Gelson Ribeiro dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3669138481623147
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Licenciado em Química pelo Instituto de Química de Araraquara - UNESP (2003), mestre em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (2006) e bacharel em Ciência e Tecnologia do Mar pela UNIFESP (2016). Atualmente é graduando do 10° termo do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental na UNIFESP Baixada Santista. Possui experiência no gerenciamento de resíduos perigosos, como professor de ciências no ensino fundamental, professor de química no ensino médio, pré-vestibular e superior, professor de prática de ensino e como pesquisador no campo de Educação em Ciências (Linguagem e Educação Química). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gelson Ribeiro dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, G. R.;SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.
Rua Silva Jardim, 136
Vila Matias
11015020 - Santos, SP - Brasil
Telefone: (13) 38783700
URL da Homepage: http://www.baixadasantista.unifesp.br/index.php


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: artigo científico; ensino superior; química.
Grande área: Ciências Humanas
2017
Graduação em andamento em Engenharia Ambiental.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Análise de parâmetros físico-químicos de efluentes líquidos de restaurantes do município de Santos (SP) e avaliação de alternativas de tratamento.
Orientador: Ronaldo José Torres.
2014 - 2016
Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Mar.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade Federal de São Paulo: considerações sobre interdisciplinaridade e complexidade.
Orientador: Maurício Lourenção Garcia.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
ETEC Dona Escolástica Rosa, CEETEPS, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Gerenciamento de resíduos potencialmente infectantes e químicos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2016 - 2016
Observação de aves como prática conservacionista. (Carga horária: 30h).
Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, PRCEU-USP, Brasil.
2016 - 2016
Incursões e discussões sobre o patrimônio. (Carga horária: 30h).
Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, PRCEU-USP, Brasil.
2015 - 2015
Clínica Integrada - Produção de Cuidado. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2015 - 2015
Teoria Política. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2015 - 2015
Análise Institucional. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2014 - 2014
Genética Forense na Identificação Humana. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Arte Urbana na Escola. (Carga horária: 12h).
Eduqativo - Instituto Choque Cultural, EDUQATIVO, Brasil.
2011 - 2011
Métodos Cromatográficos de Análise. (Carga horária: 180h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Conceitos Fundamentais em Química Orgânica. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
A Divulgação Científica nas aulas de Química. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
As linguagens e investigação do ensino de ciências. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Introdução aos Estudos do Discurso. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
O ensino de química via casos investigativos. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2003 - 2003
Violência no ambiente escolar. (Carga horária: 6h).
Instituto de Química de Araraquara-UNESP, IQAR-UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Multiculturalismo na Formação do Professor. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química de Araraquara-UNESP, IQAR-UNESP, Brasil.
2003 - 2003
O ensino de química em escolas públicas é viável?. (Carga horária: 2h).
Instituto de Química de Araraquara-UNESP, IQAR-UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Os desafios de ensinar através da experimentação. (Carga horária: 2h).
Instituto de Química de Araraquara-UNESP, IQAR-UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Cursos de Licenciatura de Graduação Plena. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Gestão e Administração do Tempo. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química de Araraquara-UNESP, IQAR-UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Formação Continuada. (Carga horária: 2h).
Instituto de Química de Araraquara-UNESP, IQAR-UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Por que o ensino de quimica (ainda ruim ) melhorou. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química da Universidade de Brasília, IQ/UNB, Brasil.
2002 - 2002
Contribuíções para a pesquisa em ensino de química. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química da Universidade de Brasília, IQ/UNB, Brasil.
2002 - 2002
A química do cabelo. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química da Universidade de Brasília, IQ/UNB, Brasil.
2002 - 2002
Aspectos didático-pedagógicos e socioculturais. (Carga horária: 12h).
Instituto de Química da Universidade de Brasília, IQ/UNB, Brasil.
2002 - 2002
Introdução a gestão Ambiental. (Carga horária: 20h).
Instituto de Química de Araraquara - UNESP, IQ/CAR, Brasil.
2002 - 2002
Química na Educação. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2001 - 2001
Modelos para o ensino de química. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2001 - 2001
Metodologia do ensino de química via telemática. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação à gestão, Carga horária: 12
Outras informações
Gestão de resíduos perigosos (químicos e biológicos) produzidos em atividades de ensino e pesquisa do campus Baixada Santista da UNIFESP.

