Camila Gonçalves dos Santos do Canto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7637826244661176
  • Última atualização do currículo em 13/06/2018


Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2009), Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2012) e Doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição (2014), atualmente é professora adjunta no curso de Licenciatura em Letras modalidade a distância na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Atua na área da Linguística Aplicada, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Línguas mediada por meio das novas tecnologias, tendo como objetos de pesquisa o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos, Webquests, metodologias de ensino de línguas a distância e formação de professores. Tem especial interesse pela Teoria da Atividade (TA), Teoria da Cognição Distribuída (CD) e pelo Ensino Baseado em Tarefas (EBT). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Nome em citações bibliográficas
SANTOS;CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O desenvolvimento e a implementação de uma Webquest Interativa e Adaptativa destinada ao ensino de línguas, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Vilson J. Leffa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Webquest no ensino e aprendizagem do Inglês,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Vilson J. Leffa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2009
Graduação em Letras Hab. Port. e Ing. e Respec. Lit..
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2001 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Assis Brasil, IEEAB, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Minicurso "Design didático e instrucional". (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Gestão do Tempo. (Carga horária: 16h).
Catho Online, CATHO, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento e Gestão de Carreira. (Carga horária: 16h).
Catho Online, CATHO, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de tutores. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Hosted Chats-Exploring Meet Mates. (Carga horária: 200h).
Instituto de Idiomas Yázigi/Pelotas-RS, YÁZIGI, Brasil.
2009 - 2009
English as a Second Language. (Carga horária: 120h).
Hansa Language Centre, HLC, Canadá.
2007 - 2007
Minicurso " Ler e comentar textos na escola". (Carga horária: 2h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2006 - 2007
Programa de Inglês- Avançado. (Carga horária: 200h).
Instituto de Idiomas Yázigi/Pelotas-RS, YÁZIGI, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi/Pelotas-RS, YÁZIGI, Brasil.
2005 - 2006
Programa de Inglês - Intermediário Superior. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi/Pelotas-RS, YÁZIGI, Brasil.
2005 - 2005
Minicurso " Ritmo e poesia formando leitores". (Carga horária: 2h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2004 - 2004
Programa de Inglês - Intermediário. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi/Pelotas-RS, YÁZIGI, Brasil.
2003 - 2004
Programa de Inglês Pré Intermediário. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi/Pelotas-RS, YÁZIGI, Brasil.
2001 - 2002
Programa de Inglês Básico. (Carga horária: 70h).
Instituto de Idiomas Yázigi/Pelotas-RS, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Letras - Português EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em Linguagem III
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa I
01/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Comissão Local de concursos - Representante docente.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Representante Docente no Conselho Universitário da UNIPAMPA.
08/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada ao Ensino da Língua
07/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras modaliade a distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Docente EaD - Portaria Nº 1.021
01/2016 - 01/2018
Direção e administração, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (EaD).
01/2016 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Local de Ensino.
01/2016 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Campus.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Português EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em Linguagem II
07/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leituras e Práticas Orientadas - Tecnologia e ensino de línguas
07/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Ensino e Pesquisa
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Português EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em Linguagem I
09/2016 - 01/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação
07/2016 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Representante docente na Comissão de Processos Eleitorais do Campus Jaguarão.
08/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Unipampa - Campus Jaguarão, Unipampa - Campus Jaguarão.

Atividade realizada
Chefe da Divisão de Apoio Pedagógico e de Produção de Materiais Didáticos da Coordenadoria de Educação a Distância.
08/2015 - 08/2016
Outras atividades técnico-científicas , Unipampa - Campus Jaguarão, Unipampa - Campus Jaguarão.

Atividade realizada
Aplicador do teste de proficiência TOEFL ITP.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicados ao ensino da língua
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias e Educação
01/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de seleção do processo de entrada dos fronteiriços na instituição.
05/2015 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Presidente do NDE do curso de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância.
01/2015 - 12/2015
Direção e administração, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Coordenadora substituta do curso de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância.
09/2014 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unipampa - Campus Jaguarão, .

Cargo ou função
Representante docente no conselho do campus.
03/2015 - 10/2015
Outras atividades técnico-científicas , Unipampa - Campus Jaguarão, Unipampa - Campus Jaguarão.

Atividade realizada
Professor bolsista do Programa Inglês Sem Fronteiras.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
12/2014 - 01/2015
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas em Linguagem II
04/2014 - 05/2014
Ensino, Especialização em Tecnologias Digitais e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Internet e Educação

Faculdade de Tecnologia SENAC-RS, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 6


Instituto de Idiomas Yázigi/Pelotas-RS, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente pedagógica, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor de línguas, Carga horária: 12

Atividades

03/2014 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Idiomas Yázigi, Instituto de Idiomas Yázigi.

Atividade realizada
Aplicador dos testes internacionais TOEFL ITP e TOEIC.
02/2014 - 02/2014
Treinamentos ministrados , Instituto de Idiomas Yázigi, .

