Lilian Sagio Cezar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3579465183157792
  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Antropóloga. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais - UENF. Coordenadora da Unidade Experimental de Som e Imagem (UESI - UENF). Pesquisadora do GRAVI (USP), NEABI (UENF) e PESCARTE (IBAMA/ Petrobras/ FIA/ UENF). Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Visual, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Políticas Sociais e Políticas Culturais atuando principalmente nos seguintes temas: festas brasileiras, artesanato, memória, identidade e patrimônio cultural. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2010). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian Sagio Cezar
Nome em citações bibliográficas
CEZAR, Lilian Sagio;CEZAR, L.S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem.
Av. ALberto Lamego, 2000, CCH, SALA 105
Pq. Califórnia
28015-210 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27397084


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Antropologia Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O velado e o revelado: imagens da festa de Congada, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Sylvia Caiuby Novaes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Antropologia Visual; Alteridade; Congadas; Memória; Imagem; Patrimônio Cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: ANTROPOLOGIA VISUAL / Especialidade: Filme Etnográfico.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Informação e comunicação.
2003 - 2005
Mestrado em Multimeios.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Congada e a Câmera: ação afro-descendente e representação midiática,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Haydée Dourado de Faria Cardoso.
Palavras-chave: Congadas; Antropologia; Comunicação; Fotografia; Jornais; Televisão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros.
2001 - 2003
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Análise Institucional.


Formação Complementar


2011 - 2011
Encontro e Worksop com documentarista Gary Kildea. (Carga horária: 10h).
Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP, LISA USP, Brasil.
2008 - 2008
Summer School on Cultural Diversity.
ALMA MATER STUDIORUM ? UNIVERSITA di BOLOGNA, UNIBO, Itália.
2008 - 2008
Curso de Elaboração de Projetos Sociais.
Perspectiva Social Consultoria e Assessoria - Instituto Ghaya, GHAYA, Brasil.
2006 - 2006
Documentário etnográfico: uma arte empírica?. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas na Graduação - Curso de Bacharelado em Ciências Sociais: Metodologia de Pesquisa II; TEM (Tópicos Especiais em Metodologia) - Métodos de Pesquisa e Imagem em Ciências Humanas (Instrumental) /// Disciplinas Ministradas no Programa de Pós Graduação em Políticas Sociais: Teoria Social; Tópicos Especiais em Políticas Culturais: Diversidade e Comunicação; Tópicos Especiais em Políticas Culturais: Memória e Imagem

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências do Homem, .

10/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências do Homem, .

Cargo ou função
Coordenadora da Unidade Experimental de Som e Imagem - UESI/ UENF.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações
Desde 2005 - pesquisador vinculado ao Grupo de Antropologia Visual (GRAVI) junto ao Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA) - PPGAS/ USP.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário DGRH, Carga horária: 40

Atividades

1/2001 - 3/2002
Estágios , Reitoria, Pro-Reitoria de Pesquisa.

Estágio realizado
Estágio em Ciências Sociais.

Cepec, CEPEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

2/1998 - 2/1999
Estágios , Cepec, .

Estágio realizado
Elaboração de Relatórios, pesquisa em arquivos, bibliotecas, transcrições.


Linhas de pesquisa


1.
Antropologia Visual aplicado à investigação de memórias, identidades e fazeres artesanais de festas entre Comunidades Pesqueiras do Norte Fluminense interlocutoras do Projeto PESCARTE


