Luiz Adolfo de Paiva Andrade

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  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Luiz Adolfo Andrade é jornalista e designer de jogos digitais. Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) atuando nos cursos de graduação Jornalismo em Multimeios, Design de Jogos Digitais e no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Realizou estágio de pós-doutorado como pesquisador visitante no Center for Computer Games Research na IT - University of Copenhagen (ITU), supervisionado pelo professor Espen Aarseth e com bolsa Capes pelo Programa de Estágio de Pós-doutorado no exterior, processo 88881.119487/2016-01. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea (cibercultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa CNPq. Possui mestrado em Comunicação, linha de novas tecnologias da comunicação e informação, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa CAPES. Criou e coordena o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME/UNEB). Tem interesse em temas pertinentes à comunicação e cultura digital, especialmente jogos digitais, mídias locativas, computação ubíqua, teoria do espaço, teoria ator-rede e transmídia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Adolfo de Paiva Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas (DCH).
Av. Edgard Chastinet
São Geraldo
48905-680 - Juazeiro, BA - Brasil
Telefone: (74) 36115617
Ramal: 06
URL da Homepage: www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Jogos de Realidade Alternativa: cibercultura, espaço e (trans)mídia., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. André Luiz Martins Lemos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: computação ubíqua; Midias locativas; Lugar; games; Mobilidade; Titulo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2005 - 2007
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A Galaxia de Lucas. Sociabilidade e Narrativa nos Jogos Eletrônicos,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Prof. Dra. Simone Maria Andrade Pereira de Sá.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cibercultura; Jogos eletrônicos; comunidade virtual; Star Wars;; Titulo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1999 - 2004
Graduação em Comunicação Social /Jornalismo.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: O Cinema em Jogo: a influência dos games digitais nas narrativas cinematográficas e a reconfiguração da experiência espectatorial.
Orientador: Prof. Dr. Messias Tadeu Capistrano dos Santos.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
IT University of Copenhagen, ITU, Dinamarca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Games.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Geografia da Comunicação.


Formação Complementar


2008 - 2008
Web 2.0: usos lúdicos e empresariais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Progressão para o cargo de Professor Adjunto Publicada no D.O.em12/05/2015, Portaria Nº 1.258/2015.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação lato sensu, Carga horária: 30
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Game Design Disciplina Seminários temáticos

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Curso de Extensão em Criação de Roteiro para Games.

Atividades

2/2018 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Game Cultura
3/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semi-áridos, .

03/2014 - Atual
Ensino, PPEduC, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da mídia e do espaço
03/2014 - Atual
Ensino, PPGESA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Culturais e de Mídia
Letramento e Cultura Visual
Meios, mediações e redes sociais
7/2011 - Atual
Ensino, Jornalismo e multimeios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Novas Tecnologias
Programas e ferramentas I, II, III e IV
Seminários avançados
Técnicas de Reportagem I
Teorias da Comunicação
Tópicos especiais em comunicação
Jornalismo online
01/2015 - 12/2016
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas (DCH), .

Cargo ou função
Coordenador do curso de comunicação social (jornalismo em multimeios).
01/2014 - 03/2016
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Humanas (DCH), Departamento de Ciências Humanas (DCH).

Atividade realizada
Coordenação do Doutorado Interinstitucional (DINTER) UNEB/USP.
10/2014 - 06/2015
Outras atividades técnico-científicas , Universidade do Estado da Bahia, Universidade do Estado da Bahia.

Atividade realizada
Projeto Telecentros Br (EAD) - Coordenador do curso de Comunicação e Linguagens Midiáticas.
07/2011 - 12/2013
Extensão universitária , Universidade do Estado da Bahia, .

Atividade de extensão realizada
Rotina do Vale - Jornal Eletrônico.

IT University of Copenhagen, ITU, Dinamarca.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - 03/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Center For Computer Games Research, .


Faculdade São Francisco de Juazeiro, FASJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor e coordenador adjunto do curso de Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda). Professo do curso de Administração.

Atividades

07/2014 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semiótica
07/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia e sistemas de informação

Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor/pesquisador visitante, Carga horária: 20

Atividades

10/2013 - 8/2014
Ensino, Ascom e Novas Tecnologias de Informação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ascom, internet e novas mídias
Projetos em assessoria de comunicação e novas tecnologias de informação
08/2012 - 8/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e ética
Imagem, animação e 3D
Introdução à Filosofia da Ciência
Metodologia de Pesquisa
08/2012 - 8/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACAPE - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina, .

Cargo ou função
CPA - Comissão Própria de Avaliação.

Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor dos cursos de especialização
Outras informações
Especialização em comunicação digital, webjornalismo e novas mídias. MBA em Marketing.


Porreta Games, PORRETA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sócio - Diretor de atendimento, Enquadramento Funcional: Diretor de atendimento/ Designer de produto
Outras informações
A Porreta Games é uma empresa especializada na criação de entretenimento interativo e no desenvolvimento de soluções lúdicas em amplo sentido. Como diferencial, apresenta o foco regional e o escopo nacional, trazendo produtos lúdicos que valorizam a cultura baiana e a brasileira. A Porreta Games compreende os jogos enquanto produtos culturais e faz parte do processo de construção dessa nova mentalidade. Além disso, a empresa investe na capacidade de conexão transmidiática com outros tipos de produtos audiovisuais e narrativos, como o Cinema, a Televisão, a Literatura e as Histórias em Quadrinhos. Projetos realizados em transmidia: 1 - Caçadores de Energia/LIGHT/Feira da Providencia - Jogo Pervasivo (2010) 2 - Capitães da Areia/VIVO (2011)


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linha de Pesquisa Cibercultura Professor do Curso de Extensão em Midias Locativas Módulo Games e Midias locativas (4h) Pesquisador do GPC (Grupo de Pesquisa em Cibercidade)

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea, .

Linhas de pesquisa
Cibercultrura

Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor MBA em Comunicação Corporativa, Carga horária: 12
Outras informações
COM10A e COM10C: Gestão em Ambientes Digitais


EngenhoNovo Comunicação, ENGENHONOVO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços
Outras informações
Design de jogos eletrônicos transmidia: 1 - A Fórmula do Conhecimento - Alternate Reality Game (abril de 2009 - Junho de 2009)


Raccord Produções Artisticas e Cinematográficas, RACCORD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços
Outras informações
Design de jogos eletrônicos transmidia 1 - Obsessão Compulsiva /Meu Nome Não é Johnny - Aleternate Reality Game (setembro de 2007 - janeiro de 2008) 2 - Desenrola / Oi Futuro - Alternate Reality Game (novembro de 2008 - fevereiro de 2009);


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Curso de Estudos de Mídia. Estágio Docência - Disciplina "Linguagens Não verbais -Jogos Eletrônicos" (2006.2) Grupo de pesquisa LabCULT (Laboratório de Culturas Urbanas, Lazeres e Tecnologia) Linha de pesquisa Comunicação e Novas Tecnologias

Atividades

3/2005 - 5/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Comunicação, .


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de cursos de extensão e férias.

Atividades

06/2007 - 12/2007
Ensino, Extensão, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Criação de Roteiro para Games
Jornalismo Online

Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEE-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenador Regional, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador Regional do projeto Sucesso Escolar. Metropolitana 4, bairro Santa Cruz.

Atividades

6/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Atividade realizada
Projeto Sucesso Escolar.

Colegio e Curso Thales de Mileto, CCT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina Redação e Estilo


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria da disciplina Teorias da Imagem e do Som, Departamento de Comuncação Social. Orientação Prof. Tadeu Capistrano.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Diretoria de Marketing da UGF, atuando na elaboração do House Organ. orientação Prof Desireé Palharini. Assessoria de imprensa das equipes de Judô e Luta Olímpica da UGF. Eventos: Jogos Pan-americanos (Santo Domingo, Rep. Dom.), Mundial de Judô (Osaka, Jpn), Circuito Europeu de Judô, Grand Prix Brasil de Judô (Rio de Janeiro, Bra), Circuito Brasil Olímpico. Orientação: Prof. Celso Garcia.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Fotógrafo da Divisão de Artes Fotográficas (DAF). Orientação: Prof. Rômulo Corrêa

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Cinegrafista da TV Universitária, canal 16 Net/Rio. Eventos: Rock in Rio III (TV Mundo Melhor) e shows no ATL Hall. Integrou a equipe dos programas Usina e Bastidores.


