Henrique Modanez de Sant'Anna

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1711991202991233
  • Última atualização do currículo em 28/12/2018


Professor Adjunto de História Antiga na Universidade de Brasília (UnB), onde atua no Programa de Pós-Graduação em História (poshis.unb.br). Doutor em História pela UnB em 2011, realizou entre 2009 e 2010 estágios de pesquisa na Fundação Hardt (Suíça) e na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA). Concluiu em 2018 um pós-doutorado sênior na área de Letras Clássicas na Unicamp, após experiências prévias de pesquisa no Harvard Center for Hellenic Studies e na Universidade Cornell (EUA). E-mail: henriquemodanez@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Henrique Modanez de Sant'Anna
Nome em citações bibliográficas
SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas - Departamento de História.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31077509
URL da Homepage: poshis.unb.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em História.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em University of California, Berkeley (Orientador: Erich Gruen).
Título: Entre reis, tiranos e generais: imitatio Alexandri e dispositivos táticos no ocidente helenístico, 323-255 a.C., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Vicente Dobroruka.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Dispositivos táticos na Segunda Guerra Púnica e a questão do militarismo cívico na obra de Políbio,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ana Teresa Gonçalves.
2001 - 2005
Graduação em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2009 - 2010
Programme de Recherche pour Jeunes Chercheurs.
Fondation Hardt pour l'Étude de l'Antiquité Classique, HARDT, Suiça.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Política, Instituições e Relações de Poder 5 (Alexandre Magno e o mundo helenístico)
Seminário de Pesquisa (discussão sobre os projetos de mestrado e doutorado)
04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em História, .

08/2011 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Antiga 1 (Grécia)
História Antiga 2 (Roma e o mundo helenístico)
Tópicos Especiais em Antiguidade Clássica 1-5 (temas variados)
03/2016 - 03/2017
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em História, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História.
05/2014 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Iniciação Científica - ProIC, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Institucional Gestor do ProIC.
03/2013 - 08/2013
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas - Departamento de História, .

Cargo ou função
Coordenador de curso de graduação - substituto.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Pós-Doutorado Sênior, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Pós-doutoramento no IEL, sob supervisão do Prof. Flávio Ribeiro de Oliveira, com período de estágio de pesquisa na Universidade Cornell (EUA), como bolsista Fulbright.


Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fulbright scholar, Carga horária: 40


Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fellow in Hellenic Studies, Carga horária: 40
Outras informações
Harvard Center for Hellenic Studies



