Luzia Gomes Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7045722681867926
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Sou Poeta; Feminista Negra; Professora Assistente II da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências da Arte (ICA), na Faculdade de Artes Visuais (FAV), onde leciono para o curso de Museologia. Doutora em Museologia pelo Programa de Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT|Portugal/2018); Mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA/2012) e Graduada em Museologia com Habilitação em Museu de Arte e Museu de História, pelo Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Universidade Federal da Bahia (UFBA/2008). Coordeno o GEMUT (Grupo de Estudos em Museologia Teórica) no Laboratório de Pesquisas Integradas em Museologia (LAPIM/FAV/ICA/UFPA) Em Lisboa - PT publiquei o livro de poesia «Etnografias Uterinas de Mim» (2017) e participei com poemas de minha autoria na coletânea «Dijidu: A Herança do Ouvido ? Doze formas mais uma de se falar da experiência negra em Portugal» (2018) em parceria com poetas de Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde residentes em Portugal. Sou criadora e editora do blog «Etnografias Poéticas de Mim». Minha investigação acadêmica e artística versa sobre: Patrimônios; Museus; Teoria Museológica; Gênero; Arte Africana Contemporânea; Representações Imagéticas do Corpo Negro nas Artes; Cinema e Poesia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luzia Gomes Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, Luzia Gomes

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Faculdade de Artes Visuais (FAV).
Av. Augusto Corrêa - Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto - Ateliê de Artes, S/Nº, Portão 3
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32017974
URL da Homepage: www.ica.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Programa de Doutoramento em Museologia.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal.
Título: A poética da existência nas margens: Percursos de uma Museóloga-Poeta pelos circuitos artísticos da, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha.
Bolsista do(a): Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal.
Palavras-chave: Arte Africana Contemporânea; Galerias de Arte; Lisboa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Artes.
2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O lugar de ver relíquias e contar história: o museu presente/ausente na Vila de Joanes, Ilha do Marajo - Pará,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marcia Bezerra de Almeida.
Coorientador: Flávio Leonel Abreu da Silveira.
Palavras-chave: Joanes; museu; Patrimômio Arqueológico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pública.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2003 - 2008
Graduação em Museologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Indumentárias ritualísticas da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte..
Orientador: Suely Moraes Ceravolo.




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficina de Cinema. (Carga horária: 20h).
Coletivo Gato Aleatório, MOVIMENTO, Portugal.
2010 - 2010
Gestão e Documentação de Acervos. (Carga horária: 16h).
Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Museologia e Turismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento de Projetos. (Carga horária: 6h).
POIESIS - Organização Social de Cultura, POIESIS, Brasil.
2007 - 2007
Oficina Plano Museológico.
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, DIMUS, Brasil.
2007 - 2007
História e Cultura da Costa dos Escravos.
Fundação Gregório de Mattos, FGM/BA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Multi-culturalismo e políticas anti-racistas no. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Introdução aos Estudos das Artes da África Tradici. (Carga horária: 20h).
Museu Afro Brasileiro, MAFRO, Brasil.
2006 - 2006
Expansão Portuguesa Séculos XV-XVIII. (Carga horária: 20h).
Fundação Clemente Mariani, FCM/BA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Ação Cultural e Educativa dos Museus. (Carga horária: 20h).
Museu de Arte Sacra, MAS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Expressão rítmica do Djembé da dança do Senegal. (Carga horária: 20h).
Programa de Pós Graduação em Arte Cênica da UFBA, PPGAC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Cátedra Andrés Bello - Políticas e Redes de Interc. (Carga horária: 150h).
Faculdade de Comunicação Ufba, FACOM, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Curso de Técnicas de Museus para Agentes Culturais. (Carga horária: 400h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Progressão funcional por Titulação, do Nível II da Classe Professor Auxiliar para o Nível I da Classe Professor Assistente. Portaria nº 4103/2012.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Progressão funcional por Desempenho Acadêmico, do Nível I para o Nível II da Classe Professor Auxiliar. Portaria nº 3633/2011.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria nº 2.774/2009.

Atividades

06/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais (FAV), .

Cargo ou função
Membra do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Bacharelado em Museologia..
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes Visuais (FAV), .

04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Antropologia/IFCH, .

04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Antropologia/IFCH, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia das Populações Brasileiras
03/2018 - 07/2018
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Patrimônio
03/2018 - 07/2018
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Museologia
Cultura e Patrimônio
Antropologia das Populações Brasileiras
11/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Teatro
01/2013 - 12/2013
Direção e administração, Faculdade de Artes Visuais (FAV), .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Museologia, Portaria Nº0098/2013..
09/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante de implantação e acompanhamento do Curso de Bacharelado em Museologia/UFPA. Portaria Nº 010/2013-ICA.
02/2011 - 02/2012
Extensão universitária , Faculdade de Artes Visuais (FAV), .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto de Extensão "O Passado no Presente: Musealização Compartilhada do Patrimônio Arqueológico na Vila de Joanes, Ilha do Marajó - PA". Portaria Nº 334/2010 - ICA. Edital nº 041/2010/11 (Bolsa PIBEX/PROEX).
03/2011 - 06/2011
Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética das Artes Plásticas
03/2011 - 04/2011
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte II
03/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Museu da UFPA, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto de Extensão "Plano Museológico em Ação", desenvolvido no Museu da UFPA - MUFPA. Edital PROEX Nº 17/2009. Portaria Nº 042/2010-ICA..
04/2010 - 06/2010
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
03/2010 - 06/2010
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Realização de Tutoria em História da Arte Brasileira para graduanda em Turismo.
02/2010 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Arte, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Site Institucional da Faculdade de Artes Visuais, no período de setembro de 2013 a março de 2014. Portaria Nº 217/2013-ICA.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Conservação e Montagem de Exposição
08/2009 - 09/2009
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
07/2009 - 08/2009
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Patrimônio
Documentação Museológica
Fundamentos da Antropologia
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Museologia
Musealização do Patrimônio
Museologia
Museologia I
Museologia II
Políticas e Diretrizes da Museologia
Teoria e Método da Arqueologia
07/2009 - 08/2009
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração em Museus

POIESIS - Organização Social de Cultura, POIESIS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Museóloga, Carga horária: 40
Outras informações
As atividades que desenvolvi na POIESIS - Organização Social de Cultural foram: Elaboração do Plano Museológico do Museu Biográfico e Literário Casa Guilherme de Almeida; Elaboração de Laudos Técnicos para empréstimos de Obras de Arte; Assessoria ao Setor Educativo; Assessoria ao Setor Expográfico.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20


Museu de Arte Sacra, MAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
As Representações Sociais do Passado

Objetivo: Mapear as relações entre o conhecimento produzido pelas pesquisas arqueológicas e as representações do passado, incluindo desde a interpretação do patrimônio arqueológico até as imagens e narrativas apresentadas em livros, filmes, sítios turísticos e museus..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia / Especialidade: Arqueologia Pública.
2.
Patrimônios, Paisagens e Comunidades Locais na Amazônia

