Victor de Morais Cayres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5152294470359141
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Victor Cayres atua em pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais desde 2008, é Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor em Artes Cênicas pela mesma instituição, com estágio doutoral no Centre de Recherche sur les médiations, Université de Lorraine, França. Realizolu pesquisa de pós doutorado visando a construção de um modelo de desenvovlimento para jogos educacionais na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trabalhou como consultor em game design nos projetos Educação Livre (Unesco, 2016) e Gamifica Senai (2017), como pesquisador e roteirista nos jogos Cosmopolitan Egito e Liderança Feminina (Sinergia Games, 2015), como consultor dramatúrgico e pesquisador no Gamebook: Guardiões da Floresta (Uneb, 2015). No projeto transmídia Miúda e o guarda-chuva, trabalhou como roteirista e co-diretor do longa-metragem (em fase de finalização), como roteirista no projeto de série para TV (2010), como dramaturgo e diretor da peça de teatro (2009). Suas publicações concentram-se nas áreas de dramaturgia, análise e desenvolvimento de jogos, jogos e educação (Kinephanos, 2015; Repertório, 2014; Passages de Paris, 2014; Challenges, 2009, Sbgames, 2008, 2009, 2010, 2011,2012, 2015, 2016); além de ter atuado na comissão científica ou comitê de avaliação de trabalhos acadêmicos em revistas e eventos (Entertainment Computing,2016; SBGames, 2016; SJEEC, 2015,2017; STAES, 2015, Caminhos do Cinema Português, 2015). Tem experiência ainda no como ator, diretor de teatro, dramaturgo, professor de dramaturgia para teatro, de roteiro para games e de game design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Victor de Morais Cayres
Nome em citações bibliográficas
CAYRES, V. M.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Université de Lorraine (Orientador: Sébastien Genvo).
Título: Dramaturgia da Expansão: análise dramatúrgica de World of Warcraft, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Catarina Sant'anna.
Coorientador: Adolfo Almeida Duran.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Drama; Game Design; Teatro; MMORPG; Videogame.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Game Design.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades esportivas e de recreação e lazer.
2009 - 2011
Mestrado em Artes Cênicas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: JOGANDO COM O DRAMA: ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DRAMATÚRGICAS EM VIDEO GAMES DIANTE DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DOS CONSOLES,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Catarina Sant'Anna.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Drama; Desenvolvimento Tecnológico; Video Games.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Games.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades esportivas e de recreação e lazer.
2003 - 2008
Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Game Design.
2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Game Design.


Formação Complementar


2013
Atélier Théâtre.
Université de Lorraine, UL (Nancy-Univ), França.
2017 - 2017
Honestidade Artística. (Carga horária: 9h).
Teatro Vila Velha, TVV, Brasil.
2017 - 2017
Danças Afro-brasileiras. (Carga horária: 12h).
Teatro Vila Velha, TVV, Brasil.
2014 - 2014
Odin Theatret: Master Class - Thinking in Actions. (Carga horária: 3h).
University of London, UL, Inglaterra.
2014 - 2014
Atélier d'écriture. (Carga horária: 15h).
Théâtre Universitaire de Nancy, TUN, França.
2014 - 2014
Odin Theatret: The Dead Brother (com Julia Varley). (Carga horária: 3h).
University of London, UL, Inglaterra.
2012 - 2012
Teatro documentário: arquivos, memória e autoficçã. (Carga horária: 14h).
Porto Alegre em Cena, POAEMCENA, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Teatro e novas tecnologias. (Carga horária: 36h).
Teatro Vilha Velha, TVV, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Organicidade nas ações do ator. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Desenvolvimento de projetos de série de animação. (Carga horária: 48h).
Fundação Padre Anchieta - TV Cultura, TV CULTURA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Roteiro e Direção no Cinema, Vídeo e TV. (Carga horária: 72h).
Faculdade Hélio Rocha, FHR, Brasil.
2008 - 2008
Oficina sobre o processo criativo de Batata!. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Oficina Lúdica de Dramaturgia a partir do espaço. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Oficina de Técnica de Clown. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Oficina de Leitura Dramática. (Carga horária: 78h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/pesquisador no doutorado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/pesquisador PDSE, Carga horária: 40
Outras informações
Agência financiadora CAPES. Bolsa PDSE.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/pesquisador no mestrado, Carga horária: 40
Outras informações
Agência de financiamento FAPESB.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Desenvolvedor, Carga horária: 20
Outras informações
Participação como pesquisador/desenvolvedor voluntário no grupo INDIGENTE notadamente nos projetos de Desenvolvimento Kirimurê e Quatro cantos da Salvador de Tomé de Souza