Linhas de pesquisa


1.
Política, Instituições e Relações de Poder

Objetivo: A LP abriga pesquisadores que se dedicam ao estudo do poder, sua construção e exercício. A concepção de História Política desta linha reconhece no Estado e nas instituições um espaço privilegiado para o exercício do poder, sem descurar a importância de outras instâncias de poder que interagem com as formas estatais, tanto pela via da cooperação como pela oposição e resistência. Alinha-se também à Nova História Política, que estuda o poder como campo de representação social e exercício de dominação/controle por diferentes tipos de autoridades (estatais e da sociedade civil), em seus diferentes níveis, desde aquele das relações internacionais aos micropoderes da vida cotidiana. Os projetos que integram a LP refletem, ainda, o debate entre a História Política e a História do Político, contemplando abordagens que privilegiam a Política no âmbito das instituições, bem como aquelas que se centram mais no Político, ou seja, nas dinâmicas sociais que permitem interpretar a ação política, e nos modelos, formas e pensamentos que constituem seus referenciais. A temporalidade estende-se das sociedades pré-modernas às contemporâneas, o que obriga a considerar diferentes concepções de Política que abarquem não somente esses diversos períodos da História, mas que, dentro de cada um desses períodos, expliquem a vida política de forma plural e complexa. Neste campo, os projetos procuram definir os domínios do político, assim como as formas da ação política. Em termos da abrangência geográfica, a LP compreende o espaço quer numa perspectiva global, especialmente no campo da história da política externa e das relações internacionais, quer dentro dos limites do estado-nação, ou ainda numa concepção cujas fronteiras eram definidas por lógicas políticas próprias das dinastias e linhagens. O direito, a justiça, a guerra, a paz, a religião são exemplos de objetos de estudo importantes na medida em que permitem entender experiências históricas resultantes do exercício do poder político..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Do diadema ao cálice: intoxicação frequente entre reis macedônios como topos literário na historiografia helenística e nas fontes sobre Alexandre Magno
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo explicar de que forma o consumo excessivo de vinho pelos reis macedônios constitui um topos literário na historiografia helenística e nas fontes sobre Alexandre Magno. O isolamento metodológico desta desmesura, posta em perspectiva, permite que observemos como Políbio (representante máximo da historiografia helenística sobre os reis macedônios) lança mão de um lugar-comum já presente em Teopompo especificamente sobre a intoxicação dos reis macedônios (com um desacordo radical entre os dois sobre Filipe II), e como ecos desse alcoolismo em relatos posteriores sobre Alexandre Magno reforçam o mesmo topos literário por outra tradição de fontes primárias (Ptolomeu, Aristóbulo e Clitarco, todos anteriores a Políbio)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Henrique Modanez de Sant'Anna - Coordenador.Financiador(es): Fulbright International Educational Exchange Programs - Bolsa.Número de orientações: 7
2014 - 2016
A monarquia helenística: crise política e legitimação dinástica no Mediterrâneo Oriental e no Oriente Próximo após a conquista macedônica (323-230 AEC).
Descrição: A questão helenística que se tenciona examinar encerra duas referências precisas: (a) basileia como proposta política de inclinação universal, pautada na imprecisão intencional do título real (sem designação étnica) e nos direitos de conquista e de herança; (b) basileia como regime condicionado à satisfação das expectativas de duas audiências mistas: os exércitos helenísticos que formavam a elite militar nas mais diversas regiões do fragmentado império macedônico e as elites sacerdotais locais, com atenção especial aos dois casos multiculturais dessa história: o Selêucida e o Lágida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Ideal types of Hellenistic kingship: the application of a model to an ancient reality
Descrição: This research proposal focuses on the construction of three ideal types of Hellenistic kingship, and casts light on how underlying local politics molded the distinguished historical developments of certain Hellenistic dynasties. I propose understanding three ideal types of Hellenistic kingship: (1) those monarchs who could actually trace their genealogy back to Alexander and his generals; (2) those who could not do so and sometimes invented genealogies; and (3) imitators in the West (from Epiro to Sicily, with Agathocles)5. Applying such categories with regard to kings? relationships to Alexander and his generals avoids the risk of forcing the behavior of kings into patterns that do not always fit and that the kings themselves were of course unaware of. Hence ideal types remain valuable tools of historical analysis, since they do not fall victim to anachronism or misleading modern assumptions about Hellenistic monarchies..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Mercenarismo grego tardo-clássico e helenístico: aspectos, funções e tipologia
Descrição: Diante do impacto do mercenarismo grego no mundo mediterrânico antigo, impressiona a escassez de trabalhos acadêmicos destinados exclusivamente ao mercenarismo grego antigo. Uma explicação possível pode ser esboçada a partir de uma imagem do mercenário entre os próprios antigos, aqueles ?assassinos, mutiladores, ladrões e arrombadores de casa?, nas palavras Políbio (Histórias, 13.6), o que certamente modelou a maior parte dos interesses investigativos modernos, sempre mais voltados à identificação de seu mundo com o ?modelo cívico? greco-romano. Outra questão que não pode ser ignorada, desta vez questão de ordem metodológica, é a natureza fragmentária das evidências para o mercenarismo grego antigo, com o qual este projeto se ocupa. Partindo deste cenário, o projeto visa preencher lacuna no estudo do mercenarismo grego tardo-clássico e helenístico, contribuindo, em termos científicos, para a sistematização das evidências (literárias e epigráficas) disponíveis sobre o tema e para a construção de uma tipologia do mercenário grego antigo. O estudo sistemático das evidências disponíveis para o mercenarismo grego antigo terá três resultados esperados, como indicado no título do projeto: (i) apresentar aspectos do serviço mercenário grego, respeitando as especificidades de cada região (a Sicília, por exemplo) e o modo como elas entendiam o mercenarismo e recrutavam seus mercenários (locais, condições, desdobramentos após serviço prestado); (ii) mapear as funções do mercenarismo em cada contexto; e (iii) elaborar uma tipologia do mercenarismo grego..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Henrique Modanez de Sant'Anna - Coordenador / Ana Teresa Marques Gonçalves - Integrante / Pedro Paulo Abreu Funari - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2016 - 2017
Periódico: REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: História Antiga.