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Antropologia Visual aplicado à investigação de memórias, identidades e fazeres artesanais de festas entre Comunidades Pesqueiras do Norte Fluminense interlocutoras do Projeto PESCARTE
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a produção artesanal articulada a partir da produção de festas junto às comunidades Pesqueiras do Norte Fluminense enquanto lócus social em que memórias, valores e padrões culturais são preservados e recriados, a partir de imbricados processos históricos de longa duração. A partir de recorte qualitativo e do emprego dos princípios metodológicos pautados na Antropologia Visual busca-se representar as expressões da memória coletiva dos festeiros e artesãos, em sua forma tradicional de transmissão de conhecimento e estéticas enquanto expressões artísticas regionais e elemento constituinte da identidade e cultura local. Questionamos se seriam essas identidades locais vinculadas às festas, religiosidades e memórias impeditivas ou dificultadoras da realização de processos mais amplos de articulação de arranjos produtivos econômicos, focados na pesca artesanal, conforme mobilização realizada pelo Projeto PESCARTE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lilian Sagio Cezar - Coordenador / Geraldo Márcio Timóteo - Integrante / Rafaella Theis - Integrante / Allef Santos Loureiro - Integrante / Luísa Linhares Mota da Silva - Integrante / Maria Clara Montalvão de Oliveira - Integrante / Mirian Alvarenga Fagundes da Silva - Integrante / Priscila Lucas de Oliveira Castro - Integrante / Sibele Souza Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Fundação Instituto de Administração - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2015 - 2016
I Jornada Regional de Arte e Cultura na Educação: Desafios e Possibilidades.
Descrição: FAPERJ Processo E-26/010.000431/2015. Tendo a política educacional como recorte conceitual e a busca em ampliar os debates e inserção de temáticas voltadas para a diversidade cultural, como base metodológica de ação produzimos o evento articulando projetos e planos de ação de distintos núcleos e grupos de pesquisadores, buscando ampliar a articulação do Centro de Ciências do Homem da UENF em redes interinstitucionais locais e regionais. O I Encontro elege como tema o ensino da arte como possibilidade de fomento ao diálogo, produção e valorização da cultura. Realizamos oficinas, mostras, atividades culturais e a realização de uma em que atividades transdisciplinares oferecem possibilidade de discussão aberta e ampliada à participação da comunidade de professores e graduandos da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Artesania em Perspectiva: (In)visibilidade, memória e identidade do artesanato afro-campista
Descrição: O projeto ?Artesania em perspectiva: (In)Visibilidade, memória e identidade do artesanato afro-campiasta?, aprovado no Edital FAPERJ Nº 20/2014 - Programa "Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado do Rio de Janeiro - 2014", visa investigar a produção de artesanato em Campos dos Goytacazes, principalmente àquele que acontece pelas mãos das mulheres negras, moradoras de sua periferia e dos distritos rurais mais longínquos e isolados, buscando verificar se matrizes e conhecimentos afro-brasileiros estariam ali sendo agenciados, transmitidos e (re)memorados. Essa pesquisa concentra-se-há em duas frentes distintas, uma voltada para a pesquisa básica sobre o artesanato, sua descrição, catalogação, registro imagético tendo como foco subsidiar a construção de Políticas Públicas voltadas para o setor, tanto na área de geração de emprego e renda como junto às iniciativas da Indústria Criativa. Uma segunda frente diz respeito a produzir materiais didáticos voltados para a formação continuada de professores, arte-educadores e artistas calcados nos conhecimentos de matriz africana existentes no município, materiais esses que poderão subsidiar a implementação da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 que exigem o ensino de "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" nas escolas. Esse projeto se articula ao Polo Regional Arte na Escola UENF buscando também compreender a produção cultural e as expressões artísticas regionais, em suas múltiplas formas, a fim de questionar se essas estariam sendo abordadas nas escolas, pensando a promoção das identidades, estéticas e patrimônios culturais locais por meio de Políticas de Ensino das Artes . A meta dessa pesquisa é fomentar a construção de produtos audiovisuais e o oferecimento de oficinas e cursos de formação continuada sobre Ensino da Arte, Linguagens, Leitura Crítica de Imagens e Educação Audiovisual nas Escolas do município e região. Dessa forma pretendemos contribuir como o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Rio de Janeiro, mediante o emprego de ações integradas e focadas em vocações e prioridades regionais, otimizando a competitividade de suas potencialidades dentro de temas relevantes e estratégicos, de forma a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Norte-Fluminense. Os aportes financeiros advindos desse projeto são importantes, pois contribuirão para a melhoria da infraestrutura da UENF, em especial do Polo regional Arte na Escola UENF, situado na Casa de Cultura Villa Maria. O presente projeto se vincula especificamente à linha de atuação Política, Cultura e Conhecimento, linha de pesquisa e produção acadêmica pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais/ PPGPS, que trata de questões relativas ao conhecimento e sua importância na sociedade, tendo como foco as tensões decorrentes da participação e regulação na produção, distribuição e apropriação diferenciada dos bens sociais, culturais e políticos pelos cidadãos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lilian Sagio Cezar - Coordenador / Anderson Custódio Ferreira - Integrante / Julia Dias Pereira - Integrante.
2012 - 2014
Políticas Culturais em contexto de produção e circulação de conhecimentos: artesanato e Extensão Universitária no Norte Fluminenese
Descrição: O projeto de pesquisa tem como principal objetivo proceder pesquisa antropológica, análise metódica e reflexão sobre política cultural e seu desenvolvimento junto aos grupos femininos que se dedicam a produção de artesanato a fim de mapear, junto com as artesãs, o perfil das comunidades, dedicadas ao setor presentes no município, permitindo que as interlocutoras da pesquisa assumam o papel de protagonistas tanto da construção de suas ações culturais como dos conhecimentos a respeito delas. Constitui também objetivo deste projeto discutir os diferentes processos de construção e transmissão de memórias, conhecimentos e padrões estéticos, por meio da pesquisa com imagens fixas e em movimento, abordando discussões relativas ao campo de estudo que se atém à análise das dinâmicas de construção e reconstrução de identidades culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lilian Sagio Cezar - Coordenador / Anderson Custódio Ferreira - Integrante / Andreza Barreto Leitão - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - Atual
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - UENF
Descrição: Montagem do Centro de Referência para estudos da cultura e história Afro-brasileira e Indígena do Brasil e do Noroeste Fluminense. A partir da perspectiva das políticas sociais que envolvem políticas afirmativas, o presente Núcleo se organizou sob o título de NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas e conta com a coordenação de professores dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Prof. Dr. Leandro Garcia Pinho e prof. Dr. Lilian Sagio Cezar), bem como do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (Maria Clareth Gonçalves Reis), da UENF. Possui reuniões do grupo de pesquisa periódicas, bem como extraordinárias, que acontecem no prédio do CCH (Centro de Ciências do Homem) da UENF, contando hoje com a participação de diferentes representantes dentro do âmbito acadêmico da Universidade bem como de participantes de diversas instituições/entidades/movimentos sociais da região Norte e Noroeste Fluminenses..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Estéticas do sensível islâmico e o embodiment em religiões afro-brasileiras