TV Universitaria, Canal 16 NET Rio, UTV-NET RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Cinegrafista, Carga horária: 20
Outras informações
Produção de programa exibidos no Canal Universitario (UTV), canal 16 NET-Rio e cobertura em audiovisual de eventos.



Linhas de pesquisa


1.
Comunicação e Novas Tecnologias
2.
Educação, comunicação e interculturalidade

Objetivo: A linha desenvolve estudos em educação contextualizada na interface com as linguagens, com a comunicação, priorizando os contextos de ensino-aprendizagem nos territórios semiáridos em que a mídia, as práticas de escrita e a oralidade, a corporeidade e o uso das tecnologias da informação e da comunicação sejam objetos centrais de investigação. Acolhe projetos de pesquisas em educação com os seguintes temas: educomunicação; cultura visual; tecnologias da informação e comunicação; gênero, sexualidade, trabalho e etnias; representação dos territórios e das culturas do semiárido na mídia e na educação..
3.
Cibercultrura
4.
Game Studies
5.
Games and geographical space


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Geografia dos Jogos de Computador
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento do conceito de Geografia dos Jogos de Computador a partir de uma relação inédita entre jogos locativos, espaço urbano e Geografia da Comunicação, um subcampo das ciências sociais aplicadas. O objetivo principal é para compreender os impactos causados pelos jogos locativos no mercado de games e aplicativos para sistemas operacionais móveis. A pesquisa parte da hipótese de que a Geografia da Comunicação pode traduzir a lógica do momento atual da cultura digital, que consequentemente apresenta reflexos em um de seus expoentes: os jogos de computador. Acredita-se que este trabalho pode ser útil para estudantes de comunicação social interessados em formação para trabalhar com desenvolvimento de aplicativos; na mesma direção, pode gerar conhecimento que ajude pesquisadores de pós-graduação nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas interessados em compreender o fenômeno dos jogos locativos e a Geografia da Comunicação. Para desenvolver esta pesquisa será utilizado um método misto baseado na teoria ator-rede..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Adolfo de Paiva Andrade - Coordenador / Cecílio Bastos - Integrante / Lara Cavalcanti - Integrante / Tiago Carvalho - Integrante.
2017 - 2018
CIDADE E JOGOS LOCATIVOS: A FUNÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NOS GAMES
Descrição: O objetivo deste estudo é investigar a relação dos jogos de computador com o espaço geográfico, utilizando como referência os jogos locativos (locative game). Pretendo entender como jogos de computador podem alterar a maneira pela a qual percebemos o espaço, otimizando a vida na cidade em busca de soluções para problemas urbanos, como transporte publico, segurança pública, serviços de saúde, mobilidade urbana, gestão de recursos hídricos, acesso a cultura e conhecimento, dentre outros que ameaçam as cidades brasileiras, especialmente na Bahia e no nordeste do país. A hipótese de trabalho parte de premissa original concebida como ?reafirmação do espaço na cultura dos games?, onde o espaço geográfico serve de base para a interação, configurando um relacionamento inédito entre games e espaço geográfico que pode renovar as formas pelas quais as pessoas percebem a cidade. Os jogos locativos são games que incorporam funções das mídias locativas, expoentes das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), utilizando o potencial de LBT e LBS como recurso para criação de puzzles, desenvolvimento de mecânicas de jogo, narrativa etc. Um meio de comunicação pode ser considerado ?locativo? quando possui a qualidade de agregar conteúdo informacional à determinada localização no espaço geográfico. Nestes casos, via de regra, emissão e recepção devem ocorrer sempre em nível local, disponibilizando serviços de acordo com a posição do usuário. O método adotado para esta pesquisa é baseado em duas propostas que se inserem noâmbito das ciências sociais aplicadas. A primeira é a desenvolvida por Espen Aarseth (2003)para análise estética dos jogos de computador. A segunda é a teoria ator-rede (Latour, 2005;Law, 2007) que ajuda entender os agenciamentos entre actantes humanos e não-humanos e aformação do tecido social. No total, o trabalho abarca um perídio sabático de 12 meses, entre março de 2017 e fevereiro de 2018, usando como suporte recursos humanos e a infraestrutura disponível no Centro para Pesquisas em Jogos de Computador e da Universidade de Copenhaguen, além de outro período de um ano a ser realizado no Brasil, que será dedicado à repetição de parte dos experimentos realizados na Dinamarca e a redação de um livro sobre este projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Luiz Adolfo de Paiva Andrade - Coordenador / Espen Aarseth - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2008 - 2012
Jogos de realidade alternativa: cibercultura, espaço e (trans)mídia
Descrição: Trata-se de um exame da interseção entre jogos eletrônicos, mídia e computação ubíqua. O escopo focaliza a produção midiática de espaço operada pelo gênero dos jogos de realidade alternativa (ARGs), expoente dessa convergência, considerando apropriações de LBS e LBT. A hipótese sustenta que o uso lúdico de tecnologias e serviços baseados em localização produz uma supressão de tempo e espaço, metaforicamente chamada de círculo mágico - um lugar temporário criado pelo ARG para sua realização, que torna-se instância mediadora entre jogo, jogador e realidade. Esta mediação usa como base computadores interconectados e embarcados no espaço urbano, produzindo um sentido mais amplo para a mídia digital. A análise dos jogos de realidade alternativa, que se articularam às LBS e LBT, tende a criar as bases para tal entendimento, uma vez estes games utilizam a cidade da computação ubíqua e pervasiva como plataforma. Nesta direção, a pesquisa aqui apresentada pode contribuir para o atual debate nas esferas da comunicação social, estudos de mídia e da cibercultura, revelando uma modalidade em transmídia com ênfase no potencial do lugar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
A Galáxia de Lucas. Sociabilidade e narrativa nos jogos eletrônicos
Descrição: Pesquisa sobre as novas possibilidades comunicativas e narrativas do meio digital, tendo como foco central os jogos eletrônicos para múltiplos usuários - MMORPG. O eixo deste trabalho gira em torno de duas questões que se interligam de forma bastante estreita, ainda pouco exploradas em pesquisas acadêmicas no campo da Comunicação. A primeira é a reflexão em torno da ?experiência? de jogar SWG e da contribuição específica do computador como ambiente comunicativo. Ao mesmo tempo, torna-se imprescindível inserir o jogo eletrônico no contexto mais amplo do período informacional ou pós-industrial da sociedade contemporânea. A segunda questão que será focalizada é a modalidade de sociabilidade encenada pelos jogadores. Aqui, o trabalho retoma a discussão sobre comunidades virtuais, percebendo que as características fundamentais destes agrupamentos atualizam-se nesta experiência a partir da expressão ?guilda?, que traduz a forma de pertencimento do jogador a um grupo dentro do jogo. Para desenvolver a discussão, é proposto um estudo do caso de Star Wars Galaxies, MMORPG desenvolvido pela LucasArts desde de 2003. A proposta deste jogo consiste na recriação de um universo virtual que busca simular a atmosfera dos filmes de Guerra nas Estrelas. Esta ação pode tornar realizável o desejo dos inúmeros fãs da marca Star Wars: poder viver, mesmo que virtualmente, na galáxia concebida por George Lucas ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
O Cinema em Jogo: a influência dos games digitais nas narrativas cinematográficas e a reconfiguração da experiência espectatorial
Descrição: Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar a influência dos games digitais na narrativa cinematográfica contemporânea produzida pela a indústria Hollywoodiana, representante do ?cinema massivo?. O tema será problematizado através da análise de três filmes recentes: Van Helsing, o caçador de monstros (EUA, 2004), House of the Dead (EUA, 2003) e Resident Evil (EUA, 2001). A análise parte da hipótese de que a veloz e contínua evolução da computação gráfica, responsável por deixar os games videográficos semelhantes aos filmes cinematográficos, hoje está atuando em sentido contrário nesta relação, na medida em que a proliferação das tecnologias digitais atingiu em cheio o cinema, sobretudo o "cinema-ação" hollyoodinano, que tem procurado reproduzir as linguagens, os efeitos imersivos e as configurações espaço-temporais produzidas pelos jogos eletrônicos. A partir dessas relações entre narrativa cinematográfica e tecnologias digitais, torna-se necessário refletir sobre o papel dos elementos estruturais que compõem a linguagem dos games e seus impactos sobre a linguagem cinematográfica tradicional, produzida pela linearização do enredo através das clássicas leis da montagem. Neste sentido, pode-se elaborar algumas indagações: como os espaços do filme e do game podem convergir para configurar a relação proposta por esta pesquisa? De que maneira abordar a experiência espectatorial nos moldes das teorias clássicas sobre o espectador de cinema, diante dessa nova lógica infográfica baseada nas modulações dos efeitos de digitalização da imagem? Problematizar as questões acima levantadas torna-se uma tarefa importante para o campo da Comunicação Social, pois com a ?era digital? os meios de comunicação audiovisuais contemporâneos estão produzindo novas experiências espaço-temporais a partir de múltiplas janelas de acesso para novos sistemas de entretenimento, novas possibilidades de espetáculo e, conseqüentemente, abrindo novas reflexões sobre a sétima arte, colocand.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Rotina do Vale
Descrição: Portal informativo sobre eventos culturais, educativos e artísticos que acontecem nos municípios do Vale do São Francisco (Bahia e Pernambuco).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luiz Adolfo de Paiva Andrade - Coordenador / Irislane Pacheco - Integrante / Eliane Simões - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
DIVERCULT - Jogo digital para o aprendizado lúdico dos direitos humanos e inclusão
Descrição: O projeto DIVERCULT consiste no desenvolvimento de um jogo digital 2D, customizável, multiplataforma e acessível, disponibilizado na plataforma web, que oportunizará aos professores e alunos das licenciaturas aprenderem de forma lúdica conteúdos de Direitos humanos e inclusão. A idéia centra-se na necessidade de investigar como um jogo digital pode se constituir em um ambiente que contribua para a formação qualificada dos alunos em direitos humanos e inclusão nas diversas licenciaturas, estimulando os mesmos a constituírem-se em formadores voltados para o combate às violações dos direitos, educando na tolerância, na valorização da dignidade e nos princípios democráticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luiz Adolfo de Paiva Andrade - Integrante / Juliana Moura - Integrante / Jader Albuquerque - Integrante / Felix Neto - Integrante / Suiane Ferreira - Integrante / Patricia da Hora - Integrante / Murilo do Carmo Boratto - Coordenador / Francine Mendes dos Santos - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2016 - 2018
SmartChico: cartografia cultural do Vale do São Francisco
Descrição: Este projeto culminou no desenvolvimento de uma plataforma digital livre e georeferenciada, com a finalidade de promover a cultura da região do Vale do São Francisco, relacionada às cidades baianas de Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Casanova e Remanso. Para coleta tratamento e divulgação dessas informações, serão utilizadas dinâmicasenvolvendo mídias locativas (GPS) e produção de conteúdo informativo em base de dados georeferenciados (Open Street Maps) e Blogs (Wordpress), com base em aspectos ligados à cultura regional, como urbanografia (arte de rua, esculturas, monumentos, lendas urbanas), equipamentos culturais públicos, música, audiovisual, turismo (serras, parques, cachoeiras etc). A metodologia a ser adotada nesta pesquisa é a ?Teoria Ator-Rede?, que analisa a formação do tecido social a partir das associações entre actantes humanos e não-humanos. O aplicativo SmartChico está disponível gratuitamente nas lojas App Store e Google Play Store.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Adolfo de Paiva Andrade - Coordenador / Cecílio Bastos - Integrante / Ingryd Hayara dos Santos - Integrante / Livia dos Santos Silva - Integrante / Andressa Bezerra Silva - Integrante / Ubirajara Lima JR - Integrante / Mônica Farias Menezes Vicente - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
2015 - 2015
GPS Coquetel Musical
Descrição: O presente projeto tem como objetivo promover a capacitação de estudantes de ensino médio e superior da região do Vale do São Francisco (interior dos estados da Bahia e Penambuco) para o desenvolvimento de jogos digitais locativos. No Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU) de Petrolina - PE, serão realizadas quatro oficinas de formação (10h cada): game design e mídias locativas, mapemento e mídias locativas, smart citizen e música regional. Paralemente à essas oficinas, foi desenvolvido um jogo locativo chamado "GPS Coquetel Musical", a ser disponibilizado gratuitamente nas plataformas Android e iOS, no qual a turma de alunos realizou uma etapa de game design chamada beta testing. O projeto se insere no âmibito do programa LabCEUS ? Laboratórios de Cidades Sensitivas, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti ? Pesquisa e Inovação para as Cidades, em parceria com o Ministério da Cultura, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo Baiano..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (13) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Luiz Adolfo de Paiva Andrade - Coordenador / Jorge Vasconcellos - Integrante / Adelino Mont'Alverne - Integrante / Macello Medeiros - Integrante.Financiador(es): Ministério da Cultura - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2011 - 2012
Capitães da Areia - Plano transmídia com ênfase em jogos digitais.
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver sete jogos digitais usando como referencial o livro "Capitães da Areia" de Jorge Amado. O mote para desenvolvimento desses games é criar uma expansão transmídia para o conteúdo da obra original, usando as plataformas web, smartphone e Facebook. O projeto foi patrocinado pela Vivo Telefonia e pelo Governo do Estado da Bahia, através do programa FAZCULTURA..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista OPARA
2012 - Atual
Periódico: Contracampo (UFF)
2006 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF)