Prêmios e títulos


2017
Fulbright Junior Faculty Member Award, Fulbright Brasil.
2011
Fellowship in Hellenic Studies, 2012-13, Harvard Center for Hellenic Studies.
2009
Jeune Chercheur/Young Scholar, Fondation Hardt pour l'étude de l'Antiquité Classique.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de2016SANT'ANNA, Henrique Modanez de; PEIXOTO, R. V. R. . Antíoco I, grande como Ciro e Dario, ou a realeza babilônica revisitada: uma abordagem intercultural de três textos régios antigos. Anos 90 (Online) (Porto Alegre), v. 23, p. 269-284, 2016.

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de2016SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Os reis de Roma e os primeiros desdobramentos da República romana, segundo Eutrópio: tradução anotada do livro primeiro de seu 'Breviarium'. ROMANITAS - REVISTA DE ESTUDOS GRECOLATINOS, p. 188, 2016.

3.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de2015SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Uma revisão crítica das fontes historiográficas para a história do Império Parto (247 a.C. ? 228 d. C.): o caso de Apolodoro de Artemita e Arriano de Nicomédia. História da Historiografia, v. 17, p. 262-273, 2015.

4.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de2015SANT'ANNA, Henrique Modanez de. A luta pela sobrevivência política, de Alexandre III a Antíoco I: ações e reações das póleis nos primórdios do período helenístico. Ágora (Aveiro), v. 17, p. 177-192, 2015.

5.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de2014SANT'ANNA, Henrique Modanez de. O 'basileus' e seu exército: algumas considerações sobre o 'ritual de aclamação' e a natureza do poder monárquico helenístico. Saeculum (UFPB), v. 30, p. 15-23, 2014.

6.
DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2014DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ. AN INTRODUCTION TO ROMAN SOCIETY. (M.) Gibbs,(M.) Nikolic,(P.) Ripat (edd.)Themes in Roman Society and Culture. An Introduction to Ancient Rome. Pp. xxxii + 464, ills, maps.Ontario, Canada:Oxford University Press,2014. Paper, £35, US$85. ISBN:978-0-19-544519-0.. Classical Review, v. 65, p. 1-2, 2014.

7.
1SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2013SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Domination and Legitimacy in Early Hellenistic Basileia: The Rise of Self-Proclaimed Kings. CHS Research Bulletin, v. 1, p. 1-15, 2013.

8.
2SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2012SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Inovações militares na Cartago helenística, da expedição de Agátocles à invasão romana durante a Primeira Guerra Púnica. Ágora (Aveiro), v. 14, p. 107-129, 2012.

9.
3SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2012SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Antígono versus Eumenes ou a luta pela supremacia política nos primórdios da história helenística, 323-301 a.C.. Opsis, v. 12, p. 232-246, 2012.

10.
6SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2011SANT'ANNA, Henrique Modanez de. "Nenhum tirano destruirá nossa cidade!": controle oligárquico e fracasso da ascensão tirânica na Cartago helenística pré-Bárcida. Phoinix (UFRJ), v. 17, p. 86-98, 2011.

11.
22SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE2011SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE. Hellenistic Sicily (E.) Zambon Tradition and Innovation. Sicily between Hellenism and Rome. (Historia Einzelschriften 205.) Pp. 326. Stuttgart: Franz Steiner Verlag, 2008. Paper, -62. ISBN: 978-3-515-09194-7.. Classical Review, v. 61, p. 203-204, 2011.

12.
21SANT'ANNA, Henrique Modanez de2011SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Cees H. Goekoop, Where on Earth is Ithaca?: A Quest for the Homeland of Odysseus. Delft: Eburon Academic Publishers, 2010. Pp. 187. ISBN 9789059723443. Bryn Mawr Classical Review (Print), v. 1, p. 1-3, 2011.

13.
9SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2010SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Macedónios, xenoi, misthophoroi e pantodapoi nas Guerras dos Diadochi. Boletim de Estudos Clássicos, v. 52, p. 63-66, 2010.

14.
11SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2009SANT'ANNA, Henrique Modanez de; DOBRORUKA, V. C. R. A. . Uso de elefantes, mobilidade e problemas logísticos na arte da guerra helenístico-romana. Revista de História das Ideias, v. 30, p. 157-172, 2009.