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/pesquisador PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Agência de financiamento FAPESB. Pesquisa em Interpretação em montagens de Textos de Beckett na Bahia


Sinergia Games, SG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador na área de roteiro e game design
Outras informações
Agência de Financiamento: FAPESB


Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Colaborador da Enclopédia Itaú Cultural
Outras informações
Pesquisa e redação de verbetes acerca de artistas e grupos de teatro baianos para Enciclopédia Itaú Cultural Teatro


Sindicato dos Artistas e Técnicos, SATED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Capacitador
Outras informações
Projeto de Qualificação dos profissionais de Artes Cênicas do Interior. Ministrante do módulo de dramaturgia. Obs. A carga horária do ministrante em cada cidade era de 40 horas, 20 horas em cada uma das duas turmas, uma semana por mês.


SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor III, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor dedicado ao desenvolvimento de soluções educacionais baseadas em games e estratégias de gamificação no ITED, núcleo de Inovações e Tecnologias Educacionais.



Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Gamifica SENAI
Descrição: Projeto de desenvolvimento de uma estratégia gamificada com base em uma plataforma web direcionada ao Ensino Técnico do SENAI.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2010
OS QUATRO CANTOS DA SALVADOR DE TOMÉ DE SOUZA
Descrição: Este projeto visa desenvolver, testar, validar e disseminar um software de um ambiente tridimensional interativo que recrie a Cidade de Salvador do século XVI fundada por Tomé de Souza , a primeira cidade brasileira, baseando-se na literatura e nos documentos existentes. Utilizando-se da realidade virtual e das tecnologias digitais, objetiva-se que este software funcione como um objeto interativo de aprendizagem onde professor e aluno poderão ter uma experiência imersiva nos primeiros traços urbanísticos e arquitetônicos de Salvador, possibilitando ? assim - uma melhor compreensão de nosso atual Centro Histórico. A proposta é que a cidade recriada seja um espaço virtual aberto, minimamente restritivo e estimulante à livre navegação dos usuários. Um espaço a ser abordado de formas múltiplas por professores e alunos tal como o labirinto sem fio de Ariadne. Queremos interatores que "se percam" no labirinto e que desejem não sair dele. Trata-se da virtualização da Salvador histórica como um "jardim de veredas que se bifurcam" (J. L. Borges, 1998), metáfora excessivamente usada pelos teóricos do ciberespaço, mas ainda bastante efetiva para descrever uma cidade colonial portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Victor de Morais Cayres - Integrante / Marcelo Oliveira - Integrante / Rosara Lopes - Integrante / Marilene Macedo - Integrante / Adolfo Duran - Coordenador / Jandson Nunes - Integrante / Elderlan Pita - Integrante / Dilton Araújo - Integrante / João Costa - Integrante / Teresinha Fróes Burnham - Integrante / Arivaldo Amorim - Integrante.
2008 - 2010
Kirimurê
Descrição: "E no começo tudo era Kirimurê, grande mar interior dos Tupinambá" (ARAUJO, 2000). Kirimurê significa 'Baía de Todos os Santos' em Tupi. Durante a colonização, a região gradativamente passa de Kirimurê à Baía de Todos os Santos, em uma transição marcada por violência e grande intercâmbio cultural. Certamente, este momento histórico é muito relevante para a identidade brasileira, que, em particular naquele momento, começava a se delinear. Dada a importância desta região, ora Kirimurê, ora Baía de Todos os Santos, nesta época da História do Brasil, se propõe a criação de um objeto interativo de aprendizagem que, utilizando Realidade Virtual e Info-Educação, trate esta temática em seus detalhes históricos e sociais. Com isto, o projeto visa a suprir o hiato, em termos de ferramentas educacionais, que existe em torno deste momento histórico - tão importante, em particular, para nosso estado...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) .
Integrantes: Victor de Morais Cayres - Integrante / Rosara Lopes - Integrante / Marise Sanches - Integrante / Adolfo Duran - Integrante / Suelen Nunes - Integrante / Teresinha Fróes Burnham - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Expedições/Expeditions: Teoria da História e Historiografia
2016 - 2016
Periódico: Entertainment Computing


