Mércia Cabral de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8927894099197444
  • Última atualização do currículo em 19/05/2018


Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor convidado da Universidade Candido Mendes e professor II - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Currículo, Avaliação e Deficiências Múltiplas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mércia Cabral de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação.
Rua Afonso Cavalcanti, 455 sala 461
Rio de Janeiro
20211901 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 29761014


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO -PROPED.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Colaboração e Inclusão Escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: elementos em diálogo para/com/sobre a produção curricular, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Rosana Glat.
Palavras-chave: Colaboração; Inclusão Escolar; Ensino Colaborativo; Políticas de Educação Especial; Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2006 - 2008
Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Avaliação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Construindo uma nova prática educacional,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Rosana Glat.
Palavras-chave: Educação Especial; AVALIAÇÃO; Educação Inclusiva; Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1990 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em Contribuições da etnografia em pesquisas na educação especial. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Abordagem Qualitativa de Pesquisa em Educação Especial. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2005 - 2005
Educação Inclusiva Direito a Diversidade. (Carga horária: 40h).
MEC-SEESP- Secretaria de Educação Especial, MEC/SEESP, Brasil.
2005 - 2005
Império e Currículo. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2004 - 2004
Escrevendo com Símbolos. (Carga horária: 21h).
Instituto Helena Antipoff, SME/IHA, Brasil.
2004 - 2004
Escrevendo com Símbolos. (Carga horária: 21h).
Centro de novas tecnologias de informação, CNOTINFOR, Portugal.
2004 - 2004
Desenvolvimento Humano e Práticas Sociais: Linguag. (Carga horária: 130h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2004
Desenvolvimento Humano e Práticas Sociais: Linguag. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Educação Inclusiva Direito a Diversidade. (Carga horária: 30h).
MEC/SEESP - Secretaria de Educação Especial, SEESP, Brasil.
2003 - 2003
Educação Inclusiva no Brasil. (Carga horária: 21h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
2000 - 2000
Capacitação e treinamento para profissionais na área da surdocegueira. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2000 - 2000
Relações entre psicologia e educação no Brasil. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
1998 - 1998
Os estudos sobre os surdos. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
1997 - 1997
Braille e Sorobã. (Carga horária: 40h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
1997 - 1997
Múltipla Deficiência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Multieducação. (Carga horária: 72h).
SME - Rio de Janeiro, SME-RIO, Brasil.
1997 - 1997
Pessoas com Deficiências Múltiplas. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Braille e Sorobã. (Carga horária: 40h).
Instituto Helena Antipoff, SME/IHA, Brasil.
1990 - 1990
Formação de Alfabetizadores. (Carga horária: 12h).
Instituto Superior de Estudos Gerenciais, ISEG, Brasil.
1990 - 1990
Método Clínico Piagetiano. (Carga horária: 60h).
Centro de Estudos e Praxis Jean Piaget, CEPJP, Brasil.
1989 - 1989
Atualiz e Aperf de Educadores nas Deficiencias. (Carga horária: 80h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - módulos: Projeto Político Pedagógico, Avaliação e Currículo

Atividades

06/2007 - 11/2007
Ensino, Educação Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo e adaptação curricular
Avaliação
Projeto Político Pedagógico

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
O grupo de Pesquisa mantém o site : http://www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br/ , para consultas sobre a produção.

Atividades

03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, .


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor de Módulos no Programa de Pós-Graduação da Universidade Candido Mendes

Atividades

03/2006 - Atual
Ensino, Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminários Avançados em Educação Especial: Tópicos Conceituais
03/2005 - 06/2005
Ensino, Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Projetos Educacionais para uma escola inclusiva
Seminários Avançados:Tópicos Conceituais
03/2004 - 05/2004
Ensino, Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Projetos Educacionais para uma Escola Inclusiva
Seminários Avançados: Tópicos Conceituais
03/2003 - 05/2003
Ensino, Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Projetos Educacionais para uma Escola Inclusiva
Seminários Avançados: Tópicos Conceituais

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, E/SUBE/CED, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II - MM6, Carga horária: 40


Instituto Helena Antipoff, SME-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II Nível 4, Carga horária: 40
Outras informações
A Institutição é um órgão da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que orienta e acompanha a polítca de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Atividades

01/2001 - Atual
Direção e administração, Instituto Helena Antipoff, .

