Michel Fauze Mattar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5119672108095152
  • Última atualização do currículo em 28/10/2015


É mestre em administração e bacharel em esporte pela Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing pela FIA - Fundação Instituto de Administração. Professor de vários MBAs da FIA há mais de 10 anos, em temas ligados a Gestão das Instituições Esportivas, Governança nas Instituições Esportivas, Planejamento e estratégias para instituições esportivas, Marketing no Esporte, Ferramentas de comunicação de marketing, e Gestão de patrocínios esportivos. É professor do curso de Gestão no Futebol promovido pela Confederação Brasileira de Futebol. Foi professor do curso Master em Gestão do Futebol promovido pela Federação Paulista de Futebol. Já palestrou nos principais cursos de gestão esportiva do Brasil. Como executivo, foi Diretor Executivo e de Marketing do Grêmio Barueri Futebol Ltda. É gestor e coordenador de projetos de treinamento executivo, pesquisa e consultoria da FIA, aonde também coordena o curso de Gestão de Negócios Esportivos- EAD. Realiza projetos para organizações globais como Telefonica/Vivo, Volvo, Danone, Innova, Accor e muitas outras grandes empresas nacionais. É Sócio da Mattar Serviços de Marketing (agencia de consultoria em gestão esportiva). Autor dos livros: Na trave: o que falta para o futebol brasileiro ter uma gestão profissional, Editora Elsevier (2014). Gestão de negócios esportivos, Editora Elsevier (2013). (Organizador e coautor). Gestão do esporte no Brasil: desafios e perspectivas, Editora Ícone (2012). (Coautor). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michel Fauze Mattar
Nome em citações bibliográficas
MATTAR, Michel Fauze

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade FIA de Administração e Negócios, Faculdade FIA de Administração e Negócios.
R. Valson Lopes, 101.
Butantã
05360050 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 37322031
Fax: (11) 37322031
URL da Homepage: www.fia.com.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Tomada de decisão em ações de patrocínio esportivo: análise descritiva do processo decisório e critérios de seleção em empresas patrocinadoras no Brasil,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Prof Dr. Marcos Cortez Campomar.
Palavras-chave: marketing; Comunicação de marketing; Patrocínio; Patrocínio esportivo; Processo Decisório; Critérios de Avaliação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Marketing Esportivo e Cultural.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas; Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
2000 - 2001
Especialização em MBA Marketing. (Carga Horária: 500h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Título: Marketing esportivo: Uma abordagem sobre a aplicação do esporte enquanto modalidade de comunicação das empresas.
Orientador: Dilson Gabriel dos Santos.
1996 - 1999
Graduação em Bacharelado Em Esporte.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A influência da torcida sobre o comportamento e o desempenho de atletas no esporte.
Orientador: Prof Dr. Dante de Rose Junior.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Colégio de 1º e 2º Graus Aquárius, COLÉGIO DE 1º E, Brasil.
1991 - 1992
Ensino Fundamental (1º grau).
Arlington High School, ARLINGTON HIGH, Estados Unidos.
1985 - 1991
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio de 1º e 2º Graus Aquárius, COLÉGIO DE 1º E, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Sports and Society.
Duke University, DUKE, Estados Unidos.
2013 - 2013
The Global Business of Sports.
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador de projetos, tendo coordenado programas de treinamentos empresariais nas áreas de Gestão de Negócios e Gestão de Marketing para instituições como Petrobras, Ford, AES Eletropaulo, LG Electronics, Vivo, Cummins, Banco do Nordeste do Brasil, Hotelaria Accor, Roche, Delloite, UOL, Telefonica Brasil, entre outras. É também coordenador do curso de gestão de negócios esportivos da FIA.

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor em diversos cursos de Pós-graduação (MBA e Especialização) e Extensão, nas áreas de gestão esportiva, marketing esportivo e gestão simulada.

Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Projetos, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Gestão de Negócios Esportivos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Ambiente dos Negócios Esportivos
Estrutura Organizacional das Instituições Esportivas
Gestão de Marketing nas Instituições Esportivas
Gestão de Patrocínio Esportivo
Gestão e Planejamento Estratégico das Instituições Esportivas
Macro e micro economia do Esporte
Gestão de eventos esportivos
01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Instituto de Administração, .