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Game Design.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Menção Honrosa por melhor full paper apresentado no track de Cultura no X SBGames, SBC.
2010
Expotoons - 2da Mencion Series de TV, Encuadre.
2009
Concurso ANIMATV - Projeto de série e episódio piloto, Ministério da Cultura, TV Brasil, TV Cultura, ABEPEC.
2008
Prêmio Manoel Lopes, Fundação Cultural do Estado da Bahia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CAYRES, V. M.2014CAYRES, V. M.. VÉU CARMIN: OS QUATRO ELEMENTOS FORJANDO CHAVES PARA UM SEGREDO ? UM EXPERIMENTO DE TEATRO E VIDEOGAME DESIGN. Repertório Teatro & Dança, v. 1, p. 188-198, 2014.

2.
CAYRES, V. M.2014CAYRES, V. M.. ANÁLISE DRAMATÚRGICA DE UM UNIVERSO EM EXPANSÃO: UM ESTUDO DE WORLD OF WARCRAFT. Passages de Paris (APEB-Fr), v. 1, p. 209-222, 2014.

3.
2CAYRES, V. M.2014CAYRES, V. M.. VÉU CARMIN: OS QUATRO ELEMENTOS FORJANDO CHAVES PARA UM SEGREDO ? UM EXPERIMENTO DE TEATRO E VIDEOGAME DESIGN. Repertório: Teatro & Dança (Online), v. 22, p. 188-198, 2014.

4.
3CAYRES, V. M.2012CAYRES, V. M.. Personagens dramáticos nos vídeo games: corpos e almas constituídos de signos. Tecnologia Educacional, v. 1, p. 7-17, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CAYRES, V. M.. Dramaturgia e videogames: análise dramatúrgica de World of Warcraft. In: Lynn Alves; Hugo Saba; Claudio Reynaldo B. de Souza. (Org.). Interfaces entre Games Pesquisa & Mercado. 1ed.Salvador: Edifiba, 2016, v. , p. 15-33.

2.
CAYRES, V. M.. Gênero dramático e seus traços estilísticos nos videogames. In: LOPES, Cássia ; LEÃO, Raimundo Matos de. (Org.). Tempo de dramaturgias. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 261-275.

3.
CAYRES, V. M.. Tragicidade e Crueldade na obra de Munch. In: Lima, José Mario. (Org.). Ensaios. Savador: EDUFBA, 2007, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAYRES, V. M.; MINHO, M. R. S. ; LIMA, R. ; MASCARENHAS, L. A. B. . A Journey to the Future: the Conception Paths of a Gamified Strategy for the Vocacional Education of SENAI DR-BA. In: Play2Learn, 2018, Lisboa. Proceedings of Play2learn, 2018. p. 110-129.

2.
CAYRES, V. M.. Estruturas da ação dramática em videogames: especificidades e trajetória. In: XI Seminário de Jogos Eletrônicos Educação e Comunicação, 2015, Salvador. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015. p. 99-108.

3.
CAYRES, V. M.; DURAN, A. . Videogames desenvolvidos para consoles: produtos de entretenimento digital que descendem do drama moderno. In: VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pequisadores em Cibercultura (ABCIBER), 2012, Novo Hamburgo. VI Simpósio Nacional da ABCiber: Entretenimento Digital Anais 2012. Novo Hamburgo: Feevale, 2012. p. 536-550.

4.
CAYRES, V. M.. Ação dramática em videogames: especificidades e trajetória. In: XI SBGames, 2012, Brasília. SBGames 2011 - Computing Track. Brasília: UnB, 2012. p. 155-158.

5.
CAYRES, V. M.. Personagens Dramáticos nos Video Games: Corpos e Almas Constituídos de Signos. In: X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. SBC - Proceedings of SBGames 2011, 2011. p. 1-8.

6.
CAYRES, V. M.. O enigma da chave: a construção da narrativa dramática em jogos de Atari VCS/2600 para além da experiência do jogo. In: SBGames, 2010. SBGames 2011 - Computing Track, 2010. p. 152-160.

7.
MATOS, M. ; DURAN, A. ; LOPES, R. ; PITA, E. ; SANCHES, M. ; ARAÚJO, D. ; JAILSON JÚNIOR, ; NUNES, J. ; MACEDO, M. ; BURNHAM, T. F. ; CAYRES, V. M. . Kirimurê: um jogo eletrônico no universo do Brasil colônia. In: Challenges, 2009, Braga. VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009.

