Fernanda Ariane Silva Carrera

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9858189664859918
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Professora adjunta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia - Linha de Pesquisa Estudos de Mídia e Produção de Sentido (PPgEM/UFRN). Líder do grupo de pesquisa Ciberpublicidade e Sociabilidades Digitais (UFRN). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com período sanduíche no Department of Advertising and Public Relations - University of Georgia (UGA) - EUA, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio-FIB e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, Estácio-FIB (BA), UNIJORGE (BA), UNIBAHIA (BA) e UNIME (BA). Tem experiência em gestão de marketing de conteúdo, marketing digital e SEO, bem como em redação publicitária. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UCSAL (2004) e pós-graduação em Gramática e Texto pela UNIFACS (2006). Pesquisa ciberpublicidade, consumo, diversidade e construção de sociabilidades em sites de redes sociais. E-mail: fernandacarrera@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Ariane Silva Carrera
Nome em citações bibliográficas
CARRERA, F. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação.
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Urca
22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39389600


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
com período sanduíche em University of Georgia (Orientador: James F. Hamilton).
Título: A CIBERPUBLICIDADE E AS INTERAÇÕES SOCIAIS DA MARCA EM AMBIENTE DIGITAL: interações sociais, discurso e marcações identitárias em novos contextos de comunicação, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marco Antônio Roxo da Silva.
Coorientador: Guilherme Nery Atem.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A construção de sentido nos títulos do jornal A Tarde: um estudo diacrônico ao longo dos séculos XX e XXI,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Giovandro Marcus Ferreira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: análise do discurso; título; jornal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2005 - 2006
Especialização em Gramática e Texto. (Carga Horária: 368h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: PUBLICIDADE POLITICAMENTE CORRETA: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DA BELEZA FEMININA NO ANÚNCIO DA DOVE.
Orientador: João Antonio de Santana Neto.
2001 - 2004
Graduação em Comunicação Social c/ hab Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Título: Projeto Experimental: Motel Del Rey.




Formação Complementar


2016 - 2016
Etnografia em Mídias Sociais: Marcas e Consumo. (Carga horária: 7h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
2014 - 2014
Comunicação digital e novas mídias. (Carga horária: 3h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2014 - 2014
SEOSocial. (Carga horária: 16h).
Agência Digital M2Br, M2BR, Brasil.
2010 - 2010
Gestão Avançada em Mídias Sociais. (Carga horária: 16h).
PaperCliq, PAPERCLIQ, Brasil.
2002 - 2002
Flash. (Carga horária: 30h).
REAL & DADOS, REAL & DADOS, Brasil.
2001 - 2001
Webdesign. (Carga horária: 60h).
REAL & DADOS, REAL & DADOS, Brasil.
1997 - 1997
Office 1 - Operador de Aplicativos Microsoft. (Carga horária: 70h).
REAL & DADOS, REAL & DADOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Marketing
Identidades e Sociabilidades Digitais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do PPgEM, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Comunicação, .

08/2017 - Atual
Ensino, Estudos da Mídia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos da Mídia e Produção de Sentido
10/2017 - 08/2018
Direção e administração, Departamento de Comunicação, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora da Linha de Pesquisa Estudos de Mídia e Produção de Sentido.
10/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.
02/2017 - 08/2018
Extensão universitária , Departamento de Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto DIV.A.S - Diversidade, Ação e Sensibilidade na Publicidade Brasileira.
08/2016 - 08/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Comunicação, .

07/2016 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Publicidade e Propaganda.
05/2016 - 08/2018
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Cultura
Linguagem Publicitária
Projeto Experimental I
Publicidade e Cidadania
Redação Publicitária para Mídia Impressa
07/2017 - 12/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Cultura
Publicidade e Cidadania
Redação Publicitária para Mídia Impressa
05/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Publicitária

Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

02/2016 - 05/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Projeto Experimental

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina Introdução ao Marketing do curso Estudos de Mídia.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora substituta das disciplinas Marketing I e Processos de Criação em Publicidade - curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina Fãs e Cultura Midiática I do curso Estudos de Mídia, junto aos professores Luciana Xavier e Lucas Waltenberg.

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Estudos de Mídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Marketing
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

03/2013 - 03/2014
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I
Processos de Criação em Publicidade
08/2012 - 12/2012
Ensino, Estudos de Mídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fãs e Cultura Midiática I

Centro Universitário Estácio da Bahia, ESTÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pub. e Propaganda, Carga horária: 28
Outras informações
Professora das disciplinas Comunicação e Semiótica; Fundamentos de Marketing; e Administração de Marketing

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28

Atividades

02/2011 - 02/2012
Direção e administração, Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda.
02/2011 - 02/2012
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Marketing
Comunicação e Semiótica
Administração de Marketing

SEO Master, SEO MASTER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora de Conteúdo, Carga horária: 40

Atividades

04/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria em SEO - Seach Engine Optimization, .

Cargo ou função
Curadoria e produção de conteúdo web; Planejamento e execução de estratégias de marketing digital com foco em SEO (Search Engine Optimization); Assessoria digital, campanhas para mídias sociais, escrita e revisão de artigos para blogs e e-commerce..

WEB Estratégica - Consultoria de Marketing, WEBESTRATEGICA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Redatora home-office, Carga horária: 10

Atividades

12/2014 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , WEB Estratégica - Consultoria de Marketing, .

Serviço realizado
Análise de conteúdo, escrita e revisão de textos para veiculação online. ; Área de especialidade: marketing de conteúdo; inbound marketing; storytelling; SEO; Área de especialidade: publicidade digital; marketing digital; redação publicitária.

Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora das disciplinas Ética; Gerência de Marcas; e Planejamento e Execução de Eventos

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redatora e analista de mídias sociais, Carga horária: 46

Atividades

02/2011 - 01/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
02/2011 - 01/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
Gerência de Marcas
Planejamento e Execução de Eventos
08/2009 - 02/2011
Serviços técnicos especializados , GERCOM, .

Serviço realizado
Redação publicitária; Gerenciamento de mídias sociais.

União Metropolitana de Educação e Cultura, UNIME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Teorias da Comunicação I e II

Atividades

09/2010 - 06/2011
Ensino, Comunicação - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Comunicação I
Teorias de Comunicação II

Faculdades Integradas Ipitanga, UNIBAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 7
Outras informações
Professora das disciplinas Mídia; Introdução ao Marketing, Publicidade e Propaganda; Criação e Produção de Campanha; Planejamento em Comunicação; e Teoria e Método de Pesquisa de Opinião Pública dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo.

Atividades

10/2008 - 02/2011
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Produção de Campanha
Introdução ao Marketing, Publicidade e Propaganda
Mídia
Planejamento em Comunicação
Teoria e Método de Pesquisa de Opinião Pública

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

Atividades

02/2014 - 02/2014
Ensino, Antropologia do Consumo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
A Ciberpublicidade e as reconfigurações do consumo em sites de redes sociais

Ponto Final Comunicação e Marketing Ltda, PONTO FINAL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária, Carga horária: 25

Atividades

01/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Ponto Final Comunicação e Marketing Ltda, .

Serviço realizado
Redação e Criação Publicitárias.

YES Marketing e Entretenimento LTDA, YES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Redatora Publicitária, Carga horária: 40

Atividades

01/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Departamento de Criação, .

Serviço realizado
Redação Publicitária e Planejamento Mercadológico.

HS Propaganda, HS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Atendimento Publicitário, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento e prospecção de clientes para agência de publicidade.