Cargo ou função
Assistente da Direção do Instituto Helena Antipoff.
01/2001 - Atual
Serviços técnicos especializados , Instituto Helena Antipoff, .

Serviço realizado
Avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais.
01/1995 - 12/2000
Direção e administração, Instituto Helena Antipoff, .

Cargo ou função
Coordenação de Equipe de Acompanhamento no Instituto Helena Antipoff.
05/1992 - 01/1995
Direção e administração, Instituto Helena Antipoff, .

Cargo ou função
Elemento de Equipe no Programa de Acompanhamento a Escolas Especiais.
05/1985 - 04/1992
Direção e administração, Escola Especial Marechal Mascarenhas de Moraes - SME-Rio, .

Cargo ou função
Professor Regente em Escola Especial no Municipio do Rio de Janeiro.

Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: MESTRANDO EM EDUCAÇÃO, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Educação Inclusiva e Processos Educacionais

Objetivo: Objetivo: 1 - Analisar e descrever os mecanismos de inclusão e exclusão derivados das representações determinantes nas relações do aluno com a escola, desde o ponto de vista da identidade do sujeito escolar e o do das macro-representações subjacentes ao conceito moderno de sujeito escolar. 2 - Analisar e descrever as condições de inclusão de sujeitos cognoscentes em contextos escolares marcados pela diversidade, tomando por parâmetro a análise de sistemas cognitivos em processo de desenvolvimento proximal. 3 - Analisar e descrever o impacto dos diferentes tipos de deficiência na caracterização de sujeitos cognoscentes, visando a definir parâmetros para a identificação dos portadores de necessidades educativas especiais à condição de alunos no ensino formal, bem como as adaptações curriculares e prático-educativas. 4 - Analisar a linguagem, sua fenomenologia e seus sistemas de expressão e representação enquanto fatores interferentes na produção de conhecimentos e na inserção dos sujeitos nos processos educacionais. 5 - Descrever a natureza conceitual do processo de letramento, tomado como fenômeno de natureza cognitivo-cultural associado aos modos do pensamento humano e aos movimentos de desenvolvimento proximal provocados a partir das relações interpessoais..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação Especial.


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ENCAMINHAMENTOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Descrição: Este projeto tem como objeto de estudo o processo de avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais numa perspectiva educacional e inclusiva. Para tal será realizada uma ação metodológica de cunho qualitativa. Nessa perspectiva e visando alcançar o envolvimento necessário para descortinar, criar e recriar práticas e conhecimentos que sejam suportes para uma escola de qualidade optamos por associar a etnografia e a pesquisa-ação. Serão consideradas as seguintes áreas: projeto político pedagógico e as práticas avaliativas desenvolvidas; gestão escolar, capacitação docente. Especificamente pretendemos: 1) identificar as estratégias e os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores de uma escola pública municipal com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e que estão incluídos em classes comuns; 2) constituir um protocolo que possibilite aos professores pesquisados identificar aspectos de sua prática avaliativa em consonância com uma perspectiva inclusiva. O foco nas práticas avaliativas relaciona-se diretamente à formação dos professores, frente às demandas de alunos com peculiaridades e necessidades que não são previstas em situações de aprendizagens tradicionais. Nessa perspectiva ampliar o diálogo entre a Universidade e o lócus do fazer pedagógico pode favorecer a compreensão sobre a atuação dos professores no cotidiano escolar, bem como os conhecimentos necessários para superar os impasses que emergem na formação desses profissionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mércia Cabral de Oliveira - Integrante / Rosana Glat - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2012 - 2016
Convivência, garantia de direitos e violência em debate na escola do século XXI
Descrição: O projeto visava a formação de professores para atuarem na proteção da criança e do adolescente contra violação de direitos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, M. C.; BLANCO, L. M. V. . Alunos com Deficiência Física e Deficiência Múltipla:um novo contexto de sala de aula. In: Rosana Glat. (Org.). Educação Inclusiva:Cultura e Cotidiano Escolar. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, v. Vol VI, p. 9-210.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, M. C.. Currículo e direitos humanos: tensões no cotidiano das propostas em educação. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares, 2014, Braga. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Braga: Universidade do Minho Centro de investigação em Educação (CIEd), 2014. p. 1982-1986.

2.
OLIVEIRA, M. C.; GLAT, R. . AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ENCAMINHAMENTOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007, LONDRINA. ANAIS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. LONDRINA - PR: EDITORA ABPE, 2007. p. 01-07.