Treinamentos ministrados
Treinamento para novos professores Yázigi sobre a metodologia de Ensino

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista/Capes, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas EaD Instrumental; Fundamentos de EAD I; Fundamentos de EAD III

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista Capes, Enquadramento Funcional: Coordenador de tutoria, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: Linguística Geral II

Atividades

12/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Educação a Distância, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão intitulado " A tutoria em cursos na modalidade a distância - Letras Espanhol" Atuação: Colaboradora, ministrante e participante..
12/2006 - 03/2007
Extensão universitária , FALE - Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Ministrante do Projeto de Extensão " Inglês Básico Conversação".
03/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Extensão ' Transformando a Sala de Aula de Inglês como LE'
06/2006 - 09/2006
Extensão universitária , FALE - Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Ministrante do Curso de Extensão " Inglês - Básico I ao IV".

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa VIII, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa III, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de inglês - Curso de extensão, Carga horária: 3


Casa da Criança São Francisco de Paula, CCSFP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de língua inglesa, Carga horária: 3


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada Metodologia de Ensino de Língua Materna

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada Prática em Linguagem I

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada Prática em Linguagem II



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As novas tecnologias no ensino presencial e a distância: ações e desafios
Descrição: Este projeto é fruto da tese de doutorado da proponente e da sua linha de pesquisa, a qual envolve a utilização das novas tecnologias no ensino e aprendizado de línguas. Pretende-se ter como resultado o desenvolvimento de reflexões teórico-práticas sobre as questões voltadas ao uso das tecnologias nas práticas de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo principal fomentar a reflexão e a pesquisa sobre a utilização de artefatos tecnológicos no ensino e aprendizagem de línguas (presencial e a distância), bem como em outros contextos de ensino. Dessa forma, o projeto se divide em três eixos distintos que se articulam: (1) a utilização das TICs nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas (presencial e a distância); (2) a elaboração de objetos de aprendizagem que possam ser utilizados no contexto presencial e a distância; e (3) a forma como as TICs e a multimodalidade presente na Web influenciam e modificam as práticas e comportamento docente/discente na modalidade presencial e a distância. Espera-se que a integração dos três eixos resulte em pesquisas inovadoras com resultados importantes que possam contribuir de forma bastante significativa para as pesquisas voltadas ao ensino e aprendizagem de línguas (e demais áreas voltadas para as licenciaturas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Camila Gonçalves dos Santos do Canto - Coordenador / Maria do Socorro Almeida Farias-Marques - Integrante / Cláudia Camerini Correa - Integrante / Juliana Machado - Integrante / Walker Douglas Pincerati - Integrante / Carla Alves Lima - Integrante.
2009 - 2012
Complexcall
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Elaboração de materiais e práticas pedagógicas na aprendizagem de línguas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (11) .
Integrantes: Camila Gonçalves dos Santos do Canto - Integrante / Anne Moor - Integrante / Rafael Vetromille Castro - Coordenador / Vilson J. Leffa - Integrante / Letícia Fonseca de Freitas - Integrante / Cleide Inês Wittke - Integrante / Paulo Roberto Ferreira Junior - Integrante.
2006 - 2006
Transformando a sala de aula de inglês como LE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
O texto como eixo central da integração das 4 habilidades na aprendizagem de inglês como LE no ensino fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Banco Multidisciplinar de Textos
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Camila Gonçalves dos Santos do Canto - Integrante / Vilson J. Leffa - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Terças do LALLI
Descrição: Este projeto visa ampliar os espaços de discussão intertextual e interdisciplinar do curso de Letras, promovendo atividades de perfil variado, sempre às terças-feiras, de modo a integrar a comunidade acadêmica do campus e a comunidade de Jaguarão em geral. O projeto contará inicialmente com a parceria do Departamento de Libras do campus Jaguarão; da SIC ? Sociedade Independente de Cultura; e do Sebo Literatum, sendo que, a cada terça-feira do mês, será desenvolvida uma atividade diferente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Gonçalves dos Santos do Canto - Integrante / Ana Lúcia Montano Boessio - Coordenador / Walker Douglas Pincerati - Integrante.
2017 - 2017
Tecnologias Digitais no contexto educacional do município de Jaguarão: construção de possibilidades para a prática pedagógica
Descrição: Este projeto se origina da pesquisa ?Cibersocialidade e inclusão digital no município de Jaguarão: construindo potencialidades educacionais?, que analisou práticas pedagógicas desenvolvidas com recursos tecnológicos digitais, especificamente os netbooks advindos do ?Programa Província de São Pedro?, nas escolas públicas estaduais do município de Jaguarão. A constatação da necessidade de formação continuada que problematize as práticas pedagógicas realizadas com recursos tecnológicos digitais levou à essa proposta, que tem como objetivo geral oportunizar formação continuada a docentes do município de Jaguarão focalizando a incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas numa experiência de construção de um projeto de autoformação. A ideia de construir um projeto de autoformação está embasada no conceito de ?experiência formadora?, que orienta a metodologia do projeto. As ações serão realizadas em dez encontros, cujas temáticas serão abordadas em uma proposta que contemplará o conceito de experiência formadora, articulando ?saber-fazer? aos ?conhecimentos?, através de oficinas, em que os docentes experienciarão as possibilidades de desenvolvimento de projetos pedagógicos com os recursos explorados e construção de material didático digital. Haverá continuação das discussões e atividades no ambiente virtual institucional, o Moodle, computando uma carga horária total de 80 horas de formação. Todas as oficinas terão avaliação registradas no ambiente Moodle pelos participantes, a partir de três pontos: 1) como as propostas e discussões podem ser levadas à escola em que trabalho?; 2) quais dúvidas a respeito da formação deste mês?; 3) sugestões para o próximo encontro. Ainda, na última oficina haverá um momento de avaliação e autoavaliação da proposta de formação. Como resultados, espera-se que a formação possa constituir um espaço de discussão permanente sobre as propostas pedagógicas, além da construção de materiais didáticos digitais e criação de repositório digital aberto à comunidade escolar e desenvolvimento de produção científica acerca desta experiência, a ser divulgada em eventos e periódicos da Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Gonçalves dos Santos do Canto - Integrante / Cláudia Camerini Correa - Integrante / Juliana Brandão Machado - Coordenador.
2015 - Atual
Centro de Línguas - CEL Letras
Descrição: O mercado de trabalho e a ascensão acadêmica exigem que os indivíduos tenham conhecimento de línguas estrangeiras. Nesse contexto, o presente projeto de extensão objetiva ofertar cursos de níveis básicos, intermediário e avançado de espanhol, alemão, inglês, italiano, francês, português, latim, esperanto e língua brasileira de sinais à comunidade de Jaguarão/RS/Brasil e Rio Branco/Uruguai. A abordagem comunicativa é a que terá predominância nas aulas. Tem-se a previsão de que cada encontro será realizado uma ou duas vezes vez por semana, com 2h/a na modalidade presencial, nas dependências da Unipampa, Câmpus Jaguarão, e mais 2h/a na modalidade a distância. Cada nível somará uma carga horária total de 60h/a. Para dar continuidades aos níveis, dependendo do interesse do público-alvo, pretende-se abrir mais edições do presente projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Camila Gonçalves dos Santos do Canto - Integrante / Denise Aparecida Moser - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - 2017
Processos de Produção de Vídeos e Áudios Educativos
Descrição: A realização de um projeto audiovisual com objetivos educativos, seja um vídeo ou audio, requer alguns cuidados desde o início da produção. Não se trata simplesmente da união de elementos pedagógicos a recursos visuais. É sem dúvida um processo complexo, mas não tão difícil como parece fazer crer. São diversas as mídias utilizadas em curso a distância, sendo o material impresso como mídia principal. O preparo de recursos audiovisual com objetivos educativos ainda é carente, principalmente em curso de licenciatura, sendo um dos motivos para justificar este projeto. A Universidade precisa aliar esses recursos, utilizando-os para provocar atividades significativas de aprendizagens. Vale ressaltar que muitos alunos têm uma prática de manuseio das novas tecnologias. Logo, o projeto permite que a comunidade acadêmica interaja e os objetivos propostos sejam atingidos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Camila Gonçalves dos Santos do Canto - Integrante / Cláudia Camerini Correa - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Thema
2015 - 2015
Periódico: Revista Letrônica
2016 - Atual
Periódico: Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio " Pesquisador em Pós-Graduação" na 9° Mostra de Pós Graduação da Universidade Católica de Pelotas, UCPEL.
2009
Aprovação com nota máxima em prova de proficiência em Língua Inglesa realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, Universidade Católica de Pelotas., UCPEL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do2016CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Reflexões de professores de inglês em formação sobre o uso de Webquests Interativas e Adaptáveis no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 25-49, 2016.