Atividades

01/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , HS Propaganda, .

Serviço realizado
Atendimento e Prospecção em Publicidade.

Nariz de Borracha Produções Artísticas Ltda, NARIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Atendimento e Redação, Carga horária: 30

Atividades

2002 - 2002
Estágios , Nariz de Borracha Produções Artísticas Ltda, .

Estágio realizado
Produção Artística e Assessoria de Imprensa.

Colégio Francisco de Assis, CFA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 30

Atividades

06/2008 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Português

Escola Estadual Anísio Teixeira, EEAT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do programa Universidade para Todos

Atividades

07/2005 - 08/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês instrumental


Linhas de pesquisa


1.
Semiótica e Análise do Discurso da Publicidade

Objetivo: Busca compreender os desígnios tradicionais e contemporâneos do discurso publicitário, discutindo e revelando as suas estratégias de construção de sentido em meio a constantes inovações e transformações no campo das materialidades e dos contextos socioculturais que envolvem a publicidade..
2.
Interação, Tecnologias Digitais e Sociabilidades

Objetivo: Busca discutir as novas formas de construção de sociabilidades e interações sociais a partir das materialidades digitais, compreendendo de que forma os pressupostos tradicionais do campo da sociologia e psicologia podem ser coerentes a este contexto contemporâneo de reconfiguração e criação de práticas interacionais em rede..
3.
Mídia, Cultura e Produção de Sentido

Objetivo: Análise das relações entre comunicação, cultura e construções narrativas tomando-as como partes das práticas sociais e culturais em seus aspectos narrativos e discursivos e considerando questões relativas à mídia, poder, alteridade e identidade. A partir desse recorte, os temas de pesquisa mais frequentes são: a comunicação em suas apropriações, mediações e atuações; a análise das mensagens midiáticas e dos processos culturais a elas associados considerados sob o ângulo do circuito social da comunicação; as tensões e os processos de produção de sentido e o estudo de questões que tomem como problema as relações inscritas na dinâmica da cultura..
4.
Estudos de Mídia e Produção de Sentido

Objetivo: Estuda os processos de produção de sentido como decorrência do trabalho discursivo da mídia, o qual se realiza na imbricação dos discursos com suportes técnico-midiáticos. Enfatiza-se a singularidade dos dispositivos de produção e interpretação, que permitem delinear esquemas cognitivos e de inteligibilidade vinculados aos discursos e formas midiáticas. Apóia-se em marcos analíticos que examinam modalidades de trabalho semântico e semiótico, abrangendo diferentes gêneros do discurso em suas manifestações de linguagem. Pesquisam-se, também, as especificidades do funcionamento da mídia para a produção de sentido inclusive em outros campos sociais. Esta linha mantém a interface teórico-epistemológica com as ciências interpretativas no que concerne à investigação das especificidades dos processos simbólicos da comunicação midiática..
5.
Ciberpublicidade e Sociabilidades Digitais

Objetivo: Esta linha tem como objetivo traçar um mapeamento sobre formas de diálogo entre marcas e consumidores na publicidade contemporânea, sobretudo no cenário da publicidade digital. Busca investigar as diversas formas de atuação publicitária na cibercultura e suas afecções nas relações com os consumidores, com base nas dinâmicas interacionais vigentes entre indivíduos..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
GÊNERO E RAÇA NA CIBERPUBLICIDADE: REVISITANDO GOFFMAN NO CONTEXTO DIGITAL
Descrição: Este projeto de pesquisa, portanto, busca mapear e analisar peças publicitárias do contexto contemporâneo com foco nos contextos que problematizam as generalizações goffmanianas. Considerando, portanto, todas as especificidades da construção publicitária na cibercultura, o que chamamos de ciberpublicidade (CARRERA, 2018), e as peculiaridades do imaginário sociocultural a respeito das mulheres e dos homens negros, é objetivo aqui compreender se as categorias de Goffman, pensadas para anúncios de revistas norte-americanas da década de 70, podem ser aplicadas para a análise das hiper-ritualizações de gênero na conjuntura, agora, do ambiente digital. Entende-se que a cibercultura estimula rearranjos sociais que instauram novas demandas socioculturais, fortalecendo, inclusive movimentos políticos como o de grupos feministas, que amplificam as suas vozes e reivindicam mais facilmente uma representação da mulher mais coerente. Essa visibilidade pode constranger hiper-ritualizações publicitárias aos moldes do que Goffman percebeu em seu contexto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernanda Ariane Silva Carrera - Coordenador / Priscila Kruger - Integrante / Ibnny Ferreira - Integrante / Amanda Lai - Integrante / Vírnia Martins - Integrante / Isaque Cabreira - Integrante / Maria Beatriz Melo - Integrante / Beatriz Pires - Integrante / Melquisedec Lima - Integrante / Aline Dantas - Integrante.
2017 - 2017
A ciberpublicidade e o self da marca em ambiente digital: interações sociais, discurso e marcações identitárias em novos contextos de comunicação
Descrição: Entende-se que a cultura contemporânea, denominada cibercultura, ao instaurar uma nova relação entre a vida social e a técnica, permite uma reconfiguração de práticas socioculturais e midiáticas. A ciberpublicidade, como parte destas práticas, seria o desdobramento discursivo da comunicação estratégica de marca agora em novos contextos tecnológicos e socioculturais. Em meio a diversas táticas em prol do alcance do novo consumidor, envolto agora em novos ambientes de sociabilidade ? como os sites de redes sociais -, a marca empreende sua humanização com vistas à construção de uma persona favorável à socialização. Nesse sentido, busca-se neste trabalho compreender as dinâmicas da construção de identidade marcária nestes espaços, tendo como pressupostos teórico-metodológicos os ensinamentos da Análise do Discurso e da microssociologia de Erving Goffman. Parte-se da hipótese de que tanto indivíduo quanto marca obedece a semelhantes regimes interacionais, construindo seu self de forma contínua e flexível, dependentes dos contatos que estabelecem diariamente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernanda Ariane Silva Carrera - Coordenador / Rafaela Bernadazzi - Integrante / Heloize Medeiros - Integrante / Priscila Kruger - Integrante / Ibnny Ferreira - Integrante / Amanda Lai - Integrante / Vírnia Martins - Integrante.
2017 - 2017
A ciberpublicidade e os novos parâmetros de comunicação digital
Descrição: Projeto aprovado pelo Edital N° 03/2017 - APOIO FINANCEIRO A NOVOS PESQUISADORES (UFRN).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernanda Ariane Silva Carrera - Coordenador / Heloize Medeiros - Integrante / Priscila Kruger - Integrante / Ibnny Ferreira - Integrante / Amanda Lai - Integrante / Vírnia Martins - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2010 - 2016
ReC: Retórica do Consumo
Descrição: A pesquisa desenvolve uma investigação ampla e fundamentada a respeito da retórica do consumo, tão presente na mídia atual. A partir do diagnóstico das principais características da sociedade de consumo contemporânea, os estudos buscam o mapeamento das estratégias semióticas e discursivas que vêm promovendo uma forma de integração sócio-afetiva na atual cultura do consumismo. Um processo de individuação semio-estética, por meio da Publicidade, vem se/nos constituindo como sujeitos. A publicidade se mostra hoje uma força suasória, na atribuição de sentido ao mundo, através do estímulo ao consumo hedonista. Se vivemos a época da crise do sentido, a Publicidade se apresenta como uma ilha de sentido, um porto-seguro simbólico, pois trabalha mais os desejos do que as necessidades. O grupo de pesquisa levar em conta tanto os conteúdos e valores comunicados pela publicidade contemporânea como suas formas verbais e não-verbais de comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Fernanda Ariane Silva Carrera - Integrante / Guilherme Nery ATEM - Coordenador / Thaiane Moreira de OLIVEIRA - Integrante / Sandro Tôrres de AZEVEDO - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Projeto DIV.A.S - Diversidade, ação e sensibilidade na publicidade brasileira
Descrição: O projeto DIV.A.S (Diversidade, Ação e Sensibilidade na Publicidade Brasileira) tem o objetivo de fomentar a discussão e o debate a respeito das demandas de representatividade das minorias e dos indivíduos marginalizados no campo da produção midiática e da publicidade. Este projeto visa dar voz a sujeitos e movimentos representantes dos negros, mulheres, LGBTs, gordos, idosos, indígenas e pessoas com deficiência no diálogo com as práticas do mercado publicitário, a fim de colocar em voga propostas, iniciativas e saberes fundamentais para auxiliar na construção de discursos publicitários mais ricos, inclusivos e responsáveis socialmente, uma vez que a publicidade se configura como prática da Comunicação Social. Dessa forma, propõe realizar discussões e estudos profundados sobre estas problemáticas a fim de produzir, ao final, um Manual da Diversidade na Publicidade ? material a ser divulgado amplamente para a comunidade científica, profissional e público em geral interessado no tema. Nesse sentido, o projeto é um modo de incluir a pauta da diversidade e da representatividade, tão caras na conjuntura contemporânea, nos seios das discussões da academia, assim como formar alunos preparados ativamente para as demandas socioculturais do contexto atual e contribuir de forma sensível para o crescimento do debate na comunidade e no campo profissional da comunicação publicitária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernanda Ariane Silva Carrera - Coordenador / Heloize Medeiros - Integrante / Priscila Kruger - Integrante / Ibnny Ferreira - Integrante / Amanda Lai - Integrante / Vírnia Martins - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Universitas Humanistica
2012 - 2012
Periódico: ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro
2016 - 2016
Periódico: Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação
2016 - 2016
Periódico: Animus (Santa Maria. Online)
2016 - 2016
Periódico: Animus (Santa Maria. Online)
2015 - 2015
Periódico: Vozes e Diálogo
2016 - 2016
Periódico: Quaestio Iuris (Impresso)
2017 - 2017
Periódico: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARRERA, F. A. S.2017CARRERA, F. A. S.. Expansão do self, Congruência, Verificação: outros caminhos teórico- metodológicos para a compreensão do papel da marca e da publicidade na produção identitária do consumidor. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 12, p. 55-70, 2017.