3.
ANTUNES, K. ; PLETSCH, M. ; OLIVEIRA, M. C. . A Educação Especial no Paradigma da Inclusão: a experiência da Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro. In: Forum Mundial de Educação, 2006, Nova Iguaçu. Anais do Forum Mundial de Educação, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. C.. Convivência, garantia de direitos e violência em debate na escola do século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, M. C.. Currículo e direitos humanos: tensões no cotidiano das propostas em educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, M. C.. Problemas Cognitivos e Comportamentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, M. C.. Prevenção da Violência e garantia de Direitos da Criança e do Adolescente na Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, M. C.. Prevenção dos Castigos Corporais e Humilhantes na Primeira Infância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OLIVEIRA, M. C.. UNISUAM Inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, M. C.. Práticas pedagógicas inclusivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, M. C.. Contextos de Violência e suas Relações com o Ambiente Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, M. C.. Um diálogo sobre as relações de ensino no espaço escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, M. C.. Bullying - aspectos e repercurssões. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OLIVEIRA, M. C.. Inclusão de alunos com deficiências físicas e múltiplas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
OLIVEIRA, M. C.. Repensando a inclusão da perspectiva do trabalho pedagógico realizado na sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GLAT, R. ; OLIVEIRA, M. C. ; SILVA, D. N. H. . Inclusão escolar de alunos com deficiências: recortes sob a ótica da avaliação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, M. C.; GLAT, R. . AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ENCAMINHAMENTOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
OLIVEIRA, M. C.. Deficiência Múltipla. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
OLIVEIRA, M. C.. Paralisia Cerebral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GLAT, R. ; PLETSCH, M. ; ANTUNES, K. ; OLIVEIRA, M. C. . A Educação Especial no Paradigma da Inclusão: a experiência da Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, M. C.. Política do município do Rio de Janeiro em atendimento a proposta de educação inclusiva: uma amostragem significativa e reflexiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
OLIVEIRA, M. C.. Desenvolvimento de Competências e Ações Inclusivas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
OLIVEIRA, M. C.. Educação Inclusiva na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
OLIVEIRA, M. C.. Educação Especial, Políticas Públicas e sistemas de ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
OLIVEIRA, M. C.. Fundamentando a Formação de Professores do Ensino Regular para a Prática Inclusiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
OLIVEIRA, M. C.. Transformando Violência em Arte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
OLIVEIRA, M. C.. Em busca de uma escola inclusiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
OLIVEIRA, M. C.. A Avaliação e Educação Inclusiva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
OLIVEIRA, M. C.. O Currículo na Escola Inclusiva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
OLIVEIRA, M. C.. Responsabilidade Social Dialogando com as Diferenças. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
OLIVEIRA, M. C.. Alunos com Necessidades de Educação Especial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
OLIVEIRA, M. C.. Adaptações Curriculares. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
OLIVEIRA, M. C.. Deficiência Múltipla: Implicações Educacionais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
OLIVEIRA, M. C.. Alfabetização - a pluralidade do processo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
OLIVEIRA, M. C.. Método Professora Emília Ferreiro. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, M. C.. Projeto Político Pedagógico na Educação Inclusiva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
OLIVEIRA, M. C.. Adaptações Curriculares e Avaliação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
OLIVEIRA, M. C.. Educação Inclusiva: Estigma e Preconceitos e Projetos de Inclusão Social. 2009. .

4.
OLIVEIRA, M. C.. Projeto Político Pedagógico na Educação Inclusiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
OLIVEIRA, M. C.. Adaptações Curriculares e Avaliação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
OLIVEIRA, M. C.. Educação Especial. 2006. (Dinamização de oficina).

7.
OLIVEIRA, M. C.. Seminários Avançados: Tópicos Conceituais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
OLIVEIRA, M. C.. Projetos Educacionais para uma Escola Inclusiva. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
OLIVEIRA, M. C.. A Inclusão da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
OLIVEIRA, M. C.. Sala de recursos - benefícios possíveis. 2005. (Palestra).

11.
OLIVEIRA, M. C.. A inclusão da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais. 2005. (Palestra).

12.
OLIVEIRA, M. C.. Estudo etnográfico do cotidiano escolar e desenvolvimento de estratégias pedagógicas de ensino-aprendizagem. 2005. (Palestra).