8.
CAYRES, V. M.; DURAN, A. . Kirimurê: A construção do discurso em um mar de dramaturgia, interatividade e ludicidade. In: Challenges, 2009, Braga. VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009.

9.
MATOS, M. ; LOPES, R. ; SANCHES, M. ; CAYRES, V. M. ; MACEDO, M. . Kirimurê: Aspectos do Desenvolvimento de um Jogo Eletrônico Histórico-Pedagógico. In: Challenges, 2009, Braga. VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009.

10.
CAYRES, V. M.; DURAN, A. ; BORGES, P. ; NUNES, S. ; NUNES, J. . Miúda e o guarda-chuva: A metáfora em jogo. In: Challenges, 2009, Braga. VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009.

11.
CAYRES, V. M.; DURAN, A. . Sob as lentes do Drama: Fundamentação do gênero dramático para o estudo de videogames. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento digital, 2009, Rio de Janeiro. SBGames 2009 Proceedings. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2009. p. 251-260.

12.
CAYRES, V. M.. Da literatura ao videojogo: Miúda e o guarda-chuva. In: SBGames, 2008, Belo Horizonte. SBGames 2008, 2008. p. 120-123.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAYRES, V. M.; Alves, L. . Um segundo olhar sobre o roteiro: consultoria dramatúrgica no desenvolvimento do Gamebook Guardiões da Floresta. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Livro de Resumos, 2016.

2.
CAYRES, V. M.. ANALYSE DRAMATURGIQUE D?UN UNIVERS EN EXPANSION : ETUDE DE WORLD OF WARCRAFT. In: 3º CONGRESSO EUROPEU DE PESQUISADORES BRASILEIROS, 2014, Paris. ACTES DU COLLOQUE 30 ANS DE L?APEB-FR ET 3E CONGRÈS EUROPÉEN DES CHERCHEURS BRÉSILIENS. Paris: Association des Chercheurs et Etudiants Brésiliens en France, 2014.

3.
OLIVEIRA, M. ; LOPES, R. ; SANCHES, M. ; CAYRES, V. M. ; MACEDO, M. . Kirimurê: Aspectos do Desenvolvimento de um Jogo Eletrônico Histórico-Pedagógico. In: Challenges, 2009, Braga. Livro de Resumos 2009. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009.

4.
CAYRES, V. M.; DURAN, A. ; BORGES, P. ; NUNES, S. ; NUNES, J. . Miúda e o guarda-chuva: A metáfora em jogo. In: Challenges, 2009, Braga. Livro de Resumos 2009. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009.

5.
CAYRES, V. M.. Pesquisa em Interpretação em montagens de Textos de Beckett na Bahia. In: VII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXV Seminário Estudantil de Pesquisa de UFBA, 2006, Salvador. Livro de Resumos. Salvador: EDUFBA, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
CAYRES, V. M.; Alves, L. . Um segundo olhar sobre o roteiro: consultoria dramatúrgica no desenvolvimento do Gamebook Guardiões da Floresta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HELENA, R. ; CAYRES, V. M. ; NERY, M. ; SILVA, A. ; ARRUDA, E. . Mesa Redonda: Gamificação no Ensino Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RIBEIRO, C. ; CAYRES, V. M. ; SILVA, T. ; MORAES, R. . CONCEPÇÃO, ESTUDO DE CASO, AVALIAÇÃO E EVOLUÇÃO DE MODELO PARA JOGOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, C. ; CAYRES, V. M. ; JAILSON JÚNIOR, ; SILVA, T. ; SOUZA, L. . Histórias da Criação - Resgate, Preservação e Disseminação da Cultura Afro-Brasileira através de Jogos Eletrônicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAYRES, V. M.. ANALYSE DRAMATURGIQUE D?UN UNIVERS EN EXPANSION : ÉTUDE DE WORLD OF WARCRAFT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAYRES, V. M.. Por um espectador/jogador emancipado? Diálogos entre o teatro e o videogame em torno de uma dramaturgia épica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAYRES, V. M.; DURAN, A. . Videogames desenvolvidos para consoles: produtos de entretenimento digital que descendem do drama moderno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAYRES, V. M.. Dramaturgias para máquinas que lembram: entre video games, passwords e memory card. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAYRES, V. M.. Véu Carmim: os quatro elementos forjando chaves para um segredo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAYRES, V. M.. Personagens Dramáticos nos Video Games: Corpos e Almas Constituídos de Signos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAYRES, V. M.. Drama Jogável: análise da aplicabilidade dos procedimentos do video game design no texto dramático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CAYRES, V. M.. Véu Carmim: os quatro elementos forjando chaves para um segredo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAYRES, V. M.. Véu Carmim: um produto das Artes Cênicas inspirado no caráter procedimental dos jogos em meio digital.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAYRES, V. M.. O enigma da chave: a construção da narrativa dramática em jogos de Atari VCS/2600 para além da experiência do jogo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CAYRES, V. M.. Sob as lentes do Drama: Fundamentação do gênero dramático para o estudo de videogames. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAYRES, V. M.. Analisar os vídeogames como meio de expressão em uma perspectiva de pesquisa-criação. Salvador: UFBA/PPGAC, 2014. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAYRES, V. M.. Consultoria dramatúrgica para o Gamebook: Guardiões da Floresta. 2015.

