Iara da Silva França

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  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (1986), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2015), Mestrado em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), Doutorado em Educação, também na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Professora Titular do Instituto Superior do Litoral do Paraná ? ISULPAR (2001 a 2017) e da Secretaria Municipal de Paranaguá (1986 - 2006). Atualmente,professora e coordenadora de pesquisa da Faculdade do Litoral Paranaense e Instituto Superior de Educação (ISEPE) e professora da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária, saberes profissionais dos professores que ensinam matemática e avaliação da aprendizagem. Integrante do Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE ( 2003-2016) e pesquisadora do projeto aprovado pelo CNPq: ?Circulação e apropriação de saberes elementares matemáticos do ensino primário no estado do Paraná( 1903-1971). Também integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática- GHEMAT ? Brasil e Paraná - e pesquisadora do projeto nacional ?A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário, em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970? , aprovado pelo CNPq e do projeto do Ghemat ? Paraná, ?Saberes profissionais dos professores que ensinam Matemática no Primário e no Secundário no Estado do Paraná (1903 ? 1980). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iara da Silva França
Nome em citações bibliográficas
FRANÇA, I. S.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado da Educação PR, Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga.
Rua Julia da Costa
Centro
83000000 - Paranaguá, PR - Brasil
Telefone: (041) 34233819
Fax: (041) 34233819


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Do Ginásio para as Escolas Normais: as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936)., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Neuza Bertoni Pinto.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Um olhar histórico sobre as práticas avaliativas ao tempo do Movimento da Matemática Moderna,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Neuza Bertoni Pinto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Práticas avaliativas; Movimento da Matemática Moderna; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Título: Matemática Contextualizada: uma Metodologia de Ensino.
1997 - 1998
Especialização em Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Título: Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.
2011 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A contribuição da Ludicidade na Apropriação no Sistema de Escrita Alfabética e na Alfabetização Matemática.
Orientador: Luciana Ribeiro.
1985 - 1988
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.




Formação Complementar


2012
Extensão universitária em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. (Carga horária: 1600h).
Secretaria de Estado da Educação PR, SEED, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Formação Continuada em Conselhos Escolares. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2014
PDE. (Carga horária: 960h).
Secretaria de Estado da Educação PR, SEED, Brasil.
2012 - 2014
PDE. (Carga horária: 960h).
Secretaria de Estado da Educação PR, SEED, Brasil.
2013 - 2013
Organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação PR, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Escola Pública: um espaço de promoção da aprendiza. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Estado da Educação PR, SEED, Brasil.
2012 - 2012
MÓDULO DE CONTROLE SOCIAL PARA CONSELHEIROS. (Carga horária: 40h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2012 - 2012
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA. (Carga horária: 40h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2012 - 2012
COMPETÊNCIAS BÁSICAS. (Carga horária: 40h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2011 - 2012
PDE - Plano de Desenvolvimento Educacional. (Carga horária: 960h).
Secretaria de Estado da Educação PR, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de Trabalho em Rede - GTR. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Estado da Educação PR, SEED, Brasil.
2011 - 2011
O valor da Escola Pública. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Atualização para Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Curso Formação de Tutores em EAD. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Curso fr Formação de Professores Tutores para EAD. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Mídias Integradas à Educação - Ciclo Intermediário. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2010
Mídias Integradas à Educação - Ciclo Básico - EaD. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
Instâcias Colegiadas. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de TRabalho em REde - Educação, Tecnologia e. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Libras - Fundamentos e Praticas pedagógicas. (Carga horária: 50h).
Faculdade Educacional da Lapa, FEL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Pesquisa em Educação Matemática e Escola. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Por uma Escola que Protege - 2 Etapa. (Carga horária: 84h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Gestão Democrática na Escola. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Tutores para EaD. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de Estudos aos Sábados - Matemática. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de Trabalho em Rede - Educação e Tecnologia. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de Estudos aos Sábados - Gestão. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2008 - 2008
Conselheiros Escolares. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Diversidade e Educação na SEED Itinerante. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Grupo de Estudos - NRE e SEED - Gestão. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Grupo de Estudo aos Sábados - Matemática. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Capacitação em Gestão de Recursos Human. (Carga horária: 68h).
Escola de Governo - PR, E.G., Brasil.
2007 - 2007
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2006 - 2006
Grupo de Estudos de Matemática. (Carga horária: 28h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Oficina de Projetos Educacionais. (Carga horária: 60h).
Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.
2002 - 2004
Master of Scienc em Ciências da Educação.
Universidade Internacional de Lisboa, UI, Portugal.
2000 - 2002
Extensão universitária em Contextual Mathematics Training Project. (Carga horária: 240h).
CORD INTERNATIONAL, CORD, Estados Unidos.
2000 - 2001
Educação Matemática. (Carga horária: 360h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Desenvolvimento de Kits para o Ensino de Física.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado da Educação PR, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: QPM, Carga horária: 40
Outras informações
INICIEI COMO PROFESSORE CLT EM 1998 E PASSEI AO QUADRO PRÓPRIO DO MAGISTÉRIO EM 2003. ATUEI COMO TÉCNICA PEDAGÓGICA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAGUÁ DE 2003 A 2001, PASSANDO PELA EQUIPE DE ENSINO, SETOR DE ESTRUTURA E SETOR DE RECURSOS HUMANOS, ONDE FUI COORDENADORA POR DOIS ANOS. ATUALMENTE ATUO NO COLÉGIO ESTADUAL ALBERTO GOMES VEIGA - ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, COMO PROFESSORA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR.