Atividades

05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus BAIXADA SANTISTA, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Editorial Local do processo participativo de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da UNIFESP.
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus BAIXADA SANTISTA, .

Cargo ou função
Representante discente titular - Conselho do Curso de Engenharia Ambiental.
03/2018 - Atual
Extensão universitária , Campus BAIXADA SANTISTA, .

Atividade de extensão realizada
Voluntário na Câmara de Extensão e Cultura.
12/2017 - Atual
Extensão universitária , Campus BAIXADA SANTISTA, .

Atividade de extensão realizada
Voluntário no Projeto Verdejando a Silva.
3/2017 - 12/2017
Serviços técnicos especializados , Campus Baixada Santista, .

Serviço realizado
Bolsista de iniciação à gestão (Gestão de resíduos perigodos no campus Baixada Santista da UNIFESP).
05/2014 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Baixada Santista, .


Associação Vida Jovem, VJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Educador de Língua Inglesa, Carga horária: 13


Cursinho Atuamente, CPVAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário - Química, Carga horária: 2


Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo, FAPUNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador auxiliar, Carga horária: 12


Instituto de Química de São Carlos - USP, IQSC/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2004 - 02/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do IQSC, .

08/2004 - 12/2004
Estágios , Instituto de Química de São Carlos - USP, .

Estágio realizado
Estágiário Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino - Disciplina: Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I (2004 e 2005).

Instituto de Química de Araraquara - UNESP, IQ/CAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Extensão Universitária

Atividades

03/2003 - 12/2003
Direção e administração, Diretório Acadêmico Prof. Waldemar Saffioti, .

Cargo ou função
Diretor do Departamento de Representação Discente.
03/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências de Araraquara, .

Atividade de extensão realizada
Estagiário - Bolsista de Extensão Universitária.
05/2003 - 09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Extensão Universitária, .

Cargo ou função
Representante Discente TITULAR.
10/2002 - 09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curso de Graduação, .

Cargo ou função
Representante discente TITULAR.
09/2002 - 09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Extensão Universitária, .

Cargo ou função
Representante Discente TITULAR.
08/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências de Araraquara, .

Atividade de extensão realizada
Estagiário - Voluntário.
03/2001 - 07/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências de Araraquara, .

Atividade de extensão realizada
Estagiário - Bolsista de Extensão Universitária.
04/2001 - 04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Extensão Universitária, .

Cargo ou função
Repersentante Discente TITULAR.
03/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências de Araraquara, .

Atividade de extensão realizada
Estagiário Voluntário.

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB II - Química, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 32

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino III
Prática de Ensino IV
Estágio Supervisionado I
07/2010 - 12/2012
Direção e administração, Unidade Memorial da América Latina, .

Cargo ou função
Coordenação de Curso.
02/2012 - 06/2012
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado V
Química Geral e Experimental I
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Estágio Supervisionado II
Prática de Ensino IV
Prática de Ensino VI
02/2011 - 06/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado V
02/2011 - 06/2011
Ensino, Farmácia-Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral e Inorgânica
Química Orgânica I
Química Orgânica II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Prática de Ensino de Química IV
08/2010 - 12/2010
Ensino, Farmácia-Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica I
02/2010 - 07/2010
Ensino, Farmácia-Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica I
Química Orgânica II
02/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica I
08/2009 - 12/2009
Ensino, Farmácia-Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica I
Química Orgânica II
02/2009 - 07/2009
Ensino, Farmácia-Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica II
02/2009 - 07/2009
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica I
Química Orgânica II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Farmácia-Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica II
Química Orgânica I
Química Analítica I
02/2008 - 07/2008
Ensino, Farmácia-Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica I
Química Geral e Inorgânica
Química Analítica II
02/2008 - 07/2008
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica I
Química Orgânica II

Centro de Ciências de Araraquara, CCA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2000 - 12/2003
Estágios .