Descrição: Este projeto de pesquisa, vinculado ao Projeto Temático ?A experiência do filme na antropologia? coordenado por Sylvia Caiuby Novaes e financiado pela FAPESP, propõe a produção de um filme etnográfico e ensaios fotográficos que re-apresentem imagens de experiências sensíveis e corpóreas dos muçulmanos no Brasil e de religiões afro-brasileiras (Candomblé, Umbanda etc.), como por exemplo a contagem temporal do início do novo dia a partir do por do sol, o uso da roupa branca, as transformações sensoriais e corporais com a adesão à religião, o universo simbólico do sacrifício presente nessas manifestações religiosas, etc.. Pesquisa desenvolvida em parceria com Francirosy Ferreira até abril de 2012, período em que me desvinculei do projeto por não poder acessar financiamento FAPESP por ter vínculo empregatício com outro estado do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Centro de Pesquisas para Formação de Professores do Norte Fluminense
Descrição: O projeto, iniciado em 2009 tem como objetivo subsidiar discussões sobre a melhoria da produção científica de excelência das áreas da Educação (especialmente em seus fundamentos históricos, políticos e culturais) e da Formação de Professores dentro do âmbito da UENF. Para tal, a meta é dar continuidade a atividades acadêmico-culturais por meio da oferta de subsídios em torno de temas educacionais relevantes para a realidade regional do Norte e Noroeste Fluminenses; assessoramento em políticas públicas de formação inicial e continuada de professores; e divulgação dos resultados das pesquisas por meio de participação dos resultados em eventos científicos locais, regionais, nacionais e internacionais. No bojo dessa pesquisa foram publicados variados trabalhos, dentre os quais o livro organizado por professoras vinculadas ao projeto: Azevedo; Peixoto; Andrade (orgs). Formação de professores: percursos investigativos no cotidiano escolar. Também, vinculado a este projeto, destaca-se o Projeto de Formação Continuada de Professores (UENF-CAPES), (MARTINEZ, S.A. Coord.), do qual participam professores da UENF, com previsão de variados produtos (livros, livretos e DVD), no ano de 2014. Sub-Projeto 01: NEABI Montagem do Centro de Referência para estudos da cultura e história Afro-brasileira e Indígena do Brasil e do Noroeste Fluminense. A partir da perspectiva das políticas sociais que envolvem políticas afirmativas, o presente Núcleo se organizou sob o título de NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas e conta com a coordenação de professores dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Prof. Dr. Leandro Garcia Pinho e prof. Dr. Lilian Sagio Cezar), bem como do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (Maria Clareth Gonçalves Reis), da UENF. Possui reuniões do grupo de pesquisa periódicas, bem como extraordinárias, que acontecem no prédio do CCH (Centro de Ciências do Homem) da UENF, contando hoje com a participação de diferentes representantes dentro do âmbito acadêmico da Universidade bem como de participantes de diversas instituições/entidades/movimentos sociais da região Norte e Noroeste Fluminenses. Sub-Projeto 02 - As culturas afro-brasileira e indígena como patrimônio cultural significativo nas raízes da formação, dos costumes e tradições étnicas no município de Itaperuna - RJ O projeto tem por objetivo principal dinamizar/incentivar, através da implantação de um Laboratório piloto de pesquisa, ensino e aprendizagem voltado para uma prática pedagógica inter e transdisciplinar, no campo da formação continuada de professores e do Patrimônio Cultural. Neste aspecto, espera-se articular conhecimentos vinculados à inter e multiculturalidade e refletir de forma teórica e prática sobre a importância dessa influência no cotidiano dos atores sociais. Esta proposta tem por alicerce o preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, procurando desenvolver uma relação democrática e transformadora com a comunidade de Itaperuna (especificamente representada por uma escola de Ensino Fundamental), considerando a pesquisa e a produção do conhecimento como atos que devem ser solidariamente compartilhados com a comunidade. Para tal, o projeto pretende contribuir com a pesquisa sobre o tema da história e cultura afro-brasileira e indígena no Noroeste Fluminense, tendo como público alvo professores, coordenadores, alunos e comunidade de uma escola que será considera como escola-piloto para a implementação do presente projeto. Esta escola-polo, de onde partirão as ações de ensino, pesquisa e extensão será a Escola Municipal Águas Claras, que conta com Ensino Fundamental completo e localiza-se em comunidade do Bairro Presidente Costa e Silva no Município de Itaperuna-RJ. Coordenador: PINHO, L. G. (Leandro Garcia Pinho); CEZAR, Lilian Sagio (Lilian Sagio Cezar); REIS, M. C. G. (Maria Clareth Gon.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Imagens da Festa da Congada: reflexões sobre suportes de memória, identidades e alteridades
Descrição: O projeto "Imagens da Festa da Congada: reflexões sobre suportes de memória, identidades e alteridades" defendida com o nome "O velado e o revelado: imagens da Festa da Congada" é resultado da investigação de processos de percepção atribuídos ao olhar que se reportam ao mundo visível, mas também ao mundo invisível, cuja apreensão e compreensão abarcam códigos, modulação e educação dos sentidos de ordem diversa e específica. A partir da pesquisa de campo com imagens, a Festa de Congada de São Sebastião do Paraíso, MG foi pensada por meio da sincrônica descrição etnográfica cotejada aos recortes conceituais diacrônicos que ofereceram elementos importantes à compreensão desta festa em sua especificidade de imbricar heranças africanas de religiosidade às práticas católicas. Esse foi o caminho para pensar a Congada e sua dinâmica conceitual nativa sobre imagens, formas, e tudo aquilo que é visível e invisível na festa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Conversas com MacDougall
Descrição: O objetivo desta pesquisa é imergir na obra do antropólogo-cineasta David MacDougall para, a partir de seus filmes e entrevistas, minicursos, criar um filme que re-apresente suas estratégias tanto em pesquisa de campo, como na sua atividade profissional. Pesquisa vinculada ao Projeto Temático ?Alteridade, expressões culturais do mundo sensível e construções da realidade - velhas questões, novas orientações? coordenado por Sylvia Caiuby Novaes e financiado pela FAPESP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
A Congada e a câmera: ação afro-descendente e representação midiática
Descrição: A Festa de Congada de São Sebastião do Paraíso, MG, é uma Festa secular de origem afro-descendente, realizada, por meio da confluência de interesses múltiplos articulados entre os produtores da Festa, denominados congadeiros e moçambiqueiros, os representantes da Prefeitura, Igreja, comerciantes e fazendeiros, e mais recentemente as empresas de mídia, presentes no âmbito local. Esse texto apresenta a análise dos produtos midiáticos que representam esta Festa em relação às especificidades e ?tradições? circunscritas à Congada. Para tanto, primeiramente procedeu-se pesquisa antropológica junto ao grupo de realizadores desta Festa. Em seguida foram selecionadas e analisadas matérias jornalísticas publicadas em jornais de circulação local e programas televisivos que permitiram verificar formas deliberadas de negociação entabuladas entre congadeiros e moçambiqueiros e os produtores midiáticos visando à conquista da legitimidade e respeito para com esta Festa em sua especificidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2002
Análise sócio-econômica - Diretoria de Assistência e Benefícios - DAB/ DGRH/ UNICAMP
Descrição: O projeto teve como objetivos propor a sistematização de um novo questionário padrão para avaliação sócio econômica de cada atendimento social prestado pelas assistentes sociais à comunidade acadêmica, utilizando para isso a metodologia PNAD ? Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Ao final do período de um ano uma amostra aleatória de 100 atendimentos realizados foi base para a realização de relatório analisando os indicadores sociais da população atendida por esta Diretoria..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 1999