2.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.2014BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. ; SANTOS . Revisão Sistemática da Literatura de Dissertações Sobre a Metodologia WebQuest. Revista Educaonline, v. 8, p. 1-42, 2014.

3.
SANTOS2013SANTOS. Reflexões acerca do Ensino Baseado em Tarefas como aporte teórico para a metodologia Webquest. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 62-78, 2013.

4.
MARZARI, Gabriela Quatrin2012MARZARI, Gabriela Quatrin ; SANTOS ; ZIMMER, M. . O bilinguismo como estratégia de preservação cognitiva em indivíduos da terceira idade. Letrônica, v. 5, p. 103-124, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. ; SANTOS . Metodologia Webquest: uma revisão sistemática das dissertações de mestrado em língua portuguesa. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). Metologia Webquest na educação: teoria e práticas pedagógicas. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções editoriais, 2015, v. 1, p. 7-42.

2.
SANTOS. Webquest interativa destinada ao ensino de línguas. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). Metodologia Webquest na educação:teoria e práticas pedagógicas. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções editoriais, 2015, v. 1, p. 203-222.

3.
SANTOS. Por que utilizar Webquests na aula de língua estrangeira?. In: Rafael Vetromille- Castro; Christiane Heemann; Vanessa Ribas Fialho. (Org.). Aprendizagem de Línguas - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.: , 2012, v. , p. 5-297.

4.
SANTOS. Poesia. In: Arnaldo Giraldo. (Org.). Panoramicas Palavras. São Paulo: Edições AG, 2006, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; CORREA, C. C. ; FARIAS-MARQUES, M. S. A. . UNIPAMPA: primeiros passos rumo à institucionalização. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância e III Congresso internacional de educação superior a distância, 2017, Rio Grande. Anais do evento, 2017.

