Robertson Burgarelli Mayrink

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5076374179761856
  • Última atualização do currículo em 03/09/2017


Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1986), graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1991), especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1994) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ocupa os seguintes cargos na PUC Minas: coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, campus Coração Eucarístico, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual. É presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Cinema e Audiovisual, ; membro do Conselho Diretor da Faculdade de Comunicação e Artes, membro da Câmera do Departamento de Comunicação Social. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, cinema, filmes, comunicação e linguagem. Trabalhou como Redator Publicitário, passando por grandes agências de propaganda do mercado de Belo Horizonte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Robertson Burgarelli Mayrink
Nome em citações bibliográficas
MAYRINK, R. B.


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2003
Mestrado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A versão do produtor: filmes que tiveram finais modificados pelo sistema de pré-teste implantando em Hollywood,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Heitor Capuzzo.
1994 - 1994
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
1988 - 1991
Graduação em Jornalismo.
Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
1983 - 1986
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.




Atuação Profissional



Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - Atual
Direção e administração, Campus Coração Eucarístico, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Puc Minas.
03/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Coração Eucarístico, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Coordenação Didática do curso de Comunicação Social.
08/2003 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental III
Cinema e Vídeo
Criação Publicitária
Projeto Experimental II

Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Titular A, Carga horária: 16

Atividades

08/1994 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
Redação Publicitária II
02/2007 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, CD - Conselho Departamental, .

Cargo ou função
Membro nato como Presidente do Colegiado dos Coordenadores do Departamento de Ciências da Comunicação.
02/2007 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, COPEX - Conselho de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro nato como Presidente do Colegiado dos Coordenadores do Departamento de Ciências da Comunicação.
02/2007 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro nato como Presidente do Colegiado dos Coordenadores do Departamento de Ciências da Comunicação.
05/2006 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Coordenadores de Curso, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado de Coordenadores de Curso de Departamento de Ciências da Comunicação.
12/2005 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário - Consun, .

Cargo ou função
Representente no Conselho Universitário - Consun dos Coordenadores dos cusos de graduação do Departamento de Ciências da Comunicação.
12/2005 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, CED - Câmera de Ensino de Departamento, .

Cargo ou função
Membro nato como Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda..
08/2004 - 01/2009
Direção e administração, Campus Diamantina, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2005 - 12/2007
Ensino, Marketing e Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas de Comunicação
08/1999 - 03/2003
Serviços técnicos especializados , Campus Diamantina, .

Serviço realizado
Assistente Técnico em Comunicação Social.
02/1997 - 06/1999
Serviços técnicos especializados , Campus Diamantina, .

Serviço realizado
Assessor de Apoio Pedagógico.


Projetos de pesquisa


2004 - 2004
A Publicidade na TV Digital
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Robertson Burgarelli Mayrink - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Linguagem de cinema.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAYRINK, R. B.2008 MAYRINK, R. B.; MORELO, J. . Publicidade na TV digital: possibilidades e tendências. E-COM (Belo Horizonte), v. 2, p. 1-1, 2008.

2.
MAYRINK, R. B.2003MAYRINK, R. B.. Cinema digital - a revolução da imagem. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 8, p. 64-66, 2003.

3.
MAYRINK, R. B.2002MAYRINK, R. B.. A era da imagem na propaganda. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 7, p. 93-95, 2002.

