Roberta Penna Ferreira Tonhati

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1743910546953935
  • Última atualização do currículo em 01/05/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2001), graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de Franca (2005), graduação em Letras (Espanhol) pela Universidade de Franca (2006) e mestrado em Lingüística pela Universidade de Franca (2008). Possui especialização em Didática para a Modernidade e em Educação Infantil. Atualmente é professora da Prefeitura de Franca e da escola Pestalozzi e professora universitária da Faculdade Pestalozzi de Franca. Foi tutora presencial da Universidade Federal de Alfenas em convênio com a Universidade Aberta do Brasil - Pólo de Franca e diretora municipal de 2013 até 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberta Penna Ferreira Tonhati
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, R. P.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: A articulação textual na literatura infantil de Ana Maria Machado e Ruth Rocha.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Juscelino Pernambuco.
2003 - 2004
Especialização em educação infantil. (Carga Horária: 450h).
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: A importância do desenho na educação infantil.
2002 - 2002
Especialização em didática para a modernidade. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: A valorização do professor na educação.
2006 - 2006
Graduação em letras.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em letras.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
1999 - 2001
Graduação em pedagogia.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: Ampliação do conhecimento do pedagogo: pedagogia industrial.
Orientador: Luciana Carvalho Roza de Barros.
1996 - 1999
Curso técnico/profissionalizante em normal.
Escola torquato caleiro, EETC, Brasil.
1987 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Jesus Maria José, CJMJ, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
Curso de formação em gestão educacional.
Fundação L'Hermitage, L'HERMITAGE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil - Polo de Franca, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora presencial do curso de pós-graduação em "Teorias e práticas na Educação" da Universidade Federal de Alfenas em convênio com a Universidade Aberta do Brasil do pólo de Franca.


Prefeitura de Franca, PREFEITURA DE FR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30


Escola Pestalozzi, PESTALOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora fundamental I, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2000 - 2012
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: professora de português, Carga horária: 30


Prefeitura Municipal de Franca, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: diretora escolar do munícipio, Carga horária: 40


Faculdade Pestalozzi de Franca, FAPESF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 6



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, R. P.; COELHO, P. P. F. . O uso do Instagram nas aulas de língua espanhola: ressignificando o cartão postal sob a luz da complexidade. In: Célia Maria David; Scheila Fernandes Pimenta e Oliveira. (Org.). Tendências e expectativas em torno da educação e do desenvolvimento. 1ed.Franca: Unifacef/Unesp, 2017, v. 1, p. 1-1741.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, R. P.; Roberta Penna Ferreira Tonhati . O uso do Instagram nas aulas de língua espanhola: ressignificando o cartão postal sob a luz da complexidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FERREIRA, R. P.. A questão do explícito e o implícito no romance infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Demais trabalhos
1.
FERREIRA, R. P.. A intervenção do professor nas produções escritas dos alunos. 2008 (Workshop) .

2.
FERREIRA, R. P.. A intervenção do professor na escrita do aluno do ensino fundamental. 2008 (Palestra) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11º CONPEP Congresso de Pais das Escolas Pestalozzi. 2017. (Congresso).

2.
3ª semana da Pedagogia FAPESF. 2017. (Encontro).

3.
3ª Semana de Iniciação Científica FAPESF.O processo de ensino aprendizagem através de jogos e brincadeiras nos anos iniciais. 2017. (Encontro).

4.
Aula Inaugural do Curso de Pedagogia. 2017. (Encontro).

5.
VI Simpósio de Educação e III encontro Internacional de Políticas Públicas em educação.O uso do instagram nas aulas de língua espanhola: ressignificando o cartão postal sob a luz da complexidade. 2017. (Simpósio).

6.
GEL. A articulação textual na literatura infantil de Ruth Rocha e Ana Maria Machado. 2007. (Congresso).

7.
4 encontro de iniciação científica e de professores pesquisadores.as estratégias de textualização na literatura infanto-juvenil. 2006. (Encontro).

8.
Congresso Nacional de pesquisadores do UNICEP. A questão do explícito e do implícito no romance infantil. 2006. (Congresso).

9.
Gel. 2006. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 21:53:07