Josilene Domingues Santos Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5147978033348152
  • Última atualização do currículo em 28/06/2018


Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2006). É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal da Bahia- campus Vitória da Conquista e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Alfabetização, em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial. Coordenou o Programa de Educação de Jovens e Adultos no IFBA e também coordenou o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Especial, atuando, principalmente, nos seguintes temas:leitura e escrita no indivíduo especial, altas habilidades/superdotação, dupla excepcionalidade,Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Educação Inclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josilene Domingues Santos Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, J. D. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal da Bahia, IFBA - Campus Vitória da Conquista.
Centro Federal de Educação Tecnológica
Zabelê
45075900 - Vitória da Conquista, BA - Brasil
Telefone: (77) 7734265211
Fax: (77) 7734262421
URL da Homepage: www.ifba.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEES.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Altas Habilidades e TDAH: a aprendizagem da criança com dupla excepcionalidade no contexto escolar (Título provisório),
Orientador: Rosemeire de Araújo Rangni.
2004 - 2006
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Os significados do "erro"no processo de aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Dr. América Lúcia Silva Cesar.
Palavras-chave: ALFABETIZAÇÃO; ERRO; ESCRITA.
2016 - 2017
Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial. (Carga Horária: 735h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESPECIAL: uma análise conceitual dos termos dificuldade e transtorno de aprendizagem..
2012 - 2015
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 660h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA NO APRENDENTE TDAH: por uma ajuda estratégica em leitura de textos didáticos..
Orientador: Moacir Cesar Kuhlkamp.
2001 - 2002
Especialização em Alfabetização.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: O ensino de português nas série inicias de aquisição do código escrito.
Orientador: Ms. Marileide dos Santos Oliveira.
1996 - 2000
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Avaliando Dificuldades Psicomotoras (aperfeiçoamento). (Carga horária: 180h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Deficiência Intelectual: abordagens pedagógicas. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2016 - 2016
Dislexia:distúrbios neurobiológicos-lócus de atendimento e EducaçãoEspecial. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Deficiência Mùltipla. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2012 - 2012
Diagnóstico de TDAH. (Carga horária: 80h).
ESCUELA PSICOPEDAGÓGICA DE BUENOS AIRES, E.PSI.B.A., Argentina.
2011 - 2011
Psicopedagogia Clínica. (Carga horária: 60h).
Portal Educação- Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2005 - 2005
Introdução a Semântica. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Mente e Linguagem. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Neurolinguística: linguagem e neurociência. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Linguística Histórica. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2000
A leitura do texto literário. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras, REDE PÍTAGORAS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1999 - 1999
Relações entre a oralidade e a escrita. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras, REDE PÍTAGORAS, Brasil.
1999 - 1999
Focusing on comunicative competence. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras, REDE PÍTAGORAS, Brasil.
1999 - 1999
Como desenvolver a habilidade de ler textos inform. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras, REDE PÍTAGORAS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em As representações histórico-literárias do poder. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1997 - 1997
Interferencias culturais na comunicação. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1993 - 1997
Intermediate English Course.
Skill- Aliança Inglesa, SKILL, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atuando nos cursos de Eletrônica, Eletromecânica (básico), Segurança do Trabalho, Eletromecânica (técnico) e Licenciatura em Química e Engenharia Ambiental (Superior).

Atividades

07/2016 - Atual
Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas- NAPNEE.
02/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Ensino básico, técnico e tecnológico
02/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Informação
05/2014 - Atual
Extensão universitária , IFBA - Campus Vitória da Conquista, .

Atividade de extensão realizada
Laboratório de Escrita de Textos Acadêmicos- LABETA.
02/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
09/2013 - 07/2016
Direção e administração, IFBA - Campus Vitória da Conquista, .