4.
MAYRINK, R. B.2001MAYRINK, R. B.. Insert: a especificidade da narrativa cinematográfica. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 6, p. 5-8, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
MAYRINK, R. B.. Cinema Comentado: Santiago. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAYRINK, R. B.; SANTOS, J. M.; SANABIO, D.. Participação em banca de Athos Queiroz e Silva Cangussú.A expansão do universo cinematográfico da Marvel através da narrativa transmidiática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
MAYRINK, R. B.; JESUS, E.; COSTA, F. A.. Participação em banca de Adriana Botelho.Cinema e consumo: análise mercadológica do estilo de vida de James Bond. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
MAYRINK, R. B.; GOMIDE, G. M. F. I.; MATTOS, M. A.. Participação em banca de Eudarda Meireles.O anônimo mo meio da exposição: uma análise associativva entre seriado Gossip Girl e as redes sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
QUINTERO, E. C. O.; MAYRINK, R. B.. Participação em banca de Bruna Miranda.O real com aspas e a superfície do cotidiano: um estudo sobre o documentário contemporâneo brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
MAYRINK, R. B.; MARINHO, C. C.; JESUS, E.. Participação em banca de Alexandre de Oliveira Pinto.Entre o documentário e a ficção: uma análise do filme Pixote. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
MAYRINK, R. B.; GOMIDE, G. M. F. I.; VASCONCELOS, M. S.. Participação em banca de Felipe de Oliveira Amorim.Transcriação das personagens dos quadrinhos para a narrativa cinematográfica da trilogia O cavaleiro das trevas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
MAYRINK, R. B.; MOTA, A.. Participação em banca de Gabriel Augusto Silva de Assis.Tipografia e metáfora visual na narrativa cinematográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
MAYRINK, R. B.; BRANDAO, V. C.; MARINHO, C. C.. Participação em banca de Anne Gabrielle de Oliveira Neves Colen.Battle Royale: a violência como forma de entretenimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
MAYRINK, R. B.; BRAGA, J. F.; LIMA, E. S.. Participação em banca de Amanda Peconick.Backer e Wals e seus modos de atração do consumidor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
MAYRINK, R. B.; GOMIDE, G. M. F. I.; BRANDAO, V. C.. Participação em banca de Camila Leopoldino Ferreira.A construção do risível e do espectador modelo na série Os Normais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
MAYRINK, R. B.; Almeida, Bruno Vasconcelos de; BRAGA, J. F.. Participação em banca de Alan Alvarenga Milânio.O sabor da felicidade. Uma análise do discurso da Coca-Cola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
MAYRINK, R. B.; MARINHO, C. C.; Palmer, Marcos Ubaldo. Participação em banca de Fábio Araújo.Star Wars - Jornada da franquia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
MAYRINK, R. B.; BRANDAO, V.. Participação em banca de Bruna Teodoro.Como o entretenimento foi apropriado pela marca Adidas Originals para o lançamento da coleção Adidas Star Wars. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
MAYRINK, R. B.; VASCONCELOS, M. S.; BRAGA, J. F.. Participação em banca de Tássia Correa Ferreira.História e ficção no filme "O ano em que meus pais saíram de férias". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

15.
MAYRINK, R. B.; GOMIDE, G. M. F. I.; BRANDAO, V. C.. Participação em banca de Arthur Raggi.Análise de anúncios não verbais veiculados na revista Rolling Stores Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
MAYRINK, R. B.; MARINHO, C. C.; GOMIDE, G. M. F. I.. Participação em banca de Cecília Cabaleiro França.Publicidade em revistas: a influência do meio na forma de se comunicar a moda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

17.
MAYRINK, R. B.. Participação em banca de Aline Marçal.Resenha comunicação. Estratégias de comunicação para Duo Donne.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Newton Paiva.

18.
MAYRINK, R. B.. Participação em banca de Ariana Damião.Átomo Comunicação. Estratégias de comunicação para Sorveteria São Domingos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Newton Paiva.

19.
MAYRINK, R. B.; GOMIDE, G. M. F. I.; VASCONCELOS, M. S.. Participação em banca de Marco Antônio Ramos de olivera.A construção da narrativa dos quadrinhos adultos: uma interpretação crítica, histórica e cultural de Watchmen e Blade - a lâmina do imortal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

20.
MAYRINK, R. B.; BRANDAO, V.; VASCONCELOS, M. S.. Participação em banca de Marina Vasconcelos Andrade.Publicidade, consumo e construção de identidade na narrativa de Sex and the City. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

21.
MAYRINK, R. B.; VASCONCELOS, M. S.; NETO, E.. Participação em banca de Tomás Silva Mourão.Autorreferencialidade no youtube. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.
MAYRINK, R. B.; JESUS, E.. Participação em banca de Bernardo Lemos Matos.Novos caminhos para o cineclube: o lugar do espectador e o cineclubismo na contemporaneidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

23.
MAYRINK, R. B.; COSTA, F. A.. Participação em banca de Aloísio Eustáquio Garcia Jr..A publicidade institucional como ferramenta para a construção e divulgação de imagem da Braskem perantes diversos públicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

24.
MAYRINK, R. B.. Participação em banca de Cristina de Souza Domingues.O segredo do suspense: o cinema de M. Night Shyamalan. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

25.
MAYRINK, R. B.; CAMPOS, M. T. C.. Participação em banca de Bruno Marcus Lavorato de Castro.O desenvolvimento técnico da fotografia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

26.
MAYRINK, R. B.; SALLES, V. M. M.. Participação em banca de Carlos Augusto de Moura Castro.Ética na publicidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

27.
MAYRINK, R. B.; RIBEIRO, R.. Participação em banca de Valéria Soares.Imagem é tudo: a supremacia das imagens nos anúncios publicitários do início do século XXI. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MAYRINK, R. B.. Comissão examinadora do processo de provimento interno de vagas para docentes da PUC Minas. 2011.