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Games.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Novas Tecnologias.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos de mídia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Geografia da Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Teoria do Espaço.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio Converge de Inovação Digital - melhor jogo - "A Fórmula do Conhecimento", Converge Comunicações.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, L. A. P.2018ANDRADE, L. A. P.; MEDEIROS, M. . Towards a (Ludic) Resonant and Sensory Enviroment: Space, Music and Locative Gaming. Acta Ludologica, v. 1, p. 16, 2018.

2.
ANDRADE, L. A. P.2018ANDRADE, L. A. P.. Research method for locative games. MedieKultur: Journal of media and communication research, v. 34, p. 52-70, 2018.

3.
ANDRADE, LUIZ ADOLFO2018ANDRADE, LUIZ ADOLFO. GAME STUDIES ENCONTRAM JOGOS PARA SAÚDE: Uma entrevista com Espen Aarseth e Rune Nielsen. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 4, p. 858-873, 2018.

4.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2017ANDRADE, Luiz Adolfo; BASTOS, C. . RECURSOS CRIATIVOS, MÍDIA LOCATIVA E ARTE URBANA: EXPERIENCIANDO O LUGAR DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 6, p. 201, 2017.

5.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2016ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e Espaço Geográfico Usos e apropriações das mídias locativas nos jogos digitais. MÍDIA E COTIDIANO, v. 10, p. 63-82, 2016.

6.
MENEZES, F.2015MENEZES, F. ; SALVADORI, J. ; ANDRADE, Luiz Adolfo . TRADUÇÃO MULTIMODAL: ASPECTOS ESTRUTURAIS DE ASSASSIN?S CREED.. Revista Diálogos, v. II, p. 852-862, 2015.

7.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2014ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos eletrônicos e geografia da comunicação: espaço, lugar e mediação na (ciber)cultura do entretenimento. Tríade, v. 2, p. 71-86, 2014.

8.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2014ANDRADE, Luiz Adolfo. Um código para jogar: mídia locativa, espaço e lugar. Interin (UTP), v. 17, p. 117, 2014.

9.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2013ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos pervasivos: educação, cultura e cidades digitais. Opara, v. 3, p. 01, 2013.