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; CORREA, C. C. ; FARIAS-MARQUES, M. S. A. ; MOSER, D. A. . Curso de Licenciatura em Letras na Modalidade a Distância: Pioneirismo na Unipampa/Brasil/RS. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, 2016, Bragança. Livro de Atas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 1946-1956.

3.
THEISEN, J. M. ; SANTOS . Letramento digital e as TIC como meio de inserir práticas digitais com universitários de EAD. In: SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XIII ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD NA FURG, 2013, Rio Grande. ANAIS DO II SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XIII ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD NA FURG. Rio Grande: Ed.da FURG, 2013.

4.
SANTOS; THEISEN, J. M. . Desenvolvendo material digital para o ensino de línguas: um estudo acerca da utilização de imagens no desenvolvimento de Webquests. In: SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XIII ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD NA FURG, 2013, Rio Grande. ANAIS DO II SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E XIII ENCONTRO PARA AÇÕES EM EAD NA FURG. Rio Grande: Ed.da FURG, 2013.

5.
SANTOS. Internet na educação: o ensino da língua inglesa através da metodologia Webquest. In: I Seminário Diálogos em Educação a Distância, 2012, Rio Grande. I Seminário Diálogos em Educação a Distância e XI Encontro para ações em EaD na FURG, 2012. p. 1-661.

6.
SANTOS. Utilizando o Facebook como ferramenta aliada no ensino e aprendizagem do Inglês. In: Seminario Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2012, Pelotas. Anais de evento - SENALE, 2012.

7.
SANTOS. A metodologia Webquest sob à luz da Teoria da Atividade: uma proposta. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. Anais do evento - CELSUL, 2012.

8.
MARZARI, Gabriela Quatrin ; DAMASCENO, Vanessa Doumid ; SANTOS ; MACIEL, Adriana Macedo Nadal . Tecnologia e ensino de línguas estrangeiras:uma conexão necessária. In: XV Simpósio de ensino. pesquisa e extensão, 2011, Santa Maria. Educação e ciência na era digital, 2011.

9.
SANTOS. A relação entre professores e objetos de aprendizagem. Até que ponto se completam ou se atritam?. In: V Seminário nacional de linguagem e ensino SENALE, 2010, Pelotas.. In: SENALE, 2010, Pelotas. Anais do V Seminário nacional de linguagem e ensino ( SENALE), 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Repensando a elaboração de Webquests para a modalidade a distância. In: VII Jornada de Elaboração de materiais, tecnologia e ensino de línguas, 2017, Rio Grande. Caderno de programação e resumos, 2017. p. 50-50.

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; CORREA, C. C. ; FARIAS-MARQUES, M. S. A. ; MOSER, D. A. . Curso de Licenciatura em Letras na Modalidade a Distância: Pioneirismo na Unipampa/Brasil/RS. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, 2016, Bragança. Livro de Resumos. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 138-139.

3.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Invertendo a sala de aula no ensino superior: contribuições das TDIC e da aprendizagem baseada na resolução de problemas. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2016, Pelotas. Caderno de Resumos, 2016. p. 25-26.

4.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; DUARTE, G. B. . Interatividade, Adaptabilidade e Gamificação: reflexões sobre a ferramenta ELO Cloud e suas potencialidades no ensino de línguas. In: I Jornada de reflexões sobre o ensino de línguas, 2016, Bagé. Anais da I Jornada de reflexões e ensino de línguas, 2016. p. 59-59.

5.
SANTOS. Games, Moocs e Webquests como ferramentas potencializadoras no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio internacional de Educação com tecnologias, 2015, Recife. Anais Hipertxto, 2015.

6.
SANTOS. O caráter distribuído da cognição na promoção da interação em língua estrangeira por meio de Webquests Interativas. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio internacional de educação com tecnologias, 2015, Recife. Anais Hipertexto, 2015.

7.
SANTOS. A importância da interatividade e da adaptabilidade na elaboração de Webquests voltadas ao ensino de línguas. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Ensino de Línguas, 2014, Pelotas. Caderno de resumos, 2014.

8.
SANTOS. The practice of using Webquests in a second language context. In: Yázigi Education and Teaching Seminar, 2013, Porto Alegre. Booklet - YETS, 2013.

9.
SANTOS. Desenvolvendo Webquests para o ensino de línguas estrangeiras:uma proposta. In: V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2013, Vitória. Livro de resumos, 2013.

10.
SANTOS; MOTTA, M. ; ATENCIO, G. . O feedback como retroalimentação no processo de aprendizagem de línguas: análise de uma experiência. In: Yázig Language Teaching Seminar, 2013, São Paulo. Papers, 2013.

11.
SANTOS. Análise de Webquests em língua inglesa disponíveis na Web por meio dos indicadores de qualidade. In: III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL, 2013, Pelotas. Caderno de Programação e Resumo da III JETAL, 2013.

12.
SANTOS. Webquest x webexecise: reflexões acerca da construção de webquests autênticas para o ensino de línguas. In: II Sul Letras, 2013, Rio Grande. Programação e caderno de resumos do II Encontro Sul Letras, 2013. p. 80-80.

13.
SANTOS. A metodologia Webquest sob à luz da teoria da atividade: uma proposta. In: Círculo de Estudos Linguísicos - CELSUL, 2012, Cascavel. Caderno de Programação e Resumo do X CELSUL, 2012. p. 109-109.