Instituto Superior de Educação de Guaratuba, ISEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Atuo nessa Instituição de Ensino Superior como Coordenadora de Pesquisa.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6


Instituto Superior do Litoral do Paraná, ISULPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas de Matemática, Álgebra, Cálculo, Matemática Financeira e Metodologia da Pesquisa nos Cursos de Administração e Sistemas de Informação. Professora de Estatística Aplicada ao Turismo no Curso de Turismo e de Estatística Aplicada à Educação e Metodologia do Ensino da Matemática no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Sub chefe do Departamento de Métodos e Técnicas nos anos de 2002 e 2003. Coordenadora Pedagógica da Instituição nos anos de 2004 e 2005.

Atividades

2001 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática e Metodologia da Pesquisa
2001 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática, Álgebra, Cálculo e Metodologia Científica

Editora Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor Palestrante, Enquadramento Funcional: Não há
Outras informações
Trabalho na Assessoria Pedagógica ministrando Palestras na área de Matemática na Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de diversos municípios brasileiros.


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Não há

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, .


Prefeitura Municipal de Paranaguá, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental até 1996. A partir de 1997, diretora Geral da Escola Municipal "Luiz Vaz de Camões" até 2001. A partir de 2003 passou a trabalhar com as séries iniciais do Ensino Fundamental e realizando trabalhos com Projetos Educacionais para a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá até o ano de 2006.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Classe A nivel 01, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Atividades

1987 - 1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTORA EAD EM CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora EAD ATÉ 2014 e Tutora Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso até 2015 no Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFPR Setor Litoral.


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTORA EAD em Curso de Licenciatura, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora do Curso de Graduação Licenciatura em Matemática EAD da UEPG.



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa em História das Disciplinas Escolares


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ ( 1903-1970)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Neuza Bertoni Pinto em 10/09/2014.
Descrição: Integrando pesquisadores de quatro instituições paranaenses de ensino superior com experiências em pesquisas da história da educação matemática, o projeto tem por objetivo compreender a organização (reorganização) dos saberes elementares matemáticos da escola primária paranaense, desde os anos de 1903, marco histórico da instalação do primeiro grupo escolar no estado, modelo de escola graduada de quatro séries já consagrado em São Paulo, até 1971, ano em que ensino primário e ginasial, antes segmentos isolados, são agrupados em segmento único de oito séries denominado Ensino de Primeiro Grau (Lei 5692/71). Por saberes elementares matemáticos são compreendidos conhecimentos de aritmética, geometria e desenho, matérias que desde o período republicano compunham o currículo dos grupos escolares. A preocupação central do estudo é compreender transformações que ocorreram nos saberes elementares matemáticos da escola primária do estado, de 1903 a 1971. As fontes serão constituídas com documentos oficiais, localizados em arquivos públicos locais, impressos pedagógicos como revistas e manuais pedagógicos, livros didáticos, possíveis de mantidos em bibliotecas escolares, além de registros pessoais sobre o ensino da aritmética, da geometria e do desenho e que em diferentes momentos do século XX deixaram marcas na cultura escolar. Tratam-se de materiais conservados por escolas ou ex professores e alunos de escolas primárias do estado, como atas, planos de ensino, provas e cadernos escolares, programas de ensino, tendo em vista a reconstituição dos fatos históricos relacionados ao objeto investigado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Iara da Silva França - Integrante / Bárbara Winiarski Diesel Novaes - Integrante / Neuza Bertoni Pinto - Coordenador / Mariliza Simonete Portela - Integrante / Reginaldo Rodrigues da Costa - Integrante.
2009 - Atual
Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE
Descrição: O grupo tem como objeto a história das disciplinas escolares. Investiga reformas e movimentos que marcaram o currículo escolar, os saberes docentes, a constituição e as finalidades das diferentes disciplinas escolares, ao longo do século XX, no Brasil. Privilegia análises dos processos de recepção dos conteúdos escolares nas práticas escolares de diferentes níveis de ensino, enquanto produção de uma cultura escolar. Fundamenta-se em aportes teórico-metodológicos da história cultural ( Certeau, Chartier, Julia) e da história das disciplinas escolares (Chervel). Localiza e inventaria suas fontes históricas em arquivos públicos, escolares e pessoais e em depoimentos orais de ex-professores e ex-alunos, constituindo e organizando uma base de dados a ser disponibilizada a demais pesquisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Avaliação do Processo de Aprendizagem em Matemática e a Resolução de Problemas como Estratégia de Ensino: possíveis interlocuções.
Descrição: Projeto a ser desenvolvido na escola, para obtenção da cretificado do Programa de Desenvolvimento da Educação _ PDE.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2013
: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIAs DE ENSINO: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES.
Descrição: Projeto desenvolvido para o PDE Professor, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Disciplinas Escolares.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação Matemática.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1998
Os melhores do ano de 1998, Jornal Folha do Litoral.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRANÇA, I. S.2018FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . Os Saberes Matemáticos na Formação de Professores Efetivos no Paraná da Primeira República. JIEEM, v. V. 11, p. 34-46, 2018.

