Marcus Leonardo Bomfim Martins

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  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) na Linha de Pesquisa Currículo, Docência e Linguagem. Mestre em Educação (PPGE/UFRJ - 2015). Especialista em Ensino de História (Pós-Graduação Lato Sensu em Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase em Ensino de História - CESPEB/FE/UFRJ - 2010). Bacharel e Licenciado em História (IFCS/UFRJ - 2007). Integrante do Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH), vinculado ao Núcleo de Estudos do Currículo (NEC/UFRJ) e ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LEPEH/UFRJ). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da UFRJ lotado na Escola de Química (EQ), onde coordena a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA/EQ). É também Professor de História da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), lotado no Colégio Estadual Golda Meir. É um dos organizadores do livro Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História (Mauad X, 2016) e do Dossiê Ensino de História - diferentes enfoques e perspectivas (Educação Básica Revista, 2017).Tem interesse nas seguintes áreas: Ensino de História, Avaliação, Didática da História, Currículo e Orientação Acadêmica. E-mail: marcus.bomfim@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Leonardo Bomfim Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, M. L. B.;BOMFIM MARTINS, MARCUS LEONARDO;MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149. Bloco E - Sala 202
Ilha do Fundão
21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25627570
URL da Homepage: http://www.eq.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A (im)possibilidade da avaliação no ensino de História: uma análise a partir de exercícios de livros didáticos,
Orientador: Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Saerjinho: sentidos de avaliação e conhecimento histórico escolar em disputa,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec.
Palavras-chave: Currículo; Avaliação; Saerjinho; Conhecimento Histórico Escolar; Discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Avaliação e Ensino de História: Perspectivas e Práticas.
Orientador: Carmen Teresa Gabriel Anhorn.
2007 - 2008
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Luta armada no contexto da ditadura militar (1964-1985): discussões historiográficas.
Orientador: Renato Luís do Couto Neto e Lemos.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Integrado do Méier, SISTEMA MV1, Brasil.
1995 - 1998
Ensino Fundamental (1º grau).
Externato Pinheiro, COLÉGIO PINHEIRO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Francês para leitura. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Francês I - Clac. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Nova Eja. (Carga horária: 200h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2012 - 2013
Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 180h).
Educamundo, EDUCAMUNDO, Brasil.
2012 - 2012
A noção do "Eu" e do "Outro" nas práticas metodoló. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2012
A HISTÓRIA COMO JOGO: CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOU. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Rio de Janeiro, ANPUH - RIO, Brasil.
2012 - 2012
Orientação Educacional - Fundamentos Essenciais. (Carga horária: 120h).
Educamundo, EDUCAMUNDO, Brasil.
2011 - 2011
História, Memória e Patrimônio: Abordagens e Repre. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.
2010 - 2010
Gênero e Diversidade na Escola - GDE. (Carga horária: 200h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2008
Dificuldade de Aprendizagem - Identificação e Inte. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações
Lotado na Secretaria Acadêmica de Graduação da Escola de Química (EQ/UFRJ).

Atividades

01/2016 - Atual
Direção e administração, Escola de Química, .

Cargo ou função
Substituto Eventual da Chefia da Secretaria Acadêmica de Graduação.
02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química, .

Cargo ou função
Coordenador da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA/EQ).
11/2012 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química, .

Cargo ou função
Representante Titular dos Técnicos Administrativos da EQ na Congregação da Escola de Química da UFRJ..
12/2011 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química, .

Cargo ou função
Secretário do Conselho de Coordenadores da Escola de Química.
09/2013 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante suplente dos alunos de pós-graduação no Colegiado do PPGE/UFRJ..
06/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Interna do Curso de Engenharia de Bioprocessos.
02/2011 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Química, .

Cargo ou função
Secretário da Comissão de Corpo Discente e Assuntos Curriculares da Congregação da Escola de Química.

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Lotado no Colégio Estadual Golda Meir.

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
10/2010 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
03/2010 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio de Prática de Ensino em História em turmas do Ensino Médio na Unidade Maracanã.