2.
MAYRINK, R. B.; GOMIDE, G. M. F. I.. Comissão examinadora do processo de provimento interno de vagas para docentes - 1 fase. 2011. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
MAYRINK, R. B.; MOTA, A.. Comissão examinadora do processo de provimento interno de vagas para docentes - 2 fase. 2011. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
MAYRINK, R. B.; MILITAO, J. A.; CARDOSO, E. C. S.. Comissão examinadora do processo de provimento interno de vagas para docentes. 2010. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
MAYRINK, R. B.; CORRADI, R. M. R.; BRAGA, S. S.. Comissão examinadora do processo de seleção externa de docentes. 2004. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
MAYRINK, R. B.; FREITAS, S. M.; BRANDAO, V. C.. Comissão examinadora do processo de seleção externa de docentes. 2003. Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

Avaliação de cursos
1.
MAYRINK, R. B.. Condições de funcionamento do curso de Comunicação Social - Jornalismo - UNIPAC/FUPAC. 2008.

2.
MAYRINK, R. B.; CARVALHO, C. A.; MARTINS, Z. F.. Condições de funcionamento dos cursos de Comunicação Social da Fundação Educacional de Divinopólis. 2004. Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.

3.
MAYRINK, R. B.; CARVALHO, C. A.; RAGE, M. C.. Condições de funcionamento dos cursos de Comunicação Social da Univás. 2004. Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
MAYRINK, R. B.. Prêmio Aberj - Etapa premiatória Minas Gerais e Centro-Oeste. 2012. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

2.
MAYRINK, R. B.. Prêmio Aberj - 2ª etapa classificatória Minas Gerais e Centro-Oeste. 2011. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

3.
MAYRINK, R. B.; ARREGUY, S.. Prêmio Aberj - Audiência Pública - Minas Gerais e Centro-Oeste. 2011. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

4.
MAYRINK, R. B.; BRANDAO, V. C.. Julgamento de trabalho na categoria Publicidade e Propaganda na 11ª Expocom - XXVII Congresso da Intercom. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Pesquisa e Extensão da Comunicação PUC Minas.Cinema e Internacionalização. 2014. (Seminário).

2.
Cultura das mídias: caminhos críticos do audiovisual.Na fronteira. Os diretores mexicanos contemporâneos entre o tercieor cinema e Hollywood. 2012. (Seminário).

3.
Gestão do Ensino nas IES II - Programa de Capacitação Telepresencial de Gestores das IES. 2008. (Seminário).

4.
O papel do gestor universitário - Programa de Capacitação Telepresencial de Gestores das IES. 2008. (Seminário).

5.
Ciclo Avaliativo da Educação Superior. 2007. (Simpósio).

6.
Programa de Capacitação Telepresencial de Gestores das IES. 2007. (Encontro).

7.
O sistema de pré-teste implantado em Hollywood. Análise de filmes que sofreram modificações após avaliação do público.. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2006. (Congresso).

8.
Publicidade na TV digital: possibilidades e tendências. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2005. (Congresso).

9.
A comunicação no processo de gestão.Seminário de Comunicação e Integração do UNI-BH. 2004. (Seminário).

10.
A publicidade na era da TV digital.Semana de Pesquisa e Extensão - SEPEX 2004. 2004. (Seminário).

11.
O fascínio da violência na tela de cinema: os recursos técnicos de impacto usados pelo filme Cidade de Deus.Semana de Pesquisa e Extensão - SEPEX 2004. 2004. (Seminário).

12.
Oficina de Roteiro e Vídeo.II Semana da Comunicação. 2003. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bruno Ricardo Pacheco Lisboa. O cinema de Billy Wilder e o legado de A montanha dos sete abutres. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Crítica Cultural) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

2.
Marcus Campolina. A última da semana. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Roteiro para Cinema e Audiovisual) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

3.
Alessandra Nardini. Mais forte que o céu, mais forte que o sol. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Roteiro para Cinema e Audiovisual) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

4.
Thiago Barcelos. A representação do desenvolvimento civilizatório norte-americano e a fronteira sob a ótica dos westerns "Paixão dos fortes" e "O homem que matou o facínora", de John Ford. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Crítica Cultural) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

5.
Mariana Deslandes Cardoso. O fim da crítica de cinema no jornalismo impresso: um estudo comparativo da crítica especializada no jornalismo impresso e na internet. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Crítica Cultural) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