2.
FRANÇA, I. S.2016FRANÇA, I. S.; PINTO, N. B. . A formação para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920). Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 142-171-171, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FRANÇA, I. S.. Formação Matemática dos professores primários nos tempos da Nova República. 1. ed. Curitiba - PR: Editora Appris, 2016. v. 1000. 289p .

Capítulos de livros publicados
1.
FRANÇA, I. S.. Os saberes para e a ensinar nos manuais escolares para a formação dos professores primários (1901-1930). In: Neuza Bertoni Pinto; Barbara Winiarski Diesel Novaes. (Org.). Circulação e apropriação de saberes Elementares Matemáticos no Ensino Primário no Estado do Paraná (1903-1971). 1ªed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 41-76.

2.
FRANÇA, I. S.; OLIVEIRA, M. C. ; BUENO, M. C. F. ; RIOS, D. F. ; SIQUEIRA FILHO, M. G. ; WIELEVSKI, G. D. ; SILVA, M. R. I. S. ; BARROS, S. C. ; PEZZIN, A. C. ; PATROCINIO, M. C. ; MELLO, M. S. . A Matemática na formação de normalistas em diferentes estados do Brasil (1920-1945).. In: VALENTE, Wagner Rodrigues; PINTO, Neuza Bertoni. (Org.). SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM CIRCULAÇÃO NO BRASIL: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas (18901970). 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 87-144.

3.
Matos, J. M. ; VALENTE, W. R. ; FRANÇA, I. S. . A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA MODERNA NO ESTADO DO PARANÁ. In: José Manuel Matos e Wagner Rodrigues Valente. (Org.). A MATEMÁTICA MODRNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL: PRIMEIROS ESTUDOS. 1ed.São Paulo: Zapt Editora, 2007, v. , p. 08-245.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . DOS PROGRAMAS ÀS SABATINAS E DAS SABATINAS AOS PROGRAMAS: formação matemática dos professores primários não normalistas no Paraná. In: XVI Seminário Temático: Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, 2018, Boa Vista - RR. XVI Seminário Temático: Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, 2018.

2.
FRANÇA, I. S.. Uso do Diário de Lições na organização dos saberes para e a ensinar matemática.. In: XV SEMINÁRIO TEMÁTICO: Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática (1890- 1990), 2017, Pelotas RS. XV SEMINÁRIO TEMÁTICO: Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática (1890- 1990), 2017.

3.
FRANÇA, I. S.; FELISBERTO, L. G. S. . Usos dos materiais para ensinar Matemática. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel - Pr. XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017.

4.
FRANÇA, I. S.; CAMARA, A. . AS ESCOLAS NORMAIS DO PARANÁ NOS ANOS DE 1920: ABRINDO CAMINHOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE.. In: EDUCERE. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO., 2017, Curitiba. EDUCERE - XIII Congresso nacional de Educação, 2017. p. 2826-2842.

5.
FRANÇA, I. S.; CAMARA, A. ; CECILIO, W. A. G. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARANÁ: saberes a ensinar e para ensinar. In: IV CIHEM - Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática, 2017, Murcia. IV CIHEM - Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática, 2017.

6.
FRANÇA, I. S.. OS SABERES PARA ENSINAR NOS MANUAIS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1901 ? 1930). In: XIV SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1980-1970): sobre os que tratam os manuais escolares?, 2016, Natal - RN. XIV SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1980-1970): sobre os que tratam os manuais escolares?. Natal - RN: UFRN, 2016.

7.
CLARAS, A. F. ; FRANÇA, I. S. . A Resolução de Problemas no ensino da matemática e as contribuições das calculadoras.. In: : EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÂO E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2015, Curitiba. : EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÂO E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO. Curitiba: Champanhat, 2015. p. 38216-38226.

8.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . OS PROGRAMAS DAS ESCOLAS NORMAIS E PRIMÁRIAS PARANAENSES: Possíveis Articulações. In: III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática- CIHEM., 2015, Belém - PA. III CIHEM. Belém, 2015.

9.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. ; PORTELA, M. S. . Nas sabatinas e nas bancas examinadoras a avaliação da Matemática Escolar do Ensino Primari: da Primeira República ao Estado Novo. In: XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENEM, 2013, Curitiba. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

10.
CLARAS, A. F. ; FRANÇA, I. S. . Um recorte da História da aritmética no Paraná na Primeira República: código do ensino do Paraná de 1915. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário InternacionAl de Representações SocIaIs, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2013.

11.
FRANÇA, I. S.. Praticando a docência nos Anos Iniciais: relato de observação e intervenção pedagógica em Matemática. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário InternacionAl de Representações SocIaIs, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2013.

12.
FRANÇA, I. S.. Uma História do Currículo na Formação dos Professores de Matemática do Litoral do Paraná da década de 1960 a 2000.. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Matemática - I ENAPHEM, 2012, Vitória da Conquista BA. I ENAPHEM, 2012.

13.
FRANÇA, I. S.. Nos diários de Classe e nos Cadernos dos alunos, o significado das Práticas Pedagógicas de Matemática. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista BA. I ENAPHEM, 2012.