Sistema Bahiense de Ensino, BAHIENSE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de História de turmas do Ensino Fundamental II


Centro Educacional Oliveira Rocha, CEOR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de História de turmas do Ensino Fundamental II



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Currículo como espaço biográfico: conhecimento, sujeitos e demandas
Descrição: O atual projeto se insere em um movimento de desdobramentos entrecruzados que traduzem continuidades e ampliação de estudos no campo do currículo e tem como objetivo investigar os currículos escolares/ acadêmicos - entendidos como espaços-tempos de estruturação discursiva de uma ordem social desigual - tendo como foco as articulações entre os processos de produção do conhecimento reelaborado como objeto de ensino- aprendizagem e os processos de subjetivação docente e discente mobilizados em contextos de formação. A partir da análise de diferentes textos curriculares focaliza os processos de significação/identificação que institui, regula e desestabiliza os indivíduos como sujeitos de conhecimento - professores e estudantes - tanto da educação básica como do ensino superior em meio às relações estabelecidas com o conhecimento disciplinarizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Marcus Leonardo Bomfim Martins - Integrante / Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec - Coordenador / Luciene Maciel Stumbo Moraes - Integrante / Érika Elizabeth Vieira Frazão - Integrante / Luiza Tavares - Integrante / Diego de Bruno Velasco - Integrante / Vitor Andrade Barcellos - Integrante / Isabella Cavallo - Integrante / Hellen Gomes - Integrante / Natália Rodrigues Mendes - Integrante / Luciano Freitas Filho - Integrante / Karine de Oliveira Bloomfiel Fernandes - Integrante / Bruna Nunes de Senna Dias - Integrante.
2014 - Atual
Narrativas do Estado do Rio de Janeiro nas aulas de História: um estudo a partir de diferentes vozes
Descrição: Resultado de uma fecunda parceria intra/interinstitucional e multidisciplinar entre diferentes grupos de pesquisa - Lepeh-UFRJ, Leáfrica-UFRJ; Labhoi/UFF; Lieja/UFRJ; Leh-UFF; que têm como foco de investigação o ensino de história, este projeto tem por objetivo explorar os efeitos das narrativas sobre o conhecimento histórico do Estado do Rio de Janeiro legitimado e validado para ser ensinado nos diferentes níveis da educação básica. A escolha do nosso estado como objeto de investigação se justifica pelo lugar central que lhe é atribuído na e pela historiografia nacional em meio às demandas de igualdade e diferença, formuladas no âmbito dos diferentes movimentos sociais em nossa contemporaneidade. A pesquisa se organiza em torno de três dimensões que serão desenvolvidas de forma articulada. A primeira consiste no aprofundamento teórico- metodológico de temas diretamente relacionados ao projeto, tanto da área de História como da Educação. A segunda dimensão diz respeito à produção e organização de fontes (autobiográficas). A última refere-se aos procedimento de contextualização didática dessas mesmas fontes. O projeto é proposto, sob a coordenação da Professora Carmen Teresa Gabriel (UFRJ) em conjunto com 8 pesquisadores inseridos em diferentes laboratórios e cujas trajetórias de pesquisa na área de ensino de história bem como na formação de recursos humanos evidenciam-se no conjunto da produção acadêmica e no volume de orientações de doutores, mestres, especialistas e professores das redes públicas na área. As metas a serem alcançadas são: a) ampliação de intercâmbios científicos entre os grupos por meio da organização de seminários, encontros sistemáticos e oficinas b) produção e organização de um acervo digital de fontes (auto)biográficas de domínio público composto de narrativas sobre o Estado do Rio de Janeiro; c) publicação de livros e artigos d) produção de material didático e) formação de recursos humanos na área do ensino de História..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Marcus Leonardo Bomfim Martins - Integrante / Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec - Coordenador / Warley da Costa - Integrante / Luciene Maciel Stumbo Moraes - Integrante / Érika Elizabeth Vieira Frazão - Integrante / Jéssica Oliveira - Integrante / Diego de Bruno Velasco - Integrante / Vitor Andrade Barcellos - Integrante / Marcus Vinicius Monteiro Peres - Integrante / Maria Perpétua Baptista Domingues - Integrante / Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro - Integrante / Cinthia Monteiro de Araújo - Integrante / Amilcar Araújo Pereira - Integrante / Mônica Lima - Integrante / Fernando de Araújo Penna - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2015
Abordagens discursivas de juventude no tempo presente: questões metodológicas nas análises de textos curriculares