10.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2013ANDRADE, Luiz Adolfo; MEDEIROS, Macello . Jogos pervasivos e zonas bluetooth: espaço, lugar e mediação em práticas comunicacionais contemporâneas. Culturas Midiáticas, v. 6, p. XX, 2013.

11.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2012ANDRADE, Luiz Adolfo. Espaço, jogos e comunicação: rumos para cultura transmidia. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 25, p. 1, 2012.

12.
OLIVEIRA, T.2010OLIVEIRA, T. ; ANDRADE, Luiz Adolfo . Um jogo de realidades e ficcionalidades. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 22, p. 11-1, 2010.

13.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2010ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos Em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbanas e Sociabilidade. Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 1, p. 63-79, 2010.

14.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2009ANDRADE, Luiz Adolfo. Obsessão compulsiva: games, efeitos em terceira pessoa e funções pós-massivas nas (re)mediações da (ciber)cultura do entretenimento. Ícone (Recife), v. 10, p. 133-160, 2009.

15.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2009ANDRADE, Luiz Adolfo. Alternate Reality Games e Espacialização Novos lugares, fluxos e negócios através dos jogos eletrônicos.. RUA. Revista Universitária do Audiovisual, v. 5, p. 13, 2009.

16.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2007ANDRADE, Luiz Adolfo. O Herói Informacional. Dinâmicas corporais do RPG inscritas no design do jogo eletrônico. Ciberlegenda (UFF), v. 16, p. 10, 2007.

17.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2007ANDRADE, Luiz Adolfo. Conhecimento e simulação. O que podemos aprender jogando MMORPG. Teias (Rio de Janeiro), v. 8, p. 13, 2007.

18.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2007ANDRADE, Luiz Adolfo. A Realidade Alternativa. Comunicação, conhecimento e marketing viral no desafio dos ARGs. Lumina, v. 9, p. 47-61, 2007.

19.
ANDRADE, Luiz Adolfo;ANDRADE, LUIZ ADOLFO2006ANDRADE, Luiz Adolfo. A Corporalidade do RPG inscrita no Design do Jogo Eletrônico. Sessões do Imaginário, v. 15, p. 40-46, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos Locativos. 1. ed. Salvador: EdUFBA, 2016. v. 1. 73p .

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos digitais, cidade e (trans)mídia: a próxima fase. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. v. 1000. 283p .

3.
ANDRADE, Luiz Adolfo; FALCAO,Thiago (Org.) . Realidade Sintética: jogos eletrônicos, comunicação e experiência social. 1. ed. São Paulo: Scortecci, 2012. v. 100. 247p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O Lugar na Transmídia: jogos digitais, convergência e comunicação. In: Lynn Alves; Hugo Saba; Claúdio R. B. Souza. (Org.). Interfaces entre Games, Pesquisa e Mercado. 1ed.Salvador: Editora IFBA, 2016, v. 1, p. 57-84.

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo; MEDEIROS, M. . Jogos locativos, espaço urbano e música: rumo a um ambiente (lúdico) sensorial ressonante. In: Simone Pereira de Sá, Beatriz Polivanov, Simone Evangelhista. (Org.). Música, som e cultura digital: perspectivas comunicacionais brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2016, v. 1, p. 147-162.

3.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Cidades digitais, computadores ubíquos e jogos pervasivos: novas ferramentas de aprendizado. In: Simone Lucena. (Org.). Cultura digital, jogos eletrônicos e educação. 1ed.Salvador: EdUFBA, 2014, v. 1, p. 47-71.

4.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SA, SMAPS . This Is Not A Song! Games, computação ubíqua e os novos canais para circulação da canção. In: Luiz Adolfo de Andrade, Thiago Falcão. (Org.). Realidade Sintética: jogos eletrônicos, comunicação e experiência social. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2012, v. 1, p. 73-95.

5.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Alternate Reality Games e Mobilidade: Discutindo o Mecanismo de Imersão nos Jogos Pervasivos. In: Luiz Adolfo de Andrade, Thiago Falcão. (Org.). Realidade Sintética: jogos eletrônicos, comunicação e experiência social. São Paulo: Scortecci, 2012, v. 1, p. 129-156.

6.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos de Realidade Alternativa Modos para relacionar espaço, consumo e transmídia. In: José Carlos Ribeiro, Thiago Falcão, Tarcízio Silva. (Org.). Mídias Sociais: saberes e representações. 1ed.Salvador: EdUFBA, 2012, v. 1, p. -.

7.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos de Realidade Alternativa: modos para relacionar espaço, consumo e transmidia. In: José Carlos Ribeiro, Thiago Falcão, Tarcizio Silva. (Org.). Midias Sociais: saberes e representações. 1ed.Salvador: EdUFBA, 2012, v. 1, p. 175-196.

8.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Expandindo o círculo mágico: jogos de realidade alternativa e as reconfigurações no espaço lúdico e na cultura participativa.. In: GOBIRA,P.; CARRIERI, A.. (Org.). JOGOS E SOCIEDADE: explorando as relações entre jogos e vida. 1ed.Belo Horizonte: Crisálida/NEOS, 2012, v. 1, p. 1-24.

9.
FALCAO,Thiago ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; FERREIRA, E. ; BRUNI, Paolo . Locative media and playful appropriations or how electronic games help to redefine the meaning of space. In: FIRMINO, R.; DUARTE, F. ULTRAMARI, C.. (Org.). ICTs for Mobile and Ubiquitous Urban Infrastructures: Surveillance, Locative Media and Global Networks. 1ed.: IGI-Global, 2011, v. 1, p. 186-204.

10.
SA, SMAPS ; ANDRADE, Luiz Adolfo . Entretenimento e cibercultura:o que os mundos virtuais Second Life e StarWars Galaxies nos ensinam sobre a primeira vida. In: VARGAS, H; SANTOS, R.E; CARDOSO, J.B.F.. (Org.). Mutações da Cultura Midiática. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2009, v. 1, p. 77-98.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Entre Fantasmas e Zumbis: a influência na ameaça terrorista nos filmes de horror. As Flores do Mal (C.L.A.E - Círculo Analítico Literário e Experimental), Juazeiro -BA, p. 20 - 31, 13 ago. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. A. P.. Um conto de duas telas: computação ubíqua, espaço e Pokémon GO. In: Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós), 2018, Belo Horizonte. http://portal.pucminas.br/compos2018/. Belo Horizonte: PUC, 2018.

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo; MEDEIROS, Macello . Jogos Digitais e Espaço Urbano: o caso de GPS Coquetel Musical. In: Congresso INTERCOM, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Intercom São Paulo - SP. São Paulo: USP, 2016. v. 1.

3.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos Digitais e Midias Locativas: Desenhando a virada espacial na cultura dos games. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2015, Rio de Janeiro. h. Rio de Janeiro: Universidade Federal da Rio de Janeiro, 2015.

4.
BARBOSA, G ; ANDRADE, Luiz Adolfo . Do oral ao hipertexto: a (re)existiencia do cordel na superfluidez do ciberespaço. In: VIII Simpósio Anual da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), 2014, São Paulo. http://www.abciber.org.br/simposio2014/?trabalhos_aprovados. São Paulo: ESPM, 2014.

5.
ANDRADE, Luiz Adolfo; BARROS, L. . Adoção e (Homo) afetividade em rede: Comunidades virtuais como ambientes de aprendizagem. In: III Ecovale - Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco, 2013, Juazeiro. Anais do III Ecovale, 2013.

6.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos de realidade alternativa e novos canais para a circulação musical: o caso de Year Zero. In: V Congressos dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação (CONECO), 2012, Niterói. V CONECO. Niterói: EdUFF, 2012.

7.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games, lugar e redes sociais. Uma análise dos ambientes de conexão generalizada. In: VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2010, Salvador. VI Seminário de Jogos Eletrônicos Comunicação e Cultura. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2010.

8.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos, cidades e redes sociais: processos de espacialização nos alternate reality games. In: III Encontro da Associação de pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2009, São Paulo. III ABCIBER. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2009.