Programas de computador sem registro
1.
RIBEIRO, C. ; CASAR, E. ; SANTANA, F. ; JAILSON JÚNIOR, ; HONORATO, J. V. ; LISBOA, L. ; SOUZA, L. ; MORAES, R. ; COSTA, R. ; PASSOS, R. ; DUARTE, T. ; CAYRES, V. M. . Cosmopolitan Egito - Capítulo 1. 2015.

2.
CAYRES, V. M.; NUNES, J. ; COSTA, J. . Uma amiga Carnívora. 2011.

3.
DURAN, A. ; PELOV, A. ; CORRE, A. ; GUERCHAIS, A. ; ARAÚJO, D. ; PITA, E. ; PARDO, F. ; ARAUJO, F. M. ; JACQ, H. ; BANDEIRA, H. L. C. ; NUNES, J. ; COSTA, J. ; BARBE, J. ; MATOS, M. ; MACEDO, M. ; GINIBRE, M. ; ARRAES, P. Y. P. ; CAYRES, V. M. ; PARRENT, V. ; JAILSON JÚNIOR, ; LOPES, R. . Kirimurê. 2010.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CAYRES, V. M.. Tutorial: Corpos e almas constituídos por signos: um framework de composição de personagens. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAYRES, V. M.. Dramaturgia para videogames: a construção da narrativa dramática no documento de game design. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Raña, Rafael ; Lima, Marcelo ; Ramos, Davi ; CAYRES, V. M. . Criação de narrativas para HQs, Games e Cinema. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALVES, H. ; MENDES, C. ; UZEL, M. ; CAYRES, V. M. . Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Verbetes de Enciclopédia).

5.
DURAN, A. ; ARAÚJO, D. ; PITA, E. ; JAILSON JÚNIOR, ; NUNES, J. ; COSTA, J. ; MATOS, M. ; MACEDO, M. ; SANCHES, M. ; LOPES, R. ; CAYRES, V. M. . OS QUATRO CANTOS DA SALVADOR DE TOMÉ DE SOUZA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto Interativo de Aprendizagem).

6.
CAYRES, V. M.. Dramaturgia no Desenvolvimento de Video Games. 2010. (Palestra).

7.
BORGES, P. ; CAYRES, V. M. . Oficina de Investigação de linguagem metafórica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CAYRES, V. M.. Dramaturgia para Video Games. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
DURAN, A. BURNHAM, T. F. MATOS, M. SANCHES, M. LOPES, R. CAYRES, V. M. PITA, E. COSTA, J. MACEDO, M. BESSA, A. SOUZA, C. T. O. ARAUJO, F. M. ROCHA, R. PELOV, A. BARBE, J. GINIBRE, M. PARDO, F. CORRE, A. PARRENT, V. JACQ, H. BANDEIRA, H. L. C. NUNES, J. GUERCHAIS, A. LIOAUET, C. BRITO, E. , et al.ARRAES, P. Y. P. ARAÚJO, D. ; Kirimurê. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto Interativo de Aprendizagem).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CAYRES, V. M.. Si je pouvais j'achèterais l'heroïsme. 2014. Teatral.

