Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9958447501085227
  • Última atualização do currículo em 29/04/2018


Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e graduada em Economia pela mesma instituição. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica da Facamp, na qual coordenou o curso de Propaganda e Marketing por 2 anos. Possui experiência de 14 anos de docência em cursos de graduação e pós-graduação e estudos nas áreas de marketing e comunicação, com ênfase em comportamento do consumidor e estratégias de marketing e comunicação no setor varejista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz
Nome em citações bibliográficas
QUEIROZ, R. S. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCSA Campinas.
Av. Brasil, 1200
Guanabara
13083910 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 32121284
URL da Homepage: www.mackenzie.br/campinas.html


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Ciencias da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Metodologia de Avaliação de Desempenho e Retorno dos Investimentos em Comunicação no Ponto de Venda, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Mitsuru Higuchi Yanaze.
Palavras-chave: Avaliação da Comunicação; Franquias; Experiência do Consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Setores de atividade: Comércio varejista.
2005 - 2007
Mestrado em Administração.
Faculdade de Economia Administração e contabilidade, FEA, Brasil.
Título: Preferências do consumidor entre alternativas de crédito no varejo,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Claudio Felisoni de Angelo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Financiamento; Tomada de Decisão; Varejo.
2002 - 2003
Especialização em Capacitação Gerencial. (Carga Horária: 440h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Título: Ações de retenção de clientes no mercado de cartões de crédito..
Orientador: Adelino Bortolli Neto.
1992 - 1998
Graduação em Economia.
Faculdade de Economia Administração e contabilidade, FEA, Brasil.
Título: LOCALIZAÇÃO DOS INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA E A GUERRA FISCAL.
Orientador: Profa. Dra. Maria Lúcia Rangel Filardo.




Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Dedicaçao integral, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das disciplinas de marketing do curso de administração. Projetos de iniciação cientìfica nas áreas de: ?Estratégia no setor varejista ?Comportamento de compra - Processo de tomada de decisão ?Indicadores de desempenho em marketing ?Concessão de crédito ao consumidor e sua importância para as vendas no varejo

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor aulista, Carga horária: 16

Atividades

08/2010 - 03/2015
Direção e administração, CCSA, CCSA Campinas.

Cargo ou função
Coodenação de atividades complementares - CCSA Campinas.

Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientador monografias de TCC, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor projetos, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 8


Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coord. de Pesquisa e Iniciação Científica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linhas de pesquisas e trabalhos desenvolvidos de iniciação científica e conclusão de cursos nas áreas de marketing, comportamento do consumidores e estratégias de comunicação e canais.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta de Propaganda Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora Adjunta do Curso de Propaganda e Marketing

Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor dedicação Parcial, Carga horária: 4

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, .

Linhas de pesquisa
Comportamento do consumidor

JB Queiroz Consultoria e Projetos, JB QUEIROZ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio Consultor, Carga horária: 10
Outras informações
Projetos de pesquisa e consultoria


Credicard SA, CREDICARD, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor de Planejamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Banco BMD, BMD, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Banco Sul America, BSL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Itau Unibanco, ITAU UNIBANCO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Comportamento do consumidor


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Fapem
Descrição: A AFAPEM ? Agência FACAMP de Pesquisa de Mercado ? foi criada em 2009 com o objetivo de desenvolver, de maneira prática e acadêmica, o trabalho de pesquisa de mercado, envolvendo professores e alunos da FACAMP. É composta por estagiários do terceiro e quarto ano do curso de Propaganda e Marketing. Os trabalhos são supervisionados por professores que orientam os estagiários e ajudam nos projetos, além do coordenador do curso. A AFAPEM, constitui-se em uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter acadêmico e multidisciplinar. Esta se propõe a desenvolver estudos de inteligência de mercado, análise de dados de mercado primários e secundários, e elaboração de pesquisas quantitativas, qualitativas e estudos em profundidade. Além disso, são elaborados estudos e relatórios de mercado, que poderão participar de publicações e outras atividades junto à FACAMP. Por meio desses projetos, a AFAPEM visa desenvolver e preparar seus estagiários para o mercado de trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz - Coordenador / Ana Galterio - Integrante / Ana Claudia Silva - Integrante / Luisa A. Vasconcellos - Integrante / Lethicia Von Ehnert - Integrante / Ana Clara V. Carvalho - Integrante.
2008 - Atual
NEMA
Descrição: Núcleo de Estudos de Marketing.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia
2016 - Atual
Periódico: Jovens Pesquisadores


