Helena Zanella Prates

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3664041827690480
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Cineasta, doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie (2018- ). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie SP (2017). Especialista em Jornalismo Cultural pela PUC/SP (2005), Graduada em Jornalismo pela UCPel (2002). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helena Zanella Prates
Nome em citações bibliográficas
PRATES, H. Z.;PRATES, Helena


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Orientador: ..........
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Netflix e a Estética de Banco de Dados,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Jane Mary Pereira de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Internet TV.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Cinema.
2003 - 2005
Especialização em Especialização em Jornalismo Cultural.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O papel da imprensa na consagração de Sobreiro.
1999 - 2003
Graduação em Jornalismo.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Orientador: Valter Sobreiro Junior.




Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora Pesquisa e desenvolvimento , LabCine - Laborátorio de Artes Cinemáticas e Visualização, .

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: aluno, Enquadramento Funcional: aluno

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, .

Linhas de pesquisa
1- Linguagens e Tecnologia


Linhas de pesquisa


1.
1- Linguagens e Tecnologia

Objetivo: Desenvolve pesquisas de cunho histórico-crítico das linguagens e das tecnologias nos processos de comunicação humana, seus impactos nas áreas das artes, da história e da educação, tendo como eixo as expressões das novas mídias. (http://www.mackenzie.br/14031.html)..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Sensemaking - Editor de Streaming de Vídeo
Descrição: 2016 - Atual SenseMaking - Editor de Streaming de Vídeo Descrição: A proposta deste projeto é a criação de uma plataforma de edição em tempo real (on the fly) de streaming de vídeos a partir da implementação de APIs de edições de vídeo on-line. A transmissão em tempo real de imagem em movimento com alta resolução resulta no excesso de imagens e de dados que tornam a armazenagem e a recuperação dos dados (conteúdos) armazenados complexa e cara. Para diminuir o excesso de imagens de uma transmissão on-line de aulas, cirurgias, procedimentos científicos e observações com longa duração, este projeto pretende desenvolver um editor de vídeo amigável e manejável, que possa ser utilizado on the fly (durante o andamento do streaming), em repositórios como o video@RNP que têm como objetivo oferecer um acesso público para o ensino, pesquisa, saúde e cultura. O editor de vídeo também poderá ser utilizado em modo off- line.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jane Mary Pereira de Almeida - Integrante / Jane de Almeida - Coordenador / Jane de Almeida - Integrante / Cicero Inacio da Silva - Integrante / maria amélia eliseo - Integrante / Vic von Poser - Integrante / Nilton Furtado - Integrante / Helena Prates - Integrante / Marco Aurélio Kawasaki - Integrante. Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Helena Zanella Prates - Integrante / Jane Mary Pereira de Almeida - Coordenador.
2016 - Atual
EstereoEnsaios São Paulo
Descrição: Descrição: EstereoEnsaios SP será um filme-ensaio sobre a cidade de São Paulo filmada com tecnologia do século XXI. Será criado um retrato atual de São Paulo em 3D usando a mais alta tecnologia evidenciando os sons, iluminação e fluxos da cidade como ela é hoje. Trata-se de um projeto de filme-pesquisa com apoio do PROAC/SP e da Eletropaulo por meio da lei de isenção fiscal. Descrição: EstereoEnsaios SP será um filme curta-metragem de cerca de 15 minutos inspirado nos filmes ?Berlim Sinfonia da Metrópole? (1927) de Walter Ruttman, ?São Paulo Sinfonia da Metrópole? (1929) de Adalberto Kemeny e Rudolf Lustig, ?Visões Paulistas? (1972) de Elie Politi e ?O homem com uma câmera? (1929) de Dziga Vertov. EstereoEnsaios SP será filmado com tecnologia de câmeras 4K 3D (super-alta- definição e estereoscópica). O filme procurará explorar a linguagem do gigantismo da cidade por coerência com a tecnologia 4k que reflete mais de oito milhões de pixels por frame. O filme será feito apenas com um par de câmeras 5k (Red Epic) suportadas e posicionadas em um rig para produzir a estereoscopia. Desta forma, trabalharemos no limiar da tecnologia fílmica e, ao mesmo tempo, em condições muito parecidas com a dos pré-cinemas e/ou do Cinema Silencioso. A cidade de São Paulo propicia imagens com incontáveis ?camadas? (níveis ou planos) com seus inúmeros edifícios, pessoas e carros. Estas camadas são essenciais para se explorar a linguagem 3D. A montagem deverá seguir o procedimento de módulos, assim o roteiro permite rearranjos de seqüências e mesmo blocos temáticos. Um dos procedimentos estéticos do documentário será a montagem poética que privilegia os ritmos mais do que os significados. Não se pretende divulgar ideologicamente a cidade, mas trazê-la em relevo estereoscópico como o documento de uma época.. Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Helena Zanella Prates - Integrante / Jane de Almeida - Coordenador / Cícero Inacio da Silva - Integrante.
