Everton Knihs

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1221939986465818
  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Doutor em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Prebisteriana Mackenzie. Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui graduação em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas . Experiência no setor financeiro na área de riscos, investimentos e logística. Professor com 18 anos de experiência como docente, sendo estes em Instituições de nível básico, técnico, superior e em cursos de capacitação empresarial. Possui 12 anos de experiência no segmento acadêmico, lecionando em cursos de graduação em gestão e engenharia. Autor de artigos em congressos e periódicos, nacionais e internacionais. Colaborador da empresa Equiparar Treinamentos e Projetos em Inclusão, com 6 anos de experiência em cursos de capacitação de pessoas com deficiência. Integrante do Projeto LATIn - Latin American Open Text Books Initiative, projeto reunindo 12 países para o desenvolvimento de livros colaborativos no formato aberto na área da educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Everton Knihs
Nome em citações bibliográficas
KNIHS, E.;KNIHS, EVERTON


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Aspectos Tecnológicos, Culturais e Legais no Compartilhamento de Recursos Abertos: uma caracterização da realidade latino-americana, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Nizam Omar.
Coorientador: Ismar Frango Silveira.
Palavras-chave: Recursos Abertos; Openness; Framework; Aspectos Legais; Aspectos Culturais; Aspectos Tecnológicos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia da Computação.
2005 - 2008
Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: Cooperação e Colaboração em Ambientes Virturais na contrução do conhecimento em Matemática, Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Prfo. Dr. Carlos Fernando de Araújo Junior.
2001 - 2003
Aperfeiçoamento em Tecnólogo em Análise de Derivativos. (Carga Horária: 1632h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Análise de Derivativos. Ano de finalização: 2003.
2007 - 2014
Graduação em Direito.
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Título: A integração da autoria colaborativa de livros texto em sistemas informáticos como fonte da Propriedade Intelectual.
Orientador: Liliana Minardi Paesani.
2002 - 2003
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Bacharelado em Matemática.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
1995 - 1997
Curso técnico/profissionalizante.
CE REGENTE FEIJO - TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, CERF - TA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Introdução ao SAS Enterprise Guide. (Carga horária: 24h).
INFOMEV, INFOMEV, Brasil.
2013 - 2013
Programação SAS Básico. (Carga horária: 24h).
INFOMEV, INFOMEV, Brasil.
2013 - 2013
Programação SAS Intermediário. (Carga horária: 24h).
INFOMEV, INFOMEV, Brasil.
2005 - 2005
Rede do Saber - Ensino Médio em Rede. (Carga horária: 75h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Auxiliar, Carga horária: 14

Atividades

07/2015 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direito Aplicado à Negócios
Comunicação e Expressão para Computação
Ciência, Tecnologia e Sociedade para Matemática e Computação
Segurança e Direito Digital
Lógica de Programação
07/2015 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direito Aplicado à Negócios
Comunicação e Expressão para Computação
Ciência, Tecnologia e Sociedade para Matemática e Computação
07/2015 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade para Matemática e Computação
Segurança e Direito Digital
Lógica de Programação
Direito Aplicado à Negócios
Comunicação e Expressão para Computação

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor dos Cursos de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Engenharia Mecânica e MBA em Gestão de Projetos e Gestão Tributária, das disciplinas: Métodos Quantitativos Fundamentos de Contabilometria Probabilidade e Estatistica Gestão Financeira

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Contabilometria
Métodos Quantitativos
Introdução à Atuária
Estatística para Gestores
Jogos Matemáticos
Direito Empresarial
Fundamentos de Atuária

Centro Universitário Sant'Anna, UNI-SANT'ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
LATIn Project
Descrição: Descrição: The overall objective of the project is to improve the accessibility to the Latin American University for low-income students, as well as to reduce the dropout rate due to financial reasons. This objective will be reached via the reduction or elimination of the cost of required textbooks that sometimes could represent a significant share of the income of a minimum-salary family. The initiative proposed in this project will result in the regional collaborative creation of textbooks that could be freely and legally copied, printed, modified and distributed to students. These books will have the additional advantages of being easy to update and being in a language that the student could easily understand. The specific objective of the project will be the creation and dissemination of a Collaborative Open Textbook Initiative for Higher Education tailored specifically for Latin America. This initiative will encourage professors and academic authors from different HEIs in Latin America to collaborate with colleagues from other HEIs in the region to create chapters and textbooks tailored for their specific course needs that will be freely available for students to read, print and share, and to other colleagues to adapt, translate, distribute and remix. The project will address the pedagogical, technological and political issues needed for such an initiative to work successfully in Latin American countries...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Everton Knihs - Integrante / ISMAR FRANGO SILVEIRA - Coordenador / XAVIER UCHOA - Integrante / Nizam Omar - Integrante / Virginia Rodés - Integrante / Pollyana Notargiacomo Mustaro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KNIHS, E.;KNIHS, EVERTON2016KNIHS, E.; OMAR, N. ; SILVEIRA, I. F. . Legal Aspects in the Collaborative Production of Open Digital Resources. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 15, p. 78-92, 2016.