15.
14SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2008SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Mercenarismo grego e tradição militar helenística: uma análise das questões bélicas no Mediterrâneo do séc. III a.C.. Ágora (Aveiro), v. 10, p. 25-43, 2008.

16.
13SANT'ANNA, Henrique Modanez de;SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE;DE SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ2008SANT'ANNA, Henrique Modanez de; CALDAS, P. S. P. . ?Fixar a onda de luz?: a transição das épocas históricas no conceito de helenismo em Johann Gustav Droysen. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA, v. 01, p. 88-101, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. História da República Romana. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015. 197p .

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Alexandre Magno - a paixão da guerra. 1a. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade, Coleção Estado da Arte, 2011. v. 1. 103p .

3.
BAPTISTA, L. V. (Org.) ; SANT'ANNA, Henrique Modanez de (Org.) ; SANTOS, D. V. C. (Org.) . História Antiga: estudos, revisões e diálogos. Rio de Janeiro: Publit, 2011. v. 1. 253p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Antígono, o caolho e a criação da basileia helenística. In: Anderson de Araújo Martins Esteves; Luis Filipe Bantim de Assumpçao; Ricardo de Souza Nogueira. (Org.). Líderes políticos da Antiguidade. 1ed.Rio de Janeiro: Desalinho, 2016, v. , p. 155-185.

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. ?Nunquam ex malo patre bona filia?: a questão sucessória no principado de Augusto. In: Campos, Carlos Eduardo da Costa; Candido, Maria Regina. (Org.). Caesar Augustus: entre práticas e representações. 1ed.Rio de Janeiro / Vitória: DLL-UFES/UERJ-NEA, 2014, v. , p. 285-298.

3.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Poder monárquico e arte da guerra na Magna Grécia e na Sicília helenística. In: Baptista, Lyvia Vasconcelos; Sant Anna, Henrique Modanez; Santos, Dominique Vieira Coelhos dos. (Org.). História antiga: estudos revisões e diálogos. Rio de Janeiro: Publit, 2011, v. , p. 30-76.

4.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; GONCALVES, A. T. M. . "As mandíbulas de Aníbal": os Barca e as táticas helenísticas na batalha de Canas (216 a.C.). In: FUNARI, Pedro Paulo A.; CARVALHO, Margarida Maria de; CARLAN, Cláudio Umpierre; SILVA, Érica C. M. da.. (Org.). História Militar do Mundo Antigo: Guerras e Representações. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2011, v. 2, p. 85-100.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Entre o trono e o cálice: embriaguez frequente de reis macedônios como topos literário na historiografia helenística e nas fontes sobre Alexandre Magno. HISTÓRIA UNISINOS, 2019.

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. O modelo ocidental de guerra revisitado: méritos e problemas de uma teoria militar. REVISTA ARCHAI: REVISTA DE ESTUDOS SOBRE AS ORIGENS DO PENSAMENTO OCIDENTAL, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Do diadema ao cálice: intoxicação frequente entre reis macedônios como topos literário na historiografia helenística e nas fontes sobre Alexandre Magno. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Agátocles de Siracusa e o nascimento da basileia helenística na Sicília grega. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Alexandre, quão Grande? Usos e abusos das fontes antigas no filme de Oliver Stone. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Fontes primárias e secundárias sobre Alexandre Magno: uma apresentação geral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. O modelo ocidental de guerra revisitado: problemas e méritos de uma teoria militar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. O rei helenístico e seu exército: algumas considerações sobre o 'ritual de aclamação'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Aspectos da realeza helenística e seus impactos na criação do reino da Pártia (ca. 247 a.C.). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Mercenários e transformações nos padrões táticos gregos durante as Guerras dos Diádocos, 323-301 a.C.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Inovações militares na Cartago helenística, da expedição de Agátocles à invasão romana durante a Primeira Guerra Púnica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. "Nenhum tirano destruirá nossa cidade!": controle oligárquico e fracasso da ascensão tirânica na Cartago helenística pré-Bárcida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Poder monárquico e arte da guerra na Magna Grécia e na Sicília helenística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. A interação cultural siciliana e sua relação com a introdução da guerra helenística em Cartago (255-237 a.C.). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. A reforma militar cartaginesa (255-237 a.C.) e seus antecedentes sicilianos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Considerações sobre os elementos constitutivos da tradição militar helenística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; CONDILO, C. ; PINTO, A. F. M. . Elaboração de normas departamentais para Auxílio para Participação de Alunos de Graduação em Eventos Científicos. 2018.