2.
CAYRES, V. M.. Mil et une nuits (Mise en voix). 2013. Teatral.

3.
CAYRES, V. M.; JOBARD, Sara . Véu Carmim. 2011. Teatral.

4.
CAYRES, V. M.. Véu Carmim. 2011. Teatral.

5.
BORGES, P. ; CAYRES, V. M. . Miúda e o guarda-chuva. 2009. Teatral.

6.
BORGES, P. ; CAYRES, V. M. . Miúda e o guarda-chuva. 2009. Teatral.

7.
CAYRES, V. M.. Noivas. 2007. Teatral.

8.
CAYRES, V. M.. Gestos Cantados. 2007. Teatral.

9.
CAYRES, V. M.. Uma Visita ao Fim do Mundo. 2006. Teatral.

10.
CAYRES, V. M.. Nada como o Sol. 2006. Teatral.

11.
CAYRES, V. M.. Quarto de casal. 2005. Teatral.

12.
CAYRES, V. M.. Metamorphos-in. 2005. Teatral.

13.
CAYRES, V. M.. Quarto de Casal. 2005. Teatral.

14.
CAYRES, V. M.. Édipo em Colona. 2003. Teatral.

15.
CAYRES, V. M.. O planeta que não gostava de crianças. 2003. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BORGES, P. ; CAYRES, V. M. . Miúda e o guarda-chuva. 2010.

2.
CAYRES, V. M.. Uma amiga carnívora. 2010 (Web Browser Game).

3.
CAYRES, V. M.. Show Sílaba. 2008.

4.
CAYRES, V. M.. Troféu Caymmi 20 anos. 2007 (Roteiro).

5.
CAYRES, V. M.. O Filhote de Elefante. 2005 (Teatral).

6.
CAYRES, V. M.. Um dia na vida de um Universitário. 2004 (Teatral).

7.
CAYRES, V. M.. A Inveja nossa de cada dia. 2003.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
Alves, L. ; BITTENCOURT, E. ; CAMURUGY, L. ; PEREIRA, F. ; CAYRES, V. M. ; DIAS, D. ; LAWS, A. ; ANDRADE, G. ; SCARDUA, M. ; COSLOP, I. ; ALMEIDA, C. ; NERY, J. ; MACEDO JUNIOR, A. . Gamebook: Guardiões da Floresta. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120160004-3, data de registro: 13/04/2016, título: "Gamebook: Guardiões da Floresta" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Alves, L.; Matta, A.; Andrade, L. A; CAYRES, V. M.. Participação em banca de FILIPE TIAGO LIMA PEREIRA. GAME DESIGN E GAMES EDUCATIVOS: PROJETANDO MECÂNICAS DIRECIONADAS À APRENDIZAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
CAYRES, V. M.; RAMOS, R. L.; SANTANA, C. L. S. S.; SILVA, O. S. F.; TELES, H. R. R. V. S.. Participação em banca de Janaina dos Reis Rosado. Juventude conectad@: protagonismo, produção e compartilhamento de conteúdos nas tramas do Facebook.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Alves, L.; CAYRES, V. M.; ROCHA, P.; ROSADO, J.; COUTINHO, I.; ANDRADE, G.; DIAS, D.; CARIBE, A.. Banca examinadora de seleção dos alunos inscritos para o Curso de Especialização em Game Design. 2015. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino: O estudante como agente de mudanças em comunidade ? 2016. Mesa Redonda: Gamificação e Ensino Superior. 2016. (Congresso).

2.
I SIMPOSIO ESTUDIOS DESCOLONIALES Y PROBLEMÁTICAS EMERGENTES EN INVESTIGACIÓN EDUCATIVA.Participação no Comitê Científico. 2016. (Simpósio).

3.
XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Membro do comitê de Programa da trilha de Cultura do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2016). 2016. (Simpósio).

4.
XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2016).membro do comitê de Programa da trilha de Arte e Design do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2016). 2016. (Simpósio).

5.
6ª Edição do Seminário Encontros com a Inclusão e do I Colóquio Internacional sobre Educação e Diversidade.Membro de comissão científica da 6ª Edição do Seminário Encontros com a Inclusão e do I Colóquio Internacional sobre Educação e Diversidade. 2015. (Seminário).

6.
Arena Games.WoW: Dramas, Narrativas e videogames. 2015. (Encontro).

7.
II STAES.Parecerista no evento II STAES. 2015. (Seminário).

8.
SBGames.Histórias da Criação - Resgate, Preservação e Disseminação da Cultura Afro-Brasileira através de Jogos Eletrônicos. 2015. (Simpósio).

