Marcela Aline Guimarães Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6818587699005842
  • Última atualização do currículo em 09/11/2008


Atualmente é bolsista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Aline Guimarães Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, M. A. G.


Formação acadêmica/titulação


2003
Graduação em andamento em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Alternativas Energéticas -Termoconversão Biomassas. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2008 - 2008
Produção de Frutas Tropicais. (Carga horária: 12h).
XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, CBF, Brasil.
2007 - 2007
Alimentos transgênicos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2006 - 2006
Fundamentos de BPF/APPCC. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2004 - 2004
Prática de permacultura. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2004 - 2004
Águas na Zona Oeste/AP 5 - Usos/ações preservação. (Carga horária: 8h).
Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Prefeitura Municipal do Rio de Janeir, SMAC\CRA, Brasil.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Produção sustentável de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth. Var. gasipaes Henderson) para palmito e aproveitamento de seus resíduos industriais na região Sul do Brasil. Iniciação científica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antônio Gomes Soares.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

12/2007 - Atual
Estágios , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, .

Estágio realizado
Processamento Mínimo de frutas e hortaliças, análises: pH, sólidos solúveis, acidez titulável, vitamina C, carotenóides totais, taninos e firmeza. Levantamento e revisão bibliográfica e redação científica..

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 12

Atividades

03/2007 - 10/2007
Estágios , Instituto de Agronomia; Departamento de Fitotecnia., Laboratório Qualidade de Sementes.

Estágio realizado
testes para avaliar a qualidade física e fisiológica de diversas espécies agrícolas; participação em projetos de pesquisa.