Cinquentenário de Vinhedo - História e Cultura
Descrição: O projeto visa recuperar a história do município paulista de Vinhedo. Trabalho apresentado pelo CEPEC - Centro de Produções Editoriais e Culturais à Comissão Organizadora do 50. Aniversário de Emancipação Político/ Administrativa de Vinhedo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
?EDUCAÇÃO CONTINUADA EM MULTIMÍDIA, ARTE E CULTURA"
Descrição: Compreendendo a abordagem das Culturas como elemento central para a construção dos conteúdos da Arte Educação, esse projeto solicita recursos humanos para promover ações de incentivo e educação continuada para professores das disciplinas de Arte em suas múltiplas linguagens (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música) na rede Pública de Campos dos Goytacazes, RJ. Por outro lado esse projeto propõe também compreender a produção cultural e as expressões artísticas regionais, em suas múltiplas formas, a fim de questionar se essas estariam sendo abordadas nas escolas, pensando a promoção das identidades, estéticas e patrimônios culturais locais. A meta dessa pesquisa é fomentar a construção de produtos audiovisuais a partir dos eventos realizados no CCH/ UENF que tenham como foco Arte, Cultura e Humanidades e, concomitantemente, o oferecimento de oficinas de formação continuada sobre Mídia e Cultura para o Ensino da Pedagogia e da Arte no município e região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Lilian Sagio Cezar - Coordenador / Wesley Barrada Pacheco - Integrante / Lucas Lins Viveiros - Integrante / Beatriz Lima Ribeiro Gomes Bogado - Integrante / Tarianne da Silva Pinto Bertoza - Integrante / Rafaella Theis - Integrante / Luiz Gustavo Guimarães Aguiar Alves - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa.
2016 - 2017
Programa de Pesquisa e Extensão em Estudos Culturais, Linguagens e Artes - PEECLA
Descrição: Compreendendo a abordagem das Culturas como elemento central para a construção dos conteúdos da arte educação esse projeto visa investigar as condições de oferecimento das disciplinas de Arte em suas múltiplas linguagens (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música) na rede Pública de Campos dos Goytacazes, RJ. Por outro lado esse projeto propõe também compreender a produção cultural e as expressões artísticas regionais, em suas múltiplas formas, a fim de questionar se essas estariam sendo abordadas nas escolas, pensando a promoção das identidades, estéticas e patrimônios culturais locais. A principal meta dessa pesquisa é fomentar a construção de produtos audiovisuais e o oferecimento de oficinas e cursos de formação continuada sobre Ensino da Arte, Linguagens, Leitura Crítica de Imagens e Educação Audiovisual nas Escolas do município e região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária Pólo Regional Arte na Escola
Descrição: O Polo Regional Arte na Escola ? UENF, um convênio institucional entre a UENF e o Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, é parte de uma Rede Nacional de 47 Polos que tem por objetivo contribuir com a melhoria da qualidade do Ensino de Arte oferecido em todo o país, sobretudo pela via da atualização permanente dos profissionais da Educação que trabalham com Arte; em especial, dos arte-educadores, dos animadores culturais e dos professores em geral, passando também por todos os demais atores do cenário educacional, para que estes estejam sempre bem informados e conscientes da importância da Arte como fonte sensível de conhecimento na Escola. A melhoria da qualidade do Ensino de Arte exige adaptações em diversas instâncias do sistema escolar e, mais do que nunca, no papel do professor, que, como protagonista das ações, garantirá a efetividade das mudanças, primordialmente através de sua atualização e da conseqüente inovação de suas práticas. É, para tanto, que o Polo trabalha incansavelmente na implementação de ações em diversas frentes, visando oportunizar a esses profissionais, contato com novos recursos, novos conceitos e as mais variadas experiências que venham contribuir para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, adequadamente elaborados no que tange a escolha de materiais e métodos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) .
Integrantes: Lilian Sagio Cezar - Coordenador / Danuza Rangel - Integrante / Vera Petitsch - Integrante / Lúcia Maria Pontes - Integrante / Maicon Wando - Integrante / André Moraes Barcellos Martins de Vasconcellos - Integrante / Isabelle Paravidino - Integrante / Mariah Pires - Integrante / Marina Pires - Integrante.
2012 - 2014
Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária Ateliê da Imagem e do Som
Descrição: Este é um Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária que visa fornecer meios para que os moradores do município de Campos dos Goytacazes sejam capacitados na utilização de recursos audiovisuais a fim de desenvolver possibilidades tanto para o seu uso no registro do cotidiano envolvente, como para a compreensão dos complexos processos envolvidos na produção e divulgação imagética, hoje cada vez mais presente na vida das pessoas. . A metodologia empregada visa a formação para o audiovisual. Serão ministradas pela professora e pelos técnicos de imagem e som da Universidade oficinas e cursos livres abertos a toda comunidade campista cujo foco é a capacitação para a utilização de imagens fixas (fotografia) e em movimento (vídeo/ cinema/ TV). Após concluída a fase de preparação os oficineiros serão convidados a roteirizar, filmar, fotografar e editar as imagens cujo tema pré-definido é ?A Extensão Universitária?. Estas ações estão articuladas ao Fotoclube Goytacazes e aos trabalhos desenvolvidos pela Unidade Experimental de Som e Imagem (UESI)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lilian Sagio Cezar - Coordenador / Tertuliano Gonçalves de Castro - Integrante / Juliana Miez - Integrante / Edson Filipe dos Santos Coutinho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2013
Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária Ateliê da Imagem e Som
Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de ações e discussões acadêmicas sobre o universo da mídia e da extensão universitária. Pretende-se promover a discussão e o aperfeiçoamento de técnicas de produção audiovisuais para o uso didático e de pesquisa acadêmica, bem como para a expressão cultural, artística e documentarial das comunidades assistidas pelos projetos de extensão da UENF. Suas metas abrangem a capacitação da comunidade geral para a leitura e utilização de imagens e a divulgação das ações extensionistas desta universidade por meio dos produtos midiáticos gerados a partir das ações do Ateliê da Imagem e Som..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Lilian Sagio Cezar - Coordenador / Tertuliano Gonçalves de Castro - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Trabalhar o barro, experienciar memórias: transmissão de conhecimento, Extensão Universitária e política cultural no Norte Fluminense
Descrição: O projeto de pesquisa ?Trabalhar o barro, experienciar memórias: transmissão de conhecimento, Extensão Universitária e política cultural no Norte Fluminense? tem como principal objetivo empreender a análise metódica e reflexão sobre política cultural e seu desenvolvimento no âmbito institucional universitário a partir de experiências advindas do Projeto Arte Educação e Cidadania: Oficina de Cerâmica "Caminhos de Barro?, projeto de pesquisa e extensão universitária desenvolvido ao longo de dez anos pela Universidade Estadual Norte Fluminense ? UENF. A partir de um entrecruzar de perspectivas distintas pretende-se empreender a análise deste projeto enquanto espaço de difusão de conhecimento e sociabilidade a partir do ponto de vista de seus diferentes atores: as artesãs, os professores, monitores e alunos da universidade. Constitui também objetivo deste projeto discutir os diferentes processos de (re)construção e transmissão de memórias, conhecimentos e padrões estéticos, por meio da pesquisa com imagens, abordando discussões relativas ao campo de estudo que se atém à análise das dinâmicas de construção e reconstrução de identidades culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Agenda Social (UENF)