2.
CARRERA, F. A. S.2017CARRERA, F. A. S.; BERNARDAZZI, Rafaela ; XAVIER, A. ; BEATRIZ, H. ; OLIVEIRA, L. . Aprovação social na ponta dos dedos: representação do eu e gerenciamento de impressões no Tinder. Revista Teknokultura, v. 14, p. 339-350, 2017.

3.
CARRERA, F. A. S.2016CARRERA, F. A. S.. Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras. Tabuleiro de Letras, v. 9, p. 50-67, 2016.

4.
CARRERA, F. A. S.2016CARRERA, F. A. S.. A Ciberpublicidade: Reflexão Contextual para o Mapeamento das Reconfigurações Publicitárias na Contemporaneidade. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE), v. 38, p. 177-207, 2016.

5.
CARRERA, F. A. S.2016CARRERA, F. A. S.. O discurso da ciberpublicidade: perspectivas conceituais para o estudo das estratégias discursivas da publicidade contemporânea. Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 4, p. 37-45, 2016.

6.
CARRERA, F. A. S.2016CARRERA, F. A. S.. Identidade da marca e ambiente digital: Personificação, antropoformização e personalidade sob os desígnios da ciberpublicidade. RIZOMA, v. 4, p. 221, 2016.

7.
CARRERA, F. A. S.2015CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Perdi minha credibilidade na balada: apreensões acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia. Trama (Universidade Estácio de Sá), v. 01, p. 01-17, 2015.

8.
CARRERA, F. A. S.2015CARRERA, F. A. S.. A habilidade social da marca: uma reflexão sobre interação marcaindivíduo no ambiente digital. Tríade, v. 3, p. 91-107, 2015.

9.
CARRERA, F. A. S.2015CARRERA, F. A. S.. A Construção do Self Marcário em Sites de Redes Sociais à luz do Modelo de Habilidade Social de Michael Argyle. Logos (Rio de Janeiro. Online), v. 22, p. 54-70, 2015.

10.
CARRERA, F. A. S.2014CARRERA, F. A. S.. O imperativo da felicidade em sites de redes sociais: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas. Eptic (UFS), v. 1, p. 33-44, 2014.

11.
CARRERA, F. A. S.2014CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Mais do que um simples apertar de botão: uma reflexão sobre regimes de espectatorialidade e imersão na publicidade pervasiva. CUADERNOS.INFO, v. 34, p. 47-59, 2014.

12.
CARRERA, F. A. S.2014CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. In Texto (UFRGS. Online), v. 30, p. 184-201, 2014.

13.
CARRERA, F. A. S.2013CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, L. X. . -Cabelo de Bombril-? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais. NOVOS OLHARES, v. 2, p. 67, 2013.

14.
CARRERA, F. A. S.2013CARRERA, F. A. S.. A construção do self marcário em sites de redes sociais à luz do modelo de habilidade social de Michael Argyle. Entre.Meios, v. 10, p. 1-16, 2013.

15.
CARRERA, F. A. S.2012CARRERA, F. A. S.. Gerenciamento de impressões, música e sites de redes sociais: o self a partir do compartilhamento de letras e vídeos. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 239-262, 2012.

16.
CARRERA, F. A. S.2012 CARRERA, F. A. S.. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e contrução de subjetividade em sites de redes sociais. Animus (Santa Maria. Online), v. 11, p. 1-18, 2012.

17.
CARRERA, F. A. S.2009CARRERA, F. A. S.. A evolução do sentido da notícia: um estudo sobre o percurso discursivo das matérias significantes no jornalismo impresso. Recôncavos (Cachoeira), v. 2, p. 75-92, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARRERA, F. A. S.. MARCAS HUMANIZADAS e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 323p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. In: Guilherme Nery Atem; Thaiane Moreira de Oliveira; Sandro Tôrres de Azevedo. (Org.). Ciberpublicidade: Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2014, v. 1, p. 67-82.

2.
CARRERA, F. A. S.; PAZ, M. S. D. . Capital Social, Ethos e Gerenciamento de Impressões de Redes Sociais Temáticas: o caso Skoob.. In: José Carlos Ribeiro; Thais Miranda; Ana Terse Soares. (Org.). Práticas Interacionais em Rede. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 71-87.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARRERA, F. A. S.. Hiper-ritualização de gênero na ciberpublicidade: revisitando Goffman no contexto digital. In: XXVII Encontro Anual da COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXVII Encontro Anual da Compós. Belo Horizonte: Compós, 2018. v. 1. p. 1-24.

2.
CARRERA, F. A. S.; Xavier, Aracely ; Bernadazzi, Rafaela . Aprovação social na ponta dos dedos: representação do eu e gerenciamento de impressões no Tinder. In: IX Simpósio Nacional ABCiber, 2017, São Paulo. Anais do IX Simpósio Nacional ABCiber, 2017. v. 1. p. 1-16.

