Cláudia Solange Rossi Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5366692380553498
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - SP (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM ? AM (2006). Especialização em Libras pela FACIBRA (2015). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Adventista de São Paulo - UNASP (1999). Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação Severino Sombra ? RJ (1991). Graduação em Pedagogia com habilitação para o magistério das séries iniciais do 1º grau, magistério das matérias pedagógicas do 2º grau, e ensino de educação religiosa para as escolas de 1º grau; habilitação em Administração Escolar do 1º e 2º graus e Supervisão Escolar de 1º e 2º graus - UNASP ? SP (1990). Tem atuado como docente em cursos de bacharelado com as disciplinas de metodologia da pesquisa científica e libras, e em cursos de licenciatura com disciplinas pedagógicas e em educação inclusiva. Endereço Residencial BR 316, km 11, nº 3528 - Bairro São João, Marituba - PA CEP 67.200-000 Phone: (91) 98260-8888 E-Mail claudia_martins492@hotmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Solange Rossi Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, C. S. R.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: ANÁLISE DAS HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES COM E SEM INDICADORES DE DOTAÇÃO E INFLUÊNCIAS SOCIODEMOGRÁFICAS, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Almir Del Prette.
Palavras-chave: Habilidades Sociais; Adolescentes; Dotação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: A IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO COM POTENCIAL PARA ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL ADVENTISTA EM MANAUS.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Alice D'Ávila Becker.
Palavras-chave: Necessidades Educacionais Especiais; Identificação de estudantes com Altas Habilidades.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2015
Especialização em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA, Brasil.
Título: A TRAJETÓRIA DE SURDOS NA EDUCAÇÃO FORMAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE OUVINTE..
Orientador: Ozivan Perdigão Santos.
1997 - 1998
Especialização em Metodologia do Ensino Superior.
Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Título: Não houve.
Orientador: Não houve.
1991 - 1991
Especialização em Supervisão Escolar.
Fundação Severino Sombra, FSS, Brasil.
Título: Não houve.
Orientador: Não houve.
1987 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Tecnologias como meio para a inclusão.. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2016 - 2016
Curso/Módulo Minicurso Planejamento do SIGAA 2014 - 2016.. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2016 - 2016
Curso/Módulo Programa de Ambiente Docente 2014 - 2016.. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento Métodos e Técnicas Didático-pedagógicas no Campus de T. Açu.. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2015 - 2015
II Semana Pedagógica do Campus de Tomé-Açu - PA.. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Pessoas: Módulo 3. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2014 - 2014
Ambientação no Serviço Público. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Pessoas: Módulo 1. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Integração Fé e Ensino. (Carga horária: 5h).
Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais, FADMINAS, Brasil.
2010 - 2010
Análise do Comportamento: diversidade, intregração. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais.. (Carga horária: 40h).
Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais, FADMINAS, Brasil.
2009 - 2009
Altas Habilidades. (Carga horária: 44h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Habilidades Sociais e Transtornos psicológicos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento Profissional. (Carga horária: 2h).
Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais, FADMINAS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Stop Making Sense! A crise dos paradigmas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2006 - 2006
Palestra: Altas Habilidades/ Superdotação. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Curso de Inglês. (Carga horária: 92h).
British and American, BA, Brasil.
2004 - 2004
IX Seminário Anual para Professores de Inglês. (Carga horária: 6h).
Oxford University Press, OXFORD, Brasil.
1996 - 1996
Operador em Microcomputador. (Carga horária: 150h).
O&M - Informática, O&M - INFORMÁTIC, Brasil.
1990 - 1990
Professor em Educação Religiosa.
Instituto Adventista de Ensino, IAE, Brasil.
1986 - 1986
Semana de Monteiro Lobato. (Carga horária: 30h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
1986 - 1986
Alfabetização. (Carga horária: 32h).
Instituto Estadual de Educação de Londrina, IEEL, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Relações Humanas no Magistério. (Carga horária: 32h).
Centro de Estudos Superiores de Londrina, CESULON, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal Rural da Amazônia, .