9.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e processos de espacialização: a produção de espaço dos ARGs a serviço da Comunicação Social. In: IV Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IV CONECO. Niteroi: Universidade Federal Fluminense, 2009.

10.
SA, SMAPS ; ANDRADE, Luiz Adolfo . Second Life e Stars Wars Galaxies: encenando o jogo da vida na (ciber)cultura do entretenimento.. In: XVII Encontro Anual da Compós., 2008, São Paulo. CD-ROM, 2008.

11.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Efeitos em terceira pessoa e funções pós-massivas: o caso de Obsessão Compulsiva.. In: II Simpósio da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura, 2008, São Paulo. II Abciber. São Paulo, 2008.

12.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Realidades Alternadas ou revelações de Lost sobre games e ficção seriada. In: Colóquio Internacional "Televisão e Realidade", 2008, Salvador. CD-ROM. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2008.

13.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games em Pauta. A relação entre jogos eletrônicos, blogs e jornalismo online.. In: III CONECO - Congresso dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2008, Rio de Janeiro. III CONECO. Rio de Janeiro: UERJ, 2008.

14.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Realidades Alternadas. Novas funções cognitivas no mundo dos ARGS. In: IV Seminario de jogos Eletrônicos, Comunicação e Educação, 2008, Salvador. CD-Rom. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2008.

15.
ANDRADE, Luiz Adolfo. A Galaxia de Lucas. Discutindo os laços de sociabilidade nos MMORPGs. In: IV Poscom, 2007, Rio de Janeiro. CD Rom, 2007.

16.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Conhecimento e Simulação. O que podemos aprender jogando MMORPG. In: I Coloquio de Mídias e Educação, 2007, Rio de Janeiro. CD Rom, 2007.

17.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e Comunidades Virtuais. O que podemos prender jogando MMORPG. In: II Congresso dos Estudantes de Comunicação (Coneco), 2007, Rio de Janeiro. CD Rom, 2007.

18.
ANDRADE, Luiz Adolfo. A corporalidade do RPG inscrita no design do jogo eletrônico. In: XV Encontro Anual da Compós, 2006, Bauru. CD-ROM, 2006.

19.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O jogo informacional ou o que os MMORPGs podem nos ensinar sobre o capitalismo pós - industrial. In: I ULEPICC, 2006, Niterói. CD-Rom. Niterói: UFF, 2006.

20.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O videogame na Era da Informação. A relação entre os MMORPGs e o capitalismo pós-industrial.. In: III Póscom, 2006, Rio de Janeiro. CD-ROM. Rio de janeiro: PUC-RJ, 2006.

21.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O Herói Informacional. Dinâmicas corporais do RPG inscritas no design do jogo eletrônico. In: I CONECO, 2006, Rio de Janeiro. CD-Rom. Rio de Janeiro: CONECO, 2006.

22.
ANDRADE, Luiz Adolfo. A Galáxia de Lucas: de Guerra nas Estrelas ao Ethos Virtualizado. In: Intercom, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

23.
ANDRADE, Luiz Adolfo. A Cultura do Acesso. Uma experiência no mundo de Guerra nas Estrelas.. In: V Enlepicc, 2005, Salvador. CD-ROM, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Corpo Virtualizado. Dinâmicas Corporais do RPG inscritas no design do jgogo eletrônico. In: I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, 2006, São Paulo. CD-Rom. São Paulo: PUC-SP, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, L. A. P.. Mobs and Emergence in Locative Games. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Um conto de duas telas: computação ubíqua, espaço e Pokémon GO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANDRADE, L. A. P.. A Tale of Two Screens: space, locative gaming and actor-network theory. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANDRADE, L. A. P.; MEDEIROS, M. . Towards ​ ​ a ​ ​ (ludic) Resonant ​ ​ and ​ ​ Sensory ​ ​ Environment: Space, ​ ​ music ​ ​ and ​ ​ locative ​ ​ gaming. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ANDRADE, Luiz Adolfo; MEDEIROS, M. . Jogos Digitais e Espaço Urbano: o caso de GPS Coquetel Musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Desafios do Século XXI: Integração Social e Sustentabilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos Digitais e Midias Locativas: Desenhando a virada espacial na cultura dos games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos Locativos: teoria e design. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ANDRADE, Luiz Adolfo. GPS Games: espaço, mobilidade e localização no design de games. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos de Realidade Alterntiva: game design para transmídia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Cidades Digitais: espaço urbano, cibercultura e jogos eletrônicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos de realidade alternativa e novos canais para a circulação musical: o caso de Year Zero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos Pervasivos e Experiência Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Jogos, cidades e redes sociais: processos de espacialização nos alternate reality games.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e processos de espacialização: a produção de espaço dos ARGs a serviço da Comunicação Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e Redes Sociais: o caso dos ARGs. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Gestão de Midias Digitais e Redes Sociais da Internet. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e Mobilidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games como ferramenta de comunicação: desvendando os segredos do ARG da UNIJORGE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SA, SMAPS ; ANDRADE, Luiz Adolfo . Second Life e Stars Wars Galaxies: encenando o jogo da vida na (ciber)cultura do entretenimento.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Efeitos em terceira pessoa e funções pós-massivas: o caso de Obsessão Compulsiva... 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Realidades Alternadas ou revelações de Lost sobre games e ficção seriada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games em Pauta. A relação entre jogos eletrônicos, blogs e jornalismo online.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Realidades Alternadas. Novas funções cognitivas no mundo dos ARGS.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Profissões por um fio. Novas perspectivas para o profissional de Comunicação Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e Marketing Viral.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Pervasive Games e Marketing Viral. O papel do ARG em Meu Nome não é Johnny.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
ANDRADE, Luiz Adolfo. A Galaxia de Lucas. Discutindo os laços de sociabilidade nos MMORPGs.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Conhecimento e Simulação. O que podemos aprender jogando MMORPG.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e Comunidades Virtuais. O que podemos prender jogando MMORPG. II Congresso dos Estudantes de Comunicação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
ANDRADE, Luiz Adolfo. IV Encontro Design de Games Anhembi Morumbi, curso de Desing em Games da Universidade do Anhembi Morumbi. São Paulo, SP. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
ANDRADE, Luiz Adolfo. A corporalidade do RPG inscrita no design do jogo eletrônico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O jogo informacional ou o que os MMORPGs podem nos ensinar sobre o capitalismo pós - industrial.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O videogame na Era da Informação. A relação entre os MMORPGs e o capitalismo pós-industrial... 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O Herói Informacional. Dinâmicas corprais do RPG inscritas no design do jogo eletrônico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
ANDRADE, Luiz Adolfo. A Galáxia de Lucas: de Guerra nas Estrelas ao Ethos Virtualizado.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
ANDRADE, Luiz Adolfo. A Cultura do Acesso. Uma experiência no mundo de Guerra nas Estrelas.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Praticas emergentes da cultura participativa: uma análise das camadas criadas pelos jogadores nos alternate reality games. São Paulo: Scortecci, 2012. (Tradução/Artigo).

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Dinâmicas Participativas nos Jogos Socialmente Expandidos. São Paulo: Scortecci, 2012. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. 1º COLab ? Laboratório de Convergência para projetos contemplados no Edital nº 03/2013 do Programa de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. 2014.

Programas de computador sem registro
1.
MEDEIROS, M. . GPS Coquetel Musical. 2015.

2.
AMANCIO, A. C. ; CLUA, E. ; ANDRADE, Luiz Adolfo . França Antártica (jogo eletrônico). 2007.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Usina Livre. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Programa Bastidores. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ANDRADE, LUIZ ADOLFO. Lupulado. 2018; Tema: Cultura da cerveja artesanal.. (Blog).

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo; BRUNI, Paolo . Porreta Games. 2017; Tema: Jogos digitais, jogos de tabuleiro, transmídia.. (Blog).

3.
LEMOS, A. L. M. ; RIBEIRO, J. C. ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; FALCAO,Thiago . Grupo de Pesquisa em Cibercidades. 2010; Tema: Cibercultura. (Blog).