14.
FRANÇA, I. S.. Uma experiência com a Resolução de Problemas na Formação Continuada de Professores de Matemática. In: XVII Encontro de Estudantes de Matemática do Sul, 2011, Curitiba. XVII - EREMATSUL - 2011. Curitiba, 2011.

15.
FRANÇA, I. S.. Educação matemática: a história da disciplina e as contribuições da produção escolar como fonte para sua compreensão. In: EDUCERE - X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba PR. X EDUCERE, 2011.

16.
FRANÇA, I. S.. A Educação Matemática e uma breve reflexão do Histórico de suas interações com a formação dos professores e suas práticas na sala de aula.. In: EDUCERE - X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba PR. X EDUCERE, 2011.

17.
FRANÇA, I. S.. Uma experiência com a avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores de Matemática. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.

18.
FRANÇA, I. S.. Um olhar histórico sobre as práticas avaliativas ao tempo do Movimento da matemática Moderna. In: VII Seminário Temático: o Movimento da matemática Moderna nas escolas do Brasil e Portugal, 2009, Florianópolis. Anais do VII Seminário Temático: o Movimento da Matemática Moderna nas escolas do BRasil e Portugal, 2009.

19.
FRANÇA, I. S.. Programa Salas de Apoio à Aprendizagem em Matemática: minimizando as dificuldades em busca da integração para os níveis do Ensino Fundamental. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2009.

20.
FRANÇA, I. S.; NOVAES, B. W. D. ; PINTO, N. B. . ESTRUTURALISMO E MATEMÁTICA MODERNA: DILEMAS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e III Congresso Ibero - Americano sobre Violências nas Escolas, 2008, Curitiba. VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Congresso Ibero - Americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE Formação de Professores. Curitiba, 2008.

21.
FRANÇA, I. S.. Estruturalismo e Matemática Moderna: dilemas e implicações para o ensino. In: VIII Congresso Nacional de ducação - EDUCERE - III Congresso Ibero - Americano sobre violências nas escolas - CIAVE - Formação de Professores, 2008, Curitiba. VIII Congresso de Educação - EDUCERE - II Congresso Ibero - Americano sobre violências nas escolas - CIAVE. Curitiba: Editora Chmpagnat, 2008.

22.
FRANÇA, I. S.. A Avaliação no Movimento da Matemática Moderna. In: Seminário Temático: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: Estudos Históricos Comparativos., 2006, São Paulo. A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: Estudos Históricos Comparativos. São Paulo, 2006.

23.
FRANÇA, I. S.. Marcas da Avaliação da Matemática Moderna: o significado das provas.. In: VI EDUCERE, 2006, Curitiba. VI EDUCER - PRAXIS. Curitiba: PUC, 2006.

24.
FRANÇA, I. S.. A avaliação no Movimento da Matemática Moderna no Paraná: Leis e suas relações com a prática. In: V EDUCERE - II Congresso Nacional da Área de Educação "Episteme", 2005, CURITIBA. V Congresso da Área de Educação - "EPISTEME". Curitiba: PUC, 2005.

25.
FRANÇA, I. S.. A influência das Concepções d Aprendizagem dos professores de Matemática para a Avaliação. In: V EDUCERE - III Congresso Nacional da Área de Educação, 2005, Curitiba. V EDUCERE - II CONGRESSO NACIONAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. Curitiba: PUC, 2005.

26.
FRANÇA, I. S.. Práticas Avaliativas da Matemática do Ensino Fundamental. In: IV EDUCERE, 2004, Curitiba. IV EDUCERE - III CONGRESSO NACIONAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. Curitiba, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FRANÇA, I. S.. Práticas Avaliativas do Movimento da Matemática Moderna. In: III Seminário Temático: A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal, 2007, São Paulo. III Seminário Temático: A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal. São Paulo, 2007.

2.
FRANÇA, I. S.. Práticas Avalativas do Movimento da Matemática Moderna no Estado do Paraná. In: Seminário Temático - A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil de de Portugal:estudos comparativos, 2006, São Paulo. Seminário Temático A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal. Sã Paulo, 2006.

3.
FRANÇA, I. S.; NOVAES, B. W. D. ; PINTO, N. B. . As contribuições da Teoria Psicológica da Jean PIAget para o Movimento da Matemática Moderna. In: Primeiro Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005, São Paulo. SPHEM Possibilidades de diálogos. São Paulo, 2005.

4.
FRANÇA, I. S.. As leis da Educação e a avaliação: proposta de um estudo histórico. In: 1º Seminário paulista de História e Educação Matemática, 2005, São Paulo. SPHEM: possibilidades de diálogos. São Paulo: IME - USP, 2005.

5.
FRANÇA, I. S.. As leis da educação e a avaliação: proposta d um estudo histórico. In: 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática: possibilidades de diálogos, 2005, São Paulo. 1º SPHEM. São Paulo, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANÇA, I. S.. A formação de professores na Licenciatura: as práticas da Matemática Moderna presentes na Formação dos professores da UNESPAR nas décadas de 1960 a 2000. In: IX Seminário Temático: O Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal, 2010, Juiz de Fora - MG. Anais do IX Seminário Temático ?A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos?, 2010.

2.
FRANÇA, I. S.. Avaliação no Movimento da Matemática Moderna: práticas e significados. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 2007, GUARAPUAVA. VII SNHM. Guarapuava, 2007.