Objetivo: Compreender dentro da perspectiva da Arqueologia e da Antropologia Sócio-Cultural a percepção das paisagens patrimoniais a partir do olhar das comunidades moradoras do entorno de sítios históricos e arqueológicos da região amazônica..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pública.
3.
Museologia, Comunicação e Representações - Investiga a museologia e suas interfaces com outros campos do saber, especialmente com a comunicação e a história cultural. Explora os processos de documentação, interpretação, preservação, conservação.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Dessacralizando a Branquitude Epistemológica: onde estão as/os não-brancas/os na Teoria Museológica?
Descrição: O desenvolvimento deste projeto se dá pela lacuna existente na Museologia no que se refere ao pensamento de teóricas negras e teóricos negros, visando refletir sobre essas ausências, mas também mapeando as/os intelectuais negras/os que contribuíram e contribuem para o pensamento museológico em âmbito nacional e internacional. O referido Projeto de Pesquisa possue a PORTARIA Nº 090/2018 ? ICA/UFPA e foi contemplado pelo Edital PRODOUTOR 07/2018 da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP/UFPA) no Subprograma Apoio ao Recém Doutor - PARD.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
As Memórias das Palavras: aproximações dialógicas entre Museologia e Literatura Africana. Portaria Nº 176/2013-ICA
Descrição: Este projeto de pesquisa busca estabelecer uma aproximação entre Museologia e Artes Literárias, a partir dos estudos e análises das construções de memórias nas obras literárias de escritores africanos de línguas portuguesa e inglesa, buscando compreender como esses autores constroem uma nova representação da África Contemporânea. Partindo dessa perspectiva procuro contribuir para ampliar o debate museológico e proporcionar novas possibilidades para se pensar as representações do continente africano nas instituições museológicas brasileiras. É perceptível em âmbito nacional e internacional a existência de um diálogo antigo e profundo entre Museologia, Museus e Artes, contudo, verifico que essa interlocução ainda fica restrita as artes plásticas e visuais. Diante dessa constatação, identifico que há uma lacuna na Museologia Brasileira no tocante a ampliação do diálogo e debate com as outras linguagens artísticas, nesse caso, refiro-me especificamente as artes literárias. Ainda que, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) tenha criado o Comitê Internacional de Museus Literários (ICML), que tem como principal objetivo: ?[...] desenvolver pesquisas, publicações, exposições e instrução para museus literários histórico-biográficos e museus de compositores [...]? (ICOM, 2012, sítio web), mesmo assim, não se percebe as ressonâncias desses estudos no cenário museológico brasileiro..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
O Pegador de Peixe : Um projeto de Arqueologia Etnográfica em uma vila de pescadores na Ilha do Marajó, Amazônia, Brasil. Portaria Nº 248/2011-ica
Descrição: O Projeto O Pegador de Peixe : Um projeto de Arqueologia Etnográfica em uma vila de pescadores na Ilha do Marajó, Amazônia, Brasil é resultado das etapas iniciais do Projeto Os Significados do Patrimônio Arqueológico para os Moradores da Vila de Joanes, Ilha de Marajó, Brasil , contemplado pelos Editais 02/2009 e PQ/2010. Este último projeto tem como objetivo principal a compreensão dos sentidos do patrimônio arqueológico da Vila Joanes para os seus moradores, considerando em particular as suas relações com o Sítio Histórico de Joanes (PA-JO46), composto pelas ruínas e vestígios arqueológicos de uma antiga missão religiosa instalada na Vila no século XVII. Durante as primeiras etapas de campo constatou-se a necessidade de ampliar o escopo da pesquisa para as camboas existentes na área das ruínas do sítio PA-JO- 46, e ao longo da praia de Joanes, e que não foram até o momento objeto de estudo da Arqueologia. As camboas são armadilhas de pesca com pedras na zona de oscilação da maré e são encontradas em ambientes marinhos e ribeirinhos no Brasil, sendo comuns no litoral amazônico, especialmente, nos estados do Pará e do Maranhão. A justificativa para o seu estudo, e para a elaboração deste novo projeto, fundamenta-se num tripé epistemológico que reúne a Arqueologia, a História e a Antropologia. As camboas de um modo geral não têm sido contempladas nos estudos arqueológicos no país (Noelli, Mota e Silva, 1995), muito embora constituam um potencial objeto de pesquisa para o entendimento das alterações da paisagem no passado. Neste sentido, buscamos a partir da perspectiva da Arqueologia Etnográfica entender: 1) os atos técnicos que constituíram o sistema construtivo das camboas; 2) o papel das camboas como materialidades mediadoras do contato entre europeus e indígenas; 3) as possíveis relações históricas das camboas com a implantação da missão religiosa em Joanes; 4) a dinâmica de transformação da paisagem, considerando as ruínas da igreja de Nossa Senhora do Rosário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luzia Gomes Ferreira - Integrante / Flávio Leonel A. da Silveira - Integrante / Fernando Marques - Integrante / BEZERRA - Coordenador.
2010 - 2012
O LUGAR DE VER RELÍQUIAS E CONTAR HISTÓRIA: O MUSEU PRESENTE/AUSENTE NA VILA DE JOANES, ILHA DO MARAJO - PARÁ
Descrição: É notória, em âmbito nacional, a relevância do patrimônio arqueológico do estado do Pará e dos demais estados da Amazônia, visto pelo que contribui para compreensão das ocupações humanas na América do Sul. No entanto, emerge no contexto amazônico a demanda pela gestão desse patrimônio e a criação de museus, por parte dos atuais moradores, que hoje habitam as localidades onde se encontram os sítios arqueológicos. A Vila de Joanes se enquadra nesse contexto e os joanenses demandam a constituição de um museu na Vila. Joanes atualmente é um distrito de Salvaterra, localiza-se no litoral leste da Ilha e apesar das suas bucólicas praias e igarapés, um dos elementos que se impõe visualmente na paisagem joanense são as ruínas de uma antiga igreja construída de pedra, datada de meados do século XVII. A partir de um diálogo disciplinar entre Antropologia, Arqueologia e Museologia, esta pesquisa buscou compreender: a) o que é museu para os moradores da Vila de Joanes, Ilha do Marajó, Pará; b) quais os fatores que levaram os joanenses demandarem a constituição de um museu e c) qual a relação que os moradores estabelecem com os fragmentos do passado que configuram a paisagem local. Com base nas narrativas dos joanenses foi possível entender que a demanda pela criação do museu está fortemente ligada ao contexto das escavações arqueológicas ocorridas em 1986, 2006 e 2008. A relação entre museu e patrimônio arqueológico é simbiótica, os moradores reivindicam que os vestígios arqueológicos encontrados durante as escavações permaneçam na Vila e que seja construído um museu para abrigá-los. No contexto joanense o museu pode ser compreendido como o lugar do passado. Entretanto, até o presente momento não há nenhum projeto para construção de um espaço museológico, mas, compreendo que a existência de algo ultrapassa os limites estabelecidos pelo concreto no sentido físico de ?pedra e cal?, por isso me lancei ao desafio de procurar conhecer o museu ausente/presente na Vila de Joanes a par.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luzia Gomes Ferreira - Coordenador / Alexandre Silva - Integrante / Maira S. Airoza - Integrante / BEZERRA - Integrante.
2005 - 2008
Ações Afirmativas Museológicas do Museu Afro-Brasileiro
Descrição: O projeto de Ações Afirmativas Museológicas do Museu Afro-Brasileiro (iniciado em 2002) busca responder à exclusão que, historicamente, as temáticas relativas aos povos africanos e seus descendentes tiveram (e ainda têm) nos museus, salvo importantes exceções. As ações afirmativas formam um conjunto de respostas à situação de desigualdade étnico-racial, que o segmento negro vivenciou (e vivencia) na sociedade brasileira. Os movimentos sociais lutam para que as imagens dos povos africanos e de seus descendentes, não sejam resumidas somente às representações de um passado escravista, destacando as lutas contra o sistema. Para o desenvolvimento desta pesquisa o projeto foi dividido em subprojetos: A Irmandade de N. S. Da Boa Morte: uma perspectiva museológica e de gênero; O afro-carnaval no Atlântico: memórias solidárias; Memórias do Movimento Negro Contemporâneo e Memórias de Mãe Nilzete de Iemanjá e do Terreiro de Oxumaré: depoimentos de fotos. O desenvolvimento do Projeto de Ações Afirmativas está voltado para as narrativas de histórias de vida pessoal e institucional, incluindo produções biográficas, visa valorizar, como práticas museológicas, as ações de preservação da memória de elementos fundamentais para a permanência de elementos da cultura afro-brasileira, expressas nas experiências de instituições e de sujeitos. Assim, este projeto visa dar visibilidade e reconhecimento às ações preservacionistas, que, baseadas na memória ancestral, instituições afro-brasileiras têm desempenhado em suas trajetórias. A inclusão de ações afirmativas nas pesquisas do Museu Afro-Brasileiro vem responder a uma histórica invisibilidade das questões étnico-raciais nas instituições oficiais e tradicionais de memória. Pesquisas articuladas a outros centros: Instituto de Investigação C. e Tropical da U. Nova de Lisboa, Universidade do Norte, em Barranquilla (Colômbia), Centro de Estudos do Caribe no Brasil (CECAB/UnB)..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luzia Gomes Ferreira - Integrante / Joseania Miranda Freitas - Coordenador / Maria Manuela Borges - Integrante / Martha Sophia Lizcano - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2005
Política Nacional de Museus
Descrição: Com coordenação Geral da Profª Drª Maria Célia Teixeira Moura Santos atuei como estagiária do Projeto-Bahia do MinC. Dentro da macro-estrutura do projeto existia o 'Subprojeto Perfil dos Museus Baianos, que tinha como objetivos principais identificar e analisar o perfil das instituições museológicas situadas no Estado da Bahia e motivar os profissionais que atuam em diferentes regiões do estado participar da Política Nacional de Museus do Ministério da Cultura. As atividades que desenvolvi no referido Subprojeto foram: apresentação do programa da Política Nacional de Museus nos Seminários Regionais, aplicação de questionários nas Instituições Museológicas do interior e da capital e elaboração de artigo acerca do trabalho desenvolvido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luzia Gomes Ferreira - Integrante / Juliana Monteiro - Integrante / Ilma Vilas Boas - Integrante / Paulo LIma - Integrante / Júlio César Chaves - Integrante / Valéria Trindade - Integrante / Antonia Pinheiro - Integrante / Ana Karina - Integrante / Valdemar Assis - Integrante / Joana Angélica Flores - Integrante / Maria Célia M Santos - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Cultura - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Mulheres Negras Grafando Memórias em Letras de Poesia
Descrição: A poesia também é um lugar de fala, de materialização de memórias, é o grafar a si mesma na tessitura do mundo. Adotando os princípios da multivocalidade e da responsabilidade social acadêmica, este projeto pretende contribuir de forma interventiva para uma visibilidade da poesia escrita por mulheres negras brasileiras e estrangeiras, visando fomentar um público de leitoras e leitores de autoras negras. Com formato itinerante, o projeto pretende circular do centro à periferia de Belém - PA. O referido Projeto de Extensão possue a PORTARIA Nº180/2018 - ICA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Memórias de letras e imagens: as artes africanas contemporâneas em trânsito nos mares e rios
Descrição: Não é novidade que os museus, o cinema e a literatura ao longo dos tempos, construíram e desconstruíram imagens, memórias, narrativas e representações sobre nós, pessoas não-brancas, categorizadas/os de «as/os outras/os», muitas vezes, desconsiderando o protagonismo e a autonomia das pessoas que estavam sendo representadas. Aparentemente essas narrativas não se cruzam e muitas vezes não dialogam. Mas quando paramos e olhamos atentamente com profundidade, percebemos que museus, cinema e literatura, em muitos contextos apresentam e representam temas semelhantes. Diferenciando-se nos suportes, espaços físicos e linguagens. Este projeto realizará leituras e exibições de filmes acompanhadas de debates coletivos horizontais a partir das produções artísticas de cineastas africanos/as e de poetas e escritoras africanas, criando assim um espaço escrita criativa a partir das as obras apresentadas. O referido Projeto de Extensão possue a PORTARIA Nº 094/2018 - ICA.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Artistas de terreiros tecendo teias, bordando histórias e memórias. Portaria Nº 185/2013-ICA
Descrição: Este projeto tem como finalidade criar um laboratório de discussão e produção em Artes Visuais, Antropologia e Museologia. Encontra-se inserido no âmbito de uma poética Afro-brasileira, campo de estudos que surge com a alteração que a Lei 10639/03 promove à Lei de Diretrizes e base da Educação. Nessa linha de raciocínio o curso de Artes Visuais da UFPA criou em seu projeto político pedagógico a disciplina Artes Visuais Afro-brasileira, visando à formação de profissionais que irão atuar no campo da Arte e mais particularmente, ao Arte-educador. Nessa mesma linha de ação trabalha o Grupo de Estudos Afro-amazonico da UFPA, visando a formar professores da rede pública em conteúdos que os tornem aptos a aplicar o que está previsto na lei, no âmbito da formação continuada, promovendo cursos de aperfeiçoamento e especialização e realizando o projeto de extensão Axé e Tambor. As parcerias serão realizadas com Associações tradicionais de terreiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
O Passado no Presente: Musealização Compartilhada do Patrimonio Arquelógico na Vila de Joanes, Ilha do Marajó ? PA.
Descrição: É notório em âmbito nacional que o estado do Pará possui um significativo acervo de vestígios arqueológicos, tanto nos museus, quanto em comunidades como a da Vila de Joanes, por exemplo. Portanto, ao refletir e desenvolver ações preservacionistas para o patrimônio no Estado do Pará, não é possível deixar de fora o patrimônio arqueológico, devido a sua relevância no cenário nacional que possibilita o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas acerca da ocupação humana na Amazônia e nas Américas. Contudo, deve-se considerar que a preservação do patrimônio arqueológico não está restrita aos museus e centros de pesquisas, na conjuntura atual deve-se pensar na preservação deste patrimônio in situ, em parceria com as populações locais. Por conta disto, é preciso estreitar cada vez mais as parcerias entre museólogos-(as), arqueólogos-(as) e populações locais; e desenvolver ações de co-gestão do patrimônio arqueológico. A partir de uma perspectiva interdisciplinar e multivocal, estabelecendo parceria acadêmica entre a Museologia, Arqueologia e Antropologia, este projeto propõe desenvolver a musealização compartilhada do patrimonio arqueológico na Vila de Joanes, Ilha do Marajó ? PA. Pretende-se apresentar as diferentes narrativas e interpretações acerca do patrimônio arqueológico no espaço musealizado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luzia Gomes Ferreira - Coordenador / Marcia Bezerra - Integrante / Alexandre Silva - Integrante / Maira S. Airoza - Integrante / Elinelma - Integrante.Número de orientações: 1
2010 - 2010
Plano Museológico em Ação
Descrição: O Projeto Plano Museológico em Ação visa contribuir na elaboração e implementação do Plano Museológico do Museu da UFPA de acordo com a LEI Nº 11.904 de 14 de Janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto dos Museus. Segundo essa lei, todos os museus nacionais terão que se adequar as normas estabelecidas nesse Estatuto no prazo de 05 anos. Pretende-se elaborar o Plano Museológico, como sugere o próprio Estatuto, de forma participativa através da valorização das ações desenvolvidas pelos profissionais que atuam no museu. Para isso pretende-se contar com a integração dos-(as) professores-(as) e alunos-(as) do curso de Bacharelado em Museologia e com a co-participação da comunidade estabelecida no entorno deste Museu..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luzia Gomes Ferreira - Coordenador / Maira S. Airoza - Integrante / Rosangela Marques de Britto - Integrante / RIBEIRO, Lucimery - Integrante / MIRANDA, Eliézer - Integrante.Número de orientações: 3