9.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Stand Comunidades Virtuais. 2015. (Exposição).

10.
Simpósio ?A Fusão das Artes no Cinema?.Membro de comissão científica do Simpósio ?A Fusão das Artes no Cinema?. 2015. (Simpósio).

11.
XI SJEEC.Parecerista no evento XI SJEEC. 2015. (Seminário).

12.
3º CONGRESSO EUROPEU DE PESQUISADORES BRASILEIROS. ANALYSE DRAMATURGIQUE D?UN UNIVERS EN EXPANSION : ÉTUDE DE WORLD OF WARCRAFT. 2014. (Congresso).

13.
Colloque international. Des Jeux « Traditionnels » aux Jeux Numériques.World of Warcraft dramaturgical approach: A drama with plays with its own limits.. 2014. (Outra).

14.
Colloque International Public(s), non-public(s): Question de méthodologie. 2014. (Outra).

15.
Séminaire PIXEL.Dramaturgie et jeux vidéo : étude de World of Warcraft. 2014. (Seminário).

16.
International Brecht Society Simposium.Por um espectador/jogador emancipado? Diálogos entre o teatro e o videogame em torno de uma dramaturgia épica. Realização International Brecht Society e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Po. 2013. (Simpósio).

17.
Seminaire AJCCREM.Dramaturgie de l?expansion: étude de World of Warcraft. 2013. (Seminário).

18.
VI Congresso da ABRACE. Dramaturgias para máquinas que lembram: entre video games, passwords e memory card. 2012. (Congresso).

19.
VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pequisadores em Cibercultura (ABCIBER).Videogames desenvolvidos para consoles: produtos de entretenimento digital que descendem do drama moderno. 2012. (Simpósio).

20.
VI Reunião Científica da ABRACE.Véu Carmim: um produto das Artes Cênicas inspirado no caráter procedimental dos jogos em meio digital.. 2011. (Outra).

21.
X Encontro de Artistas Pesquisadores.Drama Jogável: análise da aplicabilidade de procedimentos do video game design na construção de textos dramatúrgicos para teatro. 2011. (Encontro).

22.
X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Personagens Dramáticos nos Video Games: Corpos e Almas Constituídos de Signos. 2011. (Simpósio).

23.
XVI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. Véu Carmim: os quatro elementos forjando chaves para um segredo. 2011. (Congresso).

24.
Animaí.Políticas Públicas do Audiovisual e os Resultados da Animação na Bahia. 2010. (Encontro).

25.
Aula Aberta Artes da Cena e as Tecnologias Contemporâneas. 2010. (Outra).

26.
Aula Aberta Imagens do Corpo: Uma Radiografia da Cena Contemporânea. 2010. (Outra).

27.
SBGames.O enigma da chave: a construção da narrativa dramática em jogos de Atari VCS/2600 para além da experiência do jogo. 2010. (Simpósio).

28.
VI Seminário de Jogos Eletrônicos. 2010. (Seminário).

29.
SBGames.Sob as lentes do Drama: Fundamentação do gênero dramático para o estudo de videogames. 2009. (Simpósio).

30.
SBGames.Da literatura ao videojogo: Miúda e o guarda-chuva. 2008. (Simpósio).

31.
Seminário de Pesquisa e Pós-graduação ( SEMPPG).Pesquisa em Interpretação em montagens de Textos de Beckett na Bahia. 2006. (Seminário).

32.
Seminário Interno de Pesquis ETUFBA.Pesquisa em Interpretação em montagens de Textos de Beckett na Bahia. 2006. (Seminário).

33.
VII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXV Seminário Estudantil de Pesquisa de UFBA.Pesquisa em Interpretação em montagens de Textos de Beckett na Bahia. 2006. (Seminário).

34.
5º Congresso dos estudantes da UFBA. 2005. (Congresso).

35.
Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

36.
Encontro Nacional dos Estudantes de Arte.Encontro Nacional dos Estudantes de Arte. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EVANGELISTA, P. ; SANTOS, A. C. ; FIGUEIREDO, L. ; MINHO, M. R. S. ; CAYRES, V. M. . Workshop MQCT. 2018. (Outro).