Estágio realizado
Estágiário - Extensão Universitária.

Colégio Oliveira Júnior, COJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor de Ciências, Enquadramento Funcional:  Professor de Ciências

Atividades

05/2006 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Colégio São José - São Roque, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 6

Atividades

02/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Instituto de Educação e Cultura Alvorada, IECA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 12

Atividades

01/2008 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Associação de Professores para o Vestibular, APROVE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 11

Atividades

07/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Físico-Química
Química Geral e Inorgânica
Química Orgânica


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e o Ensino Superior de Química
2.
Coletivo Paulista de Investigação em Saúde (COPAIS)
3.
Lab. Pesq. Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS)


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Análise de parâmetros físico-químicos de efluentes líquidos de restaurantes do município de Santos (SP) e avaliação de alternativas de tratamento
Descrição: O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral a avaliação da necessidade de implantação de tecnologias para o tratamento de efluentes líquidos gerados por restaurantes localizados no município de Santos (SP). Para tal, a pesquisa propõe-se a: a) Revisar as alternativas tecnológicas, comercialmente disponíveis ou não, destinadas ao tratamento de efluentes líquidos produzidos por restaurantes não industriais; b) Avaliar se os parâmetros físico-químicos a serem determinados a partir da análise de amostras de esgoto coletadas de restaurantes localizados na cidade de Santos (SP) demandam a necessidade de implantação de tecnologias de tratamento; c) Partindo da perspectiva do Direito Difuso e Coletivo, produzir uma análise crítica sobre a legislação correlata ao tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gelson Ribeiro dos Santos - Integrante / Ronaldo José Torres - Coordenador / Donizete dos Santos Prata - Integrante.
2015 - 2016
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade Federal de São Paulo: considerações sobre interdisciplinaridade e complexidade
Descrição: Os objetivos deste projeto são fomentar um debate sobre a interdisciplinaridade no contexto do BICT-Mar e compreender de que modo o discurso da interdisciplinaridade dá concretude às ações de variados atores do curso. Justifica-se a escolha pelo estudo de um bacharelado interdisciplinar dado o caráter inovador geralmente atribuído a esta modalidade de graduação no país. A proposta é a de analisar dados a serem produzidos em dois contextos: i) análise documental direcionada para identificar de que modo o conceito da interdisciplinaridade se apresenta no texto dos Referenciais Orientadores dos Bacharelados Interdisciplinares e Similares e no Projeto Pedagógico do BICT-Mar (versão 2014); ii) realização de um grupo focal com a participação de graduandos, egressos e docentes do curso. Para tal, considerando ser o pensamento complexo um requisito para o exercício da interdisciplinaridade, trabalhos de Edgar Morin sobre o tema serão utilizados para fundamentar teoricamente as reflexões a serem produzidas a partir da análise documental. De modo complementar, noções advindas do Movimento Institucionalista, em especial a Sócioanálise, protagonizada por René Lourau e Georges Lapassade, serão utilizadas para nortear a produção de considerações sobre as dinâmicas de relações, percepções, atitudes, convenções, bem como outros possíveis elementos que podem vir a ser mobilizados na produção de dados ou em outros momentos da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gelson Ribeiro dos Santos - Integrante / Maurício Lourenção Garcia - Coordenador / Rodolfo Eduardo Schachetti - Integrante.
2014 - 2015
Tipograpixo Baixada
Descrição: O objetivo é o estabelecimento de uma identidade que possa ser associada ao marketing urbano das cidades de Santos e São Vicente, por meio da realização de intervenções urbanas a serem planejadas e executadas por jovens artistas/alunos, matriculados em séries do ensino médio da rede estadual regional, após a participação prévia em oficinas de arte urbana, as quais serão conduzidas por um artista experiente da região, em colaboração com graduandos do campus Baixada Santista (UNIFESP). O "grapixo", um tipo de manifestação gráfica urbana que se localiza na interface da pichação e do grafite, bem como a noção de tipografia, ou seja, o meio pelo qual é dada uma forma visual para uma ideia escrita, serão os temas centrais das oficinas. Sendo o "grapixo" um estilo que melhor permite a incorporação das noções de tipografia, os artistas-alunos serão estimulados a produzir novas variedades tipográficas, as quais serão materializadas nas intervenções por meio de mensagens ou composições que tragam em si discursos ou elementos com o potencial para gerar identificação e/ou reflexão junto à população local..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gelson Ribeiro dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Banco Santander - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Química.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Melhor trabalho apresentado na seção de Ensino de Química, durante a 28ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ - Sociedade Brasileira de Química.
2005
Aluno Homenageado "Semana do Bixo 2005", Diretório Acadêmico Prof. Waldemar Saffioti - DAWS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MASSI, LUCIANA2009MASSI, LUCIANA ; SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS ; FERREIRA, JERINO QUEIROZ ; QUEIROZ, SALETE LINHARES . Artigos científicos como recurso didático no ensino superior de Química. Química Nova (Impresso), v. 32, p. 503-510, 2009.