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Ventilando Acervos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Francês
Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Inglês
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2010
PRÊMIO PROEX DE ARTE E CULTURA 2010, Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Pará (UFPA).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, Luzia Gomes2018FERREIRA, Luzia Gomes. Diário artístico-científico de uma museóloga-poeta na cidade de águas tejas. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 07, p. 187-211, 2018.

2.
FERREIRA, Luzia Gomes2018FERREIRA, Luzia Gomes. Diário artístico-científico de uma museóloga-poeta na cidade de águas tejas. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 07, p. 187-2010, 2018.

3.
FERREIRA, Luzia Gomes2017FERREIRA, Luzia Gomes. lIsbOAndO nAs oNDaS dOs sIlÊncIOs MuSeoLóGiCoS dA LiSBoa dE LuZ bOA. VENTILANDO ACERVOS, v. n.1, p. 112-131, 2017.

4.
Maíra Zenun2016Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes . ballet das águas rosas. METAgraphias, v. 01, p. 99-117, 2016.

5.
FERREIRA, Luzia Gomes2014FERREIRA, Luzia Gomes; AIROZA, Maíra S. . Largando os caquinhos: entre fragmentos e gestão do patrimônio arqueológico na Ilha do Marajó, Pará.. Revista Eletrônica Ventilando Acervos, v. 2, p. 05-19, 2014.

6.
FERREIRA, Luzia Gomes2011FERREIRA, Luzia Gomes. Classificações instáveis e permeáveis: Cultura material africana nos museus. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. XI, p. 99-99, 2011.

7.
SILVA, A.2010SILVA, A. ; FERREIRA, Luzia Gomes . Entre o Etnográfico e o Artístico: cultura material africana no cenário museológico. Tucunduba, v. 01, p. 01-06, 2010.

8.
FERREIRA, Luzia Gomes2010FERREIRA, Luzia Gomes; FREITAS, Joseania Miranda . O samba de roda na celebração de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira ? Bahia. Políticas Clturais em Revista, v. 03, p. 37-46, 2010.

9.
FREITAS, Joseania Miranda2007FREITAS, Joseania Miranda ; JESUS, P. M. ; FERREIRA, Luzia Gomes . Obras primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade: o Carnaval de Barranquilla e o Palenque de São Basílio (Colômbia) e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (Brasil).. Revista Brasileira do Caribe, v. 14, p. 501-531, 2007.

10.
FREITAS, Joseania Miranda2006FREITAS, Joseania Miranda ; BAETA, Livia Maria ; FERREIRA, Luzia Gomes . Ações afirmativas de caráter museológico no Museu Afro-Brasileiro/UFBA. Musas (IPHAN), Rio de Janeiro, v. 02, p. 116-126, 2006.