08/2008 - Atual
Direção e administração, Coordenação de cursos, .

Cargo ou função
Coordenador de projetos de treinamento executivo (MBA, Especialização e Extensão em GESTÃO DE NEGÓCIOS para empresas como Telefonica/Vivo, Delloitte, Hotelaria Accor, Roche, Volvo, Danone e BNB. Também coordena o curso de Gestão de Negócios Esportivos EAD.
08/2004 - Atual
Ensino, Especialização em Gestão de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Jogo Empresarial - Exercício de Gestão Simulada
07/2004 - Atual
Ensino, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Jogo empresarial - Exercício de Gestão Simulada
10/2003 - 07/2008
Direção e administração, Coordenação de cursos, .

Cargo ou função
Técnico de projetos de treinamento executivo - Cursos de MBA, Especialização e Extensão em GESTÃO DE NEGÓCIOS em empresas como Ford, Petrobras, LG, Cummins, Visteon, Banco do Nordeste do Brasil, Sebrae e AES Eletropaulo..

Gremio Barueri Futebol Ltda, GREMIO BARUERI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo e de Marketing, Carga horária: 24
Outras informações
Diretor Executivo e de Marketing, responsável pelo planejamento e operação das atividades de marketing, tais como relacionamento com parceiros/patrocinadores, desenvolvimento de produtos, estratégias de preços de ingressos e produtos, campanhas de comunicação em geral. Gerenciou projetos junto a clientes como Embratel, Fisk, Banco IBI, Megaware computadores, Localfrio, Skill, Sil Fios e Cabos, entre outros. Fez parte da diretoria executiva do clube-empresa, responsável pelas principais decisões em nível estratégico.

Atividades

01/2008 - 06/2010
Direção e administração, Grêmio Barueri Futebol Ltda, .

Cargo ou função
Diretor Executivo e de Marketing.

Confederacão Brasileira de Futebol, CBF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e consultor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor da disciplina "Estrutura e Governança no Futebol"


Federação Paulista de Futebol, FPF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor do curso Master em Gestão do Futebol da Federação Paulista de Futebol, na disciplina Administração de empresas aplicada ao futebol.

Atividades

01/2012 - 12/2014
Ensino, Master em Gestão do Futebol, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Administração de empresas aplicada ao futebol

Mattar Associados Serviços de Marketing, MATTAR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20
Outras informações
A Mattar é uma empresa que atua nas áreas de consultoria em gestão e marketing, pesquisa de marketing, e agenciamento de patrocínios esportivos, tendo realizado projetos de patrocínio para empresas como Embratel, Gol Linhas Aéreas e Banco Volkswagen, e órgãos como SESI. Também atuou em projetos de pesquisa de marketing e consultoria para Nestlé do Brasil, Infraero, Sebrae, Gol Linhas Aéreas, C&C Casa e Construção, entre outras.

Atividades

01/2001 - Atual
Serviços técnicos especializados , Mattar, .

Serviço realizado
Gestão de projetos de captação de patrocínios e produção esportiva e cultural (clientes como Gremio Barueri , Embratel, Banco Volkswagen, Fisk, Banco IBI, etc.).
2/1999 - Atual
Direção e administração, Mattar Associados Serviços de Marketing, .

Cargo ou função
Gestão administrativa e financeira da empresa..

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, FECAP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Marketing do Departamento de Administração, nas disciplinas Estratégias mercadológicas, Planejamento de marketing, Comunicação de marketing e Pesquisas de marketing. Também ministrou a disciplina Metodologia de Pesquisa, orientando inúmeros trabalhos de conclusão de curso

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro: Professor Auxiliar, Carga horária: 8
Outras informações
Professor responsável pela orientação de trabalhos de conclusão do curso da área de marketing do Curso de Administração .

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro: Professor Auxiliar, Carga horária: 8

Atividades

01/2009 - 06/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias Mercadológicas
Planejamento de Marketing
01/2008 - 12/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias Mercadológicas
Planejamento de Marketing
06/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada ao Mercado
Pesquisa de Mercado e Desenvolvimento de Produtos
01/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso

Grupo de Estudos e Pesquisas Em Administração Esportiva da Escola de Educaç, GEPAE-EEFEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2

Atividades

1/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudos e Pesquisas Em Administração Esportiva da Escola de Educaç, .