2.
SILVEIRA, I. F.2013 SILVEIRA, I. F. ; UCHOA, X. ; CUADROS-VARGAS, A. ; CASAS, A. P. ; CASALI, A. ; ORTEGA, A. ; SPROCK, A. S. ; ALVES, C. H. ; ORDONEZ, C. A. C. ; DECO, C. ; CUADROS-VARGAS, E. ; KNIHS, E. ; PARRA, G. ; MUNOZ-ARTEAGA, J. ; SANTOS, J. G. ; BROISIN, J. ; OMAR, N. ; MOTZ, R. ; RODES, V. ; BIELIUKAS, Y. H. C. . A digital ecosystem for the collaborative production of open textbooks: The LATIn Methodology. Journal of Information Technology Education, v. 12, p. 225-249, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KNIHS, E.; ELISEO, M. A. ; OMAR, N. ; SILVEIRA, I. F. . The authorship in the production of open educational resources in the multinational context.. In: XLIII Latin American Computer Conference (CLEI), 2017, Cordoba. The authorship in the production of open educational resources in the multinational context. In: 2017 XLIII Latin American Computer Conference (CLEI), 2017, Cordoba. 2017 XLIII Latin American Computer Conference (CLEI), 2017.. Cordoba: XLIII Latin American Computer Conference (CLEI), 2017. p. 1-6.

2.
DAMORE, L. ; KNIHS, E. ; OMAR, N. ; SILVEIRA, I. F. ; SIMOES, J. ; KERR, E. ; STUMP, S. M. D. ; MARENGONI, M. . Proposta de Situação Didática Mediada por Tecnologias não Dedicadas no Ensino de Visão Computacional. In: LACLO 2015 - X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem 2015, 2015, Maceió. LACLO 2015 - Anais da X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem 2015, 2015. v. x. p. 436-445.

3.
DIAZ, P. ; RODES, V. ; KNIHS, E. ; OMAR, N. ; SILVEIRA, I. F. . Licencias y Derechos de Autoria en Textos Educativos Colaborativos Abiertos para Educación Superior. In: Universidad 2014 - IX Congreso Internacional de Educación Superior, 2014, Havana. V Taller Internacional "La Virtualización en la Educación Superior", 2014.

4.
STUMP, S. M. D. ; SILVEIRA, I. F. ; OMAR, N. ; KNIHS, E. ; MUSTARO, P. N. . Discutindo a Construção do Pensamento em Pós-Graduandos: Uma Proposta de uma Disciplina de Cognição e Aplicações Computacionais para Cursos de Stricto Sensu na Área de Computação.. In: In: WEI 2013 - XXI Workshop sobre Educação em Computação, 2013, Maceió. Anais do CSBC 2013, 2013.

5.
SILVEIRA, I. F. ; MUSTARO, P. N. ; SILVA, L. ; OMAR, N. ; KNIHS, E. ; RODES, V. ; SPROCK, A. S. ; UCHOA, X. . O desafio do acesso e permanência no Ensino Superior frente ao custo dos livros didáticos: proposta de uma arquitetura de criação e disseminação de livros digitais colaborativos abertos. In: II DesafIE! - Workshop de Desafios da Informática na Educação, 2013, Maceió. Anais do CSBC 2013, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
KNIHS, E.; DIAZ, P. . Workshop Proyecto LATIn - Iniciativa Latinoamericana de Libros de Texto Abiertos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
KNIHS, E.; ARAUJO JUNIOR, C. F. . Cooperação e Colaboração em Ambientes Virtuais e Aprendizagem Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop Proyecto LATIn - Iniciativa Latinoamericana de Libros de Texto Abiertos.Licencias e Autoria Colaborativa. 2014. (Seminário).

2.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames. 2013. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:24:00