11.
FREITAS, Joseania Miranda2006FREITAS, Joseania Miranda ; BORGES, Maria Manuela ; FERREIRA, Luzia Gomes . Relações de Alteridades e Identidades: mandjuandades na Guiné Bissau e a Irmandade da Boa Morte na Bahia.. Impulso (Piracicaba), v. 01, p. 91-103, 2006.

12.
MONTEIRO, Juliana2006MONTEIRO, Juliana ; FERREIRA, Luzia Gomes ; FREITAS, Joseania Miranda . As roupas de crioula no século XIX, e o traje de beca na contemporaneidade: uma análise museológica. Cadernos do CEOM (UNOESC), v. 24, p. 287-306, 2006.

13.
FERREIRA, Luzia Gomes2005FERREIRA, Luzia Gomes; MONTEIRO, Juliana ; OLIVEIRA, A. K. R. ; PINHEIRO, Antonia ; PASSOS, A. M. O. ; SANTANA, E. S. ; BOAS, Ilma Vilas ; FLORES, Joana Angélica ; CHAVES, J. C. ; NASCIMENTO, P. J. L. . Projeto Perfil dos Museus do Estado da Bahia: Conhecendo realidades do campo museológico baiano. Política Nacional de Museus - Eixo 3 - Programa de Formação e Capacitação em Museologia - Projeto - Bahia - Relatório 2003-2005, v. 1, p. 98-131, 2005.

14.
FERREIRA, Luzia Gomes2005FERREIRA, Luzia Gomes; OLIVEIRA, A. K. R. ; MONTEIRO, Juliana ; CHAVES, J. C. ; JESUS, S. R. R. ; JESUS, V. C. ; CARDOSO, W. G. S. ; BOAS, Ilma Vilas ; SANTANA, E. S. . E como não aproveitar essa chance?. Política Nacional de Museus - Eixo 3 - Programa de Formação e Capacitação em Museologia - Projeto - Bahia Relatório 2003-2005, Salvador - BA, v. 1, p. 35-37, 2005.

15.
MONTEIRO, Juliana2005MONTEIRO, Juliana ; FERREIRA, Luzia Gomes ; FREITAS, Joseania Miranda . AS ROUPAS DE CRIOULA NO SÉCULO XIX EO TRAJE DE BECA NA CONTEMPORANEIDADE: SÍMBOLOS DE IDENTIDADE E MEMÓRIA. Mneme (Caicó. Online), v. 07, p. 01, 2005.

16.
FERREIRA, Luzia Gomes2004FERREIRA, Luzia Gomes. As mascáras africanas e suas múltiplas faces. Anais Eletrônicos II Encontro Estadual de História ANPUH-BA, v. II, p. 01-07, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. Patrimonialização e Sustentabilidade do Património: Reflexão e Prospectiva. 01. ed. Lisboa - PT: Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, 2018. 655p .

2.
GOMES, L. ; FERREIRA, Luzia Gomes . eTNoGRaFiaS UtErInAs dE MiM. 01. ed. Lisboa - PT: Vada|Escrevi, 2017. v. 01. 94p .

3.
CARVALHO, A. ; FERNANDES, C. ; LIMA, C. ; CARLOS, C. ; GRACA, C. ; PIRES, D. ; SAMBO, D. ; TE, T. A. ; FERREIRA, Luzia Gomes . DJIDIU - A Herança do Ouvido: Doze formas mais uma de se falar da experiência negra em Portugal. 01. ed. Lisboa - PT: Vada|Escrevi, 2017. v. 01. <138p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, Luzia Gomes; Bezerra, M. . O lugar do passado no presente: as narrativas dos Joanenses acerca de museu e patrimônio arqueológico, um estudo de caso na Ilha do Marajó, Pará.. In: GRANATO, Marcus; SCHEINER, Tereza. (Org.). Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM): Museologia, Patrimônio, Interculturalidade: museus inclusivos, desenvolvimento e diálogo intercultural.. v2ed.: , 2013, v. 01, p. 163-178.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREITAS, Joseania Miranda ; FERREIRA, Luzia Gomes . Irmandade da Boa Morte: uma perspectiva museológica.. Folha Literária Salvador, Bahia, p. 2 - 2, 12 ago. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. As coisas do passado no presente : os joanenses e as suas percepções sobre patrimônio arqueológico e museu, na Ilha do Marajó, Pará.. In: IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste., 2013, Fortaleza - CE. IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2013.

2.
FERREIRA, Luzia Gomes. O lugar de relíquias e de contar história: a ideia de museu dos moradores de Joanes, Ilha do Marajó. In: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo - SP. 28º Reunião Brasileira de Antropologia, 2012.

3.
FERREIRA, Luzia Gomes; BEZERRA, Marcia . O LUGAR DA EXPOSIÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO COMUNITÁRIA DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA AMAZÔNIA -UM ESTUDO DE CASO NA VILA DE JOANES, ILHA DO MARAJÓ ? PARÁ. In: Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB), 2011, Salvador - BA. Anais Eletrônicos, 2011.

4.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, A. . Paisagem, Patrimônio Arqueológico e Memória na Vila de Joanes, Ilha do Marajó. In: 1º Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, 2010, Belo Horizonte - MG. 1º Colóquio Ibero-Americano Paisagem cultural, patrimônio e projeto: desafios e perspectivas, 2010.

5.
FERREIRA, Luzia Gomes; CARDOSO, Wladirson ; SILVA, A. . Entretecendo Diálogos e Reflexões sobre Arte e Estética. In: V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Pro-vocações, Re-voltas, Trans-formações, 2010, Belém - PA. V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Pro-vocações, Re-voltas, Trans-formações. Belém - PA: PPGARTES/ICA/UFPA, 2010. v. 1. p. 474-482.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Luzia Gomes; NASCIMENTO, Elinelma . ?SOCIALIZAR E/OU MUSEALIZAR?? ? REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DE ?SOCIALIZAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE JOANES?, ILHA DO MARAJÓ - PA. In: II Simpósio de Ciências Sociais: subalternidades, trânsitos e cenários., 2011, Goiânia - GO. Anais do II Simpósio de Ciências Sociais: subalternidades, trânsitos e cenários., 2011. v. 0. p. 01-03.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, A. . Paisagem, Patrimônio Arqueológico e Memória na Vila de Joanes, Ilha do Marajó. In: 1º Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, 2010, Belo Horizonte - MG. 1º Colóquio Ibero-Americano paisagem cultural, patrimônio e projeto; desafios e perspectivas. Belo Horizonte, 2010. p. 89-89.

2.
FERREIRA, Luzia Gomes. Classificações Instáveis e Permeáveis: cultura material africana nos museus.. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CARIBENHOS, 2010, São Luís - MA. VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CARIBENHOS. São Luís - MA: Edufma, 2010. v. 01. p. 53-53.

3.
FERREIRA, Luzia Gomes; CARDOSO, Wladirson ; SILVA, A. . Entretecendo Diálogos e Reflexões sobre Arte e Estética. In: V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Pro-vocações, Re-voltas, Trans-formações, 2010, Belém. V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Trans-formações, Pro-vocações, Re-voltas. PPGARTES/ICA/UFPA, 2010. p. 39-40.