3.
CARRERA, F. A. S.. A subjetividade da marca e suas interações sociais no ambiente digital: subsídios conceituais para a análise da publicidade contemporânea. In: COMUNICON - IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, 2014, São Paulo. Anais do IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, 2014.

4.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . As máquinas da felicidade: a publicidade pervasiva da Coca-Cola. In: CONECO - VII Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2014, Rio de Janeiro. ANAIS do VII Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2014.

5.
CARRERA, F. A. S.. A ciberpublicidade: reconfigurações estéticas e discursivas para novos dispositivos de comunicação. In: VIII Simpósio Nacional da ABCiber - ABCiber 2014, 2014, São Paulo. Anais do VIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2014. v. 8. p. 1-16.

6.
CARRERA, F. A. S.. As construções identitárias da marca e suas interações sociais sob a égide da dramaturgia social e da análise do discurso. In: 4ª Conferência ICA de Comunicação na América Latina, 2014, Brasília. Anais da 4ª Conferência ICA de Comunicação na América Latina, 2014. v. 1. p. 1047-1056.

7.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Afetos e espectatorialidade na publicidade pervasiva: uma reflexão sobre imersão no consumo experiencial.. In: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2014, São Paulo. Anais do V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.. São Paulo: PPGCOM-ECA-USP, 2014. v. 5. p. 1052-1089.

8.
CARRERA, F. A. S.. As Construções Identitárias da Marca e suas Interações Sociais sob a Égide da Dramaturgia Social e da Análise do Discurso. In: CONECO - VI Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2013, Rio de Janeiro. ANAIS do VI Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2013.

9.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Perdi minha credibilidade na balada: percepções acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia. In: ABCIBER - VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013, Curitiba. Anais do VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013.

10.
CARRERA, F. A. S.. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividade em sites de redes sociais. In: VI Simpósio Nacional da Associação de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2012, Novo Hamburgo. Anais do VI Simpósio Nacional da Associação de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), 2012.

11.
CARRERA, F. A. S.; PAZ, M. S. D. . Capital Social, ethos e gerenciamento de impressões em redes sociais temáticas: o caso Skoob. In: Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade, 2012, Salvador - BA. Anais do II Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade, 2012.

12.
CARRERA, F. A. S.. Práticas de Sociabilidade em Sites de Redes Sociais: Consumo e Construção Identitária através de Laços com Organizações. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 2012, São Paulo. Anais do II CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 2012.

13.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, L. X. . ?Cabelo de Bombril?? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais. In: 5º Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012, Niterói - RJ. Anais do 5º Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012.

14.
CARRERA, F. A. S.. Gerenciamento de Impressões, Música e Site de Redes Sociais:o self a partir do compartilhamento de letras e vídeos. In: I DIGITALIA - Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital, 2012, Salvador. Anais do I DIGITALIA - Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital, 2012.

15.
CARRERA, F. A. S.. A evolução do sentido da notícia: um estudo sobre o percurso discursivo das matérias significantes no jornalismo impresso. In: VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008, Niterói. Anais do VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008.

16.
CARRERA, F. A. S.. Publicidade Politicamente Correta: A Construção do Sentido da Beleza Feminina no Anúncio da Dove. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste: Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital, 2007, Salvador. Anais do IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste: Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital, 2007.

17.
CARRERA, F. A. S.. Gêneros jornalístico e publicitário: uma análise das possíveis semelhanças a partir de suas estratégias discursivas. In: 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2007, Aracaju. Anais do 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARRERA, F. A. S.. A Representação do Eu Organizacional nas Mídias Sociais: uma proposta de análise a partir dos pressupostos de Erving Goffman. In: 1º Congresso Mundial de Comunicação Íbero-Americana (CONFIBERCOM), 2011, São Paulo. Anais do 1º Congresso Mundial de Comunicação Íbero-Americana (CONFIBERCOM), 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARRERA, F. A. S.; POLIVANOV, B. . Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman. In Texto (UFRGS. Online), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CARRERA, F. A. S.. Hiper-ritualização de gênero na ciberpublicidade: revisitando Goffman no contexto digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
KRUGER, P. ; CARRERA, F. A. S. . Fabi Grossi: a representação do bot na vida cotidiana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARRERA, F. A. S.. Raça e privilégio anunciados: a representação da branquitude na ciberpublicidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARRERA, F. A. S.. Marcas humanizadas e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARRERA, F. A. S.. O self do consumidor e o papel da marca na construção da sua identidade: verificação, expansão e congruência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CARRERA, F. A. S.. Questões Raciais na Ciberpublicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARRERA, F. A. S.. Gênero e Raça na Ciberpublicidade: Revisitando Goffman. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
KRUGER, P. ; CARRERA, F. A. S. . A HUMANIZAÇÃO DA MARCA E O USO DOS CHATBOTS: FERRAMENTAS A SERVIÇO DA PUBLICIDADE ONLINE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
FERREIRA, I. ; KRUGER, P. ; LAI, A. ; MEDEIROS, H. ; MARTINS, V. ; CARRERA, F. A. S. . SKOL, REPOSICIONAMENTO E SITES DE REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA DRAMATIZAÇÃO DA MARCA E DA CONSTRUÇÃO DO SEU CAPITAL SOCIAL EM REDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CARRERA, F. A. S.. Bauman e o Amor Líquido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CARRERA, F. A. S.. O SELF DO CONSUMIDOR E O PAPEL DA MARCA NA CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE: VERIFICAÇÃO, EXPANSÃO E CONGRUÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERREIRA, I. ; CARRERA, F. A. S. . Caça ao Tesouro: Consumo de Marcas e Capital Social no Facebook. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CARRERA, F. A. S.; MEDEIROS, H. ; Oliveira, Larissa ; Bernadazzi, Rafaela ; Xavier, Aracely . Aprovação social na ponta dos dedos: representações do eu e gerenciamento de impressões no Tinder. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
CARRERA, F. A. S.. A subjetividade da marca e suas interações sociais no ambiente digital: subsídios conceituais para a análise da publicidade contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . As máquinas da felicidade: a publicidade pervasiva da Coca-Cola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CARRERA, F. A. S.. A ciberpublicidade: reconfigurações estéticas e discursivas para novos dispositivos de comunicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CARRERA, F. A. S.. As construções identitárias da marca e suas interações sociais sob a égide da dramaturgia social e da análise do discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CARRERA, F. A. S.. As Construções Identitárias da Marca e suas Interações Sociais sob a Égide da Dramaturgia Social e da Análise do Discurso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Perdi minha credibilidade na balada: percepções acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
CARRERA, F. A. S.. A Construção do Self Marcário em Sites de Redes Sociais à luz do Modelo de Habilidade Social de Michael Argyle. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
CARRERA, F. A. S.. Gerenciamento de impressões, música e sites de redes sociais: o self a partir do compartilhamento de letras e vídeos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
ATEM, G. N. ; CARRERA, F. A. S. ; OLIVEIRA, T. M. ; AZEVEDO, S. T. . Sobre o conceito de Ciberpublicidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CARRERA, F. A. S.; PAZ, M. S. D. . Capital Social, ethos e gerenciamento de impressões em redes sociais temáticas: o caso Skoob. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
CARRERA, F. A. S.. Práticas de Sociabilidade em Sites de Redes Sociais: Consumo e Construção Identitária em Sites de Redes Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
CARRERA, F. A. S.. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção identitária em sites de redes sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, L. X. . 'Cabelo de Bombril': ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CARRERA, F. A. S.. A Representação do Eu Organizacional nas Mídias Sociais: uma proposta de análise a partir dos pressupostos de Erving Goffman. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
CARRERA, F. A. S.. Gestão de Mídias Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
CARRERA, F. A. S.. Como ser convidado para a festa das Mídias Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
CARRERA, F. A. S.. A evolução do sentido da notícia: um estudo sobre o percurso discursivo das matérias significantes no jornalismo impresso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
CARRERA, F. A. S.. Publicidade Politicamente Correta: A Construção do Sentido da Beleza Feminina no Anúncio da Dove. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
CARRERA, F. A. S.. Gêneros jornalístico e publicitário: uma análise das possíveis semelhanças a partir de suas estratégias discursivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
CARRERA, F. A. S.. Gêneros jornalístico e publicitário: uma análise das possíveis semelhanças a partir de suas estratégias discursivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CARRERA, F. A. S.; BARROS, Chalini . Mídia e Diversidade. João Pessoa: Xeroca, 2018 (Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARRERA, F. A. S.. Parecer para Revista Humanística. 2015.