2.
SANTOS, G. R.;SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS2008SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. ; MASSI, L. . Artigos Científicos no Ensino Superior de Ciências: ênfase no ensino de química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, p. 157-177, 2008.

3.
SANTOS, G. R.;SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS2007 SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Leitura e interpretação de artigos científicos por alunos de graduação em química. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 13, p. 193, 2007.

4.
SANTOS, G. R.;SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS2006SANTOS, G. R.; SA, L. P. ; QUEIROZ, S. L. . Uso de artigos científicos em uma disciplina de Físico-Química. Química Nova (Impresso), v. 29, p. 1121-1128, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS; QUEIROZ, S. L. . Oficinas de leitura: produção de sentidos na formação inicial de professores de química. In: Tatiana Galieta; Patrícia Montanari Giraldi. (Org.). Linguagens e Discursos na Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. , p. 51-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Oficinas de leitura: produção de sentidos no ensino superior de química. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

2.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Estratégias de leitura na formação inicial de professores de química: foco nas relações intertextuais. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

3.
SANTOS, G. R.; MASSI, L. . Desenvolvimento da autoria na formação inicial de professores de química por meio da história da química. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009, Águas de Lindóia. Livro Eletrônico do X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009.

4.
MASSI, L. ; SANTOS, G. R. ; QUEIROZ, S. L. . Caracterização do desenvolvimento da iniciação científica nas universidades brasileiras. In: V Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, 2008, São Paulo. V Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares -Tema: "Entre o individual e o coletivo", 2008.

5.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . O papel da leitura e discussão de artigos científicos no favorecimento da compreensão dos alunos sobre a natureza da ciência: um estudo preliminar. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. CD-ROM, 2005.

6.
SANTOS, G. R.; SA, L. P. ; QUEIROZ, S. L. . O artigo científico como recurso didático em uma disciplina de físico-química. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. CD-ROM, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS; PAROLARI, R. ; CENEDESI, M. ; CORNEJO, T. O. ; CRISPIM, M. . Gestão de resíduos perigosos no campus Baixada Santista da UNIFESP. In: III Congresso Acadêmico da UNIFESP, 2017, São Paulo. Anais, 2017.

2.
SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS; GARCIA, M. L. ; SCHACHETTI, R. E. . Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da UNIFESP: considerações sobre interdisciplinaridade e complexidade. In: III Congresso Acadêmico da UNIFESP, 2017, São Paulo. Anais..., 2017.