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural da Amazônia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR..
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural da Amazônia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da UFRA..
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural da Amazônia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de TCC e Estágio Supervisionado - CTES do Curso de Lic. em Letras Libras (PARFOR)..
09/2016 - Atual
Direção e administração, Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR..
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural da Amazônia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Lic. em Letras Libras.
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural da Amazônia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação do Plano Pedagógico do Curso de Lic. em Letras Libras..
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural da Amazônia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Lic. em Letras Libras..
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal Rural da Amazônia, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de TCC e Estágio Supervisionado - CTES do Curso de Lic. em Letras Libras..
06/2017 - 10/2017
Ensino, Licenciatura em Letras Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico (c.h. 51h)
06/2017 - 10/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 34h)
06/2017 - 10/2017
Ensino, Licenciatura em Letras Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sócio-Históricos da Educação (c.h. 51h)
01/2017 - 05/2017
Ensino, Licenciatura em Letras Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico (c.h. 51h)
01/2017 - 05/2017
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 68h)
01/2017 - 05/2017
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 34h)
01/2017 - 05/2017
Ensino, Licenciatura em Letras Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial e Inclusiva (c.h. 51h)
01/2017 - 05/2017
Ensino, Licenciatura em Letras Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática (c.h. 51h)
03/2016 - 02/2017
Direção e administração, Universidade Federal Rural da Amazônia, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Lic. em Biologia - Campus Tomé-Açu.
06/2016 - 10/2016
Ensino, Licenciatura em Letras Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS I (c.h. 68h)
06/2016 - 10/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 34h)
06/2016 - 10/2016
Ensino, Licenciatura em Letras Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação de Surdos (c.h. 51h)
01/2016 - 05/2016
Ensino, Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica (c.h. 51h)
01/2016 - 05/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 68h)
01/2016 - 05/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 68h)
01/2016 - 05/2016
Ensino, Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Linguagem (c.h. 34h)
01/2016 - 05/2016
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino (c.h. 51h)
01/2016 - 05/2016
Ensino, Engenharia Agrícola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica (c.h. 68h)
03/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica (c.h. 68h)
03/2015 - 12/2015
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 34h)
03/2015 - 12/2015
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 34h)
03/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos da Educação (c.h. 34h)
03/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Docência I (c.h. 51h)
03/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fund. Históricos e Filosóficos da Educação (c.h. 34h)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 68h)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (c.h. 68h)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Ética Profissional (c.h. 51h)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação e Planejamento Educacional (c.h. 68h)
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica (c.h. 68h)

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano - GRUPOH.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de São Carlos, .


Faculdade Adventista da Amazônia, FAAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40


Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais, FADMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2008 - 01/2010
Ensino, Especialista em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial
Metodologia da Pesquisa Científica
Relacionamento Professor-Aluno
08/2009 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
Filosofia Geral

Escola Adventista de Manaus, EAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Diretora da Escola Adventista de Manaus - AM.


Colégio Adventista "Paul Bernard", CAPB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Coordenadora Pedagógica do Colégio Adventista ?Paul Bernard?. Manaus - AM.


Instituto Adventista Transamazônico Agro - Industrial, IATAI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Diretora Acadêmica do Instituto Adventista Transamazônico Agro ? Industrial. Uruará - PA.


Colégio Adventista de Porto Velho, CAPV, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Orientadora Pedagógica do Colégio Adventista de Porto Velho. Porto Velho - RO.


Escola Adventista da Marambaia, EAM, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
 Supervisora Educacional da Escola Adventista da Marambaia. Belém - PA (1993).  Coordenadora Administrativa da Escola Adventista da Marambaia. Belém - PA (1994).


Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Regente de Classe da 3ª série, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Neste período atuou também como auxiliar do serviço de Orientação Educacional para as turmas do 1º Grau Maior (5ª a 8ª séries).


Escola Estadual João Martins, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Regente de Classe, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Educação, inclusão social e práticas de intervenção em diferentes contextos educativos.