Cargo ou função
Coordenação do PROEJA.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2012 - 12/2012
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - 06/2007
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Portugês Instrumental
02/2007 - 06/2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Leitura e Escrita I
02/2007 - 06/2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Leitura e Escrita I
02/2007 - 06/2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Leitura e Escrita I
02/2007 - 06/2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Leitura e Escrita I
08/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Leitura e Escrita II, com ênfase na produção de gêneros acadêmicos.
08/2006 - 12/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2006 - 12/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental II, com ênfase na produção dos gêneros jornalísticos.
07/2005 - 12/2005
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação de texto e Redação
07/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
07/2005 - 12/2005
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental II, com ênfase na produção dos gêneros jornalísticos.
02/2005 - 06/2005
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos acadêmicos I
02/2005 - 06/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2005 - 06/2005
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretação de texto e Redação

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar-substitutta, Carga horária: 40

Atividades

07/2003 - 12/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos II, com ênfase na produção de textos jurídicos.
05/2003 - 06/2003
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes- Laboratório de Redação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Curso de Extensão- A produção e a reescrita de textos na escola.
02/2003 - 06/2003
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2003 - 06/2003
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de textos, com ênfase na produção de gêneros acadêmicos.
07/2002 - 12/2002
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
07/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
02/2002 - 06/2002
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos II, com ênfase na produção de textos jurídicos.
02/2002 - 06/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Ensino da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
02/2002 - 06/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa VI
01/2002 - 01/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em modalidade de Curso de Férias
09/2001 - 12/2001
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
09/2001 - 12/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de textos I, com ênfase na produção de gêneros acadêmicos
09/2001 - 12/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
05/2001 - 08/2001
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
05/2001 - 08/2001
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
05/2001 - 08/2001
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/2012 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/2012 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno do Mestrado em Letras e Linguística, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Educacional do Sudoeste da Bahia, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: titular, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Professora de Língua Portugues, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
03/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
03/2008 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , IESB, .

Serviço realizado
Coordenadora da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, envolvendo planejamento de sequências didáticas, elaboração de projetos , pesquisa e formação profissional continuada..

Colégio Paulo VI, PAULO VI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: titular, Enquadramento Funcional: Professora de Redação e Língua Portuguesa

Atividades

03/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio, EPG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/1999 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa e Redação

Colégio Opção, OPÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa do EM, Carga horária: 15

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2006 - 2008
Os pronomes sujeito e objeto na aquisição do Português brasileiro e do Português Europeu
Descrição: Objetiva-se, no referido projeto, fazer uma descrição que verifique: (i) como se desenvolvem os pronomes sujeito e objeto no período de aquisição do português europeu e do português brasleiro, dadas as diferenças apontadas por várias pesquisas; (ii) qual a relação entre o desenvolvimento dos referidos pronomes e as opções paramétricas de cada língua. Objetiva-se, também, verificar se haverá alguma distinção na aquisição inicial dos pronomes sujeito e objeto quando se comparam diferentes dialetos do português brasileiro. Para tanto, serão comparados dados de aquisição dos dialetos de Campinas (São Paulo) de Magalhães (2006), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) de Simões (1997) e de Vitória da Conquista (Bahia) que serão coletados na primeira fase deste projeto. Busca-se, portanto, fazer uma análise tanto interlingüística quanto intralingüística do Português..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Os significados do "erro" no processod e aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos
Descrição: Este projeto, fruto de pesquisa de cunho etnográfico e colaborativo, na área da Linguística Aplicada, procura descrever os significados que o "erro" assume no processo de aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos do Programa de alfabetização REAJA- do município de Vitória da Conquista. Na análise dos dados, observou-se que as concepções sobre o "erro", nessa comunidade escolar, são fruto do Imaginário Social sobre uma "língua escrita correta", ligada a um ritual escriturístico, que impede os alfabetizandos de lidarem com a escrita de forma crítica e autônoma..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
O Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva: reflexões e propostas de intervenção no cotidiano escolar.
Descrição: Este projeto tem como objetivo promover a construção de conhecimentos em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelos membros da comunidade escolar (técnicos-administrativos, professores, alunos dos cursos de Licenciatura e Pedagogia de instituições públicas e privadas, professores das redes municipal e estadual de ensino, ) por meio de curso de formação inicial e continuada a ser ofertado pelo Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do IFBA- VCA, a fim de que todos os agentes sociais da escola possam compreender as especificidades clínicas da pessoa com TEA e desenvolver habilidades de interação, comunicação, construção de materiais didático-pedagógicos, contribuindo para efetivação da inclusão por meio de práticas educativas acessíveis, visando também a redução de preconceitos e discriminações em nossa na sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (15) .
Integrantes: Josilene Domingues Santos Pereira - Coordenador / Gesivaldo Santos - Integrante.
2014 - Atual
LABORATÓRIO DE ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS- LABETA
Descrição: O LABORATÓRIO DE ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS, de caráter permanente, desenvolve atividades de orientação à escrita e à leitura de textos acadêmicos para alunos dos diversos cursos de graduação. A principal finalidade desse projeto de extensão é promover o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura dos gêneros acadêmicos por meio de minicursos, oficinas, orientações individualizadas..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Pesquisa em Estudos da Linguagem III
2007 - 2007
Periódico: Pesquisa em Estudos da Linguagem IV