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Administração.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
XII Prêmio ABIT - Orientador Melhor Monografia - Administração /Campinas, Associação Brasileira da Indústria Textil e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
2014
Menção Honrosa - Melhor avaliador da área Tecnológica, FEA USP / XVII Semead.
2012
VIII Prêmio ABIT - Orientador Melhor Monografia - Administração /Campinas, Associação Brasileira da Indústria Textil e Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUEIROZ, R. S. B.2018 QUEIROZ, R. S. B.; QUEIROZ, M. J. ; YANAZE, M. H. ; MAZIERI, M. R. . Modelo concetual para avaliação da comunicação de marketing em franquias de bens de consumo. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 17, p. 267-277, 2018.

2.
QUEIROZ, R. S. B.2013QUEIROZ, R. S. B.; ALEIXO, T. C. N. . Integração das mídias sociais no plano de Comunicação de Marketing: estudo de caso em uma empresa de bens de consumo. Temática (João Pessoa. Online), v. 9, p. -, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
QUEIROZ, R. S. B.. Comunicação Integrada de Marketing. In: MATTAR, Fauze Najib. (Org.). Gerência de Produtos. 1ed.Porto Alegre: Elsevier, 2013, v. , p. 205-224.

2.
QUEIROZ, R. S. B.; QUEIROZ, M. J. . Marketing no Varejo. In: Braulio Oliveira. (Org.). Gestão de Marketing. 1ed.São Paulo: Pearson, 2012, v. , p. 397-428.

3.
QUEIROZ, R. S. B.; Lepsch . A importância da apresentação da parcela na decisão de compras a prazo. In: Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo e Prof. Dr. José Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. 1ed.São Paulo: Atlas, 2007, v. 1, p. 297-318.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
QUEIROZ, R. S. B.. Campinas, uma potência de mais de R$ 25 bilhões. Correio Popular, Campinas - SP, p. 1 - 1, 16 maio 2012.

2.
QUEIROZ, R. S. B.. Promoções e liquidações: Oportunidades e cuidados. REVISTA METROPOLE, Campinas, 28 jan. 2012.

3.
QUEIROZ, R. S. B.. Um instantâneo da crise no país. Revista View, 01 maio 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Orsi, Emília ; SERRA, M. M. P. ; QUEIROZ, R. S. B. . ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES À GESTÃO DE MARKETING: Uma investigação no setor de academias de ginásticas. In: XX Semead, 2017, São Paulo. XX Seminários de Administração, 2017.

2.
DENARDI, M. T. ; QUEIROZ, R. S. B. . A Influência da Marca no Processo de Decisão de Compra de Produtos de Higiene Pessoal: Um Estudo Exploratório Entre Mulheres de Baixa Renda. In: XV SEMEAD, 2012, São Paulo. XV Semead - Desafios de gestão, 2012.

3.
QUEIROZ, R. S. B.; Felisoni de Angelo, Claudio ; QUEIROZ, M. J. . Processo de tomada de decisão entre alternativas de pagamento no varejo. In: 3o. CLAV - Congresso Latino Americano de Varejo, 2010, São Paulo. Competitividade no Varejo: Teoria e Relevância Prát. São Paulo: FGV, 2010.

4.
QUEIROZ, R. S. B.; TEIXEIRA, C. H. ; MATTAR, M. . Fatores motivacionais e expectativas dos alunos ingressantes em curso de mestrado em Administração de uma Universidade Publica do Estado de São Paulo.. In: IX SEMEAD, 2006, São Paulo. Administração no Contexto Internacional, 2006.