4.
FALCAO,Thiago ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; BRUNI, Paolo ; FERREIRA, E. . Realidade Sintética. 2009; Tema: Jogos Eletrônicos. (Blog).

5.
SA, SMAPS ; NERCOLINI, M. ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; GARSOM, M. ; WALTENBERG, L. . Laboratório de Culturas Urbanas, lazeres e tecnologia. 2007; Tema: Cibercultura. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Desvendadno Capitães da Areia. Como desenvolver projeto de comunicação com ênfase em games.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SENNA, O. ; ANDRADE, Luiz Adolfo . Projeto Irradiar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Game design para o século XXI: criando jogos de realidade alternativa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALVES< Lynn ; ANDRADE, Luiz Adolfo . Curso de Especialização em Game design. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
LEMOS, André ; RIBEIRO, J. C. ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; MEDEIROS, Macello ; SILVA, Fernando F. . Curso de Extensão em Midias Locativas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ANDRADE, Luiz Adolfo; BRUNI, Paolo ; FALCAO,Thiago . I Workshop Realidade Sintetica de Jogos Eletrônicos, Comunicação e Cultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Games e Mobilidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Oficina de Criação de Roteiro para Games. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Curso de Extensão em Criação de Roteiros para Games. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Diversidade. 2003. Vídeo.

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Couro de Boi. 2003. Vídeo.

3.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Denise. 2002. Vídeo.

4.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O Pequeno Circo Místico. 2001. Vídeo.

5.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Incivilíadas. 2001. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo; MUNOZ, Y. ; BRUNI, Paolo . Capitães da Areia. 2012 (Jogo eletrônico).

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo; BRUNI, Paolo ; MUNOZ, Y. . Caçadores de Energia. 2010 (Jogo pervasivo).

3.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Desenrola. 2009 (Alternate Reality Game jogo eletrônico).

4.
ANDRADE, Luiz Adolfo; BRUNI, Paolo ; FALCAO,Thiago . A Fórmula do Conhecimento. 2009 (Alternate Reality Game jogo eletrônico).

5.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Obsessão Compulsiva. 2008 (Alternate Reality Game jogo eletrônico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANDRADE, L. A. P.; Betonnasi, A.; NASCIMENTO, J.. Participação em banca de Kesia Araujo da Silva. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ELETRÕNICAS: A LINGUAGEM HÍBRIDA COMO AGENTE DE LETRAMENTO MIDIÁTICO NO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGESA) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ANDRADE, L. A. P.; DUARTE, F.; ALVES< Lynn. Participação em banca de Eveli Rayane da Silva Ramos. AS LIÇÕES DE SEMIRA: CONTRIBUIÇÕES DE UM APLICATIVO JOGÁVEL PARA O LIVRO DIDÁTICO ?CONHECENDO SEMIÁRIDO 1. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGESA) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ANDRADE, Luiz Adolfo; AMORIM, R; MEDEIROS, M.. Participação em banca de Cecílio Ricardo de Carvalho Bastos. Cartografia Urbanográfica no Sertão do São Francisco: uma proposta infocomunicacional a favor da articulação de novos espaços de arte e educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ANDRADE, Luiz Adolfo; RIBEIRO, M. S. S.; AMORIM, R. Participação em banca de Manuela Pereira da Silva. EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO ? UM DIÁLOGO A PARTIR DOS USOS DAS TIC. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
ALVES< Lynn; ANDRADE, Luiz Adolfo; CAYRES, V.; MATTA, A.. Participação em banca de Filipe Tiago Lima Pereira. GAME DESIGN E GAMES EDUCATIVOS: PROJETANDO MECÂNICAS DIRECIONADAS À APRENDIZAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
ALVES< Lynn; SANTOS, E.; HETKOWSKI, T.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Tatiana Santos da Paz. CULTURA DA MOBILIDADE E AUTORIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DOS TABLETS EM UMA ESCOLA DE SALVADOR. 2014. Dissertação (Mestrado em PPEduC) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
LEMOS, A. L. M.; HOLANDA, A; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Leonardo Ferreira. A Experiência do Espaço em Jogos Eletrônicos: cidades em Skyrim, Sleeping Dogs e Aion. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

8.
MAGALHAES, L. O.; LIMA, M.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Emanuela Santos Lisboa. Multidões Instantâneas: a internet como espaço para novas práticas sociais. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG EM LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

9.
MERCADO, L. P.; GAIA, R.; FRANCISCO, D.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Nasson Paulo Salles Neves. Educação semi-presencial mediada por interface: o potencial pedagógico da hipermídia. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

10.
ALVES< Lynn; ANDRADE, Luiz Adolfo; SINDERDTRICKER, I.; HETKOWSKI, T.. Participação em banca de Gustavo Erick de Andrade. Mundos Possíveis: Processos criativos no desenvolvimento de roteiros para jogos eletrônicos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
FERREIRA, J.; BANDEIRA, A. A.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Thiago Pagano. Controle de semáforos de trânsito em cruzamentos utilizando lógica fuzzy. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Modelagem Computacional) - Fundação Visconde de Cairu.

Teses de doutorado
1.
FRAGOSO, S. D.; REGIS, F.; MESSIAS, J.; FONTANIVE, M.; ANDRADE, L. A. P.. Participação em banca de Breno Maciel Souza Reis. EXPERIÊNCIA DE JOGO COMO A AFINAÇÃO EM UMA TONALIDADE AFETIVA LÚDICA: STIMMUNG, LARGS E REENCANTAMENTO DO MUNDO NO INGRESS. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo; ALVES< Lynn; FREITAS, MT; SANTOS, I; FERRARI, A; ARRUDA, E. Participação em banca de Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro. Newsgame e Aprendizagem: possibilidades de construção de conhecimento a partir da interação com jogos digitais".. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
SANT'ANNA, C; GENVO, S.; ANDRADE, Luiz Adolfo; ALVES< Lynn; DURAN, A. Participação em banca de Victor de Morais Cayres. Dramaturgia em expansão: analise dos procedimentos dramaturgicos em World of Warcraft. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

4.
COUTO, E.; ALVES< Lynn; PORTO, C; LEIRO, A; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Camila Lima Santana e Santana. Visibilidade mediada:estratégias e ações docentes no twitter. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
FRAGOSO, S. D.; REYES, P.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Breno Maciel Souza Reis. O jogo e o mundo: jogos locativos de realidade alternativa e as experiências comunicacionais e urbanas contemporâneas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo; AMORIM, R; MEDEIROS, M.. Participação em banca de Cecílio Ricardo de Carvalho Bastos. Cartografia urbanográfica do Sertão do Francisco: uma proposta infocomunicacional a favor da articulação de novos espaços de arte e educação.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGESA) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo; Betonnasi, A.; HETKOWSKY, T.; VERGUEIRO, W.. Participação em banca de LUCAS LINS MUNIZ PIMENTA. ANTES DO KIMERA ? UMA EXPANSÃO TRANSMIDIÁTICA: MEMORIAL REFLEXIVO SOBRE USO DE QUADRINHOS EM SALA DE AULA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO (GES) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ALVES< Lynn; ANDRADE, Luiz Adolfo; SANTOS, E.. Participação em banca de Tatiana Paz. CULTURA DA MOBILIDADE E AUTORIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DOS TABLETS NA REDE MUNICIPAL. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ALVES< Lynn; SINDERDTRICKER, I.; ANDRADE, Luiz Adolfo; HETKOWSKI, T.. Participação em banca de Gustavo Erick Andrade. Mundos Possíveis: processos criativos e autorais na elaboração de roteiros para jogos digitais con fins educacionais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPEduC) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
ANDRADE, Luiz Adolfo; GONCALVES, M.; REGIS, F.. Participação em banca de Vinicius Mello. Propostas de definição de Jogabilidade por meio do design de games e da experiência do jogador análise dos jogos Super Mario Bros e Little Big Planet. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MAGALHAES, L. O.; LIMA, M.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Emanuela Lisboa. A Internet como espaço de novas práticas sociais: a capacidade dos flash mobs para mobilizar pessoas e mudar conceitos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPG EM LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo; RIBEIRO, M. S. S.; SILVA, M. P.. Participação em banca de Nayara Santos Mota/ Alain Santos Rocha. Informática na Educação: o papel do professor e os novos desafios. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Novas Tecnologias e Contemporaneidade) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
LEONEL, T; ANDRADE, Luiz Adolfo; COELHO, W. Participação em banca de Jaquelyne Costa. Plano de comunicação para Instalação do Setor de Assessoria no Instituto de Educação de Petrolina. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