2.
ASSIS, A. ; SANT'ANNA, Henrique Modanez de ; PEGORARO, J. . Parecer sobre o pedido de Credenciamento como orientador dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Prof. Dr. Luiz César de Sá Júnior. 2018.

3.
ASSIS, A. ; SANT'ANNA, Henrique Modanez de ; BROCHADO, C. C. . Parecer sobre o pedido de Credenciamento como orientador dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Prof. Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins. 2018.

4.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Parecer sobre artigo para a Revista de Estudos Clássicos Phaos. 2018.

5.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Parecer sobre artigo para a Revista Archai. 2018.

6.
SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE. Parecer sobre readequação do Regulamento do PPGHIS da UnB à Resolução CEPE-UnB 2017. 2017.

7.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Parecer sobre artigo para a Revista Territórios e Fronteiras (UFMT). 2017.

8.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Parecer sobre o pedido de Credenciamento como orientadora dos cursos de Mestrado e Doutorado da Profa. Dra. Diva do Couto Gontijo Muniz. 2017.

9.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Parecer sobre o pedido de Credenciamento Pesquisadora Colaboradora da Profa. Dra. Diva do Couto Gontijo Muniz. 2017.

10.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Parecer sobre o pedido de Credenciamento como orientador dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Prof. Dr. André Gustavo de Melo Araújo. 2017.

11.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Parecer sobre artigo para a Revista Archai. 2017.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROCHA, S. L. R.; SILVA, M. A. O.; SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Participação em banca de Emanuelle Alves Melo. A prudência de Nícias: estudo acerca do éthos de Nícias em Tucídides e em Plutarco. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; VENTURA, G.; LESSA, F.; SILVA, E. C. M.; FRANCO, S. P.. Participação em banca de Alessandra André Chiminazzo. A fabricação da basileia helenística: um estudo sobre o governo de Antígono Monoftalmo e Demétrio Poliorcetes. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; REDE, M.; VARGAS, A. Z.; SEBASTIANI, B.. Participação em banca de Matheus Treuk Medeiros de Araújo. O Império Aquemênida em Heródoto: identidade e política nas Histórias. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade de São Paulo.

3.
DOBRORUKA, V. C. R. A.; HENZE, M.; NOGUEIRA, P.; SANT'ANNA, HENRIQUE MODANEZ DE; VIDIGAL, C. E.. Participação em banca de Marcus Vinícius Ramos. O livro e o manuscrito: tradução e comentários sobre o Apocalipse Siríaco de Daniel. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

4.
VARGAS, A. Z.; GONCALVES, A. T. M.; SANT'ANNA, Henrique Modanez de; RODRIGUES, M. C. M.; MACEDO, J. R.. Participação em banca de Lyvia Vasconcelos Baptista. O logos da Guerra Pérsica: uma análise da perspectiva histórica da obra de Procópio de Cesareia (século VI d.C.). 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
DOBRORUKA, V. C. R. A.; NOGUEIRA, P.; SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Participação em banca de Raul Vitor Rodrigues Peixoto. As interações de uma tradição apocalíptica nas literaturas zoroastrista e judaica: um estudo comparado da temática do ordálio universal na Yasna 51, Grande Bundahishina 34 e Livro Etiópico de Enoque 67. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; VENTURA, G.; FELDMAN, S.. Participação em banca de Alessandra André. A construção da basileia helenística: um estudo do governo de Antígono I e Demétrio Poliorcetes (321 ? 301 a.C.). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COELHO, M.F.P.C.; SANT'ANNA, Henrique Modanez de; FONSECA, Celso Silva. Participação em banca de José Vítor de Lucena Canabrava.O controle das florestas reais inglesas: da conquista normanda à Magna Carta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; DOBRORUKA, V. C. R. A.; LOPES, A. L.. Participação em banca de Paulo Augusto Naoum Sousa.Estranha oposição: o relacionamento diplomático e militar entre Esparta e a Macedônia durante os reinados de Filipe II e Alexandre III. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

3.
DOBRORUKA, V. C. R. A.; SANT'ANNA, Henrique Modanez de; PEIXOTO, R. V. R.. Participação em banca de Antônio Carlos Oliveira Silva.Quem deveria ficar com os ossos? Análise da repulsa de Alexandre, o Grande, à uma prática funerária bactriana no século IV a.C.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