2016 - Atual
Animando com massinha - Mack Pesquisa
Descrição: Descrição: As ações de intervenção propostas por este projeto têm como foco principal propiciar, aos participantes, condições para a construção de filmes de animação. Apostamos na ideia de que o conhecimento das conexões entre os códigos que compõem a elaboração e organização do texto audiovisual possibilita a ampliação de sentidos desses textos. É também por meio da construção dessa linguagem que teremos mais condições para lermos os textos que circulam em nossa cultura. Numa ação conjunta entre universidade e escola pública, pretende-se orientar e acompanhar alunos e professores no processo de planejamento, elaboração e divulgação desse veículo de comunicação. Para a realização do projeto serão levantados traços do perfil do alunado de uma escola da rede pública de São Paulo em relação ao seu contato com a linguagem audiovisual e com os meios de comunicação. Além disso, o projeto inclui tanto as oficinas de capacitação e orientação oferecidas aos alunos graduandos bolsistas como oficinas a serem realizadas com alunos e professores de uma escola da rede pública. Para finalizar, lembramos que a ênfase será a elaboração de filmes de animação, procurando relacioná-la à leitura de textos multissemióticos tão presentes no mundo atual. Entendemos que a compreensão da linguagem audiovisual e dos recursos multimidiáticos poderia contribuir para a melhoria da competência leitora e escritora de textos circulam em nossa cultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Mariana Hossein Fontes - Integrante / Helena Zanella Prates - Integrante / Maria Filippa Jorge - Integrante / Ingrid Hotte Ambrogi - Integrante / Regina Celia Faria Amaro Giora - Integrante / Claudia Coelho Hardagh - Integrante / Fernando Luis Cazarotto Berlezzi - Integrante / Maria de Fátima Ramos de Andrade - Coordenador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Helena Zanella Prates - Integrante / Maria de Fátima Ramos de Andrade - Coordenador.
2013 - 2016
Produção de filme científico de super-alta definição para ser transmitido por redes fotônicas. Tema: MARTE.
Descrição: Descrição: O objetivo principal deste projeto é produzir filme 4k sobre o planeta MARTE e suas recentes explorações para ser transmitido por redes fotônicas. Trata-se de um projeto de exploração tecnológica de cinema para investigar a adequação da imagem super pixalizada e a visualização científica. O projeto prevê a produção de filme em cadeia completa, desde a captação até a sua transmissão prevendo uma cultura da visualização de imagens da ciência compartilhada com imagem de qualidade entre laboratórios especializados...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Helena Zanella Prates - Integrante / Jane Mary Pereira de Almeida - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
SoftPower Brazil
Descrição: Projeto para visita de professora inglesa, Stephanie Dennison da Universidade de Leeds com o objetivo de assessoria em projeto de Pesquisa (EstereoEnsaios e Projeto Marte). Finaciamento do Fundo de Pesquisa MackPesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Helena Zanella Prates - Integrante / Jane de Almeida - Coordenador.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, JANE DE2016ALMEIDA, JANE DE ; ELISEO, MARIA AMELIA ; DA SILVA, CICERO INACIO ; PRATES, Helena ; POSER, VIC VON ; STALBAUM, BRETT ; FURTADO, NILTON GOMES . Sensemaking: A Proposal for a Real-Time on the Fly Video Streaming Platform. Creative Education, v. 07, p. 2515-2523, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PRATES, Helena. Exsquisita - a punta del este de uma história. 01. ed. São Paulo: Scortecci, 2014. v. 1. 120p .

2.
PRATES, Helena. Almanaque do Bicentenário de Pelotas - cap. Primeira posição da dança em Pelotas (e principais cenas do Theatro Sete de Abril). 01. ed. Santa Maria: Gráfica e Editora Pallotti, 2014. v. 03. 576p .

3.
PRATES, Helena. O que pode o tempo - Maragato e a consagração de Sobreiro. 01. ed. São Paulo: lerigou, 2013. v. 1. 86p .