5.
QUEIROZ, R. S. B.. A importância dos modelos de Credit Scoring na concessão de crédito ao consumidor no varejo. In: Seminários de Administração FEA USP, 2006, São Paulo. Seminários em Administração FEA-USP, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
Orsi, Emília ; SERRA, M. M. P. ; QUEIROZ, R. S. B. . ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES À GESTÃO DE MARKETING: Uma investigação no setor de academias de ginásticas. ReA UFSM, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, R. S. B.. Perspectivas e Oportunidades no Varejo Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
QUEIROZ, R. S. B.. A influência da experiência na decisão de compra dos consumidores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
QUEIROZ, R. S. B.; QUEIROZ, M. J. . Métricas de Marketing. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
QUEIROZ, R. S. B.; YANAZE, M. H. . Apresentação Consórcio Doutoral - MÉTRICAS DE AVALIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO: PROMOÇÃO NO PONTO DE VENDA E MERCHANDISING. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
QUEIROZ, R. S. B.; Felisoni de Angelo, Claudio ; QUEIROZ, M. J. . PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR ENTRE ALTERNATIVAS DE PAGAMENTO NO VAREJO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
QUEIROZ, R. S. B.; Felisoni de Angelo, Claudio . Influência do efeito ?framing? na preferência pelo parcelamento no varejo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
QUEIROZ, R. S. B.. PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA AQUISIÇÃO DE CRÉDITO E PREFERÊNCIAS ENTRE ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO NO VAREJO 2007 (Dissertação de Mestrado).

2.
QUEIROZ, R. S. B.. Programa de retenção de clientes: Um estudo no setor de cartões de crédito 2003 (Monografia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
QUEIROZ, R. S. B.. Pesquisa de marketing - Mulheres e futebol no Brasil. 2017.

2.
QUEIROZ, R. S. B.. Pesquisa de Marketing - Mercado consumidor cogumelos no Brasil. 2016.

3.
QUEIROZ, R. S. B.. Reposicionamento de mercado - Shopping Valinhos. 2016.

4.
QUEIROZ, R. S. B.. Oferta de Crédito e alternativas de pagamento no varejo. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
QUEIROZ, R. S. B.. Avaliação Trabalhos Técnicos - XVII Semead. 2014.

2.
CASTANHEIRA, J. F. ; QUEIROZ, R. S. B. . Assessoria - Pesquisa de Marketing. 2014.

3.
YANAZE, M. H. ; QUEIROZ, R. S. B. . Pesquisas de Eficácia e Eficiência das campanhas do O Boticário.. 2014.

4.
QUEIROZ, R. S. B.. Programa Institucional de Iniciação Científica. 2013.

5.
QUEIROZ, R. S. B.; VANCE, P. ; DANGELO, C. F. . Pesquisa ?Identificação das Taxas Efetivas: Operações de CDC no Varejo?. 2008.

6.
QUEIROZ, R. S. B.. O crédito como atributo do processo de compra dos consumidores. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTELI, L. ; BOSCARIOL, B. ; EGITO, I. ; MASTERALO, M. ; QUEIROZ, R. S. B. . Hábitos sexuais e comportamento do consumidor brasileiro quanto ao uso de preservativos. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
GALTERIO, A. ; VASCONCELOS, L. ; ALVES, A. C. ; QUEIROZ, R. S. B. . Futebol feminino no Brasil. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
QUEIROZ, R. S. B.. Comportamento do consumidor em academias na RMC. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
QUEIROZ, R. S. B.. Comportamento do consumidor de cogumelos no Brasil. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
GERALDi, Isabella ; MARTINS, I. ; PEREZ, V. P. ; QUEIROZ, R. S. B. . Hábitos e comportamento do consumidor brasileiro no café da manhã. 2016. (Relatório de pesquisa).

6.
QUEIROZ, R. S. B.. Padrões de consumo dos jovens brasileiros. 2015. (Pesquisa Técnica e científica).

7.
QUEIROZ, R. S. B.. Gestão de Marketing. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
QUEIROZ, R. S. B.. Marketing B2B - MBA Gestão de Marketing. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HAMASAKI, C. S.; QUEIROZ, R. S. B.. Participação em banca de Ana Paula Pera.Estratégia Competitiva da Natura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas.