4.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; COELHO, M.F.P.C.; FONSECA, Celso Silva. Participação em banca de André Barros Curado Fleury.A ordem eclesiástica da sociedade corporativa: discurso e poder nas Siete Partidas e nas Ordenações Afonsinas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

5.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; DOBRORUKA, V. C. R. A.; FONSECA, Celso Silva. Participação em banca de Raul Brochado Maravalhas."Entre as estátuas": uma revisão das teorias convencionais sobre as origens indo-iranianas da estátua de Daniel 2. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

6.
DOBRORUKA, V. C. R. A.; SANT'ANNA, Henrique Modanez de; RAMOS, M. V.. Participação em banca de Mariana Sant'Ana Fioravanti de Almeida.O "duplo batismo" durante o papado de Calisto I na Roma do séc.III. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; FONSECA, Celso Silva; RODRIGUES, N. B.. Banca de Seleção de Professor Substituto na área de História Antiga/Medieval. 2016. Universidade de Brasília.

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; DOBRORUKA, V. C. R. A.; LEMOS, T. T.. Banca de Seleção de Professor Substituto na área de História Antiga. 2014. Universidade de Brasília.

3.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; SILVA, P. R. S.; NAVES, R. R.. Banca de Seleção de Professor Substituto na área de Línguas Clássicas: Latim. 2013. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Internacional e IV Nacional de Estudos Sobre o Mediterrâneo Antigo.O rei helenístico e seu exército: algumas considerações sobre o 'ritual de aclamação'. 2013. (Encontro).

2.
V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval.Aspectos da realeza helenística e seus impactos na criação do reino da Pártia (ca. 247 a.C.). 2013. (Encontro).

3.
I Congresso Nacional do Curso de História da PUC-GO e I Encontro Científico da Licenciatura em História da PUC-GO. Mercenários e transformações nos padrões táticos gregos durante as Guerras dos Diádocos, 323-301 a.C.. 2012. (Congresso).

4.
Práticas Militares na Grécia Antiga.Poder monárquico e arte da guerra na Magna Grécia e na Sicília helenística. 2011. (Outra).

5.
VI Seminário Interno do PEJ."NENHUM TIRANO DESTRUIRÁ NOSSA CIDADE!": CONTROLE OLIGÁRQUICO E FRACASSO DA ASCENSÃO TIRÂNICA NA CARTAGO HELENÍSTICA PRÉ-BÁRCIDA. 2011. (Seminário).

6.
X Semana de História da UFG.Inovações militares na Cartago helenística, da expedição de Agátocles à invasão romana durante a Primeira Guerra Púnica. 2011. (Encontro).

7.
II Colóquio de pesquisas da história: arte, poder e sociedade.A interação cultural siciliana e sua relação com a introdução da guerra helenística em Cartago (255-237 a.C.). 2009. (Encontro).

8.
IV Simpósio Internacional de História.A reforma militar cartaginesa e seus antecedentes sicilianos. 2009. (Simpósio).

9.
III Seminário Interno do Projeto de Estudos Judaico-Helenísticos.Considerações sobre os elementos constitutivos da tradição militar helenística. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de. II Seminário Internacional do Laboratório Serápis. 2015. (Outro).

2.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; COELHO, M.F.P.C. . I Seminário Internacional do Laboratório Serápis. 2014. (Outro).

3.
SANT'ANNA, Henrique Modanez de; DOBRORUKA, V. C. R. A. . VII Seminário do Projeto de Estudos Judaico-Helenísticos - PEJ. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vitoria Kananda Antun e Araújo. Alexandre Magno e os impactos da prática de nomeação dos oficiais no comando das guarnições imperiais. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Isadora Costa Fernandes. A cortesã helenística: um estudo do papel das hetairai na sociedade de corte entre Alexandre e os epígonos. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Vitória Gonçalves. Pompeu triunfante: um estudo do significado político de seu terceiro triunfo militar (61 a.C.). Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Henrique Klein Braga. A adaptabilidade logística do exército macedônico de Alexandre, o Grande. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Alvares Freire. Nikator, Euergetes e Soter: a simbologia do poder monárquico na consolidação dos lágidas entre as tropas, as poleis e a corte. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade de Brasília, . Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

2.
Rodrigo Nunes do Nascimento. Deuses, heróis e homens: a legitimação de Seleuco e sua dinastia à luz da deificação de Alexandre. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