3.
FRANÇA, I. S.. Práticas Avaliativas da Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental. In: IV EDUCERE - II CONGRESSO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, 2004, Curitiba. IV EDUCERE -. Curitiba: PUC, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . OS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EFETIVOS NO PARANÁ DA PRIMEIRA REPÚBLICA. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . DOS PROGRAMAS ÀS SABATINAS E DAS SABATINAS AOS PROGRAMAS: formação matemática dos professores primários não normalistas no Paraná. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FRANÇA, I. S.. Usos dos Diários de Lições na organização dos saberes para e a ensinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRANÇA, I. S.; CAMARA, A. . AS ESCOLAS NORMAIS DO PARANÁ NOS ANOS DE 1920: ABRINDO CAMINHOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FRANÇA, I. S.; FELISBERTO, L. G. S. . Usos dos materiais para ensinar Matemática.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FELISBERTO, L. G. S. ; FRANÇA, I. S. . O livro didático como ordenador da cultura escolar: questões para refletir. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FRANÇA, I. S.. As contribuições da produção escolar como fonte para a compreensão da história da matemática escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FRANCA, L. S. ; FRANÇA, I. S. . CONDIÇÕES DE TRABALHO, VIOLÊNCIA E SAÚDE: O CASO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO LITORAL DO PARANÁ (2015-2017). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FRANÇA, I. S.. OS SABERES PARA ENSINAR NOS MANUAIS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1901 ? 1930). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FRANÇA, I. S.. AS CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO ESCOLAR COMO FONTE PARA COMPREENSÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FRANÇA, I. S.. Do Ginásio para as Escolas Normais: as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FRANÇA, I. S.. Do Ginásio para as Escolas Normais: as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CLARAS, A. F. ; FRANÇA, I. S. . A Resolução de Problemas no ensino da matemática e as contribuições das calculadoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . OS PROGRAMAS DAS ESCOLAS NORMAIS E PRIMÁRIAS PARANAENSES: Possíveis Articulações.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FRANÇA, I. S.. O PAPEL DAS REVISTAS PEDAGÓGICAS E DA IMPRENSA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS PARANAENSES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890-1950). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CLARAS, A. F. ; FRANÇA, I. S. . ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO ESTADO DO PARANÁ DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . VESTÍGIOS DO ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS PRESENTES NOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS E PROFESSORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . VESTÍGIOS DO ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS PRESENTES NOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS E PROFESSORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FRANÇA, I. S.. Na 'Ponta do lápis' a Inteligência da matemática Financeira do Dia a Dia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FRANÇA, I. S.. Nos diários de Classe e nos Cadernos dos alunos, o significado das Práticas Pedagógicas de Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FRANÇA, I. S.. Uma História do Currículo na Formação dos Professores de Matemática do Litoral do Paraná da década de 1960 a 2000.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FRANÇA, I. S.. Uma experiência com a Resolução de problemas na Formação Continuada de Professores de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FRANÇA, I. S.. Educação matemática: a história da disciplina e as contribuições da produção escolar como fonte para sua compreensão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CLARAS, A. F. ; FRANÇA, I. S. . A Educação Matemática e uma breve reflexão do Histórico de suas interações com a formação dos professores e suas práticas na sala de aula.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FRANÇA, I. S.. Uma experiência com a avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
FRANÇA, I. S.. Um novo olhar sobre as práticas avaliativas dos professores de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
FRANÇA, I. S.. Uma experiêncai com a avaliação da aprendizagem na Formação Continuada de professores de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
FRANÇA, I. S.. As práticas da Matemática Moderna Presentes na Formação dos professores da UNESPArR nas décadas de 1960 a 2000.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
FRANÇA, I. S.. programa Salas de Apoio à Aprendizagem em Matemática: minimizando as dificuldades em busca da integração para os níveis do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FRANÇA, I. S.. Um olhar histórico sobre as p´ráticas avaliativas ao tempo do Movimento da Matemática Moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
FRANÇA, I. S.. O significado do Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino Superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
FRANÇA, I. S.. O significado do Ensino, Pesquisa e Extensão nas Instituições de Ensino Superior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FRANÇA, I. S.. Estruturalismo e Matemática Moderna: dilemas e implicações para o ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
FRANÇA, I. S.. Práticas avaliativas da Matemática Moderna no Paraná. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FRANÇA, I. S.. Avaliação no Movimento da Matemática Moderna: prátics e significados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
FRANÇA, I. S.. A Avaliação no Moviemnto da Matemática Moderna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
FRANÇA, I. S.. Marcas da Avaliação da Matemática Moderna: o significado das provas.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
FRANÇA, I. S.. Práticas avaliativas do Movimento da Matemática Moderna no Estado do Paraná. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
FRANÇA, I. S.; PINTO, N. B. . A avaliação no Movimento da matemática Moderna no Paraná: leis e suas relações com a prática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
FRANÇA, I. S.. A influência das Concepções d Aprendizagem dos professores de Matemática para a Avaliação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
FRANÇA, I. S.. A influência das Concepções de Aprendizagem dos professores de Mtemática para a avaliação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
NOVAES, B. W. D. ; FRANÇA, I. S. ; PINTO, N. B. . Contribuições de Piaget para o Movimento da Matemática Moderna. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FRANÇA, I. S.. Projeto de Aula Contextualizada - O Porto de Paranaguá. Curitiba: SEED, 2002 (Projeto).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FRANÇA, I. S.. ARITMÉTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA. 2013.