Brasil 10 Soccer Camps LLC, BRASIL 10, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2000 - 2011
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 4
Outras informações
Sócio?Diretor, coordenador e treinador, tendo desenvolvido clínicas de futebol e futsal no exterior (EUA) desde 2000, treinando aproximadamente 2000 atletas.

Atividades

06/2000 - 07/2011
Direção e administração, Brasil 10 Soccer Camps LLC, .

Cargo ou função
Sócio Diretor.


Linhas de pesquisa


1.
Gestão Esportiva
2.
Marketing Esportivo
3.
Estrutura e Governança nas Instituições Esportivas
4.
Gestão Esportiva

Objetivo: Estudar e realizar estudos relacionados aos aspectos e particularidades envolvidas na gestão de Insitutições Esportivas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Gestão Profissional; Gestor Esportivo; Clubes Esportivos; Federações Esportivas; gestão esportiva.
5.
Marketing e Patrocíno Esportivo

Objetivo: Realizar estudos relacionados à identificação das atividades, planejamento e estratégias de marketing de Instituições Esportivas; Realizar estudos sobre as práticas da atividade de patrocínio esportivo, tanto sob a ótica das empresas e organizações que a promovem, como das Instuições Esportivas beneficiárias..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade; Assessoria Ou Consultoria Jurídica, Contábil, de Opinião Pública e Na Gestão de Empresas.
Palavras-chave: Comunicação de marketing; Patrocínio esportivo; Clubes Esportivos; Composto de Marketing; Esportes; Federações Esportivas.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Curso Gestão de Negócios Esportivos EAD
Descrição: Programa de extensão desenvolvido em plataforma 100% à distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Esportiva.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estrutura e Governança das Instituições Esportivas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Esportivo e Cultural.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Mercadologia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
Láurea de Excelência Acadêmica, Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATTAR, Michel Fauze2011MATTAR, Michel Fauze; CAMPOMAR, . Processo Decisório para ações de patrocínio Esportivo: Análise descritiva em empresas patrocinadoras no Brasil. PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 6, p. 39-50, 2011.

2.
BASTOS, Flávia C2006BASTOS, Flávia C ; BARHUM, Reynaldo A ; ALVES, Marcelo ; BASTOS, Evandro C ; MATTAR, Michel Fauze ; REZENDE, Marcelo G ; BELLANGERO, Daniel A . Perfil do administrador esportivo de clubes sócio-culturais e esportivos de São Paulo/Brasil. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online), v. 5, p. 13-22, 2006.

3.
CRESCITELLI, Edson2005CRESCITELLI, Edson ; MATTAR, Michel Fauze ; SILVA, Áurio Lúcio Leocádio da . O efeito das ações de patrocínio sobre o top of mind: um estudo exploratório do mercado brasileiro. Egesta (UNISANTOS), Santos - SP - Brasil, v. 1, n.2, p. 8-20, 2005.

4.
BASTOS, Flávia C2004BASTOS, Flávia C ; BARHUM, Reynaldo A ; ALVES, Marcelo ; BASTOS, Evandro C ; MATTAR, Michel Fauze ; REZENDE, Marcelo G ; BELLANGERO, Daniel A . Perfil do administrador esportivo em clubes de São Paulo, Brasil. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 4, p. 333-334, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATTAR, Michel Fauze. Na Trave - O que falta para o futebol brasileiro ter uma gestão profissional. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. v. 1500. 135p .

2.
MATTAR, Michel Fauze; MATTAR, F. N. (Org.) ; KANAANE, R. (Org.) ; MEGALE, C. (Org.) ; CAMARGOS, W. V. M. (Org.) ; SANTORO, L. F. G. (Org.) ; SOARES, J. R. (Org.) ; SILVA, R. C. (Org.) ; ALMEIDA, G. P. (Org.) ; SOMOGGI, A. (Org.) ; BLANCO, L. S. (Org.) ; PASQUALINI, D. A. (Org.) ; VASCONCELLOS, E. P. G. (Org.) ; KUNIYOSHI, M. S. (Org.) ; GONCALVES, R. L. (Org.) ; SANTOS, S. A. (Org.) . Gestão de Negócios Esportivos. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. v. 1539. 287p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATTAR, Michel Fauze; MATTAR, Fauze Najib . Planejamento Estratégico em Instituições Esportivas. In: Michel Fauze Mattar, Fauze Najib Mattar. (Org.). Gestão de Negócios Esportivos. 1a.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, v. , p. 95-110.