3.
Danilo Correa Bernardino. O diadema como insígnia real helenística: um estudo sobre a construção da monarquia pessoal de Alexandre Magno. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

4.
Beatriz Aires Fernandes Cunha. Uma monarquia em mutação: um estudo sobre a corte e o exército macedônicos entre a morte de Alexandre e o acordo da Babilônia (323-320 a.C.). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade de Brasília, . Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

5.
Ana Letícia Contador. Irrepreensível Alexandre: um estudo sobre a tyché de Alexandre, segundo Plutarco. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Alexandre Galvão Carvalho. 2018. Universidade de Brasília, . Henrique Modanez de Sant'Anna.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro Santos Ferreira. Arenas da política e do sangue: os usos políticos dos jogos gladiatórios sob os primeiros imperadores romanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

2.
Luiz Carlos Camargo Oberst. Aspectos do imperialismo ateniense na oração fúnebre de Péricles e em 'As Suplicantes' de Eurípides. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

3.
Fernanda Alvares Freire. Os fundamentos da basileia helenística: Ptolomeu I e a criação da dinastia Lágida (323-283 a.C.). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

4.
Danilo Correa Bernardino. Alexandre Magno e o exército macedônico: os motivos para a indisciplina do exército no ano de 324 a.C., após o anúncio da dispensa dos incapacitados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

5.
Danniel Luiz Alves da Costa. Como sobreviver a um desastre militar, ou a recuperação romana após a batalha de Canas (216 a.C.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

6.
Fábio dos Santos Reis. Caio Mário, um revolucionário popular? O problema do recrutamento de capite censi nos finais do século II a.C.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

7.
Sara Daiane da Silva José. O anticristo do apocaliose siríaco de Daniel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

8.
Beatriz Aires Fernandes Cunha. Quae sunt Alexandri, Alexandro: versões para a morte de Alexandre Magno e a disputa inicial pela sucessão na Babilônia, em 323 a.C.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

9.
Camilla Nunes Campos. A escrita da história em Políbio: Timeu e a antítese do historiador ideal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

Iniciação científica
1.
Vitória Kananda Antun e Araújo. Alexandre Magno e os impactos da prática de nomeação dos oficiais no comando das guarnições imperiais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

2.
Isadora Costa Fernandes. Prostituição e poder: uma análise do papel das hetairai e dos impactos das relações poligâmicas entre Alexandre e os primórdios do mundo helenístico. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

3.
Vitória Gonçalves de Souza. Representação e Circunstância: o terceiro triunfo de Pompeu e suas especificidades. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

4.
Leandro Santos Ferreira. Arenas da política e do sangue: O uso político dos jogos gladiatórios sob os primeiros imperadores romanos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

5.
Leandro Santos Ferreira. Arenas da política e do sangue: os usos políticos dos jogos gladiatórios sob os primeiros imperadores romanos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

6.
Amanda Monteiro Bortoluzzi Pires. A introdução do culto a Serápis no Egito helenístico, ou como se fabrica um governante legítimo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

7.
Danilo Correa Bernardino. Os impactos políticos da peregrinação ao oásis de Siva: Alexandre, filho de Zeus-Amon. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

8.
Fernanda Alvares Freire. A coroação dos Diádocos revisitada: o caso de Ptolomeu Sóter. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

9.
Luiz Carlos Camargo Oberst. Mercenários gregos na expedição da Sicília (416-415 a.C.). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

10.
Camilla Nunes Campos. Políbio e o mercenarismo: por que mercenários não lutam tão arduamente quanto soldados-cidadãos?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

11.
Beatriz Aires Fernandes Cunha. Mercenários gregos na expedição de Alexandre, de sua ascensão ao trono à batalha de Granico (336-334 a.C.). 2013. Iniciação Científica - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

12.
Beatriz Aires Fernandes Cunha. Pirro do Epiro e o resgate da figura de Alexandre Magno. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

13.
Fernanda Alvares Freire. Ptolomeu I e a criação da dinastia lágida. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

14.
Danilo Correa Bernardino. Alexandre Magno e a transformação da monarquia macedônica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.

Orientações de outra natureza
1.
Alexandre Galvão Carvalho. Supervisão das atividades de pesquisa referentes à licença sabática. 2016. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade de Brasília. Orientador: Henrique Modanez de Sant'Anna.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 6:35:35