4.
FERREIRA, Luzia Gomes. Samba de roda de Cachoeira: Patrimônio preservado na contemporaneidade. In: I Encontro Nacional de Estudantes de Museologia, 2005, Salvador. Cadernos de Resumos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, Universidade Federal da Bahia/UFBA, 2005. p. 08-08.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. Arte Africana Contemporânea em Lisboa: As chagas abertas das geografias do passado-presente navegando nas águas revoltas das heranças dolorosas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, Luzia Gomes. Cinema Africano Contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, Luzia Gomes. eNTRaNHaMeNToS e EstrAnhAmEntOs nA ouTRa MaRGeM aTLâNTiCa: EstUdAndO aRTe AfrIcAnA cOntEmpOrÂnEA FoRA dE CaSa ? rEpEnsAndO o PRoCeSSo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, Luzia Gomes. NOS TRILHOS DAS PALAVRAS: A LITERATURA NEGRA PEDE PASSAGEM AO PATRIMÔNIO E A MUSEOLOGIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, Luzia Gomes. NOS TRILHOS DAS PALAVRAS: A LITERATURA NEGRA PEDE PASSAGEM AO PATRIMÔNIO E A MUSEOLOGIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, Luzia Gomes. eNTRaNHaMeNToS e EstrAnhAmEntOs nA ouTRa MaRGeM aTLâNTiCa: EstUdAndO aRTe AfrIcAnA cOntEmpOrÂnEA FoRA dE CaSa ? rEpEnsAndO o PRoCeSSo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERREIRA, Luzia Gomes. ARTE AFRICANA CONTEMPORÂNEA EM LISBOA: AS CHAGAS ABERTAS DAS GEOGRAFIAS DO PASSADO-PRESENTE NAVEGANDO NAS ÁGUAS REVOLTAS DAS HERANÇAS DOLOROSAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FERREIRA, Luzia Gomes. Visualidades em Movimentos: a arte africana nas vitrines das galerias lisboetas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FERREIRA, Luzia Gomes; Marcelo B. Cunha . Um olhar sociomuseológico para a arte africana contemporânea.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FERREIRA, Luzia Gomes. Arte Africana Contemporânea ou Arte Contemporânea de países africanos? A categoria em debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERREIRA, Luzia Gomes. Preservação da Memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FERREIRA, Luzia Gomes. Visualidades em Movimentos: qual o lugar da arte contemporânea africana no cenário afro-brasileiro?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FERREIRA, Luzia Gomes. 'Tudo isso preso embaixo da terra': usos e reusos do patrimônio arqueológico pelos joanenses, na Ilha do Marajó ? PA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FERREIRA, Luzia Gomes. Mesa-Redonda Representações do Passado no Presente: Arqueologia, Museologia, Patrimônio e Identidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FERREIRA, Luzia Gomes. Mesa-Redonda Museu, Arte, Memórias e Cultura Afrobrasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FERREIRA, Luzia Gomes. O lugar do passado no presente:as narrativas dos Joanenses acerca de museu e patrimônio arqueológico:um estudo de caso na Ilha do Marajó,Pará?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, A. . As coisas do passado no presente : os joanenses e as suas percepções sobre patrimônio arqueológico e museu, na Ilha do Marajó, Pará.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERREIRA, Luzia Gomes. O lugar de relíquias e de contar história: a ideia de museu dos moradores de joanes, ilha do marajó. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERREIRA, Luzia Gomes. Patrimônio Cultural: Mudanças e permanências.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FERREIRA, Luzia Gomes; Bezerra, M. . O lugar do passado no presente: as narrativas dos Joanenses acerca de museu e patrimônio arqueológico - Um estudo de caso na Ilha do Marajó, Pará.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERREIRA, Luzia Gomes. A língua falada e escrita como uma paisagem: Mia Couto e suas construções de paisagem em. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERREIRA, Luzia Gomes; NASCIMENTO, Elinelma . SOCIALIZAR E/OU MUSEALIZAR? REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DE SOCIALIZAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE JOANES , ILHA DO MARAJÓ - PA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERREIRA, Luzia Gomes; BEZERRA, Marcia . O LUGAR DA EXPOSIÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO COMUNITÁRIA DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA AMAZÔNIA -UM ESTUDO DE CASO NA VILA DE JOANES, ILHA DO MARAJÓ ? PARÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FERREIRA, Luzia Gomes. Entre Nós: Apontamentos para se pensar a-(s) biografia-(s) dos Objetos artísticos ocidentais musealizados.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FERREIRA, Luzia Gomes. Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte: Uma perspectiva museológica e de Gênero. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
FERREIRA, Luzia Gomes. Classificações Instáveis e Permeáveis: cultura material africana nos museus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FERREIRA, Luzia Gomes; CARDOSO, Wladirson ; SILVA, A. . Entretecendo Diálogos e Reflexões sobre Arte e Estética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, A. . Paisagem, Patrimônio Arqueológico e Memória na Vila de Joanes, Ilha do Marajó. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FERREIRA, Luzia Gomes. Projeto Político Pedagógico do Curso de Museologia da UFPA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FERREIRA, Luzia Gomes. O Curso de Museologia da UFPA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
FERREIRA, Luzia Gomes. A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte: uma perspectiva museológica e de gênero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
FERREIRA, Luzia Gomes. Memórias do Samba de Roda em Cachoeira - BA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FREITAS, Joseania Miranda ; FERREIRA, Luzia Gomes . A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte: uma perspectiva museológica e de gênero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FERREIRA, Luzia Gomes. As roupas de crioula no século XIX e o traje de beca na contemporaneidade: símbolos de identidade e memória.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FREITAS, Joseania Miranda ; FERREIRA, Luzia Gomes . Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, uma perspectiva museológica e de gênero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FREITAS, Joseania Miranda ; FERREIRA, Luzia Gomes ; JESUS, P. M. . O samba de Roda do Recôncavo Baiano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FREITAS, Joseania Miranda ; FERREIRA, Luzia Gomes . Samba de Roda do Recôncavo Baiano: que patrimônio é esse?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
FREITAS, Joseania Miranda ; FERREIRA, Luzia Gomes . Uma análise museológica da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FREITAS, Joseania Miranda ; FERREIRA, Luzia Gomes . IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE: UMA PERSPECTIVA MUSEOLÓGICA E DE GÊNERO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
FERREIRA, Luzia Gomes. Samba e Religiosidade na Cidade de Cachoeira, Bahia.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
FERREIRA, Luzia Gomes. O samba de roda nas festividades de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira-BA.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, Livia Maria B. . A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte: uma perspectiva museológica e de gênero. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
FERREIRA, Luzia Gomes; MONTEIRO, Juliana . Roda a saia, crioula! - Mulheres Negras e suas roupas numa perspectiva museológica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
FERREIRA, Luzia Gomes. As máscaras africanas e suas múltiplas faces. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. Âmago de Mim. Lisboa - PT: FFLX ZINE, 2018 (Zine do Festival Feminista de Lisboa).

2.
FERREIRA, Luzia Gomes. Carta - Memórias 2017 (Testemunho para a Enciclopédia dos Migrantes).

3.
MELO, Diogo Jorge de ; FERREIRA, Luzia Gomes . Museu, Ciência e Tecnologia. Belém - PA: MPEG, 2011 (Resenha no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas.v.6, n.1).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SCHAAN, D. P. ; Bezerra, M. ; FERREIRA, Luzia Gomes . Museóloga Consultora no Projeto de Educação Patrimonial no Programa de Prospecções e Educação Patrimonial em Serra Leste, Curionopólis/PA. 2011.

2.
FERREIRA, Luzia Gomes; Bezerra, M. ; SILVA, A. . Museóloga Consultora do Projeto de Educação Patrimonial no Programa de Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial na área de Implantação da fábrica de Cimento da Votorantim, município de Primavera/PA. 2011.

3.
SCHAAN, D. P. ; Bezerra, M. ; PONTAL, V. ; FERREIRA, Luzia Gomes ; MARTINS, Cristiane Maria Pires . Museóloga Consultora no Projeto de Educação Patrimonial do Programa de Arqueologia Preventiva e Educação Patrimonial BR 163 e BR 230, município de Itaituba/PA. 2010.

4.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, A. ; Bezerra, M. ; MARQUES, F. L. T. . Museóloga Assessora no Projeto de Pesquisa Arqueológica e Educação Patrimonial na Vila de Joanes, Ilha do Marajó, PA. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. Parecerista da Revista Eletrônica Ventilando Acervos. 2016.

2.
FERREIRA, Luzia Gomes. Parecerista da Revista Ventilando Acervos. 2015.

3.
FERREIRA, Luzia Gomes. Organização da Exposição de Antropologia Visual: África, Olhares Curiosos.. 2013.

4.
FERREIRA, Luzia Gomes. Parecerista da Revista MUSAS, nº 06. 2013.

5.
MACHADO, Cecília ; MONTEIRO, Juliana ; FERREIRA, Luzia Gomes ; SILVA, A. . Museóloga no Projeto de Mapeamento de Cultura Material, Científica e Tecnológica ligada ao Café em São Paulo. 2012.

6.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, A. . Coordenação do Educativo na Exposição Ver-O-Peso do IPHAN - Belém/PA. 2011.

7.
FERREIRA, Luzia Gomes; COSTA, Luiz Tadeu . Avaliadora de Projetos no 2º Edital PRÊMIO PROEX DE ARTE E CULTURA. 2011.

8.
SILVA, A. ; FERREIRA, Luzia Gomes . Coordenação do Educativo na Exposição dos 30 ANOS DO IPHAN NO PARÁ. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. Museus e Memória africana e negra em Lisboa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FERREIRA, Luzia Gomes. Programa Bem-Vindos. 2017.