2.
QUEIROZ, R. S. B.; ARTONI, P. R. D.; BUCHERONI, C.. Participação em banca de Roberto Rubens Morelli Bottcher.A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE EXPERIÊNCIA NAS DECISÕES VAREJISTAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR ESPORTIVO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
QUEIROZ, R. S. B.; ARTONI, P. R. D.; PRADO, A. R. M.. Participação em banca de Maria Aparecida Oliveira e Juliana da Silva.A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE EXPERIÊNCIA DURANTE O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR EM LOJAS DE COSMÉTICOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
ARTONI, P. R. D.; QUEIROZ, R. S. B.; PRADO, K. P. A.; PELLEGRINO, L.. Participação em banca de Letícia Aparecida De Souza Moller.PRINCIPAIS ATRIBUTOS CONSIDERADOS PELOS CLIENTES NA ESCOLHA DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
SERRA, M. M. P.; QUEIROZ, R. S. B.; PELLEGRINO, L.. Participação em banca de Caroline Freire Guidorizzi.Canais de Valor no Setor de Turismo para a terceira Idade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
SERRA, M. M. P.; QUEIROZ, R. S. B.; ABREU, H.. Participação em banca de Gabriela Conservani Garcia.DEMOGRAFIA DE NEGÓCIOS: APLICAÇÃO NA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO DE GLP A GRANEL, NO SETOR TERCIÁRIO DA CIDADE DE CAMPINAS, REGIÃO METROPOLITANA E CIDADES ENTORNO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
PACHECO, M. G.; QUEIROZ, R. S. B.; PRADO, A. R. M.. Participação em banca de Dayse Cristina Olieveira.Estratégia de Formação de preço de vendas em pequenas empresas de varejo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
ARTONI, P. R. D.; QUEIROZ, R. S. B.; SCHULTER, M. R.. Participação em banca de Magda Pinheiro Pimenta.Inluência dos atributos de localização na compra de imóveis destinados à classe C da RMC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
QUEIROZ, R. S. B.; BUCHERONI, C.; ARTONI, P. R. D.. Participação em banca de Vitor Cerantola Fuzato.A influência da experiência na compra não planejada: um estudo no setor de livrarias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10.
QUEIROZ, R. S. B.; ARTONI, P. R. D.; COSTA, R. M.. Participação em banca de Ricardo Ken Okubo.O comportamento do consumidorna escolha do varejo físico e virtual: análise das mulheres da classe c da RMC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
QUEIROZ, R. S. B.; ARTONI, P. R. D.; COSTA, R. M.. Participação em banca de Tayra C. N. Aleixo.Mídias sociais: aplicação de ferramentas de comunicação mecadológica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12.
QUEIROZ, R. S. B.; Ayres, L. F.; PELLEGRINO, L.. Participação em banca de Guilherme P. V. de Carvalho.Contribuição das métricas de marketing e vendas para o alinhamento estratégico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
QUEIROZ, R. S. B.; SCHULTER, M. R.; PACHECO, M. G.. Participação em banca de Lilian Rossi Dias.Métricas de avaliação de desempenho de trade marketing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

14.
QUEIROZ, R. S. B.; PELLEGRINO, L.; CASTANHEIRA, J. F.. Participação em banca de Flávia Paranhos Diniz.Mètricas de comunicação: Avaliação de desempenho em propaganda no mobiliário urbano com publicidade iluminada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
Francabandiera; QUEIROZ, R. S. B.. Participação em banca de Lais Cola.Trabalhos de conclusão de curso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdades de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Semead. ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES À GESTÃO DE MARKETING: Uma investigação no setor de academias de ginásticas. 2017. (Congresso).

2.
XIX Semead. Trabalhos tecnicos de marketing. 2016. (Congresso).

3.
XIX Semead. Trabalhos Tecnológicos na área de Marketing. 2016. (Congresso).

4.
VII Semana de Preparação Pedagógica ? 26 a 30 de janeiro de 2015.. 2015. (Oficina).

5.
XVIII Semead. Trabalhos Técnicos de Marketing. 2015. (Congresso).

6.
XVIII Semead. Trabalhos Técnicos de Marketing. 2015. (Congresso).

7.
V Semana de Preparação Pedagógica ? 16.01.2014.Inovação Tecnologica e sua inclusão na didática de ensino e pesquisa. 2014. (Oficina).

8.
XVII Semead. A importância da experiência na compra de cosméticos: Um estudo com consumidoras das classes C e D.. 2014. (Congresso).

9.
CLAV - 5º Congresso Latino-Americano de Varejo. MÉTRICAS DE AVALIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO: PROMOÇÃO NO PONTO DE VENDA E MERCHANDISING. 2012. (Congresso).