Descrição: Elaborado em meio a uma interessante e profícua parceria interinstitucional de pesquisa envolvendo três universidades UFRJ, UERJ e UNIVILLE o objetivo central deste projeto consiste em investigar os mecanismos discursivos mobilizados nos processos de identificação/significação relacionados à construção de sentidos para as juventudes contemporâneas em diferentes textos curriculares produzidos no âmbito da disciplina História. Especificamente, centra sua análise naqueles processos mobilizados pelos sujeitos posicionados como alunos/as de história na educação básica, relacionados direta e indiretamente às suas experiências temporais. Focaliza como empiria diferentes políticas culturais voltadas para as juventudes em nossa contemporaneidade, em particular aquelas que se materializam nos textos curriculares dessa área disciplinar - propostas curriculares, livros didáticos, instrumentos de avaliação, mídia - produzidos na segunda metade dessa última década (2005-2010) endereçados aos jovens e adolescentes escolarizados no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio. A questão nuclear em torno da qual se articulam os grupos de pesquisa envolvidos, define o problema a ser abordado nesta pesquisa que pode ser assim formulado: Por quais mecanismos discursivos os jogos do tempo e os jogos de linguagem se materializam em diferentes textos curriculares onde sentidos de juventude são produzidos e disputados em permanência nas políticas culturais de nossa contemporaneidade? Entre as abordagens discursivas disponíveis, este estudo elegeu aquelas que enfatizam o deslocamento da compreensão da linguagem do texto para a linguagem da tessitura do real, entendendo a textualidade para além da linguística. Esse projeto consta com o apoio do CNPq, bolsa produtividade e Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES n.18/2012 Edital Ciências Humanas , Sociais e sociais Aplicadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Pré-Vestibular Comunitário Nós no CT
Descrição: O pré-vestibular comunitário 'Nos no CT' consiste num curso preparatório para as provas de ingresso de universidades brasileiras. O curso é ministrado por alunos de graduação de diferentes unidades da UFRJ.Serão abordadas as matérias Física, Química, Matemática (x2), Biologia, Geografia, História, Português (x2) e Inglês e Espanhol que ocorrem no mesmo horário (o aluno escolhe o que quer fazer), dando, então dez tempos, sendo dois por noite, de 18:15h até 19:45h e de 20:00h até 21:30h. O curso oferecerá, além das aulas convencionais, visitas às instalações do espaço COPPE e outras instalações do Centro de Tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcus Leonardo Bomfim Martins - Coordenador / Raquel Massad Cavalcante - Integrante / Bettina Susanne Hoffmann - Integrante / Alessandro Jacoud Peixoto - Integrante / Ana Maria Rocco - Integrante / Fabio Pereira dos Santos - Integrante / Luiz Fernando Lopes Rodrigues Silva - Integrante / João Paulo Ustritto Pontes - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Golda Meir no ENEM
Descrição: Formação e coordenação de turma(s) extra(s) de alunos e ex-alunos do C. E. Golda Meir para aulas, aos sábados, com foco na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para ampliar as chances de acesso ao Ensino Superior público e privado, por reconhecer que as desigualdades educacionais e sociais do país não garantem vagas para todos no ensino superior, aliada à reconhecidas dificuldades que a escola pública historicamente está submetida. Tal projeto se justifica pela oportunidade de ampliação de possibilidades de alunos de nível sócio-econômico desprivilegiado terem acesso ao Ensino Superior, o que constitui-se, ainda, em um enorme privilégio na sociedade brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2010 - 2012
Escola Além dos Muros
Descrição: Projeto Interdisciplinar desenvolvido por docentes do Colégio Estadual Golda Meir junto ao corpo discente com o objetivo de estreitar as relações entre as diversas áreas do conhecimento com o intuito de formar alunos com capacidade de se constituírem enquanto cidadãos críticos, conscientes e autônomos. Deseja-se também que o alunado perceba que os conhecimentos adquiridos e produzidos na escola são experimentados e vivenciados nos diversos espaços de atuação, ou seja, além dos muros da escola..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professor Paraninfo Turma 3001, Colégio Estadual Golda Meir.
2016
Professor Paraninfo da turma 3001, Colégio Estadual Golda Meir.
2015
Professor paraninfo da turma 3001, Colégio Estadual Golda Meir.
2014
DESTAQUE DO II SINTAE - APRESENTAÇÃO DE TRABALHO PÔSTER, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2014
Professor Paraninfo das turmas 3001, 3002, 4001, 4002 do C. E. Golda Meir, C. E. Golda Meir.
2012
Professor Paraninfo, Turma 3001 do Colégio Estadual Golda Meir.
2012
Professor Homenageado, Turma 3001 do Colégio Estadual Golda Meir.
2011
Professor Paraninfo, Turma 3001 do Colégio Estadual Golda Meir.
2011
Professor Paraninfo, Turma 3002 do Colégio Estadual Golda Meir.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2FONSECA, V. A.2018FONSECA, V. A. ; COSTA, M. A. F. ; MARTINS, M. L. B. ; SOARES, T. N. . Apresentação: Dossiê Educação Patrimonial. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 4, p. 3-4, 2018.