4.
PRATES, Helena. Do Corpo Cênico ao Teatro Escola - um grupo encena 90 anos de história. 01. ed. Pelotas: Educat, 2005. v. 1. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, J. ; POSER, VIC VON ; DA SILVA, CICERO INACIO ; ELISEO, MARIA AMELIA ; OLIVEIRA, L. V. ; TEIXEIRA, M. ; AREIAS, A. ; PRATES, H. ; PRATES, H. Z. . Cinema em Definição.. In: Leandro Neumann Ciuffo; Valter Roesler.. (Org.). O Futuro da Videocolaboração: Perspectivas.. 1ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira da Computação, 2017, v. 1, p. 54-96.

2.
PRATES, H. Z.. Rodadas de Projetos - Roteiro Exsquisita. In: Glauca Davino; Fernanda Bellicieri. (Org.). Histórias de Roteiristas - entre encanto e conhecimento. 1ed.São Paulo: Corpo Texto, 2016, v. 1, p. 1-.

3.
PRATES, Helena. Pelotas no palco: uma cidade encena 100 anos de história. In: Luis Rubira. (Org.). Almanaque do Bicentenário de Pelotas. 01ed.Santa Maria: Gráfica e Editora Pallotti, 2014, v. 2, p. 01-586.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRATES, H. Z.; BERLEZZI, F.L.C. . Relato de Experiência com o projeto de alfabetização audiovisual 'Animando com Massinha'. In: III Congresso Nacional Letras em Rede, 2018, São Paulo. III Congresso Nacional Letras em Rede, 2018.

2.
PRATES, H. ; PRATES, H. Z. . As novas linguagens audiovisuais via streaming, um estudo de caso sobre a plataforma audiovisual Netflix.. In: Ciantec CIANTEC´18 ? CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO - O DOGMÁTICO MERCADO DE ARTE: uma crítica contemporânea em desenvolvimento., 2018, São Paulo. CIANTEC´18 - O DOGMÁTICO MERCADO DE ARTE: uma crítica contemporânea em de, 2018, São Paulo. CIANTEC´18 ? CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO - O DOGMÁTICO MERCADO DE ARTE: uma crítica contemporânea em desenvolvimento., 2018, São Paulo. CIANTEC´18 - O DOGMÁTICO MERCADO DE ARTE: uma crítica contemporânea em desenvolvi, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PRATES, H. Z.. As novas linguagens audiovisuais via streaming, um estudo de caso sobre a plataforma audiovisual Netflix.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PRATES, H. Z.. Netflix and the Internet TV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, J. ; SUPPIA, A. ; BALSOM, E. ; ELSAESSER, T. ; FAROCKI, H. ; MORAN, P ; ARANTES, P. ; PRATES, Helena . Programando o Visível: Harun Farocki, 2016. (Tradução/Livro).

2.
ALMEIDA, J. ; SILVA, C. I. ; PRATES, H. Z. ; PRATES, Helena . CineGrid. Cinemas futuros. / Jane de Almeida et al. São Paulo: Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária ? USP, 2015. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PRATES, Helena; BENNETT1, M. G. ; KEELER, L. W. ; JOHNSON, B. D. . The Future of the American Dream course: Experiments in course design, content, and pedagogy. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
JOHNSON, B. D. ; BENNETT1, M. G. ; KEELER, L. W. ; PRATES, Helena . The Future of the American Dream course: Experiments in course design, content, and pedagogy. 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ALMEIDA, JANE DE ; PRATES, Helena . Site LabCine. 2017; Tema: Produção de conteúdo para o site de Grupo de Pesquisa LabCine, do qual faço parte. (Site).

2.
ALMEIDA, JANE DE ; PRATES, Helena . Site LabCine. 2016; Tema: Produção de conteúdo para o site de Grupo de Pesquisa LabCine, do qual faço parte. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congreso Internacional y VI Encuentro Iberoamericano de Narrativas Audiovisuales. Streaming e as novas linguagens audiovisuais. 2018. (Congresso).

2.
The Image. Netflix and the Internet TV. 2017. (Congresso).

3.
IV Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. re. 2016. (Congresso).

4.
VIII Simpósio Nacional de História Cultural ? Memória Individual, Memória Coletiva e História Cultural,.Aceleração do Tempo em Rosa. 2016. (Simpósio).

5.
XX SOCINE - UTP 2016. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PRATES, H. Z.. As novas linguagens audiovisuais via streaming, um estudo de caso sobre a plataforma audiovisual Netflix.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:47:00