3.
FERREIRA, Luzia Gomes. Programa Bem-Vindos, RTP-África, Lisboa - PT. 2017.

4.
FERREIRA, Luzia Gomes; Maíra Zenun . Reflexões sobre construir coleções para o futuro. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
FERREIRA, Luzia Gomes; ZUZA, J. ; SEREJO, R. . Programa Bem-Vindos, RTP-África, Lisboa - PT. 2017.

6.
FERREIRA, Luzia Gomes; FERNANDES, C. . O Clube dos Poetas Negros. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes ; SMITH, H. . Programa Bem-Vindos, RTP-África, Lisboa - PT. 2016.

8.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes ; Carla Fernandes . Lisboa é Amor e Cor. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
FERREIRA, Luzia Gomes; Bezerra, M. ; NASCIMENTO, Elinelma . Projeto de Extensão O Passado no Presente: Musealização Compartilhada do Patrimonio Arquelógico na Vila de Joanes, Ilha do Marajó ? PA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
FERREIRA, Luzia Gomes. Perfil do Profisisonal Museólogo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
FERREIRA, Luzia Gomes. O Curso de Museologia da UFPA. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. Etnografias Poéticas de Mim. 2015; Tema: Poesia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. Oficina de Leituras e Fichamento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, Luzia Gomes. Oficina Criação Poética e Escrita. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes ; Fabiana Leonel . Cinema Negro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERREIRA, Luzia Gomes; Alexandro Trindade ; José González . Assistente de Montagem do Filme A Cidade e o Amor. 2015. (Assistente de Montagem do Filme A Cidade e o Amor).

5.
FERREIRA, Luzia Gomes. Pós Produção do Filme A cidade e o amor. 2015. (Pós Produção do Filme A cidade e o amor).

6.
FERREIRA, Luzia Gomes. Figurino do Filme A cidade e o amor.. 2015. (Figurino do Filme A cidade e o amor.).

7.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes ; JORQUERA, C. C. ; Ana Rodrigues . Direção do filme OBI. 2015. (Direção e Realização do filme OBI).

8.
FERREIRA, Luzia Gomes; Maíra Zenun . Texto e Roteiro do filme OBI. 2015. (Texto e Roteiro do filme OBI).

9.
Maíra Zenun ; Augusto Niemar ; FERREIRA, Luzia Gomes . Argumento para o Roteiro do Filme A cidade e o amor. 2015. (Argumento para o Roteiro do filme A cidade e o amor).

10.
FERREIRA, Luzia Gomes; CABRAL, Marcela G. . Curadoria de Coleções. 2012. .

11.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, A. . Curso de Técnicas de Montagem de Exposição para Projetos de Arqueologia na Amazônia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SILVA, A. ; FERREIRA, Luzia Gomes . MEDIAÇÃO PARA A EXPOSIÇÃO PEDRA & ALMA: 30 ANOS DO IPHAN NO PARÁ. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
FERREIRA, Luzia Gomes. Máscaras Africanas e suas múltiplas faces. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. A malinha das memórias póeticas pelas ruas da Mouraria. 2016. Performance.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes ; JORQUERA, C. C. ; Ana Rodrigues . OBI. 2015 (Audiovisual).

2.
Maíra Zenun ; Augusto Niemar ; FERREIRA, Luzia Gomes . A cidade e o amor. 2015 (Audiovisual).

3.
FERREIRA, Luzia Gomes. A cidade e o amor. 2015 (Audiovisual).

4.
FERREIRA, Luzia Gomes. OBI. 2015 (Audiovisual).

5.
FERREIRA, Luzia Gomes; Maíra Zenun . OBI. 2015 (Audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATOS, Y. A. F.; CESARINO, P. N.; FERREIRA, Luzia Gomes. Participação em banca de Vivian Bortolotti.Arthur Bispo do Rosário: uma análise antropológica do discurso artístico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
FERREIRA, Luzia Gomes; Edilson Coelho; VASCONCELOS, J.. Participação em banca de Lucilainy Sampaio.Museu acessível, sim é possível!? Um estudo de caso sobre o Espaço Cultural da Casa das Onze Janelas quanto à acessibilidadade de portadores de necessidades especiais - O deficiente visual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

3.
FERREIRA, Luzia Gomes; FARIAS, E.; REGO, C. R. M.. Participação em banca de Rosielen Machado Cardoso.O Miriti: Das mãos do artesão aos olhos do artista.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

4.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da; RAYOL, R.. Participação em banca de Maíra Santana Airoza.As práticas preservacionistas dos moradores da Vila de Joanes, Ilha do Marajó, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Pará.

5.
FERREIRA, Luzia Gomes; MELO, A. C.; CABRAL, M. G.. Participação em banca de Deyse Ane Ribeiro Marinho.Museu da Imagem e do Som do Pará: Lugar de Memória e de Esquecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Pará.

6.
SILVA, L. Carmen; FERREIRA, Luzia Gomes; BRITTO, R. M.. Participação em banca de Lucimery Ribeiro de Souza.O público na comunicação museológica: um estudo sobre a recepção da divulgação em exposições no Museu da UFPA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Pará.

7.
CHARONE, Neder R.; DEUS, Z. A.; FERREIRA, Luzia Gomes. Participação em banca de Odileuza dos Santos Alfaia da Cunha.Entre Guias, Tecidos e Tambores: Leitura artística dos pontos riscados e bordados das espadas da Umbanda.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

8.
FERREIRA, Luzia Gomes; CHARONE, N. R.; BRITTO, R. M.. Participação em banca de Rosielen Machado Cardoso.O AUTO DA BARCA AMAZÔNICA: A PLURALIDADE CULTURAL NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

9.
CHARONE, Neder R.; FERREIRA, Luzia Gomes; MOREIRA, Janice S. Lima. Participação em banca de Paula Anastácia Santos Fischer.O processo sócio-histórico da arte da conservação-restauração: um olhar crítico ao novo cenário artístico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem) - Universidade da Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cidade Plural com Joice Berth. 2018. (Outra).

2.
I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos Africanos.ARTE AFRICANA CONTEMPORÂNEA EM LISBOA: AS CHAGAS ABERTAS DAS GEOGRAFIAS DO PASSADO-PRESENTE NAVEGANDO NAS ÁGUAS REVOLTAS DAS HERANÇAS DOLOROSAS. 2018. (Encontro).

3.
Programa de Incentivo à Pesquisa em Museologia.A poética da existência nas margens: percursos de uma museóloga-poeta pelos circuitos artísticos da ?Lisboa Africana?. 2018. (Outra).

4.
Seminário Pode o Subalterno Falar?. 2018. (Seminário).

5.
Seminário Museologia e Cidade: Diálogos Ausentes.Artes presentes/Imagens ausentes: o poético-político deambulando pela cidade.. 2017. (Seminário).

6.
Simpósio SIPLE.Sarau QUATRO POETAS EM PORTUGUÊS. 2017. (Simpósio).

7.
Sons da Cidade: Por Coimbra Patrimônio Mundial.DODECÁGONO NEGRO, 12 FORMAS DE DIZER NEGRO EM PORTUGUÊS. 2017. (Outra).

8.
Sarau Internacional Bla*Sh (Black She).Poema a BeLeZa dAs YaBáS dO mEU OrI. 2016. (Outra).

9.
Seminário de Investigação em Sociomuseologia da ULHT. 2016. (Seminário).

10.
V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Gênero, Direitos Humanos e Ativismo. 2016. (Congresso).

11.
V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Gênero, Direitos Humanos e Ativismos. Como e porque empoderar a mulher negra através da (auto)-representação imagética?. 2016. (Congresso).

12.
6º Encontro de Investigadores - Educação, espaço e tempo: investigação, conhecimento e intervenção social.Um olhar sociomuseológico para a arte contemporânea produzida por angolanos em Lisboa. 2015. (Encontro).

13.
IV Seminário de Investigação em Sociomuseologia.Visualidades em Movimentos: A arte africana nas vitrines das galerias lisboetas. 2015. (Seminário).

14.
V Seminário de Investigação em SocioMuseologia.Arte Africana Contemporânea ou Arte Contemporânea de países africanos? A categoria em debate. 2015. (Seminário).

15.
Encontro Patrimonialização e Sustentabilidade do Patrimônio: Reflexão e Propesctiva."Os Joanenses e os Ressignificados do Patrimônio Arqueológico - Um estudo de Caso na Ilha do Marajó, Amazônia Brasileira".. 2014. (Encontro).