2.
1GABRIEL, C. T.2018GABRIEL, C. T. ; MARTINS, M. L. B. . Políticas de avaliação e subjetivação docente: uma análise curricular pós-fundacional. Teias (Rio de Janeiro), v. 19, p. 226-243, 2018.

3.
3COSTA, M. A. F.2017COSTA, M. A. F. ; MARTINS, M. L. B. ; SOARES, T. N. ; FONSECA, V. A. . Apresentação Dossiê Ensino de História - diferentes enfoques e perspectivas. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 3, p. 1-4, 2017.

4.
5MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM2016 MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM; GABRIEL, CARMEN TERESA . Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 27, p. 160-186, 2016.

5.
4MARTINS, M. L. B.2016 MARTINS, M. L. B.; GABRIEL, C. T. . Conhecimento histórico escolar: fixações de sentidos a partir de uma política de avaliação no Rio de Janeiro. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 11, p. 693-713, 2016.

6.
6COSTA, M. A. F.2016COSTA, M. A. F. ; MARTINS, M. L. B. ; LIMA, Fabiano Cabral de ; MATOS, Juliana Bacelar de ; SILVA, Luana Souza da ; FERNANDES, T. S. T. ; PAIVA, T. R. N. . Excogitando a proposta de linha do tempo interativa no Ensino de História: o caso da Ilha d'Água e seus diálogos com as Histórias Ambiental, Patrimonial e Local. Revista Poder & Cultura, v. 3, p. 268-292, 2016.

7.
8COSTA, M. A. F.2014COSTA, M. A. F. ; MARTINS, M. L. B. . A interface Currículo e 'Ensino de' História: sentidos de currículo mobilizados na ANPUH 2011 e no Perspectivas do Ensino de História (2012). Boletim Historiar, v. 3, p. 01-17, 2014.

8.
7SIQUEIRA BITENCOURT, PAULO RAPHAE2014SIQUEIRA BITENCOURT, PAULO RAPHAE ; BOMFIM MARTINS, MARCUS LEONARDO . A INTERFACE CURRÍCULO E -ENSINO DE- HISTÓRIA: QUE SENTIDOS DE CURRÍCULO ESTÃO SENDO MOBILIZADOS?. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 7, p. 491-506, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FONSECA, V. A. (Org.) ; COSTA, M. A. F. (Org.) ; MARTINS, M. L. B. (Org.) ; SOARES, T. N. (Org.) . Dossiê Educação Patrimonial. 1. ed. Sorocaba: Educação Básica Revista, 2018. v. 1. 273p .

2.
COSTA, M. A. F. (Org.) ; MARTINS, M. L. B. (Org.) ; SOARES, T. N. (Org.) ; FONSECA, V. A. (Org.) . Dossiê Ensino de História - Diferentes enfoques e perspectivas. v3. ed. Sorocaba: Educação Básica Revista, 2017. 311p .

3.
GABRIEL, CARMEN TERESA (Org.) ; MONTEIRO, A. M. F. C. (Org.) ; MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM (Org.) . Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. v. 1. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
GABRIEL, CARMEN TERESA ; MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM . Narrativas escolares do Rio de Janeiro: quem são os sujeitos dessas histórias?. In: Carmen Teresa Gabriel; Ana Maria Monteiro; Marcus Leonardo Bomfim Martins. (Org.). Narrativas do Rio de Janeio nas aulas de historia. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, v. 1, p. 205-231.