Objetivo: Realizar estudos e pesquisas que possam alargar o debate em favor das pessoas com deficiência (PCD; pessoas com transtornos globais do desenvolvimento (TGD); e pessoas com altas habilidades/ superdotação (AH/SD)..
2.
Desenvolvimento do Potencial Humano.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
SUPERDOTAÇÃO E SURDEZ: A DUPLA EXCEPCIONALIDADE
Descrição: O projeto tem como objetivo geral identificar indicadores de AH/SD em estudantes Surdos do Curso Pré-Vestibular de uma instituição especializada, por meio da indicação de seus professores, seus pares e autonomeação. E específicos: - Apontar características de AH/SD em estudantes Surdos por meio da indicação de seus professores, seus pares e autonomeação; - Comparar as características de AH/SD indicadas pelos professores, pares e autonomeação com aquelas apresentadas na literatura específica. Este projeto está atrelado a um projeto maior intitulado "Altas habilidades/superdotação: identificação no diferentes níveis de ensino...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Cláudia Solange Rossi Martins - Integrante / Rosemeire de Araújo Rangni - Coordenador / Geny das Merces Ferreira - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial
2016 - Atual
Periódico: Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial
2017 - Atual
Periódico: Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA II Seminário Amazônico de Acessibilidade,
2014 - 2014
Periódico: Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial em Altas Habilidades/ Superdotação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, C. S. R.2015 MARTINS, C. S. R.. Análise das habilidades sociais de adolescentes com e sem indicadores de dotação e influências sociodemográficas. REVISTA BRASILEIRA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, v. 1, p. 8-26, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
(MACHADO, A. B. L.) ; MARTINS, C. S. R. . Educação Inclusiva no Contexto Amazônico: Altas Habilidades/Superdotação. 1ª. ed. Manaus: EDUA, 2007. 352p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, C. S. R.; MAIA, R. M. ; SANTOS, O. P. . A trajetória de surdos na educação formal e participação social.. In: IV Seminário PARFOR/UFRA II Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia., 2017, Belém. ANAIS do IV Seminário PARFOR/UFRA II Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia, 2017.

2.
MARTINS, C. S. R.. Reconhecimento de características de altas habilidades/superdotação por professores e alunos.. In: IV Seminário PARFOR/UFRA II Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia., 2017, Belém. Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA II Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia., 2017.

3.
MARTINS, C. S. R.. Dificuldades em alunos com altas habilidades/ superdotação.. In: IV Encontro Nacional do ConBraSD; I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades; IV Seminário de Altas Habilidades/superdotação da UFPR., 2010, Curitiba. IV Encontro Nacional do ConBraSD; I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades; IV Seminário de Altas Habilidades/superdotação da UFPR., 2010.

4.
MARTINS, C. S. R.; PRETTE, Z. A. P. . Desenvolvimento interpessoal de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos.. In: I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (I CPAC), 2010, Londrina. I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (I CPAC), 2010.

5.
MARTINS, C. S. R.. Dificuldades de aprendizagem em alunos com altas habilidades/ superdotação.. In: IV CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial. VI Encontro da associação brasileira de pesquisadores em Educação Especial., 2010, São Carlos. IV CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial. VI Encontro da associação brasileira de pesquisadores em Educação Especial., 2010.

