brasileira a crítica e a ampliação das abordagens que envolvem as trajetórias e os processos de inserção dos libertos e seus descendentes na sociedade no Pós-Abolição. O campo foi se delineando a partir de novas questões propostas às fontes. Novas fontes ou as já conhecidas, passaram a ser analisadas considerando-se as histórias e experiências dos indivíduos e dos grupos. Abrindo caminho para análises mais aprofundadas, para a compreensão da complexidade da sociedade brasileira no Pós-Abolição. Diante de tal perspectiva é que nos deparamos com a trajetória de Eloy Anthero Dias , trabalhador do porto, sambista, jongueiro e conhecido ?Ogan? de terreiros de ?macumba?. O que chama atenção na trajetória de Mano Eloy, como era conhecido, foi seu papel de liderança em diferentes espaços do Rio de Janeiro do Pós-Abolição. Foi líder da Sociedade de Resistência dos Trabalhadores em Trapiche e Café , do porto do Rio de Janeiro, Cidadão do Samba em 1936, presidente da União Geral das Escolas de Samba do Rio de Janeiro , fundador de diferentes blocos de carnaval e de pelo menos, de maneira direta, de duas escolas de samba . Nossa proposta de pesquisa é, através de episódios da trajetória de Eloy Anthero Dias, analisar, as estratégias e aproximações dos negros em busca de cidadania e autorrepresentação no Pós-Abolição. Considerando, o Pós -Abolição como uma perspectiva que vai além dos anos após a assinatura da lei que deu fim a escravatura no Brasil, mas ligada a uma série de permanências socio-políticas que se colocam no horizonte da população negra no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
A Construção de Uma Caminha: O curso de História da Universidade Gama Filho
Descrição: Projeto em História Institucional sobre os quarenta anos do curso de História da Universidade Gama Filho sua trajetória e contribuíção para a transformação da educação brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, A. T. S. P.. Estando com Mano Eloy com seu lindo terno Azul : trajetória e redes de sociabilidade no pós abolição. In: ANPUH - XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos da ANPUH - XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

2.
BARBOSA, A. T. S. P.. Provaremos ao subúrbio e a toda a cidade: memórias e identidades através do GRES Império Serrano. In: XI Encontro Nacional de História Oral: Memória, democracia e Justiça, 2012, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de História Oral: Memória, democracia e Justiça, 2012.

3.
BARBOSA, A. T. S. P.. Império Serrano: entre a nostalgia e o lugar de memória. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, julho 2011, 2011.

4.
BARBOSA, A. T. S. P.. Cultura Popular: identidade através das escolas de samba no Rio de Janeiro. In: Semana de História: discurso, identidade e Poder, 2011, Rio de Janeiro. Anais da Semana de História: discurso, identidade e Poder, 2011.

5.
BARBOSA, A. T. S. P.. Memórias femininas do Império Serrano: do cotidiano a festa. In: XIV encontro regional da Anpuh-Rio: Memória Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV encontro regional da Anpuh-Rio: Memória Patrimônio, 2010.

6.
BARBOSA, A. T. S. P.. A fundação do Grupo Carnavalesco e Escola de Samba (GRES) Império Serrano em 1947 e a produção de discursos de representações de identidades no morro da Serrinha.. In: Seminário de História Social: relações de poder e identidades, 2010, São Gonçalo. Seminário de História Social: relações de poder e identidades - Anais. São Gonçalo: Faculdade de Formação de Professores - FFP-UERJ, 2010. v. 1. p. 1.

7.
BARBOSA, A. T. S. P.. Memórias suburbanas: entre táticas e estratégias. In: I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relaç]ões de Poder: visões contemporâneas, 2010, Viçosa. Anais do I I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relaç]ões de Poder: visões Contemporâneas, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, A. T. S. P.. Provaremos ao Suburbio e a toda cidade: memória e identidades através do GRES Império Serrano. In: I Encontro Nacional de História Oral: Memória, democracia e Justiça, 2012, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de História Oral: Memória, democracia e Justiça, 2012.

2.
BARBOSA, A. T. S. P.. Império Serrano: entre a nostalgia e o lugar de memória. In: XXVI simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011, São Paulo. anais do XXVI simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011.

3.
BARBOSA, A. T. S. P.. Cultura Popular: identidade através das escolas de samba no Rio de Janeiro. In: Semana de História: discurso, identidade e poder, 2011, Duque de Caxias. anais da Semana de História: discurso, identidade e poder, 2011.

4.
BARBOSA, A. T. S. P.. Memórias Suburbanas: entre táticas e estratégias. In: I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder; visões contemporâneas, 2010, Viçosa. I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder; visões contemporâneas/ Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 09-214.

5.
BARBOSA, A. T. S. P.. A fundação do Grupo Carnavalesco e Escola de Samba (GRES) Império Serrano em 1947 e a produção de discursos de representações de identidades no morro da Serrinha. In: Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades, 2010, São Gonçalo. Anais do Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidades, 2010.