13.
OLIVEIRA, M. C.. Educação Inclusiva - um direito. 2004. (Palestra).

14.
OLIVEIRA, M. C.. Fundamentando a formação de professores do ensino regular para aprática inclusiva. 2004. (Palestra).

15.
OLIVEIRA, M. C.. Em busca de uma escola inclusiva. 2004. (Palestrante).

16.
OLIVEIRA, M. C.. A avaliação e a educação inclusiva. 2003. (Palestra).

17.
OLIVEIRA, M. C.. O currículo na escola inclusiva. 2003. (Palestra).

18.
OLIVEIRA, M. C.. Responsabilidade social - dialogando com as diferenças. 2003. (Palestra).

19.
OLIVEIRA, M. C.. Práticas Inclusivas. 2002. .

20.
OLIVEIRA, M. C.. Capacitação Pedagógica do sub-projeto Fracasso Escolar. 1995. .

21.
OLIVEIRA, M. C.. Capacitação Pedagógica do sub-projeto Fracasso Escolar. 1995. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
37ª Reunião Anual da Anped. 2015. (Congresso).

2.
Metodologia participativa e colaborativa: aprendizagem baseada em problemas (PBL) e grupo tutorial. 2015. (Outra).

3.
Encontro Regional das Ações Estratégicas do PETI. 2014. (Encontro).

4.
I Colóquio Municipal de Controle Social. 2014. (Outra).

5.
Promoção da Educação Inclusiva. 2014. (Outra).

6.
XI Colóquio sobre Questões Curriculares.Currículo e direitos humanos: tensões no cotidiano das propostas em educação. 2014. (Outra).

7.
Conferência da Educação da Cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Outra).

8.
Encontro Estadual: Ministério Público pela Paz nas Escolas. 2013. (Encontro).

9.
XIV Encontro Nacional do Congemas. 2012. (Encontro).

10.
34ª Reunião Anual da Anped. 2011. (Congresso).

11.
I Encontro Multidisciplinar entre Profissionais das Áreas de Saúde, Educação e Justiça. 2010. (Encontro).

12.
32ª Reunião Anual da Anped. 2009. (Congresso).

13.
Conferência da Educação da Cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Outra).

14.
Seminário de Educação Inclusiva. 2009. (Seminário).

15.
Seminário Internacional Profissão Professor. 2009. (Seminário).

16.
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2009. (Congresso).

17.
31ª Reunião Anual da Anped. 2008. (Congresso).

18.
I Encontro Municipal de Formação. 2008. (Encontro).

19.
II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2008. (Outra).

20.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

21.
ANPED - 30ª Convenção anual. 2007. (Outra).

22.
IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ENCAMINHAMENTOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. 2007. (Congresso).

23.
29ª Reunião Anual da Anped. 2006. (Congresso).

24.
29ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Encontro).

25.
Forum Mundial de Educação.Política do município do Rio de Janeiro em atendimento a proposta de educação inclusiva: uma amostragem significativa. 2006. (Outra).

26.
Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu. 2006. (Outra).

27.
Seminário Integrado do E/DGED - Desafios do Cotidiano. 2006. (Seminário).

28.
Fórum de Atualização da Multieducação. 2005. (Outra).

29.
I Encontro de Educação Especial.Educação Especial, políticas públicas e sistemas de ensino. 2005. (Encontro).

30.
III Jornada Pedagógica do Programa Educação em Ação/UCAM.Formação docente em debate. 2005. (Outra).

31.
III Jornada Pedagógica do Programa Educação em Ação/UCAM.Temas sobre Educação Inclusiva. 2005. (Outra).

32.
II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores. 2005. (Seminário).

33.
XI Congresso Nacional da FENASP. 2005. (Congresso).

34.
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa. 2004. (Encontro).

35.
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Encontro).

36.
An International Conference on Universal Design. 2004. (Congresso).

37.
Designing for the 21st Century II Core-Conference. 2004. (Congresso).

38.
II Seminário Integrado "As vozes e os sentidos da prática pedagógica". 2004. (Seminário).

39.
II Seminário Integrado da Diretoria de Educação Fundamental. 2004. (Seminário).

40.
26ª Reunião Anual da Anped. 2003. (Congresso).

41.
26ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2003. (Encontro).

42.
I Fórum do Município do Rio de Janeiro sobre Pessoas Portadoras de Deficiência. 2003. (Encontro).

43.
V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2003. (Outra).

44.
Seminário Latino-Americano de Educação. 2002. (Seminário).

45.
II Seminário Nacional de Bibliotecas Braille. 2001. (Seminário).

46.
Seminário Educação e tempo livre. 2001. (Seminário).

47.
23ª Reunião Anual da Anped. 2000. (Congresso).