6.
MARTINS, C. S. R.; Maria Alice D'Ávila Becker . Indicação de Professores e Alunos na identificação dos alunos com potencial para Altas Habilidades/Superdotação. In: VII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação do Amazonas - Pesquisa e Pós-Graduação na Região Amazônica., 2005, Manaus. VII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação do Amazonas, 2005. v. Único. p. 20-20.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, C. S. R.. A identificação do aluno com potencial para Altas Habilidades/ Superdotação no sistema educacional adventista de Manaus.. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial., 2009, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial., 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, C. S. R.. Habilidades Sociais em Adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINS, C. S. R.. Habilidades Sociais em Adolescentes com AH/S.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, C. S. R.. Cultura e Identidade Surda: implicações educativas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, C. S. R.. Altas Habilidades ou Superdotação: escolarização e apoio educacional especializado.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, C. S. R.. Habilidades Sociais de Adolescentes com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, C. S. R.. O desafio da Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARTINS, C. S. R.. A Inclusão e seus Desafios nas Instituições de Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, C. S. R.. A Inclusão e seus Desafios nas Instituições de Ensino Superior.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARTINS, C. S. R.. Desenvolvimento Profissional na Universidade.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MARTINS, C. S. R.. Desenvolvimento interpessoal de alunos com Necessidades Especiais Incluídos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MARTINS, C. S. R.. Habilidades Sociais em Adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MARTINS, C. S. R.. Análise Estatística do curso de pós-graduação FADMINAS/ UEB: ações estratégicas na melhoria da qualidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARTINS, C. S. R.. Inclusão Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MARTINS, C. S. R.. Psicologia Esclar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MARTINS, C. S. R.. A identificação do aluno com potencial para AH/S. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARTINS, C. S. R.. Mesa Redonda no Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MARTINS, C. S. R.. Inclusão de alunos com AH/S. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARTINS, C. S. R.. Análise das Habilidades Sociais de Adolescentes com e sem indicadores de dotação e influências sociodemográficas.. São Carlos: UFSCAR, 2013 (Tese).

2.
MARTINS, C. S. R.. Identificação do aluno com potencial para Altas Habilidades/Superdotação no Sistema Educacional Adventista em Manaus.. Manaus: UFAM, 2006 (Dissertação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, C. S. R.. Interações Educativas entre Alunos com Necessidades Educacionais Especiais Incluídos na Educação Regular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARTINS, C. S. R.. Metodologia do Trabalho Científico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARTINS, C. S. R.. Metodologia do Trabalho Científico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, C. S. R.; SILVA, S. S. C.; SOUZA, I. C. N.; MAGALHAES, C. M. C.. Participação em banca de Cybelle Bezerra Sousa Florêncio. Estresse e Expectativas de Futuro na Adolescência.. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
MARTINS, C. S. R.. Participação em banca de Mayara Barbosa Sindeaux Lima. CUIDADORES PRIMÁRIOS DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL DO ESTADO DO PARÁ: estresse parental e percepção de suporte social. 2016. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
MARTINS, C. S. R.; SILVA, S. S. C.; RAMOS, E. M. L. S.; BATISTA, K. N. M.; RIECHI, T. I. J. S.. Participação em banca de Katiane da Costa Cunha. Estresse e Resiliência em Famílias de Crianças com Paralisia Cerebral.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARTINS, C. S. R.. Participação em banca de Sheila Neves Lobo. Cultura Organizacional: um estudo de caso no Banco do Brasil ? Agência Lavras (MG). 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, C. S. R.. Participação em banca de Lívia Emília do Espírito Santo Dias; Maria Célia Alves da G..Leitura e Escrita: um processo de construção e aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
MARTINS, C. S. R.. Participação em banca de Ana Cristina Nunes Paiva; Soraia das Graças Gonçalves.Avaliação: o processo avaliativo educacional, no 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Zeferino Santos Maciel, no município de Tomé-Açu, Pará.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
MARTINS, C. S. R.. Participação em banca de Edna de Oliveira Araújo; Maria Armina Gonçalves de Sousa.O Ato de Brincar no Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
MARTINS, C. S. R.. Participação em banca de Auxiliadora da Silva Souza; Ulidiane Paiva de Oliveira.As práticas educativas na alfabetização de jovens e adultos: como está se dando na sala de aula.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
MARTINS, C. S. R.. Participação em banca de Dannyelle Costa Silva Lisboa; Denielle dos Reis Gemaque.TEC - APRENDER: UMA EXPERIÊNCIA TRANSMIDIÁTICA NO ENSINO SUPERIOR.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, C. S. R.. Concurso público para professor do magistério superior em regime de DE, Edital nº 23/2016.. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
MARTINS, C. S. R.. Concurso público para professor do magistério superior em regime de DE, Edital nº 23/2016.. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
MARTINS, C. S. R.. Concurso público para professor do magistério superior em regime de DE, Edital nº 23/2016.. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
MARTINS, C. S. R.. Concurso público para professor do magistério superior em regime de DE, Edital nº 23/2016. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
MARTINS, C. S. R.. Concurso público para professor do magistério superior em regime de DE, Edital nº 23/2016. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.