Projetos de pesquisa


2008 - 2008
Ajuste da tecnologia de atmosfera controlada para exportação de mamão 'Golden'
Descrição: De acordo com a BRAPEX (Associação Brasileira dos Produtores de Mamão) de janeiro a setembro de 2004 foram exportadas 26.629.886Kg de mamão. Este volume cresce ano após ano, mas poderia se elevar mais ainda caso houvesse melhoria da qualidade da fruta exportada, além da redução de custos no processo de exportação. Não há até o momento, comprovação científica da eficácia do uso de atmosfera controlada que justifique sua adoção durante o armazenamento para exportação. Entretanto, já há evidências de que sua adoção pode reduzir a ocorrência de doenças em estudos in vitro. Para tanto, serão feitos ajustes metodológicos com a experiência em atmosfera controlada para a preservação da qualidade do mamão, acumulados pela equipe da Embrapa Agroindústria de Alimentos. O objetivo deste projeto é determinar a eficiência do controle de patógenos na pós-colheita do mamão in vitro e transpor tal condição para ensaios in vivo e, posterior, validação em mamão Golden , cultivar mais plantada no país e com maior volume de exportação. A metodologia adotada será a de se acondicionar os patógenos em microcâmaras de atmosfera controlada contendo atmosfera ambiente, 3% de O2 e 3% de CO2 e 3% de O2 (melhor controle de patógenos em mamão produzido nas condições de inverno em Linhares-ES) e 6% de CO2 (atmosfera que causa injúria fisiológica em mamão). Para efeito de verificação de efeito condicionante (aclimatação) para a refrigeração na pós-colheita, dado pela condição climática durante o desenvolvimento do fruto, será realizado ensaio em duas épocas do ano para o estudo da expressão das proteínas de choque térmico (HSPs). Finalmente, serão avaliados os efeitos de temperatura (10o C, 12o C e 14o C) e de atmosfera (ambiente e controlada contendo 3% de O2 e 3% de CO2) sobre a conservação pós-colheita do mamão Golden, expressa pela sua qualidade sensorial, ocorrência de doenças e alguns atributos físicos e químicos básicos. Espera-se com isso, obter resultados que subsidiem o uso da tecnologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcela Aline Guimarães Carvalho - Integrante / Marcos José de Oliveira Fonseca - Coordenador / Antônio Gomes Soares - Integrante / Flávio Quitério da Cunha - Integrante / Marília Penteado Stephan - Integrante / Edna Maria Morais Oliveira - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Uso de filme comestível para extensão da vida útil da goiaba
Descrição: Estudar o efeito da aplicação de filmes comestíveis sobre as taxas de respiração e liberação de etileno da goiaba; avaliar o efeito do filmes comestíveis sobre a extensão da vida de prateleira da goiaba; avaliar a qualidade sensorial da goiaba submetida à aplicação de filmes comestíveis; e avaliar quantitativa e qualitativamente a ocorrência de doenças em goiaba revestida com filmes comestíveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcela Aline Guimarães Carvalho - Integrante / Marcos José de Oliveira Fonseca - Coordenador / Ronoel Luiz de Oliveira Godoy - Integrante / Antônio Gomes Soares - Integrante / Murillo Freire Júnior - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Produção sustentável de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth. Var. gasipaes Henderson) para palmito e aproveitamento de seus resíduos industriais na região Sul do Brasil
Descrição: Não existem sistemas agrícolas sustentáveis suficientemente testados e passíveis de utilização pelos agricultores familiares no aproveitamento de áreas abandonadas pela agricultura no Domínio da Mata Atlântica . O abandono dessas áreas é conseqüência da remoção da cobertura primária e do uso inadequado do solo mediante a prática da agricultura de subsistência. Esse modelo agrícola, praticado pelos agricultores de baixa renda, geralmente não promove o desenvolvimento sócioeconômico de seus usuários. Nas décadas de 40 e 50, o sul do Brasil, especialmente o Paraná, era o maior produtor nacional do palmito juçara, contribuindo praticamente com 100% da produção nacional. Atualmente, tem-se verificado uma drástica redução da área de matas naturais no litoral paranaense, e o estado passou a contribuir com apenas 0,1% da produção total de palmito consumido, evidenciando que, nos últimos 30 anos, o palmito paranaense oriundo da juçara vem sendo praticamente extinto. Este projeto desenvolverá tecnologias e disponibilizará conhecimentos que permitirão aos agricultores e empresários do setor pupunha (Bactris gasipaes Kunth. var. gasipaes Henderson) para palmito tornarem seus empreendimentos viáveis, através do acesso a material genético adaptado às diferentes condições edafo-climáticas, conhecendo as opções de mercado e também as técnicas de cultivo. Além desta implicação relativa à preservação das espécies, cumpre notar que, comparativamente a todas as outras espécies produtoras de palmito conhecidas, sejam nativas ou exóticas, não há nenhuma espécie como a pupunha, que alie a capacidade de perfilhamento à precocidade. Este projeto é composto por 10 Planos de Ação que tratam da gestão, do mercado do palmito in natura, melhoramento genético e conservação, propagação de material de plantio, silvicultura, manejo e processamento de palmito. O projeto é resultante de uma parceria entre a Embrapa Florestas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Pon..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcela Aline Guimarães Carvalho - Integrante / Marcos José de Oliveira Fonseca - Integrante / Antônio Gomes Soares - Coordenador / Augusto César Vieira Neves Júnior - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Fisiologia Pós-Colheita.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, M. A. G.; FONSECA, M. J. O. ; GODOY, R.L.O ; PACHECO, S. ; ALENCAR, C.A. ; SANTOS, J.F.S.G. ; SOUZA, R.S. . Teores de Licopeno e de B - Caroteno em Goiabas submetidas a atmosfera modificada e refrigeração.. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura e 54th Annual Meeting of the Interamerican Society for Tropical Horticulture, 2008.

2.
FONSECA, M. J. O. ; CARVALHO, M. A. G. ; SOARES, A. G. ; SOARES, M.E.A.B ; Neves Jr, A.C.V . QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE GOIABAS PEDRO SATO ARMAZENADAS SOB REFRIGERAÇÃO E ATMOSFERA MODIFICADA.. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura e 54th Annual Meeting of the Interamerican Society for Tropical Horticulture, 2008.

3.
ALENCAR, C.A. ; FONSECA, M. J. O. ; GODOY, R.L.O ; PACHECO, S. ; SOARES, A. G. ; CARVALHO, M. A. G. ; RIBEIRO, A.S. . ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DOS CAROTENÓIDES EM GOIABAS SUBMETIDAS A DIFERENTES REVESTIMENTOS.. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura e 54th Annual Meeting of the Interamerican Society for Tropical Horticulture, 2008.

4.
RIBEIRO, A.S. ; FONSECA, M. J. O. ; CARVALHO, M. A. G. ; SANTOS, J.F.S.G. ; LIMA, C.N.A. ; FREIRE JR, M. . VIDA ÚTIL DO MAMÃO GOLDEN CONSERVADO SOB ATMOSFERA CONTROLADA EM DIFERENTES TEMPERATURAS.. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura e 54th Annual Meeting of the Interamerican Society for Tropical Horticulture, 2008.