14.
WINTER, Daiane ; SANTOS . O ensino da língua inglesa por meio de imgens: o Facebook sob a perspectiva da Gramática Visual. In: Salão Universitário - 11° Mostra de Pós- Graduação, 2012, Pelotas. ANAIS - ENPOS- UCPEL, 2012.

15.
SANTOS. Webquest como recurso pedagógico na EaD. In: I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL, 2011, Pelotas. Recursos e Práticas em CALL, 2011.

16.
SANTOS; CALABRICH, S. L. . : O uso da lousa interativa no ensino de LE e a construção coletiva do conhecimento através da utilização de Objetos de aprendizagem (OAs). In: Yázigi Internexus Education Seminar, 2010, Porto Alegre. Anais do Yázigi Internexus Education Seminar, 2010.

17.
SANTOS; PASQUALI, Eren Melo Moraes ; BLUMENTRITT, Laline Brombila . O uso da metodologia Webquest no ensino de LE. In: Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação ( SENALCE), 2010, Rio Grande. Anais do Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação ( SENALCE), 2010.

18.
SANTOS. A relação entre professores e objetos de aprendizagem. Até que ponto se completam ou se atritam.. In: V Seminário nacional de linguagem e ensino (SENALE), 2010, Pelotas. Anais do V Seminário nacional de linguagem e ensino ( SENALE), 2010.

19.
SANTOS. A metodologia Webquest na Sala de Língua Inglesa. In: Salão Universitário - 9° Mostra de Pós-Graduação, 2010, Pelotas. Anais do Salão Universitário - 9° Mostra de Pós-Graduação, 2010.

20.
SANTOS; MOOR,Anne M. . BMT- Tecnologia no ensino de línguas. In: 1° Seminário de Metodologia do ensino de línguas e literatura, 2007, Pelotas. 1° Seminário de Metodologia do ensino de línguas e literatura, 2007.

21.
SANTOS. BMT - TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS. In: CELSUL, 2006, Pelotas, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Repensando a elaboração de Webquests para a modalidade a distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; CORREA, C. C. ; FARIAS-MARQUES, M. S. A. . UNIPAMPA: primeiros passos rumo à institucionalização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; PINCERATI, W. D. ; CARDOZO, R. . A formação docente em contextos de crise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; MACHADO, J. B. ; OLIVEIRA, E. F. . Perspectivas da atuação docente na EaD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Invertendo a sala de aula no ensino superior: contribuições das TDIC e da aprendizagem baseada na resolução de problemas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. O letramento digital e o uso das tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS. Autoaprendizagem de Inglês via Web: preparação para testes de proficiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS. Roda de conversa/ Task Based Teaching/Learning. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS. A integração das TIC na escola:novas competências para novos desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS. Gamificando Webquests interativas voltadas ao ensino de línguas: uma nova possibilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS. O caráter distribuído da cognição na promoção da interação em língua estrangeira por meio de Webquests Interativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS. Tecnologias, para que te quero? Otimizando as ferramentas online no ensino e aprendizagem de línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS. A importância da interatividade e da adaptabilidade na elaboração de Webquests voltadas ao ensino de línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS. Webquest na educação: pesquisa, interação e colaboração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTOS. Webquest na educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS. Desenvolvendo Webquest para o ensino de línguas estrangeiras:uma proposta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS. Ser professor de línguas hoje: possibilidades e desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS; MOTTA, M. ; ATENCIO, G. . O feedback como retroalimentação no processo de aprendizagem de línguas: análise de uma experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS. Webquest como recurso pedagógico: aprendendo com pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS. Utilizando a ferramenta Prezi na sala de aula: uma nova possibilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS. Webquest x webexecise: reflexões acerca da construção de webquests autênticas para o ensino de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS. Um olhar docente sobre a metodologia Webquest. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTOS. Análise de Webquests em língua inglesa disponíveis na Web por meio dos indicadores de qualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS. The practice of using Webquests in a second language context. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTOS. Internet na educação: o ensino da língua inglesa através da metodologia Webquest. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS. O espaço digital e o ensino de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SANTOS. Utilizando o Facebook como ferramenta aliada no ensino e aprendizagem do Inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SANTOS. A metodologia Webquest à luz da Teoria da Atividade: uma proposta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANTOS. Are you ready to travel?Aprendendo inglês através da metodologia Webquest. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS. A metodologia Webquest como recurso pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SANTOS. O real papel do tutor presencial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SANTOS. Webquest como recurso pedagógico na EAD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SANTOS. A relação entre professores e Objetos de Aprendizagem. Até que ponto se completam ou se atritam?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
SANTOS; CALABRICH, S. L. . O uso da lousa interativa no ensino de LE e a construção coletiva do conhecimento através da utilização de Objetos de aprendizagem (OAs). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SANTOS; PASQUALI, Eren Melo Moraes ; BLUMENTRITT, Laline Brombila . O uso da metodologia Webquest no ensino de LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
SANTOS. A metodologia Webquest na Sala de Língua Inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
SANTOS. BMT- Tecnologia no Ensino de Línguas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Prática em Linguagem I. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina).