6.
MARTINS, C. S. R.. Concurso público para professor do magistério superior em regime de DE e 20 horas, pelo Edital nº 12/2015.. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.

7.
MARTINS, C. S. R.; PACHECO, E. N.; GONCALVES, H. C. D.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto do Magistério Superior regido pelo Edital nº 02/2015.. 2015. Universidade Federal Rural da Amazônia.

Outras participações
1.
MARTINS, C. S. R.; CAMPELO, W. N. M.; CASTRO, E. M.. Processo Seletivo para Monitoria - Edital nº 001 - 2015. 2015. Universidade Federal Rural da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Amazônico em alusão ao dia do surdo.. 2017. (Encontro).

2.
8º Ciclo de Palestras: Desafios e Possibilidades para Inclusão da Pessoa com Síndrome de Down e da Pessoa com Autismo. 2016. (Outra).

3.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2016. (Congresso).

4.
II Semana Pedagógica. 2015. (Outra).

5.
I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação. Altas Habilidades/Superdotação. 2010. (Congresso).

6.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Dificuldades de Aprendizagem em alunos com Altas habilidades/Superdotação. 2010. (Congresso).

7.
Abordagens metodológicas na pesquisa em Educação Especial: abordagem microgenética.. 2009. (Outra).

8.
Pesquisa-ação colaborativo-crítica: dialogando com suas possibilidades e tensões.. 2009. (Outra).

9.
Políticas Internacionais em Educação Especial.. 2009. (Outra).

10.
II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação.Congressista. 2006. (Encontro).

11.
13º Colóquio Internacional da AFIRSE. Educação e Desenvolvimento Sustentável. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, C. S. R.. IV Seminário PARFOR/UFRA e II Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia ? ACESSAR.. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jane das Neves Leal de Carvalho. APARELHOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS NO ÂMBITO ESCOLAR: PROPOSTAS E ALTERNATIVAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidad de La Prensa. (Orientador).

2.
Thiago Aires Estrela. O APRENDIZADO COMO DIREITO AUTÔNOMO E FUNDAMENTAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: garantido pela legislação sobre educação especial.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidad de La Prensa. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marco Antônio R. dos Santos; Rozane Varela Pinheiro. UTILIZAÇÃO DO GCOMPRIS COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. (Orientador).

2.
Silvana Teixeira da Silva; Fabíola Chaves de Oliveira. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL GRAVE NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. (Orientador).

3.
Alexsandro Goes Ribeiro; Sheylana Cristina Nobre Portilho. CONHECIMENTO DOS PROFESSORES QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC?S) COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. (Orientador).

4.
Natália Beatriz da Câmara Alves; Dayvison Luiz. O USO DAS TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA RURAL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Antônia Rosinéia Lobato Moreira. Gestão Democrática na Formação de Professores da Educação Infantil.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

2.
Belza Maria Cerqueira da Silva. A função da Gestão na melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

3.
Cláudia Regina Bezerra Ferreira. DESAFIOS DA GESTÃO FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

4.
Expedita de Oliveira Lopes. A função da Gestão Escolar na promoção do melhor rendimento escolar.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

5.
Giselle de Oliveira Monteiro. O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: preservação do caranguejo.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

6.
Jacirene Araújo Lacerda. CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM BASE NAS AÇÕES DA COM-VIDA.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

7.
Jarliene Adeodata Ferreira. GESTÃO DEMOCRÁTICA E AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EMEF MANOEL DE OLIVEIRA PASTANA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