2.
MARTINS, M. L. B.; VALLADÃO, M. L. A. C. ; SALGADO, A. M ; POMEROY, D. . Inclusão por meio da orientação acadêmica: o caso da Escola de Química da UFRJ. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Presente y Futuro de la Enseñanza de las Ciencias. 1ed.Santiago de Compostela: Educación Editora, 2015, v. , p. 53-57.

3.
MARTINS, M. L. B.; VALLADÃO, M. L. A. C. ; POMEROY, D. ; SILVA, A. P. ; SALGADO, A. M . Avaliação discente da orientação acadêmica na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Investigaciones en el contexto universitario actual. 1ed.Vigo: Edicación Editora, 2014, v. 1, p. 475-480.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, M. L. B.. Ensino, aprendizagem e avaliação em História: múltiplos diálogos. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017. v. 1.

2.
MARTINS, M. L. B.. Temporalidades ensinadas e avaliadas na educação básica: um estudo a partir do Saerjinho. In: Semana de História Política / Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Semana de História Política / Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade, 2014.

3.
MARTINS, M. L. B.; VALLADÃO, M. L. A. C. ; SILVA, A. P. ; SALGADO, A. M ; POMEROY, D. . O projeto de orientar para construir na Engenharia Química. In: XV Encontro Brasileiro sobre o Ensino da Engenharia Química, 2014, Florianópolis. XV Encontro Brasileiro sobre o Ensino da Engenharia Química, 2014.

4.
BITENCOURT, P. R. S. ; MARTINS, M. L. B. . A interface Currículo e 'Ensino de' História: que sentidos de currículo estão sendo mobilizados?. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013, João Pessoa. VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013.

5.
MARTINS, M. L. B.. Currículo Mínimo da SEEDUC/RJ: Que currículo é esse?. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013, João Pessoa. VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013.

6.
MARTINS, M. L. B.. (Re)Significando a Avaliação no Ensino de História. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011.

7.
MARTINS, M. L. B.. Avaliação e Ensino de História. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: NUMEM, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, M. L. B.. Ensino de História e Educação Histórica: entre pontes e aporias para a pesquisa. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História - ENPEH, 2017, Rio de Janeiro. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA, X1, 2017, Rio de Janeiro. Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento; Caderno de resumos. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação / UFRJ, 2017. 136p., 2017. p. 1-136.

2.
MARTINS, M. L. B.. Temporalidades ensinadas e avaliadas na educação básica: um estudo a partir do Saerjinho. In: IX Semana de História Política / VI Seminário Nacional de História, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de resumos / IX Semana de História Política: Política, Conflito e Identidades na Modernidade / VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 335-335.

3.
MARTINS, M. L. B.. O Ensino de História no Ensino Médio: Identificando possibilidades a partir de percepções dos alunos. In: XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. CADERNO DE RESUMOS DO XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO. São Gonçalo: ANPUH - RIO, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, M. L. B.. Avaliação e Ensino de História: ausências sempre presentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. Validando aprendizagens históricas: que tradições disciplinares fixadas nos exercícios de livros didáticos de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, M. L. B.. Qualidade da/na educação e políticas de avaliação: entre o universal e o particular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. Ensino de História e avaliação: entre o universal e o particular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. Ensino, aprendizagem e avaliação em História: múltiplos diálogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MARTINS, M. L. B.. Entre o universal e o particular: qual o lugar atribuído à história local no Ensino Médio?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. Ensino de História e Avaliação: o que tem sido considerado aprender História?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARTINS, M. L. B.. Narrativas de Rio de Janeiro nas provas de História do Saerjinho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MARTINS, M. L. B.; VALLADÃO, M. L. A. C. ; POMEROY, D. . Orientação Acadêmica e Inclusão: diálogo permanente na Escola de Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
POMEROY, D. ; MARTINS, M. L. B. ; VALLADÃO, M. L. A. C. ; SILVA, A. P. ; SALGADO, A. M . O Projeto de Orientar para Construir na Engenharia Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MARTINS, M. L. B.; VALLADÃO, M. L. A. C. ; SALGADO, A. M . Inclusão por meio da orientação acadêmica - o caso da Escola de Química/UFRJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MARTINS, M. L. B.. Temporalidades ensinadas e avaliadas na educação básica: um estudo a partir do Saerjinho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MARTINS, M. L. B.; RAVALLEC, C. T. G. L. . Efeitos do Saerjinho nas avaliações internas dos professores de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MARTINS, M. L. B.; VALLADÃO, M. L. A. C. ; SALGADO, A. M ; SILVA, A. P. ; POMEROY, D. . Orientação Acadêmica na Escola de Química da UFRJ: O olhar do orientado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MARTINS, M. L. B.. Currículo Mínimo da SEEDUC/RJ: Que currículo é esse?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BITENCOURT, P. R. S. ; MARTINS, M. L. B. . A interface Currículo e 'Ensino de' História: que sentidos de currículo estão sendo mobilizados?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MARTINS, M. L. B.; VALLADÃO, M. L. A. C. ; SALGADO, A. M ; POMEROY, D. ; SILVA, A. P. . A Orientação Acadêmica na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MARTINS, M. L. B.. O Ensino de História no Ensino Médio: Identificando possibilidades a partir de percepções dos alunos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
MARTINS, M. L. B.. O Ensino de História no Ensino Médio: Identificando possibilidades a partir de percepções dos alunos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MARTINS, M. L. B.. (Re)Significando a Avaliação no Ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
MARTINS, M. L. B.. Avaliação e Ensino de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
MARTINS, M. L. B.. Avaliação e Ensino de História - Perspectivas e Práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. Parecerista do Programa Nacional do Livro Didático - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - História - 2019. 2018.