3.
NICOLAU, S. M. ; MAXIMINO, V. S. ; SANTOS, G. R. ; LIBERMAN, F. ; FRUTUOSO, M. F. P. ; MENDES, R. . Reflexões sobre o cuidado em rede na saúde da mulher gestante: pesquisa-intervenção na atenção básica na cidade de Santos (SP. In: 14° Congresso Paulista de Saúde Pública, 2015, São Carlos (SP). Livro de Resumos 14° Congresso Paulista de Saúde Pública, 2015.

4.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Oficinas de leitura: produção de sentidos e intertextualidade em aulas de química. In: 36a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Livro de Resumos, 2013.

5.
GOMEZ, M.R.B.P. ; SANTOS, G. R. ; QUEIROZ, S. L. . Caracterização da leitura realizada por estudantes de Química: o caso de um grupo de licenciandos. In: 36a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Livro de Resumos, 2013.

6.
GOMEZ, M.R.B.P. ; SANTOS, G. R. . Contribuições de artigos científicos para a formação acadêmica: análise de opiniões de licenciandos em química. In: 34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Anais 34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2011.

7.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . O entendimento da ?leitura? por licenciandos em química: análise a partir de uma perspectiva discursiva. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.

8.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Leitura em aulas de Química: análise de impressões de licenciandos. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Qupimica, 2011, São Carlos. Anais VI EPPEQ, 2011.

9.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Leitura de Artigos Científicos: promovendo o entendimento de licenciandos em química sobre os bastidores da ciência. In: 1a. Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group, 2010, São Sebastião, SP. Livro de Resumos da 1a. Conferência Latinoamericana do International History, Philosophy, and Science Teaching Group, 2010.

10.
MASSI, L. ; SANTOS, G. R. . Relações de licenciandos em Química com a escola e os professores reveladas a partir da análise discursiva de narrativas autobiográficas. In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara. Trabalhos do VII Evento de Educação em Química, 2009.

11.
SANTOS, G. R.; SA, L. P. ; QUEIROZ, S. L. . Estudo de Caso e abordagem CTS de ensino: investigando relações possíveis no ensino superior de química. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2005.

12.
SANTOS, G. R.; SA, L. P. ; QUEIROZ, S. L. . O artigo científico no ensino superior de Química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2005.

13.
SANTOS, G. R.; SA, L. P. ; QUEIROZ, S. L. . O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação (reapresentação). In: IX Workshop da Pós-Graduação do IQSC, 2005, São Carlos. Livro de Resumos, 2005.

14.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. ; SA, L. P. . A linguagem escrita no ensino superior de Química: enfoque no artigo científico. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. CD-ROM do XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004.

15.
SANTOS, G. R.; OLIVEIRA, J. K. ; FURLAN, E. G. M. . Estágio supervisionado presencial e atividades de formação de professores: do rascunho à arte final. In: VI Jornada de Educação, 2003, Assis. Livro de Resumos, 2003.

16.
SANTOS, G. R.; MATIOLI, M. P. D. . Grupo Alquimia. In: II Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2002, Bauru. Resumos II Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Oficinas de leitura: produção de sentidos e intertextualidade em aulas de química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Oficinas de leitura: produção de sentidos no ensino superior de química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, G. R.; SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS . A leitura na formação inicial de professores de química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, G. R.. Química Forense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Leitura em aulas de química: análise de impressões de licenciandos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMEZ, M.R.B.P. ; SANTOS, G. R. . Contribuições de artigos científicos para a formação acadêmica: análise de opiniões de licenciandos em química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, G. R.; QUEIROZ, S. L. . Leitura de artigos científicos: promovendo o entendimento de licenciandos em química sobre os bastidores da ciência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, G. R.; SA, L. P. ; QUEIROZ, S. L. . O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, G. R.. O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, G. R.. Tipograpixo Santista 2015 (Proposta de intervenção urbana).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS. Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade Federal de São Paulo: considerações sobre interdisciplinaridade e complexidade. 2015.