2.
CARRERA, F. A. S.. Parecer ad hoc: Revista Esferas - UnB. 2012.

3.
CARRERA, F. A. S.. Parecer ad hoc: Concurso Público - CEFET. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARRERA, F. A. S.; KRUGER, P. ; FERREIRA, I. ; LAI, A. ; MARTINS, V. ; MEDEIROS, H. . Manual da Diversidade na Publicidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARRERA, F. A. S.; MAIA, K.; ALMEIDA FILHO, E. P.. Participação em banca de WILSON GALVAO DE FREITAS TEIXEIRA. Cultura do Clique na Tribuna do Norte: Clicks que Pulsam, Cultura que Edita. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Doutorado
1.
HANKE, M.; CARRERA, F. A. S.. Participação em banca de Dahiana dos Santos Araújo. Pré-qualificação: NARRATIVAS POLÍTICO-POÉTICAS: reflexos sociais e subjetivos da arte urbana na dinâmica da vida cotidiana. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
HANKE, M.; CARRERA, F. A. S.; Meirinho, Daniel. Participação em banca de Ben-Hur Bernard Pereira Costa. Pré-qualificação: O ESPALHAMENTO DO LAR POR MEIO DAS MÍDIAS: COMUNICAÇÃO COMO PRINCÍPIO DAS NOVAS FORMAS DE HABITAR O MUNDO CONTEMPORÂNEO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
CARRERA, F. A. S.; BOLSHAW, M.; MAIA, K.; SILVA, C. F.. Participação em banca de CLEBER FEMINA DA SILVA. PRÉ-QUALIFICAÇÃO: OS INVISÍVEIS NO JORNALISMO: RELAÇÕES SÓCIO-SIMBÓLICAS DOS TRABALHADORES NÃO JORNALISTAS NAS REDAÇÕES DOS VEÍCULOS DE IMPRENSA DE NATAL (RN). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
CARRERA, F. A. S.; BITTENCOURT, G.; COSTA, J.; BOLSHAW, M.. Participação em banca de GUSTAVO HENRIQUE FERREIRA BITTENCOURT. PRÉ-QUALIFICAÇÃO: AUTORIA NO CINEMA: DA TEORIA IMPROVÁVEL À COMMODITY CULTURAL. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
VELOSO, S.; CARRERA, F. A. S.. Participação em banca de André Araújo da Silva. Pré-qualificação: Dama de paus: As Bahias e a Cozinha Mineira, identidade trans e contra-hegemonia na música brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
CARRERA, F. A. S.; Barreto, Soraya. Participação em banca de Géssica de Castro Silva Viana. Pré-qualificação: Mulheres negras no Youtube: uma análise sobre alcance midiático. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MAIA, K.; MOREIRA, L.; CARRERA, F. A. S.. Participação em banca de JAMILLE MICHELE XAVIER NOGUEIRA. Estudo de usuários da informação nas redes sociais: uma etnografia virtual na fanpage do TVU Notícias. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
CARRERA, F. A. S.; COSTA, J.. Participação em banca de DIEGO LEONARDO BARRETO PEREIRA. UMA ANÁLISE NETNOGRÁFICA DOS DISCURSOS NA PÁGINA E PERFIS DIGITAIS ?CANTINHO DOS CADEIRANTES?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
CARRERA, F. A. S.; COSTA, J.. Participação em banca de DIEGO LEONARDO BARRETO PEREIRA. UMA ANÁLISE NETNOGRÁFICA DOS DISCURSOS NA PÁGINA E PERFIS DIGITAIS ?CANTINHO DOS CADEIRANTES?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
OLIVEIRA, T. M.; ALBUQUERQUE, A.; CARRERA, F. A. S.. Participação em banca de Dayana Silva de Souza. Mulheres negras no processo de descolonização do conhecimento: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

7.
OLIVEIRA, L. X.; CARVALHO, D.; CARRERA, F. A. S.. Participação em banca de Géssica de Castro Silva Viana. Ciberfeminismo e a (in)visibilidade da mulher negra youtuber. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
VIANA, G.; LACERDA, J.; VELOSO, S.; CARRERA, F. A. S.. Participação em banca de GÉSSICA DE CASTRO SILVA VIANA. SOD I: MULHERES NEGRAS E YOUTUBE: Uma análise sobre representatividade, visibilidade midiática e difusão do feminismo negro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARRERA, F. A. S.; COSTA, M.; BEZERRA, J. S.. Participação em banca de EMERSON KAYZAN BEZERRA DE MEDEIROS.O IMPERATIVO DA FELICIDADE: O DISCURSO DAS EMOÇÕES POSITIVAS COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA NA CIBERCULTURA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
CARRERA, F. A. S.; Meirinho, Daniel; COSTA, M.. Participação em banca de LUANA GURGEL AMARAL FIGUEIREDO.O CENÁRIO DA CULTURA POP JAPONESA E UMA NOVA LUZ ÀS REPRESENTAÇÕES FEMININAS NAS PERSONAGENS DOS FILMES DE ANIMAÇÃO DO STUDIO GHIBLI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
PIAN, L. F. D.; CARRERA, F. A. S.; Meirinho, Daniel. Participação em banca de FELIPE ARAÚJO DA PAZ.PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A PROPOSTA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
CARRERA, F. A. S.; COSTA, M.; OTHON, R.. Participação em banca de FLÁVIA CRISTINA BARBOSA SILVA.O USO DOS MEMES PARA O ATIVISMO FEMINISTA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
CARRERA, F. A. S.; COSTA, M.; OTHON, R.. Participação em banca de Vírnia Maria Peixoto Martins.O ​ ​FEMVERTISING COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL DOS SITES DE REDES SOCIAIS:​ ESTUDO DE CASO DA LOLA COSMETICS NO INSTAGRAM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
CARRERA, F. A. S.; BEZERRA, J. S.; MUNEIRO, L.. Participação em banca de HELOIZE BEATRIZ SANTOS DE MEDEIROS.O CAPITAL SOCIAL E O PODER DE INFLUÊNCIA ATRAVÉS DO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE DO PERFIL @indo.comer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
CARRERA, F. A. S.; COSTA, M.. Participação em banca de ANDRESSA KARLA MILANEZ TINOCO.PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO PARA A NUI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
CARRERA, F. A. S.; PIAN, L. F. D.; BEZERRA, J. S.. Participação em banca de Allyson A.;Daniela A.; Débora Raiane; Isaque C.; Luana S..Elaboração de campanha informativa para a APAFIS-RN voltada às áreas de educação e saúde.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
CARRERA, F. A. S.; BOLSHAW, M.; MUNEIRO, L.. Participação em banca de Danielle Lisboa Fontes.DEUSES AMERICANOS E OS TRÊS FATORES DO ECOSSISTEMA MIDIÁTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
CARRERA, F. A. S.; BOLSHAW, M.; MUNEIRO, L.. Participação em banca de Bárbara Souza Aragão.A BATGIRL RESSURGE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
CARRERA, F. A. S.; COSTA, M.. Participação em banca de Ibnny Afonso; IALE ARAÚJO; JANDERSON.CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA O KALAZ RESTAURANTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
CARRERA, F. A. S.; BEZERRA, J. S.; COSTA, M.. Participação em banca de Danielle Lisboa Fontes; Ladislau Lucas de Medeiros.CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA O BOTICÁRIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
CARRERA, F. A. S.; BEZERRA, J. S.; COSTA, M.. Participação em banca de GIORDANO BRUNO ANDRIOLA LIBERATO.EROTISMO E PORNOGRAFIA: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DOS CATECISMOS DE CARLOS ZÉFIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