2.
MATTAR, Michel Fauze. Gestão de Marketing nas instituições Esportivas. In: Michel Fauze Mattar, Fauze Najib Mattar. (Org.). Gestão de Negócios Esportivos. 1a.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, v. , p. 111-134.

3.
MATTAR, Michel Fauze. Estrutura Organizacional das Instituições Esportivas. In: Michel Fauze Mattar, Fauze Najib Mattar. (Org.). Gestão de Negócios Esportivos. 1a.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, v. , p. 83-94.

4.
MATTAR, Michel Fauze. Gestão de Clubes de Futebol. In: Leandro Carlos Mazzei, Flávia da Cunha Bastos. (Org.). Gestão do Esporte no Brasil - Desafios e Perspectivas. 1a.ed.São Paulo: Ícone, 2012, v. , p. 119-138.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATTAR, Michel Fauze; DARÉ, Patrícia Regina Caldeira ; VELOSO, Andres Rodriguez . OS PRINCIPAIS FATORES MOTIVADORES DA COMUNICAÇÃO BOCA-A-BOCA NOS CONSUMIDORES DO MERCADO BRASILEIRO: UM ESTUDO APLICADO AOS ESTUDANTES DA FEA-USP. In: 1o. Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2005, São Paulo. 1o. Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATTAR, Michel Fauze; Renata Bernardes de Queiroz ; BIGUETI, José Ricardo ; TEIXEIRA, Carlos Honorato ; PETRONI, Liege . FATORES MOTIVACIONAIS E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - BRASIL. In: SEMEAD - Seminários em Administração, 2006, São Paulo. SEMEAD - Seminários em Administração, 2006.

2.
MATTAR, Michel Fauze. O Comportamento do Consumidor brasileiro da terceira idade para o mercado de residenciais especializados. In: VIII SemaAd - Seminários em Administração, 2005, São Paulo. VIII SemaAd - Seminários em Administração, 2005.

3.
BASTOS, Flávia C ; MATTAR, Michel Fauze ; COSTA, Ferdinand Camara ; BASTOS, Evandro C ; BELLANGERO, Daniel A ; ALVES, Marcelo ; MONTEIRO, Marcos Chieffe ; BARHUM, Reynaldo A ; TOLEDO, Ana Carolina Alves ; MIHALIK, Roberto Barreto ; GOMES, Ana Carolina Faria . GESTÃO PROFISSIONAL EM ENTIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO DESPORTO BRASILEIRAS: ESTUDO PRELIMINAR EM FEDERAÇÕES PAULISTAS. In: Congresso de Gestão Esportiva, 2005, São Paulo. Congresso de Gestão Esportiva, 2005.