6.
Carolina Christo. Caminhos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Roteiro para Cinema e Televisão) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

7.
Nayla Marina Silva Neto Avelar. Teoria para o caos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Roteiro para Cinema e Televisão) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

8.
Rodrigo Cardoso de Araújo. Implementação da TV Institucional da Fundação Ezequiel Dias. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Institucional) - Universidade Estadual de Montes Claros. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thulio Leon. Direção de arte no cinema. Uma análise da estética dos filmes Pura Adrenalina e O Grande Hotel Budapeste. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

2.
Bruna Gomes e Castro. Um estudo dos filmes publicitários classificados como storytelling: as apropriações de elementos da narrativa cinematográfica pela série The Hire, da BMW. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

3.
Isabela Lagares Costa. O mercado mineiro de cervejas artesanais. Uma análise das estratégias comunicacionais da cervejaria Wals.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

4.
Lucas Uroz de Mendonça. Internarratividade entre games e cinema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

5.
Humberto Guimarães. Um estudo local sobre como a arte e a comunicação devem ser ensinadas nas faculdades de comunicação social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

6.
Camila Soares Madureira. O jingle como importante recurso do discurso publicitário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

7.
Tarsila Faria Queiroz. O estudo do publieditorial em blogs. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

8.
Marina Galeri. 3D e Avatar: a evolução da ilusão projetiva e sua conexão com a hiper realidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

9.
Analice Barros Campos. 50 anos de mercado publicitário belorizontino.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

10.
Christopher Fellippe de Souza. Um estudo do processo e do produto da interação entre os jovens brasileiros sobre A Saga Crepúsculo com base em redes de relacionamento do orkut. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

11.
Ana Cariglio Lima. O vampiro no cinema. Um estudo de caso sobre as ações de comunicação do filme Lua Nova. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

12.
Pedro Henrique Albernaz. O cinema e seus acordes. A importância da música na linguagem cinematográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

13.
Bruno Nunves Coelho Cardoso. Dick Tracy: dos quadrinhos ao cinema. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

14.
Glicéria Carvalho. As adaptações de campanhas mundiais no mercado brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

15.
Danielli Rios Villacis. O trailer como produto independente da indústria cinematográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

16.
Ana Luiza Albricker de Carvalho. Produtoras de vídeo de Belo Horizonte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

17.
Herbert Lopes da Silva. A linguagem publicitário nos filmes de Ridley Scott: análise do filme Blade Runner. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

18.
Bernardo Vieira. Propaganda subliminar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

19.
Filipe Coutinho. A propaganda norte-americana contra o socialismo russo na série de filmes 007. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

20.
Sólon Freitas Roberto. O poder de persuasão do texto publicitário. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

21.
Marcella Jacques Guimarães. A montagem intelectual de Sergei Eisenstein. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

22.
Maíra Silva Simões. O anúncio publicitário - estrutura linguístico-icônica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

23.
Lizandra Angélica Bani de Souza. Telenovela. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

24.
João Viegas Netto. A publicidade na fórmula 1. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

25.
Leonardo Esposito Satter. Linguagem publicitária: o texto de revista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

26.
Ivan Cândido. Preconceito social na publicidade televisiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

27.
Maria Emília Handam das Pedras Saramago. O fascínio e a magia do cinema francês: dos irmãos Lumière a Amèlie Poulan. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

28.
Juliano Dias de Lima. Marketing político: visões históricas e definições. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

29.
Raquel Alvarenga de Souza. O fascínio da violência na tela de cinema: os recursos técnicos de impacto usados no filme Cidade de Deus. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

30.
Felipe de Paula Lima. A importância da imagem no processo político - o caso Lula. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

31.
Tulius Marques do Nascimento. Marketing no futebol. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

32.
Camila Cruz dos Reis. Métodos de persuasão na publicidade infantil: pequenos consumidores. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

33.
Izabela Cotta Carvalho. Ética na comunicação: o fim das campanhas de cigarro para revista e televisão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

34.
Felipe Diniz de Melo Paz. O texto publicitário em peças de mídia impressa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

35.
Rejane de la Fuente Paraguassú. O feliz mundo dos anúncios publicitários. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

36.
Antônio Geraldo Terra da Silva. A cibercultura e a publicidade impressa: influências da cibercultura na formatação da publicidade de revistas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

37.
Daniel Van Raemdock de Lima. Análise de elementos construtivos do filme Laranja Mecânica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.

Iniciação científica
1.
Gabriela Gomes, Janine Louise. A publicidade na TV Digital. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Robertson Burgarelli Mayrink.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 20:59:22