14.
CARRERA, F. A. S.; Meirinho, Daniel; COSTA, M.. Participação em banca de MÁRCIA ALVES DE MELLO E SILVA.PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA MALUZ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

15.
CARRERA, F. A. S.; BARROS, Chalini; OLIVEIRA, E. V.. Participação em banca de Raissa Silva dos Santos.A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NA VOGUE BRASIL: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
CARRERA, F. A. S.; PIAN, L. F. D.; COSTA, M.. Participação em banca de Priscila Nogueira Kruger.Storytelling Interativo e a persona de marca: análise do uso de chatbot como ferramenta de humanização: o caso 3%. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

17.
CARRERA, F. A. S.; BEZERRA, J. S.; COSTA, M.. Participação em banca de Victor Lucas de Melo.Representatividade LGBT na Publicidade Digital: estudo de caso da campanha "pense menos, ame mais" da Sonho de Valsa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

18.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, L. D.; PIAN, L. F. D.. Participação em banca de Lucas Tanaka Moreira.Responsabilidade Social, escravidão moderna e marketing social: uma análise da Nike e suas estratégias para melhorar a imagem da marca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

19.
CARRERA, F. A. S.; BEZERRA, J. S.; PARRON, R.. Participação em banca de David William Pinheiro Damásio.Campanha Institucional: fortalecimento da marca Tráfego Models no ambiente digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

20.
CARRERA, F. A. S.; BEZERRA, J. S.; COSTA, M.. Participação em banca de Raquel do Nascimento Silva.Campanha publicitária para a empresa Astral Sucos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

21.
CARRERA, F. A. S.; Meirinho, Daniel; COSTA, M.. Participação em banca de Maria Clara Oliveira Marinho de Carvalho.Campanha Institucional para CDTAM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

22.
BEZERRA, J. S.; CARRERA, F. A. S.; PIAN, L. F. D.. Participação em banca de JAZMÍN ALVAREZ SANZ.A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CAMPANHA #TIPOMENINA DA MARCA ALWAYS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

23.
COSTA, M.; CARRERA, F. A. S.; PIAN, L. F. D.. Participação em banca de ANDRÉ LUIZ BEZERRA DA COSTA SOARES.REFLEXÕES SOBRE ADVERTAINMENT, NARRATIVAS TRANSMÍDIAS E STORYTELLING A PARTIR DOS SOCIAL FILMS PUBLICITÁRIOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

24.
BEZERRA, J. S.; CARRERA, F. A. S.; PIAN, L. F. D.. Participação em banca de LUCIANO ROSAS DE SOUSA.VENDAS DE IMÓVEIS ATRAVÉS DA INTERNET. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

25.
CARRERA, F. A. S.; PIAN, L. F. D.; CARRATORE, L. R. R.. Participação em banca de Priscilla Xavier de Macedo.A relevância do consumidor em projetos natalenses de aplicativos móveis: uma análise sob a perspectiva do marketing e da convergência midiática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

26.
CARRERA, F. A. S.; CARRATORE, L. R. R.; PIAN, L. F. D.. Participação em banca de Ibnny Afonso Sena Ferreira.Consumo de marcas e geração de capital social através de sites de redes sociais: um estudo de caso da campanha "caça ao tesouro" - paçoquita cremosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

27.
GRANERO, A. E.; CARRERA, F. A. S.; CABRAL FILHO, A. V.. Participação em banca de Flávia Palácio.Marketing e Moda: construindo diferenciais para a marca através do PDV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

28.
GRANERO, A. E.; CABRAL FILHO, A. V.; CARRERA, F. A. S.. Participação em banca de Samantha Lopes de Freitas Teixeira.Music Branding: uma estratégia empresarial para o consumidor moderno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

29.
ATEM, G. N.; CARRERA, F. A. S.; SOUZA, F. C.. Participação em banca de Karine Pereira do Amaral.O blog corporativo como estratégia de posicionamento: um estudo de caso dos blogs Estilo Renner e Estação Riachuelo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

30.
ATEM, G. N.; CARRERA, F. A. S.; SILVA, G. R. L.. Participação em banca de Natália Vera Duarte.As questões de gênero e as representações da mulher na música funk. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

31.
BARROSO, Flávia Magalhães; CARRERA, F. A. S.; LEITE, Geisa; RIBEIRO, Lilian. Participação em banca de Flávia Magalhães Barroso.O discurso publicitário no lançamento do 4G: o ethos e o seu papel na construção da imagem de marca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

32.
LIMA, Lorena O.; CARRERA, F. A. S.; ATEM, G. N.; RIBEIRO, Lilian. Participação em banca de Lorena Orílio de Almeida Lima.A tecnologia no fortalecimento da identidade local na experiência de consumo do serviço hoteleiro: estratégias para atração e fidelização dos novos clientes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

33.
CABRAL, Adilson; CARRERA, F. A. S.; SCHNEIDER, M.. Participação em banca de Camilla Lins Paixão.Mais que Paixão: o Patrocínio esportivo da Unimed-Rio ao Fluminense Futebol Clube. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

34.
GIL, Isabella Reis; CARRERA, F. A. S.; PICORELI, Fausto Amaro Ribeiro; SILVA, G. R. L.. Participação em banca de Isabella Reis Gil.A transformação de atletas em marcas: O Caso Neymar Júnior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

35.
Viterbo Junior, Reniere Matos; CARRERA, F. A. S.; BARROS, Chalini. Participação em banca de Reniere Matos Viterbo Junior.Advertência sanitária e as estratégias publicitárias na indústria do fumo: um estudo sobre narrativas visuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio da Bahia.

36.
COUTINHO, Carla; SANTOS, Cristiane; NERI, Elisane; CRISTINA, Isabel; NASCIMENTO, Joyce; BOMFIM, Tatiane; CARRERA, F. A. S.; BRITO, Henrique; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Carla Coutinho et al..Acarajé da Dinha. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Social da Bahia.

37.
DOS SANTOS, Bruno; DA SILVA, Cintia; COSTA, Davi; VIANA, Danilo; FERNANDES, Felipe; BATISTA, Tiago; CARRERA, F. A. S.; BRITO, Henrique; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Bruno dos Santos et al..Papelaria Opção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Social da Bahia.