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista de Antropologia (USP. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Agenda Social (UENF)


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2013
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: ANTROPOLOGIA VISUAL/Especialidade: Filme Etnográfico.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M.A.B.2016SILVA, M.A.B. ; CEZAR, L.S. . A Possibilidade de Participação do Negro nas Irmandades Religiosas em Campos dos Goytacazes/RJ. Caminhando, v. 21, p. 87-114, 2016.

2.
ATHAYDE, S. M.2015ATHAYDE, S. M. ; CEZAR, Lilian Sagio ; PINHO, L. G. . Turismo Pedagógico na comunidade quilombola de Monte Alegre-ES: Identidades, conflitos religiosos e as LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008. InterScience Place, v. 10, p. 142-243, 2015.

3.
CEZAR, Lilian Sagio;CEZAR, L.S.2015 CEZAR, Lilian Sagio. A santa, o mar e o navio: congada e memórias da escravidão no Brasil. Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 58, p. 363-396, 2015.

4.
COSTA, B.2015COSTA, B. ; CEZAR, Lilian Sagio . Royalties de Petróleo e o carnaval de São João da Barra (RJ): contradição entre abundância orçamentária e Políticas Culturais. Políticas Culturais em Revista, v. 8, p. 275, 2015.

5.
CEZAR, Lilian Sagio;CEZAR, L.S.2012CEZAR, Lilian Sagio. Saberes contados, saberes guardados: a polissemia da congada de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 18, p. 187-212, 2012.

6.
CEZAR, Lilian Sagio;CEZAR, L.S.2012CEZAR, Lilian Sagio; SILVA, Teófilo Augusto . Direito de Uso de Imagem e os Dilemas da Produção e Divulgação Fotográfica em Pesquisa Social. Agenda Social (UENF), v. 6, p. 01-11, 2012.

7.
CEZAR, Lilian Sagio;CEZAR, L.S.2010CEZAR, Lilian Sagio. Revelando imagens da Congada: fotografia, memória e pesquisa etnográfica. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 18, p. 171-179, 2010.

8.
CEZAR, Lilian Sagio;CEZAR, L.S.2008CEZAR, Lilian Sagio. Filme etnográfico por David MacDougall. Cadernos de Campo (USP. 1991), v. n. 14, p. 179, 2008.

9.
CEZAR, Lilian Sagio;CEZAR, L.S.2004CEZAR, Lilian Sagio. A utilização de conjuntos de imagens fotográficas no jornalismo enquanto uma das formas de representação da Congada nos media: um estudo de caso. Studium (UNICAMP), v. 17, p. 1-1, 2004.

10.
CEZAR, Lilian Sagio;CEZAR, L.S.2003CEZAR, Lilian Sagio. Fotografias de Joel-Peter Witkin - The Glassman. Studium (UNICAMP), v. 14, p. 1-1, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
CEZAR, Lilian Sagio. O estatuto da fotografia e a pesquisa etnográfica: direito de uso de imagem e representação autorizada. In: Ana Lúcia Camargo Ferraz; João Martinho de Mendonça. (Org.). Antropologia visual: perspectivas de ensino e pesquisa. 1ed.Brasília: ABA, 2014, v. 1, p. 505-532.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CEZAR, Lilian Sagio; Ana Paula Horta . ?Congódromo?: uma contribuição para o debate. Jornal do Sudoeste, 22 nov. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ATHAYDE, S. M. ; CEZAR, Lilian Sagio ; PINHO, L. G. . Visitando a comunidade quilombola de Monte Alegre: turismo étnico, cultural e ambiental. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013.

2.
SILVA, M. A. B. ; CEZAR, Lilian Sagio . As irmandades religiosas e o negro na sociedade no início do século XX. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Anais do II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013.

3.
CEZAR, Lilian Sagio; BRITO, Thais. F. S. . Ofícios femininos: o bordado e a cerâmica como ?arte de viver'. In: 28ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. 28° RBA Desafios Antropológicos Contemporâneos, 2012.

4.
CEZAR, Lilian Sagio. O estatuto da fotografia e a pesquisa etnográfica: direito de imagem em meio a festas e multidões. In: 28° RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. O estatuto da fotografia e a pesquisa etnográfica: direito de imagem em meio a festas e multidões, 2012.

5.
COSTA, B. ; CEZAR, Lilian Sagio . FOTOGRAFIAS DO CARNAVAL DE SÃO JOÃO DA BARRA: TRANSFORMAÇÕES E MEMÓRIAS. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012, Niterói. CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012.

6.
CEZAR, Lilian Sagio. CNPJ para quem? Política social e memória regional no Norte Fluminense. In: IX RAM "Culturas, Encontros e Desigualdades", 2011, Curitiba. Anais Eletrônicos da IX RAM, 2011.

7.
CEZAR, Lilian Sagio. O artesão e o professor: universidade e políticas sociais no Norte Fluminense. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais Eletrônicos do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011.