48.
Congresso Internacional de Educação Pública. 2000. (Congresso).

49.
21ª Reunião Anual da Anped. 1998. (Congresso).

50.
Programa de Aceleração da Aprendizagem. 1998. (Encontro).

51.
X Congresso Internacional do ICEVI. 1997. (Congresso).

52.
Congresso Internacional Cidade e Educação na Cultura pela Paz. 1996. (Congresso).

53.
I Congresso Nacional de Educação do Deficiente Visual. 1996. (Congresso).

54.
Piaget, Vygotsky e Freinet nesse lugar chamado escola. 1996. (Simpósio).

55.
Seminário de Planejamento e Avaliação. 1996. (Seminário).

56.
I Congresso Nacional da Evolução Educacional Terapêutica e Científica da Pessoa com Deficiência. 1992. (Congresso).

57.
I Encontro da ABPMC. 1992. (Encontro).

58.
I Encontro Nacional de Educação Especial. 1992. (Encontro).

59.
I Encontro de Educação Sexual do Rio de Janeiro. 1990. (Encontro).

60.
Olimpíada Interna da Escola Especial Mal. Mascarenhas de Moraes. 1990. (Olimpíada).

61.
V Jogos Municipais McDonald's/SME para portadores de deficiências. 1986. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, M. C.. Seminário Convivência, Garantia de Direitos e Violência na Escola do século XXI. 2016. (Outro).

2.
OLIVEIRA, M. C.. I Conferência Municipal dos Direitos Humanos. 2014. (Outro).

3.
OLIVEIRA, M. C.. Debate sobre o filme Um dia especial. 2014. (Outro).

4.
OLIVEIRA, M. C.. Educação em Direitos Humanos. 2014. (Outro).

5.
OLIVEIRA, M. C.. Currículo e Culturas. 2014. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, M. C.. VII Congresso Carioca da ABENEPI. 2014. (Congresso).

7.
OLIVEIRA, M. C.. Conferência da Educação da Cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

8.
OLIVEIRA, M. C.. Gestão e Planejamento Educacional. 2007. (Outro).

9.
OLIVEIRA, M. C.. Meu aluno não aprende: o que está acontecendo?. 2006. (Outro).

10.
OLIVEIRA, M. C.. História, formação de professores e saberes escolares. 2006. (Outro).

11.
OLIVEIRA, M. C.. Educação Especial. 2006. (Outro).

12.
OLIVEIRA, M. C.. Formação Docente em Debate. 2005. (Outro).

13.
OLIVEIRA, M. C.. Temas sobre Educação Inclusiva. 2005. (Outro).

14.
OLIVEIRA, M. C.. Educação Inclusiva: uma realidade possível. 2003. (Outro).

15.
OLIVEIRA, M. C.. Inclusão - um desejo de todos nós. 2003. (Outro).

16.
OLIVEIRA, M. C.. Projeto Político Pedagógico. 2000. (Outro).

17.
OLIVEIRA, M. C.. II Centro de Estudos Integrado. 1997. (Outro).

18.
OLIVEIRA, M. C.. Encontro sobre a Tolerância na América Latina e no Caribe. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marisa Santos. Sexualidade da Pessoa com Deficiência Mental: questões para reflexão.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Mércia Cabral de Oliveira.

2.
Elizabeth Novaes. Ainclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Mércia Cabral de Oliveira.

3.
Cláudia de Souza. Alunos portadores de paralisia cerebral: Reflexões sobre as diferentes linguagens expressivas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Mércia Cabral de Oliveira.

4.
Simone de Lacerda Assunção. A trajetória institucional da Educação Especial no Brasil. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Mércia Cabral de Oliveira.

5.
Terezinha Mª Marques Ramos. A Inclusão dos Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino médio técnico profissional na Rede de Ensino FAETEC. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Mércia Cabral de Oliveira.

6.
Erica Guimarães Pimentel. A metodologia utilizada na Educação de Autistas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Mércia Cabral de Oliveira.

7.
Maria Amélia Pina Moraes. INES - Centro de Referência em Educação - Um agente de inclusão social do surdo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação (Latu Sensu) Especialização) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Mércia Cabral de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 20:47:10