6.
BARBOSA, A. T. S. P.. Memórias Femininas: do cotidiano a festa. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio Memória e Patrimònio, 2010, Rio de Janeiro. Anais XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio Memória e Patrimònio, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, A. T. S. P.. Mano Eloy: trajetória e protagonismo negro na construção cultural urbana do Rio de Janeiro do Pós -Abolição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BARBOSA, A. T. S. P.. Provaremos ao subúrbio e a toda a cidade: memórias e identidades através do GRES Império Serrano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARBOSA, A. T. S. P.. O olhar europeu: a invenção da África. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARBOSA, A. T. S. P.. A experiência portuguesa na África. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARBOSA, A. T. S. P.. Economia e sociedade no Brasil colonial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARBOSA, A. T. S. P.. 'Liberdade, Liberdade': a abolição contada e cantada nos sambas enredos de 1988: um recurso didático nas aulas de história.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BARBOSA, A. T. S. P.. Império Serrano: entre a nostalgia e o "Lugar de Memória". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARBOSA, A. T. S. P.. Cultura Popular: identidade através das escolas de samba no Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARBOSA, A. T. S. P.. Memórias Suburbanas: entre táticas e estratégias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARBOSA, A. T. S. P.. Memória femininas do Império Serrano : do cotidiano a festa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARBOSA, A. T. S. P.. A fundação do Grupo Carnavalesco e Escola de Samba (GRES) Império Serrano em 1947 e a produção de discursos de representações de identidades no morro da Serrinha.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Tavares, Alessandra. PET História UFRRJ. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, L. ; BRASIL, E. ; Tavares, Alessandra . Experiências negras na Primeira República. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARBOSA, A. T. S. P.. A diáspora africana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
BARBOSA, A. T. S. P.. O Olhar europeu: a invenção da África, a experiência portuguesa na África. 2012. .

4.
BARBOSA, A. T. S. P.. Econommia e sociedade no Brasil colonial. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tavares, Alessandra; CARMO, I. M.; HONORATO, C. P.; PINHO, C. O.. Participação em banca de Paulo Batista Feitosa. Alto Camorim: As ações comunitárias entre as brechas do Estado. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação Lato Sensu: História e Cutura africana(s) e Afro-brasileira() - Fundação Educacional Duque de Caxias.

2.
Tavares, Alessandra; CARMO, I. M.; SANTOS, L.. Participação em banca de Vanessa Nunes Lopes. "Não queremos esmolas, queremos direitos": Parlamento e Imprensa na luta negra pela abolição, a partir da caneta de José do Patrocínio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação Lato Sensu: História e Cutura africana(s) e Afro-brasileira() - Fundação Educacional Duque de Caxias.

3.
BARBOSA, A. T. S. P.; CARMO, I. M.; Senna, Alessandra. Participação em banca de Isabel Ribeiro Thomaz. A Menina Negra na Escola: no municipio de Duque de Caxias. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da África e do Movimento negro) - Fundação Educacional Duque de Caxias.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, A. P.; Tavares, Alessandra; Peçanha, Natália B.. Participação em banca de Danielle da Conceição Paz Lemos.A cinderela era outra: as imagens da mulher negra no breve encontro entre Pinah e Charles ( Rio de Janeiro, c. 1975 - c.1990). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
BARBOSA, A. T. S. P.; HONORATO, C. P.. Participação em banca de Isabel Ribeiro Thomaz.A lei 10 639/03 na escola: Rompendo com o Currículo escolas?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Fundação Educacional Duque de Caxias.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Semana de História Política - Seminário Nacional de História Política - Cultura e Sociedade: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas.Experiências Negras no Pós-bolição: Cidadania, trajetórias, movimentos sociais e relações raciais. 2017. (Seminário).

2.
XI Semana de História Política - VIII Seminário Nacional de História: Relações de Poder: crise, democracia e possibilidades.Experiências negras na Primeira República. 2016. (Seminário).

3.
Semana de História 2011 - Discurso, Identidade e Poder.Cultura Popular: identidade através das escolas de samba no Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

4.
I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder; visões contemporâneas.Memórias Suburbanas: entre táticas e estratégias. 2010. (Seminário).

5.
Seminário de História Social: Relações de Poder e identidades.a Fundação do GRES Império Serrano em 1947 e a produção de discursos de representações de identidades no morro da Serrinha.. 2010. (Seminário).

6.
XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio : Memória e Patrimônio.Memórias Femininas: do cotidiano a festa. 2010. (Encontro).

7.
II Jornada Científica da Gama Filho.A Construção de uma Jornada: O Curso de História da universidade Gama Filho. 2004. (Seminário).

8.
Seminário de Pesquisa do Curso de História.A Capoeira Escrava. 2004. (Seminário).

9.
XXIX Seminário Interno de Pesquisa do Curso de História.A politização dos Capoeiras. 2003. (Seminário).

10.
Forum Nacional de Arquivos Públicos. 2002. (Congresso).

11.
Maka na Sanzala. 2001. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa Nunes Lopes. "Não queremos esmolas, queremos direitos": Cidadania, parlamento e imprensa na luta negra pela abolição. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura africana e afro-brasileira) - Fundação Educacional Duque de Caxias. (Orientador).

2.
Paulo Batista Feitosa. As agências coletivas, da população negras, da comunidade do Alto Camorim, na luta por cidadania. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura africana e afro-brasileira) - Fundação Educacional Duque de Caxias. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paulo Batista Feitosa. Alto Camorim: As ações comunitárias entre as brechas do Estado. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação Lato Sensu: História e Cutura africana(s) e Afro-brasileira() - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Alessandra Tavares de Souza Pessanha Barbosa.

2.
Vanessa Nunes Lopes. "Não queremos esmolas, queremos direitos": Parlamento e Imprensa na luta negra pela abolição, a partir da caneta de José do Patrocínio. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato sensu: História e Cultura African(s) e Afro-Brasileira(s) - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Alessandra Tavares de Souza Pessanha Barbosa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:28:00