8.
CEZAR, Lilian Sagio. Congada nos media: um estudo de caso da utilização de conjuntos fotográficos no jornalismo. In: Intercom 2004, 2004, Porto Alegre. Intercom 2004, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, E. F. ; CASTRO, T. G. ; SOUZA, F. C. ; MIEZ, J. ; SILVA, Teófilo Augusto ; CEZAR, Lilian Sagio . Comunidades, imagens e ações extensionistas: o Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária Ateliê da Imagem e Som'. In: IV Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF. Campos dos Goytacazes, PROEX/ UENF, 2012, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais da IV Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF: Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia-verde. Campos dos Goytacazes, PROEX/ UENF, 2012, 2012.

2.
CEZAR, Lilian Sagio. Desligar a câmera para abrir portas: narrativas, reciprocidades e conflitos. In: 26.a Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. 26. RBA Desigualdade na Diversidade, 2008.

3.
CEZAR, Lilian Sagio; Cardoso, Haydée Dourado de F. . Da academia à TV: os Agudás no Carnaval - Produtos midiáticos e o mundo do samba. In: 4to Congreso Virtual de Antropología y Arqueología, 2004, Buenos Aires. Da academia à TV: os Agudás no Carnaval - Produtos midiáticos e o mundo do samba, 2004. v. IV. p. 1-10.

4.
CEZAR, Lilian Sagio. Congada nos media: um estudo de caso da utilização de conjuntos de imagens fotográficas no jornalismo. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2004, 2004, Porto Alegre. Congada nos media: um estudo de caso da utilização de conjuntos de imagens fotográficas no jornalismo, 2004. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CEZAR, Lilian Sagio. Labor, arte e memória: haveria uma identidade do artesanato afro-campista?. In: V REA e XIV ABANNE, 2015, Alagoas. Anais - V REA e XIV ABANNE, 2015.

2.
CEZAR, Lilian Sagio. A Congada e a Câmera: relações entre ação afro-descendente e representação midiática. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. VII RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007. v. VII.

3.
CEZAR, Lilian Sagio. Ação Afro-descendente e representação midiática. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007. v. XIII.

Apresentações de Trabalho
1.
BATISTA, S.M. dos S. ; CEZAR, Lilian Sagio . Humanização do Parto e Nascimento: gênero, conhecimento e Política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CEZAR, Lilian Sagio; SILVA, M. A. B. ; SILVA, L. V. da . Memórias do Cativeiro e Mecanismos de Controle Social d aOrdem Escravocrata no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CEZAR, Lilian Sagio. «Labor, arte e memória: haveria uma identidade do artesanato afro-campista?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CEZAR, Lilian Sagio. O estatuto da fotografia e a pesquisa etnográfica: direito de imagem em meio a festas e multidões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BRITO, Thais. F. S. ; CEZAR, Lilian Sagio . Ofícios femininos: o bordado e a cerâmica como ?arte de viver'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CEZAR, Lilian Sagio. CNPJ para quem? Política social e memória regional no Norte Fluminense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CEZAR, Lilian Sagio. O artesão e o professor: universidade e políticas sociais no Norte Fluminense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LANNA, Marcos ; MOTTA, E. ; CEZAR, Lilian Sagio . Repensando a Economia Política: Dádica e a Economia Solidária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CEZAR, Lilian Sagio. Desligar a câmera para abrir portas: narrativas, reciprocidades e conflitos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CEZAR, Lilian Sagio; Cardoso, Haydée Dourado de F. . Da academia à TV: os Agudás no Carnaval - Produtos midiáticos e o mundo do samba. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CEZAR, Lilian Sagio. Congada nos medias: um estudo de caso da utilização de conjuntos de imagens fotográficas no jornalismo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CEZAR, Lilian Sagio. Congadeiros e Congadas: das ruas à TV. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CEZAR, Lilian Sagio. Comissão Julgadora do Prêmio Lévi-Strauss - RBA 2012. 2012.

2.
CEZAR, Lilian Sagio. II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira - Prêmio Palmares 2012. 2012.

3.
CEZAR, Lilian Sagio. Revista de Antropologia - USP. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CEZAR, Lilian Sagio; TIMÓTEO, G.M. ; VETROMILLE, M. A. . Produção Audiovisual para Comunicação Comunitária PESCARTE. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
CEZAR, Lilian Sagio. Minicurso Teorias Antropológicas. 2014. .

3.
CEZAR, Lilian Sagio; COUTINHO, E. F. ; CASTRO, T. G. ; MIEZ, J. . Oficina de Vídeo - Liceu e o Patrimônio Cultural de Campos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CEZAR, Lilian Sagio. Recomendação de Premiação de Genuita Pereira de Paula na Categoria Mestres da Cultura Popular do Edital n. 021 de 16 de Julho de 2008, referente ao Premio Culturas Populares ? Mestre Humberto Maracanã. 2008. (Recomendação de Premiação).


Produção artística/cultural
Música
1.
CEZAR, Lilian Sagio. Xambá - Fotografias de Congadeiros. 2003. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
CEZAR, Lilian Sagio; POMPEIA, C. . Conversas com MacDougall. 2007. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CEZAR, Lilian Sagio; SILVA, Teófilo Augusto ; CASTRO, T. G. ; COUTINHO, E. F. ; MIEZ, J. ; SOUZA, F. C. ; LEITÃO, Andreza. B. ; Marcelo Gantos ; FERREIRA, Anderson. C. . Fotoclube Goytacazes. 2012 (Produção Artística e Cultural).