38.
SILVA, Albert; PEREIRA, Bruna; ALMEIDA, Igor; DANTAS, João; MORENO, Murilo; TORRES, Vitor; CARRERA, F. A. S.; BRITO, Henrique; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Albert Silva et al..Sushi Deli. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Social da Bahia.

39.
CARRERA, F. A. S.; BARROS, Chalini; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Júlia Galvão de Almeida.COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL FINANCEIRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO BB E DO BANCO ITAÚ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio da Bahia.

40.
SANTANA, Ricardo; CARRERA, F. A. S.; MORENO, Cíntia. Participação em banca de Ricardo Santana.Comunicação interna na Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Faculdades Integradas Ipitanga.

41.
CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, Débora; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Débora Oliveira et. al..Desenvolvimento de Campanhas para o Serviço de Contabilidade e Perícias.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Social da Bahia.

42.
LARANJEIRA, Camila; CARRERA, F. A. S.; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Camila Laranjeira et. al..Temakeria TMK Club.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Social da Bahia.

43.
CAMARGO, Giovanna; CARRERA, F. A. S.; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Giovanna Camargo et. al..Camarote Festas e Farras.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Social da Bahia.

44.
CAETANO, Daniele; CARRERA, F. A. S.; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Daniele Caetano et. al..Madeireira Brotas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Social da Bahia.

45.
CARRERA, F. A. S.; NOBRE, Filipe; PEREIRA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Filipe Nobre.Headbangers: batedores de cabeça na terra do Axé (fotorreportagem).. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Social da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARRERA, F. A. S.; Meirinho, Daniel; QUEIROZ, S.. Banca de concurso público para professor substituto de Jornalismo Digital. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
CARRERA, F. A. S.; COELHO, M. G. P.; KLEIN, E.. Banca de Concurso Público para Magistério Superior em Jornalismo. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
CARRERA, F. A. S.; PEREIRA JUNIOR, N. S.; Ribeiro, Jorge Luiz Barreto. Banca de Concurso Público para Magistério Superior para área de Publicidade e Propaganda, Administração e Marketing. 2017. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

4.
CARRERA, F. A. S.; COSTA, M.; PARRON, R.. Banca de Concurso para Professor Substituto de Publicidade e Propaganda. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
CARRERA, F. A. S.. Coordenador do GT Raça e Direitos Humanos do I Seminário Internacional Direitos Humanos e Lutas por Reconhecimento. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
CARRERA, F. A. S.; Ribeiro, J.C.. Parecerista do SIMSOCIAL - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2011. Universidade Federal da Bahia.

3.
CARRERA, F. A. S.; Ribeiro, J.C.. Coordenador do GT Educação e Mídias Sociais do SIMSOCIAL - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2011. Universidade Federal da Bahia.

4.
CARRERA, F. A. S.. Avaliador no Expocom - categoria Publicidade e Propaganda - XVI Congresso de Comunicação na Região Sudeste. 2011. Centro Universitário FECAP.

5.
CARRERA, F. A. S.. Avaliador no Expocom - categoria Projeto de Assessoria de Comunicação para o Terceiro Setor - XVI Congresso de Comunicação na Região Sudeste. 2011. Centro Universitário FECAP.

6.
CARRERA, F. A. S.. Avaliador no Expocom - categoria Relações Públicas - XVI Congresso de Comunicação na Região Sudeste. 2011. Centro Universitário FECAP.

7.
NASCIMENTO, Gedean; PETITINGA, Ana Cristina; CARRERA, F. A. S.. Mini-festival do Festival Anual da Canção Estudantil - FACE. 2008. Centro Educacional Carneiro Ribeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I ENCONTRO REGIONAL NORTE E NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA - ABCiber SL.Raça e privilégio anunciados: a representação da branquitude na ciberpublicidade. 2018. (Simpósio).

2.
V Semana de Gestão e Mercado.Marcas humanizadas e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. 2018. (Encontro).

3.
XXVII Encontro Anual da COMPÓS. Hiper-ritualização de gênero na ciberpublicidade: revisitando Goffman no contexto digital. 2018. (Congresso).

4.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS E LUTAS POR RECONHECIMENTO.GÊNERO E RAÇA NA CIBERPUBLICIDADE: REVISITANDO GOFFMAN NO CONTEXTO DIGITAL. 2017. (Seminário).

5.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS E LUTAS POR RECONHECIMENTO.Questões Raciais em Direitos Humanos. 2017. (Seminário).

6.
Série Diálogos - Releituras de Bauman.O Amor Líquido de Bauman. 2017. (Encontro).

7.
VIII Pró-Pesq PP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.O SELF DO CONSUMIDOR E O PAPEL DA MARCA NA CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE: VERIFICAÇÃO, EXPANSÃO E CONGRUÊNCIA. 2017. (Encontro).

8.
IX SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCiber.APROVAÇÃO SOCIAL NA PONTA DOS DEDOS: REPRESENTAÇÃO DO EU E GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES NO TINDER. 2016. (Simpósio).

9.
4ª Conferência ICA de Comunicação na América Latina. As Construções Identitárias da Marca e suas Interações Sociais sob a Égide da Dramaturgia Social e da Análise do Discurso. 2014. (Congresso).

10.
COMUNICON - IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. A subjetividade da marca e suas interações sociais no ambiente digital: subsídios conceituais para a análise da publicidade contemporânea. 2014. (Congresso).

11.
CONECO - VII Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. As máquinas da felicidade: a publicidade pervasiva da Coca-Cola. 2014. (Congresso).

12.
VIII SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER.A Ciberpublicidade: reconfigurações estéticas e discursivas para novos dispositivos de comunicação. 2014. (Simpósio).

13.
ABCIBER - VI SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PESQUISADORES EM CIBERCULTURA.Perdi minha credibilidade na balada: percepções acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia. 2013. (Simpósio).

14.
CONECO - CONGRESSO DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. As Construções Identitárias da Marca e suas Interações Sociais sob a Égide da Dramaturgia Social e da Análise do Discurso. 2013. (Congresso).

15.
SIMSOCIAL- SIMPÓSIO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SOCIABILIDADE.Parecerista de artigos científicos no SIMSOCIAL2013 - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, realizado nos dias 10 e 11de outubro de 2013 na Universidade Federal da Bahia. 2013. (Simpósio).

16.
ABCIBER- VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção identitária em sites de redes sociais. 2012. (Simpósio).

17.
COMUNICON - Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. Práticas de Sociabilidade em Sites de Redes Sociais: Consumo e Construção Identitária através de Laços com Organizações. 2012. (Congresso).

18.
CONECO - Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. "Cabelo de Bombril"? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais. 2012. (Congresso).

19.
ESCOLA DOUTORAL FÁBRICA DE IDEIAS - Seminário Internacional Avançado em Relações Étnicas e Africanassss. 2012. (Seminário).

20.
I DIGITALIA - Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital. ?GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES, MÚSICA E SITES DE REDES SOCIAIS: O SELF A PARTIR DO COMPARTILHAMENTO DE LETRAS E VÍDEOS?. 2012. (Congresso).

21.
IV Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano.Sobre o conceito de Ciberpublicidade. 2012. (Seminário).

22.
SIMSOCIAL - SIMPÓSIO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SOCIABILIDADE.Capital Social, Ethos e Gerenciamento de Impressões em Redes Sociais Temáticas: o caso Skoob. 2012. (Simpósio).