4.
BASTOS, Flávia C ; BARHUM, Reynaldo A ; ALVES, Marcelo ; BASTOS, Evandro C ; MATTAR, Michel Fauze ; REZENDE, Marcelo G ; BELLANGERO, Daniel A ; MARDEGAN, Mariana . Perfil do Administrador Esportivo de Clubes Sócio Culturais e Esportivos de São Paulo. In: Congresso de Gestão Esportiva, 2005, São Paulo, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
BASTOS, Flávia C2004 BASTOS, Flávia C ; BARHUM, Reynaldo A ; ALVES, Marcelo ; BASTOS, Evandro C ; MATTAR, Michel Fauze ; REZENDE, Marcelo G ; MARDEGAN, Mariana ; BELLANGERO, Daniel A . Perfil do Administrador esportivo de Clubes de São Paulo/Brasil. Revista Portuguesa de Ciêcias do Desporto, Porto - Portugal, v. 4, n.2, p. 333-334, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
MATTAR, Michel Fauze. Novas Tendências da Gestão Esportiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATTAR, Michel Fauze. Panorama da Gestão e do Marketing Esportivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MATTAR, Michel Fauze. Marketing e captação de patrocínios no futebol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MATTAR, Michel Fauze. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DA TERCEIRA IDADE PARA O MERCADO DE RESIDENCIAIS ESPECIALIZADOS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
DARÉ, Patrícia Regina Caldeira ; MATTAR, Michel Fauze ; VELOSO, Andres Rodriguez . OS PRINCIPAIS FATORES MOTIVADORES DA COMUNICAÇÃO BOCA-A-BOCA NOS CONSUMIDORES DO MERCADO BRASILEIRO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATTAR, Michel Fauze. Perspectivas da Gestão do Futebol no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MATTAR, Michel Fauze. ?Na trave? faz um diagnóstico da gestão dos clubes e do futebol brasileiro e sugere caminhos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MATTAR, Michel Fauze. Cenários e Perspectivas para a Gestão Esportiva no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MATTAR, Michel Fauze. ?Na Trave?: livro discute a fundo a gestão de negócios esportivos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MATTAR, Michel Fauze. Especialista sugere mudanças na gestão do futebol. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MATTAR, Michel Fauze. Bebeto de Freitas e Mauricio Assumpção têm algo em comum: deram muito prejuízo ao Botafogo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
MATTAR, Michel Fauze. Na idade da pedra. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
MATTAR, Michel Fauze. JC Debate sobre mudanças no futebol brasileiro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
MATTAR, Michel Fauze. Musas do gelo - Quem são as belas e talentosas atletas que estão ajudando a aumentar a audiência da Olimpíada de Inverno nos trópicos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
MATTAR, Michel Fauze. Cenários e Perspectivas para a Gestão Esportiva no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
MATTAR, Michel Fauze; Paulo Calçade . Segredosa do Esporte com Paulo Calçade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
MATTAR, Michel Fauze; MATTAR, Fauze Najib . Professores comparam a gestão esportiva nos EUA e no Brasil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
MATTAR, Michel Fauze. Esporte SA: Prof. Michel Mattar - Coordenador Adjunto da FIA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
MATTAR, Michel Fauze. Marketing Esportivo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
MATTAR, Michel Fauze. Marketing esportivo na Fórmula 1. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
MATTAR, Michel Fauze. Marketing no Esporte. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
MATTAR, Michel Fauze. Diretor de marketing do Grêmio Prudente fala sobre mudança de sede, fidelização de público e o desafio de aproveitar boa fase. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
MATTAR, Michel Fauze. Marketing no Futebol. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATTAR, Michel Fauze. Curso Interdisciplinar de Futebol - Disciplina: Administração de Futebol. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MATTAR, Michel Fauze. Curso Interdisciplinar de Futebol - Disciplina: Marketing Esportivo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MATTAR, Michel Fauze. IV Curso de Gestão Esportiva no Futebol - Tema: Novas Tendências da Gestão Esportiva. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MATTAR, Michel Fauze. Curso de Formação em Ciência do Futebol - Tema: Marketing, patrocínio e captação de recursos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MATTAR, Michel Fauze. II Curso de Gestão Esportiva no Futebol - Tema: Panorama da Gestão e do Marketing Esportivo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MATTAR, Michel Fauze. Curso de Gestão Esportiva no Futebol - Tema: Marketing e captação de patrocínios no futebol. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MATTAR, Michel Fauze. Curso de Difusão em Surf - Administração, Marketing e Gestão de Negócios. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MATTAR, Prof Dr Fauze Najib ; MATTAR, Soraya ; MATTAR, Michel Fauze . Coleção "Grandes Pianistas Brasileiros". 2002 (Música).

2.
MATTAR, Prof Dr Fauze Najib ; MATTAR, Michel Fauze . Três Homens Baixos. 2001 (Artes Cênicas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATTAR, Michel Fauze; SILVA, Newton Siqueira da; MORAES, Cláudio Alberto. Participação em banca de CARNELLO, LAURENT et al.Patrocínio Esportivo no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
MATTAR, Michel Fauze; NOBRE, Prof Dr Eduardo Alberto Cuce; FONSECA, Prof Dr. Nuno de Azevedo; MACEDO, Prof Dr Silvio Soares. Participação em banca de HIRAI, MAKI.Plano de ação esportivo municipal de São Paulo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum de Gestão do Futebol Brasileiro Business FC.4º Prêmio BrSM de Gestão do Futebol Brasileiro. 2015. (Outra).