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Tutoria e EaD. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação Tutoria e Ambiente virtual de aprendizagem).

3.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Manual do aluno EaD. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

4.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. O Letramento digital e o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS. Music Club: aprendendo inglês através da música. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS. Mini Curso: Conhecendo o teste de proficiência TOEFL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOOR, A. ; CASTRO, R. V. ; SANTOS . Fundamentos de EadIII. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina).

8.
SANTOS; PASQUALI, Eren Melo Moraes . Prova de Inglês - Processo seletivo das Licenciaturas do Instituto Federal Sul- Rio- Grandense. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Prova de Inglês).

9.
SANTOS. Monica's Gang - Atividade ELO. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didádico online para o Ensino de Inglês).

10.
SANTOS; PASQUALI, Eren Melo Moraes . Webquest - Are you ready to travel?. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didádico online para o Ensino de Inglês).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; FIALHO, V.. Participação em banca de Helena dos Santos Kieling. Blended Learning do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira: um estudo de caso com professoras em formação. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; LEFFA, V. J.. Participação em banca de Noemi Lopes da Silva. O ensino de língua inglesa em uma escola pública de Alegrete/RS: do olhar para o ENEM a uma proposta didática voltada ao letramento crítico. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa.

3.
SANTOS; GABRIEL, R.; CUMPRI, M. L.; PELOSI, A. C.. Participação em banca de Tanier Botelho dos Santos. O uso da Webquest como estratégia metodológica no ensino de inglês como segunda língua. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras - Leitura e Cognição) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

4.
SANTOS; MACHADO, J. B.; RIBEIRO, M.; GRITTI, S. M.. Participação em banca de Elaine Aparecida Pereira Flores. Um olhar crítico-construtivo sobre curso de formação do Proinfo Integrado na educação no campo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)) - Universidade Federal do Pampa.

Teses de doutorado
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; SOBRAL, A.; MARRONI, F. V.; GARCIA, D. E. S.. Participação em banca de Gerson Bruno Forgiarini de Quadros. A gamificação no ensino de línguas online. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.

Qualificações de Mestrado
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; TAVARES, E.. Participação em banca de Cláudia dos Santos Moreira. As possibilidades do uso da gameficação na formação de leitores literários na escola. 2017.

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; PINHO, P. M.. Participação em banca de Rosa Maria Martins Carvalho. Um olhar sobre a avaliação do ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)) - Universidade Federal do Pampa.

3.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; LEFFA, V. J.. Participação em banca de Leandro Lassen. Oralidade e tecnologias na escola pública: uma proposta para promover o engajamento estudantil nas aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa.

4.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; MORAIS, K.. Participação em banca de Jairo de Oliveira. O ensino das habilidades orais em Língua Inglesa no Instituto Federal Farroupilha: uma proposta com olhar para as diferenças e individualidades dos aprendizes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Participação em banca de Aline Moura Domingues Marsico. Utilização dos dispositivos móveis na perspectiva de uma educação integral no município de Jaguarão/RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação) - Universidade Federal do Pampa.

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Participação em banca de Rafaelli Lakman Almeida. Acessibilidade na Web para surdos: possibilidades e desafios frente à libras e a educação a distância. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação) - Universidade Federal do Pampa.

3.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Participação em banca de Jorge Benigno Soares. A transição do professor tradicional para o tecnológico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação) - Universidade Federal do Pampa.

4.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Participação em banca de Tiago Farias Lucas. O uso da informática como instrumento para o ensino da matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação) - Universidade Federal do Pampa.

5.
SANTOS. Participação em banca de María Eugênica Noble. Diversidad sexual y educaión: discursos Y prácticas educativas en Brasil y Uruguay. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa.

6.
SANTOS. Participação em banca de Francisco Carlos da Silva Caetano. A ludicidade e a sua importância na Educação infantil e na prática psicopedagógica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa.

7.
SANTOS. Participação em banca de Catiane de Oliveira Parahyba. A importância da afetividade na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa.

8.
SANTOS. Participação em banca de Sibele Saraiva Cardoso. Educação inclusiva: respeitando as diferenças desde a educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa.

9.
SANTOS; CORREA, C. C.. Participação em banca de Luciana Pinho de Quadros. A esquizofrenia no contexto escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Participação em banca de Fernanda Martinez Conceição Alves.As práticas de inclusão digital na perspectiva dos professores dos anos iniciais do município de Jaguarão/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa.

2.
MOSER, D. A.; FARIAS-MARQUES, M. S. A.; SANTOS. Participação em banca de Michele Siqueira Dias.O desencanto das aulas de língua portuguesa: relato de uma experiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa.

3.
SANTOS; MACHADO, J. B.. Participação em banca de Renan Cardozo Gomes da Silva.Formação de professores e TDICs: o PROINFO integrado em questão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Pampa.

4.
MOSER, D. A.; FARIAS-MARQUES, M. S. A.; SANTOS. Participação em banca de Thalita Riccordi Flaniguen.O Ensino de leitura no livro didático: uma reflexão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pampa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; PINCERATI, W. D.. Processo seletivo para professor substituto - Letras/Linguística. 2017. Universidade Federal do Pampa.