2.
CAYRES, V. M.. Mostra Outros jogos possíveis - Festival IC11. 2017. (Exposição).

3.
MINHO, M. R. S. ; CAYRES, V. M. . Desafio TEDLAB. 2017. (Outro).

4.
CARELLI, F. A. ; LANDIM, D. ; CAYRES, V. M. . Festival Vilerê - Brincando com Artes e Tecnologias. 2017. (Festival).

5.
SANTANNA, C. ; CAYRES, V. M. . Colóquio Drama Fantasia e Videogames. 2015. (Outro).

6.
CAYRES, V. M.; CONTRERAS-GAMA, Rosana ; ESMAEILPOUR, Omid ; FRAGONARA, Aurora ; GERBER, Nathalie ; THEVENOT, Pauline . Colloque International Public(s), non-public(s): Question de méthodologie. 2014. (Outro).

7.
GENVO, S. ; GORIA, S. ; BUCHHEIT, D. ; CAYRES, V. M. ; Di FILLIPO, L. ; KELLNER, C. ; LINDER, J. ; MULLER, A. ; SIMON, E. ; THEVENOT, Pauline ; THOMAS, V. . Colloque international. Des Jeux « Traditionnels » aux Jeux Numériques. 2014. (Outro).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
Alves, L. ; BITTENCOURT, E. ; CAMURUGY, L. ; PEREIRA, F. ; CAYRES, V. M. ; DIAS, D. ; LAWS, A. ; ANDRADE, G. ; SCARDUA, M. ; COSLOP, I. ; ALMEIDA, C. ; NERY, J. ; MACEDO JUNIOR, A. . Gamebook: Guardiões da Floresta. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120160004-3, data de registro: 13/04/2016, título: "Gamebook: Guardiões da Floresta" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.
CAYRES, V. M.; NUNES, J. ; COSTA, J. . Uma amiga Carnívora. 2011.

2.
DURAN, A. ; PELOV, A. ; CORRE, A. ; GUERCHAIS, A. ; ARAÚJO, D. ; PITA, E. ; PARDO, F. ; ARAUJO, F. M. ; JACQ, H. ; BANDEIRA, H. L. C. ; NUNES, J. ; COSTA, J. ; BARBE, J. ; MATOS, M. ; MACEDO, M. ; GINIBRE, M. ; ARRAES, P. Y. P. ; CAYRES, V. M. ; PARRENT, V. ; JAILSON JÚNIOR, ; LOPES, R. . Kirimurê. 2010.

3.
RIBEIRO, C. ; CASAR, E. ; SANTANA, F. ; JAILSON JÚNIOR, ; HONORATO, J. V. ; LISBOA, L. ; SOUZA, L. ; MORAES, R. ; COSTA, R. ; PASSOS, R. ; DUARTE, T. ; CAYRES, V. M. . Cosmopolitan Egito - Capítulo 1. 2015.


Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CAYRES, V. M.. Gênero dramático e seus traços estilísticos nos videogames. In: LOPES, Cássia ; LEÃO, Raimundo Matos de. (Org.). Tempo de dramaturgias. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 261-275.

2.
CAYRES, V. M.. Dramaturgia e videogames: análise dramatúrgica de World of Warcraft. In: Lynn Alves; Hugo Saba; Claudio Reynaldo B. de Souza. (Org.). Interfaces entre Games Pesquisa & Mercado. 1ed.Salvador: Edifiba, 2016, v. , p. 15-33.


Programa de Computador sem registro de patente
1.
CAYRES, V. M.; NUNES, J. ; COSTA, J. . Uma amiga Carnívora. 2011.

2.
DURAN, A. ; PELOV, A. ; CORRE, A. ; GUERCHAIS, A. ; ARAÚJO, D. ; PITA, E. ; PARDO, F. ; ARAUJO, F. M. ; JACQ, H. ; BANDEIRA, H. L. C. ; NUNES, J. ; COSTA, J. ; BARBE, J. ; MATOS, M. ; MACEDO, M. ; GINIBRE, M. ; ARRAES, P. Y. P. ; CAYRES, V. M. ; PARRENT, V. ; JAILSON JÚNIOR, ; LOPES, R. . Kirimurê. 2010.


Cursos de curta duração ministrados
1.
CAYRES, V. M.. Dramaturgia para videogames: a construção da narrativa dramática no documento de game design. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAYRES, V. M.. Mostra Outros jogos possíveis - Festival IC11. 2017. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 24:49:33