2.
FRANÇA, I. S.. ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM AUXILIO DO COMPUTADOR.. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
FRANÇA, I. S.. Dificuldades do Raciocínio Lógico Matemático. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
FRANÇA, I. S.. Dificuldades do Raciocínio Lógico Matemático. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FRANÇA, I. S.. Avaliação do Processo de Aprendizagem. 2012. .

4.
FRANÇA, I. S.. Dificuldades do Raciocínio Lógico Matemático. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
FRANÇA, I. S.. Psicopedagogia - Dificuldades do Raciocínio Lógico Matemático. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
FRANÇA, I. S.. Metodologia do Ensino Superior. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
FRANÇA, I. S.. Metodologia da Pesquisa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
FRANÇA, I. S.. Núcleo Itinerante de Matemática. 2009. .

9.
FRANÇA, I. S.. Núcleo Itinerante de Matemática. 2009. .

10.
FRANÇA, I. S.. Núcleo Itinerante de Matemática. 2009. .

11.
FRANÇA, I. S.. Núcleo Itinerante de Matemática. 2009. .

12.
FRANÇA, I. S.. Disseminação da Política Curriculr e de Gestão Escolar da SEED-PR. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
FRANÇA, I. S.. Psicopedagogia - Lato Sensu. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
FRANÇA, I. S.. Matemática com Ênfase em Informática - Lato Sensu. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
FRANÇA, I. S.. Um Salto para o futuro. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRANÇA, I. S.; Rosim,R. C.; GALVAO, E.. Participação em banca de Jéssica Alves da Cruz.CONTABILIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL NAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE QUE ATUAM NA CIDADE DE PARANAGUÁ-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

2.
FRANÇA, I. S.; LEAL, S.; ROSIM, R. C.. Participação em banca de Rafaela Pinto Soriani.Assédio Moral nas Empresas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

3.
FRANÇA, I. S.. Participação em banca de Marcelo Marinho Ramos.A importânia do Fluxo de Caixa na Gestão dos recursos financeiros da Empresa Rhunick camisetas: um estudo e caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

4.
FRANÇA, I. S.. Participação em banca de Carolina Antunes de Oliveira Salon.A Administração no enfoque dos Recursos Humanos dentro do Sistema de Recompesas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

5.
FRANÇA, I. S.. Participação em banca de Patrícia Cordeiro Pinto.O desafio da Inclusão social nas epresas na cidade de Paranaguá - Pr. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

6.
FRANÇA, I. S.. Participação em banca de Veridiana Castro Cardoso.O desafio da Inclusão social nas empresas na cidade de Paranaguá Pr. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

7.
FRANÇA, I. S.. Participação em banca de Patrícia dos Santos.Motivação dos funcionários nas Instituições Financeiras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

8.
FRANÇA, I. S.. Participação em banca de Ellen Telles Calvo.A comunicação interna como fator determinante para conclusão de vendas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

9.
FRANÇA, I. S.. Participação em banca de Andréia Cláudia Megiolaro.Mulheres na Liderança das organizações de Paranaguá. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

10.
FRANÇA, I. S.. Participação em banca de Maíra Graziela R. Moreira.Mulheres na Liderança das organizações de Paranaguá. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

11.
FRANÇA, I. S.; CORREIA, L. R. M.; TROCKMAN, A.. Participação em banca de Gisele Malucelli.Análise de desenvolvimento e clima organizacional da empresa Bunge em Paranaguá. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

12.
FRANÇA, I. S.; CORREIA, L. R. M.; TROCKMAN, A.. Participação em banca de Arlindo Lemes Neto.Empresas familiares: desafios e oportunidades na gestão de sucesso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

13.
FRANÇA, I. S.; CORREIA, L. R. M.; TROCKMAN, A.. Participação em banca de Franciane do Rocio Madalena.Empresas familiares: desafios e oportunidades na gestão de sucesso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

14.
FRANÇA, I. S.; LEAL, S.; TROCKMAN, A.. Participação em banca de Marcelli de C. da F. Porcides.Valorização do Capital Humano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

15.
FRANÇA, I. S.; CERIBELLI, W.. Participação em banca de Ana Carolina da Silva Carvalho.A prestação no atendimento aos clientes como diferencial nos serviços de tabelionato em Paranaguá. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

16.
FRANÇA, I. S.; CORREIA, L. R. M.; Andrade. J. P. S.. Participação em banca de Clarice do Rocio K. França.Avaliação como desempenho como ferramenta de desenvolvimento do capital humano da empresa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

17.
FRANÇA, I. S.; CORREIA, L. R. M.; Andrade. J. P. S.. Participação em banca de Tatiana Diniz a Silva.Estratégia negocial de desenvolvimento regional sustentável do Banco do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

18.
FRANÇA, I. S.; CORREIA, L. R. M.; Andrade. J. P. S.. Participação em banca de Jorge Vieira.O processo de produção da margarina Qualy salientando qualidade e inovação - um estudo de caso.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

19.
FRANÇA, I. S.; LEAL, S.; Rosim,R. C.. Participação em banca de Marcos Aurélio Nascimento da Neves.Programa de responsabilidade social implantado pela empresa Cargill Agrícola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

20.
FRANÇA, I. S.; LEAL, S.; Rosim,R. C.. Participação em banca de Fabiano de O. Gomes.Responsabilidade suatentável no terminal de constainers de Paranaguá - TCP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
FRANÇA, I. S.; Rosim,R. C.; Souza, D. L. de; Vitorino, P.. Teste Seletivo para professores. 2004. Instituto Superior do Litoral do Paraná.