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; MOSER, D. A.; BOESSIO, A. L. M.. Comissão Examinadora do Processo seletivo simplificado para Professor Substituto na área de Letras:língua materna. 2016. Universidade Federal do Pampa.

3.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; PINCERATI, W. D.; CAMARGO, V.. Membro titular na banca examinadora do Processo seletivo para professor substituto na área de Letras/Linguística:Língua materna/ Edital 387/2016. 2016. Universidade Federal do Pampa.

4.
SANTOS; ANTONELLI, A. L.; RIBEIRO, P. N.. Concurso Público para o Cargo de Professor do Magistério Superior na área d e Letras/Português Instrumental Edital 257/2014. 2015. Universidade Federal do Pampa.

Outras participações
1.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do; SCHNEIDER, V.. Processo seletivo para tutores - Letras EaD. 2017. Universidade Federal do Pampa.

2.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Avaliador das propostas submetidas ao Edital 01/2016-PDA-Modalidade Pesquisa. 2016.

3.
CANTO, Camila Gonçalves dos Santos do. Avaliador de resumos da Mostra Científica do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2016. Universidade Federal do Pampa.

4.
SANTOS. Avaliador de Resumos do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2015.

5.
SANTOS. Avaliador da Mostra Científica do IV Siepe. 2014. Universidade Federal do Pampa.

6.
SANTOS; THEISEN, J. M.. Avaliador da 12 Mostra de Pós-Graduação, 5 Congresso de Extensão e 22 Congresso de Iniciação Científica. 2013. Universidade Católica de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Fórum EaD Unipampa e I Encontro de Professores e tutores UAB/UNIPAMPA. 2017. (Outra).

2.
VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.Repensando a elaboração de Webquests para a modalidade a distância. 2017. (Outra).

3.
XIV Congresso Brasileiro de ensino superior a distância e III Congresso Internacional dede educação superior a distância. UNIPAMPA: primeiros passos rumo à institucionalização. 2017. (Congresso).

4.
IX Seminário de ensino de línguas estrangeiras (SELES).Elaborando materiais para cursos de graduação em letras na modalidade a distância: reflexões teórico-metodológicas. 2016. (Seminário).

5.
Semana acadêmica - Letras UFPel.Minicurso - O letramento digital e o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Outra).

6.
VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas 9JETAL).Invertendo a sala de aula no ensino superior: contribuições das TDIC e da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. 2016. (Outra).

7.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com tecnologias.O caráter distribuído da cognição na promoção da interação em língua estrangeira por meio de Webquests Interativas. 2015. (Simpósio).

8.
V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL).Gamificando webquests interativas voltadas ao ensino de línguas - uma nova possibilidade. 2015. (Outra).

9.
IV Colóquio de Educação e Novas Tecnologias.Webquest na educação: pesquisa, interação e colaboração. 2014. (Outra).

10.
IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.A importância da interatividade e da adaptabilidade na elaboração de Webquests voltadas ao ensino de línguas. 2014. (Outra).

11.
Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Avaliador de resumos e apresentações orais. 2014. (Outra).

12.
12 Mostra de Pós- Graduação e 5 Congresso de Extensão.Um olhar docente sobre a metodologia Webquest. 2013. (Outra).

13.
Colóquio sobre educação e novas tecnologias - CENOTEC.Utilizando a ferramenta PREZI na sala de aula: uma nova possibilidade. 2013. (Oficina).

14.
Colóquio sobre educação e novas tecnologias - CENOTEC.Webquest como recurso pedagógico: aprendendo com pesquisa. 2013. (Oficina).

15.
III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.Análise de Webquests em língua inglesa disponíveis na Web por meio dos indicadores de qualidade. 2013. (Outra).

16.
II Seminário Diálogos em Educação a Distância.Desenvolvendo material digital para o ensino de línguas: um estudo acerca da utilização de imagens no desenvolvimento de Webquests. 2013. (Seminário).

17.
II Sul Letras.Webquest x webexecise: reflexões acerca da construção de webquests autênticas para o ensino de línguas. 2013. (Encontro).

18.
V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Desenvolvendo Webquest para o ensino de línguas estrangeiras:uma proposta. 2013. (Encontro).

19.
Yázigi Education and Teaching Seminar - YETS.The practice of using Webquests in a second language context. 2013. (Seminário).

20.
Yázigi Language Teaching Seminar.O feedback como retroalimentação no processo de aprendizagem de línguas: análise de uma experiência. 2013. (Seminário).

21.
Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.A metodologia Webquest sob à luz da Teoria da Atividade: uma proposta. 2012. (Outra).

22.
Colóquio sobre educação e novas tecnologias - CENOTEC. 2012. (Outra).

23.
I Seminário Diálogos em Educação a Distância.Internet na educação: o ensino da língua inglesa através da metodologia Webquest. 2012. (Seminário).

24.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Utilizando o Facebook como ferramenta aliada no ensino e aprendizagem do Inglês. 2012. (Seminário).

25.
A tutoria em cursos na modalidade a distância - Letras Espanhol. 2011. (Encontro).

26.
Capacitação de tutores a distância do Curso de Letras Espanhol a Distância. 2011. (Outra).

27.
Capacitação de tutores do Curso de Espanhol a Distância acerca do tema Libras na Ead. 2011. (Outra).

28.
Capacitação de tutores presenciais do Curso de Letras Espanhol a Distância.O real papel do tutor presencial nos polos. 2011. (Encontro).