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SANTOS, G. R.; Grupo Alquimia . 15 Anos: Novo ou Velho?. 2003. Teatral.

2.
SANTOS, G. R.; Grupo Alquimia . Ácida vingança.... com base em mentiras!. 2003. Teatral.

3.
SANTOS, G. R.; Grupo Alquimia . O Caldeirão da Inquisição. 2000. Teatral.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, G. R.; LOPES, M. N.; HOJO, O.; MARCHI, M. R. R.. Comissão para Orientação de Matrícula aos Alunos Veteranos. 2003. Instituto de Química de Araraquara - UNESP.

2.
SANTOS, G. R.; CAVALHEIRO, A. J.; MORAES, M.; RUIZ, M.. Grupo de Trabalho - Seleção Bolsas de Apoio ao Estudante - PROEX. 2003. Instituto de Química de Araraquara - UNESP.

3.
SANTOS, G. R.; RUIZ, M.; MORAES, M.; CAVALHEIRO, A. J.. Grupo de Trabalho - Seleção Bolsas de Apoio ao Estudante PROEX. 2002. Instituto de Química de Araraquara - UNESP.

4.
SANTOS, G. R.; BIZELLI, M. H. S. S.; ROCHA, J. C.. Grupo de Trabalho - Seleção Bolsas de Apoio ao Estudante - PROEX. 2001. Instituto de Química de Araraquara - UNESP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Acadêmico da UNIFESP. Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da UNIFESP: considerações sobre interdisciplinaridade e complexidade. 2017. (Congresso).

2.
III Congresso Acadêmico da UNIFESP. Gestão de resíduos perigosos no campus Baixada Santista da UNIFESP. 2017. (Congresso).

3.
I Workshop de Gestão de Resíduos da UFABC. 2017. (Outra).

4.
II Semana de Ciências do Mar da Universidade Federal de São Paulo. 2016. (Seminário).

5.
International Convention on Sci, Educ and Medicine in Sport. 2016. (Congresso).

6.
14 Congresso Paulista de Saúde Pública. Reflexões sobre o cuidado em rede à saúde da mulher gestante: pesquisa-intervenção na atenção básica na cidade de Santos-SP. 2015. (Congresso).

7.
Ciclo de Debates, Ações e Desafios para a Gestão Costeira. 2014. (Outra).

8.
Estratégias, momentos e desafios na produção de dados da pesquisa-intervenção. 2014. (Oficina).

9.
Marco Zero - Programa de Pesquisas para o SUS.Atenção básica e a produção de cuidado em rede no município de Santos (SP). 2014. (Outra).

10.
XI Semana da Biologia Marinha e do Gerenciamento Costeiro. 2014. (Outra).

11.
36a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Oficinas de leitura: produção de sentidos e intertextualidade em aulas de química. 2013. (Congresso).

12.
Semana Paulo Freire 2012 - Centro Paula Souza.Química Forense. 2012. (Outra).

13.
34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. O entendimento da ?leitura? por licenciandos em química: análise a partir de uma perspectiva discursiva. 2011. (Congresso).

14.
I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. 2011. (Congresso).

15.
VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Leitura em aulas de Química: análise de impressões de licenciandos. 2011. (Encontro).

16.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Estratégias de leitura na formação inicial de professores de química: foco nas relações intertextuais. 2011. (Encontro).

17.
1a. Conferência Lationoamericana do International History, Phylosophy, and Science Teaching Group. Leitura de artigos científicos: promovendo o entendimento de licenciandos em química sobre os bastidores da ciência. 2010. (Congresso).

18.
X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Desenvolvimento da autoria na formação inicial de professores de química por meio da história da química. 2009. (Congresso).

19.
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. 2008. (Encontro).

20.
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Encontro).