10.
XV Semead.A INFLUÊNCIA DA MARCA NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ENTRE MULHERES DE BAIXA RENDA. 2012. (Seminário).

11.
CLAV - 3o. Congresso Latino Americano de Varejo. PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR ENTRE ALTERNATIVAS DE PAGAMENTO NO VAREJO. 2010. (Congresso).

12.
XIII Semead - Seminários de Administração.Influência do efeito ?framing? na preferência pelo parcelamento no varejo. 2010. (Seminário).

13.
XI Seminário de Administração FEA USP. Fatores motivacionais e expectativas dos alunos ingressantes em curso de mestrado em Administração de uma Universidade Publica do Estado de São Paulo. 2006. (Seminário).

14.
VIII Seminário de Administração FEA USP.A influência do cartão de crédito no comportamento do consumidor de baixa renda. 2005. (Seminário).

15.
XXVIII ? Encontro da ANPAD. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUEIROZ, R. S. B.; SABBATINI, R. C. . I Congresso de Iniciação Científica da Facamp. 2018. (Congresso).

2.
SILVEIRA, N. S. P. ; PACHECO, M. G. ; SERRA, M. M. P. ; ARTONI, P. R. D. ; QUEIROZ, R. S. B. ; SCHULTER, M. R. . Semana Ciência e Tecnologia - Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas. 2013. (Outro).

3.
SCHULTER, M. R. ; SILVEIRA, N. S. P. ; ARTONI, P. R. D. ; QUEIROZ, R. S. B. . Semana CCSA Campinas. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIA FLÁVIA ALMEIDA MEROLA. AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS TÉCNICOS NO SETOR AERONÁUTICO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas. (Orientador).

2.
Vinícius Zem. Estudo sobre o comportamento de compra digital do mercado consumidor da 3ª. Idade na Região Metropolitana de Campinas.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas. (Orientador).

3.
FRANCIELE FERRAREZZO. OS LIMITES ÉTICOS NA COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO SEGMENTO DE MEDICAMENTOS DE USO CONTROLADO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigo Antonelli. Franquia - Como as empresas nesse formato devem gerenciar conflitos para agregar vantagens competitivas para o empreendedor? Estudo de Caso Cacau Show. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

2.
Juliana Oliveira. Implantação de um Processo de S&OP: O Caso de uma Empresa de Higiene e Limpeza. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiza Castelli,Beatriz Boscariol,Isadora Egito,Martina Maste. Planejamento de MKT e Comunicação para marca Skyn / Ansell. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

2.
Julia Abdelmassih,Mariana Sinhorini,Tamiris Benemini,Nuria B. Plano de Marketing e Comunicação Seda / Agência Caiena. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

3.
Isabela Gerardi, Vinicius Pasqualini, Igor Martins, Carlos P. Plano de Marketing e Comunicação Mc Cafe da Manha/ Agência Guaxinim. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

4.
Klara Garest, Rui Francisquini, Tuanny Silva. Plano de Marketing e Comunicação Equipex/ Agência Kira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

5.
Leticia Regno, Eloah Manzoli, Bianca Pupim e Gabriel Micheli. Pesquisa e comportamento do consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

6.
Lucas Gomiero, Fernanda Cielo, Caue Romero, Ana Boato. Comportamento de compra e hábitos de uso de produtos para natacão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

7.
Andrey Hitoshi , Aline Lima, Karoline Pavani, etc. Pesquisa Hábitos e comportamento de compra parafusadeiras elétricas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

8.
Hugo Gomes, Ruan Antiqueira, Mariana Mendes, Esther. Pesquisa sobre comportamento dos usuários de serviços aeroportuários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

9.
Lucas Lobo, Natasha Boher, Douglas caravlhal. Pesquisa comportamento de compra e preferências dos consumidores das classes B e C no setor de cama, mesa e banho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

10.
Amanda Moraes Perin. Estudo de viabilidade de implantação do e-commerce em supermercados de pequeno porte.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

11.
Juliana Silva e Maria Aparecida de Oliveira. A importância da experiência no processo de decisão de compra das consumidoras em lojas de cosméticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

12.
Roberto Bottcher. A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE EXPERIÊNCIA NAS DECISÕES VAREJISTAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR ESPORTIVO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