23.
1º Congresso Mundial de Comunicação Íbero-Americana (CONFIBERCOM). A Representação do Eu Organizacional nas Mídias Sociais: uma proposta de análise a partir dos pressupostos de Erving Goffman. 2011. (Congresso).

24.
Congresso Brasileiro de Carreiras e Oportunidades (CBCO). Como ser convidado para a festa das mídias sociais. 2011. (Congresso).

25.
INTERCULTE.Gestão organizacional de mídias sociais. 2011. (Oficina).

26.
SIMSOCIAL - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade.Parecerista de artigos científicos no SIMSOCIAL2011 - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2011. (Simpósio).

27.
SIMSOCIAL- SIMPÓSIO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SOCIABILIDADE.GT Educação e Mídias Sociais. 2011. (Simpósio).

28.
XVI CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO - INTERCOM. Avaliador na Expocom - Categorias Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. 2011. (Congresso).

29.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO. 2008. (Simpósio).

30.
Mini-festival do Festival Anual da Canção Estudantil.Mesa Julgadora do Mini-festival do Festival Anual da Canção Estudantil. 2008. (Outra).

31.
VI CONGRESSO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA. A evolução do sentido da notícia: um estudo sobre o percurso discursivo das matérias significantes no jornalismo impresso.. 2008. (Congresso).

32.
5º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO - SBPJor.Gêneros jornalístico e publicitário: uma análise das possíveis semelhanças a partir de suas estratégias discursivas.. 2007. (Encontro).

33.
IV SEMINÁRIO DA ANÁLISE DO DISCURSO.Gêneros jornalístico e publicitário: uma análise das possíveis semelhanças a partir de suas estratégias discursivas.. 2007. (Seminário).

34.
IX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE - INTERCOM. Publicidade Politicamente Correta: A Construção do Sentido da Beleza Feminina no Anúncio da Dove. 2007. (Congresso).

35.
II FEIRA BAIANA DE PROPAGANDA. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORTES, L. ; FILHO, A. ; CARRERA, F. A. S. ; BEZERRA, J. S. . I Seminário Internacional Direitos Humanos e Lutas por Reconhecimento. 2017. (Congresso).

2.
Ribeiro, J.C. ; CARRERA, F. A. S. . SIMSOCIAL - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2011. (Congresso).

3.
CARRERA, F. A. S.. I COLÓQUIO INTERNACIONAL DISCURSO E MIDIA. 2009. (Congresso).

4.
CARRERA, F. A. S.; PEREIRA JUNIOR, N. S. . Análise de Produtos Midiáticos, Fronteiras e Zonas de Pregnâncias com o professor Dr. Antônio Fausto Neto. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
PRISCILA VIEIRA KRUGER. A HUMANIZAÇÃO DA MARCA E O USO DE CHATBOTS: FERRAMENTAS A SERVIÇO DA PUBLICIDADE ON-LINE. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
GÉSSICA DE CASTRO SILVA VIANA. Mulheres negras no Youtube: uma análise sobre alcance midiático. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
HELOÍSA MADALENA OLIANE CARAVINA. A persuasão de Malu Moletom, storytelling publicitário animado, sob o olhar semiótico.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
MICHELE GALDINO CÂMARA. Business Affective Persona - BAP: Uma metodologia para criação de personas empresariais empáticas. Início: 2017. Tese (Doutorado em DEGEIT) - Universidade de Aveiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ISAQUE DO NASCIMENTO CABRERA. Campanha para APAFIS/RN - Associação de Pais e Amigos dos Fissurados do RN.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

2.
VÍRNIA MARIA PEIXOTO MARTINS. O ​Femvertising​ como ferramenta de construção do capital social dos sites deredes sociais: estudo de caso da marca Lola ​Cosmetics. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

3.
HELOIZE BEATRIZ SANTOS DE MEDEIROS. O Capital Social e o poder de influência através do Instagram:Uma análise do perfil @indo.comer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

4.
EMERSON KAYZAN BEZERRA DE MEDEIROS. A PUBLICIDADE NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: A FELICIDADE COMO DISCURSO ESTRATÉGICO NA CIBERCULTURA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

5.
Priscila Nogueira Kruger. Storytelling interativo e a persona da marca? análise do uso de chatbot como ferramenta de humanização da marca no caso 3%. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

6.
Victor Lucas de Melo. Marketing e Representatividade: a campanha de dia dos namorados da marca Sonho de Valsa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

7.
Lucas Tanaka. Marcas e marketing social: estratégias de gerenciamento de imagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

8.
David William Pinheiro Damásio. Campanha institucional: Fortalecimento da Marca Tráfego Models no Ambiente Digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

9.
Maria Clara Oliveira Marinho de Carvalho. CAMPANHA INSTITUCIONAL PARA A COMPANHIA DE DANÇA DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

10.
Raquel do Nascimento Silva. CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA A EMPRESA ASTRAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

11.
Ibnny Afonso Sena Ferreira. CONSUMO DE MARCAS E GERAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL ATRAVÉS DE SITES DE REDES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA "CAÇA AO TESOURO - PAÇOQUITA CREMOSA" NO FACEBOOK. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

12.
Priscilla Xavier de Macedo. A relevância do consumidor em projetos natalenses de aplicativos móveis: uma análise sob a perspectiva do marketing e da convergência midiática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

13.
Isabella Reis Gil. A TRANSFORMAÇÃO DE ATLETAS EM MARCAS: O Caso Neymar Júnior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

14.
Flávia MagalhãesBarroso. O discurso publicitário no lançamento do 4G: o ethos e o seu papel na construção da imagem de marca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

15.
Júlia Galvão de Almeida. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL FINANCEIRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO BANCO DO BRASIL E A DO BANCO ITAÚ.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio da Bahia. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

Iniciação científica
1.
Amanda Lai Lee Vasconcelos. Consumo e Ciberpublicidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

2.
Vírnia Maria Peixoto Martins. Mapeamento de interações da marca na ciberpublicidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

3.
Priscila Nogueira Kruger. Materialidades, discursos e interações da marca na ciberpublicidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

Orientações de outra natureza
1.
JESSICA BARRETO DUARTE DE OLIVEIRA. Estágio na Rayane de O. Cunha Ltda. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

2.
LARISSA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA. Estágio na Prefeitura de Parnamirim. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

3.
MARIA ISABEL AZEVEDO GOMES. Estágio na ASSOCIAÇÃO DE BRASILEIRA DE BENEFÍCIOS E AMPARO MÚTUO. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

4.
ILANA KELLY FREIRE DE LIMA. Estágio na NATURAL FOODS. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

5.
LUANA RAFAELA DE LIMA SIMPLÍCIO. Estágio no SEAPAC. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.

6.
JOÃO CARLOS NICÁCIO DA SILVA. Estágio na TELEBRASIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Fernanda Ariane Silva Carrera.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


- Participante do Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (REC) - Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (2012-2016)

- Participante do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) - Faculdade de Comunicação - Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2011-2012)

- Aluna especial na disciplina Tópicos Especiais em Psicologia V: Interações sociais e tecnologias digitais (doutorado) - Faculdade de Psicologia -UFBA (2011.2)

- Aluna Especial na disciplina Temas em Comunicação e Cultura Contemporâneas (2005.2)- Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Mestrado) - Faculdade de Comunicação - UFBA

- Aluna especial na disciplina Mídia, Globalização, Políticas Culturais, Identidades (2006.1) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Mestrado) - Faculdade de Comunicação - UFBA



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:08:47