21.
I Workshop aprende sobre capacitação de docentes para o Ensino Superior - Estilos de Aprendizagem.Estilos de Aprendizagem. 2005. (Seminário).

22.
O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação.28a. Reunião da Sociedade Brasileira de Química. 2005. (Encontro).

23.
Estagio realizado na disciplina Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II.I Seminário PAE. 2004. (Seminário).

24.
 III Encontro Centro-Oeste de Química.Centro de Ciências de Araraquara. 2004. (Encontro).

25.
V Semana do Químico (UFG, UEG, UnB, CEFET-GO). 2004. (Encontro).

26.
XII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2004. (Encontro).

27.
XIII Encontro Centro-Oeste de debates sobre o ensino de Química. 2004. (Encontro).

28.
I Evento de Educação em Química. . 2003. (Encontro).

29.
VII Congresso Estadual Paulista sobre Fornação de Educadores. 2003. (Congresso).

30.
XXXIII Semana da Química. 2003. (Outra).

31.
II Encontro Centro-Oeste de Química. 2002. (Encontro).

32.
XII Encontro Centro-Oeste de debates sobre o ensino de Química. 2002. (Encontro).

33.
XX Congresso de Extensão Universitária da UNESP. 2002. (Congresso).

34.
XXI Encontro Nacional de Estudantes de Química. 2002. (Encontro).

35.
XX Encontro Nacional de Estudantes de Química. 2001. (Encontro).

36.
II Fórum de debates sobre permanências e mudanças na educação. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, R. J. ; SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS ; CABRAL, G. B. ; FARIAS, K. P. ; SILVA, J. G. ; PIRES, J. S. ; ALMEIDA, L. S. ; SILVA, S. I. A. ; KRATKY, S. A. . III Semana de Ciências do Mar - UNIFESP Baixada Santista. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS. I Evento de Educação em Química (EVEQ). 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Alziro Lopes Valim. Vídeo-aulas no Youtube: uma proposta para o ensino médio de química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Gelson Ribeiro dos Santos.

2.
Juliana Aparecida Vendrami. A música como recurso didático no ensino de química: uma proposta de atividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Gelson Ribeiro dos Santos.

3.
Cristina de Sousa Silva. Material de apoio para as disciplinas de Química Orgânica do Curso de Farmácia-Bioquímica da UNINOVE: uma proposta de implantação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia-Bioquímica) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Gelson Ribeiro dos Santos.

4.
Aline Bianca Botelho. O cartum no ensino superior de química: potencialidades no planejamento de atividades didáticas com orientação CTS na formação inicial de professores.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Gelson Ribeiro dos Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, G. R.. O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, G. R.; SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS . A leitura na formação inicial de professores de química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, G. R.. Química Forense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, R. J. ; SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS ; CABRAL, G. B. ; FARIAS, K. P. ; SILVA, J. G. ; PIRES, J. S. ; ALMEIDA, L. S. ; SILVA, S. I. A. ; KRATKY, S. A. . III Semana de Ciências do Mar - UNIFESP Baixada Santista. 2017. (Outro).


Artes Cênicas
1.
SANTOS, G. R.; Grupo Alquimia . O Caldeirão da Inquisição. 2000. Teatral.

1.
SANTOS, G. R.; Grupo Alquimia . 15 Anos: Novo ou Velho?. 2003. Teatral.

1.
SANTOS, G. R.; Grupo Alquimia . Ácida vingança.... com base em mentiras!. 2003. Teatral.



Outras informações relevantes


Aprovação nos Concursos Públicos: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, PEB II ? Química, (2004 e 2013); Prefeitura Municipal de Cubatão (SP), PEB II - Ciências (2014); Prefeitura Municipal de São Vicente (SP), PEB II ? Ciências (2006); Prefeitura Municipal de Barueri (SP), PEB II ? Ciências (2006); Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza CEETEPS (SP), Docente - Química (2007).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 13:33:14