13.
Natalia Campos. A importância da inovação para a construção de marcas no setor B2B. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

14.
Marcello Ricardo Polli. CONTRIBUIÇÃO DOS SERVIÇOS NO VAREJO PARA CONSTRUÇÃO DE MARCA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE PNEUS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

15.
Vitor Cerantola Fuzato. A influência da experiência na compra não planejada: um estudo no setor de livrarias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

16.
Ricardo Ken Okubo. O comportamento do consumidorna escolha do varejo físico e virtual: análise das mulheres da classe c da RMC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

17.
Lilian Rossi Dias. Métricas Operacionais de Avaliação de Desempenho de Trade Marketing: Um estudo de caso em uma empresa de bens de consumo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

18.
Flávia Paranhos Diniz. MÉTRICAS DE COMUNICAÇÃO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PROPAGANDA NO MOBILIÁRIO URBANO COM PUBLICIDADE ILUMINADA - MUPI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

19.
Tayra Carolina Nascimento Aleixo. Midias Sociais: Aplicação de ferramentas de comunicação mercadológica por uma empresa de bens de consumo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

20.
Guilherme Peixoto V. de Carvalho. Contribuição das métricas de avaliação de marketing e vendas para o alinhamento estratégico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

21.
André Souza Guidolin. Concentração e concorrência no varejo supermercadista do interior do Estado de São Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

22.
Mariana Tonholi Denardi. A INFLUÊNCIA DA MARCA NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA BASE DA PIRÂMIDE DA CIDADE DE CAMPINAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

Iniciação científica
1.
ALMEIDA, Phelipe Ederli C.. MICROCRÉDITO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS: EXPERIÊNCIA DO BANCO DA MULHER. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

2.
CUNHA, Juliana Pinheiro. O FAST FASHION E A GERACAO Y: Um estudo no varejo brasileiro. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Faculdades de Campinas. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

3.
Isabel Aparecida Batista Guimarães. DIFICULDADES E BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CRM NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR VAREJISTA NA RMC. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

4.
Ana Carolina Colombini. Segmentação do varejo de moda: Estudo do mercado feminino de Araras. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

5.
Lilian Dias Rossi. Avaliação de Desempenho de Trade Marketing. 2012. Iniciação Científica - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.

6.
Tayra Carolina N. Aleixo. Integração das Mídias Sociais e impactos na percepção de marcas do setor de cosméticos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
QUEIROZ, R. S. B.. Comunicação Integrada de Marketing. In: MATTAR, Fauze Najib. (Org.). Gerência de Produtos. 1ed.Porto Alegre: Elsevier, 2013, v. , p. 205-224.


Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, R. S. B.. Perspectivas e Oportunidades no Varejo Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
QUEIROZ, R. S. B.. Gestão de Marketing. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
QUEIROZ, R. S. B.. Marketing B2B - MBA Gestão de Marketing. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHULTER, M. R. ; SILVEIRA, N. S. P. ; ARTONI, P. R. D. ; QUEIROZ, R. S. B. . Semana CCSA Campinas. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Foi economista de grande bancos e financeiros nas áreas de Pesquisa Econômica e Setorial. Atuou com profissional em empresas do setor de cartões de crédito e varejistas, nas áreas de Gestão de Risco e Desenvolvimento de Produtos Financeiros para vários segmentos de mercado. Desenvolveu projetos de consultoria e pesquisa sobre comportamento do consumidor e mercado varejista no Programa de Administração do Varejo na FIA/USP. Ministrou vários cursos nas áreas de Marketing no Varejo. Foi professora no regime dedicação integral na Universidade Presbiteriana Mackenzie e responsável pelo desenvolvimento de atividades complementares no Campi Campinas dos Cursos de Administração de Empresas.Atualmente desenvolve pesquisa nas áreas de Comportamento do Consumidor, Processo de Tomada de Decisão, Crédito ao Consumidor e Varejo. Hoje atua como professora e coordenadora adjunta do curso de Propaganda e Marketing da Facamp, além de coordenar a Agência Facamp de Pesquisa de Mercado, com o desenvolvimento de estudos e pesquisas aplicadas associados ao comportamento do consumidor e gestão do composto de marketing.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 5:59:13