2.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. Parecerista Ad Hoc da Revista do IHGSE. 2017.

3.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. Parecerista Ad-hoc Periódico: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2017.

4.
MARTINS, M. L. B.. Parecerista Ad-hoc Periódico: Educação Básica Revista. 2016.

5.
MARTINS, M. L. B.. Parecerista Ad-hoc Periódico: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM. Conhecendo a UFRJ. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MARTINS, M. L. B.; RANIERI, T. ; CRUZ, G. B. ; PEREIRA, A. A. . I Seminário da Linha de Pesquisa Currículo, Docência e Linguagem. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MARTINS, M. L. B.; BARCELLOS, V. A. ; VIVAS, C. G. ; ANTONIO, R. M. . Ríndio de Janegro: uma cidade mestiça. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MARTINS, M. L. B.. 'Quem não é visto não é reconhecido'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALGADO, A. M ; MARTINS, M. L. B. ; VALLADÃO, M. L. A. C. . Manual do Aluno Sob Orientação Acadêmica na Escola de Química/UFRJ. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

2.
SALGADO, A. M ; MARTINS, M. L. B. ; VALLADÃO, M. L. A. C. . Parâmetros Para o Orientador Acadêmico da Escola de Química/UFRJ. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, M. A. F.; MARTINS, M. L. B.; VIEIRA, C. N. M.. Participação em banca de Juberto de Oliveira Santos. Lúdico e Ensino de História: por uma prática mais dinâmica e transformadora. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM; LAMARAO, L. Q.; DOMINGUES, M. P. B.. Participação em banca de Luiz Cristino Magalhães. A temática indígena no livro didático de História: uma análise pós-Lei 11.645/08. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM; VELASCO, D. B.; MELLO, J. S. B.. Participação em banca de Leonardo de Carvalho Augusto. Conceitos elementares da Guerra Fria a partir da análise de itens de livros didáticos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário da Linha Currículo, Docência e Linguagem. 2018. (Seminário).

2.
X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Avaliação e Ensino de História: ausências sempre presentes. 2018. (Encontro).

3.
IV Jornada CESPEB.Ensino de História e Avaliação: entre o universal e o particular. 2017. (Encontro).

4.
XXIX Simpósio Nacional de História.Ensino, aprendizagem e avaliação em História: múltiplos diálogos. 2017. (Simpósio).

5.
I Colóquio dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Educação da UFRJ.Ensino de História e Avaliação: o que tem sido considerado aprender História?. 2016. (Outra).

6.
III Seminário Ensino de História nas redes de formação: Narrativas do Rio. 2016. (Seminário).

7.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares.Entre o universal e o particular: qual o lugar atribuído à história local no Ensino Médio?. 2016. (Outra).