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguistica Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
MENÇÃO HONROSA - MELHOR TRABALHO LINHA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO I SIMPÓSIO BAIANO SOBRE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO, UESB- JEQUIÉ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, J. D. S.2008 PEREIRA, J. D. S.. As representações do "erro"na aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 47, p. 151-168, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, J. D. S.. Concepções e práticas de escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos. Práxis Educacional. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008, v. v.4, p. 123-144.

2.
PEREIRA, J. D. S.. A interincompreesão constitutiva nas DCN para a Educação de Jovens e Adultos. In: FONSECA-SILVA, Maria da Conceição; DA SILVA, Edvania Gomes. (Org.). Pesquisa em Estudos da Linguagem V. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007, v. V, p. 155-164.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Novais, I.M. ; RAMOS, L. L. ; MATOS, P. F. ; PEREIRA, J. D. S. . Novel: um jogo educativo para aprendizagem de ortografia. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), 2017, Recife. Anais do XXIII Workshop de Informática na escola (WIE 2017). Recife, 2017. v. 23. p. 490-499.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, J. D. S.. Alguns significados do "erro" para a aquisiçào da escrita na alfabetização de jovens e adultos. In: II Seminário Estudantil de pesquisa do Institulo de Letras da UFBA, 2005, Salvador. II Seminário Estudantil de pesquisa do Institulo de Letras da UFBA, 2005.

2.
PEREIRA, J. D. S.. O tratamento e o significado do "erro" no contexto interacional em sala de aula no processo de aquisiçào da escrita por jovens e adultos. In: Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA, 2004, Salvador. Seminário estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA. Salvador: Instituto de Letras da UFBA, 2004.

3.
PEREIRA, J. D. S.. O ensino de português nas séries iniciais de aquisição do código escrito. In: 6º Seminário de Iniciação Científica, 2002, Vitória da Conquista. 6º Seminário de Iniciação Científica. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2002. p. 01-309.

4.
PEREIRA, J. D. S.. O amor em Carlos Drummond de Andrade. In: 3º Congresso Técnico-Científico e 2º Seminário de Iniciação Científica, 1998, Vitória da Conquista. Congresso Técnico-Científico e 2º Seminário de Iniciação Científica. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 1998. p. 01-146.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, J. D. S.. O desenvolvimento da Competência Leitora no aprendente TDAH na escola: uma ajuda estratégica em leitura de textos didáticos. Aprender (Vitória da Conquista), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, J. D. S.; PEREIRA, J. D. S. . A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: pressupostos teóricos e caminhos para a inclusão na rede profissional tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, J.D.S ; PEREIRA, J. D. S. . O Desenvolvimento da Competência Leitora no aprendente TDAH; por uma ajuda estratégica em leitura de textos didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, J. D. S.. A inclusão de autistas na escola: aspectos para as adapatações curriculares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PEREIRA, J. D. S.. Aspectos clínicos e educacionais no TDAH: a inclusão na escola é possível?. 2016. .