3.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SIQUEIRA, G.; LEONEL, T. Participação em banca de Emaisa Lima & Tianne Mirela Barros. Plano de comunicação para Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado da Bahia - Associação dos Professores de Juazeiro (APJ). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

4.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SIQUEIRA, G.; FREITAS, R.. Participação em banca de Marcia Gabriella D. Moura / Catharine Oliveira Matos. Plano de Comunicação - Núcleo de Arte Nego D'agua. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

5.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SIQUEIRA, G.; LEONEL, T. Participação em banca de Jadnaelson da Silva Souza & Elaine Silva Barbosa. Plano de Comunicação para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro - BA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

6.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SIQUEIRA, G.; ANDRADE, E.. Participação em banca de Thalita Bezerra & Maria Daniela Duarte. Plano de comunicação para Sindicato dos Comerciários. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

7.
ANDRADE, Luiz Adolfo; LEONEL, T; ROMEIRO, C.. Participação em banca de Larissa Dantas Brandão/ Luciana dos Passos Bispo. Ética e Cibercultura: o caso do Blog Folha do São Francisco. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

8.
MARTINS, J.; AMORIM, D; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Jorge Gonçalves dos Santos. Uso da informática e da internet nos discursoso de professores e alunos no CETEP SSFII AC, em Uauá-BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido-Brasileiro) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo; BITTENCOURT, R.; SANTOS, D.. Participação em banca de Yuri Ricardo Mattos.ENTENDENDO A REFERÊNCIA: OS EASTER EGGS DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SANTOS, C.; LEONEL, T. Participação em banca de Carlos Humberto.Livro Reportagem "Juazeiro Social Clube". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
LEONEL, T; MENEZES, J; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Aloísio Alex Oliveira.Banda de Música e Sociedade Sanfraciscana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SANTOS, D.; BITTENCOURT, R.. Participação em banca de Yuri Ricardo Mattos.ENTENDENDO A REFERÊNCIA: OS EASTER EGGS DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
BANDEIRA, O.; MARQUES, J.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Åmanda Santos da Costa Silva.Indios Kiriri na Internet - imprimindo uma versnao digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
ANDRADE, Luiz Adolfo; LEONEL, T; COELHO, T.. Participação em banca de Alieny Aparecida da Silva.Jornalismo em tempos de gatewaching: um estudo de caso da cobertura da Mídia Ninja em 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
FIGUEIREDO, R. T.; ANDRADE, Luiz Adolfo; SILVA, A. Participação em banca de Emerson Janini Lopes Vieira.Padrões de Projeto GOF na melhoria do desenvolvimento de jogos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

8.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SANTOS, I. A.; SOARES, P.. Participação em banca de Itala Brito e Luzinete Lopes.O uso da informática na educação em Campos do Salitre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
ANDRADE, Luiz Adolfo; AMORIM, D; AMORIM, R.. Participação em banca de Inayero Sá.GPS e Computação ubíqua: mapeando o uso das Tics na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

10.
ANDRADE, Luiz Adolfo; MENEZES, J; SOUZA, A.. Participação em banca de Mario Henrique Carvalho Alves.Futsal e jogos escolares: contribuindo para a formação cidadã dos jovens de Petrolina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
ANDRADE, Luiz Adolfo; NONATA, S.; MENEZES, J. Participação em banca de Elizandro Quintino Oliveira.Mudanças na Rotina da TV Grande Rio: da edição analógica à não linear. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
BANDEIRA, O.; FREITAS, R.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Danilo Mendes Duarte.Juazeiro, cidade sorriso: a influência do antigo porto de Juazeiro para a construção de uma identidade cultural boêmia na cidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
ANDRADE, Luiz Adolfo; MENEZES, J; MARTINS, J.. Participação em banca de Raoni Santos Pinheiro.As abordagens da música local pelo Diário de Pernambuco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
ANDRADE, Luiz Adolfo; PEREIRA, M.; SIQUEIRA, G.. Participação em banca de Nizete Brito.O uso do twitter nas eleições de 2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
ANDRADE, Luiz Adolfo; CARVALHO, V.; SIQUEIRA, G.. Participação em banca de Luis Aeduardo Gomes e Santos.Jornalismo e Wikileaks na era da ciberdemocracia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
ANDRADE, Luiz Adolfo; BASTOS, C.; SANTA-INES, L.. Participação em banca de Irislane da Silva Pacheco.FUTEBOL NA REDE: O uso do Twitter por clubes ? Análise do perfil @SaoPauloFC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
FIORELLI, M.; ROSSETO, G.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Nadja Pereira dos Santos.Jogos de Informação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Estácio de Sá (FIB - SSA).

18.
RIBEIRO, J. C.; ZEBRAL, A.C.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Rafael Pacheco, Rennan Caixto, Carmen Barreto e Flávia O..Machinima. uma nova forma de construção de narrativas audiovisuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social. habilitação em Hipermidia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

19.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Participação em banca de Andre Alves Garzia.Admiravel Midia Nova. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

20.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SA, SMAPS; ALBUQUERQUE, A.. Participação em banca de Fernando Azevedo.Jogos Eletrônicos e Cinema. A narrativa dos RPGs e o advento dos gráficos tridimensionais.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, C.; PAIVA, C.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Seleção Pública para Admissnao de professor Substituto - edital 103/2015. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

2.
RENNER, J.; BANDEIRA, O.; ANDRADE, Luiz Adolfo. Processo seletivo simplificado para contratação de professor (Edital UNEB 006-2013). 2013. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo; SOUZA, A.; MARTINS, J.. Avaliação de trabalhos para o Expocom Nordeste. 2013. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABCiber. Jogos locativos e Sistemas Emergentes: apontamentos para educação. 2018. (Congresso).

2.
Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós). Um conto de duas telas: computação ubíqua, espaço e Pokémon GO. 2018. (Congresso).

3.
Central & Eastern European Game Studies - CEEGS. Towards a (ludic) Resonant and Sensory Environment: Space, music and locative gaming. 2017. (Congresso).

4.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação -INTERCOM. Jogos Digitais e Espaço Urbano: o caso de GPS Coquetel Musical. 2016. (Congresso).

5.
II SGames.Jogos Locativos. 2015. (Simpósio).

6.
SBGames. Jogos GPS Coquetel Musical. 2015. (Congresso).

7.
XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM. Jogos digitais e mídias locativas. 2015. (Congresso).

8.
IX Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.GPS Games : espaço, mobilidade e localização no design de jogos eletrônicos. 2013. (Seminário).

9.
VIII Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Jogos de realidade alternativa: game design para transmídia. 2012. (Seminário).

10.
XXI Encontro da Compós. 2012. (Congresso).

11.
VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Games e Experiência Urbana. 2010. (Seminário).

12.
Cibercomunica 4.0.Games e Redes Sociais; o caso dos ARGs. 2009. (Seminário).

13.
Interculte - 4o Encontro Interdisciplinar de Comunicação, Tecnologias e Cultura.Games e Comunicação: desvendando os segredos do ARG da Unijorge. 2009. (Encontro).

14.
Palestra.Jogos e Mundo Digital. 2009. (Outra).

15.
Semana do Administrador.Gestão de Midias Digitais e Redes Sociais da Internet. 2009. (Encontro).

16.
Fluxus - ECO - UFRJ.Games e Marketing Viral. 2008. (Seminário).

17.
Game Cultura.Pervasive Games e Marketing Viral. O papel do ARG em Meu Nome não é Johnny. 2008. (Encontro).

18.
Policom - Faculdade Dois de Julho. Profissões por um fio. Novas perspectivas para o profissional de Comunicação Social. 2008. (Congresso).