2.
CEZAR, Lilian Sagio; SILVA, Teófilo Augusto ; CASTRO, T. G. ; MIEZ, J. ; SOUZA, F. C. ; Marcelo Gantos ; LEITÃO, Andreza. B. ; COUTINHO, E. F. . Fotoclube Goytacazes. 2011 (Divulgação artística e Cultural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Marcelo Gantos; CEZAR, Lilian Sagio; SENDRA, A. P.; MORAES, N. A. de. Participação em banca de Larissa Manhães Ferreira. O solar do colégio, de fazenda jesuíta a arquivo: uma análise das políticas culturais em Campos dos Goytacazes de 1977 a 2001. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
MARTINEZ, S. A.; Marcelo Gantos; CEZAR, Lilian Sagio; GUIBAUDI, J. W.. Participação em banca de Ana Paula de Lima Caputo de Freitas Martins de Souza. Microempreendedor individual - MEI: O impacto das ações do SEBRAE na implementação e desenvolvimento da Lei complementar 128/08 em Campos dos Goytacazes, RJ.. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
Marcelo Gantos; PALMA, M. A. M.; CEZAR, Lilian Sagio; CASTRO, B. S. de. Participação em banca de Suelen Viana Bahiaense. O impacto da Lei de Inovação na criação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual do Norte FLuminense. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
CEZAR, Lilian Sagio; NOGUEIRA, S. M. A.; PINHO, L. G.; REIS, M. C. G.; QUINTANA, E.. Participação em banca de Simone Machado de Athayde. Políticas Sociais e Cultura Afro-Brasileira: Turismo Pedagógico na Comunidade Quilombola de Monte Alegre - ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
RANGEL DE SOUZA, Sandra; CEZAR, Lilian Sagio; TEIXEIRA, Simonne; NOGUEIRA, S. M. A.; AZEVEDO, I. S.. Participação em banca de Sandra Rangel de Souza. Fala juventude! Um estudo sobre as relações entre juventude, cultura e lazer no município de Campos dos Goytacazes?. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
PEDLOWSKI, M. A.; CRUZ, J.L.V.; REZENDE, C.E.; MAMANI, H.A.; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Felipe Medeiros Alvarenga. Os deserdados do desenvolvimento: o caso do Complexo Portuário e Industrial do Açu. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
Marcelo Gantos; SOARES DA SILVA, Luciane; NEY, Marlon Gomes; TIMÓTEO, G.M.; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Andreza Barreto Leitão. Farinha pouca, meu pirão primeiro: cultura, desenvolvimento e o setor criativo do artesanato no Norte Fluminense. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
PINHEITO, Márcia Leitão; SOARES DA SILVA, Luciane; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Lívia Badaró Fabrício. Música e Política: o Rock dos anos oitenta e a sociedade brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
SILVA, Teófilo Augusto; MOUSINHO MARTINS, Paula; ARRUDA, Sérgio; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Teófilo Augusto da Silva. A Busca pela clarificação da caixa-preta: as linguagens, os sujeitos e o tempo na relação entre interpretação da mensagem fotográfica e do ato fotográfico. 2012. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
PINHEITO, Márcia Leitão; FARIAS, Carine Lavrador; SOARES DA SILVA, Luciane; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Carine Lavrador de Farias. Circuitos juvenis: música gospel e sociabilidades na região Norte Fluminense. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
PUNTONI, Pedro Luis.; SCHWARCZ, Lilia Katri Moritz; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Ana Paula Santos Horta. Os reis da Canastra: Os sentidos da devoção nas Folias. 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

12.
FABRICIO, Lívia Badaró; PINHEITO, Márcia Leitão; SOARES DA SILVA, Luciane; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Lívia Badaró Fabrício. Os filhos da Revolução e o futuro da nação: o Brasil revelado pelos jovens roqueiros da década de 1980. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, M. C. G.; PINHO, L. G.; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Ruana de Souza Batista.Ações afirmativas no contexto social brasileiro: uma abordagem sobre as cotas raciais na UENF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
Mesquita, Wania A. B.; CEZAR, Lilian Sagio. Participação em banca de Juliana Azevedo Poloni.As formas de sociabilidade de um casal de veranista de Campos dos Goytacazes - RJ em Grussaí. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, M.M.; SOUZA, R.M. de; MACHADO, E. A.; CEZAR, Lilian Sagio. CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO 40h DE Área: Ciências Sociais (ênfase em Educação do Campo). 2014. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
CEZAR, Lilian Sagio. II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira - Prêmio Palmares 2012. 2012. Fundação Cultural Palmares.

2.
CEZAR, Lilian Sagio. XI Mostra de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense. 2011. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29° Reunião Brasileira de Antropologia. A arte de tornar o efêmero presente: reflexões sobre registros sonoros e imagéticos das festas brasileiras. 2014. (Congresso).

2.
II CONINTER. O papel da memória na formação da identidade na Comunidade Quilombola de Conceição do Imbé. 2013. (Congresso).

3.
II CONINTER. A ATUAÇÃO DAS IRMANDADES RELIGIOSAS E O NEGRO NA SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XX. 2013. (Congresso).

4.
II CONINTER. Visitando a comunidade quilombola de Monte Alegre: turismo étnico, cultural e ambiental. 2013. (Congresso).

5.
28° RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Ofícios femininos: o bordado e a cerâmica como ?arte de viver". 2012. (Congresso).

6.
28ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. O estatuto da fotografia e a pesquisa etnográfica: direito de imagem em meio a festas e multidões. 2012. (Congresso).

7.
5.° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Caminhos de Barro: Extensão Universitária e construção de conhecimento no Norte Fluminense. 2011. (Congresso).

8.
IX RAM. CNPJ para quem? Política social e memória regional no Norte Fluminense. 2011. (Congresso).

9.
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro "Diversidades Igualdades". Sobre artesãos e professores: universidade e políticas sociais no Norte Fluminense. 2011. (Congresso).

10.
Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH- USP.Antropologia Visual: quando o objetivo final é a pesquisa e não o cinema. 2009. (Encontro).

11.
Semana de Estudos da Consciência Negra.Reis Negros no Brasil da Democracia ou o que o país pode aprender com a Congada de São Sebastião do Paraíso?. 2009. (Seminário).

12.
26.a Reunião Brasileira de Antropologia. Desligar a câmera para abrir portas: narrativas, reciprocidades e conflitos. 2008. (Congresso).

13.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Mesa 201 - Cultura, Sociedade e Comunicação. 2008. (Simpósio).

14.
10TH RAI International Festival of Ethnographic Film. 2007. (Congresso).

15.
VII Reunião de Antropologia do Mercosul. A Congada e a Câmera: relações entre ação afro-descendente e representação midiática. 2007. (Congresso).

16.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Ação Afro-descendente e representação midiática. 2007. (Congresso).