3.
PEREIRA, J. D. S.. Neuropsicologia e aprendizagem: fundamentos para o planejamento do ensino. 2013. .

4.
PEREIRA, J. D. S.. Variação e mudança linguísticas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
PEREIRA, J. D. S.. Linguística Geral. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PEREIRA, J. D. S.. Redação no Vestibular- Projeto Universidade Para Todos. 2008. .

7.
PEREIRA, J. D. S.. Programa de Alfabetização- TOPA. 2008. .

8.
PEREIRA, J. D. S.. Programa de Formação de Alfabetizadores- Todos pela Alfabetização. 2007. .

9.
PEREIRA, J. D. S.. A produção e a reescrita de textos na escola. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PEREIRA, J. D. S.. Repensando a Língua Portuguesa de 5 a 8 série. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREIRE, P. M.; PEREIRA, J. D. S.; CARVALHO, C. A.. Participação em banca de Ítalo Miranda de Novais.NOVEL: um software educativo para aprendizagem autônoma de ortografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Sistema de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

2.
SANTOS FILHO, J.; PEREIRA, J. D. S.; SOARES, J. E.. Participação em banca de Débora Carvalho Teixeira.Desenvolvimento de uma bengala eletrônica para detecção de obstáculos e auxílio a deficientes visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, J. D. S.; José Júnior Dias da Silva; MEDEIROS JUNIOR, S. A.. Seleção para professor substituto de Língua Portuguesa. 2015. Instituto Federal da Bahia.

2.
PEREIRA, J. D. S.; ALMEIDA, M. C. O.. Seleção simplificada para professor substituto de História. 2014. Instituto Federal da Bahia.

Outras participações
1.
PEREIRA, J. D. S.; PIAU, D. D. A. D.; CONTELLI, D. P.. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2017. Instituto Federal da Bahia.

2.
PEREIRA, J. D. S.. Comissão de Avaliação de Fomento a Projetos Culturais. 2017. Instituto Federal Fluminense.

3.
PEREIRA, J. D. S.; COSTA, S. F. S. D.; SCHARDOSIM, C. R.; KNABBEN, M. T.. Comissão Especial para Avaliação de Reconhecimento de Competências e Saberes. 2016. Instituto Federal Catarinense.

4.
PEREIRA, J. D. S.; OLIVEIRA, S.; SAMPAIO, J. S.. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2016. Instituto Federal da Bahia.

5.
PEREIRA, J. D. S.; MEDEIROS JUNIOR, S. A.; José Júnior Dias da Silva; BRITO, O. S.. Comissão Multidisciplinar de Avaliação dos Projetos dos Programas Universais. 2016.

6.
PEREIRA, J. D. S.; SOARES, A. S.; OLIVEIRA, A. M.. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2016. Instituto Federal da Bahia.

7.
PEREIRA, J. D. S.; MOREIRA, M. S.; MEDEIROS JUNIOR, S. A.. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2015. Instituto Federal da Bahia.

8.
PEREIRA, J. D. S.; OLIVEIRA, A. M.; SANTOS, R. H. M.. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2014. Instituto Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONGRESSO INTERNACIONAL E VI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS. 2016. (Congresso).

2.
I SIMPÓSIO BAIANO SOBRE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO.O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA NO APRENDENTE TDAH NA ESCOLA: POR UMA AJUDA ESTRATÉGICA EM LEITURA DE TEXTOS DIDÁTICOS. 2016. (Simpósio).

3.
VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E. 2016. (Congresso).

4.
IV Seminário de Pesquisa em Estudos da Língua(gem). 2009. (Seminário).

5.
2 Jornada de Educação: Competência Comunicativa: uma responsabilidade de todas as áreas. 2008. (Outra).