19.
IV Encontro Anual do curso de Design em Games Universidade Anhembi morumbi. A Galaxia de Lucas. Sociabilidade nos MMORPG. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo; GUENA, M. ; MOREIRA, G. ; SILVA, A. ; SANTOS, C. . III Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco. 2013. (Congresso).

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo. Simpósio Social do São Francisco (SIMFACAPE). 2012. (Outro).

3.
GONCALVES, C. ; QUEIROZ, A. ; ANDRADE, Luiz Adolfo . V Simpósio Social do São Francisco (SIMFACAPE). 2012. (Outro).

4.
ALVES< Lynn ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; FALCAO,Thiago ; BRUNI, Paolo . VI Seminario de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2010. (Congresso).

5.
POLIVANOV, B. ; DAEMON, F. ; SALLES, E. ; LATTANZI, A. ; NOGUEIRA, M. A. ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; CARVALHO, V. . IV CONECO - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação,. 2009. (Congresso).

6.
ANDRADE, Luiz Adolfo; CARVALHO, V. ; CORREA, F. ; LATTANZI, A. ; POLIVANOV, B. ; SALDANHA, P. ; SALLES, E. . III CONECO - Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. 2008. (Congresso).

7.
ANDRADE, Luiz Adolfo. I Stardom in Brazilian Cinema. 2007. (Outro).

8.
ANDRADE, Luiz Adolfo; CARVALHO, V. ; CASTRO, R. ; CORREA, F. ; FAUSTINO, J. ; KRAPP, J. ; LATTANZI, A. ; PATTERMAN, M. ; POLIVANOV, B. ; SALDANHA, P. ; SALLES, E. . II Congresso dos Estudantes de Comunicação (CONECO). 2007. (Congresso).

9.
ANDRADE, Luiz Adolfo; CARVALHO, V. ; CASTRO, R. ; CORREA, F. ; LATTANZI, A. ; POLIVANOV, B. ; SALDANHA, P. ; SALLES, E. . I Congresso dos Estudantes de Pós Gaduação em Comunicação do Rio de Janeiro. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
LARA RIBEIRO CAVALCANTI DE ALMEIDA. Whatsapp e FakeNews. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em PPGESA) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Tiago Carvalho. Novas mídias no semiárido brasileiro: Análise dos impactos das redes sociais nas práticas de letramento das escolas públicas de Juazeiro-BA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cecílio Ricardo de Carvalho Bastos. Cartografia Urbanográfica no Sertão do São Francisco: uma proposta infocomunicacional a favor da articulação de novos espaços de arte e educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

2.
Manuela Pereira de Almeida. EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO ? UM DIÁLOGO A PARTIR DOS USOS DAS TIC. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

3.
Kesia Araujo. Histórias em Quadrinhos e Jogos Digitais ? A leitura numa perspectiva Interdisciplinar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

4.
Eveli Rayane Ramos. CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA POTENCIALIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nayara Santos Mota/ Alain Santos Rocha. Informática na Educação: o papel do professor e os novos desafios. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Novas Tecnologias e Contemporaneidade) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

2.
Emaisa Lima. Plano de comunicação para Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado da Bahia - Associação dos Professores de Juazeiro (APJ). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

3.
Tianne Mirela Barros e Silvsa. Plano de comunicação para Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado da Bahia - Associação dos Professores de Juazeiro (APJ). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

4.
Jaquelyne Costa. Plano de comunicação para Instalação do Setor de Assessoria no Instituto de Educação de Petrolina. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

5.
Jadnaelson da Silva Souza & Elaine Silva Barbosa. Plano de Comunicação para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro - BA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

6.
Thalita Bezerra & Maria Daniela Duarte. Plano de comunicação para Sindicato dos Comerciários. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

7.
Larissa Dantas Brandão/ Luciana dos Passos Bispo. Ética e Cibercultura: o caso do Blog Folha do São Francisco. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

8.
Ana Carolina e Souza e Silva/ Gabriela Alves Canário. Plano de comunicação institucional para a Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (APAE) - Petrolina. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

9.
Gabriela Canário/ Ana Carolina Souza e Silva. Plano de Comunicação - APAE - Petrolina - PE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

10.
Marcia Gabriella D. Moura / Catharine Oliveira Matos. Plano de Comunicação - Núcleo de Arte Nego D'agua. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ascom e Novas Tecnologias de Informação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

11.
Ynayerô Alieksandrovitch Gomes. GPS e Computação Ubíqua: mapeando o uso das TIcs na escola. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Yuri Ricardo Mattos. ENTENDENDO A REFERÊNCIA: OS EASTER EGGS DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

2.
Aloísio Alex Oliveira. Banda de Música e Sociedade Sanfraciscana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

3.
Alieny Aparecida da Silva. Jornalismo em tempos de gatewaching: um estudo de caso da cobertura da Mídia Ninja em 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

4.
Itala Brito e Luzinete Lopes. O uso da informática na educação em Campos do Salitre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

5.
Mario Henrique Carvalho Alves. Futsal e jogos escolares: contribuindo para a formação cidadã dos jovens de Petrolina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

6.
Elizandro Quintino Oliveira. Mudanças na Rotina da TV Grande Rio: da edição analógica à não linear. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

7.
Raoni Santos Pinheiro. As abordagens da Música Local feitas pelo Diário de Pernambuco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

8.
Nilzete Brito. O uso do twitter nas eleições de 2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

9.
Luis Eduardo Gomes e Santos. Jornalismo e Wikileaks na era da ciberdemocracia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

10.
Irislane da Silva Pacheco. FUTEBOL NA REDE: O uso do Twitter por clubes ? Análise do perfil @SaoPauloFC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

11.
Andre Alves Garzia. Admirável Midia Nova. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

Iniciação científica
1.
Livia Santos Silva. SmartChico: cartografia turística do Vale do São Francisco. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.

2.
Ingryd Hayara dos Santos. SmartChico: cartografia de equipamentos culturais públicos do Vale do São Francisco. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo e multimeios) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Adolfo de Paiva Andrade.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
MEDEIROS, M. . GPS Coquetel Musical. 2015.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ANDRADE, Luiz Adolfo. O Lugar na Transmídia: jogos digitais, convergência e comunicação. In: Lynn Alves; Hugo Saba; Claúdio R. B. Souza. (Org.). Interfaces entre Games, Pesquisa e Mercado. 1ed.Salvador: Editora IFBA, 2016, v. 1, p. 57-84.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONCALVES, C. ; QUEIROZ, A. ; ANDRADE, Luiz Adolfo . V Simpósio Social do São Francisco (SIMFACAPE). 2012. (Outro).

2.
ANDRADE, Luiz Adolfo; GUENA, M. ; MOREIRA, G. ; SILVA, A. ; SANTOS, C. . III Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco. 2013. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
FALCAO,Thiago ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; BRUNI, Paolo ; FERREIRA, E. . Realidade Sintética. 2009; Tema: Jogos Eletrônicos. (Blog).

2.
LEMOS, A. L. M. ; RIBEIRO, J. C. ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; FALCAO,Thiago . Grupo de Pesquisa em Cibercidades. 2010; Tema: Cibercultura. (Blog).

3.
SA, SMAPS ; NERCOLINI, M. ; ANDRADE, Luiz Adolfo ; GARSOM, M. ; WALTENBERG, L. . Laboratório de Culturas Urbanas, lazeres e tecnologia. 2007; Tema: Cibercultura. (Blog).



Outras informações relevantes


Primeiro colocado na seleção para doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea na Universidade Federal da Bahia, processo 2007-2008.
Parecerista do Simpósio Brasileiro de Games (SBGames) em 2009 .
Quarto colocado para seleção de professor substituto da Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação Social (2009.1). 
Parecerista da revista Ciberlegenda (UFF) desde 2009.



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