2.
II Mostra Estadual de Práticas em Psicologia do Esporte: Desenvolvimento Humano e o projeto esportivo brasileiro. Psicologia, História e a Formação do Sistema Esportivo Brasileiro. 2015. (Exposição).

3.
IV Congresso da Associação Latinoamericana de Gestão do Esporte. Depois da Copa: Aprendizados e rumos da Gestão do Futebol. 2015. (Congresso).

4.
Fórum Internacional de Gestão Esportiva (Sports Management Summit) da IESE Business School - University of Navarra (Espanha). 2014. (Outra).

5.
Pós-Graduação em Gestão do Esporte no Brasil.Pós-Graduação em Gestão do Esporte no Brasil. 2013. (Simpósio).

6.
Soccerex Brasilia Forum. 2009. (Outra).

7.
Fórum de Leis de Incentivo ao Esporte. 2007. (Outra).

8.
PET Enfoque Futebol.Mesa de Debates sobre a importância de diversos aspectos relacionados ao Futebol para a sociedade brasileira. 2006. (Encontro).

9.
Congresso de Gestão Esportiva. GESTÃO PROFISSIONAL EM ENTIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO DESPORTO BRASILEIRAS: ESTUDO PRELIMINAR EM FEDERAÇÕES PAULISTAS. 2005. (Congresso).

10.
VIII SemeAd - Seminários em Administração.O Comportamento do Consumidor brasileiro da terceira idade para o mercado de residenciais especializados. 2005. (Seminário).

11.
2º Encontro de Marketing Esportivo FEA-USP. 2004. (Encontro).

12.
1º Encontro de Marketing Esportivo - FEA-USP. 2003. (Encontro).

13.
O Negócio Futebol. 2002. (Simpósio).

14.
WorkShop Marketing Esportivo. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BASTOS, Flávia C ; MATTAR, Michel Fauze ; BASTOS, Evandro C ; COSTA, Ferdinand Camara ; ALVES, Marcelo ; BARHUM, Reynaldo A ; BELLANGERO, Daniel A ; MIHALIK, Roberto Barreto ; MONTEIRO, Marcos Chieffe ; REZENDE, Marcelo G . Congresso de Gestão Esportiva. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, Gisele Maria Segura de, et al. Fatores limitadores da inclusão do deficiente no mercado de trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

2.
SILVEIRA, Fernando Rezende, et al. Fatores que influenciam o processo decisório de compra da classe C brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

3.
INGLEZ, Ana Paula, et al. Impacto da propaganda na obtenção de lembrança de marca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

4.
SOUZA, Diego Fernandez de, et al. Análise ambiental do mercado internacional de café orgânico como parte do planejamento de marketing. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

5.
ROSSETTO, Bruno Marquez, et al. Impacto dãs ações ambientais nas empresas de sociedade anônima. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

6.
PICIRILLO, Diego Figueiredo, et al. Vantagem competitiva das empresas de comércio eletrônico no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

7.
PONTES, Kelly Cristina de Almeida, et al. Perfil do gestor em entidades do terceiro setor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

8.
OLIVEIRA, Adriano de, et al. Efeito do patrocínio esportivo na imagem da marca patrocinadora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

9.
EL MOUALLEM, ABDUL HAFIZ et al. Aspectos Motivacionais do Consumidor Masculino no Segmento de Cosméticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

10.
FREITAS, THIAGO ZACARIOTTI DE et al. Risco percebido pelo consumidor na compra online:a relevância dos riscos percebidos pelos consumidores nas compras via Internet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

11.
CORREA, TATIANE et al. A opinião dos consumidores sobre as marcas próprias dos supermercadistas com relação à qualidade e preço. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

12.
CASTRO, DEBORA CRISTINA ARAÚJO DE et al. Imagem da marca no Patrocínio Esportivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

13.
FERNANDES, ANDREIA DE CARVALHO et al. As questões éticas e o mix de marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.

14.
SOARES, ARLAN et al. A eficácia das ações de fidelização de clientes em instituições financeiras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Orientador: Michel Fauze Mattar.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 6:00:01