5.
Neves Jr, A.C.V ; CONEGLIAN, R.C.C. ; SOARES, A. G. ; CARVALHO, M. A. G. ; FONSECA, M. J. O. ; FERREIRA, E.E. . Estudo do Processo de Destanização de Caqui Mikado (Diospyros kaki).. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008, Vitória. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura e 54th Annual Meeting of the Interamerican Society for Tropical Horticulture, 2008.

6.
SILVA, A. L. M. ; LOPES, H. M ; SILVA, E. R. ; MENEZES, B. R. S ; CARVALHO, M. A. G. . Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de tomate (Lycopersicun esculentum L.) osmocondicionadas em solução aerada de PEG 6000.. In: XVII Jornada de iniciação científica da UFRRJ. 2007., 2007, Seropédica. Anais da XVII Jornada de iniciação científica UFRRJ, 2007., 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, M. A. G.; FONSECA, M. J. O. ; GODOY, R.L.O ; PACHECO, S. ; ALENCAR, C.A. ; SANTOS, J.F.S.G. ; SOUZA, R.S. . TEORES DE LICOPENO E DE β - CAROTENO EM GOIABAS SUBMETIVAS A ATMOSFERA MODIFICADA E REFRIGERAÇÃO.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FONSECA, M. J. O. ; CARVALHO, M. A. G. ; SOARES, A. G. ; SOARES, M.E.A.B ; Neves Jr, A.C.V . QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE GOIABAS PEDRO SATO ARMAZENADAS SOB REFRIGERAÇÃO E ATMOSFERA MODIFICADA.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALENCAR, C.A. ; FONSECA, M. J. O. ; GODOY, R.L.O ; PACHECO, S. ; SOARES, A. G. ; CARVALHO, M. A. G. ; RIBEIRO, A.S. . ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DOS CAROTENÓIDES EM GOIABAS SUBMETIVAS A DIFERENTES REVESTIMENTOS.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Neves Jr, A.C.V ; CONEGLIAN, R.C.C. ; SOARES, A. G. ; CARVALHO, M. A. G. ; FONSECA, M. J. O. ; FERREIRA, E.E. . Estudo do Processo de Destanização de Caqui Mikado (Diospyros kaki).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Semana Acadêmica de Engenharia Química.. 2008. (Outra).

2.
XX Congresso Brasileiro de Fruticultura. TEORES DE LICOPENO E DE B - CAROTENO EM GOIABAS SUBMETIDAS A ATMOSFERA MODIFICADA E REFRIGERAÇÃO.. 2008. (Congresso).

3.
XX Congresso Brasileiro de Fruticultura. QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE GOIABAS PEDRO SATO ARMAZENADAS SOB REFRIGERAÇÃO E ATMOSFERA MODIFICADA.. 2008. (Congresso).

4.
XX Congresso Brasileiro de Fruticultura. ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DOS CAROTENÓIDES EM GOIABAS SUBMETIVAS A DIFERENTES REVESTIMENTOS.. 2008. (Congresso).

5.
XX Congresso Brasileiro de Fruticultura e 54th Annual Meeting of the Interamerican Society for Tropical Horticulture. Estudo do Processo de Destanização de Caqui Mikado (Diospyros kaki).. 2008. (Congresso).

6.
XX Congresso Brasileiro de Fruticultura e 54th Annual Meeting of the Interamerican Society for Tropical Horticulture. VIDA ÚTIL DO MAMÃO GOLDEN CONSERVADO SOB ATMOSFERA CONTROLADA EM DIFERENTES TEMPERATURAS.. 2008. (Congresso).

7.
13ª Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos. UFRRJ.. 2007. (Outra).

8.
XVII Jornada de iniciação científica da UFRRJ. 2007..Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de tomate (Lycopersicun esculentum L.) osmocondicionadas em solução aerada de PEG 6000.. 2007. (Outra).

9.
12ª Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos. UFRRJ.. 2006. (Outra).

10.
XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia Salvador. 2006. (Congresso).

11.
IV Congresso Estadual Sobre Controle dos Agrotóxicos. 2004. (Congresso).

12.
Semana do Meio Ambiente - Parque Natural Municipal Fazenda do Viegas. 2004. (Outra).

13.
XXV Semana de Biologia. UFRRJ.. 2004. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 16:03:56