6.
II ESCOLA DE VERÃO DE LINGUISTICA FORMAL DA AMÉRICA DO SUL. 2005. (Encontro).

7.
II Seminário de Pesquisa em Estudos Linguisticos e II Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso.A Interincompreensão Constitutiva nas DCN para a educação de jovens e adultos. 2005. (Seminário).

8.
II Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA.Alguns significados do "erro"para a aquisição da escrita na alfabetizaçào de jovens e adultos. 2005. (Seminário).

9.
Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBA.O Tratamento e o significado do "erro"no contexto interacional no processo de aquisiçào da escrita por jovens e adultos. 2004. (Seminário).

10.
6 Seminário de Iniciaçào Científica da UESB.O ensino de português nas séries iniciais de aquisiçào do código escrito. 2002. (Seminário).

11.
Palestra: A leitura e a produçào textual na era do computador. 2002. (Encontro).

12.
IV ENCONTRO REGIONAL DO PROLER e II SEMINÄRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. 2001. (Encontro).

13.
Curso: A leitura do texto literário no Encontro Regional da Rede Pítagoras. 2000. (Encontro).

14.
II SEMINÁRIO DE EDUCADORES DA REDE PITAGORAS. 2000. (Seminário).

15.
Curso: Como desenvolver a habilidade de ler textos informativos no Encontro Regional da Rede Pítagoras. 1999. (Encontro).

16.
Curso: Relações entre a oralidade e a escrita no Encontro Regional da Rede Pítagoras. 1999. (Encontro).

17.
Curso: The 2000 Project- Focusing on Comunicative Competence no Encontro Regional da Rede Pítagoras. 1999. (Encontro).

18.
Curso de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. 1999. (Outra).

19.
I Fórum de Debates "História do Brasil: mitos e verdades". 1999. (Outra).

20.
II Simpósio de História Antiga e Medieval. 1999. (Simpósio).

21.
Seminário: Pensando as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 1999. (Seminário).

22.
3 Congresso Técnico-Científico e 2 Seminário de Iniciação Científica. Amor em Carlos Drummond de Andrade. 1998. (Congresso).

23.
Curso: As Instituições e as representaçòes histórico-literárias do poder no Mundo Antigo. 1998. (Outra).

24.
IV Seminário de Marketing e I Conferência de Idiomas do CCAA. 1998. (Seminário).

25.
Seminário PROLER/98: Leitura e Escrita: Cidadania e Desenvolvimento. 1998. (Seminário).

26.
II Partranse- Encontro de pesquisa artística e transcultural em Educação. 1997. (Encontro).

27.
IV Encontro Baiano dos Estudantes de Letras- EBEL. 1997. (Encontro).

28.
IV Seminário de Leitura PROLER/ UESB. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, G. ; PEREIRA, J. D. S. ; NASCIMENTO, A. I. R. ; BARBOSA, A. A. L. ; MENEZES, D. ; PEIXOTO, L. ; SOUSA, W. S. R. ; SENA, A. ; BRANDAO, J. C. . II Simpósio Baiano de Transtornos do Neurodesenvolvimento. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Carolina Bedoni. Concepções de linguagem e o ensino de português nas escolas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa com Literatura) - Faculdade de Guanambi. Orientador: Josilene Domingues Santos Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Larissa Parra. Desenvolvimento de competências e habilidades de leitura de textos acadêmicos. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Ambiental) - Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Josilene Domingues Santos Pereira.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, J.D.S ; PEREIRA, J. D. S. . O Desenvolvimento da Competência Leitora no aprendente TDAH; por uma ajuda estratégica em leitura de textos didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


2009- Aprovada em Concurso público para Magistério Superior para a disciplina Português Instrumental na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  - UESB;

2005- Aprovada em Seleção Pública para Magistério Superior para a disciplina Linguística na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2005- Aprovada para Coordenador Pedagógico do Núcleo-Escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista.

2001- Aprovada em Seleção Pública para Magistério Superior para a disciplina Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Santa Cruz.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:30:38