8.
II Seminário Ensino de Hisória nas redes de formação. 2015. (Seminário).

9.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Narrativas de Rio de Janeiro nas provas de História do Saerjinho. 2015. (Simpósio).

10.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Efeitos do Saerjinho nas avaliações internas dos professores de História. 2014. (Encontro).

11.
II Simposio Internacional de la Enseñanza de las Ciencias.Inclusão por Meio da Orientação Acadêmica - o caso da Escola de Química/UFRJ. 2014. (Simpósio).

12.
II SINTAE UFRJ - Seminário de Integração dos Técnico-Administrativos.Orientação Acadêmica e Inclusão: diálogo permanente na Escola de Química. 2014. (Seminário).

13.
IX Semana de História Política.Temporalidades ensinadas e avaliadas na educação básica: um estudo a partir do Saerjinho. 2014. (Seminário).

14.
XV Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química.O projeto de Orientar para Construir na Engenharia Química. 2014. (Encontro).

15.
CIDEB 2013 - Congresso Internacional de Educação no Brasil. Orientação Acadêmica na Escola de Química da UFRJ: o olhar do orientado.. 2013. (Congresso).

16.
II Seminário Interno de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. 2013. (Seminário).

17.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Seminário).

18.
VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Currículo Mínimo da SEEDUC/RJ: Que currículo é esse?. 2013. (Outra).

19.
Ciclo de Debates Oficinas de História. 2012. (Encontro).

20.
CIDEB - Congresso Internacional de Educação no Brasil. A Orientação Acadêmica na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

21.
III CEPIAL - Congresso de Educação e Cultura para Integração da América Latina. 2012. (Congresso).

22.
III Internacionales Y XIV Jornadas Nacionales de Enseñanza de La Historia.O Ensino de História no Ensino Médio: Identificando possibilidades a partir de percepções dos alunos. 2012. (Outra).

23.
XI Encontro Nacional de História Oral: Memória, Democracia e Justiça. 2012. (Encontro).

24.
XV Encontro Regional de História - ANPUH - Rio - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa.O Ensino de História no Ensino Médio: Identificando possibilidades a partir de percepções dos alunos. 2012. (Encontro).

25.
Currículo de História em Pauta - Currículo de História: quem decide o mínimo?. 2011. (Encontro).

26.
II Jornada CESPEB - Saberes e Práticas na Educação Básica. 2011. (Encontro).

27.
XXVI Simpósio Nacional de História.(Re)Significando a Avaliação no Ensino de História. 2011. (Simpósio).

28.
O Valor da História Hoje. 2010. (Seminário).

29.
XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio - Memória e Patrimônio.Avaliação e Ensino de História. 2010. (Simpósio).

30.
1ª Jornada CESPEB.Avaliação e Ensino de História - Perspectivas e Práticas. 2009. (Outra).

31.
Conversas Entre Professores. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM; FRAZAO, E. E. V. ; TAVARES, L. ; GOMES, H. ; CAVALLO, I. . III Seminário Ensino de História nas Redes de Formação: Narrativas do Rio. 2016. (Outro).

2.
TAVARES, L. ; MARTINS, M. L. B. ; OLIVEIRA, J. ; CAVALLO, I. ; GOMES, H. . II Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação: história do Rio de Janeiro narrada nas escolas. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luiz Cristino Magalhães. A temática indígena no livro didático de História: uma análise pós-Lei 11.645/08. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcus Leonardo Bomfim Martins.

2.
Leonardo de Carvalho Augusto. Conceitos elementares da Guerra Fria a partir da análise de itens de livros didáticos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcus Leonardo Bomfim Martins.

Orientações de outra natureza
1.
Priscila dos Santos Silva. Estágio Obrigatório. 2018. Orientação de outra natureza - Colégio Estadual Golda Meir. Orientador: Marcus Leonardo Bomfim Martins.

2.
Gabriel Abdala Scott de Almeida. Estágio Obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza - Colégio Estadual Golda Meir. Orientador: Marcus Leonardo Bomfim Martins.

3.
Luiz Felipe de Oliveira Santos. Estágio Obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza - Colégio Estadual Golda Meir. Orientador: Marcus Leonardo Bomfim Martins.



Outras informações relevantes


1º lugar geral do processo seletivo para o Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), 2012.



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