17.
Documentário Etnográfico: uma arte empírica. 2006. (Oficina).

18.
Simpósio Internacional Tradução e Percepção - Ciências Sociais em Diálogo. 2006. (Simpósio).

19.
I Encontro Intergrupos. 2004. (Encontro).

20.
Intercom 2004. Congada nos media: um estudo de caso da utilização de conjuntos fotográficos no jornalismo. 2004. (Congresso).

21.
XI Congresso Brasileiro de Sociologia. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CEZAR, Lilian Sagio; CEZAR, Lilian Sagio RANGEL, D. NASCIMENTO, Giovane do REIS, M. C. G. SILVA, S. L. da FORMAGGINI, T. FERNANDES, R. PAES, M.S. GOMES, C.E.S. RANGEL, M. JUSTINIANO, M. MESQUITA, M. PARAVIDINO, C. BASTOS, A. MOÇO, S. OLIVEIRA, T. PIRES, S. SEIBERLICH, E. GALUCIO FILHO, O. FERRAIOLI, A. RIVERO, F. EVANGELISTA, M.L. FREITAS, L. MEGRE, M.E. VASCONCELOS, J. , et al.AZEVEDO, L-A. COUTINHO, B. PESSANHA, D. ANDINHO IDE JOVINIANO, J. ; Ciclo de Oficinas em Comemoração aos 10 anos do Polo Regional Arte na Escola - UENF. 2015. (Outro).

2.
IAVELBERG, R. ; CEZAR, Lilian Sagio ; RANGEL, D. . Conferência ?Ensino de Arte: fundamentos e desenho curricular.?. 2015. (Outro).

3.
CEZAR, Lilian Sagio; RANGEL, D. . Premio Arte na Escola. 2014. (Concurso).

4.
CEZAR, Lilian Sagio; REIS, M. C. G. . II Aniversário do NEABI - UENF. 2014. (Exposição).

5.
CEZAR, Lilian Sagio; WEIAND, A. M. ; CORDEIRO, W. ; CORDEIRO, L. . Mostra Fotográfica - II Aniversário do NEABI - UENF. 2014. (Exposição).

6.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. ; CEZAR, Lilian Sagio ; Gama Lima, Lana Lage . IPEAFRO SANKOFA CAMPOS. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tarianne da Silva Pinto Bertoza. A voz do tambor: Mestre jongueira Noinha e a dimensão política do jongo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

2.
Rafaella Theis. Invisibilidade feminina na pesca artesanal: Um estudo de caso no Norte Fluminense. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ana Carolina de Souza Vaz. Educação Escolar Quilombola: os caminhos para a construção de uma proposta pedagógica. Início: 2016. Tese (Doutorado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Juliana da Cunha Miguel. ?Memória, Patrimônio e Imagem: o repertório de saberes e fazeres artesanais de Campos dos Goytacazes, RJ. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Administração Pública) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Olivier Almeida Filho. Protagonismo negro dá samba: : protesto e legado de Jorge da Paz para a Institucionalização do Carnaval Campista. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Lilian Sagio Cezar.

2.
Sheila Maria dos Santos Batista. Saberes tradicionais das parteiras e a política de parto no interior do Rio de Janeiro: um estudo de caso em Quissamã. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Coorientador: Lilian Sagio Cezar.

3.
Priscila Neves da Silva. Política Quilombola: acessos e entraves em Conceição do Imbé, RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Sagio Cezar.

4.
Maria Amélia Belisário da Silva. As irmandades religiosas e os sentidos da proteção e participação do negro na sociedade campista (1790-1890). 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Sagio Cezar.

5.
Olivier Almeida Filho. Protagonismo Negro dá Samba: protesto e legado de Jorge da Paz Almeida para a institucionalização do carnaval campista. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Sagio Cezar.

6.
Bruno Azevedo da Costa. Aplicação de verbas, poder público local e Politicas Culturais: Análises e perspectivas do Carnaval de São João da Barra, RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Lilian Sagio Cezar.

7.
Simone Machado de Athayde. Políticas Sociais e cultura afro-descendente: Turismo Pedagógico na Comunidade de Monte Alegre - ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Sagio Cezar.

8.
Sheila Maria dos Santos Batista. Saberes Tradicionais relativos ao parto natural e política de parto e nascimento no Interior do Rio de Janeiro: Um estudo de caso em Quissamã. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Lilian Sagio Cezar.

9.
Andreza Barreto Leitão. Farinha pouca, meu pirão primeiro: cultura, desenvolvimento e o setor criativo do artesanato no Norte Fluminense. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lilian Sagio Cezar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julia Dias Pereira. Da rua à universidade: Saberes tradicionais e ginga de Mestre Peixinho nos 22 anos de Capoeira na UENF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Lilian Sagio Cezar.

Iniciação científica
1.
Julia Dias Pereira. Festas populares, memória e imagem: o repertório de saberes e fazeres artesanais de Campos dos Goytacazes - RJ. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Sagio Cezar.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CEZAR, Lilian Sagio; COUTINHO, E. F. ; CASTRO, T. G. ; MIEZ, J. . Oficina de Vídeo - Liceu e o Patrimônio Cultural de Campos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CEZAR, Lilian Sagio. Minicurso Teorias Antropológicas. 2014. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CEZAR, Lilian Sagio; TIMÓTEO, G.M. ; VETROMILLE, M. A. . Produção Audiovisual para Comunicação Comunitária PESCARTE. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CEZAR, Lilian Sagio; CEZAR, Lilian Sagio RANGEL, D. NASCIMENTO, Giovane do REIS, M. C. G. SILVA, S. L. da FORMAGGINI, T. FERNANDES, R. PAES, M.S. GOMES, C.E.S. RANGEL, M. JUSTINIANO, M. MESQUITA, M. PARAVIDINO, C. BASTOS, A. MOÇO, S. OLIVEIRA, T. PIRES, S. SEIBERLICH, E. GALUCIO FILHO, O. FERRAIOLI, A. RIVERO, F. EVANGELISTA, M.L. FREITAS, L. MEGRE, M.E. VASCONCELOS, J. , et al.AZEVEDO, L-A. COUTINHO, B. PESSANHA, D. ANDINHO IDE JOVINIANO, J. ; Ciclo de Oficinas em Comemoração aos 10 anos do Polo Regional Arte na Escola - UENF. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:14:37