16.
III Congresso Internacional de Culturas Africanas: Griots. Visualidades em Movimentos: qual o lugar da arte contemporânea africana no cenário afro-brasileiro?. 2014. (Congresso).

17.
Jornada Lugares de Memória e Consciência em São Paulo. 2014. (Outra).

18.
Seminário Internacional Arte Contemporânea: Preservar o quê?. 2014. (Seminário).

19.
Seminário Permanente Sobre Arte Global: Globalização, arte e feminismo. 2014. (Seminário).

20.
XIª Jornadas da Primavera: PLANEAR E PROGRAMAR MUSEUSCRIAR CONEXÕES, ENVOLVER A SOCIEDADE, CONSTRUIR UMAVISÃO CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO :. 2014. (Outra).

21.
22º Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2013. (Encontro).

22.
Ciclo de Intercâmbio de Conhecimentos do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pernambuco.O lugar do passado no presente: as narrativas dos Joanenses acerca do museu e patrimônio arqueológico - um estudo de caso na Ilha do Marajó, Pará.. 2013. (Outra).

23.
II Seminário Museu, Museologia e Mulheres da III Primavera de Museus do Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará.Mesa-Redonda Museu, Arte, Memórias e Cultura Afrobrasileira. 2013. (Seminário).

24.
II Seminário Museu, Museologia e Mulheres da III Primavera nos Museus do Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará.Mesa-Redonda Representações do Passado no Presente: Arqueologia, Museologia, Patrimônio e Identidade.. 2013. (Seminário).

25.
IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropológos do Norte e Nordeste.?AS COISAS DO PASSADO NO PRESENTE?: OS JOANENSES E AS SUAS PERCEPÇÕES SOBRE PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E MUSEU, NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ. 2013. (Outra).

26.
IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura."TUDO ISSO PRESO EMBAIXO DA TERRA": USOS E REUSOS DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO PELOS JOANENSES, NA ILHA DO MARAJÓ - PA. 2013. (Encontro).

27.
10ª Semana de Museus.Globalização e Cultura, os Museus na Amazônia Paraense: Projetos e Desafios para Museus Arqueológicos.. 2012. (Outra).

28.
28ª Reunião Brasileira de Antropologia.O lugar de relíquias e de contar história: a ideia de museu dos moradores de Joanes, Ilha do Marajó. 2012. (Outra).

29.
28ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Outra).

30.
Diálogos com o Patrimônio.Patrimônio Cultural: mudanças e permanências. 2012. (Outra).

31.
IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM) e 21º Encontro Anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe - ICOFOM LAM.Perspectivas para uma musealização das ruínas da igreja inacabada na cidade de Alagoinhas/BA. 2012. (Seminário).

32.
IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM) e 21º Encontro Anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe - ICOFOM LAM.O lugar do passado no presente: as narrativas dos Joanenses acerca de museu e patrimônio arqueológico - Um estudo de caso na Ilha do Marajó, Pará. 2012. (Seminário).

33.
IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM) e 21º Encontro Anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe - ICOFOM LAM.Inclusão Social: saber digital, educação e cidadania.. 2012. (Seminário).

34.
IV Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM) e 21º Encontro Anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe - ICOFOM LAM.O lugar do passado no presente: as narrativas dos Joanenses acerca de museu e patrimônio arqueológico - Um estudo de caso na Ilha do Marajó, Pará.. 2012. (Seminário).

35.
3º Colóquio Interartes: Pesquisa em Estudos Culturais.Entre Nós: Apontamentos para se pensar a-(s) Biografia-(s) dos Objetos Artísticos Musealizados. 2011. (Outra).

36.
3º Colóquio Interartes "Pesquisa em Estudos Culturais na Amazônia".Apontamentos para se pensar a-(s) Biografia-(s) dos Objetos Artísticos Musealizados. 2011. (Outra).

37.
Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos e Casa Brasil-Africa da Universidade Federal do Pará..Arte Afro-Brasileira. 2011. (Outra).

38.
Encontro Científico-Cultural Museu e Memória, Paisagens na História.Patrimônio, Paisagem e Memória / Educação Patrimonial, Cultura e Identidade. 2011. (Encontro).

39.
Encontro Científico-Cultural Museu e Memória, Paisagens na História.Memória e Esquecimento. 2011. (Encontro).

40.
II Simpósio de Ciências Sociais: Subalternidades, Trânsitos e Cenários.'Socializar e/ou Musealizar?' - Reflexões sobre o Projeto de Socialização do Sítio Arqueológico de Joanes, Ilha do Marajó - PA. 2011. (Simpósio).

41.
I Primavera nos Museus do Curso de Museologia da UFPA.Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte: uma perspectiva museológica e de gênero. 2011. (Outra).

42.
Semana do Patrimônio Paraense.Espaços de Patrimônio. 2011. (Outra).

43.
Seminário Museu e Memória: diálogo entre linguagens contemporâneas em espaços museais de ciência.Memória, pesquisa e suas ações educativas.. 2011. (Seminário).

44.
Seminários em Antropologia - Perspectivas Várias da Nutrição: Da Antropologia Biológica às Naturezas Mortas.Artes Visuais, Museus e Alimentos: A comida como tema da Arte e dos Museus.. 2011. (Seminário).

45.
VIII Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte e II Reunião do Fórum Landi.A língua falada e escrita como uma paisagem: Mia Couto e suas construções de paisagens em " A varanda do frangipani".. 2011. (Outra).

46.
XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. O Lugar da Exposição: Reflexões sobre a Gestão Comunitária do Patrimônio Arqueológico na Amazônia: Um Estudo de Caso na Vila de Joanes, Ilha do Marajó - Pará. 2011. (Congresso).

47.
1º Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto.Paisagem, Patrimônio Arqueológico e Memória na Vila de Joanes. 2010. (Outra).

48.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). 2010. (Outra).

49.
4º Fórum Nacional de Museus. 2010. (Outra).

50.
II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE. 2010. (Seminário).

51.
Seminário de Avaliação do Instituto de Ciências da Arte da UFPA. 2010. (Seminário).

52.
V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Pro-vocações, Re-voltas, Trans-formações.Entretecendo Diálogos e Reflexões sobre Arte e Estética. 2010. (Outra).

53.
V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes: Pro-vocações, Re-voltas, Trans-formações. 2010. (Outra).

54.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CARIBENHOS. 2010. (Simpósio).

55.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CARIBENHOS.Classificaçoes Instáveis e Permeáveis: cultura material africana nos museus.. 2010. (Simpósio).

56.
Balaio do Patrimônio Cultural.O curso de Museologia da UFPA. 2009. (Outra).

57.
Encontro Paulista de Museus. 2009. (Encontro).

58.
II Encontro Nacional de Professores da Área da Museologia.Projetos Políticos Pedagógicos das Universidades Brasileiras. 2009. (Encontro).

59.
Princípios de Projeto, Produção e Montagem de Exposições Museológicas. 2009. (Outra).

60.
Encontro Regional de Acessibilidade em Museus. 2008. (Encontro).

61.
II Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas. 2008. (Encontro).

62.
Jornada Técnica: Conservação e Restauro - Museo do Prado e Museu Thyssen-Bornemisza. 2008. (Outra).

63.
32ª Conferencia Annual - Caribbean Studies Association. 2007. (Outra).

64.
Ciclo de Palestras e Debates sobre Preservação Patrimonial - Semana Nacional de Museus. 2007. (Outra).

65.
XII Seminário de Integração do Curso de Museologia e Museus. 2007. (Seminário).

66.
Colóquio Internacional A Feitiçaria no Atlântico Negro. 2006. (Outra).

67.
Cor, etnicidade e formação de classe no porto do Rio de Janeiro. 2006. (Outra).

68.
II CIAD (Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora). 2006. (Outra).

69.
II Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2006. (Encontro).

70.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2006. (Congresso).

71.
IV Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe no Brasil: Migrações e Processos Identitários. 2006. (Simpósio).

72.
Museu do Brinquedo: memória e magia. 2006. (Outra).

73.
O Fundo de Emancipação e a família negra na Bahia. 2006. (Outra).

74.
Seminário A África no Imaginário Brasileiro: Utopias e Estereótipos. 2006. (Outra).

75.
A exaltação das diferenças: racialização, cultura e cidadania negra na Bahia entre 1880-1900. 2005. (Outra).

76.
A influência do movimento negro na historiografia da escravidão nos Estados Unidos. 2005. (Outra).

77.
A participação da sociedade civil organizada na construção da cidadania. 2005. (Outra).

78.
Ferroviários e Lavadeiras: novos estudos sobre trabalho e cultura em História Social. 2005. (Seminário).

79.
Fórum Estadual de Museus - Implantação do Sistema Estadual de Museus da Bahia. 2005. (Outra).

80.
História e Imagens: diferenças culturais e distâncias sociais nas figurinhas de Carlos Julião. 2005. (Outra).

81.
I Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2005. (Encontro).

82.
I Seminário Internacional - Enfoques Feministas e o Século XIX: Feminismo e Universidade na América Latina. 2005. (Seminário).