29.
I Encuentro de Las ciencias humanas y tecnologicas para la integración en el conosur.Are you ready to travel?Aprendendo inglês através da metodologia Webquest. 2011. (Encontro).

30.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2011. (Outra).

31.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.Webquest como recurso pedagógico na EaD. 2011. (Outra).

32.
19°Congresso de Iniciação Científica, 9° Mostra de Pós-graduação, 2° Congresso de Extensão.A metodologia Webquest na sala de Língua Inglesa. 2010. (Outra).

33.
Seminário Linguagem e Neurociência. 2010. (Seminário).

34.
Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação ( SENALCE).O uso da metodologia Webquest no ensino de LE. 2010. (Seminário).

35.
Seminario Nacional de Linguagem e Ensino (SENALE).A relação entre professores e Objetos de Aprendizagem. Até que ponto se completam ou se atritam?. 2010. (Seminário).

36.
Teaching CEP1 and CEP2 - Workshop. 2010. (Outra).

37.
Yázigi Internexus Education Seminar.O uso da lousa interativa no ensino de LE e a construção coletiva do conhecimento através da utilização dos Objetos de Aprendizagem (OAs). 2010. (Seminário).

38.
7° Encontro de Professores de Línguas e 3° Fórum de Educação infantil de Professores de Línguas. 2007. (Encontro).

39.
I Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas.Tecnologia no Ensino de Línguas/ Apresentação de poster. 2007. (Seminário).

40.
I Seminário sobre o atual estado da pesquisa em literatura comparada da faculdade de letras. 2007. (Seminário).

41.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino ( SENALE). 2007. (Seminário).

42.
6° Encontro Sobre o Poder Escolar. 2006. (Encontro).

43.
Aula Inaugural do Mestrado " O Procesamento das interfaces - questões gerais e a língua indígena Karajá.". 2006. (Outra).

44.
Fórum Internacional de línguas estrangeiras. 2006. (Congresso).

45.
VII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul (VII CELSUL).BMT- Tecnologia no ensino de línguas. 2006. (Encontro).

46.
IV Seminário Nacional sobre Linguagem e ensino( SENALE).. 2005. (Seminário).

47.
Profícere. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS. III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2013. (Outro).

2.
MARRONI, F. ; GIUSTI, G. ; SANTOS ; PIRES, A. ; RIOS, R. ; XAVIER, C. . Colóquio sobre Educação e Novas Tecnologias ( CENOTEC 2). 2013. (Congresso).

3.
SANTOS. A tutoria em cursos na modalidade a distância - Letras Espanhol. 2011. (Outro).

4.
SANTOS. Capacitação de tutores a distância do Curso de Letras Espanhol a Distância. 2011. (Outro).

5.
SANTOS. Capacitação de tutores do Curso de Letras Espanhol a Distância acerca do tema Libras. 2011. (Outro).

6.
SANTOS. Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino ( Monitora). 2010. (Outro).

7.
SANTOS. I Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas- I Smell2007 ( Monitora). 2007. (Outro).

8.
SANTOS. VII Encontro CELSUL 2006 ( Monitora). 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ricardo Gomes de Oliveira. Em andamento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

2.
Bruno Zilli. Em andamento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

3.
Amanda Hering. Em andamento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

4.
Amália Rodrigues. O ensino de língua portuguesa por meio da metodologia WebQuest no ensino Regular: uma proposta didática que inclui a sala de aula no mundo virtual dos aprendizes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

5.
Virgínia Ponche Barbosa. O Ensino de Língua Adicional a partir de Comunidades de Prática: uma experiência docente de Sequência Didática para o curso normal. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) - Universidade Federal do Pampa. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Daniela Fioravante Regina. Em andamento. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).

2.
Joaquim Luiz Bastos Villanova. Em andamento. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanderleia S. Pacheco de Oliveira. A implementação dos projetos UCA e CEIBAL: um estudo comparativo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

2.
Michele Siqueira Dias. O ensino da língua portuguesa mediado pelas tecnologias: um estudo reflexivo a partir do olhar docente. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

3.
Andrea Bretanha. Tecnologia Assistiva: uma janela para o mundo do espectro do autismo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

4.
Patrícia Oliveira Crespo. Intervenção psicopedagógica através do lúdico:uma ferramenta para as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

5.
Patrícia Cabral Torres. Contexto bilingue: bilinguismo infantil e instrução bilingue no Brasil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

6.
Verônica Juliana Quevedo CKnorr. A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

Iniciação científica
1.
Sandrine Gonçalves. Viajando com Frozen: reflexões teórico-metodológicas sobre a elaboração de Webquests aplicadas ao ensino de línguas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras modaliade a distância) - Universidade Federal do Pampa, Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

2.
Ana Paula Gomes da Silva. O uso de netbooks nas práticas de ensino: uma ferramenta que desperta a curiosidade. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.

3.
Ana Valéria Goulart dos Santos. Turistando pelas coordenadas jaguarense: um olhar tecnológico para as aulas de português. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pampa, Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico. Orientador: Camila Gonçalves dos Santos do Canto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 22:28:28