2.
FRANÇA, I. S.; Sena Maia. J. C.; Andrade. J. P. S.. Teste Seletivo para Professor de Matemática. 2003. Instituto Superior do Litoral do Paraná.

3.
FRANÇA, I. S.; CORREIA, L. R. M.; Sena Maia. J. C.. Teste Seletivo para professor de Estatística do Instituto Superior do Litoral do Paraná. 2002. Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Concurso público
1.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F.. Banca de Concurso Público. 2012. Prefeitura Municipal de Curitiba.

2.
FRANÇA, I. S.; Neto, A. C.; Wilheln, V. E.. Cocnurso Público para contratação de Professor. 2007. Faculdade Estadual deFilosofia Ciências e Letras de Paranaguá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Seminário Temático: Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática.DOS PROGRAMAS ÀS SABATINAS E DAS SABATINAS AOS PROGRAMAS: formação matemática dos professores primários não normalistas no Paraná. 2018. (Seminário).

2.
EDUCERE. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO.. AS ESCOLAS NORMAIS DO PARANÁ NOS ANOS DE 1920: ABRINDO CAMINHOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE.. 2017. (Congresso).

3.
VIII Encontro Científico do Litoral do Paraná.O livro didático como ordenador da cultura escolar: questões para refletir. 2017. (Encontro).

4.
XV Seminário Temático: Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990.Usos dos Diários de Lições na organização dos saberes para e a ensinar Matemática. 2017. (Seminário).

5.
VII Encontro Científico do Litoral do Paraná.AS CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO ESCOLAR COMO FONTE PARA COMPREENSÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR. 2016. (Encontro).

6.
XIV SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (19801970): sobre os que tratam os manuais escolares?.OS SABERES PARA ENSINAR NOS MANUAIS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1901 ? 1930). 2016. (Seminário).

7.
III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática- CIHEM.. OS PROGRAMAS DAS ESCOLAS NORMAIS E PRIMÁRIAS PARANAENSES: Possíveis Articulações. 2015. (Congresso).

8.
XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS CALCULADORAS. 2015. (Congresso).

9.
XI Seminário Temático - A constituição dos sabres elementares.O PAPEL DAS REVISTAS PEDAGÓGICAS E DA IMPRENSA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS PARANAENSES. 2014. (Seminário).

10.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário InternacionAl de Representações SocIaIs, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. Um recorte da História da aritmética no Paraná na Primeira República: código do ensino do Paraná de 1915. 2013. (Congresso).

11.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário InternacionAl de Representações SocIaIs, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. Praticando a docência nos Anos Iniciais: relato de observação e intervenção pedagógica em Matemática. 2013. (Congresso).

12.
XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENEM. NAS SABATINAS E NAS BANCAS EXAMINADORAS A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO ENSINO PRIMÁRIO: DA PRIMEIRA REPÚBLICA AO ESTADO NOVO (1890 A 1950). 2013. (Congresso).

13.
XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTCIA.Nas Sabatinas e nas Bancas Examinadoras a avaliação da matemática escolar do Ensino Primário: da Primeira República ao Estado Novo. 2013. (Encontro).

14.
I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Matemática - I ENAPHEM.Uma História do Currículo na Formação dos Professores de Matemática do Litoral do Paraná da década de 1960 a 2000.. 2012. (Encontro).

15.
I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática - I ENAPHEM..Nos diários de Classe e nos Cadernos dos alunos, o significado das Práticas Pedagógicas de Matemática. 2012. (Encontro).

16.
III Encontro de Psiciologia e Educação: implicações no Processo de Ensino e Aprendizagem.. 2012. (Encontro).

17.
Seminário Avançado: Questões Teóricas da Pesquisa em Educação.. 2012. (Seminário).

18.
VII Fórum Acadêmico:.Na "Ponta do lápis" a Inteligência da matemática Financeira do Dia a Dia.. 2012. (Outra).

19.
EDUCERE X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Educação matemática: a história da disciplina e as contribuições da produção escolar como fonte para sua compreensão. 2011. (Congresso).

20.
EDUCERE - X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A Educação Matemática e uma breve reflexão do Histórico de suas interações com a formação dos professores e suas práticas na sala de aula.. 2011. (Congresso).

21.
XVII Encontro de Estudantes de Matemática do Sul.Uma experiência com a Resolução de problemas na Formação Continuada de Professores de Matemática. 2011. (Encontro).

22.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. Uma experiência copm a avaliação da aprendizagemna Formação Continuada de professores de Matemática. 2010. (Congresso).

23.
IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE III Encontro de Psicopedagogia. Programa Sala de Apoio à Aprendizagem em Matemática: minimizando as dificuldades em busca da Integração para os níveis do Ensino Fundamental. 2009. (Congresso).