8.
José Maria Soares da Silva. A Gestão e as relações interpessoais na elevação da qualidade de educação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

9.
Kátia Suely Pinheiro Alves da Silva. A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO ARTICULADORA DO DIÁLOGO ENTRE SEUS FUNCIONÁRIOS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

10.
Maria Ilza Moura Picanço. A GESTÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PELOS PROFESSORES. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

11.
Maria Jacireni Figueiredo Bernardo. MECANISMOS DE MATERIALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA E E CLOTILDE PEREIRA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

12.
Antonio Edson Menezes De Oliveira. Os desafios de uma gestão participativa.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

13.
Antonio Maria Lima Pereira. Reformulação da proposta curricular do PPP. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

14.
José Antonio Bonfim Da Cunha. O programa ?Mais Educação? e sua implantação na Escola Estadual Manoel Julião Garcia Castanho: alguns questionamentos.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

15.
Maria Auxiliadora G F Barros. Gestão democrática na escola pública: um desafio para a consolidação de uma educação pública de qualidade.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

16.
Maria Da Guia Gama Da Silva. Avaliação escolar: um problema a ser superado em uma gestão democrática dentro da escola Padre Luiz Gonzaga. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

17.
Maria Do Perpetuo Socorro O.. A gestão escolar em uma perspectiva democrática.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

18.
Maria José Rodrigues Pacheco. Gestão escolar: o papel do gestor na prática educativa.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

19.
Maria Rosinélia Pimenta. Gestão escolar e comunidade extraescolar: como se constitui essa relação na E.E.E.F.M. Rio Caeté, Bragança ? Pará.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

20.
Valdecy De Souza. Evasão de alunos do ensino médio regular.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

21.
Elaine Lúcia Nascimento Assad. Dificuldades no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos (EJA) na escola municipal Nilma Assad.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

22.
Eliana Maria Monteiro Alencar. Evasão escolar na EEF M. Padre Luiz Gonzaga nos primeiros anos do Ensino Médio noturno: causas e soluções.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

23.
Emerson dos Reis Bandeira. Gestão Democrática: estratégias de mobilização da comunidade escolar "Albino Cardoso".. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

24.
Francisco Odair dos Santos Medeiros. A questão étnico-racial na escola pública: a ação do gestor escolar na implementação da Lei 10.639 étnico-racial.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

25.
Ronilde Pereira Melo. Gestão compartilhada: uma relação estreita entre direção e corpo técnico.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

26.
Janaína Rocha de Aguilar. O alfabetizador como promotor de bons leitores. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

27.
Angélica Vieira da Silva Chaves. Hiperatividade. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

28.
Cleide Vitorasse Magalhães. A relação da auto-estima do aluno com a aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - FACULDADES ADVENTISTAS DE MINAS GERAIS. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

29.
Eliete Santos Oliveira do Carmo. Relação família-escola: uma via de mão dupla para o desempenho acadêmico do aluno.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

30.
Elisiane Duarte Fernandes. Qualidade de vida no ambiente educacional.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

31.
Maria Angélica Ribeiro Pinto. Disgrafia e a importância do trabalho psicomotor.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

32.
Maria do Rosário Coelho Oliveira. Relação família-escola: uma via de mão dupla para o desempenho acadêmico do aluno.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

33.
Paola Silvério Guimarães. A influência da literatura infantil na formação socio-coultural da criança de zero a sete anos.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

34.
Talita Mesquita do Nascimento. A relação professor-aluno na educação básica. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação) - Faculdades Integradas Adventistas de Minas Gerais. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana das Neves Maia Guedes. A INFORMÁTICA COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

2.
Maria de Nazaré Pontes da Silva. TRAÇOS DE DEPENDÊNCIA DA INTERNET EM USUÁRIOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.

3.
Edna de Oliveira Araújo; Maria Armina Vaz Gonçalves de Sousa. CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Cláudia Solange Rossi Martins.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 23:04:44