83.
Os índios de Gabriel Soares de Souza em dois tempos. 2005. (Outra).

84.
169 anos da Revolução Malê. 2004. (Outra).

85.
Colóquio Internacional. O projeto UNESCO no Brasil: uma volta crítica 50 anos depois. 2004. (Outra).

86.
Fórum Nacional de Museus. 2004. (Outra).

87.
III Seminário de EStudantes Negros (as) Universitários (as) da Bahia: III SENUNBA. 2004. (Seminário).

88.
Os passos de uma pesquisa em História Social. 2004. (Outra).

89.
A cidade cenário de aprendizagem. 2003. (Seminário).

90.
A imprensa dos trabalhadores: a imprensa e o movimento operário no Brasil (1860-1920). 2003. (Outra).

91.
Capoeira escrava e transformações étnicas no Rio de janeiro. 2003. (Outra).

92.
Corpo e cosmologia: as esferas celestes e o homem de luz do sufismo iraniano. 2003. (Outra).

93.
Guerra e paz - a primeira etapa da abolição da escravidão na Bahia (1863-1871). 2003. (Outra).

94.
I Seminário de saúde da população negra e I Feira de Saúde da Casa Branca. 2003. (Seminário).

95.
Pedagogia Interétnica. 2003. (Seminário).

96.
Um território negro: comida e moradia em Novos Alagados. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes . AFROTELA. 2017. (Outro).

2.
FERREIRA, Luzia Gomes; PRIMO, J. ; BRAYNER, V. ; LEITE, P. P. . Seminário Museologia e Cidade: Diálogos Ausentes.. 2017. (Outro).

3.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes . II Mostra Internacional de Cinema na Cova: África e suas Diásporas. 2017. (Festival).

4.
FERREIRA, Luzia Gomes; BRAYNER, V. ; PRIMO, J. ; LEITE, P. P. ; ABREU, E. . II Mostra de Museologia e Cinema: Memórias, Identidades e Gênero do Programa de Doutoramento em Museologia da ULHT. 2017. (Outro).

5.
FERREIRA, Luzia Gomes; BRAYNER, V. . I Mostra de Museologia e Cinema: diálogos possíveis do Programa de Doutoramento em Museologia da ULHT. 2016. (Outro).

6.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes ; OLIVEIRA, J. . I Mostra Internacional de Cinema na Kova: África e suas Diásporas. 2016. (Festival).

7.
Maíra Zenun ; FERREIRA, Luzia Gomes . AFROTELA. 2016. (Outro).

8.
COSTA, Luiz Tadeu ; BRITTO, R. M. ; FERREIRA, Luzia Gomes . 10ª Semana de Museus. 2012. (Outro).

9.
COSTA, Luiz Tadeu ; FERREIRA, Luzia Gomes ; JESUS, P. M. . ENCONTRO CIENTÍFICO-CULTURAL MUSEU E MEMÓRIA, PAISAGENS NA HISTÓRIA. 2011. (Outro).

10.
FERREIRA, Luzia Gomes. MEMÓRIAS DO TEMPO. 2011. (Exposição).

11.
FERREIRA, Luzia Gomes; SILVA, A. . MEMÓRIAS DO TEMPO. 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Valéria Costa Silva. Informações Ausentes e Desinformações Presentes: Os Xíkrins e os seus Objetos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Ícaro David Maciel. Plano de Trabalho "Pluralizando a Teoria Museológica em Tempos de Epistemologia Sacralizada.". Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Museologia) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maíra Santana Airoza. As práticas preservacionistas dos moradores da Vila de Joanes, Ilha do Marajó - Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

2.
Deyse Ane Ribeiro Marinho. Museu da Imagem do Som do Pará: Lugar de Memória e de Esquecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

3.
Rosielen Machado Cardoso. O AUTO DA BARCA AMAZÔNICA: A PLURALIDADE CULTURAL NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

Orientações de outra natureza
1.
Mônica Gouveia dos Santos. A trajetória da Arte Contemporânea na cidade de Belém a partir da Casa das Onze Janelas. 2013. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

2.
Lucimery Ribeiro de Souza. O público na comunicação museológica: um estudo sobre a recepção da divulgação em exposições no Museu da UFPA. 2013. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

3.
Marina Trindade Freire. Quais as significações e representações do patrimônio institucionalizado no bairro de Nazaré.. 2013. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

4.
Tayane Aleixo de Oliveira. Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará: reflexões sobre o espaço e a importância da elaboração de um plano museológico. 2013. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

5.
Samantha Raissa Cunha da Silva. Poéticas da visualidade a partir da produção simbólica dos artistas de terreiros.. 2013. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

6.
Elinelma Pereira do Nascimento. Plano de Trabalho Musealização e Gestão Comunitária na Vila de Joanes, Ilha do Marajó ? Pará.. 2011. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Extensão - UFPA. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

7.
Maira Santana Airoza.. Plano de Trabalho Museu em Processo.. 2010. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Extensão - UFPA. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

8.
Lucimery Ribeiro de Souza. Plano de Trabalho Museu: lugar de memória e aprendizagem.. 2010. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Extensão - UFPA. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.

9.
Eliézer Miranda da Silva Junior.. Plano de Trabalho Museu e a Política Nacional de Museu.. 2010. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal do Pará, Pró-Reitoria de Extensão - UFPA. Orientador: Luzia Gomes Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERREIRA, Luzia Gomes2018FERREIRA, Luzia Gomes. Diário artístico-científico de uma museóloga-poeta na cidade de águas tejas. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 07, p. 187-2010, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, Luzia Gomes. NOS TRILHOS DAS PALAVRAS: A LITERATURA NEGRA PEDE PASSAGEM AO PATRIMÔNIO E A MUSEOLOGIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, Luzia Gomes. eNTRaNHaMeNToS e EstrAnhAmEntOs nA ouTRa MaRGeM aTLâNTiCa: EstUdAndO aRTe AfrIcAnA cOntEmpOrÂnEA FoRA dE CaSa ? rEpEnsAndO o PRoCeSSo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, Luzia Gomes. ARTE AFRICANA CONTEMPORÂNEA EM LISBOA: AS CHAGAS ABERTAS DAS GEOGRAFIAS DO PASSADO-PRESENTE NAVEGANDO NAS ÁGUAS REVOLTAS DAS HERANÇAS DOLOROSAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


* Sou Co-fundadora do Coletivo Nêga Filmes e Produções em parceria com Maíra Zenun . A partir da relação entre arte e ciência buscamos discutir a representação das pessoas negras no cinema, nas artes visuais e na poesia a partir da criação de trabalhos artísticos, assim como, realizando curadoria e organização de Festivais de Cinema Africano e Afrodiaspórico em Portugal.

* Sou Membro Associada da Associação Cultural Afro-Lis de Lisboa ? PT. A Afro Lis tem como presidenta a jornalista e tradutora mestra Carla Fernandes. É um espaço de expressão cultural feito por afrodescendentes a viver em Lisboa. Artistas, menos artistas, pessoas comuns e menos comuns falam sobre negritude, racismo e identidade revelando facetas da consciência negra emergente em Portugal. Os trabalhos desta Associação pode ser acompanhados pela Rádio audioblogue Afro Lis e pela sua página na rede social; 
Sítio web da Rádio audioblogue: https://radioafrolis.com/
Sítio web no Facebook: https://www.facebook.com/radioafrolis/


* Colaboradora do Projeto de Pesquisa "Os Significados do Patrimônio Arqueológico para os Moradores da Vila de Joanes, Ilha de Marajó, Brasil", sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Marcia Bezerra - Laboratório de Antropologia/IFCH.

* Sou Membro do Conselho Regional de Museologia da 6ª Região (COREM 6ª R/PA). Meu número de Registro no COREM 6ª R/PA é : 040;

* Participo da Rede Nacional de Docentes dos Cursos de Museologia;

* Fui nomeada em caráter efetivo para o Cargo de Museóloga - Classe E - Padrão I na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, de 05 de novembro de 2009, Nº 211, Seção 2, p. 21.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 13:59:18