24.
VII Seminário Temático: o Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e Portugal.Um olhar histórico nas práticas avaliativas ao tempo da Movimento da Matemática Moderna. 2009. (Seminário).

25.
VIII Congresso Nacional de ducação - EDUCERE - III Congresso Ibero - Americano sobre violências nas escolas - CIAVE - Formação de Professores. Estruturalismo e Matemátca Moderna: dilemas e implicações para o ensino. 2008. (Congresso).

26.
III Seminário Temático: A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal.Práticas Avaliativas do Movimento da Matemática Moderna. 2007. (Seminário).

27.
VII Seminário Nacional de História da Matemática.Avaliação no Movimento da atemática Moderna: práticas e significados. 2007. (Seminário).

28.
VI Congresso Nacional de Educação PUCPR - EDUCRE - Práxis. Marcas da AValiação da Matemática Moderna: o significado das provas.. 2006. (Congresso).

29.
1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática: possibilidades de diálogos.As leis da Educação e a avaliaçõ: proposta de um estudo histórico. 2005. (Seminário).

30.
Seminário Avançado: Educação, Comunicação e Tecnologia na Pesquisa em Educação. 2005. (Seminário).

31.
Seminário Avançado: Políticas e Gestão da ducação Superior - Desafios e perspectivas. 2005. (Seminário).

32.
V EDUCERE E III Congresso Nacional da Area de Educação. A Avaliação no Movimento da Matemática Modern no Paraná: Leis e suas relaçoes com a prática. 2005. (Congresso).

33.
IV EDUCERE. Práticas Avaliativas da Matemática do Ensino Fundamental. 2004. (Congresso).

34.
Seminário Integrador do Plano Estadual de Educação.Proposta de Paranaguá. 2004. (Seminário).

35.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANÇA, I. S.. VII Encontro Científico do Litoral. 2016. (Outro).

2.
FRANÇA, I. S.. Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Congresso).

3.
FRANÇA, I. S.; PINTO, N. B. . XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. 2013. (Congresso).

4.
FRANÇA, I. S.; SANTOS, A. L. ; ALVES, R.C.O. . Processo Seletivo PROFUNCIONÁRIO. 2007. (Outro).

5.
FRANÇA, I. S.; SANTOS, A. L. ; BERNARDI, M. Q. . Processo Seletivo Tutores. 2007. (Outro).

6.
FRANÇA, I. S.; Rosim,R. C. ; CORREIA, L. R. M. ; Andrade. J. P. S. ; Sena Maia. J. C. . Processo Seletivo. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Alves da Cruz. CONTABILIZAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL NAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE QUE ATUAM NA CIDADE DE PARANAGUÁ-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná. Orientador: Iara da Silva França.

2.
Elizabeth Evellyn Marques da Silva. Assédio Moral nas Instituições Bancárias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná. Orientador: Iara da Silva França.

3.
Rafaela Pinto Soriani. Assédio Moral nas Empresas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná. Orientador: Iara da Silva França.

4.
Carolina Antunes de Oliveira Salon. A Administrção no enfoque dos Recursos Humanos dentro do Siatema de Recompensas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná. Orientador: Iara da Silva França.

5.
Marcelo Marinho Ramos. A importância dos Fluxo de Caixa na Gestão dos Recurss Financeiros da Empresa Rhunick Camisetas: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná. Orientador: Iara da Silva França.

6.
Alberto Ferreira Filho. Os cinco S da Qualidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná. Orientador: Iara da Silva França.

7.
Waldonir Pelisson Machado. Origem e transformação do Sistema Bancário no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Superior do Litoral do Paraná. Orientador: Iara da Silva França.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FRANÇA, I. S.. Formação Matemática dos professores primários nos tempos da Nova República. 1. ed. Curitiba - PR: Editora Appris, 2016. v. 1000. 289p .

1.
FRANÇA, I. S.; OLIVEIRA, M. C. ; BUENO, M. C. F. ; RIOS, D. F. ; SIQUEIRA FILHO, M. G. ; WIELEVSKI, G. D. ; SILVA, M. R. I. S. ; BARROS, S. C. ; PEZZIN, A. C. ; PATROCINIO, M. C. ; MELLO, M. S. . A Matemática na formação de normalistas em diferentes estados do Brasil (1920-1945).. In: VALENTE, Wagner Rodrigues; PINTO, Neuza Bertoni. (Org.). SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM CIRCULAÇÃO NO BRASIL: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas (18901970). 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 87-144.


Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, I. S.; CLARAS, A. F. . VESTÍGIOS DO ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS PRESENTES NOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS E PROFESSORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANÇA, I. S.. VII Encontro Científico do Litoral. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Exerceu nos anos de 1997 a 2001 a função de Diretora da Escola Municipal "Luiz Vaz de Camões".
Exerceu também a função de Sub-chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e Estágios Supervisionados do período de junho de 2002 a junho de 2004.
Exerceu no período de 03/2004 a 10/2005 a função de Coordenadora Pedagógica do Instituto Superior do Litoral do Paraná.
Ocupou a função de Técnica Pedagógica de Matemática do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá de 02/2003 a 02/ 2011.
Trabalha como palestrante para a Editora Positivo, assessorando a equipe pedagógica com Palestras ministradas nos diversos municípios vinculados à essa Editora.



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